Curadoria digital no contexto artístico e cultural: possibilidades de reuso de dados de arte

AutorKlara Martha Wanderley Freire, Luana Farias Sales, Luis Fernando Sayão
CargoMestre em Ciência da Informação Tribunal Regional Federal da 2a Região ? Centro Cultural Justiça Federal Discente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, Brasil klara@trf2.jus.br / Doutora em Ciência da Informação...
Páginas1-21
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da inform ação, Florianópolis, v. 2 5, p. 01-21, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e74280
Artigo
Original
CURADORIA DIGITAL NO CONTEXTO
ARTÍSTICO E CULTURAL:
POSSIBILIDADES DE REUSO DE DADOS
DE ARTE
The digital curation in the artistic and cultural context: reuse
possibilities of Art data
Klara Martha W. FREIRE
Mestre em Ciência da Informação
Tribunal Regional Federal da 2ª Região Centro Cultural
Justiça Federal
Discente do Programa de Pós-graduação em Ciência da
Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e
Tecnologia, Rio de Janeiro, Brasil
klara@trf2.jus.br
https://orcid.org/0000-0002-3378-3692
Luana Farias SALES
Doutora em Ciência da Informação
Arquivo Nacional Coordenação Geral de Acesso e Difusão de
Acervo
Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da
Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto
Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de
Pós-graduação, Rio de Janeiro, Brasil
luanafsales@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-3614-2356
Luis Fernando SAYÃO
Doutor em Ciência da Informação
Comissão Nacional de Energia Nuclear Centro de Informação
Nuclear
Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da
Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto
Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de
Janeiro, Brasil
luisfernandosayao@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-6970-0553
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Por meio da iniciativa de várias instituições, muitos acervos culturais foram digitalizados, gerando material
que possui grande potencial de reuso . A presente pesquisa busca identificar quais são os tipos de reuso realizados nas
instituições culturais, com base nos princípios da curadoria digital.
Método: A pesquisa parte de uma amostra específica dos agregadores/instituições presentes na Europeana
Collections. A partir de requisitos específicos estipulados, quatro instituições foram selecionadas. Um levantamento das
práticas existentes foi realizado, bem como sua posterior sistematização em sete categorias fundamentadas na
literatura de curadoria digital, a saber: Agregações, Espaço Colaborativo, Curadoria Online, Educação, Pesquisa
Científica, Aplicativos Computacionais e Serviços Comerciais.
Resultado: Constatou-se que uma das quatro instituições selecionadas pratica todas as categorias de reuso e as
demais instituições praticam três ou mais das atividades i nvestigadas. Foram identificados dezesseis tipos de reuso de
dados de arte, tais como: produção de materiais derivados de imagens, reinterpretações, campos para comentários,
programação algorítmica de recomendação através de dados fornecidos pelo visitante, exposições online com curadoria
interna e externa/colaborativa, entre outros.
Conclusões: A e xpansão para o mundo digital das coleções das instituições culturais resulta em novas possibilidades
em termos de serviços, produtos, entretenimento, ação educativa e pesquisa. Ademais, faz nascer uma maior
aproximação e interação com o público, estimulando a visitação presencial. Propicia o contato com coleções de valor,
criando uma “deselitização” dos g randes acervos e promovendo a visibilidade de coleções de culturas locais. Pode
ainda fomentar a indústria criativa e valorizar o trabalho das unidades de informação pertencentes às instituições
culturais.
PALAVRAS-CHAVE: Curadoria digital. Reuso de acervo cultural digital. Instituições culturais. Objeto digital. Dado de
Arte.
ABSTRACT
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 25, p. 01-21, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e74280
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Objective: Through the initiative of various institutions, many cultural collections have been digitized, generating material
that has great potential for reuse . These digital art data valuable assets that, stored in repositories in cultural institutions,
need visibility and dynamism. This research seeks to identify what a re the types of reuse performed in cultural
institutions, based on the principles of Digital Curation.
Methods: The research starts from a s pecific sample of aggregators / institutions present in Europeana Collections.
From specific stipulated requirements, four institutions were selected. A survey of existing practices was carried out, as
well as its subsequent systematization into seven categories based on the Digital Curation literature, n amely:
Aggregations, Collaborative Space, Online Curation, Education, Scientific Research, Computer Applications and
Commercial Services.
Results: It was found that one of the four selected institutions p ractices all categories of reuse and the other institutions
practice three or more of the investigated activities. Sixteen types of reuse of art data were identified, such as: production
of materials derived from images, reinterpretations, fields for comments, algorithmic recommendation programming
through data provided by the visitor, online exhibitions with internal and external/collaborative curation, etc.
Conclusions: The expansion to the digital world of the collections of cultural institutions results in new possibilities of
services, products, entertainment, educational action and re search. Moreover, they create a closer relationship and
interaction with the public, stimulating local visitation. That expansion provides contact with valuable collections, taking
the elite status away from l arge collections and promoting the visibility of collections of local cultures. It can also foster
the creative industry and enhance the work of the information units belonging to cultural institutions.
KEYWORDS: Digital Curation. Reuse of digital cultural heritage collections. Cultural institutions. Digital object. Art data.
1 INTRODUÇÃO
As tecnologias digitais articuladas com a velocidade e onipresença das redes de
computadores redefinem as engrenagens simbólicas e pragmáticas da sociedade
contemporânea. As mudanças são de amplo espectro: vão do cotidiano virtualizado do
cidadão comum à geração de conhecimento científico por meio de processos de
simulação; aos governos eletrônicos; aos diálogos apoiados por inteligência artificial; às
novas formas de entretenimento, chegando até à arte e cultura, só para citar uns poucos
exemplos.
As instituições de patrimônio cultural bibliotecas, museus, arquivos, centros
culturais e afins logo compreenderam o potencial desses novos aparatos tecnológicos
para a otimização de seus processos. Inicialmente, a - hoje chamada - transformação
digital significou a digitalização dos ativos originais constituindo acervos digitais paralelos
formados por representantes digitais dos itens originais. As coleções digitais, nesses
primeiros momentos, além de proporcionar acesso universal via web, aumentando o
alcance e a capilaridade de seus conteúdos, eram também ferramentas importantes para
a gestão dos acervos originais. Os representantes digitais constituíam itens importantes
na identificação, segurança, preservação, conservação, empréstimo e avaliação dos
acervos originais, no contexto de sistemas de gestão de acervos culturais.
Entretanto, as propriedades de transmissão, edição, agregação e desagregação,
reformatação e seu caráter distribuído, condições intrínsecas aos objetos digitais, abriam
possibilidades antes inimagináveis, em termos de serviços, novos constructos e
intervenção sobre os conteúdos digitalizados. Enquanto os originais podiam estar

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