Cultura e Economia Criativa - Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura

Data de publicação04 Janeiro 2023
SectionCaderno Executivo 1
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 133 (3) – 75
que os referidos bens forem restituídos à PERMITENTE, sem
prejuízo de outras cominações legais e instrumentais, custos e
honorários advocatícios, estes fixados em 20% (vinte por cento)
sobre o valor da causa.
Décimo Primeiro: que fica eleito o foro da Fazenda Pública,
na Comarca da Capital, para dirimir qualquer pendência originá-
ria da presente Permissão.
Pela PERMISSIONÁRIA, por seu representante, foi dito que
aceitavam esta permissão de uso em todos os seus termos,
cláusulas e condições.
E por estarem ambos de acordo, foi lavrado o presente
Termo, em quatro vias de igual teor, as quais, depois de confe-
ridas pelas partes, são assinadas por elas e pelas testemunhas
abaixo qualificadas.
São Paulo, 30 de dezembro de 2022.
PERMITENTE
Sérgio Sá Leitão
SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
PERMISSIONÁRIA
Sandra Mara Salles
Diretora Executiva
Testemunha 1 Testemunha 2
Paula Paiva Ferreira Justino Enedino dos Santos Filho
CPF: 409.936.338-46 CPF: 298.317.318-67
ANEXO VIII - RESOLUÇÃO SC 110/2013
RESOLUÇÃO SC N.º 110, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013.
Dispõe sobre a aplicação das sanções administrativas
previstas na Lei Federal 8.666, de 21.06.1993 e na Lei Estadual
6.544, de 22.11.1989, no âmbito dos contratos de gestão cele-
brados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
O Secretário da Cultura, nos termos do artigo 88 da Lei
estadual 6.544, de 22.11.1989, dos artigos 3º e 6º do Decreto
Estadual 31.138, de 09.01.1990, e no que concerne aos con-
tratos de gestão celebrados com as Organizações Sociais de
Cultura, RESOLVE:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º - A aplicação das sanções de advertência, multa, sus-
pensão/impedimento de licitar e contratar com a Administração
e declaração de inidoneidade, previstas nos artigos 81, 86 e 87
da Lei Federal nº 8.666/93 e os artigos 79, 80 e 81 da Lei Esta-
dual nº 6.544/89, às Organizações Sociais de Cultura, obedecerá
às normas estabelecidas na presente Resolução.
Art. 2º - As penalidades serão aplicadas com observância
dos princípios da razoabilidade, proporcionalidade, bem como
a natureza e a gravidade da infração e dos danos que dela
provierem para o serviço público.
Art. 3º - As condutas que podem ensejar a aplicação das
sanções administrativas são as previstas:
I - no art. 81 da Lei federal nº 8.666/93 e art. 79 da Lei
estadual nº 6.544/89, consistente na recusa injustificada por
parte da Organização Social, vencedora da convocação públi-
ca, em assinar o contrato dentro do prazo estabelecido pela
Administração;
II - no artigo 86 da Lei federal nº 8.666/93 e artigo 80 da Lei
estadual nº 6.544/89, as quais consistem em:
a) atraso injustificado na execução do contrato, das metas
e demais indicadores de qualidade e produtividade previstas
nos planos de trabalho, rotinas e demais obrigações contratuais
ou legais;
b) atraso injustificado na entrega dos relatórios gerenciais
e de atividades destinados à Secretaria da Cultura e demais
órgãos de controle;
c) atraso injustificado no encaminhamento de documentos
requisitados pela Secretaria;
d) atraso injustificado na entrega de documentos compro-
batórios da manutenção da qualificação como Organização
Social, tais como, lista de conselheiros com mandato em vigor,
atas de assembleias gerais e do conselho de administração
assinadas e registradas, etc;
III – no artigo 87 da Lei federal nº 8.666/93 e no artigo 81
da Lei federal nº 6.544/89, as quais consistem em:
a) inexecução total ou parcial do contrato, das metas e
demais indicadores de qualidade e produtividade previstas no
plano de trabalhos, rotinas e demais obrigações contratuais
ou legais;
b) descumprimento do regulamento para a contratação de
obras e serviços, compras e alienações e do manual de recursos
humanos da própria Organização Social;
c) descumprimento dos limites e critérios previstos no
contrato e seus anexos para a remuneração e vantagens de
qualquer natureza a serem percebidas pelos dirigentes e empre-
gados da Organização Social, no exercício de suas funções;
d) deixar de encaminhar os documentos indicados no inciso
II, alíneas “b”, “c” e “d”, desta Resolução;
e) realizar no equipamento cultural atividade ou evento
sem prévia autorização da Secretaria da Cultura, ainda que a
atividade ou evento não utilize recursos públicos.
§1º - Caberá à Unidade Gestora manifestar-se quanto
ao ato irregular praticado pelo contratado, sugerindo, na
representação endereçada à autoridade competente, o enqua-
dramento legal da conduta que entender cabível e a sanção
a ser aplicada.
§2º - A aplicação da sanção deverá garantir a prévia e
ampla defesa, observado, no que couber, o procedimento esta-
belecido nas instruções contidas na Resolução CC 52, de 19-7-
2005, do Comitê de Qualidade da Gestão Pública, ou em outro
ato regulamentar que a substituir, bem como o Decreto Estadual
48.999, de 29.09.2004, que fixa a competência das autoridades
para a imposição de penalidades.
§3º - O contratado será notificado formalmente para apre-
sentação de defesa prévia, a qual deverá ser oferecida no prazo
de 5 (cinco) dias úteis.
§4º - Da decisão caberá recurso, no prazo de 5 (cinco) dias
úteis, contados da intimação.
CAPÍTULO II
DAS MULTAS
Art. 4º - Pela recusa injustificada em assinar o contrato
dentro do prazo estabelecido pela Administração, a Organização
Social declarada vencedora da convocação pública poderá
ser multada em até 30 % do valor do repasse previsto para o
primeiro ano do contrato.
Art. 5º - Pelo atraso injustificado na execução do contrato
e demais obrigações previstas no art. 3º, II, alíneas “a” a “d”
desta Resolução serão aplicadas ao contratado multa de até
1% sobre o valor do repasse anual do exercício em que ocorreu
a falta.
Art. 6º - Pela inexecução total ou parcial do contrato e
demais obrigações previstas no art. 3º, III, alíneas “a” a “e”
serão aplicadas ao contratado multa de até 2 % sobre o valor do
repasse anual do exercício em que ocorreu a falta.
Art. 7º - Os valores correspondentes às multas previstas
neste capítulo poderão ser, a critério da Administração, descon-
tados dos repasses devidos em decorrência da execução do con-
trato que deu origem à penalidade, sem prejuízo da execução
integral das metas previstas.
§1º - A multa tratada nesta Resolução não se confunde
com a retenção da parcela variável, prevista no Contrato de
Gestão.
§2º - Inexistindo o desconto nos moldes previstos no caput
deste artigo, o correspondente valor deverá ser recolhido ao
Tesouro do Estado, por meio de GARE, no prazo de 10 (dez) dias
contados da intimação.
§3º - A aplicação da penalidade de multa independe de
prévia aplicação de qualquer outra penalidade ou advertência.
Art. 8º - O não pagamento das multas no prazo e formas
indicados implicará no registro do devedor no CADIN (Cadastro
Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades
Estaduais) e na inscrição do débito na Divida Ativa do Estado de
São Paulo para cobrança judicial.
Art. 9º - As penalidades previstas neste capítulo poderão
ser aplicadas isolada ou cumulativamente com as demais
penalidades previstas na Lei federal nº 8.666/93 e Lei estadual
nº 6.544/89, observadas as prescrições legais pertinentes e as
disposições estabelecidas no respectivo instrumento convoca-
tório e no contrato.
Art. 10 - As multas são autônomas entre si e aplicação de
uma outra sanção não exclui a possibilidade de sua imposição.
CAPÍTULO III
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 11 - Esgotada a instância administrativa, as multas
deverão ser registradas no CAUFESP (Cadastro Unificado de
Fornecedores do Estado de São Paulo), ou comunicadas às auto-
ridades competentes, para fins de registro no referido Cadastro.
As demais penalidades serão registradas no sítio www.sançoes.
sp.gov.br, sistema eletrônico de registro de sanções da Adminis-
tração Estadual.
Art. 12 - Cópia desta Resolução deverá integrar, como
anexo, os atos de convocação pública e os contratos de
gestão.
Art. 13 - Às omissões desta Resolução aplicam-se as dispo-
sições legais e regulamentares pertinentes.
Art. 14 - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua
aplicação.
MARCELO MATTOS ARAUJO
Secretário de Estado da Cultura
UNIDADE DE PRESERVAÇÃO DO
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Os processos avaliados pelo Setor Técnico da UNIDADE
DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, que para
continuarem o prosseguimento da instrução necessitam de
documentação complementar, conforme orientação cons-
tante em cada item, devem ser atendidos em prazo padrão
de 60 dias.
Processo: SCEC-PRC-2022/01813
Interessado: Osvaldo Augusto Filho
Endereço: Rua Ana Cintra, 136 - Centro - Amparo - SP
Comunique-se
Para o prosseguimento da instrução, e considerando as
orientações atualizadas e disponíveis na página oficial do Con-
dephaat \, o interessado deverá
encaminhar os seguintes documentos faltantes e demais com-
plementações:
1. Lista de Anexos;
2. Mapa do IDE-SP com localização do lote;
3. Documento referente à Instituição de Inventariante;
4. Deve ser encaminhado novo jogo composto por Memorial
Descritivo e Prancha(s) de Representação Gráfica, em que esteja
revisada e complementada a proposta de intervenção conside-
rando o que segue:
4.1. Os vãos propostos para as fachadas externas do novo
volume anexo deverão seguir os ritmos de cheios e vazios do
volume existente, também acompanhando a mesma orientação/
posição vertical predominante das janelas e portas atuais (em
que a maior dimensão do vão esteja na orientação/posição
vertical, e não na horizontal);
4.2. Além dos cortes, as elevações também deverão estar
representadas, especialmente aquelas voltadas para as vias
públicas. Estes desenhos deverão contemplar a relação entre a
edificação existente e a nova construção;
4.3. Devem ser especificados todos os revestimentos que
serão utilizados e as esquadrias que serão instaladas, especial-
mente aqueles das fachadas externas;
Esta UPPH permanece à disposição para esclarecimento de
eventuais dúvidas ou orientação técnica por meio do endereço
eletrônico gei.upph@sp.gov.br
UNIDADE DE DIFUSÃO CULTURAL,
BIBLIOTECAS E LEITURA
PROCESSO SCEC-PRC-2021/07263
INTERESSADO: Unidade Difusão Cultural, Bibliotecas e
Leitura
ASSUNTO: 3º Termo de Aditamento ao Contrato de Gestão
nº 02/2022 com a Associação Paulista dos Amigos da Arte –
Organização Social de Cultura
3º TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE GESTÃO
Nº 02/2022, CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE SÃO PAULO,
POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA
CRIATIVA E A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS AMIGOS DA ARTE,
OBJETIVANDO A ALTERAÇÃO DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS,
DOS ANEXOS TÉCNICOS I (PLANO ESTRATÉGICO DE ATUAÇÃO),
II (PLANO DE TRABALHO – AÇÕES E MENSURAÇÕES 2023),
III – (PLANO ORÇAMENTÁRIO) E V (CRONOGRAMA DE DESEM-
BOLSO). Pelo presente instrumento, de um lado o ESTADO
DE SÃO PAULO, por intermédio da SECRETARIA DE CULTURA
E ECONOMIA CRIATIVA, com sede na Rua Mauá, 51, Luz,
São Paulo, SP - CEP 01028-000 inscrita no CNPJ/MF sob o nº
51.531.051/0001-80, neste ato representado pelo Secretário da
Pasta, Sr. SÉRGIO HENRIQUE SÁ LEITÃO FILHO , brasileiro, porta-
dor da cédula de identidade RG nº 04.346.735-6/RJ e inscrito no
CPF/MF sob o nº 929.010.857-68, denominado CONTRATANTE,
e, de outro lado, a ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS AMIGOS DA
ARTE, qualificada como Organização Social de Cultura, com
CNPJ/MF Nº 06196001/0001-30, tendo endereço nesta Capital,
na Rua Conselheiro Ramalho, 538, Bela Vista, São Paulo-SP,
CEP 01325-000, neste ato representada pela sua diretora geral,
SRA. DANIELLE BARRETO NIGROMONTE, brasileira, portadora
do RG: nº 10.480.645-0 e CPF: 043.988.717-80, doravante
denominado CONTRATADA, têm entre si justo e acertado este
3º Termo de Aditamento ao Contrato de Gestão nº 02/2022, que
firmaram em 23 de dezembro de 2021, para ficar constando o
que se segue:
CLÁUSULA PRIMEIRA:
Ficam alterados o valor global do ajuste, com alteração do
montante para exercício de 2023 e os Anexos Técnicos I, II, III e
V do contrato de gestão.
CLÁUSULA SEGUNDA:
Fica alterada a Cláusula Sétima, Parágrafo Primeiro do
contrato de gestão nº 02/2022, a qual lê-se:
CLÁUSULA SÉTIMA
DOS RECURSOS FINANCEIROS
(...)
PARÁGRAFO PRIMEIRO – Para fomento e execução do
objeto deste CONTRATO DE GESTÃO, conforme atividades,
metas e compromissos especificados nos Anexos I, II, III, Iv
e V, a CONTRATANTE repassará à CONTRATADA, no prazo
e condições constantes deste instrumento, bem como no
Anexo V – Cronograma de Desembolso, a importância glo-
bal de R$ ser R$ 307.246.739,53 (trezentos e sete milhões,
duzentos e quarenta e seis mil, setecentos e trinta reais e
cinqüenta e três centavos), correspondentes à soma dos
repasses feitos pela CONTRATANTE e as transferências de
saldos das contas do contrato de gestão anterior, no prazo
e condições constantes deste instrumento, descritos no
Anexo V - Cronograma de Desembolso. Do montante global
mencionado nesta cláusula, o valor de R$ 10.435.573,51
(dez milhões, quatrocentos e trinta e cinco mil, quinhentos e
setenta e três reais e cinqüenta e um centavos) é provenien-
te do saldo do contrato de gestão nº 07/2016, administrado
anteriormente pela CONTRATADA, para o mesmo objeto.
CLÁUSULA TERCEIRA:
Ficam alterados, também, a Cláusula Oitava, Parágrafo
Primeiro, itens 1 e 2 do contrato de gestão nº 02/2022, os quais
leem-se:
CLÁUSULA OITAVA
SISTEMA DE REPASSE DOS RECURSOS
(...)
PARÁGRAFO PRIMEIRO – O montante de R$ 84.303.700,00
(oitenta e quatro milhões, trezentos e três mil e setecentos
reais), que onerará a rubrica 13.392.1201.5709.0000 no item
33.50.85-01, no exercício de 2023, será repassado na seguinte
conformidade:
1 – 90% do valor previsto no “caput”, correspondentes a
R$ 75.873.330,00 (setenta e cinco milhões, oitocentos e setenta
e três mil e trezentos e trinta reais), serão repassados através de
12 (doze) parcelas, conforme Anexo V.
2 – 10% do valor previsto no “caput”, correspondentes
a R$ 8.430.370,00 (oito milhões, quatrocentos e trinta mil
e trezentos e setenta reais) serão repassados através de 12
(doze) parcelas, conforme Anexo V, cujos valores variáveis serão
determinados em função da avaliação periódica da execução
contratual.
(...)
CLÁUSULA QUARTA:
Insere-se, também na Cláusula Oitava, item 4, o qual lê-se:
CLÁUSULA OITAVA
SISTEMA DE REPASSE DOS RECURSOS
(...)
4 – Na hipótese da Lei Orçamentária Anual – LOA – não ser
aprovada na forma proposta, o plano de trabalho será readequa-
do, por meio de novo Termo Aditivo.
CLÁUSULA QUINTA:
Os demais itens e cláusulas do contrato permanecem
inalterados.
Por estarem de acordo, as partes firmam o presente Termo
de Aditamento em 2 (duas) vias de igual teor e forma.
São Paulo, 28 de dezembro de 2022
CONTRATANTE
SÉRGIO HENRIQUE SÁ LEITÃO FILHO
Secretário
SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
CONTRATADA
DANIELLE BARRETO NIGROMONTE
Diretora Geral
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS AMIGOS DA ARTE
ANEXO I
PLANO ESTRATÉGICO DE ATUAÇÃO
SUMÁRIO DO PLANO ESTRATÉGICO DE ATUAÇÃO
ANEXO I – PLANO ESTRATÉGICO DE ATUAÇÃO 2022-2026
I. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA DE INTERESSE
II. OBJETIVO GERAL
III. OPERACIONALIZAÇÃO
IV. PROGRAMAS TÉCNICOS FINALÍSTICOS
1. Eixo 1 Equipamentos de Difusão Cultural
1.1. Teatro Sérgio Cardoso
1.2. Teatro Maestro Francisco Paulo Russo – Teatro De
Araras
2. Eixo 2 Programas de Difusão, Descentralização e Circu-
lação Cultural
2.1. Programa Juntos Pela Cultura
A) Virada SP
B) Circuito SP
C) Revelando SP
D) Tradição SP
E) Mais Gestão SP
2.2. Festivais Artísticos e Eventos
A) Semana Guiomar Novaes
B) Festival de Circo SP
2.3. Plataforma Cultura em Casa
2.4. Diversidade e Cidadania: Projetos Voltados Para Cultura
Negra, Outras Etnias e Artes Urbanas
2.5. Diversidade e Cidadania: Projetos Voltados à Cultura
LGBTQIA+
2.6. Teia Digital SP
3. Eixo 3 – Fomento, Estudos e Pesquisas em Economia
Criativa
A) SP Gastronomia
B) Programa de Sustentabilidade do Circo de São Paulo
C) Iniciativa de Interatividade em Arte e Tecnologia
D) Estudos, Pesquisas e Mapeamento em Economia Criativa
3.2. Concursos e Prêmios
4. Eixo 4 – Financiamento dos Programas / Atividades
V. MANUTENÇÃO PREDIAL, SEGURANÇA E SALVAGUARDA
VI. PLANO DE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INS-
TITUCIONAL
VII. GESTÃO ADMINISTRATIVA, TRANSPARÊNCIA, GOVER-
NANÇA E
ECONOMICIDADE;
VIII. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS.
PLANO ESTRATÉGICO DE ATUAÇÃO da Associação Paulista
dos Amigos da Arte - Organização Social de Cultura para gestão
dos Equipamentos de Difusão Cultural, Programas de Difusão,
Circulação, Descentralização e Circulação Cultural, Fomento,
Novas Iniciativas, Estudos e Pesquisas em Economia Criativa no
período 2022-2026.
I - APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA DE INTERESSE
1. Objeto e Diretrizes do Contrato de Gestão
O objeto da proposta da Amigos da Arte (Associação Pau-
lista dos Amigos da Arte) para o Contrato de Gestão 2022-2026
compreende o gerenciamento: dos equipamentos de difusão
cultural (Eixo 1); dos programas de difusão, circulação e descen-
tralização cultural (Eixo 2); dos programas de fomento, novas
iniciativas, estudos e pesquisas em economia criativa (Eixo 3); e
do financiamento aos programas / atividades (Eixo 4).
A proposição desses Eixos parte das seguintes diretrizes
transversais, delimitadas pela Convocação nº 43/2021:
Formatos híbridos
Expansão do público
Acessibilidade Física, Motora e Comunicacional
Fortalecimento de Políticas Inclusivas
Fortalecimento da parceria com os municípios
Mapeamento e Registro da produção cultural no Estado
de São Paulo
Fortalecimento da imagem dos Equipamentos de Difusão
Cultural, Programas de Difusão, Circulação, Descentralização
e Circulação Cultural, Fomento, Novas Iniciativas, Estudos e
Pesquisas em Economia Criativa
Captação de Recursos
Pesquisas de Satisfação
Avaliação dos Resultados
Adoção de regras de compliance
Protocolos sanitários de segurança epidemiológica para
emergências
Nesta primeira parte da proposta, são dispostos os argu-
mentos introdutórios, que visam apresentar e justificar o inte-
resse da OS (Parte I), indicar os objetivos (Parte II) e explicitar
o formato de operacionalização (Parte III) dos programas de
difusão para os próximos 05 (cinco) anos.
2. Sobre a Amigos da Arte
2.1 Histórico da OS
A Amigos da Arte é uma Organização Social que há dezes-
sete anos difunde e fomenta a arte e a cultura no Estado de São
Paulo. A trajetória da organização é marcada pela qualidade
técnica, artística e de governança, que se refletem na forma
de gerenciamento de equipamentos, programas e festivais
artístico-culturais.
No seu escopo de atuação, a Organização Social tem
se especializado em realizar políticas culturais direcionadas
especialmente à difusão artística. Nos últimos 17 (dezessete)
anos, a Amigos da Arte geriu 08 equipamentos, 03 corpos artís-
ticos e mais de 23 projetos especiais, que juntos significaram a
produção e apoio a mais de 55 (cinquenta e cinco) mil ações
de difusão, com reconhecida excelência técnica e artística.
Esse histórico de atuação na área de difusão cultural teve seu
compromisso renovado a partir do CONTRATO DE GESTÃO
007/2016, estabelecido com a Secretaria de Estado da Cultura
de São Paulo (publicado no D.O.E. em 26/11/2016, pp. 65-93).
O instrumento conferiu à Amigos da Arte a gestão de todos os
Programas e Equipamentos de Difusão Cultural do Governo do
Estado de São Paulo, entre os anos de 2016 e 2021.
Ao longo de sua história, a Amigos da Arte esteve à frente
das seguintes ações de difusão cultural no Estado de São Paulo.
Administração de equipamentos culturais: Teatro Sérgio
Cardoso (2004 – atualmente); Teatro Estadual de Araras -
Maestro Francisco Paulo Russo (2004 – atualmente); Museu
da Diversidade Sexual (2016 - atualmente); Theatro São Pedro
(2004 – 2011); Auditório Claudio Santoro (2004 – 2009); Casa
das Rosas (2007 a 2008) e Teatro de Dança (2006 - 2010).
Programas de difusão artística (integrantes do atual Contra-
to de Gestão) : Virada SP (2007 - atualmente); Circuito SP (2007
- atualmente); Semana Guiomar Novaes (2007 - atualmente);
Festival Paulista de Circo (2008 - atualmente); Revelando SP
(2017 - atualmente); Apoio a Festivais Artísticos e Atividades
Culturais (2016 - atualmente); Encontro com Dirigentes Munici-
pais de Cultura de São Paulo (2017 - 2019); Tradição SP (2019
- atualmente); Apoio a projetos voltados para a cultura LGBT+
(2016 - atualmente); Apoio a projetos voltados para a Cultura
Negra, outras etnias e artes urbanas (2016 - atualmente);
Economia Criativa (2019 - atualmente); Cultura em Casa (2020
- atualmente); Mais Gestão SP (2020 - atualmente); Pesquisa
para Preservação e Difusão do Patrimônio Material e Imaterial
(2017 - atualmente).
Gestão de corpos estáveis: Banda Sinfônica do Estado de
São Paulo (2009-2011); Orquestra Jazz Sinfônica (2009-2011);
ORTHESP - Orquestra Theatro São Pedro (2010-2011).
Gestora de projetos: Programa Vá ao Cinema, Programa
Vá ao Teatro, Festival Arte para Crianças (FAC), Festival da
Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, Festival de Teatro
Infantil (2008-2011) l; Virada Cultural do Município de São
Paulo (2018), Festival Callas de Canto Lírico (2017- atualmente)
e muitos outros.
Premiações: Prêmio Governador do Estado de São Paulo
(2017-2018); Premiações da Cultura de São Paulo do Governo
de Estado de São Paulo (2019); Premiações independentes reali-
zadas no Teatro Sérgio Cardoso (entre eles: Prêmio APCA, Troféu
Aplauso, Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil (atual Prêmio São
Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem), Prêmio Bibi Fer-
reira, Prêmio SIM São Paulo, Prêmio Music Video Festival - MVF,
Prêmio África Brasil, Prêmio FantLatam. Concurso Maria Callas,
Prêmio Aplauso Brasil, Troféu Samba Rock).
Nos 17 (dezessete) anos de atuação, a Organização Social
tem apresentado boas práticas fiscais e administrativas, cum-
prindo as diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e dos
demais órgãos de controle e fiscalização. Nesse período, foi
responsável pela execução de mais de R$ 400 milhões oriundos
do orçamento público, investindo-os em políticas culturais de
difusão artístico-cultural, através da celebração dos seguintes
Contratos de Gestão com a Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Estado de São Paulo: 07/2016 (de 2016 a 2021),
06/2011 (de 2011 a 2016), 19/2007 (de 2007 a /2011) e 01/2004
(de 2004 a 2007).
A celebração dos referidos Contratos de Gestão pela
Organização só foi possível pela construção e manutenção de
um planejamento robusto para a prestação de serviços (sempre
fundamentada nos interesses da sociedade) pela preservação
dos princípios de governança (avaliação, direcionamento e
monitoramento) e de economicidade. Dentre o escopo de dire-
trizes adotadas pela organização, podem-se listar:
Incentivar a cadeia produtiva ligada à cultura, mantendo
o apoio a agentes culturais diversos e às diferentes linguagens
artísticas;
Democratizar a difusão artístico-cultural no Estado de São
Paulo através do oferecimento de programações de qualidade,
gratuitas ou a preços populares;
Fortalecer a identidade cultural paulista, a memória viva e
os patrimônios materiais e imateriais do Estado de São Paulo;
Fortalecer a perspectiva municipalista no Estado de São
Paulo, através do estabelecimento de parcerias com as cidades
paulistas para o desenvolvimento autônomo das culturais locais;
Adotar medidas de inovação, modernização e digitalização
na gestão de pessoas, no gerenciamento de equipamentos e no
desenvolvimento dos programas de difusão artística;
Ampliar os recursos dos projetos gerenciados pela OS
através da captação externa e da realização de parcerias com
prefeituras, organizações, empresas e agentes culturais;
Manter uma estrutura perene de transparência, integridade
e compliance dentro da Amigos da Arte, com objetivo resguardar
as ações adotadas pela organização e ampliar o contato entre
OS e a sociedade;
Avaliar resultados de forma perene durante a realização
dos projetos, retroalimentando o desenvolvimento de ações ao
longo de seus processos de execução.
A partir de tais diretrizes, a Amigos da Arte tem obtido
resultados significativos ao longo de sua história, incluindo a
melhoria significativa na adesão do público com relação às
ações desenvolvidas, conforme indicado abaixo:
2004-2018 (primeiros quinze anos):
Público Total: 25 milhões de pessoas
Ações Culturais: 55 mil atividades
Recursos Totais: mais de 400 milhões de reais
Municípios Atendidos: mais de 500
No ano de 2019, a Secretaria Estadual de Cultura e Eco-
nomia Criativa estabeleceu, com apoio da Amigos da Arte, o
programa Juntos Pela Cultura. A inclusão de chamadas públicas
foi uma das principais transformações possibilitadas pelo
programa. No ano seguinte, foi implementada a plataforma
#CulturaEmCasa e a estrutura operacional-tecnológica da Sala
Digital no Teatro Sérgio Cardoso, ambas utilizadas como apoio
ao setor cultural durante a pandemia de Covid-19. Os números a
seguir dizem respeito à execução das ações de difusão, previstas
no último Contrato de Gestão, considerando os dados do Juntos
Pela Cultura e da plataforma #CulturaEmCasa.
2019 (ano de criação do Juntos Pela Cultura):
Público Total: 2.197.870 pessoas
Ações Culturais: 1.757 atividades
Chamadas públicas: 4 publicações
Inscritos em chamadas públicas: 600 propostas
Selecionados em Chamadas Públicas: 229 propostas
Formação de público escolar: 6.645 alunos
Ações com acessibilidade: 202 atividades
2020:
Número de conteúdos no CulturaEmCasa: 2.200
Número de usuários únicos acumulados #CulturaEmCasa:
1,1 milhões de pessoas
Público Total Presencial: 58.546 de pessoas (considerando
que programações foram interrompidas devido à pandemia de
Covid-19);
Público Total Online: mais de 5 milhões de pessoas
Ações culturais: 3.300 atividades
Número de chamadas públicas: 8 publicações
Municípios alcançados: 200
Número de propostas recebidas: 1165
Número de proposta selecionadas: 810
Número de profissionais da cultura impactados: 10.600
pessoas
Parcerias: 231 (130 prefeituras e 101 instituições);
Ações com acessibilidade: 260 atividades
Número de Atendimento a municípios para implementação
da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2021): 258 atendimentos reali-
zados a 46 municípios
2021 (Números pré-consolidados) :
Número de conteúdos #CulturaEmCasa: 4.000
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quarta-feira, 4 de janeiro de 2023 às 05:03:12
76 – São Paulo, 133 (3) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
Em paralelo à criação da plataforma #CulturaEmCasa, a
OS realizou um novo planejamento dos diversos programas de
difusão que gerencia. Todos foram remodelados para se adap-
tarem ao modelo online ou híbrido, com gravação ao vivo para
disponibilização online ou com transmissão simultânea. A expe-
riência demonstrou a viabilidade de manutenção do hibridismo
na difusão artístico-cultural do Estado de São Paulo.
Os próximos 05 (cinco) anos também serão desafiadores.
Se, por um lado, vislumbra-se um processo de reabertura dos
equipamentos culturais após o avanço da vacinação, o compor-
tamento do público no próximo período ainda é uma incógnita.
Por esse motivo, a Amigos da Arte apresenta nesta proposta de
Contrato de Gestão uma previsão realista e progressiva da par-
ticipação da sociedade nas ações, idealizando novas formas de
estímulo e fruição, com a manutenção das atividades híbridas,
por exemplo.
Nos próximos anos, compreende-se ainda que diversas
temáticas, emergentes nos últimos tempos, se colocarão no
debate público de forma ainda mais enfática. As Organizações
e instituições sociais possuem um papel imprescindível nesse
cenário, ao se colocarem como proporcionadoras e mediadoras
de discussões sobre diferentes temas, como a decolonialidade e
a equidade racial. A idealização desta proposta para o Contrato
de Gestão considera, portanto, os cenários atuais e vigentes da
produção cultural no Estado de São Paulo e reconhece, ainda, a
necessidade de novos olhares, vozes e pontos de vista referentes
a questões contemporâneas, como as étnicorraciais, decoloniais,
regionais, de gênero e de acessibilidade, além dos outros temas
relacionados às formas não-hegemônicas da cultura.
Por fim, cabe realçar que nos últimos 05 (cinco) anos
as organizações sociais e instituições públicas tiveram papel
fundamental no sentido de defender o direito à cultura (como
princípio de cidadania) e o papel da cultura na afirmação da
democracia. A Amigos da Arte compreende que desempe-
nhou papel importante nesse histórico, fortalecendo a relação
governo-sociedade, descentralizando as ações de difusão para
o interior do Estado e promovendo inovações significativas na
cadeia produtiva, a exemplo da plataforma #CulturaEmCasa, do
Juntos Pela Cultura e das ações em Economia Criativa.
4. Perspectivas de futuro
Após o investimento no aperfeiçoamento de seus produtos,
serviços e equipe ao longo do último quinquênio, principalmente
após o advento da Pandemia de Covid-19, a Amigos da Arte
inicia um novo ciclo de gerenciamento. Foi possível implemen-
tar aprimoramentos nos mecanismos de gestão, governança,
sustentabilidade e institucionalidade, detalhados ao longo da
proposta. São previstas continuidades em tal processo de quali-
ficação institucional, de modo a acompanhar o mercado, as ino-
vações e as melhores práticas em gestão sustentável e inclusiva.
No escopo de seus programas, está previsto o fortaleci-
mento da economia criativa, de forma transversal, com ações,
pesquisas e publicização de dados que atestem a potência
cultural e criativa do estado de São Paulo. A Amigos da Arte vem
trabalhando na expansão da economia criativa paulista, poten-
cializando ações de artistas e produtores locais, gerando postos
de trabalho, renda e valor econômico agregado. Além disso, vem
dinamizando o setor da economia e da vida social do estado,
qualificando capital humano e reforçando as relações identitá-
rias. A expansão da economia criativa paulista, a elevação do
acesso da produção a bens e serviços culturais, a preservação
e a revitalização do patrimônio cultural, a mensuração e a ava-
liação dos resultados e impactos econômicos são premissas dos
projetos que compõem esse contrato.
É também esperado, ao longo dos próximos anos, o contí-
nuo fortalecimento da visão municipalista, com atuação e em
parceria com os municípios - sobretudo através do programa
Juntos Pela Cultura - com o objetivo de ampliar o acesso à arte e
à cultura em todas as regiões do estado. Essa ótica de promoção
das parcerias entre o Estado e as prefeituras possibilitou agilizar
os processos, valorizar a visão local, reforçar o republicanismo e
a transparência, visando a democratização do acesso, a melhoria
dos resultados no setor, a potencialização e a descentralização
dos investimentos públicos, a garantia da relevância e da
excelência da atuação no campo da difusão cultural do Estado
de São Paulo.
Outra perspectiva importante para o próximo quinquênio
é o retorno seguro aos eventos presenciais e a consolidação
da difusão virtual, do hibridismo (composição entre formato
presencial e online) e da contínua implementação de inovações
tecnológicas nas áreas fim e meio. A Amigos da Arte vem
preparando-se e comprovando sua aptidão para a retomada
segura dos eventos presenciais. Os anos de 2020 e 2021 foram
marcados por intensa estruturação dos protocolos sanitários
da Amigos da Arte e do planejamento do plano de retomada,
em permanente atualização frente às regulamentações gover-
namentais e recomendações dos órgãos de saúde. Foi possível,
em conjunto com outras organizações sociais, a elaboração do
protocolo setorial que envolve medidas administrativas, gestão
de pessoas e de contratos de trabalho e de terceiros, melhorias
de infraestrutura e manutenção (como a adaptação do sistema
de ar condicionado dos equipamentos culturais integrantes do
contrato), entre outras medidas para procedimentos que dizem
respeito ao distanciamento, à comunicação, às orientações, aos
treinamentos, à limpeza, à higiene e ao monitoramento. Com
relação ao hibridismo no formato dos programas, está em pers-
pectiva a contínua atualização de equipamentos, a capacitação
de equipe e as melhorias do serviço para atender da melhor
forma possível o público e os programas geridos pela instituição
ou propostos por parceiros.
O compromisso com o público continuará figurando
como umas das prioridades da instituição. Isso será garantido
ampliando o atendimento de diversos públicos a partir de
seus programas, democratizando acesso, ampliando repertórios,
oferecendo atividades majoritariamente gratuitas no escopo do
contrato, promovendo alternativas de fruição variadas, elaboran-
do estratégias para fidelização de público, e promovendo ações
de capilarizarão permanente da atuação.
Ao longo desse plano de trabalho, a Amigos da Arte prevê
mecanismos de aprimoramento permanente da comunicação e
do desenvolvimento institucional, com ampliação das parcerias
de forma alinhada às demais estratégias programáticas; com a
consolidação dos programas, equipamentos e suas marcas como
referências e potências no cenário cultural; com o reconhecimen-
to de artistas, produtores culturais, gestores públicos, colabora-
dores, patrocinadores, parceiros, instituições culturais e público.
Isto posto, para os próximos 05 (cinco) anos de contrato, a
Amigos da Arte objetiva o fortalecimento de ações de transpa-
rência, o retorno à população através de resultados parametri-
zados de gestão, a potencialização da capacidade de produção
cultural dos municípios do estado de São Paulo, a difusão das
expressões artísticas e a ampliação da fruição do público.
4.1 Propostas de aperfeiçoamento da OS para o Contrato
de Gestão
A Amigos da Arte compreende a necessidade de parame-
trizar aperfeiçoamentos a serem adotados durante os próximos
05 (cinco) anos de Contrato de Gestão. Essa medida visa esta-
belecer um planejamento realista e progressivo, que mantenha
as melhorias já implementadas nos últimos anos e considere
possibilidades de inovação a partir dos resultados obtidos nos
programas que fazem parte do contrato.
Atendimento às metas e proposições oriundas da Secretaria
de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, bem
como da Unidade de Difusão, Bibliotecas e Leitura (UDBL);
Retomada das atividades presenciais de forma planejada
e progressiva, criando estímulos para participação do público;
Ampliação da integração entre o presencial e o virtual,
estimulando a continuidade das ações híbridas nos programas
de difusão;
a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, agiu de maneira
rápida e estratégica para mitigar as dificuldades impostas no
período. Nesse momento, foram desenvolvidas a plataforma
#CulturaEmCasa e as regras para norteamento dos protocolos
sanitários a serem adotados em gravações e gerações de con-
teúdo. O Teatro Sérgio Cardoso, através do Teatro Digital, teve
protagonismo nesse processo, se tornando um dos lugares aptos
à produção, gravação e difusão de conteúdo (todos referencia-
dos pelos protocolos do Plano São Paulo). Com a possibilidade
de retorno parcial das atividades presenciais, a Amigos da Arte
implementou os protocolos orientados pelo Plano São Paulo e
tem incentivado a realização dos espetáculos e eventos em for-
mato híbrido, com realização presencial e online. Seguem anexo
à proposta apresentada, os protocolos, manuais e orientações
elaboradas pela Amigos da Arte.
Acredita-se que a Organização, em apoio à Secretaria de
Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo durante a
pandemia de covid-19, foi protagonista na promoção, monitora-
mento e apoio de políticas públicas voltadas para a mitigação
dos impactos nesse período. Essa atuação só foi possível com a
constante preocupação da Organização com a sua governança.
Para o Contrato de Gestão, projeta-se a manutenção dessas
atualizações perenes na estrutura interna de gestão, observando
as boas práticas nacionais e internacionais, para garantia de
bons resultados na: transparência, economicidade, gestão de
colaboradores, relações institucionais, relações públicas e metas
pactuadas com o Governo do Estado de São Paulo através da
Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
2.3 Impactos da Organização Social
A Amigos da Arte é uma organização apta a gerir diferentes
modalidades de objetos culturais. À época de implementação da
Teoria da Mudança na Amigos da Arte, a organização realizou
um exercício de identificação e mensuração dos possíveis impac-
tos a serem alcançados como retorno à sociedade.
Impacto: Arte e Cultura valorizadas em sua capacidade de
gerar e fortalecer diversidade, conhecimento e inclusão, sendo
difundidas e apropriadas por plateias, públicos, comunidades e
territórios diversos.
A) Resultados Médios:
a) Ações culturais democratizadas, acessíveis e frequenta-
das por todas as parcelas da população;
b) Difusão, fomento e reconhecimento do patrimônio cultu-
ral brasileiro nas suas mais diferentes expressões;
c) Educação e Cultura reconhecidas e utilizadas como ferra-
mentas de desenvolvimento que atuam em sinergia;
d) Cultura descentralizada e assegurada em todos os
territórios.
B) Resultados Imediatos:
a) Expansão da audiência de diferentes públicos em ativi-
dades culturais;
b) Atividades culturais disponíveis e acessíveis para todos;
c) Público acessando experiências qualificadas em ativida-
des e espaços culturais públicos;
d) Curadoria de artistas, grupos e companhias para ativida-
des garantindo diversidade cultural, de origem territorial e em
marcadores sociais da diferença;
e) Engajamento de entidades educacionais em atividades
culturais;
f) Capilaridade das atividades culturais, formando novos
públicos e audiências;
g) Reconhecimento, valorização, difusão e circulação das
produções culturais e artísticas locais e regionais;
Impacto: Setor artístico, cultural e criativo qualificado e
potente, gerando renda e desenvolvimento.
A) Resultados Médios:
a) Setor artístico e cultural de excelência com profissionais
e organizações culturais qualificados, articulados e acreditados
pela sociedade;
b) Geração de renda e emprego no setor artístico e cultural
e em toda sua cadeia produtiva;
c) Aumento no volume e fontes de investimentos financei-
ros para gestão e produção de atividades culturais.
B) Resultados Imediatos:
a) Relações e parcerias firmadas com grupos e organizações
culturais;
b) Atividades realizadas com eficiência, eficácia e efetivida-
de em procedimentos administrativos, de produção e curadoria
técnico/artísticas;
c) Lisura, cumprimento da legislação e transparência nos
procedimentos, entregas e resultados da Amigos da Arte;
d) Artistas financiados diretamente e com trabalhos valo-
rizados
e) Geração de Renda e remuneração adequada para a
cadeia produtiva cultural direta e indireta;
f) Diversificação das fontes de investimento por meio de
captação ativa.
Impacto: Políticas e ações culturais, espaços e gestões
públicas de cultura consistentes, efetivas e reconhecidas pela
sociedade:
A) Resultados Médios:
a) Legislação e políticas culturais adequadas para a produ-
ção e desenvolvimento cultural;
b) Informações disponíveis e qualificadas para a avaliação
de resultados, orientação e fortalecimento de políticas públicas
de Cultura;
c) Fortalecimento das gestões públicas municipais no
campo da Cultura;
d) Espaços públicos acessíveis, frequentados e ocupados
por Arte e Cultura;
e) Reconhecimento e valorização dos equipamentos públi-
cos de Cultura.
B) Resultados Imediatos:
a. Monitoramento de mudanças no cenário legal e institu-
cional do setor;
b. Aprimoramento dos mecanismos de mensuração e aná-
lise dos resultados e impactos das políticas, programas e ações
culturais;
c. Divulgação dos resultados e impactos de ações cultu-
rais, de forma a contribuir para a sua valorização perante a
sociedade;
d. Melhor compreensão do cenário cultural de municípios
e regiões;
e. Formação de alianças e canais de relacionamento com
municípios e gestores públicos;
f. Ocupação de espaços públicos com atividades culturais
através de parcerias com municípios.
3. Sobre a difusão artística e cultural no Estado de São Paulo
A cadeia produtiva da cultura do estado de São Paulo se
deparou, nos últimos 02 (dois) anos, com um contexto mar-
cado pelas medidas de contenção à pandemia da Covid-19.
Essas ações, cientificamente comprovadas como essenciais
para melhoria da saúde coletiva, trouxeram limitações ao setor,
que acarretaram a diminuição dos empregos, a ampliação das
dificuldades de acesso do público aos bens culturais e uma
expressiva perda de receitas operacionais para projetos, progra-
mas e atividades.
Nesse momento, a Amigos da Arte se encontrou diante
de um novo desafio: colaborar na mitigação dos problemas
vivenciados pelo setor cultural, utilizando formas criativas,
inovadoras e que fossem financeiramente viáveis no contexto
dado. A plataforma #CulturaEmCasa foi a medida adotada como
ação emergencial nesse período. Trata-se de um ambiente virtual
para difusão artística e cultural. Sua concepção, elaboração e
desenvolvimento foram realizados em 35 (trinta e cinco) dias,
estreando no dia 21 de abril de 2020. A rápida ação responsiva
da Amigos da Arte permitiu que a plataforma tivesse impacto
imediato tanto para o setor cultural quanto para o público. Hoje,
a plataforma acumula mais de 2,5 milhões de usuários únicos e
mais de 7 milhões de visualizações.
consolidaram ainda uma divisão de responsabilidades na parte
de comunicação com os municípios, estabelecendo como tarefa
desses parceiros colaborar na área de mídia, divulgação e docu-
mentação audiovisual. Essa divisão tem como objetivo fortalecer
a divulgação local, entendendo que a relação entre cidadão e
governo local é rápida e efetiva. Para tanto, o setor de comuni-
cação da OS elaborou um processo de formação (com criação
de cartilha) para auxiliar os municípios parceiros a aprimorarem
seus setores de registro e documentação, especialmente na parte
audiovisual. Ao mesmo tempo, a Amigos da Arte se tornou uma
das maiores mobilizadoras e produtoras de conteúdo no Estado
de São Paulo. A implementação da plataforma #CulturaEmCasa,
em 2020, foi um divisor de águas nesse sentido, permitindo que
a OS produzisse e difundisse material audiovisual a partir dos
programas e dos equipamentos culturais por ela geridos. Devido
à pandemia de Covid-19, todas as atividades foram convertidas
para o formato online e, através de parcerias (com municípios,
instituições, Organizações Sociais, Governos, Consulados entre
outros), foram disponibilizados mais de 4 (quatro) mil conteúdos
na plataforma, tornando-a um dos principais ambientes virtuais
de produção e consumo audiovisual no Brasil. Hoje, a Amigos da
Arte possui conhecimento aprofundado de produção de conteú-
dos audiovisuais diversos, desde registro, documentação, edição,
transmissão ao vivo, entre outros.
