Concursos - Universidade de SÓo Paulo

Data de publicação21 Setembro 2023
152 – São Paulo, 133 (80) Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Ciência da Computação, especialidade Sistemas Distribuídos e
Redes de Computadores, conforme Edital EACH/ATAc 015/2023
de Abertura de inscrições, Publicado no Diário Oficial do Estado
de 04/03/2023, e Edital EACH/ATAc 080/2023 de Relatório de
Resultado Final/Classificação e Homologação, publicado no
Diário Oficial do Estado de 14/09/2023.
Edital CSCRH-SP 119/2023
CONVOCAÇÃO
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade
de São Paulo convoca a candidata GIOVANA BUENO a entrar em
contato com o Centro de Serviços Compartilhados em Recursos
Humanos, situado na Rua Arlindo Bettio, nº 1000, Ermelino
Matarazzo, São Paulo - SP (e-mail: rhsaopaulo@usp. br), no
prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao
da presente publicação, munido de todos os documentos, para
dar andamento a sua nomeação como Professor Doutor, cargo/
cargo nº 1236946, referência MS-3, em RDIDP, para o curso
de Lazer e Turismo, na Área de Conhecimento Lazer e Turismo,
especialidade Gestão em Lazer e Turismo, conforme Edital EACH/
ATAc 021/2023 de Abertura de inscrições, Publicado no Diário
Oficial do Estado de 18/03/2023, e Edital EACH/ATAc 081/2023
de Relatório de Resultado Final/Classificação e Homologação,
publicado no Diário Oficial do Estado de 14/09/2023.
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO
PRETO
ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE
TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE 1 (UM) CARGO
DE PROFESSOR DOUTOR NO DEPARTAMENTO DE ENFERMA-
GEM GERAL E ESPECIALIZADA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM
DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
O Diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados
que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão
ordinária realizada em 03/08/2023, estarão abertas, pelo prazo
de 90 (noventa) dias, com início às 8 horas (horário de Brasília)
do dia 22/09/2023 e término às 17 horas (horário de Brasília)
do dia 20/12/2023, as inscrições ao concurso público de títulos
e provas para provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor,
referência MS-3.1, em Regime de Dedicação Integral à Docência
e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 1237250, com o salário de
R$ 14.761,02 (maio/2023), junto ao Departamento de Enferma-
gem Geral e Especializada, na área de conhecimento Educação
em Enfermagem, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do
Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:
1. A formação na Educação Profissional Técnica de Nível
Médio em Enfermagem no cenário do Sistema Único de Saúde
(SUS).
2. Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfer-
magem: interfaces entre os dispositivos legais, o plano de curso
e o projeto político pedagógico no âmbito escolar.
3. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfer-
magem: políticas e trajetória histórico-legal.
4. A docência na Educação Profissional Técnica de Nível
Médio em Enfermagem e suas implicações com a formação do
trabalhador no cenário do Sistema Único de Saúde (SUS).
5. O planejamento do processo ensino-aprendizagem na
Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem.
6. O planejamento de aula como instrumento de ação
educativa na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em
Enfermagem: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação
7. Tendências pedagógicas e suas implicações para a
formação na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em
Enfermagem.
8. Metodologias de ensino e suas relações com a Educação
Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem.
9. O processo de avaliação da aprendizagem na Educação
Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem.
10. O estágio nos serviços de saúde na formação de técni-
cos de enfermagem: demandas e desafios no cenário do Sistema
Único de Saúde (SUS).
11. A docência na Educação Profissional Técnica de Nível
Médio em Enfermagem: limites e desafios.
12. A gestão política e pedagógica da Educação Profissional
Técnica de Nível Médio em Enfermagem no cenário do Sistema
Único de Saúde (SUS).
O concurso será regido pelos princípios constitucionais,
notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no
Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e
no Regimento da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo.
1. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusiva-
mente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao
no período acima indicado, devendo o candidato preencher os
dados pessoais solicitados e anexar os seguintes documentos:
I – memorial circunstanciado e comprovação dos trabalhos
publicados, das atividades realizadas pertinentes ao concurso e
das demais informações que permitam avaliação de seus méri-
tos, em formato digital;
II – prova de que é portador do título de Doutor outorgado
pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;
III – prova de quitação com o serviço militar para candidatos
do sexo masculino;
IV – certidão de quitação eleitoral ou certidão circunstancia-
da emitidas pela Justiça Eleitoral há menos de 30 dias do início
do período de inscrições;
V – documento de identidade oficial.
VI – projeto de pesquisa, na temática: “Concepções, práti-
cas e estratégias inovadoras de avaliação do processo ensino-
-aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
em Enfermagem”, em formato digital.
§ 1º - Elementos comprobatórios do memorial referido no
inciso I, tais como maquetes, obras de arte ou outros materiais
que não puderem ser digitalizados deverão ser apresentados até
o último dia útil que antecede o início do concurso.
§ 2º - Não serão admitidos como comprovação dos itens
constantes do memorial links de Dropbox ou Google Drive ou
qualquer outro remetendo a página passível de alteração pelo
próprio candidato.
§ 3º - Para fins do inciso II, não serão aceitas atas de defesa
sem informação sobre homologação quando a concessão do
título de Doutor depender dessa providência no âmbito da
Instituição de Ensino emissora, ficando o candidato desde já
ciente de que neste caso a ausência de comprovação sobre tal
homologação implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 4º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados
das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que tenham
comprovado a devida quitação por ocasião de seu contrato
inicial.
§ 5º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das
exigências dos incisos III e IV, devendo comprovar que se encon-
tram em situação regular no Brasil.
§ 6º - O candidato estrangeiro aprovado no concurso e
indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse
se apresentar visto temporário ou permanente que faculte o
exercício de atividade remunerada no Brasil.
§ 7º - No ato da inscrição, os candidatos com deficiência
deverão apresentar solicitação para que se providenciem as
condições necessárias para a realização das provas.
§ 8º - É de integral responsabilidade do candidato a realiza-
ção do upload de cada um de seus documentos no campo espe-
cífico indicado pelo sistema constante do link https://uspdigital.
usp.br/gr/admissao, ficando o candidato desde já ciente de que
a realização de upload de documentos em ordem diversa da ali
estabelecida implicará o indeferimento de sua inscrição.
