Decisão Monocrática nº 51329752220228217000 Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Sétima Câmara Cível, 12-07-2022

Data de Julgamento12 Julho 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça do RS
Classe processualConflito de competência
Número do processo51329752220228217000
Tipo de documentoDecisão monocrática
ÓrgãoSétima Câmara Cível

PODER JUDICIÁRIO

Documento:20002425515
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

7ª Câmara Cível

Avenida Borges de Medeiros, 1565 - Porto Alegre/RS - CEP 90110-906

Conflito de Competência (Câmara) Nº 5132975-22.2022.8.21.7000/RS

TIPO DE AÇÃO: Sucessões

RELATOR(A): Des. SERGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES

SUSCITANTE: 1º JUÍZO DA 14ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE

SUSCITADO: JUÍZO DA 2ª VARA DE SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE

EMENTA

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. PEDIDO DE ALVARÁ JUDICIAL PARA LEVANTAMENTO DE VALORES DEIXADOS POR MORTE DO GENITOR EM FAVOR DoS FILHoS. QUESTÃO QUE DEVE SER RESOLVIDA PERANTE O JUÍZO DE SUCESSÕES, POIS ABRANGE QUESTÃO relativa à partilha de patrimônio deixado em razão do óbito. CONFLITO ACOLHIDO.

DECISÃO MONOCRÁTICA

Trata-se de conflito de competência suscitado pela DRA. JUÍZA DE DIREITO DO 1º JUÍZO DA 14ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE em razão da decisão lançada pela DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 2ª VARA DE SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE, nos autos da ação de alvará de liberação de valores que TAIS S. M., ISMAEL S. M. e CARLOS J. P. movem em face do ESPÓLIO DE MARTIM JULIO M.

Sustenta o suscitante que se trata de pedido de alvará que não se sujeitam a inventário, considerando a inexistência de lide. Diz que "a competência para exame de pleito relacionado a verbas a serem recebidas por morte, por exigir análise sobre quem são os beneficiários (dependentes previdenciários ou sucessores legais do falecido), é da Vara de Sucessões". Colaciona jurisprudência.

É o relatório.

Diante da singeleza das questões e dos elementos de convicção inequívocos postos nos autos, passo ao julgamento monocrático consoante o permissivo do art. 982 do CPC, e adianto que estou desacolhendo o conflito negativo de competência.

Com efeito, cuida-se do conflito negativo de competência suscitado pela Dra. Juíza de Direito do 1º Juízo da 14ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, entendendo que o pedido de alvará judicial para levantamento de valores deixados por morte de MARTIM JULIO M. deve ser julgado pela Dra. Juíza de Direito da 2ª Vara de Sucessões do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, que lhe encaminhou os autos.

No entanto, observo que essa questão efetivamente deve ser resolvida perante o juízo especializado na...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT