CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DO ESTADO – CATE – SECRETARIA DA FAZENDA - 1ª INSTÂNCIA JULGADORA. SIMPLES NACIONAL – AUTO DE INFRAÇÃO. PROCESSO TATE Nº 00.072/15-0. PROCESSO SF Nº 2014.000004616109-69. INTERESSADO: PEDRO ALMEIDA NASCIMENTO PETROLANDIA (CACEPE Nº 0247843-97). DECISÃO JT nº 0572/2020(11). EMENTA: SIMPLES NACIONAL. BASE DE CÁLCULO. PROCEDÊNCIA. 1. Auto de infração lavrad...

Data de publicação24 Novembro 2020
Número da edição219
SeçãoPoder Executivo
Poder Executivo
Ano XCVII • Nº 219 Recife, 24 de novembro de 2020
CERTIFICADO DIGITALMENTE
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DO ESTADO CATE SECRETARIA DA FAZENDA - 1ª INSTÂNCIA
JULGADORA.
SIMPLES NACIONAL AUTO DE INFRAÇÃO. PROCESSO TATE Nº 00.072/15-0. PROCESSO SF Nº 2014.000004616109-69.
INTERESSADO: PEDRO ALMEIDA NASCIMENTO PETROLANDIA (CACEPE Nº 0247843-97). DECIO JT nº 0572/2020(11).
EMENTA: SIMPLES NACIONAL. BASE DE CÁLCULO. PROCEDÊNCIA. 1. Auto de infração lavrado em atenção às formalidades
legais. 2. Base de lculo do tributo recolhido unificadamente pela sistetica do SIMPLES correspondente à receita bruta auferida.
Não influência de eventual regime beneficiado para a circulação de determinadas mercadorias sob a sistetica normal do ICMS.
Recolhimento a menor por indevida redução da base de lculo. DECIO: lançamento julgado procedente para confirmar devida a
quantia original de R$ 17.569,55 (dezessete mil, quinhentos e sessenta e nove reais e cinquenta e cinco centavos), acrescida de multa
de 75% e dos consectários legais. DAVI COZZI DO AMARAL JATTE (11)
ICMS AUTO DE INFRAÇÃO. PROCESSO TATE Nº 00.365/19-0. PROCESSO SF Nº 2018.000010390792-40. INTERESSADO:
PEUGEOT CITROEN DO BRASIL AUTO VEIS LTDA. (CACEPE Nº 0300490-24). ADVOGADOS: HELENA TERRA MOREIRA,
OAB/RJ 151.790, ANDRÉA MORAES VELOSO DA SILVEIRA ALVES, OAB/PE 22.065, E OUTROS. DECIO JT nº 0573/2020(11).
EMENTA: ICMS-ST. VENDA DIRETA DE VEÍCULOS A CONSUMIDOR FINAL. PROCEDÊNCIA. 1. Anulação de cater formal de auto
de infração pretérito, decorrente da impossibilidade de confirmação dos fatos denunciados. Aplicabilidade da regra do art. 173, II, CTN,
para a contagem do prazo decadencial. 2. A informação dos valores de ICMS-ST devidos em nota fiscal não acarreta que os mesmos
tenham sido efetivamente recolhidos. Falta de registros do recolhimento e falta de provas em contrio pela defesa. 3. Natureza de
substituição tributária das operações travadas sob o regime do Connio nº 51/2000, em que a montadora é substituta da
concessionária em que ocorre a entrega do veículo. Penalidade corretamente aplicada (art. 10, VI, “h”, Lei nº 11.514/1997). DECIO:
lançamento julgado procedente para confirmar devida a quantia original de ICMS de R$ 13.613,24 (treze mil, seiscentos e treze reais e
vinte e quatro centavos), acrescida de multa de 100% e dos consectários legais. DAVI COZZI DO AMARAL JATTE (11).
ICMS AUTO DE INFRAÇÃO. PROCESSO TATE Nº 00.516/20-1. PROCESSO SF Nº 2019.000004993095-63. INTERESSADO: PM
DE VASCONCELOS TECIDOS ME (CACEPE Nº 0357106-83). ADVOGADO: JO FERREIRA DE LIMA NETTO, OAB/PE 24.757.
DECIO JT Nº 0574/2020(11). EMENTA: ICMS. CRÉDITO PRESUMIDO. SISTEMÁTICA DE TECIDOS. FALTA DE
CREDENCIAMENTO DE FORNECEDOR. NULIDADE. 1. Auncia de provas dos fatos fundantes da denúncia. DECIO: auto de
infração declarado nulo. DAVI COZZI DO AMARAL JATTE (11).
ICMS AUTO DE INFRAÇÃO. PROCESSO TATE Nº 00.526/20-7. PROCESSO SF Nº 2020.000000778529-25. INTERESSADO:
ACTIVAS PLÁSTICOS INDUSTRIAIS LTDA. (CACEPE Nº 0360568-04). ADVOGADOS: ESTÁCIO LOBO DA SILVA GUIMARÃES
NETO, OAB/PE 17.539, FERNANDA CABRAL VALENÇA OAB/PE 22.967 E OSVALDO DA SILVA GUIMARÃES JÚNIOR OAB/PE
1.522-A. DECIO JT Nº 0575/2020(11). EMENTA: PRODEPE. IMPEDIMENTO. AUSÊNCIA DE RECOLHIMENTO DE ICMS
MÍNIMO. NULIDADE. 1. Inexistência de provas a respaldar a autuação. Motivação insuficiente da denúncia. DECISÃO: auto de infração
declarado nulo. DAVI COZZI DO AMARAL JATTE (11).
ICMS AUTO DE INFRAÇÃO. PROCESSO TATE Nº 00.056/15-4. PROCESSO SF Nº 2014.000003931810-42. INTERESSADO:
PELLEGRINO DISTRIBUIDORA DE AUTOPEÇAS LTDA. (CACEPE Nº 0015667-17). ADVOGADOS: L AURINDO LEITE JÚNIOR,
OAB/SP 173.229 e LEANDRO MARTINHO LEITE OAB/SP 174.082. DECIO JT nº 0576/2020(11). EMENTA: ICMS. OMISSÃO DE
SAÍDAS. LEVANTAMENTO ANALÍTICO DE ESTOQUES. NULIDADE. 1. Instrução e motivação insuficientes do auto de infração. 2.
Levantamento analítico de estoques confeccionado a partir de dados diversos dos constantes dos livros fiscais do contribuinte,
conforme atestado em diligência. DECIO: auto de infração declarado nulo. DAVI COZZI DO AMARAL JATTE (11).
TATE: 00.831/12-3 E 00.822/12-4. AUTO DE INFRAÇÃO: 2012.000001082991-86. TERMO DE EXCLUO DO SIMPLES
NACIONAL: 2012.000001533506-91. INTERESSADO: JS ALIMENTAÇÕES LTDA. CACEPE: 0167601-66. CNPJ: 35.534.197/0001-
23. REPRESENTANTE LEGAL: FERNANDO DE O. BARROS (OAB/PE Nº 12.106-D) E OUTROS. DECIO JT NO 0577/2020(12).
EMENTA: ICMS. AUTO DE INFRÃO. SIMPLES NACIONAL. CONEXÃO DE PROCESSOS. TERMO DE EXCLUSÃO. AUTO DE
INFRÃO VÁLIDO. BASE DE CÁLCULO DEFINIDA. REGIME DE COMPETÊNCIA. OPERÕES MARGINAIS. REGIME NORMAL.
PROCEDIMENTO LEGAL. PRÁTICAS REITERADAS. RETIFICÃO DA PENALIDADE. PROCEDÊNCIA PARCIAL. 1. Processos
julgados conjuntamente, em virtude da relação de coneo do auto de infração e do termo de excluo, uma vez que o baseados nos
mesmos fatos. 2. O auto de infração descreve com clareza e precio o fato ilícito, bem como apresenta todas as
informações/documentações necessárias para a compreeno dos fatos. 3. Base de lculo perfeitamente identificada na descrição do
auto de infração. 4. A informação das vendas efetuadas via cartão de crédito quanto as receitas declaradas pela empresa seguem o
regime de competência. 5. A legislação do Simples Nacional determina que, para as operações marginais, seja aplicado o regime
normal de apuração. Precedentes. 6. O auto de infração decorrente do lançamento de ofício de receitas omitidas não é o instrumento
adequado para se verificar possíveis créditos. 7. As informações obtidas junto às operadoras de cartão de crédito encontram respaldo
legal. 8. Excluo do simples nacional, em decorrência de pticas reiteradas (dois peodos fiscais) de omissão de receita. 9. A
penalidade a ser aplicada é a prevista para falta de recolhimento do imposto, decorrente de omissão de receita. Decisão: confirmada a
excluo do Simples Nacional (Termo de Excluo no 2012.000001305076-83) e, quanto ao auto de infração no 2012.000001082991-
86, rejeitadas as preliminares arguidas e lançamento julgado parcialmente procedente, no valor total original do imposto de R$
10.114,20 (dez mil, cento e quatorze reais e vinte centavos), montante que, conjuntamente, com a multa retificada para 90% (art. 10, VI,
“i da Lei no 11.514/1997), deve ser acrescidos dos juros e encargos legais incidentes até a data do pagamento. Sem reexame
necessário. MAÍRA CAVALCANTI JATTE (12).
TATE: 00.831/12-3 E 00.822/12-4. AUTO DE INFRAÇÃO: 2012.000001082991-86. TERMO DE EXCLUO DO SIMPLES
NACIONAL: 2012.000001533506-91. INTERESSADO: JS ALIMENTAÇÕES LTDA. CACEPE: 0167601-66. CNPJ: 35.534.197/0001-
23. REPRESENTANTE LEGAL: FERNANDO DE O. BARROS (OAB/PE Nº 12.106-D) E OUTROS. DECIO JT NO 0578/2020(12).
EMENTA: ICMS. AUTO DE INFRÃO. SIMPLES NACIONAL. CONEXÃO DE PROCESSOS. TERMO DE EXCLUSÃO. AUTO DE
INFRÃO VÁLIDO. BASE DE CÁLCULO DEFINIDA. REGIME DE COMPETÊNCIA. OPERÕES MARGINAIS. REGIME NORMAL.
PROCEDIMENTO LEGAL. PRÁTICAS REITERADAS. RETIFICÃO DA PENALIDADE. PROCEDÊNCIA PARCIAL. 1. Processos
julgados conjuntamente, em virtude da relação de coneo do auto de infração e do termo de excluo, uma vez que o baseados nos
mesmos fatos. 2. O auto de infração descreve com clareza e precio o fato ilícito, bem como apresenta todas as
informações/documentações necessárias para a compreeno dos fatos. 3. Base de lculo perfeitamente identificada na descrição do
auto de infração. 4. A informação das vendas efetuadas via cartão de crédito quanto as receitas declaradas pela empresa seguem o
regime de competência. 5. A legislação do Simples Nacional determina que, para as operações marginais, seja aplicado o regime
normal de apuração. Precedentes. 6. O auto de infração decorrente do lançamento de ofício de receitas omitidas não é o instrumento
adequado para se verificar possíveis créditos. 7. As informações obtidas junto às operadoras de cartão de crédito encontram respaldo
legal. 8. Excluo do simples nacional, em decorrência de pticas reiteradas (dois peodos fiscais) de omissão de receita. 9. A
penalidade a ser aplicada é a prevista para falta de recolhimento do imposto, decorrente de omissão de receita. Decisão: confirmada a
excluo do Simples Nacional (Termo de Excluo no 2012.000001305076-83) e, quanto ao auto de infração no 2012.000001082991-
86, rejeitadas as preliminares arguidas e lançamento julgado parcialmente procedente, no valor total original do imposto de R$
10.114,20 (dez mil, cento e quatorze reais e vinte centavos), montante que, conjuntamente, com a multa retificada para 90% (art. 10, VI,
“i da Lei no 11.514/1997), deve ser acrescidos dos juros e encargos legais incidentes até a data do pagamento. Sem reexame
necessário. MAÍRA CAVALCANTI JATTE (12).
TATE: 00.823/12-0 . AUTO DE INFRAÇÃO: 2012.000001082729-11. INTERESSADO: JS ALIMENTAÇÕES LTDA. CACEPE:
0167601-66. CNPJ: 35.534.197/0001-23. REPRESENTANTE LEGAL: FERNANDO DE O. BARROS (OAB/PE Nº 12.106-D) E
OUTROS. DECIO JT NO 0579/2020(12). EMENTA: ICMS. AUTO DE INFRÃO. SIMPLES NACIONAL. AUTO DE INFRÃO
VÁLIDO. BASE DE CÁLCULO DEFINIDA. OPERÕES MARGINAIS. REGIME NORMAL. PROCEDIMENTO LEGAL. RETIFICÃO
DA PENALIDADE. PROCEDÊNCIA PARCIAL. 1. O auto de infração descreve com clareza e precio o fato ilícito, bem como
apresenta todas as informações/documentações necessárias para a compreeno dos fatos. 2. Base de lculo perfeitamente
identificada na descrição do auto de infração. 3. A legislação do Simples Nacional determina que, para as operações marginais, seja
aplicado o regime normal de apuração. Precedente. 4. O auto de infração não é o instrumento adequado para se verificar eventuais
créditos de empresa optante pelo Simples Nacional. 5. As informações obtidas junto às operadoras de cartão de crédito encontram
respaldo legal. 6. A penalidade a ser aplicada é a espefica, prevista para empresas optante do Simples Nacional. Decisão: rejeitadas
as preliminares arguidas e lançamento julgado parcialmente procedente, no valor total original do imposto de R$ 61.681,90 (sessenta e
um mil, seiscentos e oitenta e um reais e noventa centavos), montante que, conjuntamente, com a multa retificada para 75% (art. 96 da
Resolução CGSN nº 140/2018), deve ser acrescidos dos juros e encargos legais incidentes até a data do pagamento. Sem reexame
necessário. MAÍRA CAVALCANTI JATTE(12).
TATE: 00.825/12-3. AUTO DE INFRAÇÃO: 2012.000001082968-37. INTERESSADO: JS ALIMENTAÇÕES LTDA. CACEPE:
0167601-66. CNPJ: 35.534.197/0001-23. REPRESENTANTE LEGAL: FERNANDO DE O. BARROS (OAB/PE Nº 12.106-D) E
OUTROS. DECIO JT NO 0580/2020(12). EMENTA: ICMS. AUTO DE INFRÃO. REGIME NORMAL. SEF. AUTO DE INFRÃO
VÁLIDO. BASE DE CÁLCULO DEFINIDA. RECEITAS OMITIDAS. OPERÕES NÃO ESCRITURADAS. PROCEDIMENTO LEGAL.
RETIFICÃO DA PENALIDADE. PROCEDÊNCIA PARCIAL. 1. A empresa não era optante do regime do simples nacional. 2. O
auditor procedeu corretamente, ao comparar as vendas via cartão de crédito com os valores declarados no registro de saídas,
constante no SEF da empresa. 3. O auto de infração descreve com clareza e precio o fato ilícito, bem como apresenta todas as
informações/documentações necessárias para a compreeno dos fatos. 4. Base de lculo perfeitamente identificada na descrição do
auto de infração. 5. A receita omitida é considerada decorrente de operação ou prestação tributada desacompanhada de documento
fiscal e o imposto correspondente se cobrado mediante a aplicação da alíquota interna preponderante. 6. O auto de infração não é o
instrumento adequado para se verificar eventuais créditos fiscais. Precedente. 7. As informações obtidas junto às operadoras de cartão
de crédito encontram respaldo legal. 8. A penalidade a ser aplicada é a prevista para falta de recolhimento do imposto, decorrente de
omissão de receita. Decisão: rejeitadas as preliminares arguidas e lançamento julgado parcialmente procedente, no valor total original
do imposto de R$ 334.681,91 (trezentos e trinta e quatro mil, seiscentos e oitenta e um reais e noventa um centavos), montante que,
conjuntamente, com a multa retificada para 90% (art. 10, VI, “i da Lei no 11.514/1997), deve ser acrescidos dos juros e encargos legais
incidentes até a data do pagamento. Reexame necessário. MAÍRA CAVALCANTI JATTE(12).
TATE: 00.865/16-8 . AUTO DE INFRAÇÃO: 2015.000008713009-20. INTERESSADO: JBS S/A. CACEPE: 0422995-95.
CNPJ: 02.916.265/0154-34. REPRESENTANTE LEGAL: FABIO AUGUSTO CHILO (OAB/SP NO 221.616). DECIO JT
NO 0581/2020(12). EMENTA: ICMS. AUTO DE INFRÃO. ICMS NORMAL. OMISSÃO DE SAÍDA. NOTAS FISCAIS DE ENTRADA
NÃO ESCRITURADAS. CAPITULÃO DO ILÍCITO TRIBUTÁRIO E DA PENALIDADE. LEVANTAMENTO INTEGRAL. DIREITO DE
DEFESA. BASE DE CÁLCULO. PRESUNÇÃO JURIS TANTUM. DENÚNCIA PARCIALMENTE ELIDIDA. NOTAS FISCAIS DE
DEVOLUÇÃO. SINISTRO. PRESUNÇÃO LEGAL DE RECEBIMENTO DAS MERCADORIAS. ÔNUS DO CONTRIBUINTE. REDUÇÃO
DA PENALIDADE. PREVISÃO LEGAL DA PENALIDADE E DA ATUALIZÃO MONETÁRIA. PROCEDÊNCIA PARCIAL. 1. Indicação
clara das raes que fundamentaram a lavratura do auto de infração bem como o enquadramento e t ipificação da penalidade. 2. Na
fiscalização efetuada foram observadas/analisadas todas as notas fiscais emitidas para o contribuinte e comparadas com as registradas
no Livro de Registro de Entradas. 3. O sujeito passivo, em sua defesa, demonstra conhecer todos os fatos relativos ao lançamento o
que indica que teve ampla possibilidade de defender-se das infrações a ele imputadas. 4. A margem de valor agregado não é aplivel
para o caso em questão, posto que é previsto especificamente para a hipótese de ICMS-ST. Precedentes. 5. Algumas notas fiscais
comprovam a devolução das mercadorias e, portanto, descaracterizam parcialmente a denúncia. 6. Comprovação do não recebimento

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT