Da relação com o saber medicalizante às práticas escolares em Florianópolis

AutorLara Beatriz Fuck - Fábio Machado Pinto
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil. - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil.
Páginas548-557
548
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 548-557, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p548
Da relação com o saber medicalizante às práticas
escolares em Florianópolis
Lara Beatriz Fuck1
https://orcid.org/0000-0002-1268-7781
Da relação com o saber medicalizante às práticas escolares em Florianópolis
Resumo: O presente trabalho versa sobre a presença do saber medicalizante nas escolas públicas municipais de Florianópolis (SC). Ao
problematizar a medicalização da educação formal, nos perguntamos sobre as consequências para o (in)sucesso escolar da(o) aluna(o) e a sua
função ideológica que tende a ocultar a escola como reprodutora das desigualdades sociais. Demarcada no campo da sociologia da educação,
esta pesquisa assume uma perspectiva quanti-quali, partindo do estudo da produção acadêmica relacionada ao fenômeno e das políticas
educacionais e de saúde sobre práticas (não) medicalizantes para, em seguida, proceder ao “[...] estudo concreto dos contextos singulares de
acção [...]” (SARMENTO, 2011, p. 4), com utilização de procedimentos de base empírica. Neste ensaio pretende-se refletir sobre a
problematização do conceito de medicalização como instrumental para a pesquisa, a partir da concepção teórico-metodológica sartreana no
campo da sociologia da educação. Por fim, analisamos aspectos da pesquisa sociológica sobre o tema da medicalização, constatando
crescente interesse no campo escolar, bem como uma demarcação da abordagem sócio-histórica e relacionada a antipsiquiatria.
Palavras-Chave: Medicalização da Educação. Saber Escolar. Sucesso Escolar. Práticas Medicalizantes. Práticas Docentes.
Coping with ‘Medicalizing Knowledge’ and School Practices in Florianópolis
Abstract: This article discusses the presence of the ‘medicalizing knowledge’ in public schools of Florianópolis (SC). The study questions
the phenomenon of medicalization in formal education, reflecting on its consequences for the student’s school performance and its
ideological function as medicalization tends to hide the school’s responsibility as an institution that reproduces social inequalities. This
research is positioned in the field of education sociology, and adopts a quantitative-qualitative approach, reviewing the l iterature about
medicalization and the educational and health policies on (non)medicalizing practices. The research then conducts a study of the unique
contexts of action (SARMENTO, 2011), using empirical procedures, and reflects if the use of the concept of medicalization contributes to
achieving the research goals when based on a Sartrean methodological theoretical conception in the field of education sociology. Finally,
aspects of sociological research on the subject are analyzed, finding that there is a growing interest in medicalization in the field of school
education, as well as there is a demarcation of the socio-historical approach related to the anti-psychiatry movement.
Keywords: Medicalization of education. School knowledge. School performance. Medicalizing practices. Teaching practices.
Recebido em 18.02.2019. Aprovado em 16.04.2019. Revisado em 03.07.2019.
ESPAÇO TEMÁTICO: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA E LUTAS SOCIAIS
1 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil.
2 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil.
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
Fábio Machado Pinto2
https://orcid.org/0000-0002-9480-4493

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT