Concursos - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação26 Dezembro 2023
402 – São Paulo, 133 (141) Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III terça-feira, 26 de dezembro de 2023
de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE) e homolo-
gada pelo Conselho Universitário, também por dois terços da
totalidade de seus membros.
3.7. O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no con-
curso público com cédula de identidade com visto temporário,
entretanto, por ocasião da nomeação deverá apresentar a
cédula de identidade com visto permanente ou no prazo de 30
(trinta) dias entregar cópia simples do protocolo do pedido de
transformação do visto temporário em permanente, sob pena
de ser exonerado.
3.8. CPF regularizado.
3.9. Todos os documentos deverão ser anexados no formato
PDF (Portable Document Format), com limite de 300MB por
arquivo, no sistema eletrônico de inscrições, no endereço https://
inscricoes.unesp.br/.
3.10. Procedimentos para inserção dos documentos com-
probatórios especificados no item 3.2 e seus subitens:
3.10.1. Os documentos referentes a cada item ou subitem
devem ser juntados em um único arquivo e inseridos nos campos
próprios do formulário de inscrição.
3.10.2. Documentos do subitem 3.2.3:
(a) capítulo de livro impresso: indicar o padrão internacional
de numeração de livro (ISBN), digitalizar a página de rosto, de
parte do sumário onde consta o capítulo e da primeira página
do capítulo;
(b) artigos e livros impressos: indicar o padrão internacional
de numeração de livro (ISBN), no caso de livro, digitalizar a
primeira página e da página que conste a legenda bibliográfica
(com o título, volume, número do fascículo, ano de publicação
e número das páginas inicial e final do artigo ou livro). Se não
tiver legenda bibliográfica, digitalizar e anexar também a capa
e sumário;
(c) artigos e livros eletrônicos: indicar título, o DOI (Identifi-
cador de Objeto Digital) ou o localizador padrão de recursos (url
-Uniform Resource Locator);
(d) capítulo de e-book: indicar o DOI (Identificador de Obje-
to Digital) do capítulo ou o localizador padrão de recursos (url
-Uniform Resource Locator)
3.10.3. Elementos comprobatórios, tais como maquetes,
obras de arte ou outros materiais que não comportarem digi-
talização, deverão ser citados no Memorial Circunstanciado no
ato da inscrição e apresentados na data da prova sob pena de
eliminação do certame.
4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
4.1. Para a confirmação da inscrição o candidato deverá
preencher o formulário de inscrição, no endereço eletrônico
https://inscricoes.unesp.br, indicando nome completo, número da
cédula de identidade, data de nascimento, filiação, naturalidade,
estado civil, residência, profissão e endereço eletrônico, anexan-
do frente e verso dos seguintes documentos:
4.1.1. Pelo menos um dos seguintes documentos de iden-
tificação com foto: cédula de identidade; carteira nacional de
habilitação; cédula de identidade de estrangeiro com visto
permanente ou temporário e na falta desta, o passaporte, no
caso de candidato estrangeiro;
4.1.2. comprovante de estar em dia com as obrigações
militares, quando do sexo masculino;
4.1.3. comprovante de estar em dia com as obrigações
eleitorais, podendo ser por meio de certidão de quitação obtida
no site do Tribunal Superior Eleitoral;
4.1.4. Memorial Circunstanciado das atividades realizadas,
no qual se identifiquem os trabalhos publicados e todas as infor-
mações que permitam cabal avaliação de seus méritos, dando-se
destaque às atividades desenvolvidas nos últimos 05 (cinco)
anos; tudo na forma consignada no item 8, subitens 8.1.1. e 8.3.
4.1.5. os candidatos estrangeiros devem estar cadastrados
no site da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvol-
vimento Científico e Tecnológico.
4.2. O candidato indicará, no ato da inscrição, o ponto ou
assunto, sobre o qual versará sua prova didática, escolhido do
programa do concurso ou definido por ele, e deverá anexar o
plano de aula e bibliografia pertinentes.
4.3. O candidato estrangeiro fica dispensado das exigências
constantes nos subitens 4.1.2 e 4.1.3.
4.4. Os títulos obtidos fora da UNESP serão admitidos para
fins de participação do concurso público, devendo, contudo, ser
reconhecida sua equivalência aos títulos conferidos pela UNESP,
salvo os obtidos em cursos de Pós-Graduação credenciados
regularmente. Caso não seja reconhecida a equivalência dos
títulos pela UNESP o docente será exonerado.
4.5. O reconhecimento da equivalência do título pela UNESP
é condição obrigatória para a permanência do docente no cargo.
4.6. Todos os documentos serão enviados por meio do
sistema de inscrições, no endereço eletrônico https://inscricoes.
unesp.br/, anexos ao pedido de inscrição do candidato, no
formato PDF (Portable Document Format), com limite de 300MB
por arquivo.
5. REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – LEI 12.782/2007
5.1. A redução do valor da taxa de inscrição, correspondente
a 50% (cinquenta por cento), será concedida aos candidatos
interessados que atendam, CUMULATIVAMENTE, os seguintes
requisitos:
I - sejam estudantes, assim considerados os que se encon-
trem regularmente matriculados em curso superior, em nível de
graduação ou pós-graduação.
II - percebam remuneração, mensal, inferior a 02 (dois)
salários mínimos, ou estejam desempregados.
5.2. A concessão da redução ficará condicionada à apre-
sentação, pelo candidato, por meio do sistema de inscrições,
no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br/, no ato da
inscrição:
I - quanto à comprovação da condição de estudante, de um
dos seguintes documentos:
a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensi-
no pública ou privada;
b) carteira de identidade estudantil ou documento similar,
expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por
entidade de representação discente;
II - quanto às circunstâncias previstas no inciso II do subi-
tem 5.1. deste Edital:
a) comprovante de renda, ou de declaração, por escrito, da
condição de desempregado.
5.3 O candidato que tiver interesse na redução da taxa
de inscrição, deverá acessar nos 05 (cinco) primeiros dias do
período de inscrição, de 0h do dia 02/01/2024 às 23h59 do
dia 06/01/2024, observado o horário de Brasília, no endereço
eletrônico https://inscricoes.unesp.br (no campo INFORMAÇÕES
COMPLEMENTARES, do formulário de inscrição), ler e aceitar o
requerimento.
5.3.1. O candidato deverá atestar a veracidade das infor-
mações documentais no requerimento de redução de taxa, sem
prejuízo de eventual apresentação dos originais caso a Unesp
entenda necessário. Em caso de declaração falsa, haverá san-
ções administrativas, civis e penais.
5.4. Somente serão aceitos os documentos dos quais cons-
tem todos os dados necessários à sua perfeita análise.
5.5. O deferimento ou indeferimento das solicitações de
redução de taxa de inscrição será disponibilizado no endere-
ço eletrônico https://inscricoes.unesp.br no dia 09/01/2024, a
partir das 09 horas e, no caso de indeferimento, o prazo para
interposição de recurso será de 02 (dois) dias contando a data
de divulgação.
6. DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES
6.1. Caberá à Congregação da Unidade deliberar sobre o
cumprimento das exigências no ato da homologação das inscri-
ções dos candidatos, ouvida a Comissão de Cargos de Professor
Titular (CCPT) constituída para analisar e emitir parecer sobre
cumprimento dos requisitos de candidatos inscritos nos concur-
sos de Professor Titular;
6.2. Será publicada no Diário Oficial do Estado – DOE –
Poder Executivo - Seção I, a relação das inscrições deferidas
Prevenção Psicológica”, junto ao Departamento de Psicologia
Clínica da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Assis,
objeto do Edital nº 263/2023-FCL/CAs, conforme segue:
Em lugar de: Prof. Dr. Manuel Antonio dos Santos – USP/
Ribeirão Preto;
Passa a compor a Banca: Prof. Dr. Eduardo Name Risk –
UFSCAR/São Carlos.
No prazo de até 2 (dois) dias úteis após a publicação da
composição provisória da Banca Examinadora no Diário Ofi-
cial e disponibilização no Sistema de Inscrições, no endereço
eletrônico https://inscricoes.unesp.br, poderá ser apresentada
ao Diretor da Unidade, por qualquer candidato ou membro da
congregação, impugnação do nome DO MEMBRO INCLUIDO,
exclusivamente para apontar, de forma fundamentada, a exis-
tência de causa de impedimento.
EDITAL nº 01/2024 - FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS
DE ASSIS
PROCESSO nº 408/2023-FCL/CAs.
Acham-se abertas, nos termos do Despacho nº
330/2023-RUNESP, de 07/08/2023, publicado no Diário Oficial
do Estado – DOE – Poder Executivo – Seção I de 11/08/2023,
com base no Estatuto e Regimento Geral da Universidade Esta-
dual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP, bem como na
Resolução Unesp nº 49/2009 (alterada pela Resolução Unesp nº
09/22), as inscrições para o concurso público de provas e títulos
para provimento de 1 (um) cargo de PROFESSOR TITULAR, em
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP,
junto ao Departamento de Psicologia Social, da Faculdade de
Ciências e Letras do Campus de Assis, no conjunto de disciplinas
"Teorias Interacionistas e Sócio-Históricas I, II e III".
A inscrição implicará a completa ciência e a tácita aceita-
ção das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre
as quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie de
desconhecimento.
1. VENCIMENTO
1.1 O vencimento corresponde à referência MS-6 – R$
21.942,59
2. INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições serão recebidas via internet, no endereço
eletrônico https://inscricoes.unesp.br. O candidato deverá pre-
encher o formulário eletrônico e realizar o pagamento da taxa
de inscrição no valor de R$ 255,00 por meio de transferência/
depósito bancário na Conta Corrente da UNESP - Banco do
Brasil - 001 - agência: 6570-6 - Conta Corrente: 130281-7 –
UNESP - CNPJ: 48.031.918/0006-39, no período das 00 horas
do dia 02/01/2024 às 17 horas do dia 16/02/2024, observado o
horário de Brasília.
2.2 O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser
anexado na área do candidato, em seu respectivo campo, dispo-
nível no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br.
2.3. O candidato que tiver interesse na redução da taxa de
inscrição deverá se inscrever nos 05 (cinco) primeiros dias do
período de inscrição, atendidas as exigências do item 5.
2.4. Não haverá reserva de percentual de que trata a Lei
Complementar nº 683/1992 em razão do número de vagas.
3. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DO CONCURSO PÚBLI-
CO.
3.1. Ser portador do título de Livre-Docente obtido na
UNESP, USP, UNICAMP, ou pela UNESP declarado equivalente,
que tenha sido conferido pelo menos 06 (seis) anos antes da
data da inscrição.
3.2. O candidato deverá comprovar, também, atividades
didáticas na graduação ou na pós-graduação, caso esteja vin-
culado à Instituição que não ofereça curso de graduação, por
período mínimo de 06 (seis) anos após a obtenção do título
de Livre-Docente, e satisfazer, no ato da inscrição, as seguintes
condições:
3.2.1. estar credenciado em Programa de Pós-Graduação
“stricto sensu”, recomendado pela CAPES, na qualidade de
docente e orientador;
3.2.2. ter concluído, pelo menos, 05 (cinco) orientações em
Programas de Pós-Graduação “stricto sensu”, recomendado
pela CAPES, mestrado ou doutorado, sendo pelo menos 02
(duas) após a Livre-Docência;
3.2.3. ter publicado, pelo menos, 20 (vinte) trabalhos cientí-
ficos ou obras entre: artigos completos em revistas referenciadas
em base de dados, indexadores e portais de periódicos com
reconhecida qualidade na área, trabalhos completos em anais
de eventos de âmbito nacional ou internacional de comprovada
relevância na área de conhecimento, livros, capítulos de livros,
partituras, obras artísticas e patentes concedidas, sendo no
mínimo 06 (seis) publicações após a Livre-Docência;
3.2.4. ter coordenado, pelo menos, 03 (três) projetos de
pesquisa ou de extensão com financiamento e avaliação exter-
nos à Universidade, dentre os quais 01 (um) obrigatoriamente
de pesquisa, sendo pelo menos 01 (um) após a Livre-Docência;
3.2.5. ter coordenado projetos de Núcleo de Ensino ou
Programa de Educação Tutorial - PET;
3.2.6. ter coordenado projetos de extensão universitária
credenciados em IES ou de pesquisa com financiamento, que
não tenham sido contemplados no subitem 3.2.4;
3.2.7. ter produzido, após a Livre-Docência, material didá-
tico, demonstrativo, impresso ou por mídia eletrônica de com-
provada qualidade editorial, que não os já apresentados no
subitem 3.2.3;
3.2.8. ter participado, como membro titular, pelo menos, de
04 (quatro) diferentes órgãos colegiados de Universidade, por no
mínimo 06 (seis) mandatos;
3.2.9. ter realizado estágio de pós-doutoramento ou atuado
como professor/pesquisador convidado no país ou no exterior,
por no mínimo 05 (cinco) meses;
3.2.10. ter coordenado programa de pós-graduação “lato
sensu” (especialização) ou supervisionado residência;
3.2.11. ter orientado 15 (quinze) alunos de graduação,
sendo pelo menos 10 (dez) com Bolsa de Iniciação Científica de
Agência de Fomento, ou Bolsa de Núcleo de Ensino, ou Bolsa
de Projeto de Extensão. Dentre as orientações com bolsa, no
mínimo 03 (três) deverão obrigatoriamente ser de Iniciação
Científica com apoio de agência de fomento;
3.2.12. ter participado de pelo menos 15 (quinze) congres-
sos científicos, com apresentação de trabalho em cada um;
3.2.13. ter participado de comitês científicos e/ou editoriais
após a Livre-Docência;
3.2.14. ter coordenado simpósios, mesas redondas ou
ministrado conferências em eventos nacionais ou internacionais
da área, após a Livre-Docência;
3.2.15. ter recebido Bolsa de Produtividade do CNPq;
3.2.16. ter coordenado Curso de Graduação e/ou de Pós-
-Graduação “stricto sensu”;
3.2.17. ter coordenado Projeto Temático ou similar;
3.2.18. ter obtido auxílio individual em, no mínimo, 03 (três)
das seguintes finalidades:
a) participação em congresso;
b) realização de evento científico, publicação de texto:
c) obtenção de bolsa de estudo própria ou para orientados
de Pós-Graduação “stricto sensu”; e
d) supervisão de Pós-Doutoramento, excetuando-se as
previstas no subitem 3.2.15, e despesas com professor visitante.
3.3. Os subitens de 3.2.1. a 3.2.4. são compulsórios.
3.4. Dos subitens 3.2.5. ao 3.2.18., o candidato deverá
comprovar atividades em, pelo menos, 06 (seis) deles.
3.5. O candidato, no ato da inscrição, deverá apresentar
documentos comprobatórios das exigências contidas nos itens
3.2., 3.3. e 3.4. e seus subitens, citando no Memorial e anexando
conforme itens 3.9. e 3.10. A não apresentação mínima exigida,
ainda que haja outras explicitadas no Memorial Circunstanciado,
implicará no indeferimento da inscrição.
3.6. Especialista de reconhecido valor, não portador de
títulos acadêmicos, poderá, em caráter excepcional, participar
do concurso público, a juízo de dois terços dos membros da
Congregação e mediante manifestação favorável do Conselho
Botazzo – Professor Sênior do Departamento de Política, Gestão
e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São
Paulo – USP; Climene Laura de Camargo – Professora Associada
do Departamento de Enfermagem Comunitária da Escola de
Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Iniciados os trabalhos, a Comissão Julgadora discutiu as listas
de pontos para as provas de Avaliação Didática, Prova Escrita e
Prova Prática. Às 9h52, a candidata Maria Cristina da Costa Mar-
ques tomou conhecimento da lista de dez pontos para a Prova de
Avaliação Didática, manifestando-se de acordo, escolheu o ponto
de número 5 (cinco), intitulado “A Saúde Pública na formação do
Brasil contemporâneo”, tendo sido observado o disposto no artigo
42 do Regimento da Faculdade de Saúde Pública. Às 10h05, a
candidata tomou conhecimento dos dez pontos da Prova Escrita,
manifestando-se de acordo. Às 10h16, na sala Paulo de Azevedo
Antunes, a candidata iniciou a prova de Avaliação Didática, utili-
zando os primeiros sessenta minutos para consulta. A prova foi
finalizada às 12h37, tendo cumprido o estabelecido no inciso IV
do artigo supra. Conforme decisão da Congregação em sua 8ª/07
Sessão Ordinária, realizada em 25 de outubro de 2007, a candida-
ta solicitou permissão para utilizar o computador, conforme termo
anexado ao processo 2023.1.606.6.0. Na prova de avaliação
didática, a candidata elaborou o programa de um programa de
disciplina de pós-graduação intitulada “Saúde Pública na Forma-
ção do Brasil Contemporâneo”
A banca assinala a pertinência e a relevância da proposta
apresentada, apontando também, a adequação e atualidade
da bibliografia adotada, assim como os métodos pedagógicos
e de avaliação.
Em seguida, a candidata tomou conhecimento da lista de
dez pontos para a Prova Prática, manifestando-se de acordo e
sorteou o ponto de número 7 (sete) referente ao tema: “Reforma
Sanitária Brasileira e Sistema Único de Saúde: história e desafios
contemporâneos”. Às 14h27, na sala Paulo de Azevedo Antunes,
deu-se início à prova, que consistiu no planejamento de um
trabalho em que a candidata deveria descrever e justificar a
metodologia a ser utilizada, conforme proposta aprovada pelo
Conselho do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Socieda-
de. Após o sorteio, a candidata utilizou sessenta minutos para
esquematizar o plano da prova e o limite de três horas subse-
quentes para a realização da mesma, finalizando-a às 18h02, em
cumprimento dos incisos II e III do parágrafo único do artigo 37
do Regimento da FSP.
Por meio da prova prática a candidata revelou sua capa-
cidade acadêmica, articulando de maneira eficiente extensão,
pesquisa e docência.
No dia 28 de novembro de 2023, às 10h15, na Sala Rodolfo
dos Santos Mascarenhas, mediante a presença da Profa. Fabíola
Zioni e do Prof. Carlos Botazzo e dos demais membros da comis-
são julgadora por videoconferência, a candidata sorteou o ponto
de número 4 (quatro), intitulado “História da Saúde Coletiva:
formação do campo e perspectivas” para a Prova Escrita, tendo
sido observado o disposto no artigo 139 do Regimento Geral da
USP. A candidata realizou a prova dentro do prazo estabelecido e
improrrogável de cinco horas, com início às 10h23 e término às
14h23, com a utilização da primeira hora para consulta e de quatro
horas para a elaboração do texto. Às 15h20, a candidata procedeu
à leitura da Prova Escrita, em sessão pública na Sala Rodolfo dos
Santos Mascarenhas e por videoconferência via Plataforma Zoom.
A banca destaca a capacidade de elaboração de uma sín-
tese entre o tema sorteado e os debates atuais do campo. No
mesmo dia, às 15h50, em sessão pública, via Plataforma Zoom,
iniciou-se a Arguição e Julgamento do Memorial. A leitura e
discussão do memorial reforçaram o excelente percurso da
candidata.
Prosseguiu-se à Defesa de Tese. Considerando a especiali-
dade definida no edital do concurso, o tema da tese foi apresen-
tado de forma adequada e revelando profundo conhecimento
teórico e experiência no campo.
Após a realização de cada prova, a Comissão Julgadora, em
sessão secreta, conferiu à candidata as notas constantes do qua-
dro abaixo, procedendo-se, em sessão pública e via Plataforma
Zoom, a divulgação dos resultados.
A Comissão Julgadora considerou o candidato habilitado,
conforme parágrafo único do artigo 180 do Regimento Geral da
Universidade de São Paulo. Em seguida elaborou o relatório, no
qual concluiu que a Doutora Maria Cristina da Costa Marques
faz jus ao título de Livre-Docente junto ao Departamento de
Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, da Faculdade de Saúde Públi-
ca da Universidade de São Paulo.
A Congregação da Faculdade de Saúde Pública, reunida em
sua 10ª/2023 sessão ordinária, realizada em 14/12/2023, homo-
logou por unanimidade, com 29 votos favoráveis, o Relatório
Final da Comissão Julgadora
INSTITUTO DE FÍSICA
INSTITUTO DE FÍSICA
EDITAL IF-80/2023
RESULTADO FINAL E HOMOLOGAÇÃO
A Diretora do Instituto de Física da Universidade de São
Paulo, “ad referendum” do Conselho Técnico-Administrativo,
torna público o Resultado Final e Homologação do Processo
Seletivo para contratação de um docente como Professor
Contratado III (Professor Doutor), por prazo determinado, junto
ao Departamento de Física Nuclear, realizado nos dias 20, 21,
e 22 de dezembro de 2023, de acordo com o Edital IF-69/23,
de abertura de Processo Seletivo para contratação de docente,
publicado no D.O.E. de 24/11/2023.
• - FABRICIO MARQUES DO CARMO
Tendo em vista a indicação do candidato acima discrimi-
nado, a Comissão de Seleção do Processo Seletivo apresentou
o seguinte Relatório Final que foi homologado pela Diretora do
Instituto de Física “Ad Referendum” do Conselho Técnico-Admi-
nistrativo e expresso nos seguintes termos: “Lidas as notas e
feitas as médias, os membros da Comissão de Seleção fizeram
as indicações abaixo relacionadas: O Prof. Dr. Armando Paduan
Filho classificou, em primeiro lugar, o Dr. Fabricio Marques do
Carmo; em segundo lugar, o Dr. Ricardo Andrade Terini. O Prof.
Dr. Marcelo Gameiro Munhoz classificou, em primeiro lugar, o
Dr. Fabricio Marques do Carmo; em segundo lugar, o Dr. Ricardo
Andrade Terini. O Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins classificou,
em primeiro lugar, o Dr. Fabricio Marques do Carmo; em segundo
lugar, o Dr. Ricardo Andrade Terini. Diante dos resultados, fica
indicado, por unanimidade, como primeiro classificado, o Dr.
Fabricio Marques do Carmo para ser contratado por tempo
determinado, como Professor Contratado III (Professor Doutor),
junto ao Departamento de Física Nuclear desta Unidade. Em
segundo lugar, fica classificado o Dr. Ricardo Andrade Terini.São
Paulo, 22 de dezembro de 2023”. Assina a Comissão Julgadora
composta pelos Professores Doutores: Marcos Nogueira Martins
- Presidente (FEP/IFUSP) - Professor Titular, Armando Paduan
Filho (FMT/IFUSP) - Professor Titular e Marcelo Gameiro Munhoz
(FNC/IFUSP) – Professor Titular. Processo no 23.1.591.43.7.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ASSIS
Faculdade de Ciências e Letras de Assis
EDITAL Nº 383/2023-FCL/CAs.
(Processo nº 811/2023)
O Diretor da Divisão Técnica Administrativa da Faculdade
de Ciências e Letras da Unesp - Campus de Assis, divulga a
ALTERAÇÃO da composição da Banca Examinadora do Concurso
Público de Títulos e Provas para provimento de 1 cargo de Pro-
fessor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime
de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP, sob o
regime jurídico efetivo, na área de conhecimento “Tratamento e
trajetória e desempenho ao longo do concurso com a área de
Estatísticas de Saúde da População Negra.
A Congregação da Faculdade de Saúde Pública, reunida
em sua 10ª/2023 sessão ordinária, realizada em 14/12/2023,
homologou, por unanimidade, o Relatório Final da Comissão Jul-
gadora que em 8 de dezembro de 2023 indicou a candidata Dra.
Janaina Calu Costa para preencher o claro/cargo nº 1237608 de
Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência
e à Pesquisa – RDIDP junto ao Departamento de Epidemiologia,
conforme Edital FSP 19/2023 de abertura de inscrições, publica-
do no D.O.E de 01/04/2023.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Edital FSP ATAc/66/2023 - RESULTADO FINAL/HOMOLO-
GAÇÃO
CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LIVRE-
-DOCENTE JUNTO AO DEPARTAMENTO DE SAÚDE, CICLOS DE
VIDA E SOCIEDADE
CANDIDATA: CRISTIANE DA SILVA CABRAL
RELATÓRIO FINAL
No dia 11 de dezembro de 2023, às 9h12, na sala Paulo de
Azevedo Antunes – Diretoria, foram abertos os trabalhos pela
Presidente da Comissão Julgadora, Fabiola Zioni - Professora
Associada do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Socieda-
de da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
– USP, que recepcionou os demais examinadores: Claudia Rober-
ta de Castro Moreno – Professora Associada do Departamento
de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde
Pública da Universidade de São Paulo – USP; Joice Melo Vieira
– Professora Livre-Docente do Departamento de Demografia
da Universidade Estadual de Campinas– UNICAMP; Edemilson
Antunes de Campos – Professor Associado da Escola de Artes,
Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP;
Marilia Pontes Esposito – Professora Titular do Departamento de
Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo – USP.
Iniciados os trabalhos, a Comissão Julgadora discutiu as
listas de pontos para as provas de Avaliação Didática, Prova
Escrita e Prova Prática. Às 9h12, a candidata Cristiane da Silva
Cabral tomou conhecimento da lista de dez pontos para a Prova
de Avaliação Didática, manifestando-se de acordo, escolheu o
ponto de número 9 (nove), intitulado “Intercessão dos estudos
de gênero com os estudos sociais da ciência”, tendo sido
observado o disposto no artigo 42 do Regimento da Faculdade
de Saúde Pública. Às 9h15, a candidata tomou conhecimento
dos dez pontos da Prova Escrita, manifestando-se de acordo.
Às 9h19, na sala Rodolfo dos Santos Mascarenhas- Diretoria,
a candidata iniciou a prova de Avaliação Didática, utilizando os
primeiros sessenta minutos para consulta. A prova foi finalizada
às 12h19, tendo cumprido o estabelecido no inciso IV do artigo
supra. Conforme decisão da Congregação em sua 8ª/07 Sessão
Ordinária, realizada em 25 de outubro de 2007, a candidata
solicitou permissão para utilizar o computador, conforme termo
anexado ao processo 2023.1.607.6.6. Na prova de avaliação
didática, a candidata elaborou o programa de um programa
de disciplina de pós-graduação intitulada “Intercessão dos
estudos de gênero com os estudos sociais da ciência”. A banca
assinala a pertinência e a relevância da proposta apresentada,
apontando também, a adequação e atualidade da bibliografia
adotada, assim como os métodos pedagógicos e de avaliação. A
banca ressalta a abordagem inovadora, pertinente e justificável
que reúne referências clássicas e contemporâneas e o equilíbrio
entre abordagens. As discussões epistemológicas são necessá-
rias para a formação do pensamento do pesquisador de forma a
articular estudos sociais das ciências e de gênero.
Em seguida, a candidata tomou conhecimento da lista de dez
pontos para a Prova Prática, manifestando-se de acordo e sorteou
o ponto de número 2 (dois) referente ao tema: “Modos de sociabi-
lidade contemporâneos para a vivência da sexualidade e do gêne-
ro”. Às 14h12, na sala Rodolfo dos Santos Mascarenhas, deu-se
início à prova, que consistiu no planejamento de um trabalho em
que a candidata deveria descrever e justificar a metodologia a ser
utilizada, conforme proposta aprovada pelo Conselho do Depar-
tamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade. Após o sorteio, a
candidata utilizou sessenta minutos para esquematizar o plano da
prova e o limite de três horas subsequentes para a realização da
mesma, finalizando-a às 18h12, em cumprimento dos incisos II e
III do parágrafo único do artigo 37 do Regimento da FSP.
Por meio da prova prática a candidata revelou sua capa-
cidade acadêmica, articulando de maneira eficiente extensão,
pesquisa e docência. A banca destaca também a relevância
da proposta, sua metodologia adequada, a preocupação com
cuidados éticos da pesquisa.
No dia 12 de dezembro de 2023, às 9h15, na Sala Rodolfo
dos Santos Mascarenhas, mediante a presença da comissão
julgadora, a candidata sorteou o ponto de número 5 (cinco),
intitulado “Saúde coletiva e interseccionalidade no debate
sobre gênero e sexualidade;” para a Prova Escrita, tendo sido
observado o disposto no artigo 139 do Regimento Geral da
USP. A candidata realizou a prova dentro do prazo estabelecido
e improrrogável de cinco horas, com início às 9h25 e término
às 14h25, com a utilização da primeira hora para consulta e de
quatro horas para a elaboração do texto. Às 15h20, a candidata
procedeu à leitura da Prova Escrita, em sessão pública na Sala
Rodolfo dos Santos Mascarenhas.
A banca destaca a capacidade de elaboração de uma síntese
entre o tema sorteado e os debates atuais do campo. Além disso, a
candidata revelou profundos conhecimentos teóricos e pensamen-
to crítico. No mesmo dia, às 15h50, em sessão pública, iniciou-se
a Arguição e Julgamento do Memorial. A leitura e discussão do
memorial reforçaram o excelente percurso da candidata.
Prosseguiu-se à Defesa de Tese. Considerando a especiali-
dade definida no edital do concurso, o tema da tese foi apresen-
tado de forma adequada e revelando profundo conhecimento
teórico e experiência no campo.
Após a realização de cada prova, a Comissão Julgadora, em
sessão secreta, conferiu ao candidato as notas constantes no
processo de número 23.1.00607.06.6, procedendo-se, em sessão
pública a divulgação dos resultados.
A Comissão Julgadora considerou o candidato habilitado,
conforme parágrafo único do artigo 180 do Regimento Geral
da Universidade de São Paulo. Em seguida elaborou o relatório,
no qual concluiu que a Doutora Cristiane da Silva Cabral faz jus
ao título de Livre-Docente junto ao Departamento de Saúde,
Ciclos de Vida e Sociedade, da Faculdade de Saúde Pública da
Universidade de São Paulo.
A Congregação da Faculdade de Saúde Pública, reunida em
sua 10ª/2023 sessão ordinária, realizada em 14/12/2023, homo-
logou por unanimidade, com 29 votos favoráveis, o Relatório
Final da Comissão Julgadora
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Edital FSP ATAc/67/2023 - RESULTADO FINAL/HOMOLO-
GAÇÃO
CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LIVRE-
-DOCENTE JUNTO AO DEPARTAMENTO DE SAÚDE, CICLOS DE
VIDA E SOCIEDADE
CANDIDATA: MARIA CRISTINA DA COSTA MARQUES
RELATÓRIO FINAL
No dia 27 de novembro de 2023, às 9h12, na sala Rodolfo
dos Santos Mascarenhas – Diretoria e por videoconferência,
através da Plataforma Zoom, foram abertos os trabalhos pela
Presidente da Comissão Julgadora, Fabiola Zioni - Professora
Associada do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade
da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
– USP, que recepcionou os demais examinadores: Lilia Blima
Schraiber – Professora Associada do Departamento de Medicina
Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo – USP; Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho
– Professora Associada do Centro de Engenharia, Modelagem e
Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC; Carlos
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
terça-feira, 26 de dezembro de 2023 às 05:05:36

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