Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação07 Junho 2023
220 – São Paulo, 133 (8) Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III quarta-feira, 7 de junho de 2023
4.1.3. comprovante de estar em dia com as obrigações
eleitorais, podendo ser por meio de certidão de quitação obtida
no site do Tribunal Superior Eleitoral;
4.1.4. Memorial Circunstanciado das atividades realizadas,
no qual se identifiquem os trabalhos publicados e todas as infor-
mações que permitam cabal avaliação de seus méritos, dando-se
destaque às atividades desenvolvidas nos últimos 05 (cinco)
anos; tudo na forma consignada no item 7, subitens 7.1.1. e 7.3.
4.1.5. os candidatos estrangeiros devem estar cadastrados
no site da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvol-
vimento Científico e Tecnológico.
4.2. O candidato indicará, no ato da inscrição, o ponto ou
assunto, sobre o qual versará sua prova didática, escolhido do
programa do concurso ou definido por ele, e deverá anexar o
plano de aula e bibliografia pertinentes.
4.3. O candidato estrangeiro fica dispensado das exigências
constantes nos subitens 4.1.2 e 4.1.3.
4.4. Os títulos obtidos fora da UNESP serão admitidos para
fins de inscrição no concurso, devendo, contudo, ser reconhecida
sua equivalência aos títulos conferidos pela UNESP, salvo os
obtidos em cursos de Pós-Graduação credenciados regularmen-
te. Caso não seja reconhecida a equivalência dos títulos pela
UNESP o docente será exonerado.
4.5. O reconhecimento da equivalência do título pela UNESP
é condição obrigatória para a permanência do docente no cargo.
4.6. Todos os documentos serão enviados por meio do siste-
ma de inscrições, no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.
br/, anexos ao pedido de inscrição do candidato, no formato PDF
(Portable Document Format), com limite de 300MB por arquivo.
5. REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – LEI 12.782/2007
5.1. A redução do valor da taxa de inscrição, correspondente
a 50% (cinquenta por cento), será concedida aos candidatos
interessados que atendam, CUMULATIVAMENTE, os seguintes
requisitos:
I - sejam estudantes, assim considerados os que se encon-
trem regularmente matriculados em curso superior, em nível de
graduação ou pós-graduação.
II - percebam remuneração, mensal, inferior a 02 (dois)
salários mínimos, ou estejam desempregados.
5.2. A concessão da redução ficará condicionada à apresenta-
ção, pelo candidato, por meio do sistema de inscrições, no endereço
eletrônico https://inscricoes.unesp.br/, no ato da inscrição:
I - quanto à comprovação da condição de estudante, de um
dos seguintes documentos:
a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensi-
no pública ou privada;
b) carteira de identidade estudantil ou documento similar,
expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por
entidade de representação discente;
II - quanto às circunstâncias previstas no inciso II do subi-
tem 5.1. deste Edital:
a) comprovante de renda, ou de declaração, por escrito, da
condição de desempregado.
5.3 O candidato que tiver interesse na redução da taxa de ins-
crição, deverá acessar nos 05 (cinco) primeiros dias do período de
inscrição, de 0h00 do dia 13/06/2023 às 23h59 do dia 17/06/2023,
observado o horário de Brasília, no endereço eletrônico https://ins-
cricoes.unesp.br (no campo INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES,
do formulário de inscrição), ler e aceitar o requerimento.
5.3.1. O candidato deverá atestar a veracidade das infor-
mações documentais no requerimento de redução de taxa, sem
prejuízo de eventual apresentação dos originais caso a Unesp
entenda necessário. Em caso de declaração falsa, haverá san-
ções administrativas, civis e penais.
5.4. Somente serão aceitos os documentos dos quais cons-
tem todos os dados necessários à sua perfeita análise.
5.5. O deferimento ou indeferimento das solicitações de redu-
ção de taxa de inscrição será disponibilizado no endereço eletrônico
https://inscricoes.unesp.br no dia 20/06/2023, a partir das 09h00
horas e, no caso de indeferimento, o prazo para interposição de
recurso será de 02 (dois) dias contando a data de divulgação.
6. DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES
6.1. Caberá à Congregação da Unidade deliberar sobre o
cumprimento das exigências no ato da homologação das inscri-
ções dos candidatos, ouvida a Comissão de Cargos de Professor
Titular (CCPT) constituída para analisar e emitir parecer sobre
cumprimento dos requisitos de candidatos inscritos nos concur-
sos de Professor Titular;
6.2. Será publicada no Diário Oficial do Estado – DOE –
Poder Executivo - Seção I, a relação das inscrições deferidas e
indeferidas de acordo com as exigências estabelecidas no edital.
6.3. O candidato poderá requerer à Congregação da
Unidade, no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados da data da
publicação a que se refere o subitem anterior, reconsideração
quanto ao indeferimento de sua inscrição.
6.4. Caso a Congregação acolha o pedido de reconsideração, o
processo deverá ser encaminhado à CCPT para emissão de parecer
e, na sequência, retornar à Congregação para deliberação final.
7. PROVAS E TÍTULOS
7.1. O concurso público constará das seguintes provas:
7.1.1. Prova de Títulos - julgamento de Memorial Circuns-
tanciado que demonstre:
a) produção científica, tecnológica, literária, filosófica ou
artística;
b) atividade didática;
c) atividade de formação e orientação acadêmica;
d) atividades extensionistas vinculadas à disciplina ou con-
junto de disciplinas em concurso;
e) atividades de gestão acadêmica e administrativa relacio-
nadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.
7.1.2. Prova Didática;
7.1.3. Prova de Arguição do Memorial;
7.2. A Prova Didática será pública e terá a forma de aula,
em nível de pós-graduação, podendo, também, ser sobre eru-
dição de assunto definido pelo candidato e sua apresentação
ocorrerá durante, no mínimo, 50 (cinquenta) e no máximo 60
(sessenta) minutos.
7.3. No Memorial deverão estar claramente explicitadas
as atividades desenvolvidas pelo candidato antes e após a
obtenção do título de Livre-Docente e, para efeito de atribuição
de nota, as atividades que sucedem a Livre-Docência terão peso
2 (dois), e as anteriores, peso 1(um).
7.4. A Prova de Arguição do Memorial será pública e
destina-se à avaliação geral da qualificação científica, literária
ou artística do candidato, obedecendo às seguintes diretrizes:
7.4.1. todos os membros da Banca Examinadora arguirão
o candidato;
7.4.2. cada um dos integrantes da Banca Examinadora
disporá de até 30 (trinta) minutos para arguir o candidato, o
qual terá igual tempo para responder às questões formuladas;
7.4.3. havendo acordo entre o candidato e o Examinador,
a arguição poderá recair principalmente sobre as atividades
desenvolvidas pelo candidato após o concurso de Livre Docência.
7.5. O programa e a bibliografia constam dos Anexos I e
II deste edital.
7.6. As provas de Título e de Arguição do Memorial, subitens
7.1.1 e 7.1.3. serão baseadas na documentação comprobatória
do Memorial Circunstanciado apresentada no ato da inscrição.
8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1 – Critérios a serem utilizados para avaliação da prova de
julgamento do Memorial:
A. Atividades Didáticas (até 3 pontos)
B. Atividades Científicas (até 2,5 pontos)
C. Atividades de Formação e Orientação Acadêmica (até
2 pontos)
D. Atividades de Extensão Universitária (até 1 ponto)
E. Atividades Administrativas e de Gestão Acadêmica (até
1,5 pontos)
pela UNESP declarado equivalente, que tenha sido conferido
pelo menos 06 (seis) anos antes da data da inscrição.
3.2. O candidato deverá comprovar, também, atividades
didáticas na graduação, por período mínimo de 06 (seis) anos
após a obtenção do título de Livre-Docente, e satisfazer, no ato
da inscrição, as seguintes condições:
3.2.1. estar credenciado em Programa de Pós-Graduação
“stricto sensu”, recomendado pela CAPES, na qualidade de
docente e orientador;
3.2.2. ter concluído, pelo menos, 05 (cinco) orientações em
Programas de Pós-Graduação “stricto sensu”, recomendado
pela CAPES, mestrado ou doutorado, sendo pelo menos 02
(duas) após a Livre-Docência;
3.2.3. ter publicado, pelo menos, 20 (vinte) trabalhos cientí-
ficos ou obras entre: artigos completos em revistas referenciadas
em base de dados, indexadores e portais de periódicos com
reconhecida qualidade na área, trabalhos completos em anais
de eventos de âmbito nacional ou internacional de comprovada
relevância na área de conhecimento, livros, capítulos de livros,
partituras, obras artísticas e patentes concedidas, sendo no
mínimo 06 (seis) publicações após a Livre-Docência;
3.2.4. ter coordenado, pelo menos, 03 (três) projetos de
pesquisa ou de extensão com financiamento e avaliação exter-
nos à Universidade, dentre os quais 01 (um) obrigatoriamente
de pesquisa, sendo pelo menos 01 (um) após a Livre-Docência;
3.2.5. ter coordenado projetos de Núcleo de Ensino ou
Programa de Educação Tutorial - PET;
3.2.6. ter coordenado projetos de extensão universitária
credenciados em IES ou de pesquisa com financiamento, que
não tenham sido contemplados no subitem 3.2.4;
3.2.7. ter produzido, após a Livre-Docência, material didá-
tico, demonstrativo, impresso ou por mídia eletrônica de com-
provada qualidade editorial, que não os já apresentados no
subitem 3.2.3;
3.2.8. ter participado, como membro titular, pelo menos, de
04 (quatro) diferentes órgãos colegiados de Universidade, por no
mínimo 06 (seis) mandatos;
3.2.9. ter realizado estágio de pós-doutoramento ou atuado
como professor/pesquisador convidado no país ou no exterior,
por no mínimo 05 (cinco) meses;
3.2.10. ter coordenado programa de pós-graduação “lato
sensu” (especialização) ou supervisionado residência;
3.2.11. ter orientado 15 (quinze) alunos de graduação,
sendo pelo menos 10 (dez) com Bolsa de Iniciação Científica de
Agência de Fomento, ou Bolsa de Núcleo de Ensino, ou Bolsa
de Projeto de Extensão. Dentre as orientações com bolsa, no
mínimo 03 (três) deverão obrigatoriamente ser de Iniciação
Científica com apoio de agência de fomento;
3.2.12. ter participado de pelo menos 15 (quinze) congres-
sos científicos, com apresentação de trabalho em cada um;
3.2.13. ter participado de comitês científicos e/ou editoriais
após a Livre-Docência;
3.2.14. ter coordenado simpósios, mesas redondas ou
ministrado conferências em eventos nacionais ou internacionais
da área, após a Livre-Docência;
3.2.15. ter recebido Bolsa de Produtividade do CNPq;
3.2.16. ter coordenado Curso de Graduação e/ou de Pós-
-Graduação “stricto sensu”;
3.2.17. ter coordenado Projeto Temático ou similar;
3.2.18. ter obtido auxílio individual em, no mínimo, 03 (três)
das seguintes finalidades:
a) participação em congresso;
b) realização de evento científico, publicação de texto:
c) obtenção de bolsa de estudo própria ou para orientados
de Pós-Graduação “stricto sensu”; e
d) supervisão de Pós-Doutoramento, excetuando-se as
previstas no subitem 3.2.15, e despesas com professor visitante.
3.3. Os subitens de 3.2.1. a 3.2.4. são compulsórios.
3.4. Dos subitens 3.2.5. ao 3.2.18., o candidato deverá
comprovar atividades em, pelo menos, 06 (seis) deles.
3.5. O candidato, no ato da inscrição, deverá apresentar
documentos comprobatórios das exigências contidas nos itens
3.1., 3.2., 3.3. e 3.4. e seus subitens, citando no Memorial
e anexando conforme itens 3.9. e 3.10. A não apresentação
mínima exigida, ainda que haja outras explicitadas no Memorial
Circunstanciado, implicará no indeferimento da inscrição.
3.6. Especialista de reconhecido valor, não portador de
títulos acadêmicos, poderá, em caráter excepcional, ser aceito
para inscrição no concurso público, a juízo de dois terços dos
membros da Congregação e mediante manifestação favorável
do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE)
e homologada pelo Conselho Universitário, também por dois
terços da totalidade de seus membros.
3.7. O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no con-
curso público com cédula de identidade com visto temporário,
entretanto, por ocasião da nomeação deverá apresentar a
cédula de identidade com visto permanente ou no prazo de 30
(trinta) dias entregar cópia simples do protocolo do pedido de
transformação do visto temporário em permanente, sob pena
de ser exonerado.
3.8. CPF regularizado.
3.9. Todos os documentos deverão ser anexados no formato
PDF (Portable Document Format), com limite de 300MB por
arquivo, no sistema eletrônico de inscrições, no endereço https://
inscricoes.unesp.br/.
3.10. Procedimentos para inserção dos documentos com-
probatórios das exigências contidas nos itens 3.1 e 3.2 e seus
subitens:
3.10.1. Os documentos referentes a cada item ou subitem
devem ser juntados em um único arquivo e inseridos nos campos
próprios do formulário de inscrição.
3.10.2. Documentos do subitem 3.2.3:
(a) capítulo de livro impresso: indicar o padrão internacional
de numeração de livro (ISBN), digitalizar a página de rosto, de
parte do sumário onde consta o capítulo e da primeira página
do capítulo;
(b) artigos e livros impressos: indicar o padrão internacional
de numeração de livro (ISBN), no caso de livro, digitalizar a
primeira página e da página que conste a legenda bibliográfica
(com o título, volume, número do fascículo, ano de publicação
e número das páginas inicial e final do artigo ou livro). Se não
tiver legenda bibliográfica, digitalizar e anexar também a capa
e sumário;
(c) artigos e livros eletrônicos: indicar título, o DOI (Identifi-
cador de Objeto Digital) ou o localizador padrão de recursos (url
-Uniform Resource Locator);
(d) capítulo de e-book: indicar o DOI (Identificador de Obje-
to Digital) do capítulo ou o localizador padrão de recursos (url
-Uniform Resource Locator)
3.10.3. Elementos comprobatórios, tais como maquetes,
obras de arte ou outros materiais que não comportarem digi-
talização, deverão ser citados no Memorial Circunstanciado no
ato da inscrição e apresentados na data da prova sob pena de
eliminação do certame.
4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
4.1. Para a confirmação da inscrição o candidato deverá
preencher o formulário de inscrição, no endereço eletrônico
https://inscricoes.unesp.br, indicando nome completo, número da
cédula de identidade, data de nascimento, filiação, naturalidade,
estado civil, residência, profissão e endereço eletrônico, anexan-
do frente e verso dos seguintes documentos:
4.1.1. Pelo menos um dos seguintes documentos de iden-
tificação com foto: cédula de identidade; carteira nacional de
habilitação; cédula de identidade de estrangeiro com visto
permanente ou temporário e na falta desta, o passaporte, no
caso de candidato estrangeiro;
4.1.2. comprovante de estar em dia com as obrigações
militares, quando do sexo masculino;
MEMBROS TITULARES:
- Profª. Drª. Elaine Pereira da Silva Tagliaferro;
- Profª. Drª. Mônica da Costa Serra;
- Prof. Dr. Silvio Rocha Correa da Silva
MEMBROS SUPLENTES:
- Profª. Drª. Elaine Maria Sgavioli Massucato;
- Prof. Dr. Mauricio Meirelles Nagle;
- Prof. Dr. Oscar Fernando Muñoz Chávez
A Comissão Examinadora, em 2 (dois) dias úteis após a
publicação e divulgação do ato formal de sua constituição,
decidirá acerca das inscrições efetuadas.
(Processo nº 148/2023 - FO/CAr)
Araraquara, 06 de junho de 2023.
CLOVIS MOLINA JÚNIOR
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa
EDITAL Nº 060/2023- DTAd-FO/CAr - Divulgação da Compo-
sição da Comissão Examinadora
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara DIVULGA a composição
da Comissão Examinadora do Concurso Público para contra-
tação de Professor Substituto, referente ao Edital nº 42/2023,
na área de Odontologia, subárea de conhecimento de Clínica
Odontológica e na disciplina: “Clínica Integrada”, junto ao
Departamento de Odontologia Social, conforme segue:
MEMBROS TITULARES:
- Prof. Dr. Edson Alves de Campos;
- Profª. Drª. Elaine Pereira da Silva Tagliaferro;
- Profª. Drª. Mônica da Costa Serra
MEMBROS SUPLENTES:
- Profª. Drª. Angela Cristina Cilense Zuanon;
- Profª. Drª. Camila Pinelli;
- Profª. Drª. Livia Nordi Dovigo
A Comissão Examinadora, em 2 (dois) dias úteis após a
publicação e divulgação do ato formal de sua constituição,
decidirá acerca das inscrições efetuadas.
(Processo nº 149/2023 - FO/CAr)
Araraquara, 06 de junho de 2023.
CLÓVIS MOLINA JUNIOR
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa
EDITAL Nº 061/2023- DTAd-FO/CAr - Divulgação da Compo-
sição da Comissão Examinadora
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade
de Odontologia do Câmpus de Araraquara DIVULGA a com-
posição da Comissão Examinadora do Concurso Público para
contratação de Professor Substituto, referente ao Edital nº
39/2023, na área de Ciências da Saúde – Odontologia, subárea
de conhecimento de Dentística Restauradora e no conjunto de
disciplinas: “Dentística I, Dentística II e Dentística III”, junto ao
Departamento de Odontologia Restauradora, conforme segue:
MEMBROS TITULARES:
- Profª. Drª. Angela Cristina Cilense Zuanon;
- Prof. Dr. Gelson Luis Adabo;
- Profª. Drª. Josimeri Hebling Costa
MEMBROS SUPLENTES:
- Profª. Drª. Andréia Affonso Barretto Montandon;
- Prof. Dr. Fabio Cesar Braga de Abreu e Lima;
- Profª. Drª. Renata Garcia Fonseca
A Comissão Examinadora, em 2 (dois) dias úteis após a
publicação e divulgação do ato formal de sua constituição,
decidirá acerca das inscrições efetuadas.
(Processo nº 146/2023 - FO/CAr)
Araraquara, 06 de junho de 2023.
CLÓVIS MOLINA JUNIOR
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa
EDITAL Nº 062/2023 – Deferimento e Lista Definitiva dos Inscritos
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade
de Odontologia do Câmpus de Araraquara torna público, con-
forme deliberação da Comissão Examinadora de 05/06/2023, o
Deferimento e a Lista definitiva das inscrições dos candidatos ao
concurso público de Provas e Títulos para a contratação de 01
(um) Professor Substituto, no ano letivo de 2023, em 12 horas
semanais de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e Legislação
Complementar, na área de Ciências da Saúde – Odontologia,
subárea de conhecimento Endodontia e no conjunto de dis-
ciplinas Endodontia I, Endodontia II, Endodontia III, para o
Departamento de Odontologia Restauradora, conforme abaixo:
INSCRIÇÕES DEFERIDAS:
NOME/CPF:
Juliana Alcaras Saraiva Renzi / 316.010.238-63
India Olinta de Azevedo Queiroz / 021.177.365-48
No prazo de até 2 (dois) dias úteis após a divulgação da
lista definitiva dos inscritos (não computado o dia da publica-
ção) poderá ser apresentada, ao Diretor da Unidade, impugna-
ção ao nome de um ou mais membros, titulares ou suplentes,
exclusivamente para apontar, de forma fundamentada, a exis-
tência de causa de impedimento.
(PROCESSO nº 147/2023 - FO/CAr)
Araraquara, 06 de junho de 2023
CLOVIS MOLINA JÚNIOR
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa
EDITAL No 63/2023-DTAd-FO/CAr – Faculdade de Odontolo-
gia do Câmpus de Araraquara
Acham-se abertas, nos termos do Despacho nº
589/2022-RUNESP, de 19/10/2022, publicado no Diário Oficial
do Estado – DOE – Poder Executivo – Seção I, de 20/10/2022,
com base no Estatuto e Regimento Geral da Universidade Esta-
dual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP, bem como na
Resolução Unesp nº 49/2009 (alterada pela Resolução Unesp nº
09/22), as inscrições para o concurso público de provas e títulos
para provimento de 01 (um) cargo (s) de PROFESSOR TITULAR, em
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP,
junto ao Departamento de Odontologia Social, da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara, no conjunto de disciplinas
““Bioética”, “Deontologia e Odontologia Legal” e “Antropologia
Forense e Novas Tecnologias em Identificação Humana””.
A inscrição implicará a completa ciência e a tácita aceita-
ção das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre
as quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie de
desconhecimento.
1. VENCIMENTO
1.1 O vencimento corresponde à referência MS-6, em RDIDP
– R$ 19.855,85 (dezenove mil e oitocentos e cinquenta e cinco
reais e oitenta e cinco centavos).
2. INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições serão recebidas via internet, no ende-
reço eletrônico https://inscricoes.unesp.br. O candidato deverá
preencher o formulário eletrônico e realizar o pagamento da
taxa de inscrição no valor de R$ 254,00 (duzentos e cinquenta
e quatro reais) por meio de depósito bancário ou transferência
bancária no Banco do Brasil, Agência 6933-7, Conta Corrente
17108-5, CNPJ 48.031.918/0024-10, no período de 13/06/2023
a 27/07/2023, no horário das 0h00 do primeiro dia às 17h00 do
último dia, observado o horário de Brasília.
2.2 O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser
anexado na área do candidato, em seu respectivo campo, dispo-
nível no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br.
2.3. O candidato que tiver interesse na redução da taxa de
inscrição deverá se inscrever nos 05 (cinco) primeiros dias do
período de inscrição, atendidas as exigências do item 5.
2.4. Não haverá reserva de percentual de que trata a Lei
Complementar nº 683/1992 em razão do número de vagas.
3. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
3.1. Poderão inscrever-se no concurso público os portadores
do título de Livre-Docente obtido na UNESP, USP, UNICAMP, ou
ANEXO I – PROGRAMA(S) DA(S) DISCIPLINA(S)
MS211 - Cálculo Numérico
Ementa: Aritmética de ponto flutuante. Zeros de funções
reais. Sistemas lineares. Interpolação polinomial. Integração
numérica. Quadrados mínimos lineares. Tratamento numérico de
equações diferenciais ordinárias.
ANEXO II – TÓPICOS PARA PROVA DIDÁTICA
1) Aritmética de Ponto Flutuante e Erros em Operações
Numéricas;
2) Métodos numéricos para zeros reais de funções reais.
Bissecção, Newton e secante;
3) Métodos numéricos para sistemas lineares; Métodos
diretos: eliminação de Gauss e decomposição LU.
4) Métodos numéricos para sistemas lineares. Métodos
iterativos: Gauss-Jacobi e Gauss-Seidel;
5) Métodos numéricos para sistemas não lineares: Método
de Newton;
6) Métodos numéricos para problemas de valor inicial:
Método de Euler, Métodos de série de Taylor e de Runge-Kutta.
Equações de ordem superior;
7) Métodos numéricos para problemas de valor de contorno
para equações diferenciais lineares de segunda ordem via o
método das diferenças finitas;
8) Métodos numéricos para o ajuste de funções: quadrados
mínimos;
9) Interpolação polinomial. Forma de Lagrange e de
Newton. Estudo do erro na interpolação. Spline Linear;
10) Quadratura numérica: fórmulas de Newton-Cotes e
Quadratura Gaussiana. Estudo do erro na quadratura.
ANEXO III – PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS LISTADAS NO
ITEM 1.2.3.
MT401 - Análise Aplicada
Ementa: Espaços métricos. Exemplos. Conjuntos abertos,
fechados, vizinhança. Convergência. Sequências de Cauchy. Com-
pletude. Espaços normados. Espaços de Banach. Compacidade e
dimensão finita. Operadores lineares. Funcionais lineares. Funcio-
nais lineares e dimensão finita. Espaços normados de operadores.
Espaço dual. Espaços de Hilbert. Produto interno. Ortogonalidade.
Conjuntos ortonormais. Conjuntos ortonormais totais. Exemplos.
Representação de funcionais em espaços de Hilbert. Operadores
adjuntos. Teorema de ponto fixo de Banach e aplicações.
MT402 - Matrizes
Ementa: Álgebra de matrizes; Normas e sensibilidade; Elimi-
nação gaussiana e fatoração LU; Matrizes definidas positivas e
fatoração de Cholesky; Ortogonalização e fatoração QR; Quadra-
dos mínimos lineares; Autovalores e autovetores; Decomposição
em valores singulares.
MT403 - Análise Numérica I
Ementa: Equações diferenciais parciais (EDPs). Ideias funda-
mentais de aproximações por diferenças finitas, EDPs com o proble-
ma de Cauchy e/ou diferentes tipos de com condição de contorno:
mista/Robin, Dirichlet e Neumann. Considerações teóricas: consis-
tência, estabilidade, convergência e o Teorema de equivalência de
Lax-Richtmyer. Análise de estabilidade via transformada de Fourier e
teorema Gerschgorin. Equações parabólicas bidimensionais: conver-
gência, estabilidade, métodos ADI. Equações elípticas bidimensio-
nais. Condições de Dirichlet e de Neumann. Equações hiperbólicas
unidimensionais: condição de Courant-Friedrichs-Lewy, Esquemas
explícitos (Lax-Friedrichs, Upwind, centrado e Lax-Wendroff) e dis-
cussão de métodos implícitos e da relação numérica de Dispersão e
Dissipação. O problema de Cauchy para lei de conservação em uma
dimensão espacial: caso escalar, dificuldades numéricas no cálculo
de soluções descontínuas. Equações diferenciais ordinárias (EDOs).
Métodos de um passo (Runge-Kutta). Métodos de múltiplos passos,
implícitos e explícitos. Controle de passo: Runge-Kutta-Felberg.
Estabilidade dos métodos. Problemas de EDOs stiff. Revisão da
teoria disponível.
MT503 - Programação Linear
Ementa: Modelagem matemática. Teoria da programação
linear e o método Simplex. Dualidade. Análise de sensibilidade.
Métodos de pontos interiores.
MT520 - Tratamento de Sinais Digitais
Ementa: Série de Fourier; Transformada de Fourier contínua;
teorema da amostragem; Transformada de Fourier discreta;
filtros; sinais analíticos; wavelets.
MT571 - Aprendizado de Máquinas: Aspectos Teóricos e Práticos
Ementa: Definição e conceitos básicos de aprendizado
de máquinas; regressão linear e logística; redes neurais e
aprendizado profundo; SVM e métodos com kernel; árvores de
decisão; ensembles e florestas aleatórias; métodos estatísticos
clássicos; aprendizado não supervisionado: agrupamento e
redução de dimensionalidade; detecção de anomalias; sistemas
de recomendação; tópicos do estado-da-arte; aspectos práticos
e computacionais; fundamentos matemáticos: dimensão VC e
PAC-learning.
MT580 - Conjuntos e Lógica Fuzzy: Teoria e Aplicações
Ementa: Reticulados completos. Conjuntos fuzzy e exten-
sões. Álgebra de conjuntos fuzzy. Números fuzzy. Relações fuzzy.
Equações relacionais. Sistemas baseados em regras. Medidas
fuzzy. Integrais fuzzy. Esperança fuzzy. Aplicações.
MT601 - Métodos Computacionais de Otimização
Ementa: Sistemas Não Lineares. Otimização sem restrições.
Convexidade. Métodos Tipo Newton. Otimização com Restrições.
Métodos de Restrições Ativas. Métodos de Penalizacao.
MT624 - Biomatemática I
Ementa: Modelos de dinâmica de populações homogêneas:
ecologia de presa-predador. Exploração e otimização de recur-
sos. Modelos clássicos de Epidemiologia. Modelos em Fisiologia
e reações enzimáticas. Equações de diferenças, diferenciais ordi-
nárias e com retardamento. Análise de estabilidade, bifurcação
e soluções periódicas.
MT704 - Análise de Sistemas Dinâmicos
Ementa: Formulação e análise de equações de diferença e
diferenciais. Sistemas lineares. Equilíbrio, valores característicos
e o conceito de estabilidade. Sistemas com variáveis positivas:
teorema de Frobenius-Perron, estabilidade, existência de equi-
líbrio positivo e estática comparativa. Sistemas não-lineares.
Modelos de sistemas sociais, físicos e biológicos. Sistemas
dinâmicos com incertezas. Teoria de conjuntos fuzzy.
MT709 - Equações Diferenciais Parciais Aplicadas
Ementa: Equações semilineares de segunda ordem. Carac-
terísticas. Formas canônicas: equação da onda, de Laplace e de
difusão; método espectral e as funções especiais. Transforma-
ções integrais. Princípios do máximo e unicidade.
MT710 - Combinatória Enumerativa
Ementa: Princípios Básicos. Conjuntos e Multiconjuntos.
Fatoriais, coeficientes binomial e multinomial. Polinômios de
Gauss. Princípio da Inclusão e Exclusão. Funções Geradoras.
Números especiais. Distribuições e ocupação. Partição de Intei-
ros. Identidades Combinatórias. Permutações -Lema de Burnside.
Fórmula de Enumeração de Polya.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARARAQUARA
Faculdade de Odontologia
EDITAL Nº 059/2023 - DTAd-FO/CAr - Divulgação da Com-
posição da Comissão Examinadora
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara DIVULGA a composição
da Comissão Examinadora do Concurso Público para contra-
tação de Professor Substituto, referente ao Edital nº 41/2023,
na área de Odontologia, subárea de conhecimento de Clínica
Odontológica e na disciplina: “Ergonomia em Odontologia”,
junto ao Departamento de Odontologia Social, conforme segue:
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 7 de junho de 2023 às 05:03:31

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