Revista Contemporânea de Contabilidade: uma análise do perfil da produção acadêmica durante o período de 2004 a 2012

AutorHenrique César Melo Ribeiro
CargoDoutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (SP)
Páginas3-28
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2013v10n20p3
3
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 10, n. 20, p. 03-28, mai./ago. 2013
Revista Contemporânea de Contabilidade: uma análise do perfil da
produção acadêmica durante o período de 2004 a 2012
Journal of Contemporary Accounting: an analysis of the profile of academic production
during the period 2004-2012
Henrique César Melo Ribeiro
Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (SP)
Professor da Faculdade Maurício de Nassau (Unidade Parnaíba-PI)
Endereço: Rua Guará, nº 23, Bairro Reis Veloso
CEP: 64.200-000 - Parnaíba/PI 󰜔 Brasil
E-mail: hcmribeiro@hotmail.com ou hcmribeiro@gmail.com
Telefone: (86) 9543-8000
Artigo recebido em 10/03/2013. Revisado por pares em 03/04/2013. Reformulado em
26/04/2013. Recomendado para publicação em 06/05/2013 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 09/08/2013.
Henrique César Melo Ribeiro
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 10, n. 20, p. 03-28, mai./ago. 2013
4
Resumo
Este artigo explorou a produção acadêmica da Revista Contemporânea de Contabilidade
durante o período de 2004 a 2012. O estudo baseou-se em um estudo de rede social e
bibliométrico, utilizando-se da estatística descritiva em 133 artigos identificados. Os
principais resultados deste estudo foram: predominância de artigos em parceria, sendo que
Beuren e Colauto foram os autores que se destacaram como os mais profícuos, como também
os que obtiveram maior centralidade de grau e de intermediação; constatação de que as IESs
UFSC e USP foram as mais produtivas e de que a contabilidade de custos, ensino e pesquisa,
assim como a contabilidade ambiental, de governança corporativa e desempenho
organizacional foram os temas mais abordados.
Palavras-chave: Revista Contemporânea de Contabilidade. Produção Acadêmica. Rede
Social. Bibliometria.
Abstract
This article explored the production of the academic Journal of Contemporary Accounting
from 2004 to 2012. The present study was based on a study of bibliometric and social network
using descriptive statistics, in 133 articles identified. The main results of this investigation
were: the majority of articles had a partnership; Beuren and Colauto were the authors who
stood out as the most useful, as well as those who obtained a higher centrality and
intermediary degree. The higher education institutions (HEIs) of UFSC (in the state of Santa
Catarina) and USP (in the state of São Paulo), were the most productive. Cost accounting,
teaching and research, environmental accounting, corporate governance and organizational
performance were the most covered topics.
Keywords: Journal of Contemporary Accounting. Academic Production. Social Network.
Bibliometrics.
1 Introdução
O principal objetivo da ciência é a geração do conhecimento, sendo que a produção
acadêmica e a disseminação dos resultados dessas pesquisas é um relevante impulsionador da
expansão do saber (DIAS; BARBOSA NETO; CUNHA, 2011). A produção acadêmica, por
sua vez, é um parâmetro de publicação em periódicos científicos, sendo o critério mais
utilizado para se avaliar a contribuição, a evolução do conhecimento, relacionando-se com o
surgimento, o fomento e a consolidação de grupos de pesquisa em diversas áreas (DANTAS
et al., 2011), dessa forma, remetendo que a produção científica de uma área de conhecimento
reflete o seu estado da arte e sua evolução. Nesse panorama, realça-se novamente a
importância dos periódicos, que possuem uma função de destaque no que diz respeito à
qualidade da pesquisa e ao avanço do conhecimento (MELI; OLIVEIRA NETO, 2011).
Nesse contexto, salienta-se que a ciência contábil no Brasil vem crescendo ao longo
dos anos e sendo fortalecida com o empenho dos pesquisadores que buscam analisar e
desvendar os problemas e fenômenos que ocorrem nessa ciência (MELI; OLIVEIRA NETO,

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT