Avaliação de desempenho e tomada de decisão em bibliotecas universitárias

AutorCarla Purcina de Campos Pereira
Páginas168-169
Avaliação de desempenho e tomada de decisão em
bibliotecas universitárias
Discente: Carla Purcina de Campos Pereira
Orientador: Dr. Gregorio Varvakis Rados PGCIN/UFSC
Banca: Dra. Edna Lúcia da Silva PGCIN/UFSC
Dra. Magda Teixeira Chagas PGCIN/UFSC
Dra. Delsi Fries Davok DBI/UDESC
RESUMO
A finalidade de utilizar indicadores de desempenho nas bibliotecas universitárias
brasileiras é prover informações para a tomada de decisão e assim promover qualidade
no sistema educacional. Este trabalho analisou os indicadores de desempenho
utilizados na gestão das bibliotecas universitárias, para isso caracterizou os modelos de
avaliação de desempenho utilizados pelas bibliotecas universitárias, identificando os
indicadores de desempenho, como estes contribuem no processo de tomada de decisão
e caracterizando esse processo de tomada de decisão em bibliotecas universitárias com
base nos indicadores. Na pesquisa, analisaram-se os indicadores de desempenho para
avaliação de bibliotecas universitárias com base na norma ISO 11620 (2008)
Information and documentation Library performance indicators, a qual é subdividida
nas categorias: recursos, acesso e infraestrutura; uso; eficiência; e, potencialidades e
desenvolvimento, compostas por quarenta e quatro indicadores. Para isso, foram
identificados e caracterizados os indicadores de desempenho utilizados nas bibliotecas
universitárias de 353 instituições de ensino superior brasileiras. Em um segundo
momento, verificou-se a relevância dos indicadores de desempenho com os
gestores/coordenadores de 78 bibliotecas universitárias brasileiras. A partir da análise
dos dados coletados, evidenciou-se que os indicadores possuem relevância para a
tomada de decisão, uma vez que mais da metade dos indicadores apresentados foram
considerados relevantes para a tomada de decisão, no entanto constatou-se uma
discrepância entre o uso e a relevância dos indicadores de desempenho para tomada de
decisão. Constatou-se, também, que o conjunto de indicadores aplicados às bibliotecas
universitárias são em geral os mesmos impetrados pela avaliação do Ministério da
Educação, realizado por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
Identificaram-se discrepâncias entre o uso dos indicadores relacionados, concluindo-se
que indicadores com o mesmo objetivo em determinados momentos são aplicados em
outros não o são. Por fim, conclui-se que uma adequada gestão dos indicadores de
desempenho e a aplicação no processo de decisório promove a qualidade dos produtos
DISSERTAÇÃO
v. 18, n. 38, 2013.
ISSN 1518-2924

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