Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação10 Maio 2023
SeçãoCaderno Executivo 1
quarta-feira, 10 de maio de 2023 Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 133 (90) – 277
DFFH14 - 61429727 - 5,55 - 5,95 - 5,50 - 5,7
IEGD24 - 270972286 - 6,00 - 4,00 - 6,10 - 5,4
FEDC19 - 181322432 - 5,15 - 5,40 - 5,10 - 5,2
AEBH01 - 474296623 - 5,10 - 5,40 - 4,90 - 5,1
DDHJ13 - 204157184 - 5,10 - 5,50 - 4,70 - 5,1
BEGE05 - 417316276 - 5,15 - 5,00 - 5,00 - 5,1
CEIE11 - 412190072 - 5,15 - 5,00 - 5,00 - 5,1
JEHE28 - 418088573 - 3,95 - 4,00 - 4,15 - 4,0
CCEH08 - 12070993 - 4,00 - 4,00 - 4,00 - 4,0
ECBI15 - 10158992 - 2,60 - 2,50 - 2,20 - 2,4
CEBB10 - 337980512 - 2,00 - 2,00 - 2,00 - 2,0
EECI16 - 127860812 - 1,95 - 2,00 - 1,80 - 1,9
CANDIDATO(S) AUSENTE(S)
RG
434343523
437087712
4984203
14306145
69636691
230304540
46377579x
94533325
340634583
15113515
Caberá recurso, no prazo de 2 (dois) dias úteis, a ser apre-
sentado no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br.
CAMPUS DE BAURU
Faculdade de Arquitetura, Artes,
Comunicação e Design
EDITAL Nº 62/2023- STGP
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa, da Faculdade
de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design do Câmpus de
Bauru, torna pública a Deliberação nº 105/2023 da Congrega-
ção, em reunião realizada em 08/05/2023, NÃO CONHECENDO
do recurso apresentado pelo candidato Vagner de Godói Souza,
CPF 307.665.798-40, referente ao Edital nº 58/2023-STGP -
Deferimento/Indeferimento de Inscrições, para o provimento de
01 (um) cargo de Professor Assistente, em Regime de Dedicação
Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, sob o regime jurídico
efetivo, na área de conhecimento Programação Visual, para o
Departamento de Design.
(Proc. 374/2022-FAAC/Bauru)
Bauru, 09 de maio de 2023.
EDITAL Nº 64/2023- STGP – Banca Examinadora
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade
de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design do Câmpus de
Bauru DIVULGA a composição da Banca Examinadora do con-
curso público de Títulos e Provas para provimento de 01 cargo
de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP,
sob o regime jurídico efetivo, referente ao Edital nº 27/2023-
STGP/FAAC, área de conhecimento Programação Visual, junto
ao Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura Artes
Comunicação e Design do Câmpus de Bauru, conforme segue:
Membros Titulares:
Maurício Elias Klafke Dick - Professor Doutor - Faculdade de
Arquitetura, Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/
UNESP)
Rafaela Blanch Pires – Professora Doutora – Universidade
Federal de Goiás
Cristina Portugal – Professor Doutor – Pontifícia Universida-
de Católica – PUC RIO
Membros Suplentes:
Jade Samara Piaia – Professora Doutora - Departamento
de Design – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e
Design (FAAC/UNESP)
Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer – Professora doutora
aposentada - Escola Superior de Desenho Industrial - Universi-
dade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
(Proc. 374/2022-FAAC/Bauru)
Bauru, 09 de maio de 2023
EDITAL Nº 63/2023- STGP – Banca Examinadora
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade
de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design do Câmpus de
Bauru DIVULGA a composição da Banca Examinadora do con-
curso público de Títulos e Provas para provimento de 01 cargo
de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP,
sob o regime jurídico efetivo, referente ao Edital nº 26/2023-
STGP/FAAC, área de conhecimento Desenho de Produto, junto
ao Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura Artes
Comunicação e Design do Câmpus de Bauru, conforme segue:
Membros Titulares:
Adriana Yumi Sato Duarte - Professora Doutora - Faculdade
de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/Unesp)
Tomas Queiroz Ferreira Barata - Professor Doutor - Universi-
dade de São Paulo (FAU-USP)
Cyntia Santos Malaguti de Sousa - Professora Doutora -
Universidade de São Paulo (FAU-USP)
Membros Suplentes:
Joedy Luciana Marins Bamonte - Professora Doutora - Facul-
dade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/Unesp)
Gabriel Fernandes dos Santos - Professor Doutor - Universi-
dade Federal Fluminense (UFF).
(Proc. 371/2022 - FAAC/Bauru)
Bauru, 09 de maio de 2023
CAMPUS DE BOTUCATU
Faculdade de Medicina
EDITAL Nº 23/2023 – STPG/FMB
A Direção da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP
torna público que, no período compreendido entre as 8 horas
do dia 24 de maio até as 16 horas do dia 26 de maio de 2023
(horário de Brasília) estarão abertas as inscrições para Exame
de Seleção de Candidato a ALUNO REGULAR do PROGRAMA
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOENÇAS TROPICAIS, cursos de
Mestrado Acadêmico e de Doutorado Acadêmico, para ingresso
em 01 de agosto de 2023 (2º semestre – vagas remanescentes),
conforme:
1) Vagas: Mestrado Acadêmico: 27 (vinte e sete); Doutorado
Acadêmico: 32 (trinta e dois)
2) Público Alvo: Candidato Graduado em Curso Superior.
3) Inscrições: Para inscrever-se, o candidato deverá acessar
o site http://www.fmb.unesp.br, localizar o link correlato à
inscrição para aluno Regular de Pós-graduação, Programa de
Pós-graduação em Doenças Tropicais, preencher a ficha de
inscrição e anexar os documentos solicitados neste edital por
meio de upload no sistema de inscrição (anexar os arquivos em
formato PDF).
O correto preenchimento da ficha de inscrição é de total
responsabilidade do candidato.
Documentos a serem anexados na inscrição, através de
upload, em arquivo único, no formato. PDF (a ausência de qual-
quer documento exigido neste edital implicará no indeferimento
da inscrição):
3.1. CANDIDATO AO CURSO DE MESTRADO OU CANDIDATO
AO CURSO DE DOUTORADO (PORTADOR DO TÍTULO DE MESTRE
OU QUE DEFENDERÁ DISSERTAÇÃO ATÉ 31/07/2023 OU DOU-
TORADO DIRETO)
a) foto 3x4, em arquivo único, no formato .PDF;
b) certidão de nascimento ou de casamento, em arquivo
único, no formato .PDF;
c) cédula de identidade ou documento equivalente (para
candidato brasileiro), em arquivo único, no formato .PDF. No
caso de candidato estrangeiro, caso matriculado, deverá obri-
gatoriamente entregar até o dia 31 de julho de 2023, cópia do
visto exigido pela legislação vigente ou do Registro Nacional de
Estrangeiro e cópia do C.P.F;
5.4. O processo seletivo sumário obedecerá às disposições
contidas na Deliberação CAD-A-03/2018, que dispõe sobre
admissões de docentes em caráter emergencial.
5.5. O candidato poderá interpor recurso contra o resultado
final do Processo Seletivo Sumário, exclusivamente de nulidade,
no prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado
final do processo. O recurso deverá ser dirigido à Diretora do Ins-
tituto de Física Gleb Wataghin e protocolado na Coordenadoria
Técnica da Unidade do Instituto.
5.6. O candidato selecionado para admissão apenas terá
sua contratação realizada se atender às determinações da
Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp no tocante à
documentação necessária:
5.6.1. Título de Doutor de validade nacional;
5.6.2. Ter completado 18 anos de idade na data da admis-
são;
5.6.3. Não ter sido demitido por justa causa da Universidade
Estadual de Campinas;
5.6.4. Não ter vínculo de trabalho temporário com a Univer-
sidade Estadual de Campinas nos últimos 6 meses, nos termos
do artigo 452 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
5.6.5. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
5.6.6. Apresentar atestado de antecedentes criminais nega-
tivo, cuja comprovação deverá se dar pela apresentação de
Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo Departamento
de Polícia Federal; Atestado de Antecedentes Criminais emitido
pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo
e Atestado de Antecedentes Criminais emitido pelos Estados
onde o candidato houver residido ou exercido cargo ou função
pública nos últimos 5 (cinco) anos. O comprovante deverá ser
expedido, no máximo, há 90 dias ou dentro do prazo de validade
consignado no documento;
5.6.7. Apresentar cópia da última declaração de Imposto de
Renda entregue à Secretaria da Receita Federal ou declaração
pública de bens, de acordo com a Lei n.º 8.429/92, regulamen-
tada pelo Decreto Nº 41.865 de 16 de junho de 1997, com as
alterações do Decreto N° 54.264 de 23 de abril de 2009;
5.6.8. Gozar de boa saúde física e mental, estando apto
para o exercício da função, sem qualquer restrição.
5.7. O docente admitido em caráter emergencial não inte-
grará o Quadro Docente da Universidade, não comporá colégios
eleitorais e não poderá exercer atividades de representação.
5.8. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos
pela Comissão Julgadora do Processo Seletivo Sumário do Insti-
tuto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP.
Maiores Informações poderão ser obtidas junto à Coor-
denadoria Técnica da Unidade, do Instituto de Física Gleb
Wataghin, pelo telefone (19) 3521-5301 ou pelo e-mail: atu@
ifi.unicamp.br .
ANEXO I
PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS
F128 - Física Geral I: Cinemática do ponto. Leis de Newton.
Estática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conserva-
ção da Energia. Momento linear e sua conservação. Colisões.
Momento angular da partícula e de sistemas de partículas.
Rotação de corpos rígidos.
F228 - Física Geral II: Oscilações. Gravitação. Ondas em
meios elásticos. Ondas sonoras. Hidrostática e hidrodinâmica.
Viscosidade. Temperatura. Calorimetria e condução de calor. Leis
da termodinâmica; teoria cinética dos gases.
F328 - Física Geral III: Lei de Coulomb, Campo Elétrico, Lei
de Gauss, Potencial Elétrico, Capacitância, Corrente e Resistên-
cia, Força Eletromotriz e Circuitos Elétricos, Campo Magnético,
Lei de Ampère, Lei da Indução de Faraday, Indutância, Proprie-
dades Magnéticas da Matéria, Oscilações Eletromagnéticas,
Correntes Alternadas, Equações de Maxwell.
F428 - Física Geral IV: Ondas Eletromagnéticas, Óptica
Geométrica, Interferência, Difração, Teoria da Relatividade, Física
Quântica, Modelos Atômicos, Condução de Eletricidade em Sóli-
dos, Física Nuclear, Quarks, Léptons, e o Big-Bang.
F489 - Estrutura de Matéria II: Momentos de dipolo mag-
nético, spin, e taxas de transição. Átomos multieletrônicos.
Estatística quântica. Moléculas. Sólidos. Modelos Nucleares.
Partículas elementares.
F609 - Tópicos de Ensino de Física I: Reflexão sobre o papel
do professor de Física, as relações associadas à transposição
didática, bem como sobre as metodologias de ensino que podem
ser utilizadas nas aulas, tais como experimentação, história da
ciência, resolução de problemas, interdisciplinaridade, dentre
outros. Uso de tecnologias de informação e comunicação no
ensino de Física.
F709 - Tópicos de Ensino de Física II: Objetivos e currículo
de Física no Ensino fundamental II e Médio; tecnologias para
educação; o conceito de mastery-learning; Os conceitos de blen-
ded- -learning e sala de aula invertida. Apresentação de práticas
de ensino considerando o uso de recursos tecnológicos.
FL110 - Iniciação à Prática de Ensino I: Iniciação a ativi-
dades docentes, e projetos ligados à iniciação à docência, ou
práticas articuladas entre os sistemas de ensino e instituições
educativas.
FL701 - Projetos Integrados do Ensino de Física: Desenvol-
vimento de projetos educacionais que poderão ser aplicados em
sala de aula e/ou ambientes de ensino não-formal, como museu
de ciências, voltadas para o ensino médio em Física. Os projetos
deverão refletir sobre diferentes metodologias de ensino que
podem ser utilizadas em aula.
FL702 - Projetos Integrados do Ensino de Física II: Desenvol-
vimento de projetos educacionais que poderão ser aplicados em
sala de aula e/ou ambientes de ensino não formal, como museu
de ciências, voltadas para o ensino médio em Física. Os projetos
deverão refletir sobre diferentes metodologias de ensino que
podem ser utilizadas em aula.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ASSIS
Faculdade de Ciências e Letras de Assis
CÂMPUS DE ASSIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS
EDITAL Nº 183/2023-FCL/CAs.
