Decreto n. 4.552, de 27 de dezembro de 2002

AutorIsabelli Gravatá/Leandro Antunes/Leticia Aidar/Simone Belfort
Páginas835-837

Page 835

Aprova o Regulamento da Inspeção do Trabalho

O PRESIDENTE DA REPúBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, e considerando o disposto no art. 21, inciso XXIV, ambos da Constituição, na Lei n. 10.593, de 6 de dezembro de 2002, e na Convenção n. 81 da Organização Internacional do Trabalho, aprovada pelo Decreto Legislativo n. 24, de 29 de maio de 1956, promulgada pelo Decreto n. 41.721, de 25 de junho de 1957, e revigorada pelo Decreto n. 95.461, de 11 de dezembro de 1987, bem como o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei n. 5.452, de 1-de maio de 1943, DECRETA:

Art. 12Fica aprovado o Regulamento da Inspeção do Trabalho, que a este Decreto acompanha.

Art. 2- Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 32 Revogam-se os Decretos ns. 55.841, de 15 de março de 1965, 57.819, de 15 de fevereiro de 1966, 65.557, de 21 de outubro de 1969, e 97.995, de 26 de julho de 1989.

Brasília, 27 de dezembro de 2002; 181° da Independência e 1142 da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Paulo Jobim Filho

Regulamento da inspeção do trabalho
Capítulo I Da finalidade

Art. 1. O Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego, tem por finalidade assegurar, em todo o território nacional, a aplicação das disposições legais, incluindo as convenções internacionais ratificadas, os atos e decisões das autoridades competentes e as convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, no que concerne à proteção dos trabalhadores no exercício da atividade laboral.

Capítulo II Da organização

Art. 1- Compõem o Sistema Federal de Inspeção do Trabalho:

I — autoridades de direção nacional, regional ou local: aquelas indicadas em leis, regulamentos e demais atos atinentes à estrutura administrativa do Ministério do Trabalho e Emprego;

II — Auditores-Fisca is doTrabalho; (Redação dada peloDecreton. 4.870, de 30.10.2003)

III — Agentes de Higiene e Segurança doTrabalho, em funções auxiliares de inspeção do trabalho.

Art. 3. Os Auditores-Fisca is doTrabalho são subordinados tecnicamente à autoridade nacional competente em matéria de inspeção do trabalho.

Art. 4. Para fins de inspeção, o território de cada unidade federativa será dividido em circunscrições, e fixadas as correspondentes sedes.

Parágrafo único. As circunscrições que tiverem dois ou mais Auditores-Fiscais do Trabalho poderão ser divididas em áreas de inspeção delimitadas por critérios geográficos.

Art. 5. A distribuição dos Auditores-Fiscais do Trabalho pelas diferentes áreas de inspeção da mesma circunscrição obedecerá ao sistema de rodízio, efetuado em sorteio público, vedada a recondução para a mesma área no período seguinte.

§ 12 Os Auditores-Fiscais doTrabalho permanecerão nas diferentes áreas de inspeção pelo prazo máximo de doze meses.

§ 2- É facultado à autoridade de direção regional estabelecer programas especiais de fiscalização que contemplem critérios diversos dos estabelecidos neste artigo, desde que aprovados pela autoridade nacional competente em matéria de inspeção do trabalho.

Art. 6. Atendendo às peculiaridades ou circunstâncias locais ou, ainda, a programas especiais de fiscalização, poderá a autoridade nacional competente em matéria de inspeção do trabalho alterar os critérios fixados nos arts. 42 e 52 para estabelecer a fiscalização móvel, independentemente de circunscrição ou áreas de inspeção, definindo as normas para sua realização. (Redação dada pelo Decreto n. 4.870, de 30.10.2003)

Art. 72 Compete às autoridades de direção do Sistema Federal de Inspeção do

Trabalho:

I — organizar, coordenar, avaliar e controlar as atividades de auditoria e as auxiliares da inspeção do trabalho.

II — elaborar planejamento estratégico das açõesda inspeção do trabalho no âmbito de sua competência;

III — proferir decisões em processo administrativo resultante de ação de inspeção do trabalho; e

IV — receber denúncias e, quando for o caso, formulá-las e encaminhá-las aos demais órgãos do poder público.

§ I2 As autoridades de direção local e regional poderão empreender e supervisionar projetos consoante diretrizes emanadas da autoridade nacional competente em matéria de inspeção do trabalho.

§ 22 Cabe à autoridade nacional competente em matéria de inspeção do trabalho elaborar e divulgar os relatórios previstos em convenções internacionais.

Art. 8. O planejamento estratégico das ações de inspeção do trabalho será elaborado pelos órgãos competentes, considerando as propostas das respectivas unidades descentralizadas.

§ 1o O planejamento de que trata este artigo consistirá na descrição das atividades a serem desenvolvidas nas unidades descentralizadas, de acordo com as diretrizes fixadas pela autoridade nacional competente em matéria de inspeção do trabalho.

Capítulo III Da inspeção

Art. 9. A inspeção do trabalho será promovida em todas as empresas, estabelecimentos e locais de trabalho, públicos ou privados, estendendo-se aos profissionais liberais e instituições sem fins lucrativos, bem como às embarcações estrangeiras em águas territoriais brasileiras.

Art. 10. Ao Auditor-Fiscal do Trabalho será fornecida Carteira de Identidade Fiscal (CIF), que servirá como credencial privativa, com renovação quinquenal. § I2 Além da credencial aludida no caput, será fornecida credencial transcrita na língua inglesa ao Auditor-Fiscal doTrabalho, que tenha por atribuição inspecionar embarcações de bandeira estrangeira.

§ 22 A autoridade nacional competente em matéria de inspeção do trabalho fará publicar, no Diário Oficial da União, relação nominal dos portadores de Carteiras de Identidade Fiscal, com nome, número de matrícula e órgão de lotação. § 3- É proibida a outorga de identidadefiscal a quem não seja integrante da Carreira Auditoria-Fiscal doTrabalho.

Art. 11. A credencial a que se refere o art. 10 deverá ser devolvida para inutilização, sob pena de responsabilidade administrativa, nos seguintes casos:

I — posse em outro cargo público efetivo inacumulável;

II — posse em cargo comissionado de quadro diverso do Ministério doTrabalho e Emprego;

III — exoneração ou demissão do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT