Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação09 Fevereiro 2023
SectionCaderno Executivo 1
182 – São Paulo, 133 (28) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023
• - Carga horária semanal de 30 horas, sendo até 70%
destinados à ministração de aulas e o restante para preparação
de aulas, correção de avaliações, reuniões e aprimoramento
docente.
• - A atribuição das classes definitivas será feita após a
indicação para admissão, sendo que o contratado deverá ter
disponibilidade para lecionar nos períodos matutino, inclusive
aos sábados, vespertino e noturno de acordo com o horário de
aulas a ser divulgado pelo Colégio Técnico de Campinas e dentro
do limite máximo previsto para aulas efetivas na jornada de 30
horas semanais (70% no máximo).
ANEXO B
RELAÇÃO DE TEMAS PROPOSTOS PARA A PROVA DIDÁTICA
Os temas, elencados abaixo, devem considerar a Lei
10.639/2003 para serem desenvolvidos:
1. - Violência Urbana no Brasil contemporâneo;
2. - Geografia Agrária: Contradições no Campo no Brasil
contemporâneo;
3. - Globalização e a divisão territorial do trabalho;
4. - Estado, poder e elites no Brasil contemporâneo;
5. - Propagandas, ideologias e mídias corporativas na
atualidade brasileira;
6. - Os processos de constituição dos Estados africanos
contemporâneos (séculos XX e XXI)
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARAÇATUBA
Faculdade de Odontologia
EDITAL Nº 32/2023 – COMUNICADO
A DIREÇÃO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO CAM-
PUS DE ARAÇATUBA – UNESP COMUNICA que conforme
Despacho nº 35/2023-DTA, foi homologado “ad referendum” da
Congregação o resultado final do concurso público de que trata
o Edital nº 160/2022-STGP/DTAd, para contratação de 2(um)
Professores Substitutos, em caráter emergencial, par atender a
excepcional interesse público, no período letivo de 2022 e pelo
prazo máximo de 10(dez) meses, sob o regime jurídico da CLT
e Legislação Complementar, em 24 horas semanais, nas discipli-
nas: Odontopediatria, Odontopediatria I e II, junto ao Departa-
mento de Odontologia Preventiva e Restauradora, cujo resultado
final foi publicado no DOE de 31/01/2023, página 240, seção I.
Proc.FOA nº 969/2022.
Faculdade de Medicina Veterinária
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 22/2023 - STGP – FMVA
O Diretor Técnico Administrativo da Faculdade de Medicina
Veterinária do Campus de Araçatuba – Unesp, CONVOCA os can-
didatos abaixo relacionados, referente ao Edital 69/2022-FMVA,
publicado em 15/12/2022, do concurso público de Provas e Títu-
los para contratação de 01 PROFESSOR SUBSTITUTO, por prazo
determinado, em caráter emergencial, para atender excepcional
interesse público, no ano letivo de 2023, e pelo prazo máximo de
10 (dez) meses, em 12 horas semanais de trabalho, sob o regime
jurídico da CLT e legislação complementar, nas disciplinas Clínica
Médica de Grandes Animais I e Clínica Médica de Grandes
Animais II, junto ao Departamento de Clínica, Cirurgia e Repro-
dução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus
de Araçatuba, será realizado nos dias 16/02 e 17/02/2023, no
Anfiteatro da Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária
do Campus de Araçatuba, situada à Rua Clóvis Pestana, 793,
Dona Amélia, na cidade de Araçatuba, SP. O concurso terá início
às 8h30 do dia 16/02/2023 com o sorteio dos pontos das provas
escrita e didática, sendo a prova escrita iniciada imediatamente
após o término do sorteio. A prova didática terá início às 08h30
do dia 17/02. A análise curricular será realizada no dia 17/02,
após o término da prova didática. Solicitamos que os candidatos
compareçam com 15 minutos de antecedência ao horário de
início das provas e que tragam documento oficial com foto e
material a ser utilizado para consulta no momento estabelecido
para início do concurso.
Ordem de Inscrição - Candidatos – RG:
1 - Lina Maria Wehrle Gomide – 117597880;
2 - Rafaela Speranza Baptista – 467613862;
3 - Danilo Giorgi Abranches de Andrade – 346327684;
4 - Fernanda Bovino – 434598847;
Processo ARAC/FMV 722/2022.
EDITAL Nº 23/2023 – STGP - FMVA
Resultado e Classificação
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da
Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de Araçatuba,
TORNA PÚBLICO o resultado e classificação do concurso público
de Provas e Títulos para contratação de 01 PROFESSOR SUBS-
TITUTO, por prazo determinado, em caráter emergencial, para
atender excepcional interesse público, no ano letivo de 2023,
e pelo prazo máximo de 10 (dez) meses, em 12 horas semanais
de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e legislação comple-
mentar, nas disciplinas de graduação de "Bovinocultura; Capri-
nocultura e Ovinocultura; Equideocultura; Forragicultura", junto
ao Departamento de Produção e Saúde Animal da Faculdade de
Medicina Veterinária do Câmpus de Araçatuba, objeto do Edital
nº 72/2022-FMVA, realizado nos dias 06/02/ e 07/02/2023, na
seguinte conformidade:
CANDIDATA APROVADA
Nome – RG – Média Final – Classificação
FERNANDA BOVINO - 43.459.884-7 – 9,10 – 1ª.
Examinador – Escrita (peso 1) / Títulos (peso 1) / Didática
(peso 1) / Média
1º Examinador : 7,90/10,00/8,30/8,73;
2º Examinador : 8,30/10,00/9,50/9,26;
3º Examinador : 8,70/10,00/9,25/9,31.
Candidato ausente
RG 43.584.620-6.
Caberá recurso à Congregação da unidade, no prazo de 05
(cinco) dias úteis, devendo ser protocolado na Seção Técnica de
Comunicações. (Processo ARAC/FMV- 716/2022).
CAMPUS DE ARARAQUARA
Faculdade de Ciências e Letras
EDITAL Nº 28/2023-STGP-FCL/CAr – Resultado e Classi-
ficação
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade
de Ciências e Letras do Campus de Araraquara, TORNA PÚBLICO
o resultado e classificação do Concurso Público de Títulos e
Provas para contratação de 01 (um) Professor Substituto, em 12
horas semanais de trabalho, junto ao Departamento de Ciências
Sociais, nas disciplinas: “Introdução à Sociologia” e “Sociologia
das Contradições Sociais”, objeto do Edital nº 263/2022–STGP-
-FCL/CAr, realizado no período de 06 e 07/02/2023, na seguinte
conformidade:
CANDIDATO(S) APROVADO(S)
NOME – RG – Média Final – Classificação
Examinador – Escrita (peso 1) / Títulos (peso 1) / Didática
(peso 2) / Média
MIRLENE FÁTIMA SIMÕES WEXELL SEVERO - 228571364/
SP - 8,35 - 1º
Examinador 01: 7,75 / 9,5 / 8,25 / 8,44
Examinador 02: 8,00 / 9,5 / 8,00 / 8,38
Examinador 03: 8,00 / 9,5 / 7,75 / 8,25
RODRIGO ALBERTO TOLEDO - 254249747/SP - 7,13 - 2º
Examinador 01: 6,00 / 10,0 / 6,5 / 7,25
Examinador 02: 6,25 / 10,0 / 6,0 / 7,06
Examinador 03: 6,25 / 10,0 / 6,0 / 7,06
solicitada para contratação, incluindo a comprovação de titu-
lação mínima exigida e a sua anuência, por escrito, ao horário
estabelecido pelo Colégio. Não havendo essa apresentação e
entrega dos documentos dentro do prazo, ficará configurada a
desistência do candidato à vaga, e será convocado para admis-
são o candidato seguinte na lista de classificados.
46. - O candidato selecionado para admissão apenas terá
sua contratação realizada se:
46.1 - Atender às determinações da Diretoria Geral de
Recursos Humanos da Unicamp no tocante à documentação
necessária – (link para consulta - https://www.dgrh.unicamp.
br/produtos-e-servicos/ingresso/docente-admissao-emergencial)
46.2 - Não ter vínculo de trabalho temporário com a Uni-
versidade Estadual de Campinas nos últimos 6 (seis) meses, nos
46.3 - E, em especial, atender ao disposto no artigo 37,
inciso XVI, da Constituição Federal e do artigo 115, inciso XVIII,
da Constituição do Estado de São Paulo.
47. - O candidato aprovado exercerá sua função pelo prazo
de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, prorrogável uma
única vez, por igual período, ou até a reassunção do docente
afastado das suas atividades, o que ocorrer primeiro.
48. - O material entregue pelos candidatos no ato da ins-
crição será arquivado para fins de consulta pelas comissões da
Universidade e cumprimento dos trâmites de contratação,
49. - Cópias das Deliberações mencionadas poderão ser
obtidas no site da Secretaria Geral da Unicamp (https://www.
sg.unicamp.br) ou junto à Secretaria da Comissão Geral de
Avaliação, que poderá prestar quaisquer outras informações
relacionadas ao Processo Seletivo Público.
50. - Qualquer alteração do edital deverá ser objeto de
nova publicação.
51. - Os casos omissos serão objeto de deliberação da
Comissão Julgadora.
ANEXO A
DISCIPLINAS, TURNOS DE TRABALHO, CONTEÚDO PROGRA-
MÁTICO PARA A PROVA ESCRITA
DISCIPLINAS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Geografia (1º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Introdução à Geografia e à Cartografia. O
objeto de estudo e os conceitos básicos da Geografia (espaço
geográfico, território, paisagem, lugar, fronteira; escala geo-
gráfica). Localização, tempo e representação: Cartografia.
Bimestre: Água, espaço geográfico e meio ambiente. A água e
os usos do território. A questão ambiental, clima e os grandes
biomas terrestres. 3º Bimestre: As dinâmicas do espaço natural.
Estrutura geológica e relevo: o planeta e a dinâmica da natureza.
4º Bimestre: Geografia da população mundial. Dinâmica demo-
gráfica. Movimentos migratórios.
Geografia (2º ano) – 2 aulas semanais
1º Bimestre – Brasil: território e regionalização; Região e
regionalização do Brasil; Brasil: formação do território e ocupa-
ção (População e movimentos migratórios). 2º Bimestre: Espaço
urbano e espaço rural; Urbanização, cidades e espaço urbano;
O meio ambiente urbano; Espaço rural, agropecuária e questão
agrária; Os solos e seu uso; 3º Bimestre: Divisão territorial do
trabalho e usos econômicos do território; A indústria e os usos
do território; Recursos minerais e usos econômicos do território;
As atividades financeiras e sua organização espacial. 4º Bimes-
tre: Logística, transporte e telecomunicações: base natural e
técnica; Recursos energéticos e usos do território; Sistemas de
movimento, transportes e telecomunicações.
Geografia (3º ano) – 2 aulas semanais
1º Bimestre: O mundo no período atual: a Globalização;
Capitalismo e socialismo: o mundo do pós-Guerra; Globalização
e a nova divisão internacional do trabalho; As crises financeiras.
2º Bimestre – Subdesenvolvimento e desenvolvimento geográ-
fico desigual; O binômio desenvolvimento/subdesenvolvimento
e o desenvolvimento desigual; América Latina, África, China,
Rússia. 3º Bimestre: Oriente Médio, Índia, Tigres asiáticos -
características gerais. 4º Bimestre: Mundo desenvolvido - EUA e
Canadá, Europa, Japão, Oceania.
Filosofia e Sociologia (1º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Introdução às Ciências Humanas: Ciência e
senso comum; Verdades, versões, mudanças; Ideologias e senso
comum; 2º Bimestre: Sociedade, relações sociais e estratificação;
Divisão social; Formação das sociedades; Desigualdade e estra-
tificação; 3º e 4º Bimestres: Sociedade, Cultura, Etnias e Ideolo-
gias; Definições sobre cultura; Cultura e Ideologias; Definindo
Etnias; Preconceitos, exclusão, violências;
Filosofia e Sociologia (2º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Trabalho: formação, transformação e globa-
lização; Divisão social; Revolução Industrial e fordismo; Pós
Fordismo e Flexibilização; Emprego e desemprego; 2º Bimestre:
Cultura, mídia, alienação e consumo de massa; Propaganda
e consumo; Consumo e massificação; Alienação e comporta-
mentos massificados; 3º Bimestre: A formação dos Direitos:
Definições possíveis; Direitos civis, políticos e sociais; Direitos
Humanos; Realidade em estatísticas – Anistia Internacional e
Núcleo de Estudos da Violência/USP;4º Bimestre: Violência sim-
bólica, física e psicológica; Sexual, doméstica, urbana, política;
Movimentos Sociais: definições e diferenciações; Movimentos
sociais no Brasil;
Filosofia e Sociologia (3º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Ideologia; Sociedade e relações de poder;
Estado e legitimidade do poder; Estado Moderno e Estado
Contemporâneo; 2º Bimestre: Regimes, sistemas; República e
Democracia; Liberalismo, Esquerda e Direita; Totalitarismos;
Estados Oligárquicos; 3º Bimestre: A formação do Estado no
Brasil; Oligarquias e Populismo – Brasil e América Latina; 4º
Bimestre: Ditadura Militar no Brasil; Redemocratização no Brasil;
História (1º ano) – 1 aula semanal
1º Bimestre: Renascimento Cultural; Reformas religiosas;
Antigo regime e absolutismo; Colonização portuguesa no Brasil
(séculos XVI-XVII); Iluminismo; Independência dos Estados Uni-
dos; Revolução Francesa;
História (2º ano) – 2 aulas semanais
1ºBimestre: Revolução Industrial e Formação do Capitalis-
mo; Antigo Regime e Revolução Francesa; Iluminismo; África e
o colonialismo; 2ºBimestre: Época Napoleônica Crise do Antigo
Sistema Colonial; Independência dos Estados Unidos; Indepen-
dências na América espanhola; 3ºBimestre: Crise do Antigo
Sistema Colonial e a América Portuguesa; Primeiro Reinado no
Brasil; Período Regencial no Brasil; Segundo Reinado no Brasil;
4ºBimestre: Revoluções de 1830 e 1848 na Europa; Estados
Unidos: formação, expansão e crise; América Latina: construção
das nações; Imperialismos;
História (3º ano) – 2 aulas semanais
1ºBimestre:Século XIX. Brasil Republicano (1889-1930);
Imperialismos; 2ºBimestre: Primeira Guerra Mundial (1914-
1918); Revolução Russa; Período Entreguerras (1918-1939);
Segunda Guerra Mundial; 3ºBimestre: Brasil Republicano - Era
Vargas (1930-1945); Brasil Republicano – Populismo (1945-
1964); Brasil Ditadura Civil Militar (1964-1985); 4ºBimestre:
Brasil Republicano - Redemocratização (1985 em diante); Guerra
Fria - Aspectos Gerais; América Latina – Caudilhismo, Ditaduras,
Crises; Nova Ordem – Aspectos Gerais
Catálogo geral de disciplinas do COTUCA, para consulta a
grades curriculares de cursos e outros conteúdos:
https://cotuca.unicamp.br/cotuca/academico/catalogos/
TURNOS DE TRABALHO
• - Segunda a sexta-feira, nos períodos, manhã e/ou tarde,
e/ou noite e aos sábados pela manhã. Poderá haver até 6 aulas
(cada uma com 45 minutos) no sábado pela manhã.
§ único - Os temas propostos para a Prova Didática estão
definidos no Anexo B, sendo que um único tema será sorteado
para as provas didáticas de todos os candidatos.
IV. - Prova de Arguição, na qual o candidato será arguido a
respeito do seu Plano de Trabalho, experiência didática, profis-
sional e acadêmica, bem como sobre suas visões a respeito do
processo educativo e como se daria sua atuação para a conse-
cução dos objetivos dos cursos e disciplinas em que lecionaria.
20. - A Prova Didática do presente processo seletivo será
realizada em sequência para cada candidato, e em sessão
pública. A prova de Arguição ocorrerá logo após a finalização
da prova didática. É vedado ao candidato assistir às provas
dos demais.
21. - A ponderação dos critérios de seleção será feita da
seguinte forma:
I – Prova Escrita: peso 2 (dois);
II – Prova de Títulos: peso 2 (dois);
III – Prova Didática: peso 5 (cinco);
IV – Prova de Arguição: peso 3 (três).
VI – Do Processo de Seleção
22. - O Processo de Seleção terá início na data da prova
Escrita, divulgada conforme o item 18, e ocorrerá nas dependên-
cias do Colégio Técnico de Campinas.
23. - A Prova Escrita será realizada na data e horário previs-
tos no calendário de atividades, divulgado conforme o item 18.
24. - Caso a Prova Escrita, nos termos do item 19.I.c., venha
a também ter caráter eliminatório, seus resultados serão divul-
gados no site do COTUCA, conforme o calendário de atividades
do processo seletivo.
25. - O sorteio do tema, calendário e horários para a Prova
Didática será feito em sessão pública no dia e horário previstos
no calendário de atividades do processo seletivo, em uma das
salas do COTUCA.
a. - O sorteio do tema único e dos horários de cada
candidato para a prova Didática será feito em sessão pública,
garantindo-se antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas
da realização da referida prova;
b. - O resultado do sorteio supracitado será divulgado no
site do COTUCA (https://cotuca.unicamp.br/cotuca/editais/), logo
após sua realização;
c. - Em função do número de candidatos, mais de um dia
poderá ser necessário para a realização das Provas Didáticas e
de Arguição;
d. - A presença do candidato no sorteio dos horários e do
tema para a Prova Didática não é obrigatória, não sendo o
candidato desclassificado por eventual ausência neste sorteio.
26. - As Provas Didáticas sobre o tema sorteado serão
realizadas nos dias e horários determinados no sorteio citado
no item anterior.
27. - Os candidatos receberão notas de 0 (zero) a 10 (dez)
nas Provas Escrita, de Títulos, Didática e de Arguição.
28. - As notas de cada prova serão atribuídas individual-
mente pelos integrantes da Comissão Julgadora em envelope
lacrado e rubricado, após a realização de cada prova.
29. - A nota final que cada candidato receberá de cada
examinador será a média ponderada das pontuações atribuídas
por este ao candidato em cada prova, com os pesos definidos
no item 21.
30. - A média final de cada candidato será a média aritmé-
tica simples das notas finais de cada examinador.
31. - As médias finais serão calculadas até a casa dos cen-
tésimos, desprezando-se o algarismo de ordem centesimal se
inferior a cinco, e aumentando-se o algarismo da casa decimal
para o subsequente, se o algarismo da ordem centesimal for
igual ou superior a cinco.
32. - Observado o previsto no item 24, os envelopes con-
tendo as notas serão abertos ao final de todas as provas do
concurso, em sessão pública, e as notas atribuídas serão lidas
para conhecimento dos presentes.
33. - A Comissão Julgadora, em sessão reservada, depois de
divulgadas as notas e apurados os resultados, emitirá parecer
circunstanciado sobre os resultados do processo seletivo, justifi-
cando-os. Dele deverão constar tabelas e/ou textos contendo as
notas, as médias e a classificação dos candidatos.
34. - Serão considerados habilitados para admissão em
caráter temporário os candidatos que obtiverem média final
mínima 7 (sete).
35. - Será indicado para admissão em caráter temporário
o candidato que for classificado em primeiro lugar, na ordem
decrescente de média final.
36. - Em caso de empate nas médias finais, a classificação
será definida pela Comissão Julgadora, sendo que se dará prefe-
rência ao candidato que:
1º - obtiver maior média de notas na Prova Didática;
2º - obtiver maior média de notas na Prova de Arguição;
3º - obtiver maior média de notas na Prova Escrita;
4º - obtiver maior média de notas na Prova de Títulos.
Persistindo o empate, a decisão caberá, por votação, à
Comissão Julgadora.
VII – Do Resultado
37. - Os resultados apurados pela Comissão Julgadora serão
divulgados no site do COTUCA e publicados no Diário Oficial do
Estado de São Paulo, relacionando o nome de cada candidato,
suas notas em cada prova e os resultados obtidos, bem como a
classificação final e indicação de admissão.
38. - A respeito da decisão da Comissão Julgadora caberá
recurso ao Diretor Geral do Colégio Técnico de Campinas, até
24 horas após a publicação desta decisão no Diário Oficial do
Estado de São Paulo.
39. - A homologação do resultado pela Diretoria Geral do
COTUCA será feita no primeiro dia útil após o final do prazo de
interposição de recursos.
§ Único - Na hipótese de interposição de recurso, a homo-
logação do resultado somente será feita ao final da tramitação
do mesmo.
40. - A homologação supracitada deverá ser referendada
pela Congregação do COTUCA e publicada no Diário Oficial do
Estado de São Paulo, sendo que a contratação dos candidatos
selecionados para admissão somente será realizada após a
validação dos resultados pela Universidade.
VIII – Do Prazo de Validade da Seleção
41. - O prazo de validade da seleção é de 12 (doze) meses,
contados a partir da data de divulgação da homologação do
resultado pela Direção Geral, podendo ser renovado uma única
vez por igual período.
IX – Das Disposições finais
42. - A inscrição do candidato implicará o conhecimento e
a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste
Edital, em relação às quais o candidato não poderá alegar qual-
quer espécie de desconhecimento.
43. - O Edital, o requerimento de inscrição, as convocações,
avisos e resultados deste Processo Seletivo Sumário serão
divulgadas na seção "Concursos" do site do COTUCA (https://
cotuca.unicamp.br/editais), sendo de responsabilidade exclusiva
do candidato o seu acompanhamento.
44. - A critério do Colégio Técnico de Campinas, ao candi-
dato aprovado e admitido poderão ser atribuídas disciplinas e
classes diferentes das citadas neste Edital, desde que afins à
área do Processo Seletivo ou à área de atuação do candidato
admitido, atendendo ao limite de carga didática máxima previs-
ta na Carreira do Magistério Secundário Técnico para a jornada
definida para a vaga a que se refere este Edital.
45. - O candidato selecionado para admissão terá até 5
(cinco) dias úteis, a partir da data em que for convocado pelo
Colégio, para se apresentar e entregar toda a documentação
III. - O Colégio Técnico de Campinas e a Unicamp não se
responsabilizam por solicitações de inscrição pela internet não
recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores,
falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comu-
nicação, erros no envio e carregamento de arquivos, bem como
outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
IV. - Certifique-se de que seus arquivos não tenham nomes
muito longos, não sejam de tamanho superior ao máximo permi-
tido pelo sistema ou corrompidos, pois estes arquivos não serão
carregados pelo sistema e/ou podem gerar erros inesperados no
envio do formulário.
11. - Não serão admitidas inscrições enviadas via postal,
via fac-símile ou correio eletrônico, nem inscrições condicionais
ou apresentadas fora do prazo estabelecido, apenas as enviadas
conforme informações constantes no item 10.
12. - Para inscrição, o candidato deverá inserir os documen-
tos abaixo relacionados (frente e verso), em campo específico no
formulário de inscrição, conforme previsto no item 12.2:
I. - Prova de que é portador da titulação mínima exigida no
item 5, através de Diploma com indicação do registro (frente e
verso) ou, configurando-se a situação descrita no item 5.1, com-
provante oficial de matrícula em curso que ofereça a titulação
mínima exigida;
II. - Fotocópias dos documentos de identificação pessoal
(APENAS RG e CPF);
III. - Curriculum Vitae et studiorum ou Currículo Lattes atua-
lizado, relacionando formação e titulação acadêmicas, produção
técnico-científica, participação em eventos técnico científicos na
área de atuação, trabalhos e artigos publicados e experiência
profissional docente e não docente;
IV. - Cópia simples (frente e verso) de todos os documentos
comprobatórios da titulação acadêmica, produção técnico-
-científica, publicações de livros, trabalhos, material didático e
artigos publicados;
V. - Cópia simples (frente e verso) de todos os documentos
comprobatórios de experiência docente e/ou não docente na
área deste Edital, através da carteira profissional e/ou declara-
ção de empresa / escola com data de início e final de exercício;
VI. - Proposta de Plano de Trabalho, objeto do processo de
seleção, que deverá contemplar a proposta pedagógica do can-
didato para uma das disciplinas do subitem VII do item 12, cujas
ementas constam do Anexo A – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS,
devendo abordar:
• - Planejamento das aulas;
• - Estruturação das aulas práticas;
• - Atividades extracurriculares;
• - Bibliografia;
• - Proposta de interdisciplinaridade;
• - Outros itens importantes, segundo a visão pedagógica
do candidato.
VII. - Escolher uma, dentre as disciplinas abaixo, para ela-
boração da Proposta de Plano de Trabalho, focando uma série.
• - Geografia
• - História
• - Sociologia
• - Filosofia
VIII. - Requerimento de inscrição dirigido ao Diretor, conten-
do nome, domicílio e profissão (gerado automaticamente pelo
sistema, após o envio da inscrição).
12.1. - A documentação, digitalizada em arquivo no formato
PDF, deverá ter, no máximo, 500 MB por arquivo, limitados a um
total de 1024MB. Cópias ilegíveis não serão consideradas em
nenhuma das etapas do processo;
12.2. - A documentação deverá ser anexada nas áreas
específicas de cada item, documentos anexados em campos
diferentes não serão considerados.
13. - A comprovação de conclusão da titulação mínima será
obrigatória quando da convocação para admissão, nos termos
estabelecidos nos itens 45 e 46 do presente Edital.
§ único - A falta de comprovação da titulação mínima exi-
gida no item 5, quando da convocação para admissão resultará
na desclassificação do candidato convocado.
14. - O candidato poderá aditar, instruir ou completar
seus documentos até a data fixada para o encerramento das
inscrições. Após o fim do período de inscrições, a inscrição não
poderá ser modificada.
15. - A inscrição no processo seletivo somente será efetiva-
da se o candidato apresentar, até a data fixada para o encerra-
mento das inscrições, todos os documentos e/ou comprovantes
previstos no item 12.
16. - Recebida a documentação, a Comissão Julgadora ana-
lisará as inscrições apresentadas, para deferir as que atenderem
às exigências do edital.
17. - O aposentado em carreira docente, aprovado no
processo seletivo, somente poderá ser admitido em jornada
reduzida (10 horas semanais), sendo vedada a extensão para as
demais jornadas (20, 30 e 40 horas semanais).
18. - A relação de candidatos cujas inscrições tenham sido
deferidas e o calendário de atividades do processo seletivo
serão divulgados no site do COTUCA, até dois dias úteis após o
encerramento das inscrições.
V – Dos Critérios de Seleção
19. - O processo seletivo sumário constará de Prova Escrita,
Prova de Títulos, Prova Didática e Prova de Arguição, todas de
caráter classificatório, além do descrito na alínea c do subitem
19.I.
1ª Fase:
I. - Prova Escrita: versará sobre assuntos de ordem geral
e doutrinária, relativos aos conteúdos indicados no Anexo A.
a. - A Prova Escrita será corrigida pelos membros da Comis-
são Julgadora, sendo que, cada corretor atribuirá ao candidato
uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) em sua planilha individual de
avaliação.
b. - Para fins de classificação na Prova Escrita, a pontua-
ção de cada candidato na mesma será calculada pela média
aritmética simples das notas individualmente atribuídas pelos
corretores.
c. - Caso mais de 5 (cinco) candidatos inscritos realizem a
Prova Escrita, esta passará a ter, também, caráter eliminatório,
sendo considerados aprovados nessa prova aqueles que nela
obtiverem pontuação igual ou superior a 7 (sete), conforme defi-
nido no subitem anterior. Caso até 5 (cinco) candidatos inscritos
realizem essa Prova, todos serão considerados aprovados na
mesma, independentemente da pontuação nela obtida.
d. - A ausência do candidato na Prova Escrita acarretará sua
eliminação do Processo Seletivo.
e. - Somente participarão das demais fases deste Processo
Seletivo os candidatos aprovados na Prova Escrita.
2ª Fase:
II. - Prova de Títulos: análise do Curriculum Vitae et studio-
rum ou Currículo Lattes, considerando-se titulação acadêmica
do candidato, conhecimento exigido pelas vagas, formação
pedagógica, experiência docente e profissional, publicação
de livros, material didático, trabalhos ou artigos em Anais de
Congressos e em revistas técnicas de circulação nacional e/ou
internacional, na área a que concorre. Será atribuída nota de 0
(zero) a 10 (dez).
3ª Fase:
III. - Prova Didática, na qual o candidato desenvolverá um
tema a ser sorteado, sendo vedada a simples leitura do texto da
aula, mas facultando-se o emprego de roteiros, apontamentos,
tabelas, gráficos, diapositivos ou outros recursos pedagógicos
utilizáveis na exposição. Além do conteúdo e prática pedagó-
gica, serão considerados, na avaliação, aspectos relativos à
organização e qualidade da aula apresentada.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023 às 05:02:14

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