Formação continuada: implicações e possibilidades no exercício profissional do assistente social

AutorAna Maria Baima Cartaxo - Vania Maria Manfroi -Maria Teresa dos Santos
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Páginas239-253
239
R. Katál., Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 239-253, jul./dez. 2012
Formação continuada: implicações e possibilidades no
exercício profissional do assistente social
Continuous Education: Implications and
Opportunities for de Professional Activity of Social
Workers
Ana Maria Baima Cartaxo
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Vania Maria Manfroi
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Tradução para o inglês de Jeffrey Hoff.
Recebido em 15.03.2012. Aprovado em 30.07.2012.
PESQUISA
Formação continuada: implicações e possibilidades no exercício profissional do assistente social
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação profissional continuada crítica no campo do exercício profissional de Serviço
Social. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e documental que procura identificar e apontar estratégias para esse processo de
formação. Aborda criticamente a utilização do termo, tendo como referência autores da área de educação. Problematiza a formação
continuada como um processo constante e necessário ao exercício profissional, imbricado na relação teórico-prática, na qualidade da
produção documental, na apropriação das novas tecnologias para auxiliar a organizar os dados da realidade que se apresentam no
cotidiano profissional. A partir do método crítico-dialético, enfatiza a necessária atitude investigativa e propõe estratégias teórico-
políticas de formação continuada para o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social.
Palavras-chave: Formação continuada. Serviço Social. Relação teórico-prática.
Continuous Education: Implications and Opportunities for the Professional Activity of Social Workers
Abstract: The purpose of this article is to reflect on continuous and critical professional education in the field of the professional
exercise of Social Work. It is based on bibliographic and documental research that sought to identify and indicate strategies for this
educational process. It critically analyzes the use of the term, using as a reference authors from the field of education. It problematizes
continuous education as a constant and necessary process for professional exercise that is imbricated in the relationship between theory
and practice, in the quality of document production and in the appropriation of new technologies to assist in organizing the data about
reality that is presented in the daily work of professionals. Based on a critical-dialectic method, it emphasizes the need to have an
investigative attitude and to propose theoretical-political strategies for continuing education to strengthen the ethical-political project
of Social Work.
Keywords: Continued education. Social Work. Relationship theory-practice.
Maria Teresa dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT