Cooperativas de crédito como negócios de impacto: o caso da Sicoob Credichapada

AutorGustavo Henrique Dias Souza, Valéria Gama Fully Bressan, Alexandre de Pádua Carrieri
CargoDoutorando em Controladoria e Contabilidade (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil/Doutora em Economia Aplicada (UFV)/Doutor em Administração (UFMG)
Páginas36-59
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Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 50, p. 36-59, jan./mar., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e78951
Cooperativas de crédito como negócios de impacto: o caso da
Sicoob Credichapada
Credit unions as impact businesses: the case of Sicoob Credichapada
Las cooperativas de crédito como negocio de impacto: el caso de Sicoob Credichapada
Gustavo Henrique Dias Souza*
Doutorando em Controladoria e Contabilidade (UFMG),
Belo Horizonte/MG, Brasil
gustavohediso@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-0441-8191
Valéria Gama Fully Bressan
Doutora em Economia Aplicada (UFV)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e
Contabilidade (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil
valeria.fully@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-6340-9717
Alexandre de Pádua Carrieri
Doutor em Administração (UFMG)
Professor do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em
Administração (UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil
aguiar.paduacarrieri@terra.com.br
https://orcid.org/0000-0001-8552-8717
Endereço do contato principal para correspondência*
Av. Antônio Carlos 6627, FACE, sala 2108, Pampulha, CEP: 31270-901 – Belo Horizonte/MG, Brasil
Resumo
As cooperativas de crédito podem assumir a forma de negócios de impacto social na medida em que
desenvolvem ações que geram desdobramentos que minimizem a condição de vulnerabilidade e pobreza.
Este estudo buscou descrever e analisar os impactos sociais e econômicos proporcionados aos alunos
atendidos por um programa de educação desenvolvido pela cooperativa de Crédito Sicoob Credichapada. A
partir de um estudo de caso único exploratório, utilizou-se de análise documental, entrevistas e observação
assistemática. Os resultados mostram que o programa de educação consegue gerar resultados positivos
nos jovens, em educação financeira, propósitos de vida, consciência social e de liderança. O estudo buscou
dar enfoque aos impactos de geração e administração de recursos e de mudança nas perspectivas de vida
dos alunos. A partir da exposição desses resultados, espera-se que outras comunidades busquem
transformações sociais por meio de negócios de impacto social, como as cooperativas de crédito.
Palavras-chave: Cooperativas de crédito; Negócios de Impacto; Impactos Sociais e Econômicos; Sicoob
Credichapada
Abstract
Credit unions can take the form of social impact businesses as they develop actions that generate
consequences that minimize the condition of vulnerability and poverty. This study aimed to describe and
analyze the social and economic impacts provided to students attended by an education program developed
by the credit union Sicoob Credichapada. From a single exploratory case study, we used documentary
analysis, interviews and unsystematic observation. The results show that the education program can
generate positive results in young people, as financial education, life purposes, social awareness and
leadership. The study sought to focus on the impacts of generating and managing resources and changing
the life perspectives of students. From the exposure of these results, it is expected that other communities
seek social transformation through businesses with social impact, such as credit unions.
Keywords: Credit unions; Impact Business; Social and Economic Impacts; Sicoob Credichapada
Resumen
Las cooperativas de crédito pueden tomar la forma de negocios de impacto social a medida que desarrollan
acciones que generan desarrollos que minimizan la condición de vulnerabilidad y pobreza. Este estudio
Gustavo Henrique Dias Souza, Valéria Gama Fully Bressan, Ale xandre de Pádua Carrieri
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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 50, p. 36-59, jan./mar., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e78951
buscó describir y analizar los impactos sociales y económicos proporcionados a los estudiantes atendidos
por un programa educativo desarrollado por la cooperativa de crédito Sicoob Credichapada. La base de un
único estudio de caso exploratorio, se utilizaron análisis documental, entrevistas y observación no
sistemática. Los resultados muestran que el programa educativo logra generar resultados positivos en los
jóvenes, en educación financiera, propósitos de vida, conciencia social y liderazgo. El estudio buscó
enfocarse en los impactos de generar y administrar recursos y cambiar las perspectivas de vida de los
estudiantes. A partir de la exposición de estos resultados, se espera que otras comunidades busquen
cambios sociales a través de negocios de impacto social, como las cooperativas de crédito.
Palabras clave: Las cooperativas de crédito; Negocio de Impacto; Impactos sociales y económicos; Sicoob
Credichapada
1 Introdução
Os negócios sociais têm apresentado diversas formas de expressão no meio empresarial,
assumindo nomenclaturas como negócios sociais – propriamente ditos, negócios de impacto social,
investimentos de impacto social, negócios inclusivos, dentre tantos outros. O termo negócios sociais ganhou
bastante força a partir do Prêmio Nobel da Paz de 2006, que reconheceu o trabalho desenvolvido pelo
economista Muhammad Yunus – também chamado de “banqueiro dos pobres” – em Bangladesh. Yunus foi
reconhecido pela iniciativa de redução da vulnerabilidade social e financeira dos pobres e pelo trabalho
desenvolvido com microcrédito, fornecendo empréstimos à população mais pobre daquele país.
Nesse sentido, os Negócios de Impacto surgem como uma forma de negócio social que visa criar
mediações que considerem tanto o aspecto econômico quanto o social, a fim de alcançar inovação e
transformação sociais e o desempenho financeiro aos sujeitos presentes em uma relação de impacto: os
impactados e os impactantes (Força Tarefa de Finanças Sociais [FTFS], 2015). Assim, o objetivo com os
negócios de impacto é “ver inovações que criem novos mercados, tenham impacto social e sustentabilidade
financeira, simultaneamente” (FTFS, 2015). Dessa forma, os negócios de impacto podem assumir diferentes
formatos jurídicos organizacionais, como associações, empresas, fundações ou cooperativas. Apesar disso,
para ser classificada como negócio de impacto, a entidade precisa ter o propósito de gerar impacto
socioambiental, avaliar os impactos periodicamente, possuir lógica econômica com geração de receita
própria e possuir decisões que envolvam princípios de governança (Instituto de Cidadania Empresarial
[ICE], 2020). Diante dessas características, os negócios sociais com soluções de impacto social e ambiental
vêm sendo objeto de estudo nos últimos anos (Barki et al., 2020; Gupta et al., 2020).
Apesar de as concepções iniciais de em preendimentos sociais datarem da década de 1950 (Bowen,
1953), foi principalmente a partir dos anos 2000 que a temática se tornou importante e influente na literatura
(Saebi et al., 2019). O aumento do interesse pelo assunto reside no impacto desses negócios no
desenvolvimento econômico e social (Rey-Martí et al., 2016). Com base nisso, os estudos que avaliam
negócios sociais enfocam diferentes questões, como redução da pobreza, aumento do bem-estar humano,
empoderamento das mulheres, transformações sociais, mudanças institucionais e as inovações trazidas por
essas empresas (Gupta et al., 2020; Hota et al., 2020; Rey-Martí et al., 2016). Apesar desse aumento da
atenção acadêmica, Saebi et al. (2019) ressaltam que, dada a heterogeneidade dos negócios sociais,
diferentes modelos de negócios podem ter implicações diferentes para o sucesso de suas ações, o que
ressalta a importância de investigações em múltiplas organizações.
Nesse cenário de diversidade de negócios sociais, vê-se a forma organizacional de cooperativas
como um potencial aliado para geração de impactos sociais a partir do empreendedorismo social e da
inovação social. As cooperativas são instituições de especial importância para a sociedade, e são guiadas
pelos chamados 7 princípios universais do cooperativismo, que se mostram como linhas orientadoras para
as atividades das cooperativas enquanto sociedade de pessoas e destacam ainda o interesse pela
comunidade. Esses princípios foram baseados no estatuto da primeira cooperativa de consumo criada no
mundo, em 1844, e definidos pela Aliança Cooperativa Internacional – ACI em 1955, permanecendo em
vigência até os dias atuais. Os princípios são divididos em: 1) adesão livre e voluntária; 2) gestão
democrática; 3) participação econômica dos membros; 4) autonomia e independência; 5) educação,
formação e informação; 6) intercooperação; e 7) interesse pela comunidade (Meinen & Port, 2014). Além
disso, as cooperativas são conhecidas não somente pelo seu aspecto social enraizado nesses princípios,
mas também por serem organizações democráticas e baseadas em práticas de governança, atendendo aos
interesses de seus membros (Novkovic, 2019), o que também as insere no contexto dos negócios de
impacto social (ICE, 2020).
Dentre os ramos do cooperativismo no Brasil, o cooperativismo de crédito merece ser evidenciado
com relação ao crescimento econômico e social. Esse destaque se justifica em virtude de as cooperativas
de crédito se mostrarem como alternativas para suprir a carência ao crédito (importante ferramenta para o
crescimento local), além de fornecer serviços financeiros a custos mais baixos que o sistema bancário, em
termos de juros e taxas (Jacques & Gonçalves, 2016). Já dentre as cooperativas de crédito filiadas ao
Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da

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