Das Amoreiras a Santa Tereza: Vieira da Silva e suas obras

AutorLuciene Lehmkuhl
CargoProfessora Adjunta do Instituto de História. Universidade Federal de Uberlândia
Páginas151-162
DAS AMOREIRAS A SANTA TEREZA: VIEIRA DA SILVA E SUAS
OBRAS1
Luciene Lehmkuhl
Profe ssora Adjunta do Instituto de História
Universidade Federal de Uberlândia
lucilehmkuhl@ hotmail.com
Resumo
A vivência do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes no Brasil (1940 a
1947) é apontada pela literatura como um interregno na produção plástica de cada
um dos artistas, sendo com frequência, o período passado no país, referenciado como
de grandes dificuldades de inserção no meio artístico. Este texto reflete acerca da
produção plástica de Vieira da Silva, no seu “período brasileiro”, apontando sobretudo
as soluções por ela encontradas para dar continuidade à sua produção artística em
meio às dificuldades do exílio. Estas soluções perpassam questões de ordem temática
(referentes aos motivos pintados que se transformam consideravelmente), técnica
(esboços em papel, guaches e desenhos em pequeno formato se proliferam) e pictó-
rica (a cor, a luz, as linhas e a composição), e são percebidas na apreciação da obras.
Palavras-chave: arte; Portugal; Brasil.
Of the Amoreiras the Tereza Saint: Vieira da Silva and its Art
Abstract
The lifetime of the couple Maria Helena Vieira da Silva and Arpad Szenes in Brazil
(from 1940 to 1947) is referenced by literature as an intervening period on the plastic
production of each artist. It is also usually pointed as a period of difficulty about the
insertion in the artistic enviroment. This text makes a reflection on Vieira da Silva’s
plastic production in her “brazilian period”, indicating her solutions for the difficulties
found in carrying on her artistic production during the exile. These solutions go beyond
questions of thematic order (approaching painting issues that suffered considerable
changes), technique order (sketches in paper, guache and drawings in small format
increased) and pictorial order (the color, the light, the lines and the composition), and
they are all noticed in the observation of the pieces.
Keywords: art; Portugal; Brazil.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT