Decisão Monocrática nº 50393194520218217000 Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Décima Câmara Cível, 06-04-2022

Data de Julgamento06 Abril 2022
ÓrgãoDécima Câmara Cível
Classe processualConflito de competência
Número do processo50393194520218217000
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça do RS
Tipo de documentoDecisão monocrática

PODER JUDICIÁRIO

Documento:20001913594
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

10ª Câmara Cível

Avenida Borges de Medeiros, 1565 - Porto Alegre/RS - CEP 90110-906

Conflito de Competência (Câmara) Nº 5039319-45.2021.8.21.7000/RS

TIPO DE AÇÃO: Indenização por dano moral

RELATOR(A): Des. MARCELO CEZAR MULLER

SUSCITANTE: Juízo da Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo

SUSCITADO: 2º JUÍZO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE NOVO HAMBURGO

EMENTA

CONFLITO negativo DE COMPETÊNCIA. ação indenizatória. VARA ESPECIALIZADA EM DIREITO EMPRESARIAL. ARTIGO 2º DA RESOLUÇÃO N.º 1252/2019-COMAG. competência da vara cível da justiça comum.

A VARA EMPRESARIAL REGIONAL DA COMARCA DE NOVO HAMBURGO TERÁ COMPETÊNCIA PARA PROCESSAMENTO E JULGAMENTO DAS AÇÕES E PRECATÓRIAS VERSANDO SOBRE CONCORDATAS AINDA EM TRAMITAÇÃO, RECUPERAÇÃO JUDICIAL, A EXTRAJUDICIAL E FALÊNCIA DO EMPRESÁRIO E DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA, CUMPRIMENTO DA DISSOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL, PROPRIEDADE INDUSTRIAL E INTELECTUAL, CISÃO, COLIGAÇÃO, CONSTITUIÇÃO, DISSOLUÇÃO, FUSÃO, INCOORAÇÃO, LIQUIDAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DAS SOCIEDADES EMPRESARIAIS (ANÔNIMA, COLIGADAS, COMANDITA POR AÇÕES, COMANDITA SIMPLES, CONTA DE PARTICIPAÇÃO, COOPERATIVA, DEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO, EM COMUM/DE FATO, ESTRANGEIRA, LIMITADA, NOME COLETIVO, SIMPLES), BEM COMO DAS AÇÕES QUE TRATEM, RELATIVAMENTE AOS SÓCIOS DAS REFERIDAS SOCIEDADES, DA APURAÇÃO DE HAVERES, DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA VINCULADA A LITÍGIO DECORRENTE DA RELAÇÃO SOCIETÁRIA, INGRESSO E EXCLUSÃO DOS SÓCIOS NA SOCIEDADE, E RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS E ADMINISTRADORES. (art. 2º, Resolução n.º 1.252/2019 da COMAG).

no caso, não evidenciada matéria competente À vara regional empresarial.

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA PROCEDENTE.

DECISÃO MONOCRÁTICA

Vistos.

Trata-se de conflito negativo de competência suscitado pelo Juízo da Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo em face do 2º Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Novo Hamburgo, nos autos da ação cominatória de obrigação de não fazer c/c indenização por dano moral ajuizada por Comércio de Combustíveis Valvic LTDA. em desfavor de Posto de Combustíveis Primavera LTDA.

O juízo suscitado declinou da competência porque "tanto o autor quanto o réu em sede de reconvenção pretendem receber indenização fundada na Lei 9.279/96, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial e trata da concorrência desleal".

O suscitante, entretanto, aduz que "não se está diante de um litígio que diga respeito à violação do direito de propriedade industrial ou intelectual, mas, consoante já dito, cuida-se, tão-somente, de uma lide de cunhos meramente cominatário e indenizatório, fundada em alegações da prática de atos ilícitos e veiculação de propaganda enganosa, e pela qual buscam, ambas as partes, nos pedidos da lide principal e secundária, respectivamente, uma reparação civil por tal conduta lesiva".

É o relatório.

Na hipótese, com amparo no art. 955, parágrafo único, inc. II, cabe...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT