Termo de Inexigibilidade de Licitação nº 4/2023 Processo Nº: 2610022.000235/2023-76 do Objeto: Contratação Direta Da Schultz Ville Turismo Ltda, para a Realização Da Xv Convenção Anual Schultz, Tendo o Estado do Rio Grande do Norte como Correalizador e Anfitrião Em Sua Edição de 2023, que Acorrerá
Data de publicação | 09 Março 2023 |
Órgão | Empresa Potiguar de Promoção Turística - EMPROTUR |
Seção | Contratos, Editais e Avisos |
Poder Executivo
Ano XC • Nº 15382 Natal, 09 de março de 2023
CERTIFICADO DIGITALMENTE
EMPRESA POTIGUAR DE PROMOÇÃO TURÍSTICA S/A - EMPROTUR
TERMO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 4/2023
Processo nº:2610022.000235/2023-76
DO OBJETO:Contratação direta da SCHULTZ VILLE TURISMO LTDA,para a realização da XVConvenção
Anual Schultz,tendo o estado do Rio Grande do Norte como correalizador e anfitrião em sua edição de
2023,queacorreráentre os dias19 a 23 de março.
DA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS:Há 36 anos em atuação, as empresas Schultz conquistaram a excelência nos
mais diversos segmentos do setor. Com profissionais espalhados por todo o Brasil que constroem as melhores
soluções de viagens para os agentes e seus passageiros. Atualmente, a amplitude de negócios e qualidade de
serviço, coloca a Schultz entre as principais empresas de turismo do país,ofertando roteiros terrestres
customizados, circuitos rodoviários, produtos exclusivos, hotelaria de qualidade, locação de veículos no mundo
todo, assessoria em vistos consulares para brasileiros e estrangeiros, seguro viagem, soluções tecnológicas, entre
diversos outros produtos e serviços.
A trajetória da Schultzcomeçou em 1986 com o processo de assessoria de vistos. Nesta época, ser uma das
melhores empresas do ramo era meramente um sonho. Ao longo desses 36anos, a mesma buscou se
aperfeiçoarna assessoria em vistos consulares de turismo, estudos e negócios, tornando-se referência e a
empresa n°1 no segmento.
Nasúltimas 5 edições das Convenções Schultz têm sido realizadas neste formato de proporcionar ao agente, não
só capacitações e treinamentos em ambiente fechado, como também experiências gastronômicas, culturais e
turística no destino, visando assim, que o agente de viagens, único canal de vendas da Schultz, conheça todas as
nossas novidades para o ano e também “experimente” o destino anfitrião, de tal forma a propiciar a todos um
melhor aproveitamento do evento. Este formato tem sido aprovado por todos os participantes e também pelo
destino anfitrião, o qual permanece em destaque durante todo o ano, nas ações Schultz, dando a ssim
continuidade ao trabalho iniciado com a Convenção. Outro ponto muito positivo, é a sincronia de divulgação do
destino antes, durante e depois do evento, pelos agentes, imprensa , destino e Schultz, culminando assim, em
ampla evidência do destino anfitrião nas redes sociais e imprensa especializada. Cumpre ressaltar que após a
realização da Convenção, as vendas para o destino anfitrião costumam crescer pelo menos em 50%, chegando a
90%, durante o ano da realização do mesmo.
Evento será sediado no Centro de Convenções de Natal, em 2023,reunindo agentes de viagens profissionais do
turismo e representantes de produtos e destinos,formadores de opinião, permitindo a troca de experiências, bem
como capacitando-os e atualizando-os com as novidades através de apresentações, palestras, workshop e também
proporcionando experiências únicas no Rio Grande do Norte.
A XV Convenção tem a seguinte programação prevista:
19.MAR.23:Chegada dos participantes em Natal. Traslado aos hotéis anfitriões, associados ABIH-RN; os quais
estarão apoiando a Convenção com a hospedagem de todos os participantes. À noite, Coquetel de abertura em
local a ser definido.
20.MAR.23:Dia inteiro de trabalho no CCN (Centro de Convenções de Natal), no Pavilhão Nísia Floresta, o
qual está sendo cedido sem custos pela EMPROTUR, para realização do evento. Ao final, traslado aos hotéis.
Noite livre em Natal.
21.MAR.23:Dia inteiro de trabalho no CCN (Centro de Convenções de Natal), no Pavilhão Nísia Floresta, o
qual está sendo cedido sem custos pela EMPROTUR, para realização do evento. Ao final, traslado aos hotéis.
Noite livre em Natal.
22.MAR.23:Dia de realização de experiências no destino; onde com o apoio das Prefeituras locais de T ibau do
Sul, Maracajaúe Extremoz; os participantes serão divididos em 3 grupos para realizar as experiências que estão
sendo programadas e ofer tadas pelos destinos anfitriões. À noite, Festa de Encerramento da XV Convenção
Schultz no Forró com Turista a fim de proporcionar aos agentes, experiência tipicamente potiguar. Ao final,
traslado aos hotéis.
23.MAR.23:Check Out nos hotéis e traslado ao aeroporto. Fim da XV Convenção Schultz.
Diante do exposto, a participação do Rio Grande do Norte torna-se estratégica, para a divulgação
eposicionamento como um destino verde e sustentável. A Emproturteve sua primeira ativação nessa
áreadurante a49ª edição da Abav Expo, que aconteceu em setembro de2022, a ação buscou apresentar
umamaior sustentabilidade e menos impacto ambiental na ativação promocional, sendo oprimeiro do Brasil a
implantar a política em busca da redução da pegada de carbono na concepçãoe montagem de estandes.Além de
otimizar o encontro com os atores do segmento, reforçando oRio Grande do Norte como destino capacitado para
receber o turista interessado no turismo cultural.
A captação da Convenção anual da Schultz para o Estado do Rio Grande do Norte é fruto do relacionamento
criado com a operadora a partir da estratégia traçada no início de 2022, que teve como objetivo trabalhar com
operadoras com inserção em mercados estratégicos para aumento de demanda e permanência de voos para o Rio
Grande do Norte.
A operadora Schultz, se diada em Curitiba/PR, trabalha com agentes multimarca em todo o país, porém tem
maior força de mercado na região sul e sudeste do país (Sudeste: Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São
Paulo; Sul:Caxias do Sul, Curitiba), mercados estratégicos pelo perfil de turista, poder de compra e permanência
média em viagens de lazer e segmentadas. A Malha aérea da região sul e sudeste é hoje composta por ligações
diretas advindas de: RJ (Galeão), SP (Congonhas), SP (Guarulhos), Ribeirão Preto, S. J. do Rio Preto, Campinas,
Belo Horizonte, Uberlândia, Porto Alegre e Curitiba, 61,9% da malha aérea do Rio Grande do Norte,
representado em 71.632 mil passageiros. (Fonte: ANAC e Setor de Inteligência Comercial da Emprotur).
A correalização do evento no centro de convenções de Natal tem como objetivo posicionar competitivamente o
Rio Grande do Norte frente aos seus principais concorrentes em número de vendas com a operadora (Porto de
Galinhas, Olinda, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Maceió, Barra de São Miguel, Maragogi, Fortaleza,
Jericoacoara, Cumbuco, Beberibe, João Pessoa, Lençóis Maranhenses), com foco em aumentar o marketshare do
Estado por meio do aumento em vendas pelos agentes de viagem participante s da convenção, objetivando ter
como resultado os destinos do RN como 1º em vendas pela operadora, e consequentemente, o número de voos,
passageiros, ocupação hoteleira e arrecadação para o Estado.
A EMPROTUR está conectada com o mundo atual que busca diversificar e segmentar o perfil de novos turistas,
além de fomentar a economia e gerar emprego e renda em todo o estado, tendo como intuito fazer com que o
turista tenha o mesmo entusiasmo e motivação para conhecer todo o Rio Grande do Norte. Acampanha do Visite
o Rio Grande do Norte mostra o RN sob outra ótica, com as belezas naturais e a riqueza de sua diversidade
cultural, uma estratégia muito acertada para chegar ao mercado emissor e mostrar ao turista, nacional e
internacional, que o RN vai além do sol e mar.A participação no evento impulsiona a retomada do destino,
auxilia a fomentar o setor do turismo e interligados, além de auxiliar nainteriorizaçãodo turismo no RN,
garantindoa promoção e o apoio à comercialização do destino para o público.
DA DISPONBILIDADE ORÇAMENTÁRIA:De acordo com o Plano Orçamento Anual, está previsto na
proposta orçamentária para o exercício de 2023, o valor Orçamentário e Financeiro à conta da dotação abaixo
discriminada.
Projeto de atividade:307001 - Promoção do RN em eventos.
Elemento de Despesa:33.90.39.18 - Ser viços de promoção artística, culturais, turísticas, recreativas e
desportivas.
Fonte de Recurso:500 - Recursos não vinculados de impostos.
Valor:R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).
DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:ADMINISTRATIVO. CONTRATAÇÃO DIRETA. EXCLUSIVIDADE
DO PRESTADOR DO SERVIÇO. INEXIGIBILIDADE. ARTIGO 30 DA LEI 13.303/2016. Preservação e
observância dos aspectos legais e formais contidos na Lei Federal nº 13.303/2016.
DA VIGÊNCIA CONTRATUAL:O prazo de vigência do Contrato será de até 02meses, a partir da data da sua
assinatura.
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