(Processo nº 569/2022)
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade de
Ciências e Letras da Unesp - Campus de Assis, TORNA PÚBLICO
o resultado e classificação da prova escrita do Concurso Público
de Títulos e Provas para provimento de 1 cargo de Professor
Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de
Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP sob o regime
jurídico efetivo, na área de conhecimento “Linguística”, junto ao
Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação
da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Assis, objeto
do Edital nº 17/2023-FCL/CAs, realizado no dia 02/05/2023, na
seguinte conformidade:
CANDIDATO(S) APROVADO(S) PARA SEGUNDA FASE
Código - Nome - RG - Examinador 1 - Examinador 2 - Exa-
minador 3 - Média
HHIE22 - Patricia Veronica Moreira - 660979500 - 8,00 -
8,00 - 8,20 - 8,1
AEDD02 - Rosangela Nogarini Hilario - 296729541 - 7,75
- 8,28 - 8,00 - 8,0
BEEG04 - Ana Carolina Cortez Noronha - 222010083 - 8,05
- 8,00 - 7,30 - 7,8
IEAJ23 - Renata Regina Passetti - 476056597 - 7,90 - 7,50
- 7,85 - 7,8
CANDIDATO(S) NÃO APROVADO(S) PARA SEGUNDA FASE
Código - RG - Examinador 1 - Examinador 2 - Examinador
3 - Média
GFJH21 - 17595059 - 5,95 - 6,00 - 6,00 - 6,0
FECC18 - 42009474x - 5,65 - 6,00 - 5,80 - 5,8
GEIG20 - 293250248 - 5,65 - 6,00 - 5,60 - 5,8
grados do Ensino de Física II), junto ao Departamento de Física
da Matéria Condensada, Física Aplicada, Eletrônica Quântica ou
Raios Cósmicos e Cronologia (de acordo com a vaga docente ao
qual está substituindo), do Instituto de Física Gleb Wataghin da
Universidade Estadual de Campinas
1. DA FUNÇÃO
1.1. O processo seletivo sumário se destina ao preenchi-
mento de 1(uma) vagas temporárias de Professor Doutor, nível
MS-3.1, da Carreira do Magistério Superior, bem como as que
vierem a surgir na Universidade, na mesma área, conforme Deli-
beração CAD-A-03/18, durante o prazo de validade do processo.
Requisitos: Ser portador do título de Doutor de validade
nacional.
1.2. Salário de Professor Doutor – nível MS-3.1 em RTP: R$
2.315,38 – (referência maio/2023).
1.3. A admissão se dará pelo regime da Consolidação das
Leis do Trabalho e pelo Regime Geral de Previdência Social, nos
termos do parágrafo 13 do artigo 40 da Constituição Federal.
1.4. A admissão se dará com fundamento no parágrafo
único do artigo 1º da Deliberação CAD-A-03/18, por prazo deter-
minado de 365 dias, ou até o retorno do docente substituído, o
que ocorrer primeiro.
1.4.1. - O prazo de admissão poderá ser prorrogado uma
única vez, podendo atingir o prazo máximo total de 02 (dois)
anos de contratação.
1.5. A carga horária semanal é de 12 (horas) semanais
de trabalho, podendo variar para os períodos diurno, noturno
ou misto.
1.6. O candidato classificado e admitido poderá, a critério
da UNICAMP, exercer atividades internas e externas.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por
meio do link https://solicita.dados.unicamp.br/concurso/ (Proces-
so 08-P-19498/2023) no período de 11/05/2023 a 23/05/2023 a
contar das 9 horas do primeiro dia até às 23 horas e 59 minutos
do último dia do prazo de inscrição. No momento da inscrição
deverá ser apresentado, por meio do sistema de inscrição,
requerimento dirigido à Diretora do Instituto de Física Gleb
Wataghin, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado
dos seguintes documentos:
a) cópia dos documentos de identificação pessoal (RG, CPF
e título de eleitor) (pdf, máximo 10MB);
b) prova de que é portador do título de doutor de validade
nacional (pdf, máximo 10MB);
c) um exemplar do curriculum vitae, detalhando atividades
científicas, didáticas, profissionais e demais informações que
permitam avaliação dos méritos do candidato, em forma eletrô-
nica (pdf, máximo 10MB);
d) um (1) exemplar ou cópia de cada trabalho ou documen-
to mencionado no curriculum vitae em forma eletrônica (pdf,
máximo 10MB).
3. DAS PROVAS
3.1. O presente processo seletivo sumário constará das
seguintes provas:
Primeira Etapa:
a. prova Escrita (peso 1) – Eliminatória e Classificatória,
Segunda Etapa:
b. prova de Títulos (peso 1) e
c. prova Didática (peso 1)
3.2. A data para a realização das provas será publicada
após o período de inscrições no Diário Oficial do Estado e no
sítio https://portal.ifi.unicamp.br/a-instituicao/concursos e as
provas serão no Instituto de Física Gleb Wataghin, na Rua Sérgio
Buarque de Holanda, 777, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”,
Distrito de Barão Geraldo, Campinas-SP.
3.3. A prova escrita consistirá de questões teórico-práticas
sobre o conteúdo programático da(s) disciplina(s) objeto do
processo seletivo (Anexo I).
3.3.1. A prova escrita terá duração de 120 (cento e vinte)
minutos, não sendo permitida qualquer forma de consulta.
3.4. Na prova de títulos a Comissão Julgadora apreciará o
curriculum vitae elaborado e comprovado pelo candidato.
3.5. Na prova didática o candidato fará uma exposição
sobre tema de sua livre escolha, dentre aqueles constantes do
programa da disciplina ou conjunto de disciplinas ministradas
na Universidade, publicado no edital, devendo revelar cultura
aprofundada no assunto.
3.5.1. O candidato deverá informar à Comissão o tema da
sua aula por ocasião do sorteio da ordem de apresentação das
aulas. Compete à Comissão decidir se o tema escolhido pelo
candidato é pertinente ao programa.
3.5.2. A prova didática terá a duração de 50 a 60 minutos
e nela o candidato desenvolverá o assunto escolhido, vedada
a leitura do texto da aula, mas facultando-se o emprego de
recursos pedagógicos de sua escolha. Após o término da aula,
não haverá arguição pela Comissão.
3.5.3. As provas da presente Seleção serão realizadas em
sessão pública. É vedado ao candidato assistir às provas dos
demais candidatos.
4. DA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROVAS
4.1. As provas terão caráter classificatório e a prova escrita
também terá caráter eliminatório.
4.2. Ao final da prova escrita, cada examinador atribuirá ao
candidato uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
4.3. Após a atribuição das notas da prova escrita, o resul-
tado será imediatamente proclamado pela Comissão Julgadora
em sessão pública.
4.4. A prova escrita terá caráter eliminatório e classifica-
tório, sendo habilitados à segunda etapa os candidatos que
obtiverem nota igual ou superior a 07 (sete) de todos os 03
(três) examinadores.
4.5. As notas atribuídas na prova escrita por cada um dos
examinadores serão computadas ao final do processo seletivo
para fins de classificação.
4.6. Ao final de cada uma das provas previstas nas alíneas
“b” e “c” do subitem 3.1 deste edital, cada examinador atribuirá
aos candidatos uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
4.7. A nota final será a média ponderada das notas atribuí-
das pelo examinador ao candidato.
4.8. As notas finais serão calculadas até a casa dos centési-
mos, desprezando-se o algarismo de ordem centesimal, se infe-
rior a cinco e aumentando-se o algarismo da casa decimal para
o número subsequente, se o algarismo da ordem centesimal for
igual ou superior a cinco.
4.9. Serão considerados habilitados os candidatos que
obtiverem notas finais iguais ou superiores a 07 (sete), de cada
examinador.
4.10. Cada examinador fará a classificação dos candidatos,
pela sequência decrescente das notas finais por ele apuradas e
indicará o(s) candidato(s) habilitados para admissão, de acordo
com as notas finais obtidas nos termos do item anterior.
4.11. Será indicado para admissão o candidato que obtiver
o primeiro lugar, isto é, maior número de indicações da Comis-
são Julgadora.
4.12. O empate nas indicações será decidido pela Comissão
Julgadora, prevalecendo sucessivamente a média geral obtida
e o maior título universitário. Persistindo o empate a decisão
caberá, por votação, à Comissão Julgadora. O presidente terá
voto de desempate, se couber.
5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1. A Comissão Julgadora será constituída de 03 (três)
membros titulares e 02 (dois) suplentes, portadores, no mínimo,
do título de Doutor.
5.2. O presente processo seletivo sumário terá validade pelo
prazo de 1 (um) ano, prorrogável por igual período, a contar da
data da publicação de sua homologação pela Congregação da
unidade no Diário Oficial do Estado.
5.3. A participação do candidato no presente processo
seletivo sumário implicará no conhecimento do presente Edital
e aceitação das condições nele previstas.
10.7. O candidato aprovado e admitido somente será consi-
derado estável após o cumprimento do estágio probatório, refe-
rente a um período de 3 (três) anos de efetivo exercício, durante
o qual será submetido à avaliação especial de desempenho,
conforme regulamentação prevista pela Universidade.
10.8. Cópia da Deliberação CEPE-A-004/2012 poderá ser
obtida no site da Secretaria Geral da Unicamp ou junto à
Secretaria da Comissão Geral de Avaliação, que poderá prestar
quaisquer outras informações relacionadas ao Processo Seletivo.
10.9. A tabela de vencimentos da Carreira do Magistério
Secundário Técnico pode ser visualizada no endereço https://
www.dgrh.unicamp.br/documentos/tabelas-de-vencimentos/
magisterio-secundario-tecnico.
10.10. Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alte-
rações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada
a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data de
convocação para a prova correspondente, circunstância que será
mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.
ANEXO I
DISCIPLINAS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO e CLASSES PRE-
VISTAS
DT115 Desenho Técnico I (DesTec1) Introdução ao Desenho
Técnico: Instrumentos de desenho; Padronização ABNT; Legenda;
Caligrafia técnica; Escalas; Cotagem; Aplicações e exercícios.
Projeções: Projeção ortogonal; Vistas no 1º diedro; Vistas bási-
cas - planta, elevação e perfil. Vistas: Perspectiva isométrica;
Perspectiva cavaleira; CORTES: Tipos de cortes; Corte total; Corte
parcial; Meio corte; Seção; Aplicações.
1º Ano
DT214 Desenho Técnico II (DesTec) Software AutoCAD; Tela
gráfica; Áreas de comandos; Menus; Sistemas de coordenadas;
Métodos de seleção; Limites; Comandos. Criação de Desenho:
Arquivo; Desenho novo; salvar acesso ao desenho existente;
Comandos DRAW. Ferramentas de Apoio Do AutoCAD: Visuali-
zação do Desenho; Modificações do desenho; Camadas; Texto;
Cotagem. Desenho de Projetos: Projeto mecânico; Projeto resi-
dencial; Projeto de instalações elétricas. Desenho de Esquema
Elétrico: Introdução ao Software TANGO. TANGO SCH: Criação
de um esquema elétrico; Criação de um componente elétrico;
Compilação de um esquema; Projeto de um esquema elétrico.
Placa de Circuito Impresso: Introdução ao Software geradores
de PCB; Criação de circuito impresso manual; Criação de um
componente elétrico; Criação de circuito impresso via Net List;
Criação de circuito impresso via roteamento automático; Projeto
de placa de circuito impresso.
2º Ano
EEI27 Eletrônica Básica (EleBas) Teoria de diodos: Polari-
zação; Gráfico de diodos; reta de carga. Circuitos com diodos:
Retificador em meia onda; retificador em onda completa.
Polarização de transistores: Curva característica dos transistores;
Modelo de Ebers – Moll; Transistor como chave e fonte de cor-
rente; Polarização da base e com realimentação. Retificador em
ponte. Multiplicador de tensão Diodo Zener. Diodo Schottky. Pro-
jeto de fonte de tensão estabilizada. Introdução a transistores.
Amplificadores: Emissor comum. Base comum. Coletor comum.
Amplificador em cascata.
2º Ano
EEI21 Técnicas Digitais e Microprocessadores II (TDM2)
Introdução à máquina de estados. Projetos de Sistemas e
subsistemas digitais síncronos. Estudo de memórias semicon-
dutoras: RAM, ROM e suas derivadas. Projeto de memória e
sua arquitetura. Unidade lógica e aritmética; projeto de uma
ULA (Unidade Lógica e Aritmética). Estrutura básica de um
processador utilizando circuitos sequenciais, memória e ULA.
Arquitetura de microprocessadores. Comparação de sistemas
RISC e CISC. Arquitetura elementar de Microprocessador. Com-
paração entre Microprocessador e Microcontrolador. Estudo de
Microcontrolador e sua Arquitetura. Estrutura de Linguagem
Assembly e Linguagem C. Experiência em laboratório envol-
vendo máquina de estado, memórias semicondutoras e ULA.
Simulação utilizando software dedicado. Uso de simuladores e
kits para microprocessadores.
2º Ano
EEI40 Controle e Automação Industrial (CAI) Introdução
aos circuitos conversores de dados: Conversores digitais e
analógicos. Estudo do conversor DA e do conversor AD. Motores
de passo. Transdutores de temperatura, umidade, pressão, vazão
e ópticos. Projeto de máquina de estado para acionamento de
motores de passo. Controle de processos sequenciais. Controle
de processos contínuos. Estudo dos controladores: proporcional,
integral e derivativo com o uso de amplificadores operacionais.
Principais controladores de pressão, temperatura, umidade,
vazão, fluxo e ópticos. Controladores lógicos programáveis.
Transmissores de variáveis. Simulação de processos práticos e
respectivas metodologias de controle e automação. Introdução
a Automação Industrial – Automação Eletropneumática – uso de
simuladores para acionamento de válvulas e pistões. Introdução
ao estudo dos controladores lógicos e programáveis – Arquitetu-
ra do CLP. Linguagens de programação de CLP. Aplicação de CLP
em automação industrial – Programação em Ladder e utilização
de simuladores. Projetos de aplicação.
3º Ano
EEI34 Eletrônica Industrial (EleInd) Introdução ao estudo
de Amplificadores transistorizados de pequeno sinal: Amplifi-
cadores em Emissor comum, Base comum e Coletor comum.
Estudo dos amplificadores de grandes sinais: Classe A, Classe
AB e outros. Estudo de Amplificadores Operacionais - Circuitos
Lineares e não Lineares. Filtros ativos e Osciladores Senoidais.
Introdução à Eletrônica de potência - Estudo da família dos
Tiristores (SCR, DIAC, TRIAC, UJT, etc.). Circuitos de disparos para
tiristores em DC e AC. Estudo de componentes especiais: TIMER
555 e TCA 785. Fontes de Energia - Estudo dos Reguladores Série
e Paralelo (Transistorizados), Reguladores Monolíticos (fixo e
ajustável), Estudo dos Inversores de frequência e parametrização
dos mesmos.
3º Ano
ANEXO II
Turnos de trabalho
• - Segunda a sexta-feira, nos períodos, manhã, tarde, noite
e aos sábados pela manhã. Poderá haver até 6 aulas (cada uma
com 45 minutos) no sábado pela manhã.
• - Carga horária semanal de 40 horas (2 vagas) e 20 horas
(1 vaga), sendo até 70% destinados à ministração de aulas e
o restante para preparação de aulas, correção de avaliações,
reuniões e aprimoramento docente.
• - A atribuição das classes definitivas será feita após a
indicação para admissão, sendo que o contratado deverá ter dis-
ponibilidade para lecionar nos períodos (matutino aos sábados),
vespertino e noturno de acordo com o horário de aulas a ser
divulgado pelo Colégio Técnico de Campinas e dentro do limite
máximo previsto para aulas efetivas na jornada de 30 horas
semanais (70% no máximo).
(republicado por ter contido incorreção)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN
EDITAL
A Direção do Instituto de Física Gleb Wataghin, através da
Secretaria Geral, torna público o Processo Seletivo Sumário para
admissão em caráter emergencial, por tempo determinado, de
Professor Doutor, no nível MS-3.1, em RTP (Regime de Turno
Parcial – 12 horas semanais), da Carreira do Magistério Superior,
pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho, vinculada ao
regime Geral de Previdência Social, nos termos do parágrafo 13
do artigo 40 da Constituição Federal, por um período de 365
(trezentos e sessenta e cinco) dias ou até o retorno do docente
substituído, na área de Física e Ensino de Ciências da Natureza,
para as disciplinas F128 (Física Geral I), F228 (Física Geral II),
F328 (Física Geral III), F428 (Física Geral IV), F489 (Estrutura de
Matéria II), F609 (Tópicos de Ensino de Física I), F709 (Tópicos de
Ensino de Física II), FL110 (Iniciação à Prática de Ensino I), FL701
(Projetos Integrados do Ensino de Física) e FL702 (Projetos Inte-
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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quarta-feira, 10 de maio de 2023 às 05:01:45

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