§ 9º - É de integral responsabilidade do candidato a apre-
sentação de seus documentos em sua inteireza (frente e verso)
e em arquivo legível, ficando o candidato desde já ciente de
que, se não sanar durante o prazo de inscrições eventual irre-
gularidade de upload de documento incompleto ou ilegível, sua
inscrição será indeferida.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E
HUMANIDADES
ESCOLA DE ARTES,CIÊNCIAS E HUMANIDADES
Relatório do Processo Seletivo
Relatório do Processo Seletivo de provas para contratação
de Professor Temporário, 12 horas semanais, referência MS-3,
no Curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e
Humanidades da Universidade de São Paulo, na Área Políticas de
Turismo. Candidatos inscritos: Ariana Nascimento da Silva, Pedro
Henrique Ciucci da Silva, Diego Nogueira Rafael e Marcos Teixei-
ra de Souza. Às 9h15 do dia 18 de setembro de 2023, na Sala
da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades,
tiveram início os trabalhos do Processo Seletivo acima indicado,
nos termos do Edital EACH/ATAc 59/2023 e das demais normas
que regulamentam os concursos públicos docentes na USP. Cabe
ressaltar que a convocação foi feita para as 8h30, porém, devido
ao atraso de um dos membros da banca, por problemas alheios
à sua vontade e relacionados ao serviço de transporte, os tra-
balhos somente puderam ser iniciados no horário supracitado.
A Prof.ª Dr.ª Cynthia Harumy Watanabe Correa, na presidência
da Banca Examinadora, deu início aos trabalhos, conforme
convocação para as provas publicada no D.O.E. de 9.9.2023.
Com base no programa publicado no Edital de Abertura, a Banca
Examinadora elaborou a lista de pontos da Prova Escrita e o
calendário. Dos quatro candidatos inscritos, apenas a senhora
Ariana Nascimento da Silva havia confirmado presença, sendo
que nenhum destes compareceu no dia e horário publicados.
Como não houve candidatos presentes, a Banca Examinadora
declarou o concurso encerrado e elaborou esta ata. São Paulo,
18 de setembro de 2023. Homologado “ad referendum” do
Conselho Técnico Administrativo da Escola de Artes, Ciências e
Humanidades da Universidade de São Paulo em 20 de
setembro de 2023.
ESCOLA DE ARTES,CIÊNCIAS E HUMANIDADES
Edital EACH/ATAc 082/2023
Relatório Final Circunstanciado
Nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2023 nos termos do
Edital EACH/ATAc 63/2023 e das demais normas que regulamen-
tam os concursos docentes na USP, realizou-se na Sala de Con-
cursos, o processo Seletivo Simplificado de provas para contra-
tação para três cargos de Professor Temporário (nível Doutor, 12
horas semanais, referência MS-3.1), para o Curso de Obstetrícia,
Área de Especialidade: Assistir e Cuidar em Obstetrícia, da Escola
de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
O processo seletivo foi composto pelas provas escrita
e didática, realizadas de acordo com o Edital de abertura e
convocação publicada no D.O.E. de 04/09/2023 e cronograma
estabelecido pela Comissão de Seleção. Para a primeira etapa
do processo seletivo, inscreveu-se, a doutora Gizela Maria
Agostini Pereira.
A Comissão de Seleção se reuniu e definiu os seguintes
pontos para a prova escrita: 1. O processo de cuidar na saúde
materna e perinatal; 2. Práticas de atenção ao pré-natal, parto e
pós-parto baseadas em evidências científicas; 3. Políticas públi-
cas para a promoção da saúde materna e perinatal no Brasil; 4.
Práticas de atenção ao risco obstétrico e neonatal baseadas em
evidências científicas; 5. Assistência às urgências e emergên-
cias gerais, obstétricas e neonatais; 6. Práticas de atenção ao
recém-nascido e lactente baseadas em evidências científicas;
7. Assistência à saúde materna e perinatal no contexto da
família e da comunidade; 8. Práticas e modelos de atenção à
saúde materna e perinatal; 9. A sistematização da assistência à
saúde materna e perinatal; 10. A gestão da assistência à saúde
materna e perinatal.
A prova escrita foi realizada no dia 14 de setembro de
2023, a partir das 8h44. O ponto sorteado foi o nº 07 (sete),
“Assistência à saúde materna e perinatal no contexto da família
e da comunidade”. A candidata empregou corretamente o uso
da língua portuguesa. Apresentou construção textual razoável.
A candidata apresenta organização de conteúdo, entretanto
apresentou dificuldade em referenciar o embasamento teórico,
além das citações, bem como as referências ao final do texto.
Além disso, não apresentou um posicionamento crítico a res-
peito do assunto.
Finalizada a prova, às 13h44, fez-se uma pausa de 30 minu-
tos e em seguida a candidata leu sua prova para a comissão de
seleção. Em seguida, às 14h15 ocorreu o sorteio do ponto para
a prova didática. A Comissão de Seleção definiu a lista para a
prova didática alterando apenas o ponto 7 sorteado para “Prá-
ticas integrativas na assistência à saude da mulher no contexto
de parto e nascimento”. Finalizaram-se os trabalhos às 15h30.
A prova didática ocorreu no dia 15 de setembro de 2023,
na Sala de Concursos. A candidata Gizela Maria Agostini Pereira,
que havia sorteado o ponto 01, “O processo de cuidar na saúde
materna e perinatal”, iniciou sua prova às 14h32, concluindo-
-a em 50 minutos. A candidata selecionou alguns tópicos do
tema sorteado, apresentou uma aula descritiva, com referencial
teórico pertinentes e atuais. A candidata também fez o emprego
correto da língua portuguesa, demonstrando sistematização
lógica do conteúdo. De forma geral, demonstrou domínio e
segurança do conteúdo.
Ao término das provas, a candidata foi habilitada com as
seguintes médias finais: Prof.ª Dr.ª Joyce da Costa Silveira de
Camargo: 7,0; Prof.ª Dr.ª Karina Fernandes Trevisan: 7,0; Prof.ª
Dr.ª Osmara Alves dos Santos: 7,0.
Considerando a classificação geral, a Comissão de Seleção
indicou, por unanimidade de seus membros, a candidata Gizela
Maria Agostini Pereira, e submete o resultado ao Conselho Téc-
nico Administrativo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades
da Universidade de São Paulo. Aprovado "Ad referendum" em
20.09.2023.
Edital CSCRH-SP 117/2023
CONVOCAÇÃO
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade
de São Paulo convoca a candidata THAIS BENTO LIMA DA SILVA
a entrar em contato com o Centro de Serviços Compartilhados
em Recursos Humanos, situado na Rua Arlindo Bettio, nº 1000,
Ermelino Matarazzo, São Paulo - SP (e-mail: rhsaopaulo@usp.
br), no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia
seguinte ao da presente publicação, munido de todos os docu-
mentos, para dar andamento a sua nomeação como Professor
Doutor, cargo/cargo nº 1091697, referência MS-3, em RDIDP,
para o curso de Gerontologia, na Área de Conhecimento Geron-
tologia, especialidade psicogerontologia, conforme Edital EACH/
ATAc 014/2023 de Abertura de inscrições, Publicado no Diário
Oficial do Estado de 04/03/2023, e Edital EACH/ATAc 079/2023
de Relatório de Resultado Final/Classificação e Homologação,
publicado no Diário Oficial do Estado de 14/09/2023.
Edital CSCRH-SP 118/2023
CONVOCAÇÃO
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade
de São Paulo convoca a candidata RENAN CERQUEIRA AFONSO
ALVES a entrar em contato com o Centro de Serviços Comparti-
lhados em Recursos Humanos, situado na Rua Arlindo Bettio,
1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo - SP (e-mail: rhsaopaulo@
usp. br), no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia
seguinte ao da presente publicação, munido de todos os docu-
mentos, para dar andamento a sua nomeação como Professor
Doutor, cargo/cargo nº 1006304, referência MS-3, em RDIDP,
para o curso Sistemas de Informação, na Área de Conhecimento
xo relacionados o resultado da Prova de Métodos Pedagógicos e
Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
649 – MATEMÁTICA (BASE NACIONAL COMUM) (Ensino
Médio (BNCC/ETIM/MTec/AMS/com Ênfases/Itinerários Formati-
vos/Projetos de Aprofundamento/PD))
CANDIDATOS APROVADOS
LICENCIADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
7/ VINÍCIUS DA COSTA GARCIA / 50633177–5 /
47570671864 / 8.75 / 88,66 / 97,41 / 1º
11/ MARILIA DIBBERN LOPES CORREIA / 282285350 /
26789980881 / 13 / 56,66 / 69,66 / 2º
CANDIDATO(S) NÃO APROVADO(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF/Nota da Prova de Métodos Peda-
gógicos
4/463171846/34525756837/43.33
10/18.351.077–X/09132544871/35.33
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
1/40.525.861–6/32858040842
3/532282747/47509225876
5/RG53991938X/47987160814
8/28452702–6/29700338878
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DEPUTADO ARY DE CAMAR-
GO PEDROSO – PIRACICABA CLASSE DESCENTRALIZADA EICAP
LÚCIA ROSÁRIA ARMELIN STEFANINI
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 193/11/2023 – PROCESSO Nº
136.000114337/2023–81
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DEPUTADO ARY
DE CAMARGO PEDROSO, da cidade de PIRACICABA, faz saber
aos candidatos abaixo relacionados o resultado da Prova de
Métodos Pedagógicos e Classificação Final do Processo Seletivo
Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
5504 – PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DA LOGÍSTICA
REVERSA(Logística)
CANDIDATOS APROVADOS
GRADUADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
10/ MURILO CESAR MERLOTO / 40.619.687–4 /
36907447843 / 32 / 97,6 / 129,6 / 1º
7/ ANDRE RENTO BARRETTO / 33796337X / 22009570847
/ 31 / 75,6 / 106,6 / 2º
13/ PRISCILA BAPTISTA PAVONATO / 422720690 /
22983248836 / 17 / 79,6 / 96,6 / 3º
CANDIDATO(S) NÃO APROVADO(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF/Nota da Prova de Métodos Peda-
gógicos
4/340311277/31384409831/49.6
12/235925858/15869861802/44.3
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
9/11047291–3/89131550878
14/243306118/26020239810
18/191351507/11526043840
20/236777944/19027926883
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO ROQUE – SÃO ROQUE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 116/37/2023 – PROCESSO Nº
136.00031141/2023–51
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO ROQUE,
da cidade de SÃO ROQUE, faz saber aos candidatos abaixo
relacionados o resultado da Prova de Métodos Pedagógicos e
Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
5036 – BANCO DE DADOS III(Desenvolvimento de Sistemas)
CANDIDATOS APROVADOS
GRADUADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
2/ EMERSON ROBERTO DE OLIVEIRA / 278206141 /
27577882801 / 6 / 71 / 77 / 1º
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO ROQUE – SÃO ROQUE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 116/38/2023 – PROCESSO Nº
13600031142202304
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO ROQUE,
da cidade de SÃO ROQUE, faz saber aos candidatos abaixo
relacionados o resultado da Prova de Métodos Pedagógicos e
Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
5047 – PROGRAMAÇÃO WEB II(Desenvolvimento de Sis-
temas)
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
1/451395190/34214535863
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL AMIM JUNDI – OSVALDO
CRUZ ETEC AMIM JUNDI – SEDE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 027/14/2023 – PROCESSO Nº
SEI – 136.00019733/2023–03
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL AMIM JUNDI,
da cidade de OSVALDO CRUZ, faz saber aos candidatos abaixo
relacionados o resultado da Prova de Métodos Pedagógicos e
Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
405 – GEOGRAFIA (BASE NACIONAL COMUM) (Ensino
Médio (BNCC/ETIM/MTec/AMS/com Ênfases/Itinerários Formati-
vos/Projetos de Aprofundamento/PD))
CANDIDATOS APROVADOS
LICENCIADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
8/ BIANCA CARREIRA / 59204446–4 / 48860456851 / 5 /
80,33 / 85,33 / 1º
4/ LEONARDO GONÇALVES BATISTUTI / 547426240 /
45646590817 / 8.5 / 72,33 / 80,83 / 2º
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
2/40383695–5/38385472843
3/447193818/35814664819
6/16.536–334/09882542638
7/584101569/49071458881
9/42.599.792–3/33572659825
*
CANDIDATOS APROVADOS
GRADUADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
4/ MIRIÃ TONUS DE OLIVEIRA ALVES / 301757501 /
28536276835 / 44.38 / 57.00 / 101.38 / 1º
3/ MARISOL APARECIDA SASSE / 276074191 / 17556659895
/ 22.00 / 62.00 / 84.00 / 2º
2/ JHENIFFER JAQUELINE DE GODOI NEGRI / 486906711 /
37431825803 / 18.00 / 59.33 / 77.33 / 3º
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
6/337987166/31124638890
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOUTOR JOSÉ
DAGNONI – SANTA BÁRBARA D OESTE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 117/47/2023 – PROCESSO Nº
136.00010259/2023–46Filtrar Linha Direta
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOU-
TOR JOSÉ DAGNONI, da cidade de SANTA BÁRBARA D OESTE,
faz saber aos candidatos abaixo relacionados o resultado da
Prova de Métodos Pedagógicos e Classificação Final do Processo
Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
4178 – ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA
II (Enfermagem)
CANDIDATOS APROVADOS
GRADUADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
4/ MIRIÃ TONUS DE OLIVEIRA ALVES / 301757501 /
28536276835 / 44.38 / 55.33 / 99.71 / 1º
1/ JHENIFFER JAQUELINE DE GODOI NEGRI / 486906711 /
37431825803 / 18.00 / 65.00 / 83.00 / 2º
7/ MARCELA DAL BO PINTO CATAO / 337987166 /
31124638890 / 23.50 / 57.00 / 80.50 / 3º
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
6/29.686.382–8/29343464800
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOUTOR JOSÉ
DAGNONI – SANTA BÁRBARA D OESTE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 117/49/2023 – PROCESSO Nº
136.00010262/2023–60
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOU-
TOR JOSÉ DAGNONI, da cidade de SANTA BÁRBARA D OESTE,
faz saber aos candidatos abaixo relacionados o resultado da
Prova de Métodos Pedagógicos e Classificação Final do Processo
Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
2690 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UTI E UNIDA-
DES ESPECIALIZADAS(Enfermagem)
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
4/327742264/28560275800
5/301757501/28536276835
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOUTOR JOSÉ
DAGNONI – SANTA BÁRBARA D OESTE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 117/50/2023 – PROCESSO Nº
136.00010263/2023–12
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOU-
TOR JOSÉ DAGNONI, da cidade de SANTA BÁRBARA D OESTE,
faz saber aos candidatos abaixo relacionados o resultado da
Prova de Métodos Pedagógicos e Classificação Final do Processo
Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
2924 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE
MENTAL(Enfermagem)
CANDIDATOS APROVADOS
GRADUADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
2/ LISAINE FERREIRA BONFIM / 32735132–9 / 29831869893
/ 31.18 / 65.00 / 96.18 / 1º
3/ JHENIFFER JAQUELINE DE GODOI NEGRI / 486906711 /
37431825803 / 18.00 / 65.00 / 83.00 / 2º
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
5/301757501/28536276835
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CARLOS DE CAMPOS – SÃO
PAULO
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 045/13/2023 – PROCESSO Nº
136.00013240/2023–51
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CARLOS DE CAM-
POS, da cidade de SÃO PAULO, faz saber aos candidatos abaixo
relacionados o resultado da Prova de Métodos Pedagógicos e
Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado:
COMPONENTE CURRICULAR – (HABILITAÇÃO)
4181 – ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA
II (Enfermagem)
CANDIDATOS APROVADOS
LICENCIADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
9/ REJANE GOMES REGINALDO / 387557404 / 59294280691
/ 41.00 / 91,00 / 132,00 / 1º
CANDIDATOS APROVADOS
GRADUADO(S)
Nº de Inscrição/Nome (ou Nome Social)/RG/CPF/Nota do
Exame de Memorial Circunstanciado/Nota da Prova de Métodos
Pedagógicos/Nota Final/Classificação Final
2/ MARIA DO CARMO DOS SANTOS / 362796452 /
16319668806 / 10.88 / 50,00 / 60,88 / 1º
CANDIDATOS AUSENTE(S)
Nº de Inscrição/RG/CPF
3/290617728/29325983842
4/281482433/17997458808
5/37038898–7/45455134841
6/476965123/06154677332
8/0430340559/56133510587
10/475270952/36823401818
11/388643596/26752980268
*
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE HORTOLÂNDIA – HOR-
TOLÂNDIA
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE
ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 115/12/2023 – PROCESSO Nº SEI
136.00031105/2023–98
EDITAL DE RESULTADO DA PROVA DE MÉTODOS PEDAGÓ-
GICOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
O Diretor da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE HORTOLÂN-
DIA, da cidade de HORTOLÂNDIA, faz saber aos candidatos abai-
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
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quinta-feira, 21 de setembro de 2023 às 05:05:39
quinta-feira, 21 de setembro de 2023 Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III São Paulo, 133 (80) – 153
Indicador: Finalização de projeto de pesquisa proposto na
contratação.
Prazo: Até o final do estágio probatório.
3. ATIVIDADE: Participar de Grupo de estudo e pesquisa da
EERP, cadastrado no CNPq, com foco na formação de profissio-
nais e professores da área da saúde/enfermagem, incluindo a
EPTNM (o grupo se encontra em fase de reestruturação).
Indicador: Participação na concepção e execução das ativi-
dades propostas pelo grupo.
Prazo: A partir do início do estágio probatório.
4. ATIVIDADE: Publicar/submeter artigos na temática
EPTNM em periódicos indexados.
Indicador: Ter artigos encaminhados/publicados na temática
EPTNM em enfermagem – com ênfase em produtos extraídos do
projeto de pesquisa da contratação.
Prazo: Até o final do estágio probatório.
CULTURA E EXTENSÃO – METAS (descrever atividades,
indicadores e prazos)
O ERG, dentre outras, apresenta como metas para a cultura
e extensão: incrementar o número de projetos com a participa-
ção de alunos de graduação e pós-graduação e capacitar recur-
sos humanos em saúde e Educação em temáticas prioritárias
para a sociedade e atendendo a agenda 2030.
1. ATIVIDADE: Participar de projetos de extensão já realiza-
dos na área de ensino e propor novas atividades de educação
continuada/ permanente, incluindo oficinas e outras modalida-
des de encontros pedagógicos, com coordenadores e professores
das escolas técnicas parceiras do curso de Bacharelado e Licen-
ciatura em Enfermagem e outras da região.
Indicador: Realização de encontros pedagógicos nas escolas
técnicas, junto com o corpo docente da área de ensino.
Prazo: A partir do início do estágio probatório.
2. ATIVIDADE: Propor atividades que apoiem a discussão
sobre a prática pedagógica da avaliação na EPTNM (projeto de
pesquisa da contratação) e a construção de propostas avaliati-
vas, incluindo novos instrumentos, em conjunto com docentes
das escolas técnicas e da área de ensino Educação Profissional
Indicadores: Realização de encontros pedagógicos nas
escolas técnicas, com foco nos processos avaliativos. Novos
instrumentos avaliativos construídos em parceria com docentes
da área de ensino e das escolas técnicas.
Prazo: Até o final do estágio probatório.
3. ATIVIDADE: Contribuir nas discussões e no apoio à pro-
posição de atividades formativas do corpo docente da unidade
em relação às práticas de avaliação do processo ensino-apren-
dizagem. Indicador: Participação em encontros pedagógicos na
EERP, tendo as práticas avaliativas como foco.
Prazo: A partir do segundo ano do estágio probatório.
IMPACTO ESPERADO COM A CONTRATAÇÃO Curto Prazo
- Contribuir com a formação de enfermeiros licenciados,
ressaltando que a licenciatura em enfermagem integrada ao
bacharelado é a única oferta regular de formação de professo-
res para a atuação na EPTNM, especificamente de auxiliares e
técnicos de enfermagem que perfazem a
maioria da equipe de saúde/enfermagem que cuida da
população;
- Apoiar a formação continuada/permanente de professores
que já atuam nas escolas técnicas parceiras do curso de Bacha-
relado e Licenciatura em Enfermagem e em outras, contribuindo
para a formação emancipadora e compromissada com o SUS.
Médio Prazo
- Ampliar a produção e divulgação de conhecimento especí-
fico sobre a EPTNM em saúde/enfermagem, contribuindo para a
visibilidade da área de conhecimento e para o fortalecimento da
linha de pesquisa “Formação de profissionais e de professores
na área da saúde” do Programa de Pós-Graduação em Enferma-
gem Fundamental, o que também implica no atendimento de
demandas da CAPES, nos processos avaliativos dos PPG, quanto
à realização de atividades na educação básica;
- Apoiar o oferecimento anual das disciplinas de pós-gradu-
ação, contribuindo tanto com a formação docente universitária
como com a formação para a docência na EPTNM em saúde/
enfermagem;
- Fortalecer a parceria entre a universidade e as escolas
técnicas, respondendo ao compromisso social com a educação
básica.
Longo Prazo
- Construir área de investigação, em parceria com profes-
sores das escolas técnicas, com foco no desenvolvimento de
pesquisas sobre práticas avaliativas na EPTNM em saúde/enfer-
magem, o que poderá desdobrar-se em produtos como guias
orientadores das práticas avaliativas e novos instrumentos;
- Contribuir para o aumento do número de pós-graduandos
formados na especificidade da área de conhecimento – EPTNM;
- Contribuir na formulação de políticas públicas que se
voltem para a melhoria da formação, das condições de trabalho
e da docência nas escolas técnicas da área da saúde;
- Agregar parceiros, inclusive, internacionais, nas atividades
do Grupo de Pesquisa formado pelos professores da área de
ensino, ampliando a produção acadêmica e a potencialidade de
construir impactos de pesquisa na prática profissional docente.
No conjunto, as atividades delimitadas no presente plano
individualizado têm potencial inovador na medida em que estão
inseridas em projeto amplo de formação e construção de conhe-
cimento que vem se desenvolvendo desde 2006, quando foi
iniciado o curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
na Unidade, o qual foi gerado com caráter inovador uma vez
que tal curso é o único curso da área da saúde que, marcado
historicamente, pela divisão social e técnica do trabalho, man-
tém a licenciatura em sua proposta formativa, agregando valor
na medida em que articula saberes da saúde/enfermagem com a
educação na graduação; a área de ensino Educação Profissional
da unidade ministra as disciplinas ancoradas na articulação
estreita entre universidade-escolas técnicas-serviços de saúde e
nas premissas pedagógicas: articulação teórico-prática; valoriza-
ção do processo formativo construído em pequenos grupos para
viabilizar a inserção na prática profissional ao longo de todas as
disciplinas, bem como a formação de valores e atitudes coeren-
tes à atuação compromissada com o SUS e à formação crítica
dos trabalhadores; construção de avaliação formativa, incluindo
portfólios reflexivos; as disciplinas de graduação, a pesquisa
e a extensão têm se processado de modo interdepartamental,
construindo o compartilhamento das responsabilidades e com-
promissos com a formação específica do enfermeiro professor
da escola técnica.
Assim, a intenção é que o docente novo venha contribuir
para o aprimoramento das atividades, impedindo que alcances
políticos e pedagógicos inovadores já obtidos sejam perdidos,
tendo em vista o atual déficit de professores na área de ensino,
bem como que sejam construídas outras inovações (práticas
avaliativas – concepções e novos instrumentos emancipadores;
novos materiais didático-pedagógicos; nova disciplina de pós-
-graduação; projeto de pesquisa em tema pouco explorado na
especificidade da EPTNM em enfermagem).
Em síntese final, um ponto que perpassa esta proposta e
que também justifica seu caráter inovador refere-se ao fortaleci-
mento do compromisso dessa unidade da área da saúde com as
problemáticas das escolas técnicas, articulando a investigação,
a extensão e o ensino, na intencionalidade de colocar em
cena, problematizar e construir, na parceria universidade-escola
-técnica, ações qualificadoras da formação da maioria dos
responsáveis pelo cuidado em saúde no Brasil. Trata-se, pois,
de trazer à tona possíveis respostas políticas e pedagógicas, à
importante indagação da área profissional: afinal, quem forma,
em que condições e para que aqueles que estão na linha de
frente do cuidado em saúde? Entende-se que isso interessa à
área de ensino, à unidade e à universidade, trazendo impactos
significativos para a sociedade.
10. The internship in health services in the training of nur-
sing technicians: demands and challenges in the context of the
Unified Health System (SUS).
11. Teaching in Higher Secondary Technical Professional
Education in Nursing: limits and challenges.
12. The political and pedagogical management of Higher
Secondary Technical Professional Education in Nursing in the
context of the Unified Health System (SUS).
The selection process will be carried out under the terms
of Brazilian constitutional principles, notably that of impersona-
lity, as well as the requirements of the statute and the general
regulation of the Universit of São Paulo and the regulation of
the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing.
The selection process will be carried out according to objec-
tive criteria, in two phases, through the attribution of marks in
tests, divided as follows:
• 1st phase (elimination) – written test (weight 2)
• 2nd phase:
I) Judgment of the memorial with public proof of argument
(weight 3)
II) didactic test (weight 3)
III) judgment of the research project, which will consist of
questioning and evaluation (weight 2).
The candidate must present a research project on the
subject: “Conceptions, practices and innovative strategies for
evaluating the teaching-learning process in Higher Secondary
Technical Professional Education in Nursing”.
At the end of the assessment of the tests, each candidate
will receive a final grade from each examiner, which will be the
weighted average of the grades given by him/her in the two
phases. The grade obtained by the candidate approved in the
written test will compose the final average of the second phase,
with a weight of 2. Candidates who obtain, from the majority of
examiners, a minimum final grade of seven will be considered
qualified. The nomination of candidates will be made by an
examiner, according to the grades conferred by him/her. The
candidate who obtains the highest number of nominations from
the judging committee will be proposed for hiring.
Applications for registration must be made exclusively
through the link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, within the
period indicated above.
More information, as well as guidelines related to the selec-
tion process, are available at the Academic Support Section of
the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing,
located at Avenida dos Bandeirantes, 3900, Campus Universi-
tário - Bairro Monte Alegre, or by e-mail: scapac@eerp.usp.br
PLANO INDIVIDUALIZADO
Ensino - Metas (descrever atividades, indicadores e prazos)
As metas do ERG quanto ao ensino de graduação têm
relação com o incremento no uso de métodos inovadores e na
interdisciplinaridade, o fortalecimento do processo de avaliação
das disciplinas e a identificação de alunos com dificuldades
acadêmicas e atitudinais.
1. ATIVIDADE: Ministrar as disciplinas da área de ensino
Educação Profissional (lista abaixo), aprimorando o uso de
métodos inovadores e a interdisciplinaridade.
Indicadores: Número de disciplinas e carga horária minis-
trada por semestre/anual. Participação em cursos e outros
eventos voltados ao aprimoramento da docência e de método
de ensino inovador.
Prazo: A partir do início do estágio probatório.
2.ATIVIDADE: Participar de processo de avaliação das dis-
ciplinas ministradas.
Indicadores: Número de reuniões e oficinas pedagógicas
que o docente participará, na área de ensino. Proposição de con-
tribuições para compor alterações que aprimorem as disciplinas
em lógica inovadora e interdisciplinar.
Prazo: A partir do início do estágio probatório.
3.ATIVIDADE: Acompanhar o desenvolvimento dos alunos,
identificando demandas sociais, acadêmicas e psíquicas.
Indicador: Proposição de ações na internalidade da área
de ensino, as quais possam aprimorar o acolhimento e o
acompanhamento de alunos. Prazo: A partir do início do estágio
probatório.
Lista das disciplinas de graduação da área de ensino Edu-
cação Profissional
2200041 - Educação Profissional em Enfermagem I - 135
horas, 9 créditos aula-5º semestre. Anual. 2200094 Educação
Profissional em Enfermagem II - 45 horas, 3 créditos aula - 7º
semestre - duas turmas (cada turma com 25 alunos) distribuídas
nos dois semestres do ano. Anual
2200094 - Educação Profissional em Enfermagem II - 45
horas - 3 créditos aula, 7º semestre - duas turmas (cada turma
com 25 alunos) distribuídas nos dois semestres do ano.
2200095 - Metodologia do Ensino de Enfermagem II-60
horas - 4 créditos aula, 9º semestre - duas turmas (cada turma
com 25 alunos) distribuídas nos dois semestres do ano.
2200096 - Estágio Curricular em Educação Profissional em
Enfermagem-240 horas - 2 créditos aula 7 créditos trabalho, 9º
semestre- duas turmas (cada turma com 25 alunos) distribuídas
nos dois semestres do ano.
Dentre as metas do ERG quanto ao ensino de pós-
-graduação destacam-se, nesta proposta, aprimorar a formação
de profissionais de saúde em Programas de Pós-Graduação
stricto sensu.
1. ATIVIDADE: Participar inicialmente como professor cola-
borador, com posterior credenciamento como responsável,
na disciplina ERG 5908 Docência universitária: concepções,
profissionalização e fundamentos didáticos, carga horária de 90
horas, do Programa de Pós-graduação (PPG) em Enfermagem
Fundamental.
Indicador: Oferecimento anual da disciplina.
Prazos: A partir do segundo ano do estágio probatório.
2. ATIVIDADE: Participar de disciplina de pós-graduação
específica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
(EPTNM), como docente responsável. Tal disciplina deverá ser
elaborada e credenciada, com foco em aspectos políticos e
pedagógicos da formação de trabalhadores técnicos da saúde/
enfermagem, em parceria com docente da área de ensino.
Indicador: Oferecimento anual da disciplina.
Prazo: Até o final do estágio probatório.
3. ATIVIDADE: Formar profissionais da saúde (e outros) em
Programas de Pós-graduação stricto sensu, com foco na EPTNM.
Indicador: Iniciar orientação de aluno de mestrado em
temática da EPTNM.
Prazo: Até o final do estágio probatório.
4. ATIVIDADE: Supervisionar alunos do Programa de Aper-
feiçoamento de Ensino e de monitoria (Programa Monitores-Bol-
sistas, o qual faz parte do Programa de Formação de Professores
da Próreitora de Graduação).
Indicador: Iniciar a supervisão de alunos de pós-graduação
inserindo-os nas disciplinas de graduação da área de ensino
Educação Profissional. Prazo: A partir do segundo ano do estágio
probatório.
PESQUISA E INOVAÇÃO - METAS (descrever atividades,
indicadores e prazos)
Quanto à pesquisa e inovação, algumas metas do ERG
destacam-se nesta proposta, a saber:
ampliar a demanda de alunos para Programas de Iniciação
Científica (IC) e aumento do número de projetos de pesquisa
com fomento.
1. ATIVIDADE: Orientar alunos de iniciação científica na área
de conhecimento EPTNM.
Indicador: Ter orientação dessa natureza em andamento.
Prazo: A partir do segundo ano do estágio probatório.
2. ATIVIDADE: Incrementar a linha de pesquisa “Formação
de profissionais e de professores na área da saúde” do PPG em
Enfermagem Fundamental, a partir, inicialmente, da condução
de projeto de pesquisa direcionado para a prática pedagógica da
avaliação na EPTNM em enfermagem, com empenho na busca
de captação de recursos financeiros.
V – se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos
em grupos de, no máximo, três, observada a ordem de inscrição,
para fins de sorteio e realização da prova;
VI – quando atingido o 60º (sexagésimo) minuto de prova, a
Comissão Julgadora deverá interromper o candidato;
VII – se a exposição do candidato encerrar-se aquém do 40º
minuto de prova, deverão os examinadores conferir nota zero ao
candidato na respectiva prova.
9. O julgamento do projeto de pesquisa consistirá de argui-
ção e avaliação, na qual a Comissão Julgadora apreciará:
I - adequação ao programa descrito no edital do Concurso;
II - contribuição original;
III - domínio do assunto;
IV – coerência interna: objeto de estudo, objetivo e método;
V - exequibilidade.
10. Ao término da apreciação das provas, cada candidato
terá de cada examinador uma nota final que será a média
ponderada das notas por ele conferidas nas duas fases, obser-
vados os pesos mencionados no item 3 e a eventual aplicação
da pontuação diferenciada nos termos do item 12 deste edital.
11. As notas das provas poderão variar de zero a dez, com
aproximação até a primeira casa decimal.
12. Aplicar-se-á pontuação diferenciada aos candidatos
pretos, pardos e indígenas, nos termos ora especificados.
§ 1º - A fórmula de cálculo da pontuação diferenciada a
ser atribuída a pretos, pardos e indígenas, em todas as fases do
concurso público é:
PD = (MCA – MCPPI) / MCPPI
Onde:
- PD é a pontuação diferenciada a ser acrescida às notas, em
cada fase do concurso público, de todos os candidatos pretos,
pardos ou indígenas que manifestaram interesse em participar
da pontuação diferenciada.
- MCA é a pontuação média da concorrência ampla entre
todos candidatos que pontuaram, excluindo-se os inabilitados,
ou seja, os que não atingiram a pontuação mínima referida
nos itens 4 e 13 do presente Edital. Entende-se por “ampla
concorrência” todos os candidatos que pontuaram e que não
se declararam como pretos, pardos ou indígenas e aqueles que,
tendo se declarado pretos, pardos ou indígenas, optaram por
não participar da pontuação diferenciada.
- MCPPI é a pontuação média da concorrência PPI entre
todos candidatos que pontuaram, excluindo-se os inabilitados.
§ 2º - A fórmula para aplicação da pontuação diferenciada
às notas finais de pretos, pardos e indígenas em cada fase do
concurso público é:
NFCPPI = (1 + PD) * NSCPPI
Onde:
- NFCPPI é a nota final na fase do concurso público, após
a aplicação da pontuação diferenciada e que gerará a classifi-
cação do candidato na etapa do concurso público, limitada à
nota máxima prevista em edital. Ao término da fase de concurso
público, a nota final passa a ser considerada a nota simples do
candidato.
- NSCPPI é a nota simples do candidato beneficiário, sobre
a qual será aplicada a pontuação diferenciada.
§ 3º - Os cálculos a que se referem os §§ 1º e 2º deste
item devem considerar duas casas decimais e frações maiores
ou iguais a 0,5 (cinco décimos) devem ser arredondadas para o
número inteiro subsequente.
§ 4º - A pontuação diferenciada (PD) prevista neste item
aplica-se a todos os beneficiários habilitados, ou seja, aos que
tenham atingido o desempenho mínimo estabelecido no edital
do certame, considerada, para este último fim, a nota simples.
§ 5º - Na inexistência de candidatos beneficiários da pon-
tuação diferenciada entre os habilitados, não será calculada a
pontuação diferenciada.
§ 6º - A pontuação diferenciada não será aplicada quando,
na fórmula de cálculo da pontuação diferenciada (PD), a MCPPI
(pontuação média da concorrência PPI) for maior que a MCA
(pontuação média da concorrência ampla).
13. O resultado do concurso será proclamado pela comissão
julgadora imediatamente após seu término, em sessão pública.
14. Serão considerados habilitados os candidatos que
obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.
15. A indicação dos candidatos será feita por examinador,
segundo as notas por ele conferidas.
16. Será proposto para nomeação o candidato que obtiver o
maior número de indicações da comissão julgadora.
17. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprova-
ção em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias
Médicas do Estado – DPME, nos termos do Artigo 47, VI, da Lei
nº 10.261/68.
18. A nomeação do docente aprovado no concurso assim
como as demais providências decorrentes serão regidas pelos
termos da Resolução nº 7271 de 2016.
19. O docente em RDIDP deverá manter vínculo empregatí-
cio exclusivo com a USP, nos termos do artigo 197 do Regimento
Geral da USP.
20. O concurso terá validade imediata e será proposto para
nomeação somente o candidato indicado para o cargo posto
em concurso.
21. O candidato será convocado para posse pelo Diário
Oficial do Estado.
22. Mais informações, bem como as normas pertinentes ao
concurso, encontram-se à disposição dos interessados na Seção
de Apoio Acadêmico da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
da Universidade de São Paulo, situada à dos Bandeirantes, 3900,
Campus Universitário - Bairro Monte Alegre, ou pelo e-mail:
scapac@eerp.usp.br.
CALL FOR APPLICATION FOR THE POSITION OF 1 (ONE)
PROFESSOR IN THE DEPARTMENT OF GENERAL AND SPECIALI-
ZED NURSING, UNIVERSITY OF SÃO PAULO AT RIBEIRÃO PRETO
COLLEGE OF NURSING, ACCORDING TO THE PUBLIC CALL (EDI-
TAL EERP/ATAc 048/2023)
Registration period (90 days): from 09-22-2023/8am to
12-20-2023/5pm
The Department of General and Specialized Nursing, Uni-
versity of São Paulo at Ribeirão Preto announces the call for
application for the position of 1 (ONE) PROFESSOR, in the Con-
centration Area: “Nursing Education”, in Full time Dedication
to Teaching and Research (RDIDP), with the salary of BRL R$
14.761,02 (March/2023).
The candidate must prove that he or she holds a doctor’s
degree granted or recognized by USP, or with national validity.
PROGRAM: The contest program is:
1. Training in Higher Secondary Technical Professional
Education in Nursing in the scenario of the Unified Health
System (SUS).
2. Higher Secondary Technical Professional Education in
Nursing: interfaces between the legal provisions, the course
plan and the pedagogical political project in the school context.
3. Higher Secondary Technical Professional Education in
Nursing: policies and historical-legal trajectory.
4. Teaching in Higher Secondary Technical Professional Edu-
cation in Nursing and its implications for the training of workers
in the context of the Unified Health System (SUS).
5. The planning of the teaching-learning process in Higher
Secondary Technical Professional Education in Nursing.
6. Lesson planning as an instrument of educational action
in Higher Secondary Technical Professional Education in Nursing:
objectives, contents, methodology and evaluation.
7. Pedagogical trends and their implications for training in
Higher Secondary Technical Professional Education in Nursing.
8. Teaching methodologies and their relations with Higher
Secondary Technical Professional Education in Nursing.
9. The process of learning evaluation in Higher Secondary
Technical Professional Education in Nursing.
§ 10 - Não será admitida a apresentação extemporânea
de documentos pelo candidato, ainda que em grau de recurso.
§ 11 - No ato da inscrição, o candidato que se autodeclarar
preto, pardo ou indígena manifestará seu interesse em participar
da pontuação diferenciada prevista no item 12 e seus parágrafos
deste Edital.
§ 12 - Para que faça jus à bonificação a candidatos auto-
declarados pretos e pardos, o candidato deverá possuir traços
fenotípicos que o caracterizem como negro, de cor preta ou
parda.
§ 13 - A autodeclaração como preto ou pardo feita pelo
candidato que manifestar seu interesse em participar da pontu-
ação diferenciada será sujeita a confirmação por meio de banca
de heteroidentificação.
§ 14 - Na hipótese de não confirmação da autodeclaração
de pertença racial, o candidato será eliminado do concurso e, se
houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão
ao serviço ou emprego público, após procedimento administra-
tivo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla
defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
§ 15 - Para confirmação da autodeclaração do candidato
indígena será exigido, no ato da inscrição, o Registro Adminis-
trativo de Nascimento do Índio - Rani próprio ou, na ausência
deste, o Registro Administrativo de Nascimento de Índio - Rani
de um de seus genitores.
§ 16 - Situações excepcionais poderão ser avaliadas pelo
Conselho de Inclusão e Pertencimento, que poderá admitir a
confirmação da autodeclaração do candidato como indígena
por meio de, cumulativamente, memorial e declaração de per-
tencimento étnico subscrita por caciques, tuxauas, lideranças
indígenas de comunidades, associações e/ou organizações
representativas dos povos indígenas das respectivas regiões,
sob as penas da Lei.
§ 17 - As normas vigentes para apresentação dos documen-
tos referentes à autodeclaração como preto, pardo e indígena,
bem como para sua confirmação, estão disponíveis no site da
Secretaria Geral da USP (https://secretaria.webhostusp.sti.usp.
br/?p=12343).
§ 18 - Para fins do inciso III, serão aceitos os documentos
listados no art. 209 do Decreto Federal nº 57.654/1966, ficando
dispensados de fazê-lo os candidatos do sexo masculino que
tiverem completado 45 (quarenta e cinco) anos até o dia 31 de
dezembro do ano anterior ao período de abertura de inscrições.
§ 19 - A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Uni-
versidade de São Paulo não se responsabiliza por solicitação
de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos
computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores
que impossibilitem a transferência de dados.
2. As inscrições serão julgadas pela Congregação da Escola
de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo,
em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.
Parágrafo único – O concurso deverá realizar-se no prazo
de trinta a cento e vinte dias, a contar da data da publicação no
Diário Oficial do Estado da aprovação das inscrições, de acordo
com o artigo 134, parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
3. O concurso será realizado segundo critérios objetivos,
em duas fases, por meio de atribuição de notas em provas,
assim divididas:
1ª fase (eliminatória) – prova escrita – peso 2;
2ª fase – I) julgamento do memorial com prova pública de
arguição - peso 3;
II) prova didática - peso 3;
III) julgamento do projeto de pesquisa, com prova pública
de arguição - peso 2.
§ 1º - A convocação dos inscritos para a realização das
provas será publicada no Diário Oficial do Estado.
§ 2º - Os candidatos que se apresentarem depois do horário
estabelecido não poderão realizar as provas.
§ 3º - Na avaliação das provas pela comissão julgadora, será
considerada a finalidade externada para a criação da vaga (con-
cessão do claro docente) à qual se destina o presente concurso,
disponível no anexo ao presente edital.
4. A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral
e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art.
139, e seu parágrafo único, do Regimento Geral da USP.
I – a comissão organizará uma lista de dez pontos, com
base no programa do concurso e dela dará conhecimento aos
candidatos, 24 (vinte e quatro) horas antes do sorteio do ponto,
sendo permitido exigir-se dos candidatos a realização de outras
atividades nesse período;
II – o candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação;
III – sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de
cinco horas de duração da prova;
IV – durante sessenta minutos, após o sorteio, será per-
mitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos
bibliográficos;
V – as anotações efetuadas durante o período de consulta
poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas
em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;
VI – a prova, que será lida em sessão pública pelo candida-
to, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos
membros da comissão julgadora, ao se abrir a sessão;
VII – cada prova será avaliada, individualmente, pelos mem-
bros da comissão julgadora;
VIII – serão considerados habilitados para a segunda fase os
candidatos que obtiverem, da maioria dos membros da comissão
julgadora, nota mínima sete;
IX – a comissão julgadora apresentará, em sessão pública,
as notas recebidas pelos candidatos.
5. Ao término da apreciação da prova escrita, cada can-
didato terá de cada examinador uma nota final, observada a
eventual aplicação da pontuação diferenciada nos termos do
item 12 deste Edital.
6. Participarão da segunda fase somente os candidatos
aprovados na primeira fase.
7. O julgamento do memorial, expresso mediante nota
global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito
do candidato.
Parágrafo único – No julgamento do memorial, a comissão
apreciará:
I – produção científica, literária, filosófica ou artística;
II – atividade didática universitária;
III – atividades relacionadas à prestação de serviços à
comunidade;
IV – atividades profissionais ou outras, quando for o caso;
V - diplomas e outras dignidades universitárias.
8. A prova didática será pública, com a duração mínima de
quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o pro-
grama da área de conhecimento acima mencionada, nos termos
do artigo 137 do Regimento Geral da USP.
I – a comissão julgadora, com base no programa do concur-
so, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos
tomarão conhecimento imediatamente antes do sorteio do
ponto;
II – o candidato poderá propor a substituição de pontos,
imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados,
se entender que não pertencem ao programa do concurso,
cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a proce-
dência da alegação;
III – a realização da prova far-se-á 24 (vinte e quatro) horas
após o sorteio do ponto as quais serão de livre disposição do
candidato, não se exigindo dele nesse período a realização de
outras atividades;
IV – o candidato poderá utilizar o material didático que
julgar necessário;
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garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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quinta-feira, 21 de setembro de 2023 às 05:05:39

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