Adaptação para o modelo online e híbrido: O ano de 2020
apresentou um cenário atípico para a execução dos programas
culturais geridos pela organização social e para a atividade cul-
tural em todo o mundo, tendo em vista a pandemia da COVID-
19. A partir desse cenário, houve uma readequação e atualização
dos mecanismos de trabalho. A Amigos da Arte contemplou, em
seu Plano de Trabalho, um conjunto significativo de atividades
de difusão realizadas em forma digital, com o objetivo de dis-
seminar conteúdos culturais, ampliar o acesso da população à
arte e criar novas oportunidades para os artistas. Assim, nasceu
a plataforma digital de streaming e vídeo on demand #Cultura-
EmCasa. Lançada em abril, ela foi ao encontro das novas formas
de produção e consumo da cultura. A plataforma também
disponibiliza diversos conteúdos digitais disponibilizados por
instituições culturais do Governo de São Paulo, além daqueles
produzidos no âmbito dos demais programas da Amigos da Arte
e de outras parcerias de licenciamento. No conjunto de canais
que compõem a plataforma - site, youtube, facebook, instagram
e vimeo - está reunida a cultura paulista em sua ampla diversi-
dade. A Amigo da Arte investiu em equipamentos e equipe para
qualificar a sua capacidade de operação. Como resultados, foi
implementado um núcleo de produção audiovisual, a Sala Digi-
tal no TSC (um conjunto técnico-operacional para a realização
de espetáculos digitais e híbridos) e o Teatro Sérgio Cardoso
Digital (um serviço do próprio Teatro para captação, edição
e transmissão de espetáculos). As ações digitais viabilizadas
permitiram a investigação e o aprimoramento das estratégias,
técnicas e operações da ação cultural virtual. Além do avanço
do conhecimento no campo da programação cultural e artística
no âmbito digital, e da mobilização de recursos específicos da
comunicação digital, a experiência motivou a discussão dos cri-
térios e parâmetros para a mensuração das ações e respectivos
públicos, pautada por novos desafios conceituais e operacionais,
uma vez que não havia, anteriormente, referências objetivas e
detalhadas para a aferição desses tipos de dados. É prioridade
desta organização junto à Secretaria de Cultura e Economia
Criativa viabilizar medidas de socorro e de retomada do desen-
volvimento econômico para o setor, o que vem sendo possível
com a ampliação da difusão digital da produção cultural, de
forma complementar as ações presenciais, ainda reduzidas e
limitadas. Mesmo em um cenário adverso, é fundamental que
seja viabilizado o apoio e o impulsionamento da economia
criativa paulista, a elevação do acesso da população a bens e
serviços culturais, assim como o fortalecimento e a proteção, tão
necessários nesse momento, da produção cultural independente
e da cultura popular e tradicional paulista.
Consolidação dos eixos de acessibilidade, diversidade,
sustentabilidade e economia criativa: Em todos os programas
desenvolvidos nos últimos 05 (cinco) anos foram consolida-
das ações e/ou implementadas inovações a fim de promover
temáticas transversais, a saber: acessibilidade, diversidade, sus-
tentabilidade e economia criativa. Do ponto de vista da acessi-
bilidade, foram realizadas ações significativas. Por exemplo, nas
atividades online foram oferecidas medidas de acessibilidade em
LIBRAS na maior parte dos conteúdos virtuais e foi realizado um
investimento na adaptação da plataforma #CulturaEmCasa, de
forma que estivesse apta aos diversos tipos de acessibilidade. Do
ponto de vista estrutural, também foram realizadas ações para
melhoria do acesso. Por exemplo, no Revelando SP foi implemen-
tado piso em todo o Parque da Água Branca, possibilitando a cir-
culação de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Do ponto de vista da diversidade, a curadoria dos equipamentos,
bem como as seleções das chamadas públicas, valorizou projetos
que possuíam como característica a diversidade estética, a diver-
sidade dos agentes (racial, étnica e de gênero, por exemplo) e
a diversidade temática. Pode-se citar como exemplo dessa ação
a integração entre o programa de Cidadania e Diversidade com
os equipamentos culturais, a exemplo da realização da batalha
de rimas no Teatro Sérgio Cardoso, da realização do festival de
cinema voltado para a temática dos povos indígenas/originários
e da promoção de podcasts sobre assuntos de diversidade (como
o realizado com Ailton Krenak) na plataforma #CulturaEmCasa.
Do ponto de vista da sustentabilidade, a Amigos da Arte mantém
a política de coleta seletiva, economia energética, compra de
equipamentos com melhor aproveitamento de sustentabilidade
e busca promover diálogos sobre tais questões dentro dos pro-
gramas. No que diz respeito à economia criativa, a temática foi
consolidada nos últimos 05 (cinco) anos dentro dos programas
de difusão. A criação do Mais Gestão, em 2020, inteiramente
voltado para a formação nessa área, bem como o Capacitação
SP, integrante do Revelando SP, demonstram o compromisso da
OS com o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura e com
a sustentabilidade dos agentes culturais através da economia
criativa.
Melhoria do ambiente de trabalho: Nos últimos 05 (cinco)
anos, a OS buscou estabelecer um local de trabalho estru-
turado em torno do princípio do respeito aos trabalhadores,
colaboradores, parceiros, instituições e público. A Amigos da
Arte acredita que um ambiente saudável, diverso e colabora-
tivo, representado por uma equipe altamente qualificada, é
um princípio fundamental para a inovação e para alcançar os
objetivos pré-estabelecidos. O bom ambiente de trabalho está,
desta forma, diretamente atrelado à execução satisfatória das
metas pactuadas e à aprovação dos órgãos de controle durante
o último contrato de gestão.
Aperfeiçoamento da visão institucional e dos serviços
oferecidos ao cidadão: A Amigos da Arte mobilizou-se, com o
suporte de uma consultoria externa, para melhorar o enten-
dimento institucional e identificar os objetivos de impacto da
organização ao longo do tempo. Tratou-se de um processo
de construção colaborativa, que incluiu entrevistas, imersões
cocriativas e reuniões diversas, envolvendo colaboradores de
todas as áreas da organização, que puderam compartilhar sua
visão e conhecimento. Para tanto, foi utilizada a ferramenta
metodológica Teoria da Mudança. Com o estudo gerado, foi
possível identificar impactos (listados mais abaixo, no item 2.3)
sociais e culturais, além de aprimorar práticas, serviços e produ-
tos oferecidos ao público. As mudanças propostas na estrutura
interna da Amigos da Arte e nos programas e equipamentos
gerenciados permitiram à OS atingir os objetivos pactuados e
promover ações de inovação significativas na cadeia produtiva
da cultura no Estado de São Paulo.
Implementação e promoção de protocolos de saúde pública:
Em 2020, quando a cadeia produtiva da cultura foi atingida
pela pandemia de Covid-19, a Amigos da Arte, em parceria com
Número de usuários únicos acumulados # CulturaEmCasa:
2,5 milhões de pessoas
Número de chamadas públicas: 12 publicações
Municípios alcançados: 161
Número de propostas recebidas: 2.612
Número de proposta selecionadas: 853
Número de profissionais da cultura impactados: 20.000
pessoas
Esta proposta de Plano de Trabalho Estratégico está bali-
zada em uma extensa experiência prática de colaboração da
Amigos da Arte junto ao Poder Público (incluindo a Secretaria de
Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo
e centenas de municípios paulistas parceiros na execução de
eventos e projetos). O histórico de atuação também demonstra
uma vocação da OS de participar de processos de transformação
nos modelos de difusão cultural do Estado de São Paulo, o que é
permitido pela sua excelência técnica, artística, administrativa e
gerencial. Dessa forma, a Amigos da Arte se posiciona de forma
apta a assumir um novo Contrato de Gestão, responsabilizando-
-se por manter o nível de excelência já demonstrado, avaliando
dados, aprimorando resultados e evoluindo de forma perma-
nente a fim de obter a melhor performance para o benefício
do público.
2.2 Aperfeiçoamentos implementados na OS no último
Contrato de Gestão
Durante os últimos 05 (cinco) anos, a Amigos da Arte imple-
mentou inovações de gestão e aprimorou as boas práticas já
adotadas desde sua criação. Essas ações moldaram as medidas
de governança da OS para os novos desafios colocados pelo
último Contrato de Gestão. Figuram como aperfeiçoamentos
implementados nos últimos 05 (cinco) anos:
Ampliação das contratações e parcerias: A Amigos da Arte
se tornou uma das maiores contratantes da cadeia produtiva
da cultura e economia criativa no Estado de São Paulo. Foram
realizadas contratações de técnicos a artistas oriundos do
interior e da capital. Somente na plataforma #CulturaEmCasa,
nos últimos 18 (dezoito) meses, mais de 20 (vinte) mil artistas,
técnicos e produtores foram remunerados e tiveram algum
espaço para exibição de seus trabalhos. Ao mesmo tempo, a OS
fortaleceu seu caráter municipalista, priorizando a manutenção
e ampliação do relacionamento institucional com municípios e
instituições do interior do Estado de São Paulo. Foi oferecido
suporte às cidades que não possuíam histórico de políticas públi-
cas e apoio às ações das cidades com maior atuação no setor
cultural. Somente em 2020, por exemplo, foram realizadas 231
parcerias institucionais através da plataforma #CulturaEmCasa e
258 atendimentos a 46 municípios do interior de São Paulo para
implementação da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). O atendi-
mento a esse quantitativo de agentes culturais, municípios e ins-
tituições só foi possível com uma melhoria sistemática do setor
administrativo interno da OS, mobilizando diferentes equipes
para manutenção e ampliação do relacionamento institucional.
Aperfeiçoamento do setor administrativo: A Amigos da Arte,
com a experiência adquirida nesse período, desenvolveu uma
série de medidas de modo a garantir uma gestão administrativa
moderna, eficiente, alinhada a uma sólida estrutura de gover-
nança, capaz de garantir a transparência de sua gestão, alinhada
aos princípios da legalidade e da probidade administrativa, na
gestão de recursos públicos, ampliando as ações de compliance
e conferindo maior robustez ao seu sistema de controles inter-
nos. Dentre os avanços promovidos nos últimos cinco anos,
podemos destacar as seguintes medidas: Revisão do Estatuto
Social e do regimento Interno; Implementação de política de
proteção de dados pessoais, adequada à Lei nº 13.709/2018 - Lei
Geral de Proteção de Dados (LGPD); Instituição de um Programa
de Integridade e do Código de Ética da organização; Adequação
do Manual de Recursos Humanos ao Referencial de Boas Práti-
cas da SCEC; Adequação do Regulamento de Compras e Con-
trações ao Referencial de Boas Práticas da SCEC; Incremento de
ações voltadas à transparência ativa e passiva; Auditoria externa
voltada à revisão de procedimentos; Assessoria jurídica externa
voltada à revisão da estrutura de governança e compliance.
Reorganização dos Programas: Em 2019, os programas
(Virada SP, Revelando SP, Mais Gestão, Tradição SP, Diversidade
e Cidadania: projetos voltados para cultura negra, outras etnias
e artes urbanas, Mais Orgulho, Festivais Artísticos e Eventos)
foram reunidos em uma única plataforma, de nome Juntos pela
Cultura. Ela reúne um conjunto de chamadas públicas que são
anualmente lançadas, como também revistas, repensadas e
aprimoradas conforme a necessidade dos cumprimentos das
políticas culturais do Estado. As chamadas públicas (que variam
de quantidade anualmente) são voltadas para inscrição de
municípios e artistas, e estão baseadas em critérios de seleção
objetivos. A seleção é realizada por comissões de avaliação iso-
nômicas, com participação da sociedade civil. Além de enfatizar
o republicanismo e a transparência na escolha dos municípios
e artistas beneficiados, as chamadas públicas favorecem a
democratização do acesso à cultura, a descentralização dos
investimentos e a valorização da visão local. Com a instituição
das chamadas, a Amigos da Arte mais uma vez comprova sua
habilidade em reinventar e aprimorar seus mecanismos de
gestão, contando cada vez mais com o auxílio de tecnologias
contemporâneas. Para a operacionalização desse conjunto de
chamadas públicas, por exemplo, foi realizada uma parceria tec-
nológica e institucional com o Instituto Oi Futuro, que cedeu seu
sistema digital de inscrição e seleção de editais, permitindo que
toda a operação fosse feita online, com mais agilidade, transpa-
rência e possibilidade de auditoria. Para o atendimento efetivo
dos municípios e artistas, a Amigos da Arte compôs uma equipe
especializada, que os auxilia em suas inscrições e, posteriormen-
te, na execução dos programas. Esta equipe é dedicada a operar
todo o conjunto de atividades do Juntos Pela Cultura. Todas
as informações e processos oriundos dos editais encontram-se
dispostos em site próprio, de forma organizada e transparente.
Melhoria de estrutura e de gestão dos equipamentos cul-
turais: Os espaços gerenciados pela Amigos da Arte receberam,
nos últimos 05 (cinco) anos, ações de aprimoramento de dife-
rentes níveis. Do ponto de vista estrutural, buscou-se atualizar
os equipamentos e treinar a equipe para sua operacionalização.
O Teatro Sérgio Cardoso, por exemplo, recebeu um conjunto
técnico-operacional inédito nos teatros públicos brasileiros, para
se tornar um polo de produção, edição e difusão de conteúdo
presencial, online e híbrido. Esse conjunto técnico-operacional
foi denominado Sala Digital e o serviço atrelado à sua opera-
cionalização é conhecido por Teatro Digital. Foram realizadas
também inovações do ponto de vista da programação. No Teatro
Sérgio Cardoso, cumprindo os objetivos propostos no último
Contrato de Gestão, foram realizadas ações em todos os espaços
alternativos, ampliação do horário de funcionamento, fortaleci-
mento da relação com a comunidade do entorno, realização de
estreias e de premiações importantes na cultura do Estado. No
Teatro de Araras, buscou-se fortalecer a programação de lingua-
gens artísticas que apresentam melhor resultado de público, a
exemplo da criação do festival de inverno, que tem foco em
atividades de dança, e das parcerias com grupos de comédia da
região. Ainda em Araras, cabe destacar o oferecimento de expe-
riências cênicas singulares, como o espetáculo promovido pelo
Teatro Oficina que ocupou o espaço realizando apresentações e
ações formativas. Essas medidas tiveram como objetivo simul-
tâneo oferecer tipos de programação às quais o público já está
habituado, de forma a manter a sua frequência, e diversificar a
programação, a fim de expandir os perfis de públicos.
Aperfeiçoamento do setor de comunicação e produção de
conteúdo: A Amigos da Arte tem realizado um investimento
perene e consistente na área de mídia e comunicação. Ao longo
dos últimos 05 (cinco) anos, buscou-se diversificar os formatos
de divulgação dos programas. Foram realizadas parcerias, por
exemplo, com a Google Culture & Arts e com canais como
Arte1, Now e Tv Cultura. A partir de 2019, as chamadas públicas
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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quarta-feira, 4 de janeiro de 2023 às 05:03:12
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 133 (3) – 77
2.17 Disponibilizar a estrutura da Sala Nydia Licia para
13 (treze) eventos no ano, sendo 01 (um) evento por mês, não
cumulativo e 01 (um) evento extra para o Governo do Estado de
São Paulo/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Incluir-se-
-á também uma cota adicional extra de cessão gratuita da Sala
Nydia Licia para 03 (três) datas ou eventos por ano para o Poder
Legislativo do Estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa
do Estado de São Paulo (ALESP). Estas cotas pré-estabelecidas
aos dois Poderes estaduais incluem a possibilidade de se ceder
eventualmente parte delas ao Poder Judiciário, em datas a
serem definidas de comum acordo entre as partes. Esta cota
inclui o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, em datas a serem
definidas de comum acordo;
2.18 Disponibilizar a Sala Paschoal Carlos Magno para 13
(treze) eventos no ano, sendo 01 (um) evento por mês, não
cumulativo e 01 (um) evento adicional para o Governo do
Estado de São Paulo/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Incluir-se-á também uma cota adicional extra de cessão gratuita
da Sala Paschoal Carlos Magno para 02 (duas) datas ou eventos
o Poder Legislativo e o Poder Judiciário em datas a serem defini-
das de comum acordo entre as partes.
2.19 Locar a Sala Nydia Licia caso solicitado pelo Governo
do Estado de São Paulo/ Secretaria de Cultura e Economia Cria-
tiva, para 02 (dois) eventos beneficentes, a preço de custo, em
datas a serem definidas de comum acordo;
3. Propostas para o Teatro Sérgio Cardoso
Para atingir os objetivos dispostos acima, são propostas
ações: 1) Estruturais, que compreendem as aquisições de
equipamentos, reformas e adequações nos espaços do Teatro;
2) Técnico-operacionais, que abordam as ações de gestão para
continuar e/ou ampliar resultados positivos em diferentes áreas
do Teatro; e 3) Curatoriais, dizem respeito à continuidade e a
inovação nas características de programação.
3.1 Propostas estruturais
3.1.1 Sala Nydia Licia
Projeta-se: Revisão permanente das estruturas e realização
progressiva de reformas e adequações na Sala Nydia Licia, con-
siderando levantamento de condições já efetuado e eventuais
novas avaliações, podendo envolver, por exemplo: 1) Aquisição:
a) Equipamentos de iluminação; b) Equipamentos para melhoria
da operação e da qualidade de serviços de captação audiovisual
e streaming, acompanhados da capacitação de técnicos para
execução e operação dos mesmos; c) Realização de estudo
permanente dos equipamentos para atualização; d) Novas
cortinas da entrada. 2) Reformas e adequações: a) Correções do
madeiramento do piso do palco; b) Estudo de viabilidade para
troca ou aprimoramento das poltronas da Sala; c) Aquisição
de cortinas da entrada; d) Estudo de viabilidade para troca ou
aprimoramento das poltronas da Sala e carpete, envolvendo
contrapiso e reforma das escadas e acessos; d) Instalação de
corrimão na plateia; e) Reforma das portas; f) Pintura do teto da
sala e fundo do palco (pintar a sala toda).
3.1.2 Sala Paschoal Carlos Magno
Projeta-se: Revisão permanente das estruturas e realização
progressiva de reformas e adequações na Sala Paschoal Carlos
Magno, considerando levantamento de condições já efetuado e
eventuais novas avaliações, podendo envolver, por exemplo: 1)
Aquisição: a) Novas cortinas da entrada; b) Novas vestimentas;
c) Avaliação da possibilidade de compra de incremento sistemá-
tico anual de backline para a Sala, assim como já realizado em
2020 e 2021; c) Aquisição de cortinas da entrada; 2) Reformas
e adequações: a) Troca dos carpetes; b) Adaptação da tubulação
do ar condicionado; c) Reforma para isolamento acústico; f)
Reforma das portas.
3.1.3 Espaços alternativos de espetáculos e locais diversos
do Teatro.
Projeta-se:Revisão permanente das estruturas e realização
progressiva de reformas e adequações nos Espaços Alternativos
(salas multiuso, hall, foyer, mezanino e porão), considerando
levantamento de condições já efetuado e eventuais novas
avaliações, podendo envolver, por exemplo: a) Instalação de
aparelhos de ar condicionado em espaços como camarins, no
fosso da orquestra, no porão, nas salas de ensaio, nas cabines de
som e luz e em outros departamentos administrativos do Teatro;
b) Manutenção ou substituição do piso de alguns espaços; c)
Adequações elétricas e sonoras no porão, visando ampliação da
realização de ações de programação cultural no local; d) Adap-
tações infraestruturais para recebimento de público nos espaços
alternativos (portas antichama, barras anti-pânico extintor, rotas
de fuga, entre outros); e) Tratamento acústico para sala do gera-
dor; g) Reforma da cobertura/teto de vidro do Balcão (saguão 3º
andar); h) Pintura e melhorias das fachadas.
3.1.4 Acessibilidades:
A acessibilidade é compreendida pela Amigos da Arte em
seu sentido amplo, voltada para o acesso de público heterogê-
neo e inclusão da diversidade humana, contemplando pessoas
com deficiências e outros segmentos populacionais e grupos
dotados de particularidades de acesso, como crianças, famílias
com bebês, obesos, idosos, entre outros. Visa-se o adequado
atendimento e a garantia de participação autônoma e segura de
público e profissionais, mediante busca permanente de soluções
e boas práticas para uma cultura democrática e inclusiva.
Trata-se de política transversal às diversas frentes de ação
na gestão de equipamentos e eventos culturais, envolvendo
propostas estruturais, técnico-operacionais e curatoriais. O
Teatro Sérgio Cardoso foi pioneiro nessas adequações durante
a gestão da Amigos da Arte e pretende-se manter, ampliar e
aprimorar a política de acessibilidade para desenvolvimento das
ações culturais.
Projeta-se: 1) Revisão permanente das estruturas e tecnolo-
gias voltadas para a acessibilidade, adequando as modificações
a depender de disponibilidade ou ampliação orçamentária,
podendo contemplar melhorias em itens como: piso tátil, ilu-
minação de serviço, rotas de acesso e circulação, plataformas
elevatórias de acesso, adequação de áreas de atendimento, ade-
quação de banheiros, adequação de áreas de serviço para ope-
ração de acessibilidade comunicacional, entre outras medidas;
2) Disponibilização de serviços de acessibilidade comunicacional
de espetáculos, sobretudo nas temporadas, como audiodescri-
ção, legendagem e adaptações em libras; 3) Disponibilização
de serviços de acessibilidade comunicacional em materiais de
divulgação, comunicação e sinalização, em acordo com o Plano
de Comunicação. 4) Atualizações e treinamento de equipe em
medidas de acessibilidade; 5) Promoção de conteúdos culturais
produzidos para a fruição pelos mais diversos públicos, bem
como de espetáculos de artistas com e sem deficiência que
levam ao debate sobre a produção e o consumo da arte por
todas as pessoas, valorizando também o protagonismo da
pessoa com deficiência na criação artística; 6) Manutenção
e atualização permanente das medidas de acessibilidade; 7)
Restabelecer o relacionamento com instituições atuantes no
campo da acessibilidade e da pessoa com deficiência, de forma
a ampliar o acolhimento e fortalecer o incentivo à fidelização e
à formação de público.
3.2 Propostas técnico-operacionais
3.2.1 Horário de funcionamento do Teatro:
Foi ampliado no último quinquênio, fazendo com que
o Teatro permanecesse majoritariamente sendo operado de
segunda-feira a domingo, em horários ampliados e flexíveis. Para
além dos horários com presença de público, o Teatro também
passou a funcionar em horários diversos para hospedagem de
gravações, para além das montagens de espetáculos.
Projeta-se: A manutenção dessa medida, com intenção de
alcançar o público e os artistas da comunidade local (sobre-
tudo entre segunda e quarta-feira) e, de forma concomitante,
manter um calendário aberto para espetáculos de grande porte
(preferencialmente entre quinta-feira e domingo), sempre em
consideração à otimização de agenda, às demandas e arranjos
a edificação de um teatro com modernas instalações, adaptáveis
a quaisquer manifestações cênicas. Inicialmente projetado pelo
arquiteto Ugo di Pace, o novo projeto passou a ser gerido pelo
Grupo Soares Ramenzoni. Em 1972, quase um ano após o início
da construção, um enfarte tirou de cena o ator Sérgio Cardoso.
Como uma homenagem, o teatro ganhou seu nome.
A inauguração do Teatro Sérgio Cardoso aconteceu em
13 de outubro de 1980, com o espetáculo “Sérgio Cardoso
em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, além
de Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a
direção de Gianni Ratto.
Em 2004, o Teatro Sérgio Cardoso passou a ser administra-
do pela Amigos da Arte, tendo recebido uma série de reformas e
melhorias. Em 2020, no seu aniversário de 40 anos, a sala princi-
pal recebeu o nome de Sala Nydia Licia, uma homenagem à atriz
e ao seu empenho na manutenção do espaço ao longo dos anos.
Essa ação marcou uma histórica visibilização e reconhecimento
da atuação de mulheres em defesa do teatro paulistano.
1.1 Conceito do Teatro Sérgio Cardoso:
O TSC é um complexo cultural que abriga uma produção
artística diversa, para públicos distintos. Nos últimos 05 (cinco)
anos, acentuou-se a diversificação de usos do Teatro, foram
estabelecidos novos horários de funcionamento, promoveu-
-se a integração da programação de seus espaços internos e
foi implementada infraestrutura de ponta. Com isso, o Sérgio
Cardoso se consolidou como um polo completo para a produção
artística, contemplando a criação, a produção, a difusão e a
fruição. A abordagem pluralista reforçou ainda a diversificação e
a fidelização de públicos.
1.2 Visão e histórico da Amigos da Arte no TSC:
Desde 2004, quando a OS assumiu a gestão do Teatro,
foram implementadas ações de valorização histórica, técnica
e de programação. Foram realizadas ações de promoção da
memória do espaço, a exemplo da nomeação da Sala Nydia
Licia, e foram implementadas estratégias de aproximação com
o bairro (artistas, público, entidades e grupos), como a incorpo-
ração de atrações locais na programação, a disponibilização de
ingressos com preço promocional para moradores, a realização
de ações culturais gratuitas contínuas nas ruas do bairro, e o
suporte logístico a eventos, entidades e espaços culturais locais.
Do ponto de vista técnico, em um primeiro momento, foram
realizadas melhorias significativas nos camarins, salas de espera
e plateia. Também foi feita a aquisição de novos equipamentos
de áudio e iluminação e, após um conjunto robusto de reformas
e adequações, foi obtido o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de
Bombeiros), certificado que atesta que a edificação possui todas
as condições de segurança contra incêndio e pânico.
Os aperfeiçoamentos técnicos se mantiveram ao longo dos
anos, com a implementação de uma política permanente de
modernização de equipamentos, para além da manutenção. A
partir do último trimestre de 2020, por exemplo, foram reali-
zadas adequações para adaptação ao protocolo de retomada
do funcionamento de espaços culturais durante a pandemia de
Covid-19, bem como melhorias na linha de segurança do Teatro,
reformas estruturais no ar-condicionado, nos elevadores e na
marquise de vidro da entrada.
Quanto à programação, a Amigos da Arte se dedicou a
apresentar o Teatro Sérgio Cardoso como um complexo cultural
completo no Bixiga. Para isso, diversificou os estilos artísticos,
garantiu ampla oferta de atividades artísticas e ações de for-
mação de público, fortaleceu a sua marca e, como resposta às
adversidades impostas pela pandemia da Covid-19, criou uma
infraestrutura (Sala Digital) para recepção e difusão de espetá-
culos digitais - o Teatro Digital.
Em 2020, quando foram iniciadas as ações virtuais do tea-
tro, foram realizadas 219 atividades, com mais de 555 mil visu-
alizações totais. Esse número é 4,7 vezes superior ao público de
116 mil pessoas registrado nas 510 apresentações presenciais
de 2019. O resultado positivo e a nova forma de ver o Teatro
impactaram a formulação das propostas para o Contrato de
Gestão 2022-2026, que prevê a integração de ações presenciais,
virtuais e híbridas.
1.3 Serviço do Teatro Sérgio Cardoso:
Endereço e Bilheteria: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista.
São Paulo – SP / Funcionamento da Bilheteria no local do teatro
entre terça e sábado (14h-19h) e nos dias de espetáculo até o
horário de início do espetáculo;
Capacidade: Sala Paschoal Carlos Magno: 143 lugares +
6 espaços de cadeirantes / Sala Nydia Licia: 819 lugares + 8
espaços de cadeirantes;
Política de meia entrada: 1) Moradores do Bixiga e Bela
Vista pagam meia-entrada mediante apresentação de compro-
vante de residência; 2) Crianças de até 12 anos incompletos;
3) Estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior; 4)
Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e titulares
do quadro de apoio das escolas das redes públicas estadual e
municipais de ensino; 5) Professores da rede pública de ensino;
6) Pessoas com 60 anos ou mais; 7) Aposentados; 8) Alunos de
cursinho pré-vestibular e de cursos técnicos de São Paulo.
2. Objetivos para o Contrato 2022-2026
2.1 Manter a política de promoção de espetáculos artísticos
de portes variados, considerando as características técnicas da
sala Nydia Licia, da sala Paschoal Carlos Magno e dos espaços
alternativos;
2.2 Manter a programação para públicos diversos por meio
de espetáculos voltados a faixas etárias e identidades culturais
variadas;
2.3 Garantir a manutenção da diversidade estética na
programação do Teatro, mantendo uma oferta variada de
manifestações;
2.4 Manter e ampliar o uso dos espaços alternativos (salas
multiuso, hall, foyer, mezanino, porão e espaços externos);
2.5 Receber ou realizar mostras artísticas que tenham
relevância cultural dentro da programação do teatro e/ou para o
bairro onde ele está inserido;
2.6 Ampliar as ações de valorização da história do Teatro
Sérgio Cardoso e do bairro onde ele está situado;
2.7 Manter e ampliar a formação de público de forma con-
tínua e integrada à programação;
2.8 Ampliar as estratégias de fidelização de público a partir
de ações integradas entre o Teatro, outras entidades, grupos,
coletivos e artistas do bairro;
2.9 Garantir programações acessíveis para pessoas com
deficiência e promover adaptação adequada a esse público na
estrutura do Teatro.
2.10 Integrar o Teatro Sérgio Cardoso com outros progra-
mas desenvolvidos pela Amigos da Arte e por outras OS;
2.11 Garantir continuidade no aperfeiçoamento da infraes-
trutura técnica e operacional do Teatro Sérgio Cardoso, respon-
dendo às demandas de produções virtuais e híbridas realçadas
pela pandemia de Covid-19;
2.12 Manter a política de transparência das ações e da
gestão do Teatro, em especial através do site do Teatro e da
Amigos da Arte;
2.13 Ampliar e potencializar os canais de comunicação do
Teatro Sérgio Cardoso (incluindo suas redes sociais), aproximan-
do-o do público e disponibilizando registros em áudio e/ou vídeo
das suas realizações;
2.14 Ampliar as estratégias de financiamento e fomento,
fortalecendo as receitas oriundas da bilheteria, da captação de
recursos, de serviços e produtos correlatos e da cessão onerosa
de espaços;
2.15 Aplicar estratégias de monitoramento e avaliação refe-
rentes às ações desenvolvidas pelo Teatro, incluindo pesquisa de
perfil e avaliação do público;
2.16 Atuar em parceria com a Secretaria de Cultura e Eco-
nomia Criativa a partir de suas demandas específicas conforme
indicadas na Convocação nº 43/2021;
proposta. Essa medida visa resguardar a particularidade na
gestão/operacionalização de cada programa.
Eixo 1 (Equipamentos De Difusão Cultural): Compreende
as estratégias de ação voltadas para a operacionalização do
Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro Maestro Francisco Paulo Russo
(Teatro de Araras). Essas estratégias estão subdivididas em: 1)
Propostas estruturais, que tratam da qualificação de espaços e
equipamentos de acordo disponibilidade financeira; 2) Propostas
técnico-operacionais, que tratam das inovações de gestão e da
manutenção de boas práticas na operação dos espaços; e 3)
Propostas curatoriais, que tratam da ampliação da programação
e de seu aperfeiçoamento.
As informações que dizem respeito ao funcionamento
(serviço) do Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro de Araras cons-
tam nos programas individuais de cada equipamento cultural,
respeitando a particularidade de funcionamento de cada espaço.
Eixo 2 (Programas De Difusão, Descentralização E Circu-
lação Cultural) e Eixo 3 (Fomento, Novas Iniciativas, Estudos E
Pesquisas Em Economia Criativa):
A) O Eixo 2 compreende as estratégias de ação para os Pro-
gramas que integram o Juntos Pela Cultura (Virada SP, Circuito
SP, Tradição SP, Revelando SP e Mais Gestão SP), os Festivais
Artísticos e Eventos (Semana Guiomar Novaes, Festival de Circo
SP e Outros Festivais e apoios a eventos), a plataforma #Cultu-
raEmCasa, a Diversidade e Cidadania: projetos voltados para
culturas negras, outras etnias e artes urbanas, a Diversidade e
Cidadania: projetos voltados para a cultura LGBTQIA+, a Teia
Digital SP e a Difusão Cultural nas Comemorações do Bicente-
nário da Independência.
B) O Eixo 3 compreende as estratégias de ação que inte-
gram o Programa de Fomento, Novas Iniciativas, Estudos e
Pesquisas em Economia Criativa (SP Gastronomia; Programa de
Sustentabilidade do Circo; Iniciativa de Interatividade em Arte
e Tecnologia; Estudos, Pesquisas e Mapeamentos em Economia
Criativa) e o Programa Concursos e Prêmios (Premiações da
Cultura de São Paulo).
As estratégias dos Eixos 1 e 2 estão agrupadas em duas
linhas principais de operacionalização: 1) Propostas técnicas-
-operacionais, que tratam da organização dos programas (por
exemplo: estrutura utilizada, gratuidade, formação de público,
impacto na cadeia produtiva, entre outros itens característicos
de cada programa); 2) Propostas de programação, que tratam
da composição artística e cultural dos eventos (por exemplo:
chamadas públicas, curadorias, perfil das atividades realizadas,
entre outros itens característicos de cada programa).
Por se tratar de iniciativas intermitentes em diferentes inter-
valos e cronogramas, com caráter de evento, com ações localiza-
das e dependentes das condições existentes a para execução de
cada programa/projeto, o funcionamento e a operacionalização
das estratégias de ação que compreendem o Eixo 2 serão em
grande medida implantados na pré-produção dos eventos e
considerando as metas indicadas na Chamada nº 43/2021.
Eixo 4 (Financiamento Dos Programas / Atividades): Com-
preende as estratégias apontadas pela Organização para
ampliar os recursos que sustentam e ativam os equipamentos
e programas de difusão, descentralização, circulação cultural,
fomento, novas iniciativas, estudos e pesquisas em economia
criativa que compõem esta proposta. Neste Eixo, o conteúdo
divide-se em 1) Captação de Recursos, compreendendo captação
de recurso por pessoa jurídica, doações via pessoas físicas e
jurídicas, editais, emendas parlamentares, premiações e outros
meios de captação; 2) Ações estratégicas para ofertas de pro-
dutos e serviços, incluindo bilheteria, cessão onerosa de espaços
e concessionários; e 3) Parcerias e Apoios, compreendendo os
diversos tipos de parcerias que a instituição articula.
Anexo de Programação: A programação que envolve os
Eixos 1, 2 e 3 para o ano de 2022 é apresentada como item
anexo a este projeto (Anexo descritivo da programação cultural
anual).
A operacionalização dos objetos indicados pela presente
Chamada considera: 1) a experiência da Amigos da Arte ao
longo de seus 17 (dezessete) anos de exercício; 2) as propostas
de inovação para o fortalecimento da Organização; 3) as estra-
tégias de ação para atingir resultados condizentes com as metas
listadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Esta-
do de São Paulo; 4) o monitoramento contínuo de dados para
identificação das potencialidades e dificuldades dos programas
em curso; 5) a permanente melhoria dos resultados balizados
pelo interesse público.
IV - PROGRAMAS TÉCNICOS/FINALÍSTICOS
EIXO 1: EQUIPAMENTOS DE DIFUSÃO CULTURAL
1.1 TEATRO SÉRGIO CARDOSO (TSC)
Introdução
O Teatro Sérgio Cardoso (TSC) é um equipamento cultural
que acompanha as inovações artísticas, técnicas e operacionais
sem se distanciar da sua história e identidade. Localizado na
região do Bixiga (Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista), o Teatro
recebe espetáculos nacionais e internacionais de grande porte,
produções experimentais e eventos variados, além de integração
importante com a comunidade local.
O TSC possui dois espaços principais: A Sala Nydia Licia
(com 827 lugares) e a Sala Paschoal Carlos Magno (com 149
lugares). Elas estão adequadas aos melhores padrões de infra-
estrutura técnica e operacional.
Desde a celebração do último Contrato de Gestão, em 2016,
passaram a ser mais usados e explorados os espaços alternati-
vos do Teatro (as salas multiuso, o hall, o foyer, o mezanino e o
porão), além dos espaços externos (ruas e locais do entorno).
São áreas ocupadas por uma programação sazonal e específica,
reunindo apresentações artísticas alternativas, ações culturais de
aproximação com o bairro e oficinas.
Em 2021, foi implementada a Sala Digital no TSC, um proje-
to inovador que implementou um conjunto técnico-operacional
para a realização de espetáculos digitais e híbridos (modalidade
que une o presencial e o virtual). A partir da Sala Digital, foi
criado o Teatro Sérgio Cardoso Digital (Teatro Digital), um ser-
viço do próprio Teatro para captação, edição e transmissão de
espetáculos. A iniciativa contribuiu para legitimar o Teatro Sérgio
Cardoso como um espaço referência no cenário cultural paulista.
Para planejar o programa do Teatro Sérgio Cardoso no
Contrato de Gestão 2022-2026, foram indicadas abaixo as
estratégias principais a fim de manter e consolidar as iniciativas
já adotadas em anos anteriores de gestão da Amigos da Arte,
bem como as estratégias de inovação condicionadas à amplia-
ção de recursos ao longo dos próximos anos. Assim, além das
estratégias de manutenção da e preservação da edificação e
seus equipamentos e de oferta de atividades culturais diversifi-
cadas - em consideração ao perfil local de consumo cultural, aos
diversos públicos, ao oferecimento de propostas de ampliação
de repertório, à difusão e apoio de produções locais e regionais,
à ampliação da difusão online -, são consideradas melhorias
mediante parceria e/ou a ampliação dos recursos disponíveis,
como por exemplo: 1) Determinadas reformas e aquisições;
2) Constante atualização de equipamentos na Sala Digital; 3)
Adequações estruturais de acessibilidade; 4) Comercialização
de produtos Teatro Sérgio Cardoso; 5) Determinadas ações de
ampliação da programação; 6) Novas ações de sustentabilidade.
1. Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
O Teatro foi criado em 1914, como Cine Teatro Espéria.
Desde sua fundação, despontou como espaço de referência no
cenário cultural da cidade, abrigando espetáculos e exibições
cinematográficas.
Em 1954, o ator Sérgio Cardoso e a atriz Nydia Licia alugam
o espaço e, após a busca de parceiros, assumem a empreitada
de dois anos de reforma. O edifício tornou-se o teatro mais
moderno e confortável da cidade de São Paulo, recebendo o
nome de Teatro Bela Vista.
No início dos anos 1970, o Teatro Bela Vista retornou aos
proprietários do terreno. Em 1971, foi desapropriado e iniciou-se
Fortalecimento do caráter municipalista dos programas,
com ampliação de cidades parceiras a partir dos programas
de difusão;
Melhoria do ambiente de escuta ativa da OS, a fim de
ampliar o repertório e a colaboração com prefeituras, organiza-
ções, agentes culturais e público. Para tanto, propõe-se adotar e/
ou fomentar mecanismos de transparência e de contato com os
diversos agentes;
Integração da área de economia criativa como eixo trans-
versal a todos os programas de difusão;
Diversificação das formas de financiamento e fomento,
realizando estudos para implementar boas práticas de geren-
ciamento observadas pela Amigos da Arte no mercado e/ou em
outras instituições.
“As atividades previstas poderão ser detalhadas até o qua-
drimestre anterior à sua realização, para aprovação da Secreta-
ria. Outras programações que possam surgir no decorrer do ano
e que não constem previamente do Plano de Trabalho deverão
ser comunicadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa
com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência, sempre que
possível, ou logo que a agenda seja definida. Caso alguma
Organização Social realize, em equipamento do Estado sob sua
gestão, atividade de programação que não esteja de acordo com
a política aprovada pela Secretaria no Contrato de Gestão e em
seus anexos, estará sujeita às penalidades cabíveis”.
II - OBJETIVO GERAL
Administrar, em parceria com a Secretaria de Cultura e
Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio da Unidade
de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura os equipamentos e pro-
gramas: Eixo 1 – Equipamentos de Difusão Cultural: Teatro Sér-
gio Cardoso, Teatro Maestro Francisco Paulo Russo – Teatro Esta-
dual de Araras; Eixo 2 – Programas de Difusão, Descentralização,
Circulação Cultural – Juntos Pela Cultura (Virada SP, Circuito SP,
Revelando SP, Tradição SP, Mais Gestão SP); Festivais Artísticos
e Eventos Culturais (Semana Guiomar Novaes, Festival de Circo
SP); Plataforma #CulturaemCasa; Diversidade e Cidadania: ações
de produção, difusão, descentralização e circulação de projetos
voltados para Cultura Negra, Outras Etnias e Artes Urbanas;
Diversidade e Cidadania: ações de produção, difusão, descentra-
lização e circulação de projetos voltados à cultura LGBTQI+; Teia
Digital SP; Difusão Cultural nas Comemorações do Bicentenário
da Independência; Eixo 3 – Fomento, Novas Iniciativas, Estudos
e Pesquisas em Economia Criativa – SP Gastronomia; Programa
de Sustentabilidade do Circo de SP; Interatividade em Arte e
Tecnologia; Estudos, Pesquisas e Mapeamento em Economia
Criativa; Concursos e Prêmios – Premiações da Cultura SP; Eixo
4 – Financiamento dos Programas/Atividades, visando ao desen-
volvimento das ações previstas no Anexo II – Plano de Trabalho
– Ações e Mensurações - em estreita consonância com a política
de difusão cultural e com as diretrizes do Estado estabelecidas
pela UDBL/SECEC.
III - OPERACIONALIZAÇÃO
A operacionalização da Amigos da Arte para o Contrato de
Gestão 2022-2026 envolve a sistematização e o aprimoramento
das estratégias de ação já existentes na Organização Social, bem
como a incorporação de novas frentes de atuação.
Cabe destacar que, nos últimos anos, a OS fortaleceu sua
identidade gerencial como uma organização especializada na
estruturação e gestão de projetos de difusão cultural. Essa iden-
tidade foi estabelecida a partir dos resultados de estudos funda-
mentados na Teoria da Mudança (já mencionada anteriormente).
Ela passou a ser utilizada por todos os seus colaboradores, de
modo a sustentar as necessidades diárias de tangibilizar os
fluxos de atividades e de atuação no dia a dia.
Identidade Gerencial Ampla: A Amigos da Arte trabalha em
parceria com governos estaduais e municipais para facilitar o
acesso à arte e à cultura com qualidade e diversidade para todas
as pessoas em todos os lugares, através de projetos, programas
e equipamentos.
Identidade Gerencial Técnica: A Amigos da Arte é uma Orga-
nização Social de cultura com ampla experiência e capacidade
técnica, administrativa e artística para conceber, produzir e gerir
projetos, programas, ações e equipamentos artísticos e culturais,
implementando políticas públicas que garantem o direito à
cultura, em parcerias com estados, municípios e organizações
privadas e da sociedade civil, em diversas localidades e para
diferentes públicos.
Impacto Da Identidade Gerencial: A Amigos da Arte atua
para garantir o acesso da população à arte e à cultura de
forma ampla e diversa, para fomentar o desenvolvimento e a
profissionalização do setor artístico-cultural e para contribuir
com o desenho e a implementação de políticas públicas e ações
culturais efetivas e consistentes.
O aperfeiçoamento da identidade da OS coaduna-se com
as características de responsabilidade, agilidade e eficácia admi-
nistrativa que, tendo sido demonstradas pela Amigos da Arte ao
longo de sua história, serão mobilizadas para o desenvolvimento
dos objetos que compreendem o Contrato de Gestão 2022-2026.
O entendimento de que a OS deve adaptar-se aos novos
tempos e às novas demandas da sociedade é uma premissa de
sua atuação e constitui uma motivação para o aprimoramento
permanente de sua identidade, estrutura e estratégia de ação.
A Amigos da Arte destaca-se pela capacidade rever com cele-
ridade seu planejamento estratégico, de forma a adequar-se às
diversas situações e desafios colocados pelos cenários culturais
e de políticas públicas. Como exemplos, podem-se destacar: 1)
a reformulação de alguns projetos que resultaram na criação
do Programa Juntos Pela Cultura, uma plataforma de editais
que ampliou o acesso e a transparência à arte e à cultura em
todas as regiões do estado; e 2) em 2020, a partir dos novos
desafios apresentados pela pandemia de Covid-19, a OS ajustou
metas, além de adaptar os cronogramas de execução, para
os realizar programas sazonais e permanentes, contando com
novas estratégias de ação fundamentadas no formato virtual.
Assim, a Amigos da Arte comprova sua adaptabilidade para, de
forma eficiente, responder às variáveis demandas impostas na
implementação das políticas culturais do estado.
Para tornar possível essa operacionalização e compreenden-
do os desafios impostos, sobretudo, pelo formato híbrido dos
programas previsto para os próximos anos, a Amigos da Arte
propõe um aperfeiçoamento de sua estrutura organizacional. O
organograma reestruturado, apresentado no item VII - Gestão
Administrativa, Transparência, Governança e Economicidade,
está constituído a partir de uma alta esfera de administração,
integrado pelo Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Dire-
toria Geral. Abaixo da Diretoria Geral, sob sua responsabilidade
estão 03 (três) Diretorias: 1) A Diretoria Administrativa Finan-
ceira, responsável pelas atividades e serviços de contabilidade,
infraestrutura, Tecnologia da Informação, Compras, Recursos
Humanos e Finanças; 2) Diretoria de Arte e Cultura, responsável
pela operação dos programa da área fim a partir de sua equipe
técnica, artística e difusão digital; e a criação da 3) Diretoria de
Desenvolvimento Institucional, responsável por Comunicação e
Marketing, Projetos e Parcerias, Editais e Chamadas e todo o
escopo de Financiamento e Fomento da Instituição. Dessa forma,
a Amigos da Arte investe, capta, produz e fomenta a cadeia
cultural do estado de São Paulo.
Contando com uma equipe dinâmica, flexível, plural e
interdisciplinar, oriunda de variados campos do conhecimento
e territórios, a Amigos da Arte apresenta-se como uma organi-
zação apta a gerir os objetos do Contrato de Gestão, atingir as
metas estipuladas pela Secretaria de Cultura e Economia Criati-
va do Estado de São Paulo, prestar serviços condizentes com as
expectativas da população e implementar as melhores práticas
de difusão cultural da gestão pública e do mercado.
Abaixo, são sistematizadas as principais estratégias de ação
dos objetos compreendidos na Chamada nº 43/2021. Para além
dessa sistematização, o detalhamento da operacionalização
consta nos programas que constituem cada um dos eixos desta
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
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quarta-feira, 4 de janeiro de 2023 às 05:03:12

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