Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação04 Setembro 2023
segunda-feira, 4 de setembro de 2023 Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III São Paulo, 133 (69) – 263
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARAÇATUBA
Faculdade de Medicina Veterinária
DESPACHO DO DIRETOR TÉCNICO DE 01/09/2023
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa, da
Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de Araçatuba -
UNESP, no uso das atribuições conferidas pelas Portaria Unesp
101/2008 e Portaria Unesp 469/2012, HOMOLOGA PARCIAL-
MENTE o concurso público para preenchimento, mediante
contratação, sob o regime jurídico da “CLT” e Legislação Com-
plementar, em 40 horas semanais, 01 (um) emprego público de
Auxiliar Agropecuário, nº 433-GIII, de que trata o Edital do Con-
curso Público nº 47/2022, publicado no D.O.E. de 29/07/2022,
seção I, página 248.
(ARAC/FMV 410/2022).
CAMPUS DE ARARAQUARA
Faculdade de Ciências e Letras
EDITAL Nº 18/2023 - FCL/CAr
Acham-se abertas, nos termos do Despacho nº
309/2023-RUNESP de 20/07/2023, publicado em 21/07/2023 e
com base no Estatuto e Regimento Geral da Universidade Esta-
dual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, bem como na Resolução
UNESP nº 80/2018, as inscrições no concurso público de Títulos e
Provas para contratação de 01 Professor Colaborador, por prazo
determinado de 2 anos, improrrogável, com titulação mínima
de Doutor, em jornada de 40 horas semanais de trabalho sob
o regime jurídico da CLT e legislação complementar, na área de
conhecimento Linguística Aplicada, junto ao departamento de
Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus
de Araraquara. A inscrição implicará a completa ciência e a táci-
ta aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital,
sobre as quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie
de desconhecimento.
O contratado deverá exercer tarefas específicas de docência
e/ou pesquisa.
1. SALÁRIO
1.1. O salário corresponde à referência MS-3.1 = R$
14.761,02 mensais, em jornada de 40 horas semanais de
trabalho.
1.2. Caso o candidato tenha título superior ao exigido e
o apresente até a contratação, o salário será correspondente
à titulação.
1.3. Por se tratar de contratação em caráter emergencial e
temporário, caso o candidato venha a obter titulação acadêmica
superior após a assinatura do contrato, esta não será considera-
da para fins de aumento salarial.
2. INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições serão recebidas via internet, acessando o
Sistema de Inscrições, no endereço eletrônico https://inscricoes.
unesp.br. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico
e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$
255,00 por meio de boleto bancário, no período das 00:00 do
dia 11/09/2023 às 17:00 do dia 15/09/2023, observado o horário
de Brasília.
2.2. A inscrição só será validada mediante pagamento do
valor total da respectiva inscrição.
2.3. O candidato que tiver interesse na redução da taxa
de inscrição deverá se inscrever nos 02 (dois) primeiros dias do
período de inscrição, satisfeitas as exigências do item 5.
3. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
3.1. Poderão inscrever-se graduados em Letras, com habi-
litação em Língua Inglesa, que tenham no mínimo, título de
Doutor, na área do conhecimento objeto do concurso
3.2. O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no con-
curso público com passaporte. Entretanto, por ocasião da
contratação, deverá apresentar a cédula de identidade com visto
permanente, ou, se for o caso, visto temporário e, no prazo de
30 (trinta) dias, entregar cópia simples do protocolo do pedido
de transformação do visto temporário em permanente, sob pena
de rescisão.
3.3. Os diplomas de graduação com validade nacional ou os
obtidos no exterior serão aceitos para fins de inscrição.
3.4. Os diplomas de graduação obtidos no exterior deverão
ser revalidados por universidades públicas, atendendo aos
termos do artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB) 9.394/1996.
3.5. Os títulos de Mestre, de Doutor e de Livre-docente serão
aceitos para inscrição obedecendo aos seguintes dispositivos:
3.5.1. os títulos de Mestre e de Doutor serão aceitos,
quando obtidos em cursos de pós-graduação credenciados pelo
Conselho Nacional de Educação (CNE);
3.5.2. os títulos de Mestre e de Doutor obtidos no exterior
serão aceitos, devendo ser reconhecidos e registrados por uni-
versidades que possuam cursos de pós-graduação credenciados
pelo Conselho Nacional de Educação (CNE);
3.5.2.1. Os títulos de pós-graduação stricto sensu (mestrado
e doutorado) obtidos por instituições de ensino superior estran-
geiras de curso na modalidade de Educação à distância (EAD)
não são passíveis de equivalência.
3.5.3. o título de Livre-docente obtido fora da Unesp será
aceito, devendo ser reconhecida sua equivalência aos títulos
conferidos pela Unesp.
3.6. O atendimento aos itens 3.3 a 3.5 é condição para a
continuidade do vínculo docente com a Unesp.
4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
4.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (obti-
do no item 2.1), indicando nome completo, número da cédula
de identidade, data de nascimento, filiação, naturalidade, estado
civil, residência, profissão e endereço eletrônico, anexando fren-
te e verso os documentos abaixo:
4.1.1. Pelo menos um dos seguintes documentos de iden-
tificação com foto: cédula de identidade; carteira nacional de
habilitação; cédula de identidade de estrangeiro com visto
permanente ou temporário e na falta desta, o passaporte, no
caso de candidato estrangeiro;
4.1.2. comprovante de graduação em curso superior;
4.1.3. comprovante do título de Doutor ou cópia da ata de
defesa da tese, condicionada a apresentação do título homolo-
gado na ocasião da contratação;
4.1.4. Projeto de pesquisa na linha de Linguística aplicada
ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras.
4.1.5. Curriculum Lattes documentado; Candidatos estran-
geiros podem se cadastrar no site da Plataforma Lattes, do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
4.1.6. Nos casos de pagamento de boleto, o candidato
deverá anexar o comprovante da operação bancária no Sis-
tema de Inscrições, no endereço eletrônico https://inscricoes.
unesp.br.
4.2. Todos os documentos serão enviados através do Sis-
tema de Inscrições, no endereço eletrônico https://inscricoes.
unesp.br, anexos ao pedido de inscrição do candidato, no
formato PDF (Portable Document Format), com limite de 200MB
por arquivo.
5. REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – LEI 12.782/2007
5.1. A redução do valor da taxa de inscrição, correspondente
a 50% (cinquenta por cento), será concedida aos candidatos
interessados que atendam, CUMULATIVAMENTE, os seguintes
requisitos:
5.1.1. sejam estudantes, assim considerados os que se
encontrem regularmente matriculados em curso superior, em
nível de graduação ou pós-graduação.
5.1.2. percebam remuneração, mensal, inferior a 02 (dois)
salários-mínimos, ou estejam desempregados.
SÜSSEKIND, Maria Luiza; CARMO, Lorena Azevedo do;
NASCIMENTO, Stephanie Duarte Láu do. “‘Alfinetar’: currículos,
ódios e gêneros”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis,
v. 28, n. 3, e71684, 2020. https://doi.org/10.1590/1806-9584-
2020v28n371684
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. São
Paulo: Cortez.
EL874 - Estágio Supervisionado II Ementa
Atuação no campo de trabalho que propicie ao professor
em formação o contato com experiências, práticas e conheci-
mentos de natureza profissional, articulando as diferentes for-
mas de ensino-aprendizagem. Trabalho de campo orientado para
a avaliação dos componentes da prática educativa, procurando
compreendê-la a partir dos contextos nos quais se desenvol-
vem. Elaboração e implementação de projetos e propostas que
ampliem as alternativas de intervenção e atuação.
Bibliografia
ALVES, Nilda. CALDAS, Alessandra Barbosa Nunes; CHAGAS,
C. R. R. P. ; MENDONCA,
R. H. . Imagens, Sons e Narrativas: Criar Conhecimentos e
Formar Docentes. Revista Educação - em - Foco, - v. - 25, - p. -
167-183, - 2020.
https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/
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CÂNDIDO, Antonio. A vida ao rés do chão. In: Recortes. São
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uma reflexão sobre a lei 13006/14. In: FRESQUET, A. (Org.).
Cinema e educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e
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KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho
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LEITE, César. Imagens, experiência e acontecimento na
infância e na educação. Linha Mestra, Campinas, ago/set 2015,
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NOVOA, A. Profissão professor. Porto Editora,1999.
PIMENTA, S.G. e LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. São Paulo:
Cortez, 2011.
RUFINO, Luiz. Pedagogias das encruzilhadas. Revista Perife-
ria, v. 10, n. 1, p. 71-88, Jan./Jun. 2018.
SAVAGE, J. A criação da juventude. Rio: Rocco, 2009.
SÜSSEKIND, Maria Luiza; CARMO, Lorena Azevedo do;
NASCIMENTO, Stephanie Duarte Láu do. “‘Alfinetar’: currículos,
ódios e gêneros”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis,
v. 28, n. 3, e71684, 2020. https://doi.org/10.1590/1806-9584-
2020v28n371684
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. São
Paulo: Cortez.
(Proc. nº 19-P-36055/2023)
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
REITORIA
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 087/2023, DE 01 DE SETEM-
BRO DE 2023
CONVOCA CANDIDATA HABILITADA NO CONCURSO PÚBLI-
CO Nº 42/2022-RUNESP
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da Rei-
toria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
– UNESP, CONVOCA (conforme Despacho nº 356/2023-PROPEG),
a candidata abaixo relacionada, habilitada no Concurso Público
nº 42/2022-RUNESP para provimento, mediante CONTRATAÇÃO,
do emprego público abaixo discriminado, lotado na REITORIA,
em jornada de 40 (quarenta) horas semanais, sob regime jurídico
da CLT e Legislação Complementar, a comparecer no prazo de 5
(cinco) dias úteis, a contar da data da publicação deste Edital,
à Rua Quirino de Andrade, 215 - 2º andar - São Paulo - SP, para
anuência à contratação e apresentação de cópias e originais
dos documentos comprobatórios das condições exigidas no
item 2.4 do Capítulo 2 e Capítulo 12 do Edital de Abertura de
Inscrições nº 42/2022-DTAd/PROPEG, acrescidos de cópias de:
certidão de nascimento ou casamento, CPF, PIS/PASEP, cédula de
identidade, título de eleitor e comprovante de estar em dia com
as obrigações eleitorais, escolaridade exigida no Edital, Carteira
Profissional, registro do Conselho Regional competente (quando
for o caso), três fotos 3x4, comprovante de situação cadastral na
Receita Federal, Atestado de Antecedentes Criminais e compro-
vante de residência atualizado.
O não comparecimento da candidata dentro do prazo acima
estabelecido, bem como a recusa à contratação ou, se consulta-
da e contratada, deixar de entrar em exercício, terão exauridos
os direitos decorrentes da habilitação no Concurso Público.
FUNÇÃO – Assistente Técnico Administrativo I (Área de
atuação: Graduação) – CIDADE-SEDE: São Paulo
INSCRIÇÃO - NOME - RG – CLASSIFICAÇÃO
1692935-7 - MÔNICA CRUZ DE AGUIAR – 58213527 – 26º
E, para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém
possa alegar desconhecimento, é expedido o presente Edital,
ficando mantidas as demais disposições do citado Edital de
Abertura de Inscrições que não conflitem com as disposições
constantes do presente Edital.
DIEGO AUGUSTO BARREIRO
Diretor Técnico de Divisão
Divisão Técnica Administrativa da Reitoria
EDITAL Nº 088/2023 DE DIVULGAÇÃO DA ANÁLISE DE
RECURSO, DA NOTA DA PROVA DE TÍTULOS E DA CLASSIFICA-
ÇÃO PRÉVIA
(CONCURSO PÚBLICO Nº 124/2022 - Processo
1891/2022-RUNESP)
O Diretor Técnico da Divisão Técnica Administrativa da
Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita
Filho” – UNESP - Reitoria, no uso de suas atribuições legais,
DIVULGA aos candidatos inscritos, a análise de recurso contra a
nota da prova prática, a nota da prova de títulos e a classificação
prévia para o emprego público de 012 - Assistente de Suporte
Acadêmico III (Área de atuação: Design Instrucional, Educação e
Ensino) - São Paulo/SP.
1. - Análise de recurso contra a nota da prova prática.
RECURSO - CANDIDATO - INSCRIÇÃO - OPÇÃO - PROVA
- RESULTADO
257159 - IGOR DE FATIMA DOVIZIO - 25767208 - Assistente
de Suporte Acadêmico III (Área de atuação: Design Instrucional,
Educação e Ensino) - São Paulo/SP - 060 - Prova Prática - INDE-
FERIDO
2. - Nota da prova de Títulos e Classificação Prévia para o
emprego público de 012 - Assistente de Suporte Acadêmico III
(Área de atuação: Design Instrucional, Educação e Ensino) - São
Paulo/SP.
Classificados
Inscrição - Documento - Nascimento - Jurado - L Port -
Mat - Leg - C Esp - Nota - N. Dis - Prática - Titulos - Nota Final
- Class Prév
24759708 - CAIO GUILHERME SOARES FERNANDES -
30/04/1986 - N - 10 - 3 - 3 - 17 - 82,500 - 87,500 - 90,000
- 0,000 - 260,000 - 2
23218479 - CLOVIS GERON JUNIOR - 01/03/1991 - N - 9 - 2
- 3 - 14 - 70,000 - 75,000 - 50,000 - 0,000 - 195,000 - 5
25332384 - DIANNE CASSIANO DE SOUZA - 15/02/1993 - N
- 10 - 3 - 2 - 14 - 72,500 - 87,500 - 75,000 - 1,500 - 236,500 - 3
25767208 - IGOR DE FATIMA DOVIZIO - 27/12/1995 - N -
10 - 3 - 3 - 16 - 80,000 - 100,000 - 90,000 - 0,000 - 270,000 - 1
25064746 - LUIS GUSTAVO LUZ - 28/10/1979 - N - 10 - 5 - 3
- 16 - 85,000 - 75,000 - 70,000 - 1,500 - 231,500 - 4
E, para que chegue ao conhecimento de todos, é expedido
o presente Edital.
São Paulo, 1º de setembro de 2023.
Diego Augusto Barreiro
Diretor Administrativo
- Dispositivos audiovisuais
Ana Bárbara Ramos, Felipe Leal Barquete e Isaac Pippa-
no – Pedagogia do dispositivo: um método para a educação
audiovisual.
Disponível em: https://semente.educacaoaudiovisual.com.
br/2021/05/06/a-pedagogia-do- dispositivo-um-metodo-para-
-a-educacao- audiovisual/#:~:text=Uma%20pedagogia%20
do%20cinema%20e%20audiovisual&text=A
%20trajet%C3%B3r
Site: Seminário Rede Kino – caminhar e dançar com
o cinema https://sites.google.com/view/seminarioredekino/
p%C3%A1gina-inicial?authuser=0
Bibliografia Referencias adicionais
ALMEIDA, Milton José de. Cinema: arte da memória. Campi-
nas: Autores Associados, 1999.
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o futuro. - São Paulo: Perspectiva, 1979.
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Disponível em: https://www.revistapunkto.com/2019/03/dar-ver-
-dar-que-pensar-contra-o-dominio.html
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Fios de memórias... sobre pos-
sibilidades de escritas de si e invenção de mundos. Educar em
Revista, Curitiba, v. 37, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.
br/educar/article/view/75205
FERRAZ, Claudio Benito; NUNES, Flaviana Gasparotti. Ser
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KILOMBA, GRADA. Memórias da plantação: episódios de
racismo cotidiano Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu – pala-
vras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São
Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo:
Editora n-1, 2017.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o Olhar: a necessidade de
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RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre
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XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que
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MIGLIORIN, C. RESENDE, D. CID, V. MEDRADO, A. Cinema de
grupo, notas de uma prática entre educação e cuidado. Revista
GEMInIS, v. 11, n. 2, p. 149-164, mai./ago. 2020
EL774 - Estágio Supervisionado I Ementa
Imersão no campo de trabalho, que propicie ao professor,
em formação inicial, o contato com experiências, práticas e
conhecimentos de natureza profissional, tanto na escola
quanto em espaços educativos não escolares. Conhecer as
características das instituições educativas no contexto socioeco-
nômico cultural brasileiro, articulando as diferentes formas de
ensino-aprendizagem.
Bibliografia
BRASIL. Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional. Lei
nº 9394 de 20 dez de 1996. ALVES, Nilda. CALDAS, Alessandra
Barbosa Nunes; CHAGAS, C. R. R. P. ; MENDONCA,
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Formar Docentes. Revista Educação - em - Foco, - v. - 25, - p. -
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https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/
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DAYRELL, Juarez, A escola como espaço sócio-cultural. In:
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SOUZA, E.C de Histórias de vida e formação de professores.
FAPERJ/Quartet: Rio de Janeiro, 2008.
data da publicação de sua homologação pela Congregação da
unidade no Diário Oficial do Estado.
5.3. A participação do candidato no presente processo
seletivo sumário implicará no conhecimento do presente Edital
e aceitação das condições nele previstas.
5.4. O processo seletivo sumário obedecerá às disposições
contidas na Deliberação CAD- A-003/2018, que dispõe sobre
admissões de docentes em caráter emergencial.
5.5. O candidato poderá interpor recurso contra o resultado
final do Processo Seletivo Sumário, exclusivamente de nulidade,
no prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado
final do processo. O recurso deverá ser dirigido ao Diretor da
Faculdade de Educação da UNICAMP e protocolado na Seção de
Apoio aos Departamentos.
5.6. O candidato selecionado para admissão apenas terá
sua contratação realizada se atender às determinações da
Diretoria Geral de Recursos Humanos da UNICAMP no tocante à
documentação necessária:
5.6.1. Título de Doutor de validade nacional;
5.6.2. Ter completado 18 anos de idade na data da admis-
são;
5.6.3. Não ter sido demitido por justa causa da Universidade
Estadual de Campinas;
5.6.4. Não ter vínculo de trabalho temporário com a Univer-
sidade Estadual de Campinas nos últimos 6 meses, nos termos
do artigo 452 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
5.6.5. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
5.6.6. Apresentar atestado de antecedentes criminais nega-
tivo, cuja comprovação deverá se dar pela apresentação de
Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo Departamento
de Polícia Federal; Atestado de Antecedentes Criminais emitido
pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo
e Atestado de Antecedentes Criminais emitido pelos Estados
onde o candidato houver residido ou exercido cargo ou função
pública nos últimos 5 (cinco) anos. O comprovante deverá ser
expedido, no máximo, há 90 dias ou dentro do prazo de validade
consignado no documento;
5.6.7. Apresentar cópia da última declaração de Imposto de
Renda entregue à Secretaria da Receita Federal ou declaração
pública de bens, de acordo com a Lei n.º 8.429/92, regulamen-
tada pelo Decreto Nº 41.865 de 16 de junho de 1997, com as
alterações do Decreto N° 54.264 de 23 de abril de 2009;
5.6.8. - Gozar de boa saúde física e mental, estando apto
para o exercício da função, sem qualquer restrição.
5.7. O docente admitido em caráter emergencial não inte-
grará o Quadro Docente da Universidade, não comporá colégios
eleitorais e não poderá exercer atividades de representação.
5.8. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos
pela Comissão do Processo Seletivo Sumário do Departamento
de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, (da Faculdade de
Educação) da UNICAMP.
Maiores Informações poderão ser obtidas junto à Seção
de Apoio aos Departamentos, da Faculdade de Educação, pelo
telefone (19) 3521-5671 ou pelo e-mail deptosfe@unicamp.br.
ANEXO I - PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS
EL 683 – Escola e Cultura Ementa
Dimensões da escola e da cultura na Pesquisa e no Conhe-
cimento em Educação.
A disciplina tem como objetivo abrir discussões sobre
escola, práticas sociais educativas e relações político-sociais de
poder, dominação e emancipação nas instituições escolares. A
escola como uma forma/instituição/comunidade/lugar político e
cultural estratégico para a sociedade e para as futuras gerações.
A proposta é apresentar e refletir algumas dessas dimensões da
educação escolar para perceber e deixar-se afetar pelos agencia-
mentos de sentidos que operam em discursos, imagens e sons. A
disciplina dialoga com a cultura visual que perpassa a escola, as
mídias e as artes, ampliando sentidos de cultura e conhecimen-
tos no sentido do encontro com as diferenças.
Objetivos
- - Discutir conceitos de educação, escola e cultura a partir
de imagens e sons que circulam nossos cotidianos;
- - Discutir a crise da escola e as (im)possibilidades de
se garantir a manutenção das conquistas fundamentais da
modernidade;
- - Pensar a produção dos estereótipos como automatismos
da percepção e exercitar o olhar aos detalhes;
- - Realizar conversas com composições de imagens e sons
que nos levem/forcem/convidem a pensar sobre/com as diferen-
ças que perpassam a escola e a educação;
- - Estabelecer um percurso que relacione escola e cultura
a partir das imagens e sons, relacionando a educação visual e a
escolarização contemporâneas;
- - Realizar o contato com imagens e sons pouco habituais
nas escolas, especialmente provenientes de projetos educativos
relacionados ao cinema e projetos relacionados aos pensamen-
tos ameríndios e afro-centrados tomando-as como material
possível e potente para configurar atividades educativas;
- - Apresentar e mobilizar sabedorias e obras em imagens
e sons referenciadas em modos de conhecer e viver não oci-
dentais.
Programa
O Programa da disciplina se configura como um percurso de
atenção e bifurcação a partir de três módulos:
Módulo1: Retratos da escola – memória, repetição e
diferença
- - O estereótipo como automatismo da percepção e o olhar
aos detalhes.
- - Crise da escola: garantir a manutenção das conquistas
fundamentais da modernidade?
- - As diferenças que perpassam a escola e a educação.
Textos: MASSCHELEIN, J. E-ducando o Olhar: a necessidade
de uma pedagogia pobre. Revista Educação & Realidade, RS,
33(1): 35-48 jan/jun 2008.
FERNÁNDEZ-SAVATER, Amador. Dar a ver, dar a pensar:
contra o domínio do automático. Revista Punkto. Edição #22
Inverno, (Ainda) os Coletes Amarelos, 2019.
Obra: ‘Classroom Portraits 2004 - 2012’ - Julian Germain
Módulo 2. Pensar a escola a partir dos pensamentos ame-
ríndios e afro-centrados
Textos: KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo.
1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RUFINO, Luiz. - Pedagogia das encruzilhadas: uma perspec-
tiva afro-brasileira para a educação.
- - Disponível - em: - https://portal.aprendiz.uol.com.
br/2018/11/05/pedagogia-das- encruzilhadas-uma-perspectiva-
-afro-brasileira-para-a-educacao/
- - Sites: Projeto Quirino - pensamentos e imagens a partir
de miradas afro-centradas https://projetoquerino.com.br/
Selvagem – ciclo de estudos sobre a vida - pensamentos
e imagens a partir de miradas indígenas https://selvagemciclo.
com.br/
- - Culturas e imagens indígenas: imagens que perpassam a
escola e as imagens outras que os povos indígenas nos oferecem
- Obra ‘Ficções coloniais’ de Denilson Baniwa.
- - Racismo e as imagens do corpo negro na escola
Texto: - ‘A - máscara’ - de - Grada - Kilomba - – - disponível
- em https://www.revistas.usp.br/clt/article/view/115286
Obras: Moysés Patrício https://www.premiopipa.com/pag/
moises-patricio/ Rosana Paulino - https://rosanapaulino.com.br/
Módulo 3: Imagens e sons como dispositivos
– Onde fica a casa do meu amigo? Diretor: Abbas Kiaros-
tami (1987)
Imagem e comunidade – cinema como potência de olhar. A
educação como uma prática de cuidar.
- O jarro - Diretor: Ebrahim Forouzesh (1992)
Acontecimento e a oportunidade do surgimento do comum.
A escola em um mundo em que a ideia de comunidade está
em dissolução.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
segunda-feira, 4 de setembro de 2023 às 05:05:16

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