Contribuição das âncoras de carreira para entender diferenças e similaridades de gênero e profissão na geração Y

AutorDione Fagundes Nunes Gomes - Leonardo Nelmi Trevisan - Rodrigo Cunha da Silva - Elza Fátima Rosa Veloso
CargoPontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil - Faculdade Fia de Administração e Negócios, São Paulo/SP, Brasil - Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil
Páginas152-171
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GOMES, Dione F. N. et al. Contribuição das âncoras de carreira para entender diferenças e...
Contribuição das Âncoras de Carreira para Entender Diferenças e

Contribution of Career Anchors to Understand Differences and Simila-
rities Between Gender and Occupation in Generation Y
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p152
Dione Fagundes Nunes Gomes e Leonardo Nelmi Trevisan
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil
Elza Fátima Rosa Veloso
Faculdade Fia de Administração e Negócios, São Paulo/SP, Brasil
Rodrigo Cunha da Silva
Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil
Para investigar o impacto das variáveis “área
de atuação” e “gênero” nas âncoras de carreira de
pessoas da Geração Y – objetivo principal deste tra-
balho – foram utilizados os resultados de pesquisa
descritiva, realizada com formandos do curso de
administração, com idades entre 23 e 34 anos, no
período de 2008 a 2011. Uma média de 140 entre-
vistas foram realizadas em cada ano da série. Para a
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de Edgar Schein, com análise time lag para com-
parações. Gerência Geral e Criatividade Empreen-
dedora são âncoras que se concentram no gênero
masculino; e, Estilo de Vida, no feminino. Os pro-
  
tendência ao empreendedorismo, enquanto os de
Recursos Humanos são menos propensos à âncora
  
da Geração Y, porém, apresentam predisposição à
âncora Inovação em Produtos e Serviços.
Palavras-chave: Geração Y – Âncoras de carreira
– Gênero.
In order to investigate the impact of the
Generation Y career anchors’ variables, such as
practice areas and gender – the main goal of this
      -
search conducted across the years 2008 to 2011
with Business course undergraduate students aged
23 to 34 years. An average of 140 interviews were
held in every year of the series. For a proper iden-
     
data colection was applied, as well as the time lag
analysis for comparisons among subjects. Mas-
culine gender concentrates General Management
     
Lifestyle is more often on the feminine gender.
There is a trend of Finance professionals of Gen-
eration Y towards entrepreneurship, while Human
  -
trepreneurial Creativity anchor. HR professionals
of Generation Y, however, are predisposed to the
anchor of Innovation in Products and Services.
Keywords: GenerationY Career anchors Gen-
der.
Introdução

um cenário econômico marcado pela concorrência global e sem espaços para

venerada como uma das grandes respostas fortemente marcadas pela urgência
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Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 47, n. 1, p. 152-171, abr. 2013
das mudanças e por prazos cada vez mais curtos. Os desdobramentos desse
fato atingem, inexoravelmente, a gestão de carreira, que deixou a marca das
relações duradouras entre indivíduos e organizações (ARTHUR & ROUSSE-
AU, 1996) e passou a assumir novos contornos, com novas formas de desen-

Assim, assistiu-se à intensa transferência de responsabilidade sobre a
carreira da empresa para o indivíduo ou, no mínimo, da divisão dessa res-
ponsabilidade, como observou Dutra (1992). Motivado pela necessidade de
adequação às demandas e exigências do mercado e pela drástica redução dos
vínculos formais de trabalho, o indivíduo assume a maior parcela da respon-


universo que envolve a gestão de carreira. Tais contribuições envolvem o con-
    
2006; DUTRA, 2006), e mecanismos de análise da gestão de carreira, como
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
(SCHEIN, 1996). Este último evidencia seu valor na medida em que norteia

Em texto adaptado por Dutra e Albuquerque (USP, 2002), a âncora de car-
reira, tal como Edgar Schein a apresenta, é uma combinação das áreas perce-
bidas de competência, motivos e valores que a pessoa não abandonaria mesmo
diante de escolhas difíceis. No entanto, é preciso ter presente que “âncoras”
        
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tação a áreas de trabalho.
O universo de carreiras também permite outros olhares que avançam no
      
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dessas possibilidades. Neste artigo, essas duas formas de análise são conside-
radas e fazem parte do objetivo principal que norteou a pesquisa: investigar

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de uma pesquisa realizada com formandos do curso de administração de uma
universidade privada da cidade de São Paulo, no período entre 2008 e 2011.
Para cumprir esses objetivos, este artigo é dividido em três seções. Na
primeira, além do conceito de carreira, a revisão da literatura aborda a visão
 -
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os resultados da pesquisa são apresentados e analisados.

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