O contexto sociocognitivo do indexador no processo de representação temática da informação

AutorVera Regina Casari Boccato
Páginas67-86
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. esp.1,
p. 67-86, 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n esp1p67
O CONTEXTO SOCIOCOGNITIVO DO INDEXADOR NO PROCESSO DE
REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DA INFORMAÇÃO
i
Vera Regina Casari Boccato ii
Resumo: O foco deste estudo é a interdisciplinaridade entre as vertentes cognitivas e a Ciência da Informação,
com destaque para a Psicologia Cognitiva, como campo científico co laborativo no delineamento do contexto
sociocognitivo do indexador, visto como elemento norteador na representação temática adequada para a
recuperação por assunto em catálogos online de áreas científicas especializadas. Os resultados demonstram que o
contexto sociocognitivo do bibliotecário indexador é um elemento de suma importância na adequada
representação da informação para a busca por assunto em catálogos online. Conclui-se que as visões holística e
coletiva do bibliotecário indexador são privilegiadas, contribuintes para a definição de um trata mento temático
da informação e na modelagem de sistemas de recuperação da informação. A partir dessa concepção, a área de
Ciência da Informação volta-se para uma dimensão teórica focada por abordagens interpretativas, centradas no
aspecto semântico e no contexto social da informação, do bibliotecário indexad or e do usuário.
Palavras-chave: Representação temática. Linguagem documental. Indexador. Contexto sociocognitivo.
Catálogo online. Áreas científicas especializadas.
THE SOCIOCOGNITIVE CONTEXT OF INDEXER IN THE PROCESS OF INF ORMATION
THEMATIC REPRESENTATION
Abstract: The focus of this study is the in terdisciplinary between the cognitive aspects and Information Science,
with emphasis on Cognitive Psychology, and scientific field in the colla borative design of sociocognitive context
of the indexer, seen as a guiding element in the thematic rep resentation suitable for recovery by subject in online
catalogs of specialized scientific areas. The results show that the sociocognitive context of the indexer is an
element of great importance for the proper information representation to search for the subject in online
catalogs. It is concluded that the holistic and collective visions of the indexer are privileged, contributors to the
definition of a thematic treatment of information and modeling of information retrieval systems. Based on this
concept, the Information Science area turns to a theoretical dimension focused on interpretive approaches,
focusing on semantics and social context of information, the indexer and user.
Keywords: Thematic representation. Indexing language. Indexer. Sociocognitive context. Online catalogue.
Specialized scientific areas.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
i Parte desse artigo foi extraído da tese de doutorado da autora intitulada Avaliação do u so de linguagem
documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo sociocognitivo com protocolo
verbal, sob a orientação da Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita.
ii Universidade Federal de São Carlos (DCI-UFSCar). vbccato@ufscar.br
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Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.67-86, 2012.
1 INTRODUÇÃO
Numa abordagem inicial sobre os espaços interdisciplinares da Ciência da Informação
verificamos que os estudos sobre a cognição humana estão estritamente associados à
Filosofia, a partir das concepções de Sócrates e Platão sobre o conhecimento humano ser
“inerente” às Ciências Exatas e à Matemática, seguido por Aristóteles com sua tese sobre o
conhecimento humano ser “adquirido”, refutando as idéias anteriores apresentadas.
O Renascimento e o Iluminismo trouxeram filósofos como Descartes, Locke e Kant
para o centro das discussões sobre o conhecimento humano, dissertando sobre teorias e
questões empíricas sobre a sua gênese. A partir do final do século XIX , assistimos a uma
proliferação de teorias sobre essa questão, culminando no surgimento de novas áreas como a
Linguística, a Antropologia, a Sociologia, a Neurociências, a Inteligência Artificial, a Ciência
Cognitiva e a Psicologia, todas com propostas de realizarem estudos sobre a natureza da
mente humana.
No contexto da Ciência da Informação, Ingwersen (1992) investiga a área sob a
perspectiva de uma ciência cognitiva influenciada por diversos campos científicos,
enfatizando sua maior intersecção com a Linguística, Inteligência Artificial, Ciência
Cognitiva e a Psicologia, sinalizando novos desafios para a área referente a mudanças sociais,
revolução tecnológica e a ampliação dos espaços interdisciplinares.
Diante disso, apontamos como ponto focal deste estudo a interdisciplinaridade entre as
vertentes cognitivas e a Ciência da Informação, com destaque para a Psicologia Cognitiva
como campo científico colaborativo no delineamento do contexto sociocognitivo do
indexador, visto como elemento norteador na representação temática adequada para a
recuperação por assunto em catálogos online de áreas científicas especializadas.
2 AS DIMENSÕES COGNITIVAS DA REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DA
INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
A Psicologia Cognitiva, ramo da Psicologia, preocupa-se com os estudos sobre a
percepção, o pensamento e a memória, com o intuito de analisar e explicar como os
indivíduos observam e percebem os fatos, as coisas e como utilizam esse conhecimento

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