Construtor de espelhos': Etnografia, literatura e mística na obra de Michel Leiris (França, 1930-1960)

AutorGabriela Mitidieri Theophilo
CargoDoutoranda em história pela UFRJ
Páginas198-216
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2015v22n33p198
“CONSTRUTOR DE ESPELHOS”: ETNOGRAFIA,
LITERATURA E MÍSTICA NA OBRA DE MICHEL
LEIRIS (FRANÇA, 1930-1960)
“THE MIRROR MAKER”: ETHNOGRAPHY, LITERATURE
AND MYSTIQUE IN THE WORKS OF MICHEL LEIRIS
(FRANCE 1930-1960)
Gabriela Mitidieri Theophilo*
Resumo: Este artigo pretende expor uma análise de alguns textos e conferências
do escritor e etnólogo francês Michel Leiris (1901-1990). Tais textos versavam
sobre etnograa e literatura e foram escritos, ou pronunciados, em diferentes
datas nos anos posteriores à sua volta da missão Dakar-Djibouti (primeira
grande missão etnográca francesa em territórios coloniais africanos, da qual
Leiris participou como secretário-arquivista) e à sua prossionalização como
etnógrafo, abarcando, portanto, as décadas de 1930 à 1960. Por meio dos
argumentos neles contidos é possível demonstrar como Leiris concebeu, ao
longo deste tempo, as formas possíveis de produção de conhecimento sobre si
mesmo e sobre o outro, os modos possíveis (e a importância) de se aprender
com o outro “não ocidental” e, enm, as possibilidades de transmissão desses
saberes. Tendo vivido quase todo o século XX, Leiris esteve envolvido em
importantes debates no âmbito das artes e das humanidades europeias. Sua
obra dialogou com aquelas de intelectuais que exerceram contundentes críticas
à modernidade, opondo-se à ideia de homo economicus e ao suposto excesso
de racionalismo e de tecnicismo ocidentais. Apropriando-se de preceptivas
da mística e do neoplatonismo dos séculos XV e XVI, ele desenvolveu uma
concepção de etnograa que priorizava o contato e a identicação, buscando
o que havia de comum entre todos os homens – ainda que com respeito às
diferenças culturais..
Palavras-chave: Michel Leiris, etnograa, mística.
199
Revista Esboços, Florianópolis, v. 22, n. 33, p. 198-216, dez. 2015.
Abstract: This article focus on the analysis of some texts and lectures made by
the French writer and ethnologist Michel Leiris (1901 – 1990). These writings
on ethnography and literature have been written or uttered in different occasions
after his return from the Dakar-Djibouti mission (the rst large-scale French
ethnographical mission on African colonial territories, where Leiris took part
as secretary-archivist) and his professionalization as an ethnographer, therefor,
through the decades of 1930 and 1960. By analyzing the arguments drawn on its
papers and lectures, it is possible to evince how Leiris conceived the possible
forms of knowledge about the self and the other, the possible ways (and the
importance) on learning with the “non-westerner” other and the possibilities
of transmitting this knowledge. As he has lived through almost all of the
twentieth century, he was involved into important debates on European art
and humanities. His works are part of the intellectual critique on modernity,
opposing the idea of a homo economicus and the perceived excessive focus
on rationality and technicality of the western world. By using precepts of the
mystique and neo-Platonic thought of the XV and XVI centuries, he developed
a conception of ethnography that prioritizes contact and identication, looking
for what was common to every men – but always aware and respectful of their
cultural differences.
Keywords: Michel Leiris, ethnography, mystique.
* Doutoranda em história pela UFRJ, e-mail: gabitheophilo@gmail.com.br

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT