Diário dos Municípios Mineiros, 17-03-2017

Data de publicação17 Março 2017
SeçãoDiário dos Municípios Mineiros
Caderno 2 PubliCações de TerCeiros e ediTais de ComarCas
circula em todos os municípios e distritos do estado ANO 125 – Nº 51 – 40 pÁGinas BELO HORIZONTE, sExTA-fEIRA, 17 dE MARçO dE 2017
SUMÁRIO
Entidades de Direito Público ..............................................................1
Particulares e Pessoas Físicas ..............................................................1
Câmaras e Prefeituras do Interior ..........................................................28
Editais de Comarcas ....................................................................39
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS
E EDITAIS DE COMARCAS
Entidades de
Direito Público
COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS
- Superintendência Regional de Trens Urbanos de Belo Horizonte -
Aviso de Licitação – Pregão Eletrônico Nº 008-2017/GOLIC/CBTU-
STU/BH - Objeto: Contratação de empresa especializada para presta-
ção dos serviços de engenharia de natureza continuada de manutenção
preventiva, corretiva e restabelecimento de 23 (vinte e três) elevadores
e 18 (dezoito) escadas rolantes, que operam nas estações da Linha 1
(um) da CBTU-STU/BH. - Entrega das Propostas: até 05/04/2017 as
08h30min. - Abertura das Propostas: 05/04/2017 as 08h30min. - Início
da Disputa: 05/04/2017 as 09h00min. - Edital para consulta na Gerên-
cia Operacional - Licitação e Compras – GOLIC, na Rua Januária, 181,
4º andar, Floresta, BH/MG, de 09h00min as 11h00min e 13h30min as
16h30min, onde poderá ser adquirido ao custo de R$ 0,15 (quinze cen-
tavos) por folha ou sem ônus no site www.licitacoes-e.com.br (Número
da licitação: 665032) ou através de solicitação pelo e-mail: cplbh@
cbtu.gov.br. A licitação será realizada no site do Banco do Brasil.
Outras informações: E-mail: cplbh@cbtu.gov.br.
HENRIQUE GUIMARÃES SAMPAIO
PREGOEIRO
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Particulares e
Pessoas Físicas
ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS DESPACHANTES
DOCUMENTALISTAS DO ESTADO DE MG ADESDOC –MG
convoca toda a categoria de Despachantes Documentalistas do Estado
de Minas Gerais, para à assembléia geral de fundação, a ser realizada
no dia 01 de abril de 2017, no endereço : Av. Miguel Moysés, nº 201
– Bairro Gameleira - CEP. 30510-190 - Belo Horizonte – MG (atrás
do Detran/Gameleira); às 09:00 horas em primeira convocação e 9:30
em segunda convocação com qualquer número de participantes. Com a
seguinte ordem do dia: 1º Fundação da ADESDOC-MG, 2º Aprovação
do Estatuto Social, 3º Formação de Chapas, Eleição, apuração de votos
e posse da Diretoria; Conselho de Administração e Fiscal.
Comissão Organizadora; Anderson Matheus, Antonio Lucio da Silva,
Edézio Vieira de Lima
E-mail: contato@adesdoc.com.br - (31) 3-435-2575 – 99996-3332
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BENEFICÊNCIA SOCIAL BOM SAMARITANO
A Benecência Social Bom Samaritano através do Hospital Samaritano
torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial
005/2017 referente à Aquisição de medicamentos e material de con-
sumo hospitalar para o Hospital Bom Samaritano, com recursos oriun-
dos do Convênio 1530/2012 EMG/SES/SUS-MG/FES, no dia 30 de
março às 09h00min. Os interessados poderão retirar o edital na sala da
Comissão Especial de Licitação, Rua Nízio Peçanha Barcelos, 1567 –
Vila Isa – Governador Valadares – MG. As informações legais poderão
ser esclarecidas junto ao Pregoeiro ou pelo e-mail licitacoes@hospi-
talsamaritano.org.br ou telefone (33) 2101-6140 no horário de 08 às
17h00min. Governador Valadares, 16 de março de 2017. Elvis Deivis
Andrade – Superintendente Administrativo.
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COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE
INFORMÁTICA DE UBERABA – CODIUB
CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRA-
ORDINÁRIA A nalidade desta é convocar os Senhores Acionistas a
se reunirem em Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, a serem
realizadas no dia 20 (vinte ) de abril de 2017, às 10:00 (dez) horas,
na sede da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Ube-
raba - CODIUB, situada na Av. Dom Luiz Maria de Santana, n.º 146,
bairro Santa Marta, nesta cidade de Uberaba/MG., objetivando a deli-
beração referente a seguinte ordem do dia: I – ORDINÁRIA: A) Pres-
tação de contas dos Administradores, exame, discussão e votação das
demonstrações nanceiras relativas ao exercício social encerrado em
31 de dezembro de 2016. B) Eleição dos membros do Conselho Fiscal
e respectivos suplentes. II - EXTRAORDINÁRIA: Alteração parcial do
Artigo 10º do Estatuto Social; Outros assuntos de interesse da Compa-
nhia. Uberaba/MG.,14 de março de 2017. Companhia de Desenvolvi-
mento de Informática de Uberaba – CODIUB Denis Silva de Oliveira
Diretor Presidente Evaldo José Espíndula Diretor Geral.
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COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE
INFORMÁTICA DE UBERABA – CODIUB
CNPJ: 18.597.781/0001-09 AVISO AOS ACIONISTAS A Companhia
de Desenvolvimento de Informática de Uberaba - CODIUB, comu-
nica os Acionistas da Companhia que se encontram à disposição para a
devida apreciação, na sede social da empresa, situada na Av. Dom Luiz
Maria de Santana, Nº 146, Santa Marta, nesta cidade de Uberaba/MG.,
todos os documentos que se referem a Lei n.º 6.404/76, relativamente
ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2.016. Uberaba/
MG. 14 de março de 2.017. Companhia de Desenvolvimento de Infor-
mática de Uberaba – CODIUB Denis Silva de Oliveira Diretor Presi-
dente Evaldo José Espíndula Diretor Geral
3 cm -14 936378 - 1
COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE RESPLENDOR
LTDA “EM LIQUIDAÇÃO” (CAPEL)
EXTRATO DE ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁ-
RIA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE RESPLENDOR
LTDA. “Em Liquidação” (CAPEL)
Aos 17 (dezessete) dias do mês de novembro de 2016 (dois mil e
dezesseis), no Patronato, situado à Rua Nossa Senhora Mont’Serrat,
s/no, Centro, Resplendor – MG, em razão de Edital de Convoca-
ção publicado no jornal Hoje em Dia, nº 10.205 (dez mil, duzentos
e cinco), segunda edição, de 07/11/2016 (sete de novembro de dois
mil e dezesseis), página 17 (dezessete) e, ainda, axação do Edital
nos quadros de avisos, departamentos, postos de captação da CAPEL
e locais comumente frequentados pelos cooperados, remetidos dire-
tamente aos associados e divulgado pela Rádio Difusora de Resplen-
dor, 92,1 (noventa e dois vírgula um) FM, conforme artigo 22 (vinte
e dois) do Estatuto Social.
Seguindo as normas legais e estatutárias houve a primeira convoca-
ção às 12:00 horas (doze horas) e segunda convocação às 13:00 horas
(treze horas), não tendo quórum. Às 14:00 horas (quatorze horas),
em terceira e última convocação, reuniram-se em Assembleia Geral
Extraordinária, os associados da Cooperativa Agropecuária de Res-
plendor Ltda. “Em Liquidação” (CAPEL), com sede na Rodovia BR
259, Km 32,6, Zona Rural, Resplendor - MG, CEP. 35.230.000, ins-
crita no CNPJ sob o no 24.136.038/0001-54, Inscrição Estadual nº
543.065.925.0046, JUCEMG nº 314.000.10.700. Constatando-se a
presença de 81 (oitenta e um) associados, registrados nos livros de
presenças de números de ordem 02, 02-D, 02-E e 02-F, convoca-
dos para deliberarem sobre os assuntos constantes no Edital de Con-
vocação publicado em 07 (sete) de novembro de 2016 (dois mil e
dezesseis).
Foram apresentados e tomadas deliberações conforme itens do Edital
de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária, sendo:
I – Apresentação do relatório e balanço do estado da liquidação e
prestação de contas dos atos praticados durante o período anterior,
acompanhados do Parecer do Conselho Fiscal; que obtém aprovação
por unanimidade.
II – Deliberação pela prorrogação da Liquidação Voluntária (Extra-
judicial), com continuidade dos negócios da cooperativa por mais 01
(um) ano; que obtém aprovação por unanimidade.
III – Renomeação do(s) liquidante(s) e do Conselho Fiscal para con-
tinuarem procedendo à liquidação; Apresenta os nomes para renome-
ação, Liquidantes: Jorge Vinícius Nico e Raimundo Dornelas Filho;
Conselheiro Fiscal: Cláudio Roberto Gomes, Carlos Clécio da Mota e
Ary Ferreira Quadra; que obtém aprovação por unanimidade.
IV – Renovar a autorização para gravar de ônus os bens móveis e
imóveis, conforme artigo 70, da Lei nº 5.764/71 e realizar os bens
mediante alienação, dação em pagamento ou outra forma mais van-
tajosa e autorização para liquidação dos passivos preferenciais; que
obtém aprovação por unanimidade.
Às 15 horas e 50 minutos, foram encerrados os trabalhos, tendo sido
a respectiva ata lavrada em momento posterior, uma vez que toda a
Assembleia Geral Extraordinária foi gravada. Lavrada a respectiva
ata, a mesma foi aprovada e assinada pela secretária “ad hoc”,pelo
Presidente da Assembleia, Liquidantes, Conselho Fiscal e membros
da comissão de associados, passando a constar no Livro de Registro
de Atas de Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Coope-
rativa, para todos os seus efeitos e registrada na Junta Comercial de
Minas Gerais – JUCEMG, sob nº 6135728.
Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda. “Em Liquidação”
JORGE VINÍCIUS NICO
RAIMUNDO DORNELAS FILHO
Liquidantes
Resplendor - MG, 17 de novembro de 2016.
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CIA. PARAENSE DE EMPREENDIMENTOS -
CNPJ 20.134.177/0001-98. AVISO: Acham-se à disposição dos Acio-
nistas os Documentos do Art. 133 da Lei das S.A. ASSEMBLEIA
GERAL ORDINÁRIA: Ficam convocados os Acionistas para compa-
recerem na sede social sita à Rua Expedicionários, 72, Centro - Pará
de Minas às 08:00h. de 29/04/2017 para: 1 - Apreciar e votar as contas
sociais de 2016; 2 - Decidir sobre outros assuntos de interesse social.
Pará de Minas, 15 de Março de 2017. A Diretoria.
2 cm -14 936659 - 1
REDE ÂNCORA - MG IMPORTADORA, EXPORTADORA
E DISTRIBUIDORA DE AUTO PEÇAS S/A.
CNPJ 05.916.095/0001-01. NIRE nº 3130001853-9. Edital Convoca-
ção de Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária. Sociedade anô-
nima de capital fechado, com sede e foro da companhia é a cidade
de Belo Horizonte, Minas Gerais, com endereço à Rodovia do Anel
Rodoviário BR 262, KM 15,3, Galpão dos Fundos, Bairro Engenheiro
Nogueira, CEP.: 31.310-295, por sua diretoria, nos termos do art. 124,
da Lei 6.404/76, CONVOCA os seus acionistas para que compareçam
à Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária da companhia, dia 19
de abril de 2017, às 09h00 em primeira convocação, e às 09:30h em
segunda convocação, a ser realizada nas dependências da sua sede,
tendo como Ordem do dia: (a) Apresentação e aprovação dos demons-
trativos contábeis do ano calendário 2016; (b) Apresentação e a apro-
vação das alterações das cláusulas do Estatuto Social, visando atender
as novas regras de Franquia que também será objeto de deliberação
dessa data; (c) Apresentação e aprovação do novo modelo de Fran-
quia que será adotado pela companhia; (d) outros assuntos de interesse
social, com a re-raticação de deliberações anteriores, se for necessá-
rio. Belo Horizonte-MG, 15 de março de 2017. Diretor Presidente,
Geraldo Pereira da Silva Bitarães.
5 cm -15 937261 - 1
42 cm -16 937574 - 1
CRIAR ENGENHARIA S/A
CNPJ 23.194.338/0001-27 - NIRE 31300112551
Ata de Assembleia Geral Extraordinária
Local: Sede Social à Av. Dom João VI, nº 715 - Bairro Cinquentenário
- Belo Horizonte - MG. Data: 15/12/2016. Hora: 09:00hs. Aos 15 dias
do mês de dezembro de 2016 às 09:00 hs, reuniram-se em assembleia
geral extraordinária, na sede social da empresa à Av. Dom João VI, nº
715 - Bairro Cinquentenário em Belo Horizonte - MG, os acionistas da
Criar Engenharia S/A, representando a totalidade das ações conforme
assinaturas apostas no livro de presença de acionistas nº 1 à folha 02V
para deliberarem sobre a ordem do dia a saber: [1] - Adequação do
estatuto social em relação à diretoria; [2]5DWL¿FDomRGD HOHLomRGD
GLUHWRULDHVXDVGHVLJQDo}HVHVSHFt¿FDV[3]5DWL¿FDomR GDUHPXQHUD-
ção global anual da diretoria; [4] - Alterações e Acréscimos de ativida-
des ao objeto social; [5] - Consolidação do Estatuto Social. Abertos os
trabalhos foi indicado, Anyr Pereira, brasileiro, casado pelo regime
de comunhão parcial de bens, empresário, portador da carteira de iden-
tidade nº M 1.621.720, expedida pela SSP/MG, portador do CPF nº
365.523.996-34, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG, à
Rua das Canoas nº 1000 apto 203 bloco B, Bairro Betânia, CEP.
30.580-040, para presidir a assembleia e Jose Souza Soares, brasilei-
ro, casado pelo regime de comunhão parcial de bens, contador, porta-
dor da carteira de identidade nº M 1.175.259, expedida pela SSP/MG,
portador do CPF nº 200.960.466-00, residente e domiciliado em Belo
Horizonte - MG, à Rua Pium-i nº 1500 apto 200, Bairro Sion, CEP.
30.310-080, para secretaria-lo. Instalada a Assembleia, foi lido o aviso
de convocação datado de 01/12/2016, entregue em mãos aos acionistas
e na sequencia passou-se às deliberações: [1] Adequação do estatuto
social em relação à diretoria. O Artigo Dez - A Diretoria será compos-
ta de 02 (dois) membros, acionistas ou não, todos sem designação es-
SHFt¿FD7HUiQRYD UHGDomR D VHJXLU Artigo Dez - A Diretoria será
composta de no mínimo 02 (dois) membros, acionistas ou não, com as
GHVLJQDo}HVTXHOKHVIRUHPHVSHFL¿FDGDVSHOD$VVHPEOHLDTXHRVHOH-
ger. [2]5DWL¿FDomRGDHOHLomRGDGLUHWRULDHVXDVGHVLJQDo}HVHVSHFt¿-
FDV)LFDUDWL¿FDGRDHOHLomRGD QRYDGLUHWRULDGDVRFLHGDGHHOHLWRVH
empossados conforme AGE de 10/03/2016, para o mandato no período
entre 01/04/2016 e 30/04/2018; (2a) Para o cargo de (Diretor Opera-
cional) William Eduardo de Castro, brasileiro, casado pelo regime
de comunhão parcial de bens, engenheiro, portador da carteira de iden-
tidade nº M 2.836.248, expedida pela SSP/MG, portador do CPF nº
577.365.966-20, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG, à
Rua Helena Abdala nº 97 apto 102, Bairro Luxemburgo, CEP. 30.380-
550; (2b) Para o cargo de (Diretor Administrativo/Financeiro) Anyr
Pereira, brasileiro, casado pelo regime de comunhão parcial de bens,
empresário, portador da carteira de identidade nº M 1.621.720, expedi-
da pela SSP/MG, portador do CPF nº 365.523.996-34, residente e do-
miciliado em Belo Horizonte - MG, à Rua das Canoas nº 1000 apto
203 bloco B, Bairro Betânia, CEP. 30.580-040 (2c) Para o cargo de
(Diretor de Controladoria) Jose Souza Soares, brasileiro, casado pelo
regime de comunhão parcial de bens, contador, portador da carteira de
identidade nº M 1.175.259, expedida pela SSP/MG, portador do CPF
nº 200.960.466-00, residente e domiciliado em Belo Horizonte - MG,
à Rua Pium-i nº 1500 apto 200, Bairro Sion, CEP. 30.310-080; [3]
5DWL¿FDomRGDUHPXQHUDomRJOREDODQXDOGDGLUHWRULD)LFDUDWL¿FDGRD
remuneração anual global a título de pró-labore para os diretores é de
R$400.000,00(Quatrocentos Mil Reais) estipulada pela AGE de
10/03/2016; [4] - Alterações e Acréscimos de atividades ao objeto so-
cial. O Artigo Segundo - A Companhia tem por objeto social constru-
ção de obras de artes especiais, construção civil em geral, projetos e
execução e recuperação de estruturas, locação de equipamentos, veícu-
los e máquinas para construção civil. Passará a ter a seguinte redação:
Artigo Segundo - A Companhia tem por objeto social construção de
obras de artes especiais, Obras de terraplanagem, construção civil em
geral, projetos e execução e recuperação de estruturas, locação de
equipamentos, veículos e máquinas para construção civil. [5] Consoli-
dação do Estatuto Social. O estatuto social passa a vigorar com a se-
guinte redação: Estatuto Social Consolidado - Capítulo Primeiro -
Nome, Objeto, Sede e Duração: Artigo Primeiro - A companhia tem
a denominação de Criar Engenharia S/A e reger-se-á pelo presente
estatuto social e pelas disposições legais aplicáveis. Artigo Segundo
- A Companhia tem por objeto social construção de obras de artes es-
peciais, Obras de terraplanagem, construção civil em geral, projetos e
execução e recuperação de estruturas, locação de equipamentos, veícu-
los e máquinas para construção civil. Artigo Terceiro - A Companhia
tem sede e foro em Belo Horizonte/MG, na Avenida Dom João VI, nº
715, Bairro Cinquentenário, CEP: 30.570-066, podendo, a critério da
GLUHWRULDFULDUH H[WLQJXLU¿OLDLVGHSyVLWRVDJrQFLDV HHVFULWyULRVGH
representação em qualquer ponto do território nacional ou do exterior.
Artigo Quarto - A Companhia deverá funcionar por tempo indetermi-
nado. Capítulo Segundo - Do Capital Social: Artigo Quinto - O ca-
pital social é de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais),
representado por 3.500.000 (três milhões e quinhentas mil) ações ordi-
nárias, nominativas, sem valor nominal. Artigo Sexto - Cada Ação
dará direito a um único voto nas deliberações das Assembleias Gerais
de Acionistas. Capítulo Terceiro - Da Assembleia Geral: Artigo Sé-
timo - A Assembleia Geral, que é o órgão deliberativo da Companhia,
reunir-se-á sempre na sede social (I) ordinariamente, dentro dos quatro
meses seguintes ao término do exercício social para (a) deliberar sobre
DVFRQWDVHGHPRQVWUDWLYRVGRH[HUFtFLR¿QGRUHODWyULRGDDGPLQLVWUD-
ção; e Parecer do Conselho Fiscal, se o órgão estiver em funcionamen-
to; (b) deliberar sobre a destinação do lucro líquido (ou prejuízo) do
exercício e a distribuição de dividendos; (c) eleger os administradores
H¿[DUDVXD UHPXQHUDomRH,, H[WUDRUGLQDULDPHQWHVHPSUHTXHRV
interesses sociais o exigirem. Parágrafo Único - Qualquer matéria
submetida à apreciação da Assembleia Geral que obtiver votos favorá-
veis de acionistas titulares de mais de 50% (cinqüenta por cento) das
Do}HVUHSUHVHQWDWLYDVGRFDSLWDOVRFLDOVHUiDSURYDGDHPFDUiWHUGH¿QL-
tivo, obrigando a todos os acionistas da Companhia. Artigo Oitavo - A
Assembleia Geral será presidida por um acionista, que convidará outro
para secretariar os trabalhos. Capítulo Quarto - Da Administração:
Artigo Nono - A administração da companhia, compete exclusiva-
mente à Diretoria eleita e destituível a qualquer tempo pela Assem-
bleia Geral, e cujos membros serão eleitos por um mandato de até três
anos, admitida a reeleição. Parágrafo Primeiro - Cabe à Assembleia
*HUDO¿[DUDUHPXQHUDomR GRVPHPEURVGD'LUHWRULD2V DGPLQLVWUD-
dores serão investidos em seus cargos mediante assinatura da ata da
assembleia que em que foram eleitos. Parágrafo Segundo - O manda-
to da Diretoria estende-se até a posse da nova Diretoria a ser eleita.
Seção II - Diretoria: Artigo Dez - A Diretoria será composta de no
mínimo 02 (dois) membros, acionistas ou não, com as designações que
OKHVIRUHP HVSHFL¿FDGDV SHOD $VVHPEOHLD TXH RV HOHJHU Parágrafo
Primeiro - Em suas ausências ou impedimentos temporários os direto-
res se substituirão reciprocamente, dividindo entre si as atribuições do
ausente/impedido. Parágrafo Segundo - Em caso de vacância perma-
nente de cargo de diretor, será convocada Assembleia de Acionistas
que elegerá novo diretor cujo mandato estender-se-á até a data prevista
para o término daquele do diretor substituído. Artigo Onze - Compete
a cada um dos Diretores, na forma prevista no inciso IV do artigo 143
da lei 6.404, a representação ativa e passiva da Companhia, incumbin-
do-lhes executar e fazer executar, as deliberações tomadas pela Direto-
ria e pela Assembleia Geral, observado o disposto neste estatuto, tendo
plenos poderes de administração e gestão dos negócios sociais, para a
prática de todos os atos e realização de todas as operações que se rela-
cionarem com o objeto social. Artigo Doze - A Companhia será repre-
sentada ativa e passivamente, e se vinculará ou se obrigará, mediante a
assinatura isolada de qualquer dos Diretores, ou por Procurador no-
meado na forma do Artigo 13 deste Estatuto. Parágrafo Primeiro -
3DUDRVFDVRVGHRQHUDomRGHEHQVDYDLV¿DQoDHFRQVWLWXLomRGHKLSR-
teca, serão necessárias as assinaturas de dois Diretores. Parágrafo
Segundo - Nos atos e contratos que envolvam valores superiores a R$
500.000,00 (quinhentos mil reais) serão necessárias as assinaturas de
dois Diretores. Parágrafo Terceiro - Nos compromissos que supera-
rem a R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) com o
mesmo contratante, dentro de um período de 12 (doze) meses e oriun-
dos de diversos contratos de valores individuais inferiores àquele esta-
belecido no parágrafo anterior, também serão exigidas as assinaturas
de dois diretores. Artigo Treze - As procurações outorgadas pela
&RPSDQKLDGHYHUmRHVSHFL¿FDUH[SUHVVDPHQWHRVSRGHUHVFRQIHULGRV
e conter prazo de validade limitado a, no máximo, 1 (um) ano, vedado
o substabelecimento, com exceção daquelas outorgadas a advogados
para representação da Companhia em processos judiciais ou adminis-
trativos, que terão prazo indeterminado e poderão admitir o substabe-
lecimento. Capítulo Quinto - Do Conselho Fiscal: Artigo Quatorze
- A Companhia terá um Conselho Fiscal integrado por 3 (três) mem-
bros efetivos e igual número de suplentes, ao qual competirão as atri-
buições previstas em lei. Parágrafo Primeiro - O funcionamento do
Conselho Fiscal não será permanente, sendo instalado pela Assembleia
Geral, a pedido de acionistas nos termos do artigo 161 da Lei das So-
ciedades por Ações. Parágrafo Segundo - O pedido de funcionamen-
to do Conselho Fiscal poderá ser formulado em qualquer Assembleia,
ainda que a matéria não conste do edital de convocação. Parágrafo
Terceiro - A Assembleia que receber pedido de funcionamento do
Conselho Fiscal e instalar o órgão deverá eleger os seus membros e
¿[DUOKHVDUHPXQHUDomRParágrafo Quarto - Cada período de fun-
cionamento do Conselho Fiscal terminará na primeira Assembleia
Geral Ordinária após a sua instalação. Capítulo Sexto - Do Exercício
Social, dos Lucros e sua Distribuição: Artigo Quinze - O exercício
social terminará no dia 31 de dezembro de cada ano, data em que serão
levantados o balanço geral e os demais demonstrativos exigidos por
lei. Parágrafo Único - Fica a Diretoria autorizada a determinar o le-
vantamento de balanços em períodos menores e, com base nos lucros
apurados nos mesmos, distribuir dividendos intercalares, obedecidos
os limites legais. Artigo Dezesseis - Dos resultados apurados inicial-
mente serão deduzidos os prejuízos acumulados na forma prevista na
legislação e a provisão para o Imposto de Renda, sendo os lucros a
UHDOL]DUGHVWLQDGRV DUHVHUYDHVSHFt¿FD ROXFUR UHPDQHVFHQWHWHUi D
seguinte destinação: (a) 5% (cinco por cento) para a constituição reser-
va legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social;
a reserva legal poderá deixar de ser constituída no exercício em que
seu saldo, acrescido do montante do artigo 182 da Lei das Sociedades
por Ações, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social; (b) 5%
(cinco por cento) do lucro liquido serão distribuídos aos acionistas
FRPRGLYLGHQGRPtQLPRREULJDWyULRHF RVDOGR¿FDUijGLVSRVLomR
da Assembleia. Artigo Dezessete - O dividendo mínimo obrigatório
poderá deixar de ser distribuído quando a Assembleia Geral deliberar,
sem oposição de qualquer dos acionistas presentes, a distribuição de
dividendos em percentual inferior aos referidos 5% (cinco por cento)
ou mesmo a retenção integral do lucro. Artigo Dezoito - Salvo a deli-
beração em contrário da Assembleia Geral, o dividendo será pago no
prazo de 30 (trinta) dias da data em que for declarado. Capítulo Séti-
mo - Dissolução e Liquidação: Artigo Dezenove - A Companhia
dissolver-se-á nos casos previstos em lei, ou por deliberação da As-
sembleia Geral, que estabelecerá a forma da liquidação, elegerá o li-
quidante e, se for o caso, instalará o Conselho Fiscal, para o período da
OLTXLGDomRHOHJHQGRVHXV PHPEURVH¿[DQGROKHV DVUHVSHFWLYDVUH-
munerações. Sem mais deliberações foi encerrada a Assembleia e ex-
traída esta Ata que será levada à registro nos órgãos competentes.
Confere com o original lavrada no livro próprio autenticado pela JU-
CEMG sob o nº 99535667 às folhas 03 a 07, assinada pelos acionistas
Anyr Pereira, William Eduardo de Castro e Jose Souza Soares que
representam 100% do capital social e votante da CIA, da qual extraiu-
-se esta cópia. Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2016. Anyr Pereira
- Presidente, Jose Souza Soares - Secretário. Junta Comercial do Es-
WDGR GH 0LQDV *HUDLV  &HUWL¿FR UHJLVWUR VRE R Q  HP
03/01/2017 e protocolo 167003291 - 20/12/2016, Marinely de Paula
%RP¿P6HFUHWiULD*HUDO
COHASA-CIA REGIONAL DE
HABITAÇÃO DE SETE LAGOAS
-CNPJ.26.155.150/0001-68. Aviso aos Acionistas – Acham-se à dispo-
sição dos Srs. Acionistas na Av. Pref. Euro Andrade, 70, Bairro Cidade
de Deus, Sete Lagoas/MG, os documentos referentes ao art. 133 de Lei
6.404/76, relativos ao exercício social ndo em 31/12/2016. S. Lagoas,
14/03/2017. Duílio de Castro Faria-Diretor Presidente.
2 cm -14 936573 - 1
CONSÓRCIO INT. AL. P/ SAÚDE
- Portaria Nomeação - CIAS torna pública portaria 13/2017 que nomeia
Marcelo D. Apgaua para o cargo de secretário executivo. Info: (31)
3215-7371. https://goo.gl/DG5OZa.BH/MG, 08.03.17. Vitor Penido
de Barros.
1 cm -16 937552 - 1
CONSÓRCIO INT. AL. P/ SAÚDE
- Portaria Exoneração - CIAS torna pública portaria 12/2017 que exo-
nera Cláudio Prates do cargo secretário executivo. Info: (31) 3215-7371.
https://goo.gl/DG5OZa.BH/MG, 08.03.17. Vitor Penido de Barros.
1 cm -16 937548 - 1
CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE
DA MACRO REGIÃO DO SUL DE MINAS -
Extrato de Publicação de Edital de Licitação - Modalidade: Pregão Pre-
sencial nº 011/2017 - Processo nº 026/2017 - O CISSUL torna público,
para conhecimento dos interessados, que de acordo com a legislação
vigente: Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993 e Lei Comple-
mentar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006.e suas alterações, realizará
Pregão Presencial, conforme autorização do Secretário Executivo do
CISSUL, Sr. Jovane Ernesto Constantini, constante no processo, pelo
que segue: Dotações: 3.3.90.39.00.1.01.00.10.302.001.2.0003 - Gestão
do Consórcio. Finalidade: Contratação de empresa especializada na
realização de serviços técnicos de manutenção preventiva e corretiva
em equipamento gerador de energia à Diesel – produto Generac Bra-
sil Ltda.: nº série – G0261, gabinete/especial, of 13.083, 40 kw tipo:
automatic, 220v, módulo 7320, data de fabricação: janeiro/2014, para
um período de 12 (doze) meses. Data abertura: 30/03/2017 - Horário:
08h:30 - Tipo: Menor preço global. O inteiro teor do Edital Licitatório
nº 009/2017 está à disposição dos interessados de 2ª a 6ª feira, das 13
às 17 horas, na Rua João Urbano Figueiredo, nº 177, Bairro Boa Vista,
Varginha/MG, no site www.cissulsamu.com.br/licitacoes ou ainda pelo
e-mail: compras.cissul@gmail.com - Ciléia Alves Marques - Pregoeira
CISSUL. Varginha/MG, 16 de março de 2017.
5 cm -16 937830 - 1
2 – sexTa-feir a, 17 de ma rço de 2017 PubliCações de TerCeiros e ediTais de ComarCas minas Gerais - Caderno 2
MINAS GERAIS
Diário Oficial dos Poderes do Estado
Criado em 06/11/1891
Governo do Estado de Minas Gerais
Go v e r n a d o r
FERNANDO DAMATA PIMENTEL
Se c r e t á r i o d e eS t a d o d e ca S a civi l
e d e re l a ç õ e S in S t i t u c i o n a i S
MARCO ANTÔNIO DE REZENDE TEIXEIRA
Su b S e c r e t á r i o d e im p r e n S a ofi c i a l
TANCREDO ANTÔNIO NAVES
Su p e r i n t e n d e n t e d e re d a ç ã o e ed i t o r a ç ã o
HenriQue antÔnio GodoY
Su p e r i n t e n d e n t e d e Ge S t ã o d e Se r v i ç o S
GuilHerme macHado Silveira
di r e t o r a d e pr o d u ç ã o d o diá r i o of i c i a l
roSana vaSconcelloS forteS araÚJo
SUBSECRETARIA DE IMPRENSA OFICIAL
Cidade Administrativa - Palácio Tiradentes
Rod. Papa João Paulo II, 4001, 2º andar , Serra Verde
CEP: 31630-901 - Belo Horizonte / MG
Diretoria de Produção do Diário Ocial
Publicações: (31)3237-3560 / (31)3237-3479
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E-mail : atendimento@casacivil.mg.gov.br
Página eletrônica: www.iof.mg.gov.br
69 cm -16 937557 - 1
PEIXO TO COM ERCIO IN DUSTR IA
SERVICOS E TRANSPO RTES S/A
CNPJ: 25.757.840/0001-24
RELATÓRIO DA DIRETORIA
Em cumprimento às disposições legais e estatutárias, apresentamos as d emonstrações contábeis elaboradas com observân cia a Lei 6.404/
76 e das alterações sofridas pela Lei 11.638/07 e dem ais legislações aplicáveis às Sociedades Anônim as. Todos os registros encontram-se
a disposição para quaisquer verificações.
BALANÇOS PATRIMONIAIS EXERCICIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2 015 - (Expressos em milhares de reais - R$)
A T I V O 2016 2015
CIRCULANTE
Caixa e Equivalente Caixa 27.922 4.323
Clien tes 47.142 42.894
Estoques 60.696 64.349
Creditos Tributos a recuperar 26.347 24.644
Créditos Com Fornecedor es 1.371 1.461
Outros créditos 5. 931 6.424
Total do Ativo Circulante 169.409 144.095
NÃO CI RCULANTE
Depó sito s jud iciais 5.117 25.410
Participações não permanentes 2.389 2.048
Bens Destinados a Venda 70 279
Imob ilizad o 63.600 73.431
Total do ativo não circulante 71.176 101.168
Total do ativo . 240.585 245.263
PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO 2016 2015
CIRCULANTE
Fornecedores 84.905 62.834
Emprestimos e Financiamentos 3.726 22.880
Salarios, Encargos e Provisões 4.60 4 4.510
Obrigaçõe s fisca is 1.798 1.087
Dividendos a Pagar 810 1.105
Outros Pas sivos 3.642 2.135
Total do p assivo circul ante 99.486 94.551
NÃO CI RCULANTE
Provisão para contingências 24.778 23.580
IR e CS Diferi do 8. 992 9.102
Emprestimos e Financiamentos LP 11.540 14.278
Empréstimos c/ Partes Relacionadas 07.148
Total do passivo não circulante 45. 310 54.108
PATRIMÔNIO LÍQ UIDO
Cap ital so cial 67.355 67.355
Reserva Legal 463 463
Reservas de capital 2.690 2.690
Reserva de Lucros 7.825 8.427
Ajuste d e Avaliação Patrimonial - Imoveis 17.455 17.669
Total do patrimônio líquido 95.789 96.605
Total do passivo e Patrimonio Líquido 240.585 245.263
DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO EXERCICIO
FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 20 15
(Expressos em milhares de reais - R$)
20162015
RECEITAS LÍQUIDAS DE VENDAS 457.190 380.426
Custo dos produtos vendidos e Serv. Prestados (348.673) (286.468)
LUCRO BRUTO 108.517 93.958
RECEITAS (DESPESAS) OPERACIONAIS
Comerciais e Distribuição (64.407) (53.216)
Gerais e a dministrat ivas (44.174) (36.886)
Outras receitas operacion ais líq uidas 1.004 381
(107.577) (89.720)
LUCRO (PREJUÍZO) OPERACIONAL
ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO 940 4.23 8
RESULTADO FINANCEIRO
Receitas financeiras 6.051 5.943
Despesas financeiras (7 .807) (7.633)
(1.756) (1.690)
RESULTADO ANTES DO IRPJ E CSLL (816) 2.549
Imposto de renda e contrib uição so cial 0(548)
LUCRO (PREJUÍZO) DO PERIODO (816) 2.001
DEMONSTRAÇÕES D AS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQ UIDO
Exercício findo em 31 de dezem bro de 201 6 e 201 5 - (Expr essos em milhares de reais - R$
Capital Res ervas Reserv a Reservas Avaliaç ão Lucros
Social de capital Legal de luc ro P atrimonial (prejuízos) TOTAL
acumulados
Saldo em 31 de dezembro de 2014 67.355 986 447 7.879 17.882 0 94.550
Lucro do Exercício - - - - - 2.001 2 .001
Ajustes Exercicios Anteriores - Efei to do P lano Verão
Correção Monet. - - - - - (1.895) (1.89 5)
Reserv a de Correção Mone tária (PV) - 1 .704 - - - - 1.704
Lucro Exercicios Anter iores (PV) - - - 244 - - 244
Constituição Reserva Legal - - 16 - - (16) -
Constituição Reservas de Lucro - - - 304 - (30 4) -
Realizaç ão Custo Atribuí do Avaliac Im oveis - Liq de IR/ CSLL - - - - (214) 214 -
Saldo em 31 de dezembro de 2015 67.355 2.6 91 463 8.427 17.668 0 96.605
(-) Pre juízo do Exercício - - - - - (816) (816)
Compensasão Prejuizo Acumulado - - - (602) - 602 -
Realizaç ão Custo Atribuí do Avaliac Im oveis - Liq de IR/ CSLL - - - - (214) 214 -
Saldo em 31 de dezembro de 2016 67.355 - 2 .691 463 7.825 17.455 0 95.789
DEMONSTRAÇÕES D OS FLUXOS DE CAIXAPARA O
EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E
2015 (Exp ressos e m milhar es de reais - R$)
DIRETORES:
Christianne Batis ta Peixoto
Pedro Ribeiro da Costa Neto
CONTADOR:
Marcos Antonio de Oliveira
CRC/MG Nro 071.503 /O-0
2016 2015
1-FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES
OPERACIONAIS
Resultado Operacional e antes do IR e CSLL (816) 2.883
Ajustes para conciliar o lucro (prejuízo)
operacional e antes IR e CSLL:
Juros s/ Patrimônio Líquido 953 1.105
Depreciações 8.971 6. 822
Constituição (Reversão ) Cont ingencias 1.19 8 (78)
Receitas e Despesas Financeiras 143 634
Credito Liquidação Duvidosa 2.888 2.824
Resultado de Equivalen cia Patr imonial (341) 30
Ganho na Aliena ção Bens Imob ilizado 36 (609)
Realização Cus to Atribuíd o Liq de IR e CS 214 214
Provisões de des pesas 208 (416)
13.453 13.409
Variações nos ativos e passivos operacionais
Contas a receber (7.136) (11.382)
Estoques 3.653 (8.841)
Imposto s Rec uperaveis (1.703) 2.621
Outros Ativos (897) 3.967
Fornecedores / Credores 22.071 (6.152)
Obrigações Sociais e Fiscais 536 237
Pagamentos Imposto Renda e
Contribuição Social 0(1.213)
Outros Pas sivos 1.568 (1 .051)
18.092 (21.814)
Caixa líquido gerado pelas (aplicado nas)
ativid ades op eracionai s: 31.545 (8.405)
2 - FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES
DE INVESTIMENTO
Depósitos Vinculados 20.293 (2.825)
Imob ilizad o 710 (14.009)
Caixa líquido gerado pelas (aplicado nas)
atividades de investimento 21.003 (16.833)
3 - FLUXO DE CAIXA DAS
ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO
Emprestimo de Sócios (7.290) 812
Outros Créditos 1.481 (4.125)
Financiamentos Bancos (21.891) 26.543
Pagamento de Dividendos (1.248) (2. 358)
Caixa líquido gerado pelas (aplicado nas)
ativida des d e financi amento (28.94 9) 20.872
RESULTADO DO CAIXA E
EQUIVALENTES DE CAIXA (1 + 2 + 3) 23.599 (4.366)
Caixa e equivalentes de caixa no início do
ex ercício 4.323 8.689
Caixa e equivalentes de caixa n o fim do exercício 27.922 4.323
SALDO DO CAIXA E EQUIVALENTES
DE CAIXA 23.599 (4.36 6)
1 - CONTEXTO OPERACIONAL: A Pe ixoto Com. Ind. Serv. e
Transportes S/A é uma sociedade anônima de capital fechado sediada
em Uberlândia/MG e tem como atividade preponderante o comércio
atacadista de mercadorias em geral.
2 - BASE DE ELABORAÇÃ O E APRESENTAÇÃO DAS
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS: As demonstrações financeiras
estão expressas em milhares de reais e foram elaboradas de acordo
com as práticas contábeis adotadas no Brasil, com base n a Lei das
Sociedades por Ações.
3 - PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS
a) Principio Geral: Os Ativos, passivos, receitas e despesas são apurados
de acord o com o regime de competên cia. A receita é apresentada
líquida de deduções, incluindo o imposto calculado sobre as vendas e as
devoluções.
b) Aplicações financeiras - Estão representadas substancialmente pelas
aplicações financeiras em títulos de renda fixa. São demonstradas ao
custo, acrescido dos rendimentos auferidos até as datas de encerramento
dos exerc ícios.
c) Contas a Receber - São registradas e mantidas pelo valor nominal dos
títulos representativos desses créditos, o qual se aproxima do método de
custo amortizado. A Administração opta pelo não reconhecimento do
ajuste a valor presente, uma vez que, com base na taxa efetiva de juros
das vendas a prazo e o volume de operações de venda a prazo maior que
30 dias praticado não ser representativo em relação ao total de vendas,
a Soc iedade c onsidera irrelevante o efeito de tais aj ustes quando
comparado com as demonstrações financeiras tomadas em conjunto.
d) Estoques - Registrados pelo menor valor entre o custo médio de
aquisição, reduzido de créditos recebidos de fornecedor, e o valor líquido
realizável e, quando aplicável, deduzido de provisão para ajustá-lo ao
valor de mercado ou realização, quando es te for inferior, sendo que no
período não demonstrou relevância o estoque que não estava girando.
e) Imobilizado - Os itens de ativos imobilizados são mensurados ao custo
menos as depreciações acumuladas e provisões ao valor recuperável
do ativo, quando aplicado. Ganhos e perdas na alienação são reconhecidos
pelo valor líquido desta diferença diretamente no resultado. 6- PROVISÃO DE CONTINGÊNCIAS - As provisões p ara
eventuais perdas deco rrentes de processos fiscais, jud iciais e
administrativos são estimadas pela administração, amparad as pe la
avaliação de seu s con sultores legais.
7 - ADOÇÃ O DO CPC-PME
As demonstrações financeiras findas em 31 de dezembro de 2016,
comparativas a 31 de dez embro de 2015, são demon strações
financeiras anuais elaboradas e apresentadas em conformidade
com a NBC T 19.41 - Contabilidade para Pequenas e Médias
Companhias.
NOTAS EXPLICATIVAS - EXERCÍ CIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 20 16 E 2015
e1) Custos S ubsequentes: Os cust os de manu tenção e reparos são
reconhecidos nos saldos somente se trouxer aumento de vida útil, do
contrário são registrados como despesa para o resultado.
e2) Custo Atribuído (Deemed cost): A Companhia atribuiu custos aos
ativos im obilizad os aloc ados na classe d e terr enos e edi ficações em 2010
de forma que estes ativos refletissem seu valor justo na adoção dos novos
pronunciamentos visto que o custo histórico registrado para estes ativos
anteriormente divergiam do valor justo de realização.
e3) Depreciação: A depreciação é calculada e reconhecida no resultado
baseando-se no método linear com relação às vidas úteis estimáveis do
bem. Os métodos de depreciação, as vidas úteis e os valores residuais são
revistos periodicamente e eventuais ajustes serão reconhecidos co mo
mudanças de estimativas.
f) - Demais ativos e passivos circulantes e não circulantes - Os ativos são
apresentados ao valor de custo ou de realização, dos dois o menor, incluindo,
quando aplicável, os rendimentos e as variações monetárias auferidas. Os
passivos são d emonstrados por valores conhecidos ou calculáveis,
acrescidos, quando aplicável, dos correspon dentes encargos e das
variações monetárias incorridas de acordo com os contratos vigentes.
g) Provisões - As provisões para contingências são determinadas pela
Administração, de acordo com a expectat iva de perdas, com base na
opinião dos consultores legais internos e externos, por montantes
considerados suficientes para cobrir perdas e riscos.
h) Reconhecimento de Receitas - A receita de venda de mercadorias e
serviços são mensurados ao valor justo dos valores recebidos ou recebíveis,
líquidos de devoluções, descontos comerciais e abatimentos monetários.
4 – ESTOQUES – No final dos exercícios o valor de custo dos estoques está
em linha com seu valor líquido de realização.
Estoques 2016 2015
Mercadorias para Venda 60.105 63.980
Mercadorias em Trânsito 544 350
Almoxarifado Manutenção 47 19
Total Estoques 60.696 64.349
5 – IMOBI LIZADO
5a) Saldos do Custo e Depreciação Acumu lada
D ados TerrenosEd ificações Ve ícu los Comput. E Equiptos e Móve is e Em an - Outr os Total
Softw ares Ins talações Utensílios damen to Global
Saldo fin do em 31/12/2015
Vr Custo Aquisição 17.830 33. 537 40.957 7. 078 9.299 1.024 02.377 112.102
Vr Deprec Acum ulada 0(13.129) (12.800) (6.064) (4.411) (979) 0(1.288) (38.670)
Vr Custo Líquido 17.830 20.409 28.157 1.014 4.88 8 45 01.089 73.431
Saldo findo em 31/12/2016
Vr Custo Aquisição 17.830 33. 537 37.558 7. 134 9.753 1.024 245 2.37 7 109.459
Vr Deprec Acum ulada 0(14.323) (17.564) (6.429) (5.194) (986) 0(1.364) (45.859)
Vr Custo Líquido 17.830 19.215 19.994 705 4. 560 38 245 1. 013 63.600
Variação no Custo Aquisição 0 0 (3.399) 56 455 0245 0(2.643)
Variação na Deprec acumulada 0(1.194) (4.763 ) (365) (783) (7) 0(77) (7.189)
VARIAÇÃO LÍQUIDA 0(1.194) (8.163 ) (309) (328) (7) 245 (77) (9.832)
Tempo de Vida Útil Média -25 5510 10 -div s
16 cm -16 937823 - 1
ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE MINAS GERAIS
Insc. CNPJ: 17.449.208/0001-95
Av. São Paulo, 2.435 - Fazenda do Rosário - Ibirité - MG
BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016
Demonstração do Ativo, Passivo e Resultado do Exercício
ATIVO
1) ATIVO CIRCULANTE:
Caixa ......................................... 11,11
Bancos ...................................... 9.638,84
Aplicações Financeiras............. 245.386,65 255.036,60
2) IMOBILIZADO:
Terrenos, prédios, agropecuária,
veículos, máquinas e motores,
equips. construção civil, oficinas
de artes domésticas, marcenaria,
encadernação, serralheria, cerâmica,
corte e costura, móveis e
utensílios, equips. de panificação,
equips. de comunicação, parque
infantil, oficina de calçados, pavi-
mentação, coleções e material
bibliográfico, equips. proces-
samento de dados, equips. de
proteção, segurança e socorro
e equips. de fisioterapia, fonoau-
diologia, material pedagógico,
e centro de informática . ......... 6.033.015,66 6.033.015,66
TOTAL DO ATIVO................ 6.288.052,26
PASSIVO
3) PASSIVO CIRCULANTE:
4) PATRIMÔNIO LÍQUIDO:
Patrimônio Social..................... 6.033.015,66
Resultados Acumulados........... 255.036,60 6.288.052,26
TOTAL DO PASSIVO........... 6.288.052,26
Demonstraçãoes do Resultado do Ano Calendário de 2016
CONTAS DÉBITOS CRÉDITOS
1) DESPESAS:
DESPESAS OPERACIONAIS:
Despesas Escolares .................. 115.773,23
Despesas Assistenciais............. 419.500,81
Despesas Gerais ....................... 170.619,44
Despesas Agropecuárias.......... 28.584,22
Conserv.de Bens Móveis e Imóveis 116.337,17
Obrigações Sociais................... 74.931,00
Isenção do INSS ...................... 159.274,54
2) RECEITAS:
RECEITAS OPERACIONAIS:
Contribuição do Quadro Social 7.820,00
Donativos e Doações ............... 11.000,00
Convênio MEC/FNDE/PDDE.. 37.520,00
Oficinas Pedagógicas ............... 1.710,00
Locações Diversas ................... 422.759,67
Aplicações Financeiras............. 33.249,04
Isenção Contribuição INSS ..... 159.274,54
Conv.Pref. Municipal de Sarzedo 140.564,58
Conv.Pref. Municipal Ibirité/FNAS 244.145,86
Horto Florestal ......................... 660,00
Dep. Judicial – Pena Alternativa 350,00
Conv.CMDCA de Ibirité........ 23.132,50
Venda de Sucatas Diversas ..... 5.885,00
Indenização de Veículo acidentado 25.876,72
TOTAIS .......................... 1.085.020,41 1.113.947,91
3) Resultado do Ano Calendário: 28.927,50
TOTAIS .......................... 1.113.947,91 1.113.947,91
Fazenda do Rosário, Ibirité, 31 de dezembro de 2016.
Rubens Alves da Silva - Tesoureiro. Lúcia Marina Gomes da Cruz
(Presidente). Elmiro Teixeira - Téc. Contábil CRC 2094 BA T/MG.
PARECER DO CONSELHO FISCAL
Os membros do CONSELHO FISCAL DA ASSOCIAÇÃO
PESTALOZZI DE MINAS GERAIS, procedendo o exame das
Contas do Ano Calendário encerrado em 31 de dezembro de 2016, são
do parecer que as mesmas devem ser aprovadas. Eustáquio José da Silva
– José Antônio Utsch Moreira - Paulo Gonzaga Couto
CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE
SAÚDE CENTRO LESTE – CISCEL
RETIFICAÇÃO 1 - CREDENCIAMENTO Nº 001/2017 para CON-
TRATAÇÃO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE
SERVIÇOS DE CONSULTAS E EXAMES MÉDICOS DIVERSOS.
O CISCEL, através da CPL, RETIFICA as quantidades do Anexo XI.
Onde se lê 20 quantidades para os itens 1 e 2. LEIA-SE: 100 quantida-
des para cada item. E no ANEXO V, Item 02, onde se lê: 20 unidades
LEIA-SE 1.000 unidades. O edital e os anexos reticados encontram-se
disponibilizados no site www.ciscel.mg.gov.br Itabira, 16 de março de
2017. Edila Madureira Fernandes - Presidente da CPL.
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CONSÓRCIO PÚBLICO PARA DESENVOLVIMENTO
DO ALTO PARAOPEBA - CODAP
- torna público o edital do Pregão Presencial nº 05/2017 – Processo
Licitatório nº 05/2017 objetivando o Sistema Registro de Preços para
contratação de empresa de prestação de serviços de locação, instala-
ção e monitoramento eletrônico do sistema de segurança, com módulo
de comunicação GPRS, instalado ininterruptamente durante 24(vinte e
quatro) horas por dia, para atender os municípios integrantes do Con-
sórcio.Os envelopes deverão ser entregues até às 9 horas do dia 28
de março de 2017, e a sessão pública de pregão ocorrerá no mesmo
dia. Maiores informações na sede do CODAP situada na Praça Nossa
Senhora do Carmo, nº 313, Centro, Conselheiro Lafaiete/MG, pelo
telefone (31)3721-1258 ou pelo e-mail: codap.adm@altoparaopeba.
mg.gov.br.
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DAMAE, SÃO JOÃO DEL- REI
torna público Processo Licitatório 12/2017, Pregão Presencial 08/2017
p/ Registro de Preços, Menor Preço por Item, a realizar-se às 09h00min
de 29/03/2017, Sala de Reuniões da CPL, sito à Pç. Duque de Caxias,
63, Centro. OBJETO: Aquisição de combustíveis (gasolina, óleo die-
sel e etanol) a serem retirados direto na bomba e lubricantes e óleos
derivados do petróleo e sintético. Edital à disposição no endereço da
Sede supra, de 07 às 13 h, dias úteis; (32) 3371-4477 / 3371-9774, com-
pras.damae@mgconecta.com.br, licitacoes.damae@gmail.com, http://
www.damaesjdr.mg.gov.br/licitacoes/pregao-presencial/, Ricardo Luiz
do Carmo – Pregoeiro, 16.03.2017.
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COMPANHIA FIAÇÃO E TECELAGEM DIVINÓPOLIS
CNPJ 20.147.161/0001-10 - NIRE 31300032191
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA
GERAL EXTRAORDINÁRIA
Ficam os senhores acionistas da COMPANHIA FIAÇÃO E TECE-
LAGEM DIVINÓPOLIS convocados a reunirem-se em Assembleia
Geral Extraordinária a ser realizada no dia 28 de março de 2017, às
13:30hs, em primeira convocação, na sede da Companhia, na Rua
Mato Grosso, nº 2, Centro, Divinópolis/MG, para apreciar, discutir
e votar: (i) acerca da autorização para alienação da usina hidrelétrica
localizada no imóvel matricula 22502, e apoio dos imóveis de matrí-
culas 73382 e 6721 à Bacia do Rio Pará, Km 183,20 sub-bacia 40, do
imóvel lote de terreno situado à Rua do Contorno, matrícula 130300
e do imóvel de matrícula 5497 situado a Av. Amazonas nº 469, bem
como máquinas e equipamentos e (ii) outros assuntos de interesse da
sociedade. Divinópolis/MG, 16 de março de 2017. Iára Maria Notini
Moreira – Presidente.
4 cm -16 937733 - 1
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA, LAZER E
TURISMO – FUMCULT – CONGONHAS – MG.
AVISO DE LICITAÇÃO – PREGÃO PRESENCIAL
FUMCULT/001/2017.Registro de Preços, por período de 12 (doze)
meses, para futura e eventual locação de sistemas de sonorização e ilu-
minação, com cessão de mão de obra.Tipo:Menor Preço. Recebimento
do credenciamento e das propostas: Dia 29 de março de 2017, de 09:00
às 09:30 horas. Abertura: Dia 29 de março de 2017, às 09:35 horas, na
sede da FUMCULT - Congonhas – MG. Maiores informações, junto à
FUMCULT, pelo telefone: (31)3731-3314, de segunda a sexta-feira, de
08:00 as 10:00 horas e de 13:00 as 17:00 horas. Marta Fernandes da
Costa Alves – Pregoeira. Sérgio Rodrigo Reis – Diretor-Presidente da
FUMCULT.16/03/2017.
3 cm -16 937563 - 1
SANTA DUNA EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. -
CNPJ/MF 22.902.593/0001-14 - NIRE 35.300.479.921 - EDITAL DE
CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA -
Convocamos os senhores acionistas da Santa Duna Empreendimentos
e Participações S.A. (“Companhia”) na forma do Estatuto Social da
Companhia, a se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária a ser
realizada no dia 23 de março de 2017, às 11:00 horas, na Cidade de
Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no Hotel Ramada Encore Vir-
ginia Luxemburgo, localizado na Rua Gentios, nº 274, Luxemburgo,
CEP 30380-490 (“AGE”), para deliberar sobre as seguintes matérias
que compõem a ordem do dia: (i) Lavratura da ata da Assembleia Geral
Extraordinária em forma de sumário; (ii) Alteração do endereço da sede
social da Companhia; (iii) Eleição de novos membros da Diretoria da
Companhia, em vista da renúncia apresentada pelo Sr. Ricardo Furquim
Werneck Guimarães; e (iv) Reforma e consolidação do Estatuto Social
da Companhia reetindo as matérias aprovadas nos termos dos itens
anteriores. Em conformidade com o artigo 135, §3º, da Lei 6.404/76
encontram-se à disposição dos senhores acionistas, desde a presente
data, na sede social da Companhia, os documentos relacionados às deli-
berações objeto desta AGE. A Companhia esclarece ainda que o acio-
nista poderá: (i) ser representado na AGE por procurador constituído há
pelo menos um ano, que seja acionista, administrador da Companhia
ou advogado. O acionista ou seu representante legal deverá comparecer
à AGE munido de documentos que comprovem sua identidade e, caso
aplicável, instrumento de mandato com reconhecimento de rma; e (ii)
participar da AGE via teleconferência ou videoconferência por meio de
Skype (usuário: Santa Duna), cujo cadastro prévio deverá ser realizado
até 72 horas antes da realização da AGE. Ressaltamos que a AGE não
será realizada na sede da Companhia, mas sim no endereço indicado
acima. Belo Horizonte, 14 de março de 2017. Santa Duna Empreendi-
mentos e Participações S.A.
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minas Gerais - Caderno 2 PubliCações de TerCeiros e ediTais de ComarCas sexTa-f eira, 17 de março d e 2017 – 3
1/5
GERDAU AÇOMINAS S.A.
COMPANHIA FECHADA
CNPJ Nº 17.227.422/0001-05
CONTINUA
NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016
(Valores expressos em milhares de reais, exceto quando especificado)
1 - INFORMAÇÕES GERAIS
]
Gerdau Açominas S.A. (a “Companhia”) é uma sociedade anônima de capital fechado, com
sede em Ouro Branco, estado de Minas Gerais. A Gerdau Açominas S.A. é uma empresa
controlada pela Gerdau S.A., a qual, em conjunto com suas outras controladas, é líder no
segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do
mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de fer ro, atividades que estão
ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além
disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões
de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento
sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de
valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri. As Demonstrações Financeiras da Gerdau
Açominas S.A. foram aprovadas pela Administração em 17/03/2017.
2 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
]
As Demonstrações Financeiras foram elaboradas e estão apresentadas de acordo com as
práticas contábeis adotadas no Brasil, com base nas disposições contidas na Lei das Sociedades
por Ações, pronunciamentos, orientações e interpretações emitidas pelo Comitê de
Pronunciamentos Contábeis - CPC e evidenciam todas as informações relevantes próprias das
Demonstrações Financeiras, e somente elas, as quais estão consistentes com as utilizadas pela
Administração na sua gestão. A preparação das Demonstrações Financeiras requer o uso de
certas estimativas contábeis por parte da Administração da Companhia. As áreas que envolvem
julgamento ou o uso de estimativas, relevantes para as Demonstrações Financeiras, estão
demonstradas na nota 3.15. As Demonstrações Financeiras foram preparadas utilizando o custo
histórico como base de valor, exceto pela valorização de certos instrumentos financeiros, os
quais são mensurados pelo valor justo. A Companhia adotou todas as normas, revisões de
normas e interpretações emitidas pelo CPC que estavam em vigor em 31/12/2016.
3 - RESUMO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS
]
As Demonstrações Financeiras foram elaboradas conforme descrito nas práticas contábeis a
seguir. 3.1 - Conversão de saldos em moeda estrangeira: a) Moeda funcional e de apresentação:
É a moeda do ambiente econômico primário em que ela opera. As Demonstrações Financeiras
são apresentadas em reais (R$), que é a moeda funcional e de apresentação da Companhia. b)
Transações e saldos: As transações em moeda estrangeira são convertidas para reais (R$)
usando-se a taxa de câmbio vigente na data da transação. Os ganhos e perdas resultantes da
diferença entre a conversão dos saldos ativos e passivos, no encerramento do exercício, e a
conversão dos valores das transações, são reconhecidos na Demonstração do Resultado. 3.2 -
Ativos financeiros: A Companhia classifica seus ativos financeiros, no reconhecimento inicial,
sob as seguintes categorias: mensurados ao valor justo reconhecido no resultado, empréstimos e
recebíveis e disponíveis para venda, quando aplicável. A classificação depende da finalidade
para a qual os ativos f inanceiros foram adquiridos, como detalhado na nota 12. a) Ativos
financeiros ao valor justo reconhecido no resultado: São ativos f inanceiros mantidos para
negociação, reconhecidos, inicialmente, pelo valor justo, e os custos da transação são debitados
à Demonstração do Resultado. b) Empréstimos e recebíveis: São ativos financeiros não
derivativos, com pagamentos fixos ou determináveis, que não são cotados em um mercado ativo.
Compreendem “Contas a receber de clientes e demais contas a receber”, “Caixa e equivalentes
de caixa” e “Depósitos judiciais”. São apresentados como ativo circulante, exceto aqueles com
prazo de vencimento superior a 12 meses após a data de emissão do balanço, os quais são
classificados como ativos não circulantes. c) Derivativos mensurados ao valor justo reconhecido
no resultado: Certos instrumentos derivativos não se qualificam para a contabilização de hedge.
As variações no valor justo de qualquer um desses instrumentos derivativos são reconhecidas
imediatamente na Demonstração do Resultado em “Perdas com instrumentos financeiros,
líquido”. d) Caixa e equivalentes de caixa: Incluem caixa, contas bancárias e investimentos de
curto prazo com liquidez imediata e vencimento original de 90 dias ou menos e com baixo risco
de variação no valor de mercado, sendo demonstrados pelo custo acrescido de juros auferidos,
quando aplicável. A Companhia não possui montantes de caixa ou equivalentes de caixa restritos
para os exercícios apresentados. e) Aplicações financeiras: Estão classificadas como títulos para
negociação ao valor justo reconhecido com contrapartida no resultado (títulos para negociação),
em virtude do propósito do investimento ser a aplicação de recursos para obter ganhos de curto
prazo. Os juros, correção monetária e variação cambial, quando aplicável, assim como as
variações decorrentes da avaliação ao valor justo, são reconhecidos no resultado quando
incorridos. f) Contas a receber de clientes: Estão apresentadas a valores de custo amortizado,
sendo que as contas a receber de clientes no mercado externo estão atualizadas com base nas
taxas de câmbio vigentes na data das Demonstrações Financeiras. A provisão para riscos de
crédito foi calculada com base na análise de riscos dos créditos, que contempla o histórico de
perdas, a situação individual dos clientes, a situação do grupo econômico ao qual pertencem, as
garantias reais para os débitos e a avaliação dos consultores jurídicos, e é considerada suficiente
para cobrir eventuais perdas sobre os valores a receber. Informações referentes à abertura de
contas a receber em valores a vencer e vencidos, além da provisão para risco de crédito estão
demonstradas na nota 5. A exposição máxima ao risco de crédito da Companhia, líquida da
provisão para risco de crédito, é o valor das contas a receber. A qualidade do crédito do contas a
receber a vencer é considerada adequada, sendo que o valor do risco efetivo de eventuais perdas
no contas a receber de clientes encontra-se apresentado como provisão para risco de crédito. g)
Avaliação da recuperabilidade de ativos financeiros: Ativos financeiros são avaliados a cada data
de balanço para identificação da recuperabilidade de ativos (impairment). Estes ativos
financeiros são considerados ativos parcialmente ou totalmente não recuperáveis quando
existem evidências de que um ou mais eventos tenham ocorrido após o reconhecimento inicial
do ativo financeiro e que tenham impactado negativamente o fluxo estimado de caixa futuro do
investimento. Os critérios utilizados para determinar se há evidência objetiva de uma perda por
impairment incluem, entre outros fatores: (i) dificuldade financeira relevante do emissor ou
devedor; e (ii) condições econômicas nacionais ou locais que se correlacionam com as
inadimplências sobre os ativos na carteira. 3.3 - Estoques: São avaliados com base no menor
valor entre o custo histórico de aquisição e produção e o valor líquido realizável. O custo de
aquisição e produção é acrescido de gastos relativos a transportes, armazenagem e impostos não
recuperáveis. O valor líquido realizável é o preço estimado de venda no curso normal dos
negócios, deduzido dos custos estimados para conclusão e despesas de vendas diretamente
relacionadas. Informações referentes à abertura do valor líquido realizável estão demonstradas
na nota 6. 3.4 - Imobilizado: A Companhia utilizou o custo histórico, deduzido das respectivas
depreciações, à exceção dos terrenos, que não são depreciados. A Companhia agrega
mensalmente ao custo de aquisição do imobilizado em formação os custos de empréstimos e
financiamentos considerando os seguintes critérios para capitalização: (a) o período de
capitalização ocorre quando o imobilizado encontra-se em fase de construção, sendo encerrada
a capitalização dos custos de empréstimos quando o item do imobilizado encontra-se disponível
para utilização; (b) os custos de empréstimos são capitalizados considerando a taxa média
ponderada dos empréstimos vigentes da data da capitalização ou a taxa específica, no caso de
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
Senhores Acionistas:
Atendendo às disposições legais e estatutárias, a Administração da Gerdau Açominas S.A.
apresenta-lhes, a seguir, o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras da
Companhia, preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, referentes ao
exercício social de 2016.
As vendas atingiram 3,4 milhões de toneladas no ano de 2016, uma redução de 1,8% em
relação ao ano de 2015, principalmente, em função da queda de demanda no mercado interno,
ocasionada pela recessão econômica no Brasil.
A receita líquida atingiu R$ 5,6 bilhões, apresentando pequena redução em relação a 2015,
alinhada à queda dos volumes vendidos.
A Companhia apurou lucro líquido de R$ 324,7 milhões em 2016 comparado a um resultado
líquido negativo de R$ 181,4 milhões em 2015. Essa variação ocorreu, principalmente, em
função da variação cambial sobre financiamentos em dólares norte-americanos nos períodos
comparados (apreciação da cotação final do real frente ao dólar norte-americano de 16,5% em
2016 e depreciação de 47,0% em 2015) e do melhor resultado operacional.
Em 31 de dezembro de 2016, o patrimônio líquido era de R$ 6,2 bilhões, representando um
valor patrimonial de R$ 24,49 por ação.
Os investimentos em ativo imobilizado totalizaram R$ 408,8 milhões em 2016, principalmente,
em função dos investimentos para instalação do laminador de chapas grossas na Usina Ouro
Branco com capacidade instalada de 1,1 milhão de toneladas por ano.
A dívida bruta da Companhia somava R$ 3,1 bilhões em dezembro de 2016, dos quais 14,2%
eram de curto prazo e 85,8% de longo prazo. Descontados o caixa e equivalentes de caixa e as
aplicações financeiras no montante de R$ 849,2 milhões, a dívida líquida era de R$ 2,3 bilhões
em 31 de dezembro de 2016.
Por fim, a Companhia quer registrar seus agradecimentos aos clientes, acionistas, fornecedores,
representantes, instituições financeiras e órgãos governamentais pelo apoio recebido, bem
como à equipe de colaboradores, pelo empenho e dedicação dispensados.
Ouro Branco, 17 de março de 2017.
A ADMINISTRAÇÃO
empréstimos para a aquisição de imobilizado; (c) os custos de empréstimos capitalizados
mensalmente não excedem o valor das despesas de juros apuradas no período de capitalização;
e (d) os custos de empréstimos capitalizados são depreciados considerando os mesmos critérios
e vida útil determinados para o item do imobilizado ao qual foram incorporados. A depreciação
é calculada pelo método linear ajustado pelo nível de utilização de certos ativos, a taxas que
levam em consideração a vida útil estimada dos bens e o valor residual estimado dos ativos no
final de sua vida útil. O valor residual ao f inal da vida útil e a vida útil estimada dos bens são
revisados e ajustados, se necessário, na data de encerramento do exercício. Custos subsequentes
são incorporados ao valor residual do imobilizado ou reconhecidos como item específico,
conforme apropriado, somente se os benefícios econômicos associados a estes itens forem
prováveis e os valores mensurados de forma confiável. O saldo residual do item substituído é
baixado. Demais reparos e manutenções são reconhecidas diretamente no resultado quando
incorridas. Os ativos relativos à exploração mineral, compostos substancialmente de custos com
terras, são classificados como Terrenos, Prédios e Construções no grupo de imobilizado. Gastos
com exploração são reconhecidos como despesas até se estabelecer a viabilidade da atividade de
mineração e após esse período os custos subsequentes são capitalizados. Custos para o
desenvolvimento de novas jazidas de minério, ou para a expansão da capacidade das minas em
operação são capitalizados e amortizados com base na quantidade de minério extraída. Os gastos
BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO
(Valores expressos em milhares de reais)
ATIVO
Nota 2016 2015
ATIVO CIRCULANTE
Caixa e equivalentes de caixa ........................................... 4 280.009 641.520
Aplicações financeiras em títulos para negociação .......... 4 569.149 142.004
Contas a receber de clientes .............................................. 5 636.688 624.285
Estoques ............................................................................ 6 1.058.189 1.051.591
Créditos tributários ........................................................... 7 240.928 324.940
Imposto de renda e contribuição social a recuperar.......... 55.514 49.350
Ganhos não realizados com instrumentos financeiros ..... 12 1.823
Outros ativos circulantes ................................................... 34.904 36.547
2.877.204 2.870.237
ATIVO NÃO CIRCULANTE
Créditos tributários ........................................................... 7 19.846 31.954
Imposto de renda e contribuição social diferidos ............. 8 434.646 529.609
Partes relacionadas............................................................ 15 592
Depósitos judiciais ............................................................ 14 99.353 99.462
Outros ativos não circulantes ............................................ 6.899 20.730
Gastos antecipados com plano de pensão ......................... 16 55.307 131.363
Imobilizado ....................................................................... 9 7.156.196 7.101.612
Intangível .......................................................................... 10 11.074 12.298
7.783.913 7.927.028
TOTAL DO ATIVO ............................................................. 10.661.117 10.797.265
PASSIVO Nota 2016 2015
PASSIVO CIRCULANTE
Fornecedores ..................................................................... 723.786 1.120.325
Empréstimos e financiamentos ......................................... 11 443.142 439.024
Impostos e contribuições a recolher ................................. 13 38.473 27.691
Dividendos a pagar ........................................................... 18 92.529
Salários a pagar ................................................................. 76.816 65.498
Provisão para passivos ambientais .................................... 17 3.006 7.456
Outros passivos circulantes ............................................... 120.629 116.695
1.498.381 1.776.689
PASSIVO NÃO CIRCULANTE
Empréstimos e financiamentos ......................................... 11 2.672.676 2.851.740
Partes relacionadas............................................................ 15 3.454 6.930
Provisão para passivos tributários, trabalhistas e cíveis ... 14 234.145 163.411
Provisão para passivos ambientais .................................... 17 47.980 47.207
Outros passivos não circulantes ........................................ 37.870 72.145
2.996.125 3.141.433
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 18
Capital social .................................................................... 3.254.243 3.254.243
Reservas de capital ........................................................... 877.024 840.187
Reservas de lucros ............................................................ 1.898.654 1.666.519
Ajustes de avaliação patrimonial ...................................... 136.690 118.194
6.166.611 5.879.143
TOTAL DO PASSIVO E DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO ... 10.661.117 10.797.265
As notas explicativas da Administração são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS
PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO
(Valores expressos em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma)
Nota 2016 2015
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS ................................. 20 5.582.835 5.648.690
Custo das vendas ............................................................... 21 (4.965.022) (5.056.375)
LUCRO BRUTO ............................................................... 617.813 592.315
Despesas com vendas ..................................................... 21 (5.756) (49.401)
Despesas gerais e administrativas ................................... 21 (186.805) (158.701)
Outras receitas operacionais ........................................... 21 92.006 16.415
Outras despesas operacionais ......................................... 21 (67.046) (1.401)
Perdas pela não recuperabilidade de ativos..................... 9 – (91.336)
LUCRO OPERACIONAL ANTES DO RESULTADO
FINANCEIRO E DOS IMPOSTOS ............................... 450.212 307.891
Receitas financeiras ........................................................ 22 89.872 69.878
Despesas financeiras ....................................................... 22 (257.915) (148.594)
Variação cambial, líquida................................................ 22 170.312 (465.082)
Perdas com instrumentos financeiros, líquido ................ 22 (3.002) –
LUCRO (PREJUÍZO) ANTES DOS IMPOSTOS ............ 449.479 (235.907)
Imposto de renda e contribuição social
Corrente .......................................................................... 8 (46.299) (110.512)
Diferido ........................................................................... 8 (78.516) 164.998
LUCRO (PREJUÍZO) LÍQUIDO DO EXERCÍCIO ........ 324.664 (181.421)
Lucro (Prejuízo) por ação (em R$) - básico e diluído .... 19 1,29 (0,72)
As notas explicativas da Administração são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ABRANGENTES
(Valores expressos em milhares de reais)
2016 2015
Lucro (Prejuízo) apurado na demonstração dos resultados ................... 324.664 (181.421)
Valores potencialmente não reclassificáveis
para a Demonstração dos Resultados no futuro
Remensurações com planos benefícios a empregados ........................... 11.347 (1.194)
11.347 (1.194)
Outros resultados abrangentes, líquidos de impostos ............................ 11.347 (1.194)
Resultado abrangente para o exercício, líquido de impostos ............... 336.011 (182.615)
As notas explicativas da Administração são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
(Valores expressos em milhares de reais)
Reservas de lucros
Capital
social Reservas
de capital Legal Investimentos e
capital de giro Total Ajustes de
avaliação patrimonial Lucros
acumulados Total do
Patrimônio Líquido
Saldos em 01/01/2015 .................................................................... 3.254.243 729.675 270.742 1.577.198 1.847.940 120.002 5.951.860
Prejuízo do exercício ...................................................................... (181.421) (181.421)
Outros resultados abrangentes reconhecidos no exercício ............. – – (1.194) (1.194)
Total dos resultados abrangentes reconhecidos no exercício (1.194) (181.421) (182.615)
Adições de reservas ........................................................................ 110.512 110.512
Efeitos com plano de incentivo de longo prazo ............................. (614) (614)
Destinações propostas à Assembleia Geral:
Absorção de prejuízo do exercício ................................................. (181.421) (181.421) 181.421
Saldos em 31/12/2015 .................................................................... 3.254.243 840.187 270.742 1.395.777 1.666.519 118.194 5.879.143
Lucro líquido do exercício ............................................................. 324.664 324.664
Outros resultados abrangentes reconhecidos no exercício ............. – – 11.347 11.347
Total dos resultados abrangentes reconhecidos no exercício 11.347 324.664 336.011
Adições de reservas ........................................................................ 36.837 36.837
Efeitos com plano de incentivo de longo prazo ............................. 7.149 7.149
Destinações propostas à Assembleia Geral:
Reserva legal ................................................................................ 16.233 16.233 (16.233)
Reserva para investimentos e capital de giro ............................... 215.902 215.902 (215.902)
Dividendos ................................................................................... – (92.529) (92.529)
Saldos em 31/12/2016 (Nota 18) ................................................... 3.254.243 877.024 286.975 1.611.679 1.898.654 136.690 6.166.611
As notas explicativas da Administração são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO
(Valores expressos em milhares de reais)
Nota 2016 2015
Fluxo de caixa da atividade operacional .................................
Lucro (Prejuízo) líquido do exercício ................................... 324.664 (181.421)
Ajustes para reconciliar o lucro (prejuízo) líquido
ao fluxo de caixa das atividades operacionais:
Depreciação, exaustão e amortização ................................. 21 466.042 456.174
Variação cambial, líquida ................................................... 22 (170.312) 465.082
Perdas com instrumentos financeiros, líquido.................... 22 3.002
Perdas pela não recuperabilidade de ativos ........................ 9 91.336
Benefícios pós-emprego ..................................................... (2.962) (24.841)
Imposto de renda e contribuição social .............................. 8 124.815 (54.486)
Ganho na alienação de imobilizado e investimento ........... (661) (443)
(Reversão) Provisão para risco de crédito .......................... 5 14.939 25.063
Provisão para passivos tributários, trabalhistas e cíveis ..... 14 70.734 32.082
Receita de juros de aplicações financeiras ......................... (46.683) (6.304)
Despesa de juros sobre dívidas financeiras ........................ 22 204.084 120.367
(Reversão) Provisão para ajuste ao valor
líquido realizável de estoque ............................................ 6 (5.096) 8.456
982.566 931.065
Variação de ativos e passivos
(Aumento) Redução de contas a receber .............................. (2.357) 320.745
(Aumento) Redução de estoques .......................................... (1.618) 15.871
Redução de contas a pagar .................................................... (342.254) (75.767)
Outras contas da atividade operacional ................................ 33.805 (94.311)
Aplicações financeiras de títulos para negociação ............... (2.287.706) (296.511)
Resgate de aplicações financeiras de títulos para negociação 1.907.244 202.004
Caixa gerado pelas atividades operacionais ............................ 289.680 1.003.096
Pagamento de juros de empréstimos e financiamentos ........ (205.237) (96.231)
Pagamento de imposto de renda e contribuição social ......... – (9.193)
Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais ............... 84.443 897.672
Fluxo de caixa das atividades de investimento
Adições de imobilizado ........................................................ 9 (408.754) (735.934)
Recebimento pela venda de imobilizado .............................. 751 915
Adições de outros ativos intangíveis..................................... 10 (1.472) (2.690)
Caixa líquido aplicado nas atividades de investimento ........... (409.475) (737.709)
Fluxo de caixa das atividades de financiamentos
Empréstimos e financiamentos obtidos ................................ 338.594 2.402.566
Pagamentos de empréstimos e financiamentos .................... (371.004) (2.007.527)
Financiamentos com empresas ligadas, líquido .................... (4.069) 5.408
Caixa líquido (aplicado) gerado pelas atividades
de financiamentos ................................................................. (36.479) 400.447
(Redução) Aumento do caixa e equivalentes de caixa ............ (361.511) 560.410
Caixa e equivalentes de caixa no início do exercício .............. 641.520 81.110
Caixa e equivalentes de caixa no final do exercício ............... 280.009 641.520
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