Concursos - Universidade de SÓo Paulo

Data de publicação31 Agosto 2023
quinta-feira, 31 de agosto de 2023 Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III São Paulo, 133 (67) – 245
5.1.6. Cada prova será avaliada pelos membros da Comis-
são de Seleção, individualmente.
5.2. A prova didática será pública, com a duração mínima
de 40 (quarenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, e versará
sobre o programa base do processo seletivo, nos termos do art.
137, do Regimento Geral da USP.
5.2.1. A realização da prova didática far-se-á 24 (vinte e
quatro) horas após o sorteio do ponto as quais serão de livre
disposição do candidato, não se exigindo dele nesse período a
realização de outras atividades.
5.2.2. O candidato poderá utilizar o material didático que
julgar necessário.
5.2.3. O candidato poderá propor substituição dos pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do processo sele-
tivo, cabendo à Comissão de Seleção decidir, de plano, sobre a
procedência da alegação.
5.2.4. Os candidatos que se apresentarem depois do horário
estabelecido não poderão realizar as provas.
5.2.5. Se o número de candidatos o exigir, eles serão
divididos em grupos de no máximo três, observada a ordem de
inscrição, para fins de sorteio e realização da prova.
5.2.6. Quando atingido o 60º (sexagésimo) minuto de prova,
a Comissão de Seleção deverá interromper o candidato.
5.2.7. Se a exposição do candidato encerrar-se aquém do
40º minuto de prova, deverão os examinadores conferir nota
zero ao candidato na respectiva prova.
5.2.8. As notas da prova didática serão atribuídas após o
término das provas de todos os candidatos.
6. As notas das provas poderão variar de zero a dez, com
aproximação até a primeira casa decimal.
7. Para o cálculo da média de cada examinador, o quociente
da divisão será a soma dos pesos das provas, sendo considera-
dos habilitados os candidatos que alcançarem nota mínima sete
da maioria dos examinadores e observada a eventual aplicação
da pontuação diferenciada nos termos ora especificados.
7.1. A fórmula de cálculo da pontuação diferenciada a ser
atribuída a pretos, pardos e indígenas é:
PD = (MCA – MCPPI) / MCPPI
Onde:
• PD é a pontuação diferenciada a ser acrescida às notas de
todos os candidatos pretos, pardos ou indígenas que manifesta-
ram interesse em participar da pontuação diferenciada.
• MCA é a pontuação média da concorrência ampla entre
todos candidatos que pontuaram, excluindo-se os inabilitados,
ou seja, os que não atingiram a pontuação mínima referida
neste Edital. Entende-se por “ampla concorrência” todos os can-
didatos que pontuaram e que não se declararam como pretos,
pardos ou indígenas e aqueles que, tendo se declarado pretos,
pardos ou indígenas, optaram por não participar da pontuação
diferenciada.
• MCPPI é a pontuação média da concorrência PPI entre
todos candidatos que pontuaram, excluindo-se os inabilitados.
7.2. A fórmula para aplicação da pontuação diferenciada às
notas finais de pretos, pardos e indígenas é:
NFCPPI = (1 + PD) * NSCPPI
Onde:
• NFCPPI é a nota final do processo seletivo, após a aplica-
ção da pontuação diferenciada e que gerará a classificação do
candidato, limitada à nota máxima prevista em edital. Ao térmi-
no do processo seletivo, a nota final passa a ser considerada a
nota simples do candidato.
• NSCPPI é a nota simples do candidato beneficiário, sobre
a qual será aplicada a pontuação diferenciada.
7.3. Os cálculos a que se referem os subitens 7.1 e 7.2
devem considerar duas casas decimais e frações maiores ou
iguais a 0,5 (cinco décimos) devem ser arredondadas para o
número inteiro subsequente.
7.4. A pontuação diferenciada (PD) prevista neste artigo
aplica-se a todos os beneficiários habilitados, ou seja, aos que
tenham atingido o desempenho mínimo estabelecido no edital
do certame, considerada, para este último fim, a nota simples.
7.5. Na inexistência de candidatos beneficiários da pon-
tuação diferenciada entre os habilitados, não será calculada a
pontuação diferenciada.
7.6. A pontuação diferenciada não será aplicada quando,
na fórmula de cálculo da pontuação diferenciada (PD), a MCPPI
(pontuação média da concorrência PPI) for maior que a MCA
(pontuação média da concorrência ampla).
8. A Comissão de Seleção deve definir o primeiro colocado
pela maioria das indicações dos membros da Comissão. Excluído
o primeiro colocado, a Comissão deverá, dentre os candidatos
remanescentes, escolher o segundo colocado pela maioria das
indicações de seus membros, e assim, sucessivamente.
9. Em caso de empate, a Comissão de Seleção procederá
ao desempate com base na média global obtida por cada
candidato.
10. O programa base do processo seletivo será o seguinte:
1 – A poesia romântica no Brasil
2 – A prosa romântica no Brasil
3 – A obra de Machado de Assis
4 – O Naturalismo ou o Simbolismo no Brasil
5 – A literatura brasileira entre 1900 e 1920
6 - O movimento modernista brasileiro: prosa ou poesia
7 – O romance ou a poesia entre 1930 e 1945 no Brasil
8 – A prosa ou a poesia entre 1945 e 1970 no Brasil
9 – Historiografia e crítica literárias no Brasil
10 – A literatura dramática no Brasil
11 – A literatura brasileira dos últimos cinquenta anos
11. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento
do andamento do processo seletivo, por meio de acesso ao link
https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, à página institucional da
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, https://acade-
mica.fflch.usp.br/concursos/processo-seletivo, e às publicações
no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
12. O não comparecimento do candidato às provas progra-
madas implicará automaticamente sua desistência do processo
seletivo.
13. O relatório da Comissão de Seleção será apreciado pelo
CTA da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, para
fins de homologação, após exame formal.
14. A contratação será por prazo determinado e vigorará a
partir da data do exercício e até 31/07/2024, com possibilidade
de prorrogações, desde que a soma dos períodos obedeça aos
limites da legislação vigente à época de cada prorrogação e que
estejam preenchidos os demais requisitos.
15. Os docentes contratados por prazo determinado fica-
rão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade
de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência
Social – RGPS.
16. São condições de admissão:
I. Estar apto no exame médico pré-admissional realizado
pela USP;
II. Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça
outro cargo, emprego ou função pública;
III. No caso de candidato estrangeiro aprovado no pro-
cesso seletivo e convocado para contratação, apresentar visto
temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade
remunerada no Brasil.
Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao
processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados
no site da Assistência Acadêmica https://academica.fflch.usp.br/
concursos/processo-seletivo e no Serviço de Apoio Acadêmico
da FFLCH-USP, no endereço: Rua do Lago, 717 – sala 107 –
Cidade Universitária – São Paulo, SP, 05508-080 ou através dos
telefones 11-3091- 4590 e 3091- 4621, ou por correio eletrônico
(apoioaca1fflch@usp.br).
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
EDITAL FFLCH/FLP Nº 018/2023
RETIFICAÇÃO
Na publicação do D.O.E. de 30/08/2023, referente à con-
vocação para as provas do concurso para provimento de 01
Edital CSCRH-RP - Nº 037 / 2023
CONVOCAÇÃO
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
da Universidade de São Paulo, convoca o candidato LUCAS
EDUARDO DA SILVA GALON, a acessar o link https://uspdigital.
usp.br/gr/admissao, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a partir
da publicação deste Edital, para adicionar as informações /
formulários obrigatórios, para dar andamento à sua nomeação
como Professor Doutor, cargo nº 1237365, referência MS-3, em
RDIDP, junto ao Departamento de Música, na área de Conheci-
mento em Teoria e Prática de Ensino Músical, conforme Editais
ATAc nº 013/2023 e 037/2023 de abertura de inscrições e de
homologação do relatório final, respectivamente. Informações
adicionais ou em caso de dúvidas, enviar e-mail ao Centro de
Serviços Compartilhados em Recursos Humanos do Campus USP
de Ribeirão Preto: rhribeiraopreto@usp.br.
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E
CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
EDITAL FFLCH/FLC Nº 049-2023
O Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da Universidade de São Paulo torna público a todos os
interessados que, conforme aprovação ad-referendum do Con-
selho Técnico-Administrativo, estarão abertas por 10 (dez) dias,
no período das 08h (horário de Brasília) do dia 04 de setembro
de 2023 às 17h (horário de Brasília) do dia 13 de setembro de
2023, as inscrições para o processo seletivo para a contratação
de 01 (um) docente por prazo determinado, como Professor
Contratado III (MS-3.1), com salário de R$ 2.558,68, referência:
mês de maio de 2023, com jornada de 12 (doze) horas semanais
de trabalho, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Ver-
náculas, área de Literatura Brasileira, nos termos da Resolução
nº 8.362/2023, bem como da Resolução nº 7.354/2017 e dos
princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade.
1. Os membros da Comissão de Seleção serão indicados
pelo CTA da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
após o término do período de inscrições e de acordo com os
termos da Resolução nº 7.354/2017.
2. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusiva-
mente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao,
no período acima indicado, devendo o candidato preencher os
dados pessoais solicitados e anexar os seguintes documentos:
I. Documento de identidade oficial;
II. CPF (para candidatos brasileiros);
III. Prova de que é portador do título de Doutor, outorgado
ou reconhecido pela USP ou de validade nacional.
2.1. Não serão recebidas inscrições pelo correio, e-mail, fax,
ou qualquer outro meio.
2.2. No ato da inscrição, os candidatos com deficiência
deverão apresentar solicitação para que se providenciem as
condições necessárias para a realização das provas.
2.3. Para fins do inciso III, não serão aceitas atas de defesa
sem informação sobre homologação quando a concessão do
título de Doutor depender dessa providência no âmbito da
Instituição de Ensino emissora, ficando o candidato desde já
ciente de que neste caso a ausência de comprovação sobre tal
homologação implicará o indeferimento de sua inscrição.
2.4. É de integral responsabilidade do candidato a realiza-
ção do upload de cada um de seus documentos no campo espe-
cífico indicado pelo sistema constante do link https://uspdigital.
usp.br/gr/admissao , ficando o candidato desde já ciente de que
a realização de upload de documentos em ordem diversa da ali
estabelecida implicará o indeferimento de sua inscrição.
2.5. É de integral responsabilidade do candidato a apresen-
tação de seus documentos em sua inteireza (frente e verso) e em
arquivo legível, ficando o candidato desde já ciente de que, se
não sanar durante o prazo de inscrições eventual irregularidade
de upload de documento incompleto ou ilegível, sua inscrição
será indeferida.
2.6. Não será admitida a apresentação extemporânea de
documentos pelo candidato, ainda que em grau de recurso.
2.7. No ato da inscrição, o candidato que se autodeclarar
preto, pardo ou indígena manifestará seu interesse em participar
da pontuação diferenciada prevista no item 7 deste Edital.
2.8. Para que faça jus à bonificação a candidatos autodecla-
rados pretos e pardos, o candidato deverá possuir traços feno-
típicos que o caracterizem como negro, de cor preta ou parda.
2.9. A autodeclaração como preto ou pardo feita pelo can-
didato que manifestar seu interesse em participar da pontuação
diferenciada será sujeita a confirmação por meio de banca de
heteroidentificação.
2.10. Na hipótese de não confirmação da autodeclaração de
pertença racial, o candidato será eliminado do processo seletivo
e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua
admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento
administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a
ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
2.11. Para confirmação da autodeclaração do candidato
indígena será exigido, no ato da inscrição, o Registro Adminis-
trativo de Nascimento do Índio - Rani próprio ou, na ausência
deste, o Registro Administrativo de Nascimento de Índio - Rani
de um de seus genitores.
2.12. Situações excepcionais poderão ser avaliadas pelo
Conselho de Inclusão e Pertencimento, que poderá admitir a
confirmação da autodeclaração do candidato como indígena
por meio de, cumulativamente, memorial e declaração de per-
tencimento étnico subscrita por caciques, tuxauas, lideranças
indígenas de comunidades, associações e/ou organizações
representativas dos povos indígenas das respectivas regiões,
sob as penas da Lei.
2.13. As normas vigentes para apresentação dos documen-
tos referentes à autodeclaração como preto, pardo e indígena,
bem como para sua confirmação, estão disponíveis no site da
Secretaria Geral da USP (https://secretaria.webhostusp.sti.usp.
br/?p=12343).
3. O processo seletivo terá validade imediata, exaurindo-se
com a eventual contratação do(s) aprovado(s).
