O papel das bibliotecas universitárias na comunicação científica: um estudo sobre os repositórios institucionais

AutorPatrícia dos Santos Caldas Marra
CargoUniversidade Federal do Rio de Janeiro
Páginas174-194
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Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17 , n. esp. 2 III SBCC, p. 174-194, 2012.
Encontros Bibli: revista eletr ônica de b iblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n.
esp. 2 III SBCC, p.174-194, 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-
2924.2012v17nesp2p174
O PAPEL DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NA COMUNICAÇÃO
CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE OS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS
Patrícia dos Santos Caldas Marra
i
Resumo: Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, seguida de uma pesquisa realizada por meio de
questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de ob ter informações sobre o
panorama de implantação de repositórios institucionais de acesso livre à informação científica pelas
universidades do Brasil. A pesquisa foi dividida em três etapas: análise dos sites institucionais das 102 IES
identificadas pelo sistema e-MEC visando localização do e-mail para contato das bibliotecas; aplicação de um
questionário constituído de doze questões - nessa etapa foram obtidas 52 respostas, sendo que 19 instituições
afirmaram possuir RI e 33 instituições afirmaram não possuir RI; na terceira etapa adotou-se como técnica de
coleta de dados a observação direta do s sites institucionais das 50 IES que não responderam ao questionário
eletrônico, nessa etapa foram identificados 15 repositórios institucionais. O estudo mostra que a disseminação da
produção científica da institu ição, apontada por todas as 19 instituições que afirmaram possuir RI, como o
principal fator para a sua implantação. Entretanto, a principal dificuldade encontrada para a implantação dos RIs,
destacada nesse trabalho, explicita a falta de r ecursos humanos capacitados nas IES públicas do país para
trabalharem na construção e no gerenciamento de repositórios. Com o estudo percebe-se apenas 33,3% das IES
pesquisadas possuem RI.
Palavras-chave: Repositórios institucionais. Comunicação Científica. Acesso li vre ao conhecimento. Gestão do
conhecimento científico. Instituições de Educação Superior.
THE ROLE OF THE ACADEMIC LIBRARIES IN SCIENTIFIC COMMUNICATION: A
STUDY OF INSTITUTIONAL REPOSITORIES
Abstract: This is a work of literature review, followed by a survey condu cted through a structured questionnaire
with open and closed questions, with the purpose of obtaining information about the outlook for implementation
of institutional repositories of open access to scientific information by u niversities of Brazil. The research was
divided into three steps: analysis of 102 institutional sites identified by the e-MEC system seeking the location of
the e-mail to contact the libraries, a questionnaire consisting of twelve issues - at this stage were obtained 52
responses, 19 institutions that reported ha ving IR and 33 IR institutions said that they have, in the third step was
adopted as a technique for data collection direct observa tion of institutional sites of the 50 HEIs that have not
responded to the electronic questionnaire, 15 were identified at this stage institutional repositories. The study
shows that the spread of scientific institutio n was reported by all 19 institutions that rep orted having IR, as the
main facto r for its implementation. However, the ma in difficu lty for the implementation of IRs, highlighted in
this work, explains the lack of trained human resources in public higher education institutions in the country to
work in building and managing repositories. With this study we can observe only 33.3% of the universities
surveyed have IR.
Keywords: Institutional repositories. Scientific Communication. Free access to knowledge. Management of
scientific knowledge. Institutions of Higher Education.
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i Universidade Federal do Rio de Janeiro. patriciamarra1@gmail.com
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Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17 , n. esp. 2 III SBCC, p.174-194, 2012.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade está passando por diversas transformações sociais, econômicas, políticas
e, principalmente, tecnológicas. Neste novo contexto a sociedade da informação - percebe-
se a importância cada vez maior que a informação passou a desempenhar, onde a
comunicação torna-se fundamental para o progresso dos diversos níveis e setores da
sociedade. A respeito da sociedade da informação, Araújo e Dias (2011, p. 111) afirmam que:
Em 1973, Daniel Bell, em sua obra O surgimento da sociedade pós-moderna, afirma
que o p onto central da sociedade pós-moderna é o surgimento das atividad es de
produção de conhecimento e informação. [...] A partir desse fato, o termo sociedade
de informação se difunde e se define como a etapa do desenvolvimento da sociedade
que se caracteriza pela abundância de informação organizada. O espaço de produção
desta sociedade não é mais o da fábrica ou do escritório, mas o conjunto de meios,
que é, antes de tudo, um conjunto de informações, mais esp ecificamente, de
informações científicas, tecnológicas, comerciais, financeiras e culturais, difundidas
de forma rápida e interativa.
Na sociedade da informação os processos de obtenção e de compartilhamento da
informação ocorrem de forma rápida e flexível. Nesse novo contexto, construído com base
nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), nota-se o importante papel que tais
tecnologias desempenham na democratização do acesso à informação, principalmente através
da Internet. Percebe-se que o desenvolvimento acelerado da rede mundial de computadores
causou enormes impactos em diversas esferas da sociedade, dentre as quais podemos citar a
comunicação científica, atividade essencial para o progresso de um país.
As Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser consideradas como uma das
maiores e mais importantes instituições produtoras de conhecimento científico que um país
pode ter, no entanto a disseminação das informações científicas produzidas nesse ambiente
não tem ocorrido de maneira viável. Porém, a internet como uma ferramenta das TIC’s, pode
proporcionar às IES uma nova alternativa para disseminar a produção científica gerada por
seu corpo docente e discente.
A dificuldade e a restrição observadas em torno da divulgação dos resultados de
pesquisas realizadas em âmbito acadêmico estão relacionadas com questões e interesses de
determinados atores da comunidade científica. Como opção para facilitar a transmissão do
conhecimento científico, são propostas iniciativas de construção repositórios institucionais,
vistos como uma ferramenta de gestão do conhecimento científico com capacidade para
ampliar a visibilidade da informação científica.
A análise e o mapeamento do atual cenário da produção e da comunicação científica
no país são de extrema relevância, uma vez que se faz necessário a existência de mais

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