Cruzeiro do Sul

Data de publicação26 Janeiro 2023
SeçãoMunicipalidade
Gazette Issue13461
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DIÁRIO OFICIAL
Nº 13.461
90 Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023
Objetivos Principais da Organização:
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Outras informações complementares:
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Bujari/AC, _______ de __________________ de __________
PREFEITURA MUNICIPAL DE BUJARI
GABINETE DO PREFEITO
FICHA DE INSCRIÇÃO
1� DADOS DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL:
Nome:………�……�������������…………………�… Sigla:…�����…………������
CNPJ:������������������������������������������ Inscrição Estadual:�����������������������������
Endereço:�������������������������������������������������������������������������������������������������
Bairro:……………………………… Cidade:������������������������………………
Estado:��������������������������������� País �������������������������CEP: �����������������������
Telefone: ( ) ……………��…�………………Fax: ………………………�
E-mail:…………………………………………………����������������������������������
Certicado de Registro no CMDCA nº.....................................................
Validade do Registro: ______/______/__________��
2� DADOS DO REPRESENTANTE LEGAL:
Nome:�������������������������������������������������������������������������������������������������������
Endereço Completo:��������������������������������������������������������������������������������
Bairro:����������������������������������������� �Cidade:�����������������������������������������������
Estado:����������������������� País:������������������������ CEP: ����������������������������������
Telefone: ( )��������������������������E-mail:����������������������������������������������������
3� REPRESENTANTE NA ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO:
Nome:������������������������������������������������������������������������������������������������������
CPF:��������������������������������� RG:�������������������� Org� Exp�����������������������������
Endereço:�������������������������������������������������������������������������������������������������
Bairro:���������������������������������������� Cidade:�������������������������������������������������
Estado:�������������������CEP:�������������������������� Telefone: ( )�����������������������
E-mail:������������������������������������������������������������������������������������������������
Bujari/AC, _______/________/___________
_______________________________________
Assinatura do Responsável pela Organização
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DO BUJARI
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº� 002/2023 – CPL/PMBJ
A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, comunica aos in-
teressados sobre a abertura do Pregão Presencial SRP N�º 002/2023,
Registro de Preço para eventual e futura de Aquisição de material per-
manente (bebedouros industriais), para atender as necessidades da
Prefeitura de Bujari, conforme as especicações constantes no ANEXO
I - Termo de Referência, parte integrante do Edital, para este m visando
atender as demandas da Prefeitura Municipal do Bujari – Acre�
Abertura será dia 08/02/2023 às 08h30min (horário local)�
Comunicamos ainda, que as datas de retiradas do Edital serão do dia
27/02/2023 à 07/02/2023, através do endereço eletrônico prefeiturabu-
jari�cpl@gmail�com� ou na Rua Expedito Pereira de Souza, N° 1�241,
Bairro Centro, CEP 69�926-000 – Bujari-AC�
Horário: 8:00hs às 13:00hs�
Bujari-AC, 25 de janeiro de 2023�
João Edvaldo Teles de Lima – Ordenador de Despesas
REPUBLICADO POR INCORREÇÃO
EXTRATO DO CONTRATO N° 002/2023
CONTRATO Nº 002/2023: contratação de pessoa física para prestação
de serviços técnicos prossionais de contabilidade através de prossional
(contador) na área pública com todas as obrigações pertinentes a área con-
tábil (execução orçamentária, fechamento de balancetes mensais, balan-
ço geral, elaboração de orçamento público, elaboração de demonstrativos
contábeis de demais controles necessários), conforme condições, quanti-
dades, exigências e estimativas para a Câmara de Bujari, estabelecidas no
Projeto Básico e Anexos, para atender às necessidades da Câmara Muni-
cipal de Bujari, conforme solicitação e especicações.
Contratada: JOSIANE GUILHERME DE JESUS, inscrita no CPF sob o
nº� 703�517�831-72, neste ato representada pela Sra� JOSIANE GUI-
LHERME DE JESUS�
Valor do Contrato: R$ R$ 8�000,00 ( oito mil reais)�
DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA:
Câmara Municipal de Buajri;
Programa de Trabalho: 01�031�0001�2001�0000 – Manutenção da Câ-
mara Municipal;
Elemento de Despesa: 33�90�36�00�00 – Outros Serviços de Terceiros
Pessoa Física;
Fonte de Recurso: 001
Vigência: 18/01/2023 a 18/02/2023�
Bujari/AC, 18 de janeiro de 2023�
JAMES MOURÃO DO NASCIMENTO
Presidente da CMBJ
CRUZEIRO DO SUL
MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL – ACRE
GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº 324/2023, DE 16 DE JANEIRO DE 2023�
REGULAMENTA A ATIVIDADE DE OUVIDORIA, EM CONFORMIDADE
COM AS LEIS FEDERAIS Nº 13�460/2017 E Nº 13�608/2018, E LEIS
MUNICIPAIS Nº 923/2022 E Nº 924/2022�
O PREFEITO MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL – ACRE, no uso de
suas atribuições que lhe confere o art� 64 da Lei Orgânica deste Municí-
pio e da Lei Municipal nº 931, de 20 de julho de 2022�
DECRETA:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS E ESTRUTURA
Art� 1º Este decreto regulamenta, no âmbito da Prefeitura Municipal de
Cruzeiro do Sul - Acre, a atividade de ouvidoria, em conformidade com os
nº 13.608, de 10 de janeiro de 2018; capítulo XI da Lei Municipal n° 923, de
1° de julho de 2022; e Lei Municipal n° 924, de 1° de julho de 2022.
Art� 2º Compete à ouvidoria:
I- receber e dar tratamento a:
a) manifestações de usuários de serviços públicos a que se refere a Lei
b) relatos de informações a que se refere o art. 4º-A da Lei nº 13.608 de 2018; e
c) petições destinadas ao exercício dos direitos do titular de dados pessoais
perante o Poder Público referidos no art� 18 da Lei nº 13�709 de 2018�
d) Coordenar as atividades de Serviço de Informação ao Cidadão, de
que trata o inciso I do art� 9º da Lei nº 12�527, de 2011�
II - adotar as medidas necessárias ao cumprimento dos prazos legais e
da qualidade das respostas às manifestações de usuários de serviços
públicos recebidas;
III - formular, executar e avaliar ações e projetos relacionados às ativida-
des de ouvidoria da respectiva área de atuação;
IV - coletar, ativa ou passivamente, dados acerca da qualidade e da
satisfação dos usuários com a prestação de serviços públicos;
V - analisar dados recebidos ou coletados a m de produzir informações com
vistas ao aprimoramento da prestação dos serviços e à correção de falhas;
VI - zelar pela adequação, atualidade e qualidade das informações
constantes nas Cartas de Serviços dos órgãos e entidades a que es-
tejam vinculadas;
VII - assessorar o dirigente máximo da Prefeitura Municipal de Cruzeiro
do Sul nos temas sob sua competência�
§ 1º Sempre que outra unidade do Prefeitura Municipal de Cruzeiro do
Sul realize o disposto no inciso I, esta deverá encaminhar as informa-
ções coletadas imediatamente à Ouvidoria, vedada a manutenção de
cópias na unidade recebedora�
§ 2º Incluem-se na alínea ‘a’ do inciso I as manifestações recebidas de
agentes públicos que atuem na própria Prefeitura Municipal�
Art� 3º A Ouvidoria deve ainda no exercício de suas competências:
I - adotar ferramentas de solução pacíca de conitos entre usuários
de serviços públicos e órgãos e entidades públicas, bem como entre
agentes públicos, no âmbito interno, com a nalidade de qualicar o
diálogo entre as partes e tornar mais efetiva a resolução do conito,
quando cabível;
II - realizar a articulação:
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a) com instâncias e mecanismos de participação social, em especial
com os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, previstos no Capí-
b) com os demais órgãos e entidades encarregados de promover a de-
fesa dos direitos dos usuários de serviços públicos, tais como ouvidorias
de outros entes e Poderes, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas;
c) com as demais unidades do Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul
para a adequada execução de suas competências;
III - exercer a supervisão técnica de outros canais de relacionamento
com os usuários de serviços públicos, quanto ao cumprimento do dis-
IV - produzir anualmente o relatório de gestão, que será encaminhado
ao Controlador Geral do Município e disponibilizado integralmente na
internet, nos termos dos artigos 14 e 15 da Lei nº 13�460 de 2017,
V - elaborar o planejamento das ações da Ouvidoria por meio de plano
de trabalho anual a ser aprovado pelo dirigente máximo da Controla-
doria Geral e encaminhado ao Conselho de Usuários para ciência e
acompanhamento das ações; e
VI - expedir recomendações aos setores responsáveis pela prestação
de serviços públicos, visando a proteção dos direitos dos usuários e a
sua melhoria�
Parágrafo único� O disposto no inciso I deste artigo não afasta as competên-
cias estabelecidas no Capítulo II da Lei nº 13�140, de 26 de junho de 2015�
Art� 4º A Ouvidoria contará com a seguinte estrutura:
I - quantidade de servidores compatível com a demanda de tratamento
de manifestações para cumprimento dos prazos legais;
II - local de fácil acesso para atendimento presencial, no endereço Rua
Madre Adelgundes Becker, s/n°, Bairro Miritizal, Cruzeiro do Sul -AC,
que disponha de condições que permitam a discrição e a manutenção
do sigilo da identidade do manifestante e do conteúdo das manifesta-
ções apresentadas oralmente;
III - sistema informatizado para gestão de informações e processos,
que permita o registro digital das manifestações, bem como o seu tra-
tamento no âmbito da unidade, acessível por meio do link https://www�
cruzeirodosul.ac.gov.br/;
VI - número de telefone e endereço de correio eletrônico de uso exclu-
sivo da Ouvidoria, aos quais será dada transparência no sítio do Prefei-
tura Municipal de Cruzeiro do Sul;
§ 1º Ao realizar o atendimento presencial ou telefônico, a Ouvidoria
observará as seguintes diretrizes:
I - atendimento personalizado e acessível, com foco no indivíduo;
II - resiliência no trato de situações não previstas;
III - respeito às capacidades cognitivas e físicas do usuário; e
IV - respeito às regras de pontualidade, cordialidade, discrição, polidez
e sigilo quando for dar tratamento a assuntos com restrição de acesso�
§ 2º Os meios de contato com a Ouvidoria, endereço do formulário
eletrônico e telefone devem ser divulgados nos balcões e locais de aten-
dimento presencial aos cidadãos, e na página ocial da Prefeitura Muni-
cipal de Cruzeiro do Sul na internet, em local de fácil acesso�
§ 3º Salvo força maior, o funcionamento da Ouvidoria observará o se-
guinte horário de atendimento telefônico ou presencial: em dias úteis
das 07:30 h às 13:30 h�
Art. 5º A Ouvidoria será cheada preferencialmente por servidor ou em-
pregado público com nível superior de formação acadêmica que dete-
nha os seguintes requisitos:
I - possuir experiência em atividades de ouvidoria e acesso à informa-
ção ou de prestação e avaliação de serviços públicos;
II - possuir certicação em ouvidoria concedida por instituição nacional-
mente reconhecida; e
III - não ter sido condenado:
a) em procedimento correcional ou ético nos últimos três anos;
b) pela prática de ato de improbidade administrativa, ou de crime doloso; ou
c) pela prática de ato tipicado como causa de inelegibilidade, nos ter-
mos da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990�
§ 1º O requisito a que se refere o inciso II poderá ser comprovado em
até seis meses após a nomeação�
Art� 6º O titular da Ouvidoria buscará a cooperação e sinergia de es-
forços entre os diversos setores da instituição, com foco na melhoria da
qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e, para cumpri-
mento desse objetivo poderá:
I - propor ao dirigente máximo da instituição a criação de grupos de
trabalho intersetoriais ou outras instâncias de governança;
II - desenvolver pesquisas de avaliação dos serviços públicos presta-
dos aos usuários;
III - adotar ações de gestão para a melhoria dos processos de atendi-
mento às manifestações e representar aos órgãos de apuração contra
situações de omissão, retardamento deliberado ou prestação de infor-
mação incorreta por servidor ou setor; e
IV - propor a revisão de normas internas para solução de demandas
recorrentes recebidas pela Ouvidoria�
Art� 7º A Ouvidoria manterá plano anual de capacitação dos servidores
que garanta o treinamento que aborde as Leis nº 13�460, de 2017, e nº
12�527, de 2011, mediante levantamento prévio de competências dese-
jáveis para os seus servidores e identicação de cursos compatíveis,
que deverão oferecer conteúdo mínimo de:
I - gestão em ouvidoria;
II - atendimento ao público;
III - acesso à informação;
IV - privacidade e proteção de dados pessoais;
V - tratamento de denúncias; e
VI - desenho e avaliação de serviços�
CAPÍTULO II
DO RECEBIMENTO, ANÁLISE E RESPOSTA DE MANIFESTAÇÕES E
AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO
Art� 8º O tratamento de manifestações realizado pela Ouvidoria compreende:
I - recebimento da manifestação;
II - registro da manifestação no [sistema informatizado, como por exem-
plo - Plataforma Fala.BR] ou em sistema e ele integrado;
III - triagem;
IV - encaminhamento de manifestações para outra unidade, quando couber;
V - análise preliminar da manifestação;
VI - solicitação de complementação de informações aos manifestantes,
quando couber;
VII - trâmite à unidade ou unidades responsáveis pelo assunto ou ser-
viço objeto de manifestação; e
VIII - consolidação, elaboração e envio da resposta conclusiva ao usuário�
IX - avaliação do atendimento prestado pela Ouvidoria e resolutividade
da demanda pela instituição�
§ 1º Quando couber, consideram-se etapas especícas de tratamento
da manifestação de ouvidoria:
I - pseudonimização da denúncia para trâmite às unidades de apuração
ou para encaminhamento a órgão apuratório competente, neste último
caso, quando não tenha sido colhido o consentimento prévio do denun-
ciante para a realização de tal encaminhamento;
II - adoção de procedimentos de solução pacíca de conitos; e
III - acompanhamento de encaminhamentos decorrentes da respos-
ta conclusiva enviada, reabertura de manifestação e complementação
com novas informações relevantes�
§ 2º A Ouvidoria deverá cumprir todos os procedimentos de tratamento
previstos nos incisos I a VIII do caput no prazo de até trinta dias a contar
do recebimento da manifestação, prorrogável por igual período, median-
te justicativa expressa.
§ 3º Os procedimentos a que se refere o inciso II do § 1º poderão ocor-
rer após o envio de resposta conclusiva pela Ouvidoria e obedecerão
aos prazos e procedimentos estabelecidos pela unidade, observadas as
diretrizes desta da Portaria�
Art� 9º Caso a Ouvidoria receba manifestação que não esteja relaciona-
da às suas competências, deverá:
I - no caso de o órgão competente utilizar o mesmo sistema e base de dados
informatizada, encaminhar a manifestação diretamente ao órgão responsável;
II - no caso de o órgão responsável não utilizar o mesmo sistema e base de
dados, indicar ao cidadão os canais de atendimento do órgão competente�
Parágrafo único� O encaminhamento de denúncias observará [norma
que internaliza a Resolução nº 3, de 2019, da Rede Nacional de Ouvi-
dorias] e os artigos 19 e 20 desta norma�
Art� 10 As manifestações serão apresentadas, preferencialmente, em
meio eletrônico, por meio do sistema informatizado de que trata o inciso
II do art� 4º desta norma�
Parágrafo único� As manifestações recebidas por meio distinto ao de-
nido no caput serão digitalizadas e inseridas no sistema Fala.BR pela
Ouvidoria, sem prejuízo de que a unidade oriente o manifestante a rea-
lizar sua manifestação diretamente na referida plataforma�
Art� 11 As manifestações colhidas verbalmente serão transcritas e inse-
ridas no sistema a que se refere o caput�
§ 1º Na transcrição de manifestações a que se refere o caput, as unida-
des observarão as seguintes diretrizes:
I - registro completo, dedigno e integral da manifestação; e
II - desmembramento adequado da demanda, efetuando registros dis-
tintos para manifestações com tipologias, assuntos ou órgãos e entida-
des destinatários distintos�
§ 2º No ato de registro da manifestação, cabe à Ouvidoria informar
ao manifestante o número de protocolo e informações para acesso e
acompanhamento dos procedimentos relacionados ao tratamento de
sua manifestação�
Art� 12 Na análise preliminar das manifestações, deverão ser coletados
elementos necessários para atuação da Ouvidoria, e realizada a ade-
quação, quando cabível, da tipologia e do assunto ou serviço indicado
pelo manifestante�
§ 1º Na análise preliminar de denúncias deverá ser avaliada a existên-
cia de requisitos mínimos que amparem a sua apuração�
§ 2º A denúncia será considerada habilitada quando existirem os requi-
sitos a que se refere o § 1º�
§ 3º A denúncia poderá ser encerrada pela ouvidoria:
I - quando os fatos relatados forem de competência de órgão não su-
bordinado ao Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul; ou
II - excepcionalmente, em circunstâncias necessárias à proteção do
denunciante, devidamente justicadas no histórico da manifestação e
comunicadas ao manifestante�
Art. 13 Se as informações existentes na manifestação forem insucien-
tes para o seu tratamento, a Ouvidoria deverá solicitar ao usuário com-
plementação de informações�

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