Convergências entre as políticas públicas nacionais de promoção do livro, leitura e bibliotecas sul-americanas e o ODS 4 da Agenda 2030: o que há por trás?

AutorEverton da Silva Camillo, Claudio Marcondes de Castro Filho
CargoMestre em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho', Departamento de Ciência da Informação, Marília, Brasil everton.camillo@unesp.br https://orcid.org/0000-0003-1314-4372 / Doutor em Ciência da Informação Universidade de São Paulo, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Ribeirão Preto, Brasil ...
Páginas1-23
Encontros Bibli: revista eletrônica de bibliot economia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-23, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e68384
Artigo
Original
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS POLÍTICAS
PÚBLICAS NACIONAIS DE PROMOÇÃO
DO LIVRO, LEITURA E BIBLIOTECAS
SUL-AMERICANAS E O ODS 4 DA
AGENDA 2030: O QUE HÁ POR TRÁS?
Convergences between national and South American public policies for the
promotion of books, reading, and libraries and 2030 Agenda SDG 4: what is
behind them?
Eve
rton da Silva
C
AM
ILLO
Mestre em Ciência da Informação
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, Brasil
everton.camillo@unesp.br
https://orcid.org/0000-0003-1314-4372
Doutor em Ciência da Informação
Universidade de São Paulo, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Ribeirão Preto, Brasil
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, Brasil
claudiomarcondes@ffclrp.usp.br
https://orcid.org/0000-0003-0889-4291
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Identificar e m ensurar as convergências existentes entre os objetivos de polí ticas públicas nacionais de
promoção do livro, lei tura e biblioteca sul-americanas e as dez metas que compõem o Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade) da Agenda 2030.
Método: O método Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, foi utilizado para objetivar a investigação, e aplicou-se a
técnica de análise temática.
Resultado: Entend e-se que formar profissionais para o mercado de trabalho não é uma ação que está no seu bojo.
Compreende-se também que as políticas públicas analisadas privilegiam a educação de nível básico e relegam as
perspectivas para a educação de níveis secundário e terciário no âmbito dos países sul-americanos, a quem pertencem
as políticas públicas nacionais analisadas.
Conclusões: Conclui-se que, no que se refere às forças, as políticas públicas analisadas estão fortemente ligadas às
ações de educação e ao seu fomento na sociedade, bem como privilegiam a educação de nível básico e, ao que se
entende na análise, as práticas pedagógicas contundentes para esse nível de educação form al. No entanto, as
fraquezas percebidas no resultado dizem respeito a educação de níveis secundário e terciário. As políticas públicas
nacionais de promoção do li vro, leitura e bibliotecas s ul-americanas analisadas distanciam-se da busca por
competências e habilidades específicas para o mercado de trabalho, ligadas às educações técnica e profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas. Promoção do livro, leitura e biblioteca. ODS 4. Agenda 2030. América do Sul.
ABSTRACT
Objective: To identify and to measure existing convergences between national public policies of promotion of the books,
reading and libraries goals of South American countries, and the ten goals of 2030 Agenda Sustainable Development
Goal (SDG) 4 (Quality Education).
Methods: Cont ent Analysis method was used to objectify the investigation, and the thematic analysis technique was
applied.
Results: The public policies analyzed are closely linked to the area of education. It is understood that training
professionals for the labor market are not an action tha t is at their cor e. It is also understood that the analyzed public
policies favored basic education and relegated the prospects for secondary and tertiary education in the South American
countries, to which the analyzed national public policies belong.
Conclusions: It is concluded that, regarding the forces, the analyzed public policies are strongly linked to the actions of
education and its fomentation in society. They also privilege the primary education and, as it is understood in the
Claudio Marcondes de Castro FILHO
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-23, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e68384
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analysis, some pedagogical practices. However, the perceived weaknesses in the outcome relate to secondary and
tertiary education. The national public policies analyzed are far from the goal of searching for competences and specific
skills for the labor market, linked to technical and vocational education.
KEYWORDS: Public Policies. Promotion of book, reading, and library. SDG 4. 2030 Agenda. South America.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos últimos anos, mais precisamente os do século XXI, muitas foram as
iniciativas de governos da América do Sul para formular políticas públicas de promoção
do livro, leitura e bibliotecas. São iniciativas que, em seu bastidores, carregam a
preocupação e o reconhecimento da importância da leitura, dos livros e das bibliotecas
para desenvolver sociedades justas, igualitárias, equânimes, inclusivas e democráticas
nos países mais ao sul do continente americano, que muito vivenciam da desigualdade e
assimetrias nos vários âmbitos, e, dentre estes, o da educação.
Boccanfuso, Larouche e Trandafir (2015) consideram que a educação é uma
questão crucial na economia e no desenvolvimento social de um país, e, de acordo com o
documento da Comisión... (2014), a educação é um dos direitos fundamentais de toda
pessoa e elemento decisivo do desenvolvimento democrático e de cidadãos nas nações.
Além disso, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – um
programa de ações para as pessoas, Planeta e prosperidade, com execução em âmbito
planetário – também aborda a área da educação, referindo-se a esta como ‘educação de
qualidade’. Noutras palavras, obter educação de qualidade significa, para a Agenda 2030,
assegurar a educação inclusiva e equitativa, bem como promover oportunidades de
aprendizagem ao longo da vida para todos (UNITED..., 2015).
Em vista desse contexto, entende-se que garantir a promoção dos livros, da leitura
e das bibliotecas por meio de políticas públicas é fundamental à sociedade, sobretudo
naquelas ainda em desenvolvimento, bem como também o é assegurar o acesso à
educação de qualidade nas nações.
Diante dessa justificativa, o artigo apresenta o resultado de um estudo que
objetivou identificar e mensurar as convergências existentes entre os objetivos de
políticas públicas nacionais de promoção do livro, leitura e biblioteca sul-americanas
vistas no Quadro 1 – e as dez metas que compõem o Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade) da Agenda 2030 – vistas no Quadro 2, na
seção 2, mais adiante.

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