Concursos - Universidade de SÓo Paulo

Data de publicação05 Abril 2022
SeçãoCaderno Executivo 1
678 – São Paulo, 132 (69) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I terça-feira, 5 de abril de 2022
tados com título de Mestre), com salário de R$ 1.655,34 (mil,
seiscentos e cinquenta e cinco reais e trinta e quatro centavos),
ou como Professor Contratado I (MS-1, para os contratados
somente portadores de diploma de graduação), com salário
de R$ 1.119,01 (mil, cento e dezenove reais e um centavo),
referência mês de março de 2022, com jornada de 12 (doze)
horas semanais de trabalho (claro nº 1251848), junto ao Depar-
tamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, nos
termos da Resolução nº 5.872/10 e alterações posteriores, bem
como das Resoluções nº 7.354/17 e 8.002/20, e dos princípios
constitucionais, notadamente o da impessoalidade.
1. Os membros da Comissão de Seleção serão indicados
pelo Conselho Técnico Administrativo da Faculdade de Educação
após o término do período de inscrições e de acordo com os
termos das Resoluções nº 7.354/17 e 8.002/20. 2. Os pedidos de
inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link
https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, no período acima indica-
do, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao
Diretor da Faculdade de Educação, contendo dados pessoais e
Área de conhecimento (especialidade) a que concorre, acompa-
nhado dos seguintes documentos: I. Documento de identificação
(RG, CRNM ou passaporte); II. CPF (para candidatos brasileiros);
III. Prova de que é portador do título de Doutor (para Professor
Contratado III) ou Mestre (para Professor Contratado II), outor-
gado ou reconhecido pela USP ou de validade nacional, ou, caso
esteja concorrendo à contratação como Professor Contratado I,
portador de diploma de graduação, outorgado ou revalidado
pela USP ou de validade nacional; IV. Memorial circunstanciado
e comprovação dos trabalhos publicados, das atividades realiza-
das pertinentes ao certame e das demais informações que per-
mitam avaliação de seus méritos, em formato digital. 2.1. Não
serão recebidas inscrições pelo correio, e-mail, fax, ou qualquer
outro meio. 2.2. No ato da inscrição, os candidatos com deficiên-
cia deverão apresentar solicitação para que se providenciem as
condições necessárias para a realização das provas. 2.3. Para fins
do inciso III, não serão aceitas atas de defesa sem informação
sobre homologação quando a concessão do título de Doutor ou
de Mestre depender dessa providência no âmbito da Instituição
de Ensino emissora, ficando o candidato desde já ciente de que
neste caso a ausência de comprovação sobre tal homologação
implicará o indeferimento de sua inscrição. 2.4. Não serão admi-
tidos como comprovação dos itens constantes do memorial links
de Dropbox ou Google Drive ou qualquer outro remetendo a
página passível de alteração pelo próprio candidato. 2.5. É de
integral responsabilidade do candidato a realização do upload
de cada um de seus documentos no campo específico indicado
pelo sistema constante do link https://uspdigital.usp.br/gr/
admissao, ficando o candidato desde já ciente de que a realiza-
ção de upload de documentos em ordem diversa da ali estabe-
lecida implicará o indeferimento de sua inscrição. 2.6. É de
integral responsabilidade do candidato a apresentação de seus
documentos em sua inteireza (frente e verso) e em arquivo
legível, ficando o candidato desde já ciente de que, se não sanar
durante o prazo de inscrições eventual irregularidade de upload
de documento incompleto ou ilegível, sua inscrição será indefe-
rida. 2.7. Não será admitida a apresentação extemporânea de
documentos pelo candidato, ainda que em grau de recurso. 3. O
processo seletivo terá validade imediata, exaurindo-se com a
eventual contratação dos aprovados. 4. Atribuição da função: os
candidatos aprovados, ao serem contratados, deverão ministrar
a seguinte disciplina: I. EDM0400 Educação Especial, Educação
de Surdos, Língua Brasileira de Sinais 5. O processo seletivo será
processado por meio de avaliações sucessivas de candidatos,
agrupados em conformidade com sua titulação. 5.1. Na primeira
etapa de avaliações, serão convocados para as provas, caso haja,
os candidatos portadores do título de Doutor. 5.2. Encerrada a
primeira etapa de avaliações, os candidatos habilitados serão
classificados, da seguinte forma: I. O primeiro colocado será o
candidato que obtiver o maior número de indicações, de acordo
com as notas conferidas pelos examinadores; II. O segundo
colocado será o candidato que obteria o maior número de indi-
cações, de acordo com as notas conferidas, caso o primeiro
colocado não tivesse participado das avaliações; III. Os demais
candidatos serão classificados, sucessivamente, seguindo o
mesmo método previsto no inciso II. IV. Em caso de empate, a
Comissão de Seleção procederá ao desempate com base na
média global obtida por cada candidato. 5.3. Classificados os
candidatos, serão feitas as convocações para a contratação, até,
caso necessário, esgotar-se a lista de habilitados. 5.4. Na hipóte-
se de não haver habilitados na primeira etapa, ou caso nenhum
dos candidatos habilitados atenda à convocação para contrata-
ção, será iniciada a segunda etapa de avaliações, convocando-se
para as provas, caso haja, os candidatos portadores do título de
Mestre. 5.5. Na segunda etapa de avaliações, proceder-se-á de
acordo com o disposto nos itens 5.2 e 5.3. 5.6. Na hipótese de
não haver habilitados na segunda etapa, ou caso nenhum dos
candidatos habilitados atenda à convocação para contratação,
serão chamados para avaliação, caso haja, os inscritos portado-
res de diploma de graduação que não tenham obtido título de
pós-graduação stricto sensu, iniciando-se a terceira etapa de
avaliações. 5.7. Na terceira etapa de avaliações, proceder-se-á de
acordo com o disposto nos itens 5.2 e 5.3. 5.8. Não havendo
inscritos portadores: I. do título de Doutor: a primeira etapa de
avaliações será realizada com os candidatos portadores do título
de Mestre. II. do título de Mestre: a segunda etapa de avaliações,
caso necessária, será realizada com os candidatos portadores
apenas de diploma de graduação; III. dos títulos de Doutor ou de
Mestre: será realizada etapa única de avaliações, com os candi-
datos portadores apenas de diploma de graduação. 6. As provas,
em cada etapa, serão realizadas em uma única fase por meio de
sistemas de videoconferência e outros meios eletrônicos de
participação a distância, na seguinte conformidade: I. Julgamen-
to do memorial com prova pública de arguição (peso 5) II. Prova
Didática (peso 5) 6.1. As provas serão realizadas por meio de
sistemas de videoconferência e outros meios eletrônicos de
participação a distância. 6.1.1. É de integral responsabilidade do
candidato a disponibilização de equipamentos e de conexão à
internet adequados para sua participação em todas as provas e
etapas do certame. 6.1.2. Aos examinadores que estejam a dis-
tância será permitido avaliar e arguir nas mesmas condições que
seriam oferecidas aos examinadores presentes no local do certa-
me. 6.1.3. Na eventualidade de problemas técnicos que impe-
çam a adequada participação de qualquer examinador ou do
candidato, a prova realizada por sistema de videoconferência ou
outros meios eletrônicos será suspensa. 6.1.4. Se a conexão não
for restabelecida no prazo de trinta minutos, o certame será
suspenso. 6.1.5. Quando problemas técnicos interromperem
qualquer prova, esta deverá ser retomada a partir do estágio em
que ocorreu o problema técnico ou, havendo impossibilidade de
retomada, deverá ser integralmente refeita. 6.1.6. Serão preser-
vadas as provas finalizadas antes da ocorrência de problemas
técnicos no sistema de videoconferência ou outro meio eletrôni-
co. 6.1.7. Todas as ocorrências deverão ser registradas no relató-
rio da Comissão de Seleção. 6.1.8. A Comissão de Seleção se
reunirá em sessão fechada, mediante utilização de sistema ele-
trônico seguro adotado pela Universidade, para: I – a elaboração
de listas de pontos; II – a deliberação sobre eventual pedido de
substituição de pontos; III – concessão das notas respectivas,
finda a arguição de todos os candidatos; IV – a elaboração do
seu relatório. 6.1.9. O relatório será assinado, após expressa
concordância de todos os examinadores com os seus termos,
pelo membro da Comissão de Seleção pertencente ao Departa-
mento ao qual pertence a vaga a ser ocupada. 6.2. O julgamen-
to do memorial, expresso mediante nota global, incluindo
arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato e será
realizado de acordo com o disposto no artigo 136 do Regimento
Geral da USP. 6.2.1. No julgamento do memorial, a Comissão
apreciará: I – produção científica, literária, filosófica ou artística;
II – atividade didática universitária; III – atividades relacionadas
à prestação de serviços à comunidade; IV – atividades profissio-
EDITAL 067-2022
REF. EDITAL EP/CONCURSOS 091-2019
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início no dia 23 de maio de 2022, às 7 horas, no
Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle
da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na Avenida
Professor Gualberto, Travessa 3, nº 158 – Prédio da Engenharia
Elétrica, Cidade Universitária, São Paulo - SP, o concurso público
de títulos e provas, em duas fases, para o provimento de 02
(dois) cargos de Professor Doutor para o Departamento de
Engenharia de Telecomunicações e Controle, referência MS-3,
em RDIDP, na especialidade “Engenharia de Telecomunicações,
Controle e Biomédica”, conforme edital EP/Concursos 091-2019
de abertura de inscrições, publicado no DOE de 14.12.2019,
retificado no DOE 08.01.2022, e para o qual estão inscritos os
candidatos Danilo Zucolli Figueiredo, Claudio Crivellaro, Fellipe
Garcia Marques, Diana Cristina González González, Gabriel
Casulari da Motta Ribeiro, Cassiano Otávio Becker, Caio César
Graciani Rodrigues, Atila Madureira Bueno, Carina Marconi
Germer, Guilherme Avelino Freire, Hugo Tadashi Muniz Kussaba,
Juliana Martins de Assis, Luciano Antonio Frezzatto Santos,
Renan Trevisoli Doria, Renato Naville Watanabe, Rooney Ribeiro
Albuquerque Coelho, Wiliam Carlos Galvão, Bruno Fontana da
Silva, Denille Brito de Lima, Flávio Renê Miranda Pavan, Jonatas
Sant'Anna Santos, Monica Mitiko Soares Matsumoto, Murilo
Hiroaki Seko, Renato Candido, Thiago Bulhões da Silva Costta
e Wesley Beccaro. A comissão julgadora estará constituída dos
seguintes membros:
COMISSÃO JULGADORA
1) Prof. Dr. Raúl González Lima (Titular – PME/EPUSP) -
Presidente
2) Prof. Dr. Luiz Cezar Tintinalia (Doutor – PTC/ESPUP)
3) Prof. Dr. Paulo Sergio Pereira da Silva (Doutor Sênior –
PTC/EPUSP)
4) Prof. Dr. Eduardo Aoun Tannuri (Titular – PMR/EPUSP)
5) Prof. Dr. Wilson Komatsu (Associado – PEA/EPUSP)
Ficam, pelo presente edital, convocados os candidatos e a
comissão julgadora acima mencionadas.
FACULDADE DE CIÊNCIAS
FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO
Edital CSCRH-RP - Nº 010/2022
CONVOCAÇÃO
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo convoca a candidata Renata Fonseca
Vianna Lopez a comparecer no Centro de Serviços Compartilha-
dos em Recursos Humanos do Campus Ribeirão Preto, situado à
Av. Bandeirantes, 3900, Bairro Vila Monte Alegre, em Ribeirão
Preto, SP, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a partir da publicação
deste edital, das 9h às 12h e das 13h às 17h, munida de todos os
documentos para dar andamento à nomeação como Professor
Titular, referência MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de
Ciências Farmacêuticas, na área de conhecimento Ciências Far-
macêuticas, conforme Editais ATAc/FCFRP 015/2019 e 009/2022
de abertura de inscrições e de homologação do relatório final,
respectivamente.
FACULDADE DE ECONOMIA,
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
Comunicado
Terá início no dia 25 de abril de 2022, às 8 horas, na sala de
reuniões da diretoria do prédio FEA-1, na Cidade Universitária
Armando de Salles Oliveira, o concurso de Livre-Docência do
Departamento de Administração, na especialidade “Administra-
ção Geral”, aberto pelo Edital 26/2020, no qual está inscrito o
candidato Doutor Luciano Rossoni.
A comissão julgadora será constituída pelos Professores
Guilherme Ary Plonski do Departamento de Administração da
FEAUSP (Presidente), Maria Sylvia Macchione Saes (EADFE-
AUSP), Ana Lúcia Vitale Torkomian (UFSCAR), Mateus Cecílio
Gerolamo (EESCUSP) e Barbara Stolte Bezerra (UNESP).
Ficam, pelo presente edital, convocado o candidato, às 9
horas, que teve sua inscrição aprovada pela Congregação, em
15.12.2021, e a Comissão Julgadora, às 8 horas. Segundo a
Portaria GR nº 7687/2021, no artigo 5º, é obrigatória a compro-
vação de vacinação contra a Covid-19 (esquema vacinal com-
pleto) e de eventuais doses de reforço em todas as atividades
desenvolvidas nos campi da Universidade.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Edital FEUSP nº 39/2022
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
convoca a Profa. Dra. Martha Marandino, inscrita no Concurso
de Títulos e Provas para Provimento de 01 (um) cargo de Profes-
sor Titular, referência (MS-6), em RDIDP, junto ao Departamento
de Metodologia do Ensino e Educação Comparada (EDM), na
Área de Ensino de Ciências e Matemática, conforme Edital
FEUSP nº 48/2019, a comparecer no dia 18/04/2022, segunda-
-feira, às 08h30, na sala 101 do Bloco A da Faculdade de Educa-
ção da Universidade de São Paulo.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Retificação do Comunicado publicado no D. O. Seção I, de
19 de março de 2022, página 231.
No Processo Seletivo (2ª etapa) para contratação de um
Professor Contratado II (Mestre), em conformidade com o edital
FEUSP 23/2022, para atuar no Ensino Fundamental I, junto a
Escola de Aplicação da FEUSP, tendo em vista o impedimento
Profa. Dra. Carla Biancha Angelucci (EDF/FEUSP) de participar
da referida Comissão, o Prof. Dr. Felipe de Souza Tarábola (EA-
-FEUSP) assume como titular.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
COMUNICADO
O Diretor da Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo comunica que aprovou, ad referendum do Conse-
lho Técnico-Administrativo, em 4/4/2022, as inscrições das
candidatas Antonia Aparecida Kroll Sartori, Sheila Alves Ripoli,
Renata Brião de Castro e Kellen Jacobsen Follador no Processo
Seletivo para contratação de Professor Contratado III (Doutor),
ou Professor Contratado II (Mestre), por prazo determinado, em
jornada de 12 horas semanais, até 31/12/2022, para o cargo nº
1256416, concedido pela Comissão de Claros Docentes da USP,
para atuar nas disciplinas EDM0338 Metodologia do Ensino
de História, EDM0345 Fundamentos Teórico-metodológicos do
Ensino de História, EDM0346 Projeto Integrado de Estágio em
Docência em Ciências Humanas, EDM0417 Metodologia do Ensi-
no de História I e EDM0418 Metodologia do Ensino de História
II, em conformidade com o edital FEUSP 29/2022. Em 4/4/2022,
o Diretor da Faculdade de Educação aprovou, ad referendum do
CTA, a composição da Comissão Julgadora do referido Processo
Seletivo, como segue: Membros Titulares: Nelson Schapochnik -
EDM FE FEUSP, Ana Luiza Jesus da Costa - EDF FE USP e José
Antonio Vasconcelos DH FFLCH USP. Membros suplentes: Dislane
Zerbinatti Moraes - EDM FE USP, Bruno Bontempi Junior - EDF FE
USP e Rosenilton Silva de Oliveira - EDA FE USP.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
EDITAL FEUSP Nº 40/2022
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO
SIMPLIFICADO
O Diretor da Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo torna público a todos os interessados que, conforme
aprovação ad referendum do Conselho Técnico-Administrativo
em 4 de abril de 2022, estarão abertas por 12 (doze) dias, no
período das 9h00 (horário de Brasília) do dia 6 de abril de 2022
às 17h00 (horário de Brasília) do dia 17 de abril de 2022, as
inscrições para o processo seletivo para a contratação de 1 (um)
docente por prazo determinado, como Professor Contratado III
(MS-3.1, para os contratados com título de Doutor), com salário
de R$ 2.315,32 (dois mil, trezentos e quinze reais e trinta e dois
centavos), como Professor Contratado II (MS-2, para os contra-
17. Cópia autenticada dos documentos que comprovem
os requisitos constantes do Edital de Abertura de Inscrições
(Diploma, ou na falta deste, o Certificado de Conclusão, regis-
tro no respectivo conselho, especializações, comprovante de
experiência).
18. Cópia do comprovante do número da conta corrente do
Banco do Brasil.
19. Quando se tratar de componente curricular destinado a
estágio supervisionado oferecido na habilitação profissional de
Técnico em Enfermagem:
19.1. Apresentar comprovante dentro da validade de vaci-
nação obrigatória contra difteria, tétano, hepatite, nos termos do
que dispõe a Norma Regulamentadora 32 da Portaria 3214, de
08/06/1978 do Mtb e suas atualizações.
19.2. Comprovar possuir registro ativo no conselho regional
de enfermagem (COREN) compatível com a formação solicitada
no requisito de titulação.
20. Quando se tratar do componente curricular Educação
Física (Base Nacional Comum Curricular):
20.1. Apresentar comprovação de regular inscrição no Con-
selho Regional de Educação Física (CREF). ,
*
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
REITORIA
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Edital MAC USP 006/2022 - Homologação do relatório final
O Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea
da Universidade de São Paulo, em sua 70ª sessão ordinária,
realizada em 01/04/2022, homologou o relatório final da Comis-
são Julgadora que em 10/03/2022 indicou a candidata Heloisa
Espada Rodrigues Lima para preencher o claro/cargo nº 1236385
de Professor Doutor, conforme Edital MAC-02/2019 de abertura
de inscrições, publicado no DOE de 18/12/2019.
A Comissão Julgadora esteve assim constituída: Profs. Drs.:
Ricardo Nascimento Fabbrini (Presidente) - Professor Associado
da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP;
Vânia Carneiro de Carvalho - Professora Doutora do Museu
Paulista da USP, Letícia Coelho Squeff - Professora Associada
da Universidade Federal de São Paulo, Marize Malta Teixeira –
Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro
e Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus - Professora Titular
da Universidade Federal Fluminense.
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
Edital ECA nº 17-2022
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início no dia 02 de maio de 2022, às 09h00, na sala da
Congregação no 1º andar da Escola de Comunicações e Artes,
sita a Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade
Universitária – São Paulo, o concurso público de títulos e provas
para provimento de um cargo de Professor Doutor, referência
MS-3 em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa
(RDIDP), junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração
na área de “Jornalismo”, conforme Edital nº 11-2020-ECA,
de abertura de inscrições, publicado no D.O.E. de 28/01/2020,
Poder Executivo, Seção I, página 159 e retificado no D.O.E. de
25/01/2022, Poder Executivo, Seção I, página 225, para o qual
estão inscritos os candidatos: Alexandre Lenzi, Mara Rovida
Martini, Tânia Sandroni, Alexandre Barbosa, Ligia Maria Trigo de
Souza, Marcos Antonio Zibordi, Paulo da Silva Quadros, Mauricio
Nascimento Cruz, André Luís Nery, Rodrigo Gabrioti de Lima,
Bruno Paes Manso, Deisy Fernanda Feitosa Roman, Monica Mar-
tinez, Kátia Viviane da Silva Vanzini, Vinicius Guilherme Rodri-
gues Vieira, Marlise Viegas Brenol, Beatriz Trezzi Vieira, Vanessa
Brasil de Carvalho, Mirian Aparecida Meliani Nunes, Issaaf
Santos Karhawi, Fernando Felicio Pachi Filho, Douglas Vinícius
Galan, Marcelo Silva Barcelos, Michelle Prazeres Cunha, Eduardo
Yoshio Nunomura, Tarcisio Luiz D Almeida Alves, Renato Bueno
da Cruz, Karla Caldas Ehrenberg, Ivan Paganotti, Ebenezer Taku-
no de Menezes, Adriana Carvalho do Nascimento, Marcia Eliane
Rosa, Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff, Celbi Vagner Melo
Pegoraro, Rodrigo Pelegrini Ratier, Maria do Socorro Monteiro
Carcará, Rosane da Silva Borges, Franco Iacomini Junior, Solange
Cristina Kurpiel, Juliana Doretto, Mayra Fernanda Ferreira, Maíra
Carneiro Bittencourt Maia e Ben Hur Demeneck.
A Comissão Julgadora estará constituída dos seguintes
membros:
Membros titulares: Eun Yung Park/Professora Doutora/CJE/
ECA, Wagner Souza e Silva/Professor Doutor/CJE/ECA, Daniela
Osvald Ramos/Professora Doutora/CCA/ECA, Mariângela Furlan
Haswani/Professora Doutora/CRP/ECA e Marco Antonio Bonito/
Professor Doutor/Universidade Federal do Pampa.
Membros suplentes: Mônica de Fátima Rodrigues Nunes
Vieira/Professora Doutora/CJE/ECA, Ricardo Alexino Ferreira/Pro-
fessor Associado/CJE/ECA, Luiz Alberto Besserra de Farias/Pro-
fessor Associado/CRP/ECA, Richard Romancini/Professor Doutor/
CCA/ECA, Maria Elisabete Antonioni/Professora Doutora/ESPM,
Eliza Bachega Casadei/Professora Doutora/ESPM e Ana Carolina
Temer/Professora Doutora/Universidade Federal de Goiás.
Ficam, pelo presente edital, convocados os candidatos e a
Comissão Julgadora acima mencionada.
Ressalta-se que devido a pandemia da COVID-19, será
observado o disposto no item 3 § 3º incluído na retificação do
Edital, publicado no D.O.E. de 25/01/2022, conforme transcrito
a seguir:
§ 3º Nos termos do art. 5º da Portaria GR 7687/2021, é
obrigatória a comprovação de vacinação contra a Covid-19
(esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço em
todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade,
ficando eliminados os candidatos que não atenderem a essa
exigência por ocasião da realização de cada atividade presencial
relativa ao presente certame.
ESCOLA POLITÉCNICA
EDITAL 066-2022
REF. EDITAL EP/CONCURSOS 037-2020
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início no dia 09 de maio de 2022, às 7 horas, no Depar-
tamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo, na Avenida Professor Almeida Prado,
Travessa 2, Edifício Paula Souza (prédio da Engenharia Civil),
Cidade Universitária, São Paulo - SP, o concurso público de
títulos e provas, em duas fases, para o provimento de 01 (um)
cargo de Professor Doutor para o Departamento de Engenharia
de Transportes, referência MS-3, em RDIDP, na especialidade
“Planejamento e Operações de Transportes – Smart Mobility”,
conforme edital EP/Concursos 037-2020 de abertura de ins-
crições, publicado no DOE de 06.05.2020, retificado no DOE
08.01.2022, e 23.02.2022, e para o qual estão inscritos os can-
didatos Janaína Antonino Pinto e Javier Yesid Mahecha Núñez. A
comissão julgadora estará constituída dos seguintes membros:
COMISSÃO JULGADORA
1) Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha (Titular – PTR/EPUSP)
- Presidente
2) Prof. Dr. Orlando Strambi (Titular Sênior – PTR/ESPUP)
3) Prof. Dr. Flavio Soares Correa Silva (Associado – IME/USP)
4) Prof. Dr. José Reinaldo Setti (Titular – EESC/USP)
5) Prof. Dr. Romulo Dante Orrico Filho (Titular – Coppe -
UFRJ)
Ficam, pelo presente edital, convocados os candidatos e a
comissão julgadora acima mencionadas.
2) DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA
As seguintes documentações comprobatórias deverão ser
anexadas ao Memorial Circunstanciado por cópia:
– Para FORMAÇÃO ACADÊMICA: Diploma; Certificado de
Conclusão; Declaração; Atestado de Conclusão de Curso
– Para EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMO PROFESSOR:
Declaração (em papel timbrado) assinada pelo responsável
legal, contendo identificação da empresa ou instituição, função/
cargo/emprego, tempo de serviço e componente curricular/disci-
plina ministrada e/ou área de atuação; CTPS (cópia da página do
contrato de trabalho, bem como de outras páginas. que permi-
tam identificar a empresa ou instituição, função/cargo/emprego,
tempo de serviço e componente curricular/disciplina ministrada
e/ou área de atuação)
– Para EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS FORA DA ÁREA DA
DOCÊNCIA: Declaração (em papel timbrado) assinada pelo res-
ponsável legal, contendo identificação da empresa ou institui-
ção, função/cargo/emprego, tempo de serviço e área de atuação;
CTPS (cópia da página do contrato de trabalho, bem como de
outras páginas. que permitam identificar a empresa ou institui-
ção, função/cargo/emprego, tempo de serviço e área de atuação)
Nos casos em que o candidato desejar comprovar experi-
ência profissional que tenha exercido como autônomo, deverá
apresentar declaração ou atestado assinado por ele, informando
o período e a espécie do serviço realizado, acompanhado de pelo
menos um dos seguintes documentos comprobatórios: recibos
ou comprovantes de prestação de serviços, comprovantes de
pagamento da Previdência Social, comprovantes de pagamento
de ISS ou Recibos de Pagamento a Autônomo (RPA).
ANEXO V – MODELO DE REQUERIMENTO (CANDIDATO
COM DEFICIÊNCIA)
Eu, _______________________________, portador da
Célula de Identidade RG nº ___________________ e inscrito
no CPF sob nº ___________________, venho, à presença do
Diretor da Unidade de Ensino, requerer a aplicação da Prova
de Métodos Pedagógicos do Processo Seletivo Simplificado de
Docentes nº 236/39/2022 na forma ou condição especial abaixo
descrita.
Descrição de ajudas técnicas ou condições especiais:
___________________________________________
Nestes termos,
Pede deferimento.
Em ____/____/______
____________________________________________
Assinatura do candidato
ANEXO VI – CRITÉRIOS E PONTUAÇÕES (EXAME DE MEMO-
RIAL CIRCUNSTANCIADO)
1) EXAME DE MEMORIAL CIRCUNSTANCIADO
FORMAÇÃO ACADÊMICA
– Relacionada a área/vinculada ao componente curricular
Tipo(s):
Doutorado: 12 pontos.
Mestrado: 8 pontos.
Especialização: 5 pontos.
Licenciatura ou graduação: 5 pontos.
– Em outra área
Tipo(s):
Doutorado: 4 pontos.
Mestrado: 3 pontos.
Especialização: 2 pontos.
Licenciatura ou graduação: 1 ponto.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMO PROFESSOR
– Relacionada a área/vinculada ao componente curricular
Tipo(s):
Experiência profissional como professor de ensino médio e/
ou ensino médio e técnico, com ministração de aulas (no mesmo
componente curricular para Base Nacional Comum ou na área
do componente curricular para a Parte Diversificada ou Educa-
ção Profissional Técnica de Nível Médio): 0,25 ponto para cada
mês completo de trabalho, limitado a 24 pontos.
Experiência profissional como professor de ensino fun-
damental, com ministração de aulas na área do componente
curricular: 0,25 ponto para cada mês completo de trabalho,
limitado a 6 pontos.
Experiência profissional como professor voluntário, com
ministração de aulas na área do componente curricular: 0,25
ponto para cada mês completo de trabalho, limitado a 3 pontos.
Experiência profissional como professor de ensino superior,
com ministração de aulas na área do componente curricular:
0,125 ponto para cada mês completo de trabalho, limitado a
15 pontos.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS FORA DA ÁREA DA DOCÊN-
CIA
Tipo(s):
Experiência profissional na área do componente curricular
fora da docência: 0,125 ponto para cada mês completo de
trabalho, limitado a 12 pontos.
2) PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS
CONTEÚDO – domínio, ordem de exposição (graduação
e sequência), objetividade no tratamento do assunto (clareza,
concisão, síntese), adequação ao tema (centro da aula), empre-
go correto de conceitos, relações: de 0 (zero) a 40 (quarenta)
pontos.
PLANEJAMENTO – introdução do assunto, verbalização dos
objetivos da aula, preparação da aula (apresentação do plano
de aula, material didático selecionado pelo candidato e outros
indícios concretos): de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
PROCEDIMENTO DIDÁTICO – uso adequado de recursos
didáticos disponíveis (por exemplo: audiovisual, material impres-
so, quadro negro etc.), adequação do conteúdo ao nível do
tema proposto e ao nível dos alunos, interação aluno–professor
(motivação, diálogos etc.), preocupação com o tempo, indicação
dos instrumentos de avaliação: de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
EXPRESSÃO – contato visual e apresentação pessoal do
candidato, expressões faciais e corporais (incluindo gesticula-
ção), postura e movimentação no espaço da sala, emissão de
voz (timbre de voz, ritmo, dicção): de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO – naturalidade, fluência
verbal, correção gramatical, clareza, legibilidade da escrita,
exemplificação: de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
ANEXO VII – DOCUMENTAÇÃO PARA ADMISSÃO
1. Currículo atualizado (simplificado).
2. Declaração de Situação Funcional (modelo fornecido
pela Unidade).
3. Declaração de Acumulação de Cargo/Função, quando for
o caso (modelo fornecido pela Unidade).
4. Declaração informando se possui ou não antecedentes
criminais (modelo fornecido pela Unidade).
5. Declaração de Dependentes para fins de desconto do
Imposto de Renda na Fonte (modelo fornecido pela Unidade).
6. Declaração de Opção – Contribuição Sindical (modelo
fornecido pela Unidade).
7. Declaração de Bens (modelo fornecido pela Unidade).
8. Requerimento de Salário Família (modelo fornecido pela
Unidade), e cópia da(s) Certidão(ões) de Nascimento.
9. Cópia da Carteira de Vacinação dos filhos, quando for
o caso.
10. Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social –
CTPS, apenas das páginas onde constam a identificação (frente
e verso) e do último registro.
11. Cópia da Cédula de Identidade – RG.
12. Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF.
13. Cópia do PIS/PASEP.
14. Cópia do Título de Eleitor e do comprovante de votação
do 1º e 2º turnos da última eleição, do 2º turno desde que
tenha havido ou declaração informando que está em dia com
as obrigações eleitorais.
15. Cópia do Certificado Militar ou comprovante de estar
em dia com as obrigações militares, quando do sexo masculino.
16. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
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garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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terça-feira, 5 de abril de 2022 às 05:09:34

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