Termo de Inexigibilidade de Licitação nº 4/2023 Processo Nº: 2610022.000235/2023-76 do Objeto: Contratação Direta Da Schultz Ville Turismo Ltda, para a Realização Da Xv Convenção Anual Schultz, Tendo o Estado do Rio Grande do Norte como Correalizador e Anfitrião Em Sua Edição de 2023, que Acorrerá

Data de publicação09 Março 2023
Órgão Empresa Potiguar de Promoção Turística - EMPROTUR
SeçãoContratos, Editais e Avisos
Poder Executivo
Ano XC • Nº 15382 Natal, 09 de março de 2023
CERTIFICADO DIGITALMENTE
EMPRESA POTIGUAR DE PROMOÇÃO TURÍSTICA S/A - EMPROTUR
TERMO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 4/2023
Processo nº:2610022.000235/2023-76
DO OBJETO:Contratação direta da SCHULTZ VILLE TURISMO LTDA,para a realização da XVConvenção
Anual Schultz,tendo o estado do Rio Grande do Norte como correalizador e anfitrião em sua edição de
2023,queacorreráentre os dias19 a 23 de março.
DA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS:Há 36 anos em atuação, as empresas Schultz conquistaram a excelência nos
mais diversos segmentos do setor. Com profissionais espalhados por todo o Brasil que constroem as melhores
soluções de viagens para os agentes e seus passageiros. Atualmente, a amplitude de negócios e qualidade de
serviço, coloca a Schultz entre as principais empresas de turismo do país,ofertando roteiros terrestres
customizados, circuitos rodoviários, produtos exclusivos, hotelaria de qualidade, locação de veículos no mundo
todo, assessoria em vistos consulares para brasileiros e estrangeiros, seguro viagem, soluções tecnológicas, entre
diversos outros produtos e serviços.
A trajetória da Schultzcomeçou em 1986 com o processo de assessoria de vistos. Nesta época, ser uma das
melhores empresas do ramo era meramente um sonho. Ao longo desses 36anos, a mesma buscou se
aperfeiçoarna assessoria em vistos consulares de turismo, estudos e negócios, tornando-se referência e a
empresa n°1 no segmento.
Nasúltimas 5 edições das Convenções Schultz têm sido realizadas neste formato de proporcionar ao agente, não
só capacitações e treinamentos em ambiente fechado, como também experiências gastronômicas, culturais e
turística no destino, visando assim, que o agente de viagens, único canal de vendas da Schultz, conheça todas as
nossas novidades para o ano e também “experimente” o destino anfitrião, de tal forma a propiciar a todos um
melhor aproveitamento do evento. Este formato tem sido aprovado por todos os participantes e também pelo
destino anfitrião, o qual permanece em destaque durante todo o ano, nas ações Schultz, dando a ssim
continuidade ao trabalho iniciado com a Convenção. Outro ponto muito positivo, é a sincronia de divulgação do
destino antes, durante e depois do evento, pelos agentes, imprensa , destino e Schultz, culminando assim, em
ampla evidência do destino anfitrião nas redes sociais e imprensa especializada. Cumpre ressaltar que após a
realização da Convenção, as vendas para o destino anfitrião costumam crescer pelo menos em 50%, chegando a
90%, durante o ano da realização do mesmo.
Evento será sediado no Centro de Convenções de Natal, em 2023,reunindo agentes de viagens profissionais do
turismo e representantes de produtos e destinos,formadores de opinião, permitindo a troca de experiências, bem
como capacitando-os e atualizando-os com as novidades através de apresentações, palestras, workshop e também
proporcionando experiências únicas no Rio Grande do Norte.
A XV Convenção tem a seguinte programação prevista:
19.MAR.23:Chegada dos participantes em Natal. Traslado aos hotéis anfitriões, associados ABIH-RN; os quais
estarão apoiando a Convenção com a hospedagem de todos os participantes. À noite, Coquetel de abertura em
local a ser definido.
20.MAR.23:Dia inteiro de trabalho no CCN (Centro de Convenções de Natal), no Pavilhão Nísia Floresta, o
qual está sendo cedido sem custos pela EMPROTUR, para realização do evento. Ao final, traslado aos hotéis.
Noite livre em Natal.
21.MAR.23:Dia inteiro de trabalho no CCN (Centro de Convenções de Natal), no Pavilhão Nísia Floresta, o
qual está sendo cedido sem custos pela EMPROTUR, para realização do evento. Ao final, traslado aos hotéis.
Noite livre em Natal.
22.MAR.23:Dia de realização de experiências no destino; onde com o apoio das Prefeituras locais de T ibau do
Sul, Maracajaúe Extremoz; os participantes serão divididos em 3 grupos para realizar as experiências que estão
sendo programadas e ofer tadas pelos destinos anfitriões. À noite, Festa de Encerramento da XV Convenção
Schultz no Forró com Turista a fim de proporcionar aos agentes, experiência tipicamente potiguar. Ao final,
traslado aos hotéis.
23.MAR.23:Check Out nos hotéis e traslado ao aeroporto. Fim da XV Convenção Schultz.
Diante do exposto, a participação do Rio Grande do Norte torna-se estratégica, para a divulgação
eposicionamento como um destino verde e sustentável. A Emproturteve sua primeira ativação nessa
áreadurante a49ª edição da Abav Expo, que aconteceu em setembro de2022, a ação buscou apresentar
umamaior sustentabilidade e menos impacto ambiental na ativação promocional, sendo oprimeiro do Brasil a
implantar a política em busca da redução da pegada de carbono na concepçãoe montagem de estandes.Além de
otimizar o encontro com os atores do segmento, reforçando oRio Grande do Norte como destino capacitado para
receber o turista interessado no turismo cultural.
A captação da Convenção anual da Schultz para o Estado do Rio Grande do Norte é fruto do relacionamento
criado com a operadora a partir da estratégia traçada no início de 2022, que teve como objetivo trabalhar com
operadoras com inserção em mercados estratégicos para aumento de demanda e permanência de voos para o Rio
Grande do Norte.
A operadora Schultz, se diada em Curitiba/PR, trabalha com agentes multimarca em todo o país, porém tem
maior força de mercado na região sul e sudeste do país (Sudeste: Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São
Paulo; Sul:Caxias do Sul, Curitiba), mercados estratégicos pelo perfil de turista, poder de compra e permanência
média em viagens de lazer e segmentadas. A Malha aérea da região sul e sudeste é hoje composta por ligações
diretas advindas de: RJ (Galeão), SP (Congonhas), SP (Guarulhos), Ribeirão Preto, S. J. do Rio Preto, Campinas,
Belo Horizonte, Uberlândia, Porto Alegre e Curitiba, 61,9% da malha aérea do Rio Grande do Norte,
representado em 71.632 mil passageiros. (Fonte: ANAC e Setor de Inteligência Comercial da Emprotur).
A correalização do evento no centro de convenções de Natal tem como objetivo posicionar competitivamente o
Rio Grande do Norte frente aos seus principais concorrentes em número de vendas com a operadora (Porto de
Galinhas, Olinda, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Maceió, Barra de São Miguel, Maragogi, Fortaleza,
Jericoacoara, Cumbuco, Beberibe, João Pessoa, Lençóis Maranhenses), com foco em aumentar o marketshare do
Estado por meio do aumento em vendas pelos agentes de viagem participante s da convenção, objetivando ter
como resultado os destinos do RN como 1º em vendas pela operadora, e consequentemente, o número de voos,
passageiros, ocupação hoteleira e arrecadação para o Estado.
A EMPROTUR está conectada com o mundo atual que busca diversificar e segmentar o perfil de novos turistas,
além de fomentar a economia e gerar emprego e renda em todo o estado, tendo como intuito fazer com que o
turista tenha o mesmo entusiasmo e motivação para conhecer todo o Rio Grande do Norte. Acampanha do Visite
o Rio Grande do Norte mostra o RN sob outra ótica, com as belezas naturais e a riqueza de sua diversidade
cultural, uma estratégia muito acertada para chegar ao mercado emissor e mostrar ao turista, nacional e
internacional, que o RN vai além do sol e mar.A participação no evento impulsiona a retomada do destino,
auxilia a fomentar o setor do turismo e interligados, além de auxiliar nainteriorizaçãodo turismo no RN,
garantindoa promoção e o apoio à comercialização do destino para o público.
DA DISPONBILIDADE ORÇAMENTÁRIA:De acordo com o Plano Orçamento Anual, está previsto na
proposta orçamentária para o exercício de 2023, o valor Orçamentário e Financeiro à conta da dotação abaixo
discriminada.
Projeto de atividade:307001 - Promoção do RN em eventos.
Elemento de Despesa:33.90.39.18 - Ser viços de promoção artística, culturais, turísticas, recreativas e
desportivas.
Fonte de Recurso:500 - Recursos não vinculados de impostos.
Valor:R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).
DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:ADMINISTRATIVO. CONTRATAÇÃO DIRETA. EXCLUSIVIDADE
DO PRESTADOR DO SERVIÇO. INEXIGIBILIDADE. ARTIGO 30 DA LEI 13.303/2016. Preservação e
observância dos aspectos legais e formais contidos na Lei Federal nº 13.303/2016.
DA VIGÊNCIA CONTRATUAL:O prazo de vigência do Contrato será de até 02meses, a partir da data da sua
assinatura.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT