Decisão Monocrática nº 52294729820228217000 Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Décima Quinta Câmara Cível, 11-11-2022

Data de Julgamento11 Novembro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça do RS
Classe processualAgravo de Instrumento
Número do processo52294729820228217000
Tipo de documentoDecisão monocrática

PODER JUDICIÁRIO

Documento:20002982751
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

15ª Câmara Cível

Avenida Borges de Medeiros, 1565 - Porto Alegre/RS - CEP 90110-906

Agravo de Instrumento Nº 5229472-98.2022.8.21.7000/RS

TIPO DE AÇÃO: Cláusulas Abusivas

RELATOR(A): Des. LEOBERTO NARCISO BRANCHER

AGRAVANTE: SEGREDO DE JUSTIÇA

AGRAVANTE: SEGREDO DE JUSTIÇA

AGRAVANTE: SEGREDO DE JUSTIÇA

AGRAVADO: SEGREDO DE JUSTIÇA

AGRAVADO: SEGREDO DE JUSTIÇA

AGRAVADO: SEGREDO DE JUSTIÇA

EMENTA

AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO de dano infecto cumulada com indenizatória. COMPETÊNCIA INTERNA.

Tratando-se de ação de dano infecto, cumulada com pedido de preceito cominatório e pedido indenizatório, onde se discute direito de vizinhança, a competência é de uma das Câmaras integrantes do 9º e 10º Grupos Cíveis, nos termos do artigo 19, X, 'n', do RITJRS.

COMPETÊNCIA DECLINADA EM DECISÃO MONOCRÁTICA.

DECISÃO MONOCRÁTICA

Trata-se de agravo de instrumento interposto por LECY DA SILVA SANT ANA, MANUELE DA SILVA SANT´ANA e MARIELE DA SILVA SANT ANA em face da decisão proferida pela eminente magistrada Dra. Jaqueline Hofler, da 5º Vara Cível da Comarca de São Leopoldo, que, nos autos da ação que movem contra CLOVIS RICARDO QUINTANA DE CARVALHO, MONACO LOUNGE BAR LTDA e MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO, assim dispôs:

"Recebo a emenda do evento 25, EMENDAINIC1.

Nos termos do art. 994, do CPC, há um recurso próprio para cada espécie de decisão. Em que pese a prática dos "pedidos de reconsideração", em razão da ausência de previsão legal expressa, não há como apreciá-los como sucedâneo recursal, cabendo à parte, querendo impugnar a decisão, valer-se do recurso previsto em lei.

Isso posto, não conheço o pedido de reconsideração por falta de amparo legal.

No mais, cite-se a parte ré para, querendo, apresentar contestação e no prazo de 15 dias, contados da juntada do mandado ou aviso de recebimento da carta aos autos (art. 231, I e II, do CPC), devendo expressamente se manifestar eventual desinteresse na realização de audiência prévia(§ 4º, I, do art. 334 do CPC).

Do ato citatório também deverá constar a advertência à parte ré de que, não oferecida contestação, no prazo legal, será considerada revel, presumindo-se verdadeiros os fatos afirmados na inicial, cuja cópia integral deverá instruir o mandado.

Ainda, deverá constar que eventual desinteresse na realização da audiência de conciliação deverá ser informado ao juízo com a contestação.

O Município foi citado eletronicamente."

Postulam, em suma, a reforma da decisão agravada que indeferiu o pedido liminar.

É o sucinto relatório.

Os autos foram...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT