Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação29 Junho 2023
quinta-feira, 29 de junho de 2023 Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III São Paulo, 133 (22) – 129
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARAÇATUBA
Faculdade de Odontologia
EDITAL nº 112/2023-STGP/DTAd – Resultado Final
- A Direção da Faculdade de Odontologia do Campus de
Araçatuba-UNESP, torna público o resultado final do Concurso
Público de Títulos e Provas para contratação de 1(um) Professor
Substituto, por prazo determinado, em caráter emergencial,
para atender a excepcional interesse público, no período letivo
de 2022 e pelo prazo máximo de 5(cinco) meses, sob o regime
jurídico da CLT e Legislação Complementar, em jornada de 12
horas semanais de trabalho, na disciplina de Odontologia para
Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, junto ao Depar-
tamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, realizado
nos dias 27 e 28/06/2023, decidindo a Comissão Examinadora
indicar o candidato aprovado para preencher a função, por
atender às exigências e os critérios estabelecidos no edital nº
100/2023-STGP/DTAd, publicado no DOE de 05/05/2023, seção
I, páginas 230 e 231, na seguinte conformidade:
- CANDIDATO HABILITADO:
- CLASSIFICAÇÃO - NOME – RG. – MÉDIA FINAL
Comissão Examinadora/notas por Examinador – Análise
Curricular (Peso 2) – Escrita (Peso 1) - Didática (Peso 1) - Média
Final por Examinador.
- 1º – TARIK OCON BRAGA POLO – 40.905.086-6-SSP/
SP – 9,13
- Profº. Assistente Doutor Caio César Pavani – 20,00 – 7,00
– 9,60 – 9,15;
- Profº. Assistente Doutor Anderson Catelan – 20,00 – 7,00
– 9,40 – 9,10;
- Profº. Assistente Doutor André Pinheiro de Magalhães
Bertoz – 20,00 – 7,00 – 9,50 – 9,13;
- Caberá recurso no prazo de 5 dias úteis contados da data
desta publicação, mediante requerimento dirigido à Congrega-
ção da Faculdade de Odontologia do Câmpus de Araçatuba e
encaminhado através do endereço eletrônico: https://inscricoes.
unesp.br
- Processo FOA nº 180/2023
Faculdade de Medicina Veterinária
EDITAL Nº 54/2023 - STGP – FMVA
O DIRETOR TÉCNICO SUBSTITUTO DA DIVISÃO TÉCNICA
ADMINISTRATIVA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁ-
RIA DO CAMPUS DE ARAÇATUBA – UNESP COMUNICA que
conforme deliberação da Comissão Examinadora, foi deferida a
inscrição da candidata DANIELA SCANTAMBURLO DENADAI, RG
49.707.515-5 e foi indeferida a inscrição do candidato RENATO
TAVARES CONCEIÇÃO, RG 46.450.034-5, por não atender ao
disposto nos itens 3.1, 4.1.1, 4.1.2, e 4.1.4, referente ao Con-
curso de Provas e Títulos para contratação de 01 (um) Professor
Substituto, referente ao Edital nº 50/2023-STGP-FMVA, na disci-
plina de Técnica Cirúrgica Veterinária, junto ao Departamento de
Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina
Veterinária do Câmpus de Araçatuba. No prazo de 2 (dois) dias
úteis, após a data da publicação, reconsideração quanto ao
indeferimento de sua inscrição, que será apreciada pela Congre-
gação da Unidade Universitária.
(Processo ARAC/FMV nº 402/2023).
EDITAL Nº 55/2023 - STGP – FMVA
O DIRETOR TÉCNICO SUBSTITUTO DA DIVISÃO TÉCNICA
ADMINISTRATIVA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA
DO CAMPUS DE ARAÇATUBA – UNESP COMUNICA que con-
forme deliberação da Comissão Examinadora, foram deferidas
as inscrições dos candidatos, Guilherme Andraus Bispo, RG
404021633 e Gisele Fabricia Martins dos Reis, RG 282562904,
referente ao Concurso de Provas e Títulos para contratação de 01
(um) Professor Substituto, referente ao Edital nº 49/2023-STGP-
-FMVA, na disciplina de Clínica Médica Especial de Cães e Gatos,
junto ao Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal
da Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de Araçatuba.
(Processo ARAC/FMV nº 415/2023).
CAMPUS DE ARARAQUARA
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
CAMPUS DE ARARAQUARA
Edital nº 113/2023-DTAd-FCF/CAr. – CONVOCAÇÃO
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da
Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de Araraquara
– UNESP, CONVOCA a candidata abaixo relacionada, habilitada
em Concurso Público para contratação emergencial, para aten-
der excepcional interesse público, de um Professor Substituto
para o período relativo ao 2º semestre letivo de 2023, e pelo
prazo máximo de 5 (cinco) meses, em 24 horas semanais de
trabalho, sob o regime da CLT e Legislação Complementar, a
comparecer, no prazo de 5 dias úteis, contados a partir da publi-
cação deste Edital, junto à Seção Técnica de Gestão de Pessoas
desta Unidade, sito na Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 – Prédio
da Administração, para anuência à contratação e apresentação
dos seguintes documentos, originais e cópias:
1 – Fotocópia da Cédula de Identidade;
2 – Fotocópia do Título de Eleitor e prova de estar em dia
com as obrigações eleitorais;
3 – Fotocópia do comprovante de graduação em curso em
nível superior em Farmácia, Farmácia-Bioquímica, Bioquímica,
Química, Nutrição, Engenharia de Alimentos ou Biotecnologia,
bem como o título de Mestre Bioquímica, Biociências, Biotecno-
logia, Alimentos e Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Ciência de
Alimentos, Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos;
4 – Fotocópia da Certidão de nascimento ou casamento;
5 – Fotocópia do cartão de inscrição no PIS ou PASEP;
6 – Fotocópia do Cartão do CPF regularizado;
7 – Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS);
8 – 04 fotos 3x4 iguais e recentes;
9 – Declaração de Bens e Valores que compõem o seu
patrimônio privado.
10 - Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela
Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e Ates-
tado de Antecedentes Criminais emitido pelos Estados onde o
candidato houver residido ou exercido cargo ou função pública.
- O não comparecimento da candidata no prazo acima esta-
belecido, bem como a recusa à contratação ou, se consultada e
contratada deixar de entrar em exercício, terá exaurido o direito
decorrente de sua habilitação no Concurso.
DEPARTAMENTO – CLASSIFICAÇÃO – Disciplinas – NOME
– RG – EDITAL FCF/CAr:
Departamento de Ciências Biológicas – 1ª – Fundamentos
Analíticos e de Controle de Qualidade de Alimentos; Ciência
dos Alimentos – Camila Rúbia Christofoletti – 463095121 –
109/2023.
(Processo 252/2023-FCF/CAr)
Faculdade de Odontologia
EDITAL Nº 084/2023- DTAd-FO/CAr - Divulgação da Compo-
sição da Comissão Examinadora
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade de
Odontologia do Câmpus de Araraquara DIVULGA a composição
da Comissão Examinadora do Concurso Público para contra-
tação de Professor Substituto, referente ao Edital nº 47/2023,
na área de Odontologia, subárea de conhecimento de Clínica
Odontológica e no conjunto de disciplinas de “Disfunção Tem-
poromandibular, Oclusão”, junto ao Departamento de Materiais
Odontológicos e Prótese, conforme segue:
MEMBROS TITULARES:
- Profª. Drª. Ana Carolina Pero;
- Prof. Dr. Ewerton Garcia de Oliveira Mima;
- Prof. Dr. Gelson Luis Adabo
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
REITORIA
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 060/2023, DE 28 DE JUNHO
DE 2023
CONVOCA CANDIDATOS HABILITADOS NO CONCURSO
PÚBLICO Nº 124/2022-RUNESP
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da
Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho” – UNESP, CONVOCA (conforme Despacho nº
172/2023-PROPEG), os candidatos abaixo relacionados, habi-
litados no Concurso Público nº 124/2022-RUNESP para pro-
vimento, mediante CONTRATAÇÃO, dos empregos públicos
abaixo discriminados, lotados na REITORIA, em jornada de 40
(quarenta) horas semanais, sob regime jurídico da CLT e Legis-
lação Complementar, a comparecer no prazo de 5 (cinco) dias
úteis, a contar da data da publicação deste Edital, à Rua Quirino
de Andrade, 215 - 2º andar - São Paulo - SP, para anuência à con-
tratação e apresentação de cópias e originais dos documentos
comprobatórios das condições exigidas no item 2.4 do Capítulo
2 e Capítulo 12 do Edital de Abertura de Inscrições nº 124/2022-
DTAd/PROPEG, acrescidos de cópias de: Certidão de Nascimento
ou Casamento, CPF, PIS/PASEP, cédula de identidade, título
de eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações
eleitorais, escolaridade exigida no Edital, Carteira de Trabalho e
Previdência Social (física), registro do Conselho Regional compe-
tente quando for o caso, três fotos 3x4, comprovante de situação
cadastral na Receita Federal, Certificado Militar (se do sexo
masculino), Atestado de Antecedentes Criminais e comprovante
de residência atualizado.
O não comparecimento do candidato dentro do prazo acima
estabelecido, bem como a recusa à contratação ou, se consulta-
do e contratado, deixar de entrar em exercício, terão exauridos
os direitos decorrentes da habilitação no Concurso Público.
FUNÇÃO - Analista de Informática II (Área de atuação:
Desenvolvimento de Sistemas Institucionais) – Cidade sede:
São Paulo/SP
INSCRIÇÃO - NOME - RG – CLASSIFICAÇÃO
24934399 - WILLIAM BRAGAGNOLLO MONTINI -
442495195 – 13º
23213876 - DANIEL MEZALIRA - 42957008-9 – 14º
E, para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém
possa alegar desconhecimento, é expedido o presente Edital,
ficando mantidas as demais disposições do citado Edital de
Abertura de Inscrições que não conflitem com as disposições
constantes do presente Edital.
DIEGO AUGUSTO BARREIRO
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa da Reitoria
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 061/2023, DE 28 DE JUNHO
DE 2023
CONVOCA CANDIDATOS HABILITADOS NO CONCURSO
PÚBLICO Nº 42/2022-RUNESP
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da Rei-
toria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
– UNESP, CONVOCA (conforme Despachos nºs: 238/2023-PRO-
PEG e 278/2023-PROPEG), os candidatos abaixo relacionados,
habilitados no Concurso Público nº 42/2022-RUNESP para
provimento, mediante CONTRATAÇÃO, dos empregos públicos
abaixo discriminados, lotados na REITORIA, em jornada de 40
(quarenta) horas semanais, sob regime jurídico da CLT e Legis-
lação Complementar, a comparecer no prazo de 5 (cinco) dias
úteis, a contar da data da publicação deste Edital, à Rua Quirino
de Andrade, 215 - 2º andar - São Paulo - SP, para anuência à con-
tratação e apresentação de cópias e originais dos documentos
comprobatórios das condições exigidas no item 2.4 do Capítulo
2 e Capítulo 12 do Edital de Abertura de Inscrições nº 42/2022-
DTAd/PROPEG, acrescidos de cópias de: certidão de nascimento
ou casamento, CPF, PIS/PASEP, cédula de identidade, título
de eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações
eleitorais, escolaridade exigida no Edital, Carteira Profissional,
registro do Conselho Regional competente quando for o caso,
três fotos 3x4, comprovante de situação cadastral na Receita
Federal, Atestado de Antecedentes Criminais e comprovante de
residência atualizado.
O não comparecimento da candidata dentro do prazo acima
estabelecido, bem como a recusa à contratação ou, se consulta-
da e contratada, deixar de entrar em exercício, terão exauridos
os direitos decorrentes da habilitação no Concurso Público.
FUNÇÃO – Assistente Técnico Administrativo I (Área de
atuação: Extensão Universitária e Cultura) – CIDADE-SEDE:
São Paulo
INSCRIÇÃO - NOME - RG – CLASSIFICAÇÃO
15696529 - LETICIA HARUMI MARQUES TANAKA –
364172356 – 5º
FUNÇÃO – Assistente Administrativo II (Área de atuação:
Materiais) – CIDADE-SEDE: São Paulo
INSCRIÇÃO - NOME - RG – CLASSIFICAÇÃO
15735087 - AURI RAMOS VILELA - 351348530 – 16º
E, para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém
possa alegar desconhecimento, é expedido o presente Edital,
ficando mantidas as demais disposições do citado Edital de
Abertura de Inscrições que não conflitem com as disposições
constantes do presente Edital.
DIEGO AUGUSTO BARREIRO
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa da Reitoria
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 062/2023, DE 28 DE JUNHO
DE 2023
CONVOCA CANDIDATA HABILITADA NO CONCURSO PÚBLI-
CO Nº 39/2022-RUNESP
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da Rei-
toria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
– Unesp, CONVOCA (conforme Despacho nº 238/2023-PROPEG)
a candidata abaixo relacionada, habilitada no Concurso Público
nº 39/2022-RUNESP para provimento, mediante CONTRATAÇÃO,
do emprego público abaixo discriminado, lotado na REITORIA,
em jornada de 40 (quarenta) horas semanais, sob regime jurídico
da CLT e Legislação Complementar, a comparecer no prazo de 5
(cinco) dias úteis, a contar da data da publicação deste Edital,
à Rua Quirino de Andrade, 215 - 2º andar - São Paulo - SP, para
anuência à contratação e apresentação de cópias e originais dos
documentos comprobatórios das condições exigidas no item 2.4
do Capítulo 2 e Capítulo 12 do Edital de Abertura de Inscrições
nº 39/2022-RUNESP, acrescidos de cópias de: certidão de nasci-
mento ou casamento, CPF, PIS/PASEP, cédula de identidade, títu-
lo de eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações
eleitorais, escolaridade exigida no Edital, carteira profissional,
registro do Conselho Regional competente, quando for o caso,
três fotos 3x4, comprovante de situação cadastral na Receita
Federal, Atestado de Antecedentes Criminais e comprovante de
residência atualizado.
O não comparecimento do candidato dentro do prazo acima
estabelecido, bem como a recusa à contratação ou, se consulta-
do e contratado, deixar de entrar em exercício, terão exauridos
os direitos decorrentes da habilitação no Concurso Público.
FUNÇÃO – Arquiteto (CIDADE SEDE: Bauru):
INSCRIÇÃO - NOME - RG - CLASSIFICAÇÃO
17032407 - LIVIA GASPARELLI CAVALCANTE - 53681121
– 6ºE, para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém
possa alegar desconhecimento, é expedido o presente Edital,
ficando mantidas as demais disposições do citado Edital de
Abertura de Inscrições que não conflitem com as disposições
constantes do presente Edital.
DIEGO AUGUSTO BARREIRO
Diretor Técnico de Divisão
Reitoria
and University Extension” aspect to the Institute of Energy and
Environment:
1. Energetic biomass and Bioenergy - conceptualization,
sources, classification and origin, importance in the world and
national energy matrix for a renewable energy transition.
2. Technological routes for converting residual biomass into
bioenergy - main products and uses.
3. Biodigestion of residual biomass - types of technologies;
substrates, raw materials, products, costs, technical performan-
ce, fundamentals of biochemistry and microbiology applied to
waste treatment.
4. Management and operation of residual biomass biodi-
gestion systems: planning, operation, maintenance and safety of
plants fed with organic waste.
5. Solid urban and agricultural waste as raw material for
biodigestion - main physical, physical-chemical and biological
characteristics (gravimetric composition, humidity, C/N rate
and others); ways of obtaining the raw material (conventional
collection, selective collection, from large generators, from the
general public and others); forms of use of the raw material
(in natura, separation at the source, granulometry reduction,
inoculation and others), and evaluation of the potential for
methane production.
6. Urban, agricultural and industrial effluents as raw
material for biodigestion - main physical, physical-chemical and
biological characteristics (gravimetric composition, humidity, C/N
rate and others); ways of obtaining the raw material (conventio-
nal collection, selective collection, from large generators, from
the general public and others); forms of use of the raw material
(in natura, separation at the source, granulometry reduction,
inoculation and others), and evaluation of the potential for
methane production.
7. Processes for receiving, sorting, crushing, adapting,
monitoring, testing, and quality control of substrates for feeding
in bioreactors.
8. Residual biomass biodigestion products and their cha-
racterization in terms of energy content, stage of development,
performance, costs, regulatory stage.
9. Biogas purification processes and biomethane produc-
tion.
10. Potential for biomethane recovery through conversion
into by-products such as ammonia, hydrogen, biomethanol.
11. Hybrid systems incorporating residual biomass biodiges-
tion for electricity generation, distributed generation, technolo-
gical possibilities and regulation
12. Regulation of the insertion of biomethane in piped gas
networks and for use as vehicle fuel.
13. Biogas conversion processes into electricity and distribu-
ted generation: technologies and regulation
14. Treatment and use of digestate and adaptation proces-
ses as fertilizer, nutrient recovery technologies and economic
valuation.
15. Solid waste management and the National Solid Waste
Policy; Public policies that consider the energy use of residual
biomass in Brazil, links and implications.
16. The role of waste biodigestion as a tool for universal
access to energy - electricity, gas, heat, cold.
17. Industry, university and society integration for the
energetic use of Waste; barriers to the expansion of residual
biomass biodigestion in Brazil and coping strategies - the role
of academic extension.
The competition will be governed by constitutional prin-
ciples, notably that of impersonality, as well as the provisions
of the Statute and General Rules of the University of São Paulo
and the Rules of the USP Institute of Energy and Environment
(IEE/USP).
In view of the granting of the position under the terms of
Public Notice CCD nº 001/2022, the greater weight of the profes-
sional performance of the appointed professor must correspond,
in all evaluations of his career, to the aspect “Culture and Uni-
versity Extension”, which does not however, it will release the
obligation to act in all three areas (“Education”, “Research and
Innovation” and “Culture and University Extension”).
Further information, as well as the relevant rules for the
competition, are available to interested parties at the Academic
Division of the Institute of Energy and Environment of the Uni-
versity of São Paulo, at Avenida Prof. Luciano Gualberto, 1289,
Building F, Rooms F14 and F21, phones 55-11-3091-2505 and
55-11-3091-2524, email address divisaoacademica@iee.usp.br,
or on our website (http:// www.iee.usp.br).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
SECRETARIA GERAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE BIOLOGIA
COMUNICADO
Concurso Público de provas e títulos de Professor Doutor,
nível MS- 3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, na
área de Embriologia, nas disciplinas BS-102 Bases do Desen-
volvimento e dos Tecidos do Corpo Humano I, BS-202 Bases do
Desenvolvimento e dos Tecidos do Corpo Humano II, BH-127
Embriologia, BH-132 Embriologia Humana, BS-115 Estrutura e
Função de Células e Tecidos, e BH-684 Embriologia Humana, do
Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual, do Instituto
de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas. O concurso
que trata o presente edital será realizado entre os dias 14 a 18
de agosto de 2023, na Sala da Congregação do Instituto de
Biologia, com o seguinte calendário fixado para a realização
das provas:
Dia 14 de agosto de 2023 (segunda-feira):
08h30: Abertura do Concurso
09h00: Realização da Prova Escrita
13h30: Correção da Prova Escrita (somente Comissão
Julgadora)
18h00: Divulgação do resultado da Prova Escrita
Dia 15 de agosto de 2023 (terça-feira):
08h30: Prova de Títulos (somente Comissão Julgadora)
09h00: Sorteio pontos Prova Didática
14h00: Prova Específica
Dia 16 de agosto de 2023 (quarta-feira):
09h00: Prova Didática
Dia 17 de agosto de 2023 (quinta-feira):
09h00: Continuação Prova Específica
14h00: Prova de Arguição
Dia 18 de agosto de 2023 (sexta-feira):
09h00: Continuação Prova de Arguição
16h00: Divulgação dos resultados finais
A Comissão Julgadora será constituída dos seguintes
Professores Doutores: Titulares: Henrique Marques Barbosa de
Souza, Helaine Maria Besteti Pires Milanez, Chao Yun Irene Yan,
Yara Maria Rauh Müller e Estela Maris Forell Bevilacqua. Suplen-
tes: Marcelo Alves da Silva Mori, Mário Henrique Bengtson, João
Renato Bennini Junior, Maria Angélica Spadella, Arielle Cristina
Arena, Rodrigo Nunes da Fonseca, Evelise Maria Nazari, Cláudia
Feijó Ortolani Machado, Ana Paula de Souza, Ricardo Guelerman
Pinheiro Ramos, Tiana Kohlsdorf, Patrícia Gama, Fernanda Ortis
e Mariana Kiomy Osako.
Ficam pelo presente Edital convocados os Membros da
Comissão Julgadora e os candidatos cujas as inscrições foram
deferidas: Amanda Baracho Trindade Hill, Camila Maria Longo
Machado, Carlos Antônio Mendes Cardoso Júnior, Danyllo Felipe
de Oliveira, Fernanda Cristina da Veiga, Fernando Felicioni, Flavia
Cristina de Paula Freitas, Juliana Minardi Nascimento, Marcelo
Tigre Moura, Patrícia Villela e Silva, Ribrio Ivan Tavares Pereira
Batista, Talita Miguel Marin, Thaís Maria da Mata Martins e
Weber Beringui Feitosa.
§ 5º - Na inexistência de candidatos beneficiários da pon-
tuação diferenciada entre os habilitados, não será calculada a
pontuação diferenciada.
§ 6º - A pontuação diferenciada não será aplicada quando,
na fórmula de cálculo da pontuação diferenciada (PD), a MCPPI
(pontuação média da concorrência PPI) for maior que a MCA
(pontuação média da concorrência ampla).
12. - O resultado do concurso será proclamado pela comis-
são julgadora imediatamente após seu término, em sessão
pública.
13. - Serão considerados habilitados os candidatos que
obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.
14. - A indicação dos candidatos será feita por examinador,
segundo as notas por ele conferidas.
15. - Será proposto para nomeação o candidato que obtiver
o maior número de indicações da comissão julgadora.
16. - A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprova-
ção em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias
Médicas do Estado – DPME, nos termos do Artigo 47, VI, da Lei
nº 10.261/68.
17. - A nomeação do docente aprovado no concurso assim
como as demais providências decorrentes serão regidas pelos
termos da Resolução nº 7271 de 2016.
18. - O docente em RDIDP deverá manter vínculo empre-
gatício exclusivo com a USP, nos termos do artigo 197 do
Regimento Geral da USP.
19. - O concurso terá validade imediata e será proposto
para nomeação somente o candidato indicado para o cargo
posto em concurso.
20. - O candidato será convocado para posse pelo Diário
Oficial do Estado.
21. - Maiores informações, bem como as normas pertinen-
tes ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados
na Divisão Acadêmica do Instituto de Energia e Ambiente da
Universidade de São Paulo, na Avenida Prof. Luciano Gualberto,
1289, Prédio F, Salas F14 e F21, telefones 55-11-3091-2505 e
55-11-3091-2524, endereço eletrônico divisaoacademica@iee.
usp.br, ou em nossa página eletrônica (http://www.iee.usp.br).
ANEXO 1
JUSTIFICATIVA APRESENTADA AO EDITAL CCD 001/2022:
O Instituto de Energia e Ambiente (IEE), em parceria com
a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e a prefeitura
do CUASO, vem desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa
para gestão de resíduos orgânicos da Universidade de São Paulo
(USP). As principais iniciativas focam na adequação da gestão
desses resíduos para a produção de bioenergia através do
conceito de biorrefinarias, e o levantamento de suas barreiras
tecnológicas, sociais e, principalmente, regulatórias, econômicas
e de organização da indústria.
Desde 2016, essa linha de pesquisa vem se estruturando no
IEE através, inicialmente, da implementação do Laboratório de
Desenvolvimento de Biocombustíveis, com recursos da reserva
técnica FAPESP. O laboratório possui infraestrutura para análise
do potencial de produção de biogás de resíduos orgânicos
diversos, validação e otimização de parâmetros da biodigestão e
estudo de diversas configurações de biorreatores. As análises do
laboratório permitiram o planejamento da planta experimental
de biogás a partir da codigestão de resíduos orgânicos e sua
implementação foi realizada no âmbito do projeto “Avaliação
integrada de geração distribuída, gerenciamento da demanda,
monitoramento, qualidade e desempenho da rede visando
otimização de investimentos e regulação tarifária em rede
subterrânea”.
A planta experimental de biogás, construída em parceria
com a empresa nacional ER-BR com verba proveniente do
projeto ENEL/ANEEL, conta com dois biorreatores do tipo CSTR
e mais um tanque de armazenamento de digestado, todos com
um volume de 430 m3. Atualmente, tem capacidade absorver 20
toneladas de resíduos orgânicos por dia e pode produzir 5 MWh
de energia elétrica na base por ano, podendo ser ampliado em
até duas vezes, com tecnologias de fronteira, já disponíveis no
mercado. Assim, a operação da planta experimental de biogás
irá permitir a definição e criação de soluções em curto, médio
e longo prazo para a valorização de resíduos orgânicos através
da produção de biogás, que pode ser convertido em eletricidade
ou em biometano para uso veicular ou injeção em gasodu-
tos; e de biofertilizantes, substituindo fertilizantes inorgânicos
importados.
As atividades de ensino e pesquisa estão apoiadas por meio
de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e por
disciplinas de graduação e pós-graduação. A incorporação de
um Docente com foco em atividades de Cultura e Extensão, sem
exclusão das atividades de ensino e pesquisa, tem por objetivo
ampliar para fora dos muros da universidade a valorização dos
resíduos orgânicos, dialogando com temas relevantes da atuali-
dade como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os Objetivos
do Desenvolvimento Sustentável, economia circular, mudanças
climáticas, ESG, entre outros. Dentro do contexto da mitigação
do aquecimento global e das mudanças climáticas, o Docente
terá um papel importante para a USP, estabelecendo uma ponte
com os tomadores de decisão.
A planta experimental de biogás obteve o licenciamento da
CETESB, o que provê credibilidade técnica e ambiental para o
sistema desenvolvido, e desta forma viabilizar sua disseminação
nos centros urbanos. A replicação deste conjunto permite visua-
lizar o seguinte potencial: 600 unidades semelhantes poderiam
processar a totalidade dos resíduos orgânicos domésticos da
cidade de São Paulo, cerca de 7.000 para o País, dando destino
adequado aos resíduos orgânicos, a fração mais pr0blemática do
resíduo urbano, concretizando o conceito de economia circular.
As condições de contorno expostas abrem várias perspectivas,
em particular destaca-se o potencial de acolhimento de ativida-
des que podem ser qualificadas e quantificadas na curriculariza-
ção da extensão para os cursos de graduação.
Diante do exposto, o IEE reúne condições de contorno favo-
ráveis para a execução de atividade de Extensão Universitária
de interesse da sociedade. Em particular ao fortalecimento dos
municípios para a gestão integrada e sustentável dos resíduos.
Portanto, a contratação de um docente irá permitir o avanço das
pesquisas para aperfeiçoamento e consolidação tecnológica,
disseminação por disciplinas de graduação, pós-graduação,
cursos de extensão, além da interação com a indústria, empresas
e municípios.
ANEXO 2
DVACAD-IEE-001/2023 (ABSTRACT):
INSTITUTE OF ENERGY AND ENVIRONMENT OF THE UNI-
VERSITY OF SÃO PAULO
Contest for Doctor Professor
Announcement DVACAD-IEE-001/2023
OPEN REGISTRATION FOR THE PUBLIC COMPETITION FOR
TITLES AND TESTS AIMING AT THE PROVISION OF 01 (ONE)
POSITION OF DOCTOR PROFESSOR AT THE INSTITUTE OF ENER-
GY AND ENVIRONMENT OF THE UNIVERSITY OF SÃO PAULO
The Director of the Institute of Energy and Environment of
the University of São Paulo (IEE/USP) announces to all interested
parties that, as decided by the Deliberative Council in an ordi-
nary session held on 06/19/2023, the of 60 (sixty) days, starting
at 8:00 am (Brasília time) on 08/01/2023 and ending at 5:00
pm (Brasília time) on 09/29/2023, registrations for the public
tender for titles and evidence for filling 01 (one) position of
Doctor Professor, reference MS-3, in Full Dedication to Teaching
and Research Regime (RDIDP), course/position No. 1020595,
with salary of BRL 14,761.10 (May/2023 ), with the Institute of
Energy and Environment, in the area of knowledge “Energy and
Environment”, pursuant to art. 125, paragraph 1, of the General
Regulations of USP, and the respective program that follows
and in the justification, attached, presented to Public Notice
CCD 001/2022 that granted the clear/position in the “Culture
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quinta-feira, 29 de junho de 2023 às 05:03:05

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