Que consequências tem o uso excessivo de celular para a formação jurídica?

AutorEdmilson de Jesus Ferreira - Adair José dos Santos Rocha - Cláudia Madrona Moreira Haas
CargoMestre em Direito Ambiental pela ESDHC. Bacharel em Direito pela ESDHC. Bacharel em Filosofia pela Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Professor da graduação em Direito na ESDHC. Professor da graduação em Engenharia Civil da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Coordenador de Ensino a Distânca da ESDHC. ORCI...
Páginas113-139
Dom Helder - Revista de Direito, v.2, n.4, p. 113-139, Setembro/Dezembro de 2019
QUE CONSEQUÊNCIAS TEM O USO EXCESSIVO
DE CELULAR PARA A FORMAÇÃO JURÍDICA?
Edmilson de Jesus Ferreira1
Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
Adair José dos Santos Rocha2
Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
Cláudia Madrona Moreira Haas3
Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
Artigo recebido em: 12/11/2019.
Artigo aceito em: 05/12/2019.
1 Mestre em Direito Ambiental pela ESDHC. Bacharel em Direito pela ESDHC. Bacharel em Filosof‌ia pela Filosof‌ia
pela Faculdade Jesuíta de Filosof‌ia e Teologia (FAJE). Professor da graduação em Direito na ESDHC. Professor da
graduação em Engenharia Civil da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Coordenador de Ensino a Dis-
tânca da ESDHC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6303-297X/e-mail: edjfer@gmail.com
2 Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Filosof‌ia pela Faculda-
de Jesuíta de Filosof‌ia e Teologia (FAJE). Graduado em Pedagogia Orientação Educacional pela Faculdade Estadual
de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6582-376X/e-mail:
adair.jose@domhelder.edu.br
3 Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Psicóloga na
ESDHC. E-mail: cmmhaas@yahoo.com.br
Resumo
O presente artigo tem como objetivo
ref‌letir sobre as consequências do uso
diário do celular e o tempo de estudo
pessoal para a formação jurídica dos
estudantes, a partir da experiência de
sala de aula com calouros de Direito da
Escola Superior Dom Helder Câmara
do 1º semestre de 2019. A metodologia
aplicada foi o levantamento, utilizando
a técnica do Questionário na coleta
dos dados. O recorte é quali-quantita-
tivo, detendo-se sobre o tempo gasto
mexendo no celular e no estudo pes-
soal pelos estudantes. Os conceitos de
importância da Tríade do Tempo de
Christian Barbosa e de interferência e
interferência de objetivo de Adam Gaz-
zeley e Lary Rosen foram os referenciais
teóricos básicos. Os resultados mos-
tram uma maior média de tempo gasto
mexendo no celular do que a média
dedicada ao tempo de estudo pessoal;
evidenciam que o tempo dedicado ao
estudo pessoal é inversamente propor-
cional ao tempo mexendo no celular;
e que os alunos que dedicavam mais
tempo ao estudo pessoal diário gasta-
vam no máximo 2h30min mexendo no
celular.
Palavras-chave: celular; formação
jurídica; gestão do tempo; tempo de
estudo pessoal.
114 QUE CONSEQUÊNCIAS TEM O USO EXCESSIVO DE CELULAR PARA...
Dom Helder Revista de Direito, v.2, n.4, p. 113-139, Setembro/Dezembro de 2019
WHAT CONSEQUENCES HAS EXCESSIVE CELL
PHONE USE FOR LEGAL EDUCATION?
is article aims to think over the
consequences of daily mobile phone use
and personal study time for students’ legal
education, from the classroom experience
with the beginner students from the Dom
Helder Camara Higher School of the 1st
semester of 2019.e methodology applied
was the survey, using the Questionnaire
technique in the data collection. e
focus is qualitative and quantitative by
emphasizing the time spent by students
handling cell phones and personal study.
e concepts of importance of Christian
Barbosa’s Triad of Time and the concepts
of interference and goal interference by
Adam Gazzeley and Lary Rosen were the
basic theoretical frameworks. e results
show a higher average of time spent
handling the cell phone than the average
dedicated to personal study time; they
show that the time dedicated to personal
study is inversely proportional to the time
spent on the cell phone; that students who
dedicated more time to daily personal
study spent a maximum of 2h30min
handling their cell phones.
Keywords: cell phone; legal education;
personal study time; time management.
Abstract

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