A contribuição da cultura corporal de movimento para empoderamento das juventudes no núcleo afro odomodê

AutorPamela Tavares Monteiro, Ivan Marcelo Gomes
CargoMestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. / Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.
Páginas305-326
A CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO PARA EMPODERAMENTO DAS
JUVENTUDES NO NÚCLEO AFRO ODOMODÊ
1
Pamela Tavares Monteiro1
Ivan Marcelo Gomes2
Resumo
Esta investigação destaca o Núcleo Afro Odomodê, equipa mento público voltado às juventudes afrodescendentes,
pertencente a Prefeitura Municipal de Vitória, no Espírito Santo. Concentrado na promoção da valorização da cultura e
empoderamento negro juvenil, o Odomodê oferta ações afror referenciadas para o ensino das relações étnico-raciais, como
grupo de estudos, oficinas, cursos, eventos; tendo como princípio, o Plano Municipal de Juventudes, o Estatuto da
Juventude Lei nº 12.852/2013 e o Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288/2010. O objetivo desta investigação se
concentrou em compreender como a cultura corporal de movimento relacionada com as culturas afras trabalhadas no
Odomodê interferem no cotidiano destas juventudes. Metodologicamente, adotou um Estudo interpretativo, qualitativo com
ferramentas de observação participante e trabalho de campo, com uso do diário de campo, além de entrevista
semiestruturada. Este trabalho destaca a dimensão cognitiva do processo de empode ramento negro.
Palavras-chave: Corpo negro; estética Afro-diaspórica; empoderamento negro; políticas pú blicas; juventudes.
THE CONTRIBUTION OF BODY CULTURE OF MOVEMENT FOR THE EMPOWERMENT OF YOUT H IN THE NÚCLEO
AFRO ODOMODÊ
Abstract
This research highlights the Núcleo Afro Odomodê, a public facility for Afro-Brazilian youth belonging to the Municipal
Prefecture of Vitória, Espírito Santo State. Focused on promoting the appreciation of black youth culture and empower ment,
Odomodê offers afroreferenced actions for the teaching of ethnic-racial relations, such as study groups, workshops, cou rses,
events; having as a principle, the Municipal Youth Plan, the Youth Statute Law No. 12.852/2013 and the Racial Equality
Statute, Law No. 12.288/2010. The objective of this research focused on understanding how the body culture of movement
related to the Afro cultures worked in Odomodê in terfere in the daily lives of these youths. Methodologically, we adopted an
interpretative, qu alitative study with tools of participant observation and fieldwork, using a field diary, and semi-structured
interviews. In this paper we will discuss the cognitive dimension of the Black empowerment process.
Keywords: Black body; afro-diasporic Aesthetics; black Empowerment; public Policies; y outh.
Artigo recebido em: 31/10/2022 Aprovado em: 31/03/2023
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v27n1.2023.18
1 Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail:
pamelamont@hotmail.com
2 Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo . E-mail:
ivanmgomes@hotmail.com
Pamela Tavares Monteiro e Ivan Marcelo Gomes
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1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo discutir a dimensão cognitiva do processo de
empoderamento negro encarada pelas juventudes afro-brasileiras atendidas no Núcleo Afro Odomodê.
Tal dimensão foi encontrada no processo de análises da investigação de mestrado nomeada “O corpo
afro-brasileiro e suas re-existências políticas: as estéticas afrodiaspóricas das juventudes no Núcleo
Afro Odomodê” que visou compreender como os corpos das juventudes afro-brasileiras se relacionam
com as culturas afras relacionadas com a cultura corporal de movimento oferecidas no equipamento
público nomeado Núcleo Afro Odomodê.
O objeto de pesquisa em questão se relacionou intimamente com as movimentações auto-
organizadas das populações afro-brasileiras ao longo da história, bem como as articulações destas
com os demais movimentos negros do continente africano e de demais localidades afro diaspóricas.
Tais articulações geraram, no fim da década de 90, um movimento negro de perfil cultural inovador, o
qual discute e tensiona novas formas de denúncias antirracistas através das artes e culturas, também
auxiliando no avanço das reivindicações - realizadas em períodos anteriores - para a implantação de
políticas públicas especificas para as populações afro-brasileiras (DOMINGUES, 2007).
Neste contexto, uma destas políticas reivindicadas é a criação do equipamento de
juventudes Núcleo Afro Odomodê, no ano de 2005, que tem como objetivo geral estimular, sensibilizar
e mobilizar as juventudes afro-brasileiras para as equidades sociorraciais e para a luta contra os
preconceitos, violências e demais exclusões sociais. Este, atualmente, está subordinado à
Coordenação de Políticas dos Direitos das Juventudes, vinculada à Gerência de Políticas de Cidadania
e Direitos Humanos pertencente à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e do Trabalho
(SEMCID), da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), onde se respalda através do Plano Municipal de
Juventudes, Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13) e do Estatuto da Igualdade Racial (Lei de n°
12.288/10).
O Odomodê é compreendido como sendo uma conquista das reivindicações realizadas
pelos movimentos auto-organizados, demarcando-se como uma continuidade da preocupação histórica
para/com as violências nas quais as juventudes afro-brasileiras estão imersas (CERQUEIRA, LIMA E
BUENO, et all., 2021, p.47). Sendo assim, o Odomodê é interpretado como um espaço onde as
juventudes afro-brasileiras podem aspirar novos espaços e novas perspectivas para suas vidas.
Como nos afirma Gustavo Forde (2016) e Silvio Almeida (2018), desde o início da
ocupação portuguesa no território brasileiro, o fenômeno do racismo se estabeleceu, de forma

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