4. Atribuição da função: o(s) candidato(s) aprovado(s), ao
ser(em) contratado(s), deverá(ão) ministrar a(s) seguinte(s)
disciplina(s):
I. FLC0200 – Literatura Brasileira I
II. FLC0201 – Literatura Brasileira II
III. FLC0300 – Literatura Brasileira III
IV. FLC0301 – Literatura Brasileira IV
5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por
meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em
uma única fase, na seguinte conformidade:
I. Prova Escrita (peso 05.)
II. Prova Didática (peso 05)
5.1. A prova escrita, que versará sobre o programa base do
processo seletivo, será realizada de acordo com o disposto no
artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.
5.1.1. A Comissão de Seleção organizará uma lista de dez
pontos, com base no programa do processo seletivo e dela dará
conhecimento aos candidatos, 24 (vinte e quatro) horas antes
do sorteio do ponto, sendo permitido exigir-se dos candidatos a
realização de outras atividades nesse período.
5.1.2. Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de
cinco horas de duração da prova.
5.1.3. Durante sessenta minutos, após o sorteio, será
permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos
bibliográficos de uso público, não em meio eletrônico, que o
candidato tiver levado para o local da prova, do qual não lhe
será permitido ausentar-se durante esse período.
5.1.4. As anotações efetuadas durante o período de con-
sulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser
feitas em papel rubricado pela Comissão de Seleção e anexadas
ao texto final.
5.1.5. A prova, que será lida em sessão pública pelo candi-
dato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos
membros da Comissão de Seleção, ao se abrir a sessão;
publicado no D.O.E. de 03/07/2023 e retificado no D.O.E. de
05/07/2023, junto ao Departamento de Engenharia de Materiais,
na área de conhecimento de Controle e Automação, devido ao
cancelamento da inscrição do único candidato inscrito.
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
EDITAL CSCRH-SC/USP 34/2023
CONVOCAÇÃO
O Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP,
convoca o candidato Elias de Lima Neto a comparecer no Centro
de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos de São Car-
los, no prazo de 5 dias úteis, a partir da publicação deste Edital,
das 8 às 17 horas, munido de todos os documentos para dar
andamento à sua contratação, conforme Edital ATAC/EESC-USP
029/2023 de Abertura de Processo Seletivo para Contratação de
Docente (claro temporário), de Resultado Final/Classificação e
o Comunicado 019/2023 de Despacho de Homologação, como
Professor Contratado, nível III, em jornada de 12 horas semanais
de trabalho, para o Departamento de Hidráulica e Saneamento
da EESC/USP.
ESCOLA POLITÉCNICA
EDITAL - EP/CONCURSOS 111-2023
REFERENTE AO EDITAL EP/CONCURSOS – 165-2022
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início no dia 23 de outubro de 2023, às 08 horas,
no auditório do Departamento de Engenharia de Minas e de
Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na
Avenida Professor Mello Moraes, nº 2373, Cidade Universitária,
Butantã, São Paulo / SP, CEP 05508-030, o concurso público de
títulos e provas, nos termos do Art. 125, §§ 5º e 6º do Regimento
Geral da USP, para o provimento de 01 (um) cargo de Professor
Titular da Escola Politécnica da USP, sob o número 267473,
referência MS-6, em RDIDP, na especialidade “Engenharia da
Educação / Ciência da Aprendizagem”, conforme Edital EP/Con-
cursos 165-2022 de abertura de inscrições, publicado no DOE de
08.11.2022, para o qual estão inscritos os candidatos professo-
res doutores Alexandre Kawano, Anarosa Alves Franco Brandão,
Ardson dos Santos Vianna Junior, Ecivaldo de Souza Matos,
Eduardo de Senzi Zancul, Fernando de Lima Caneppele, Flavio
Almeida de Magalhães Cipparonne, Gustavo Roque da Silva
Assi, Regina Melo Silveira, Romero Tori e Roseli de Deus Lopes.
A Comissão Julgadora estará constituída dos seguintes
membros:
TITULARES
1) José Roberto Cardoso – Professor Titular – PEA/EPUSP
– Presidente
2) Álvaro Toubes Prata – Professor Titular – UFSC
3) Mauro Luiz Rabelo – Professor Titular – UnB
4) Luiz Bevilacqua – Professor Titular – UFRJ
5) Octavio Mattasoglio Neto – Professor Titular – CEUN/IMT
Ficam, pelo presente edital, convocados os candidatos e a
Comissão Julgadora acima mencionada.
EDITAL - EP/CONCURSOS – 112-2023
REFERENTE AO EDITAL EP/CONCURSOS – 068-2023
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Será realizada, nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2023,
com início às 08 horas do dia 04 de outubro de 2023, no Depar-
tamento de Engenharia de Transportes - PTR, situado à Av. Prof.
Almeida Prado, Travessa do Biênio, nº 83, Prédio da Engenharia
Civil, Cidade Universitária, São Paulo /SP, CEP 05508-070, a pri-
meira etapa (apenas candidatos portadores do título de Doutor)
do processo seletivo para a contratação de 01 (um) docente
temporário nas categorias Professor Contratado III, referência
MS-3, ou Professor Contratado II, referência MS-2, em RTP,
claro/cargo temporário nº 1268031, para o Departamento de
Engenharia de Transportes – PTR, na especialidade “Infraestru-
tura de Transportes”, conforme Edital 068-2023 de abertura de
inscrições, publicado no DOE de 03.07.2023, para o qual estão
inscritos, na categoria Doutor, os candidatos Laura Nascimento
Mazzoni e Paulo Tomaz Pellegrini.
A comissão de seleção estará constituída dos seguintes
membros titulares:
Titulares:
1) José Tadeu Balbo (Presidente) - Professor Titular - PTR/
EPUSP - PRESIDENTE
2) Jairo Salim Pinheiro de Lima - Professor Doutor - UNESP
3) Francisco Heber Lacerda de Oliveira - Professor Adjunto
– UFC
Ficam, pelo presente edital, convocados os candidatos e a
comissão de seleção acima mencionados.
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ
DE QUEIROZ
Edital ESALQ/CSCRH-LQ/09/2023 - Convocação
A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da
Universidade de São Paulo, convoca JOSÉ PAULO MOLIN, a
comparecer no Centro de Serviços Compartilhados em Recursos
Humanos – Luiz de Queiroz, sito à Av. Pádua Dias, 11/151
(Prédio Central), no prazo de 5 dias úteis, a partir da publicação
deste Edital, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, para
dar andamento à nomeação como Professor Titular, cargo nº
196177, referência MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de
Engenharia de Biossistemas, conforme Editais ESALQ/ESALQ/
ATAC/098/2022 e EDITAL/ESALQ/ATAC/076/2023, de abertura de
inscrições e de homologação do relatório final, respectivamente.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
COMUNICADO
A Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo comunica que aprovou, ad referendum do Conselho
Técnico-Administrativo, em 30 de agosto de 2023, as inscrições
das candidatas Paula Brito Agliardi, Hélida Balardini Lança
Vicente, Simone dos Santos Pereira, Emillyn Rosa, Daniela Gor-
gulho Bogolenta, Diana Schuler e Caroline Gomes de Oliveira
Vasconcelos no Processo Seletivo para contratação de Professor
Contratado III (Doutor), ou Professor Contratado II (Mestre),
por prazo determinado, em jornada de 12 horas semanais, até
31/3/2024, para o cargo nº 1268619, concedido pela Comissão
de Claros Docentes da USP, para atuar nas disciplinas da área de
Infância do Departamento de Metodologia do Ensino e Educa-
ção Comparada, em conformidade com o edital FEUSP 53/2023.
A inscrição da candidata Luciana Alvares Paes de Barros foi
indeferida por não cumprimento do item “2.5”.
Também em 30 de agosto de 2023, a Diretora da Faculdade
de Educação aprovou, ad referendum do CTA, a composição da
Comissão Julgadora do referido processo seletivo, como segue:
Membros titulares: Anete Abramowicz - EDM FE USP, Gabriela
Guarnieri de Campos Tebet - UNICAMP e Ellen de Lima Souza -
UNIFESP. Membros suplentes: Patrícia Dias Prado - EDM FE USP
e Célia Regina Batista Serrão - UNIFESP.
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E
LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
Edital CSCRH-RP - Nº 038 / 2023
CONVOCAÇÃO
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão
Preto da Universidade de São Paulo, convoca a candidata
MARINA REZENDE BAZON, a acessar o link https://uspdigital.
usp.br/gr/admissao, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a partir da
publicação deste Edital, para adicionar as informações / formu-
lários obrigatórios, para dar andamento à sua nomeação como
Professor Titular, cargo nº 155446, referência MS-6, em RDIDP,
junto ao Departamento de Psicologia, na área de Conhecimento
em Psicologia, conforme Editais ATAc nº 038/2022 e 038/2023
de abertura de inscrições e de homologação do relatório final,
respectivamente. Informações adicionais ou em caso de dúvi-
das, enviar e-mail ao Centro de Serviços Compartilhados em
Recursos Humanos do Campus USP de Ribeirão Preto: rhribei-
raopreto@usp.br.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
Comunicado
A Congregação da Escola de Comunicações e Artes, em
reunião realizada em 23 de agosto de 2023, ao apreciar a
matéria referente a homologação das inscrições e aprovação da
Comissão Julgadora para o concurso público de títulos e provas
visando o provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor,
referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência
e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 1237020, junto ao Depar-
tamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na área
de conhecimento “Relações Públicas e Comunicação Organiza-
cional: Gestão, Processos e Sociedade”, nos termos do edital nº
16-2023-ECA, publicado no D.O.E. de 07/04/2023, deliberou por:
1) Homologar as inscrições dos candidatos listados a seguir
por ordem de inscrição: Patricia Carla Gonçalves Salvatori, Caroli-
na Frazon Terra, Else Lemos Inácio Pereira, Eli Borges Júnior, Simo-
ne Alves de Carvalho, Daniel Dubosselard Zimmermann, Marcielly
Cristina Moresco, Backer Ribeiro Fernandes, Larissa Conceição
dos Santos e Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi.
2) Indeferir a inscrição do candidato: de acordo com a
respectiva motivação:
- Felipe Chibás Ortiz: Motivo do indeferimento: Não apre-
sentação no ato da inscrição do documento solicitado no inciso
III do item 1 do Edital: “diploma de bacharel em Comunicação
Social, com habilitação em Relações Públicas ou diploma de
bacharel em Relações Públicas, outorgado pela USP, por ela reco-
nhecido ou de validade nacional (frente e verso)”. O candidato
anexou um diploma de Licenciado em Psicologia, outorgado
pela Universidad de la Habana (Cuba), com data de 22/07/1988.
Note-se, ademais, que o diploma apresentado não possui infor-
mação sobre validade nacional e tampouco está acompanhado
de comprovação de seu reconhecimento pela USP, conforme
exigido pelo Edital.
3) Aprovar a Comissão Julgadora composta pelos Profs.
Drs.: Maria Clotilde Perez Rodrigues/Professora Titular/CRP/
ECA, Clarissa Maria Rosa Gagliardi/Professora Doutora/CRP/
ECA, Alan Belo Angeluci/Professor Doutor/CBD/ECA, Fernando
do Nascimento Gonçalves/Professor Doutor/FCS/UERJ e Rober-
to Chiachiri/Professor Doutor/Universidade Metodista, como
Membros Titulares e os Profs. Drs.: Valéria de Siqueira Castro
Lopes/Professora Doutora/CRP/ECA, Mariângela Furlan Haswa-
ni/Professora Doutora/CRP/ECA, Maria Cristina Piletti Grohs/
Professora Doutora/Universidade de Sorocaba, Ivanilce Santos
Oliveira/Professora Doutora/Universidade São Judas Tadeu, João
Elias Ney/Professor Doutor/Universidade Anhembi Morumbi,
Luiz Sergio Repa/Professor Doutor/FFLCH e Ruy Gomes Braga
Neto/Professor Doutor/FFLCH, como Membros Suplentes.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
Comunicado
A Congregação da Escola de Comunicações e Artes, em
reunião realizada em 23 de agosto de 2023, ao apreciar a
matéria referente a homologação das inscrições e aprovação da
Comissão Julgadora para o concurso público de títulos e provas
visando o provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor,
referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e
à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 1237080, junto ao Departa-
mento de Cinema, Rádio e Televisão, na área de conhecimento
“Montagem e Edição Audiovisual”, nos termos do edital nº
19-2023-ECA, publicado no D.O.E. de 29/04/2023, deliberou por:
1) Homologar as inscrições dos candidatos listados a seguir
por ordem de inscrição: Renato Candido de Lima, Tiago José
Lemos Monteiro, Silvia Okumura Hayashi, Fabiano Pereira de
Souza, Guilherme de Camargo Scalzilli, Sonia Regina Soares da
Cunha, Caio de Salvi Lazaneo, André Luiz Olzon Vasconcelos,
Luís Roberto Arthur de Faria, Henrique da Silva Pereira, Fernanda
Bastos Braga Marques, Glaucia Eneida Davino, Edson Pereira da
Costa Júnior, Eveline Stella de Araújo, Dalila Camargo Martins,
Caio Túlio Padula Lamas, Lúcia Ramos Monteiro, Viviane Vallades
da Silva, Daniel Velasco Leão, Thiago Afonso de André.
2) Indeferir, com base no parecer emitido pela relatora da
Congregação a inscrição dos candidatos Katherine Nakad Chuffi,
Rogério D’Avila Ortiz e Carlos Henrique Sabino Caldas de acordo
com as respectivas motivações:
- Katherine Nakad Chuffi: Motivo do indeferimento: Não
atendimento ao inciso II do item 1 do Edital. A candidata
apresentou apenas a frente do diploma emitido pela Universite
Sorbounne Nouvelle datado de 05 de janeiro de 2023, sem o
verso ou qualquer documento que ateste que o título tenha
validade nacional.
- Rogério D’Avila Ortiz: Motivo do indeferimento: Não aten-
dimento aos incisos II e IV do item 1 do Edital. O candidato não
incluiu ata de defesa com a informação sobre a homologação,
na comprovação do título. O candidato também não apresentou
a certidão de quitação eleitoral ou certidão circunstanciada
emitidas pela Justiça Eleitoral há menos de 30 dias do início do
período de inscrições.
- Carlos Henrique Sabino Caldas: Motivo do indeferimento:
Não atendimento ao inciso III do item 1 do edital. O candidato
não apresentou documento válido que comprove a quitação
com o serviço militar, tendo incluindo equivocadamente “certi-
dão de ações criminais expedida pela Justiça Militar da União”.
3) Aprovar a Comissão Julgadora composta pelos Profs.
Drs.: Roberto Franco Moreira/Professor Associado/CTR/ECA,
Cecilia Antakly de Mello/Professora Associada/CTR/ECA, Silvia
Regina Ferreira de Laurentiz/Professora Associada/CAP/ECA,
Virginia Osorio Flores/Professora Doutora/Universidade Federal
da Integração Latino Americana – UNILA e Arthur Autran Franco
de Sá Neto/Professor Doutor/UFSCAR, como Membros Titulares
e os Profs. Drs.: Patricia Moran Fernandes/Professora Associada/
CTR/ECA, Luis Fernando Angerami Ramos/Professor Associado/
CTR/ECA, Eduardo Simões dos Santos Mendes/Professor Dou-
tor/CTR/ECA, Dora Longo Bahia/Professora Doutora/CAP/ECA,
Sergio Roclaw Basbaum/Professor Doutor/PUC-SP e Elianne
Ivo Barroso/Professora Doutora/Universidade Federal do Rio de
Janeiro - UFRJ, como Membros Suplentes.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
COMUNICADO EEFE 034/2023, DE 30/08/2023
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
Edital EEFE/007/2022
CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS
Terá início no dia 6 de outubro de 2023, às 8 horas, na Esco-
la de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo,
Avenida Professor Mello Moraes, 65 – Cidade Universitária, São
Paulo, o concurso público de títulos e provas para provimento de
dois cargos de Professor Titular, referência MS-6 em RDIDP, junto
ao Departamento de Esporte, Área Treinamento Esportivo, con-
forme Edital EEFE/007/2022 de abertura de inscrições, publicado
no D.O.E. de 21/12/2022 e retificado no D.O.E. de 28/02/2023,
para o qual estão inscritos os candidatos Alexandre Moreira e
Emerson Franchini.
A Comissão Julgadora estará constituída dos seguintes
membros: Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa (EEFE-USP) – Presiden-
te, André Luiz Felix Rodacki (UFPR), Claudio Alexandre Gobatto
(UNICAMP), Antonio Carlos de Moraes (UNICAMP) e Eduardo
Kokubun (UNESP).
São Paulo, 30 de agosto de 2023.
Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa
Diretor
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA
Comunicado de Encerramento
A Escola de Engenharia de Lorena comunica o encerramen-
to do Processo Seletivo para contratação de 1 (um) Professor
Contratado II, aberto pelo Edital ATAc/EEL/USP – 18/2023,
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
quinta-feira, 31 de agosto de 2023 às 05:05:46

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