Decisão Monocrática nº 50048558120188210086 Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Oitava Câmara Cível, 22-09-2022

Data de Julgamento22 Setembro 2022
ÓrgãoOitava Câmara Cível
Classe processualApelação
Número do processo50048558120188210086
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça do RS
Tipo de documentoDecisão monocrática

PODER JUDICIÁRIO

Documento:20002747813
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

8ª Câmara Cível

Avenida Borges de Medeiros, 1565 - Porto Alegre/RS - CEP 90110-906

Apelação Cível Nº 5004855-81.2018.8.21.0086/RS

TIPO DE AÇÃO: Alimentos

RELATOR(A): Des. JOSE ANTONIO DALTOE CEZAR

EMENTA

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE DIVÓRCIO CUMULADA COM PARTILHA DE BENS, GUARDA E ALIMENTOS. pedido de redução da verba alimentar. descabimento. sentença mantida.

caso dos autos em que deve ser mantida a verba alimentar no patamar de 01 salário mínimo em favor do alimentado, que conta 13 anos de idade, possuindo suas necessidades presumidas em razão da idade, sendo elencados dispêndios com plano de saúde, medicamentos, consultas psicoterápicas, aulas de natação e tratamento psiquiátrico. alimentante que é empresário autônomo, exercendo atividade no ramo de cortinas e persianas e não LOGROU COMPROVAR A AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES EM ARCAR COM O PENSIONAMENTO NO PATAMAR ESTABELECIDO, ÔNUS QUE LHE INCUMBIA, NOS TERMOS DA CONCLUSÃO Nº 37, DO CENTRO DE ESTUDOS DESTA CORTE DE JUSTIÇA.

apelação desprovida.

DECISÃO MONOCRÁTICA

Trata-se de recurso de apelação interposto por Eneu D. G., contra decisão exarada pelo juízo singular que, nos autos da ação de divórcio cumulada com partilha de bens, guarda e alimentos, julgou parcialmente procedentes os pedidos, fixando a verba alimentar em favor do filho no valor de 01 salário mínimo nacional.

Em razões (fls. 9-14 do evento 3 - PROCJUDIC7 - autos originários) o apelante referiu que a verba alimentar estabelecida se mostra excessiva, tendo sido demonstrada a alteração na capacidade financeira do recorrente. Sustentou que o documento para fixar alimentos no valor de 01 salário mínimo trata-se de documentação antiga, já que o faturamento mensal da empresa diminuiu consideravelmente, bem como se trata de faturamento bruto. Requereu o provimento do recurso, a fim de reduzir a verba alimentar para 40% do salário mínimo nacional.

Em contrarrazões (fls. 16-19 do evento 3 - PROCJUDIC7 - autos originários) a apelada postulou o desprovimento do recurso.

A Procuradora de Justiça, Dra. Veleda Maria Dobke, em parecer de evento 8 destes autos, opinou pelo desprovimento do recurso.

É o relatório. Decido.

Recebo o presente recurso, pois preenchidos os requisitos legais de admissibilidade.

O presente recurso objetiva a reforma da decisão proferida pelo juízo singular que, nos autos da ação de divórcio cumulada com partilha de bens, guarda e alimentos, julgou parcialmente procedentes os pedidos, fixando a verba alimentar em favor do filho no valor de 01...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT