Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação acadêmica à prática profissional

AutorAglair Alencar Setubal
CargoCurso de Serviço Social do Instituto Camillo Filho (ICF-Piauí)
Páginas64-72
64
Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 64-72 2007
Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação
acadêmica à prática profissional
Aglair Alencar Setubal
Curso de Serviço Social do Instituto Camillo Filho (ICF-Piauí)
Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação acadêmica à prática profissional
Resumo: As reflexões contidas neste ensaio objetivam chamar a atenção dos profissionais, professores e alunos de Serviço Social para
a importância da pesquisa nos diferentes contextos de atuação nesta área, apesar dos desafios e dificuldades apresentados a sua
realização. Apresentam-se possibilidades de operacionalização da pesquisa para uma intervenção profissional crítica, condizente com a
realidade concreta – contexto da prática profissional; a sua importância para um fazer-se histórico do Serviço Social centrado em
posturas teórico-metodológicas que dêem conta da riqueza, complexidade e essência da realidade, rompendo com a pseudoconcreticidade,
com a práxis utilitária, manipuladora e construída na dimensão da ‘consciência comum’. Apesar da importância atribuída à pesquisa,
procura-se evitar que esta seja vista deslocada da realidade humano-social, já que é neste contexto que ela adquire significado, atinge a sua
acepção e dá conta das necessidades do Serviço Social como profissão histórica.
Palavras-chave: formação acadêmica, pesquisa, prática profissional, práxis social, transformação social.
Challenges to Social Work Research: From Academic Education to Professional Practice
Abstract: The reflections contained in this essay seek to the call attention of professionals, professors and students of Social Work to
the importance of research in the various contexts of activity in this field, despite the challenges and difficulties presented in its
realization. It offers possibilities for conducting research from a critical professional intervention, in keeping with the concrete reality
– the context of professional practice. It also highlights the importance for the preparation of a history of Social Work based on
theoretical-methodological postures that consider the wealth, complexity and essence of reality, breaking with the ‘pseudoconcreticity’,
with the utilitarian, manipulative praxis that is constructed in the dimension of a ‘common consciousness’. Despite the importance
attributed to research, it sought to avoid separating it from human-social reality, given that it is in this context that research acquires
meaning, becomes accepted and considers the needs of Social Work as a historic profession.
Key words: academic education, research, professional practice, social praxis, social transformation.
Recebido em 15.01.2007. Aprovado em 07.03.2007.
ENSAIO

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT