Diário dos Municípios Mineiros, 31-05-2017

Data de publicação31 Maio 2017
SectionDiário dos Municípios Mineiros
Caderno 2 PubliCações de TerCeiros e ediTais de ComarCas
circula em todos os municípios e distritos do estado ANO 125 – Nº 100 – 24 pÁGinas BELO HORIZONTE, quARTA-fEIRA, 31 dE MAIO dE 2017
SUMÁRIO
Particulares e Pessoas Físicas ..............................................................1
Câmaras e Prefeituras do Interior ..........................................................15
Editais de Comarcas ....................................................................23
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS
E EDITAIS DE COMARCAS
Particulares e
Pessoas Físicas
CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE
SAÚDE – CIRCUITO DAS ÁGUAS-
Processo Licitatório nº 0024/2017 - PREGÃO PRESENCIAL nº 007
- OBJETO: Fornecimento de materiais de limpeza para atender a Uni-
dade do CIS, Saúde Mental, CEO, DST, UAF, para eventual e futura
aquisição, a ser inscrito em Ata de Registro de Preços. CREDEN-
CIAMENTO: 13/06/2017, às 9h e 30 min. SESSÃO DE LANCES:
13/06/2017, às 9h e 45 min. – Edital e informações complementares na
sede do CIS, pelo e-mail licitacoescis@hotmail.com. Todos os atos pra-
ticados pela CPL e Pregoeiro, recursos, contrarrazões e decisões deste
processo licitatório, serão publicadas no site www.ciscircuitodasaguas.
org.br. São Lourenço, 31 de maio de 2017. JANAINA APARECIDA
RABELO - PREGOEIRA
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CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE
DOS MUNICÍPIOS DA MICROREGIÃO
DO ALTO SAPUCAÍ – CISMAS
Torna público que fará realizar, em conformidade com as Leis nº
8.666/93, 10.520/02 e alterações posteriores, Processo Licitató-
rio nº 022/2017, na modalidade Pregão Presencial nº 008/2017 para
registro de preços referente à aquisição de materiais de consumo de
higiene, limpeza, e gêneros alimentícios do CISMAS,a ser realizado
no dia 12/06/2017. O Edital completo estará disponível a partir do dia
31/05/2017, das 07:00 às 16:00 horas, na sede do CISMAS, situado à
Rua Antônio Simão Mauad, 301, bairro Pinheirinho, na cidade de Ita-
jubá/MG ou pelo site: www.cismas.mg.gov.br. Informações pelo tele-
fone (35) 3622-1007 e e-mail: licitacao@cismas.mg.gov.br.
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CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA
REDE DE URGÊNCIA – CISRU - CENTRO SUL
torna pública a abertura do Processo Licitatório Nº. 013/2017 - Pre-
gão Presencial Nº. 008/2017 objetivando a prestação de serviços para
manutenção dos veículos VOLKSWAGEM da frota do CISRU Centro
Sul, com fornecimento de peças genuínas. O credenciamento e abertura
dos envelopes serão no dia 13/06/2017 às 08h30. O edital em sua ínte-
gra encontra-se a disposição no site da www.amver.org.br ou na sede do
CISRU Centro Sul na Rodovia BR-265, n.º1.501, Bairro Grogotó, Bar-
bacena/MG, CEP: 36.202-630. Mercês Ribeiro Santiago – Pregoeira.
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CENTRO OPERACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
E SANEAMENTO DE UBERABA – CODAU
torna público que reticou o edital da licitação, modalidade PREGÃO
PRESENCIAL nº. 049/2017, tipo MENOR PREÇO, objetivando a
aquisição de retroescavadeira zero km, ano corrente, destinada a incor-
poração de frota para a execução das atividades operacionais deste
Codau, conforme portaria nº 01/2000 de padronização da marca Case,
em atendimento ao departamento Gestão da Frota, da Diretoria de Ges-
tão Administrativa. Leis Federais nº. 10.520/2002 e 8.666/93 Lei Com-
plementar nº. 123/06 e Decreto Municipal nº. 1.766/2006 e 3443/2008.
Data/horário para realização da licitação: 09h00min do dia 13 de junho
de 2017. Local aquisição do edital, entrega da documentação e pro-
posta de preços, bem como abertura dos envelopes: Av. Saudade, 755
– Uberaba/MG. Informações pelo telefone (0xx34) 3318-6031. Site:
www.codau.com.br. Uberaba/MG, 30 de maio de 2017, Ronaldo dos
Reis Silva.
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CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA
MICRORREGIÃO DE VIÇOSA - CISMIV
Aviso de Reticação de Edital – Pregão Presencial Nº 04/2017 . Objeto
da licitação: Registro de Preço para aquisição de um Analisador auto-
mático de Bioquímica, conforme Convênio 3392/2015 SES, e um equi-
pamento Hematológico automático para o Laboratório de Análises Clí-
nicas do CISMIV. A CPL do CISMIV torna pública a reticação do
Edital de Licitação na data de abertura e credenciamento do pregão
e no Termo de Referência (ANEXO III). O Edital Reticado-Conso-
lidado do Pregão Presencial 04/2017, poderá ser obtido junto à CPL
do CISMIV, na Rua José dos Santos, 120, Centro Viçosa/MG – Tel
(31)3891-4488 ou pelo endereço eletrônico: http://www.cismiv.com.br/
home/edital.html
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CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE
DA REGIÃO AMPLIADA OESTE PARA
GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA
E EMERGÊNCIA – CIS-URG OESTE
Aviso - Edital de Licitação
Torna público que realizará Licitação na Modalidade Pregão Presencial
n.º 003/2017, Processo nº 012/2017, Tipo Menor Preço Global, no dia
08 de junho de 2017, às 09 horas na sede do CIS-URG OESTE, situ-
ada na Praça Pedro Xisto Gontijo, nº 550 – Centro, Divinópolis/MG
– CEP - 35.500-049, cujo objeto é Contratação de empresa para presta-
ção de SERVIÇO DE PORTARIA E LIMPEZA, CONSERVAÇÃO E
HIGIENIZAÇÃO com fornecimento de mão de obra qualicada e uni-
formizada para a manutenção das atividades do CIS-URG OESTE em
Divinópolis/MG conforme descrição do Termo de Referência. Os enve-
lopes contendo a Documentação de Habilitação e Propostas de Preços
poderão ser entregues no endereço acima citado, até as 09 horas do dia
08/06/2017, onde interessados poderão adquirir o Edital e informações
no horário de 08h às 11h00min e de 13h30min às 16h de segunda a
sexta-feira ou pelo telefone (37) 3960-3239 e (37) 3690-3240 ou pelo
site www.cisurg.oeste.mg.gov.br. JOSÉ MÁRCIO ZANARDI Prego-
eiro. Divinópolis, 29 de maio de 2017.
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CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO
FÍSICA DA 6ª REGIÃO – CREF6/MG
Resumo Contrato
Carta Convite nº 007/2017.
Conselho Regional de Educação Física da Sexta Região – Resumo de
Contrato nº. 005/2017, alusivo à Carta Convite nº. 007/2017. Partes:
CREF6/MG e a Empresa “NG MINAS MÁQUINAS E SERVIÇOS
DE ESCRITÓRIO LTDA - ME” CNPJ nº16.671.356/0001-97 Objeto:
Contratação de empresa para fornecimento de 6.300 pastas plásti-
cas e 13.000 envelopes fronha para uso do CREF6/MG, Valor total:
R$41.890,00 (quarenta e um mil oitocentos e noventa reais). Data da
Assinatura 22/05/17. Vigência: 2 meses. Signatários: Claudio Augusto
Boschi e Roberto Diniz Pinheiro. Foro: BH/MG. 29 de Maio de 2017.
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DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA, ESGOTO
E SANEAMENTO DE PONTE NOVA/MG –
Extrato de Reticação – Processo nº 030/2017 – Pregão nº 014/2017.
Em virtude da Reticação do Edital para alteração da especicação do
item 01 do objeto, faz-se necessário a reticação da data para Creden-
ciamento e Sessão Pública, portanto, o Diretor Geral do DMAES, faz
saber: 1. Fica reticada a especicação do objeto, item 1 do Anexo I –
Termo de Referencia. 2. Ficam reticadas as datas de Credenciamento,
Recebimento dos Envelopes e Declarações e Sessão Pública: Onde
se leu 09/06/2017, passa-se a ler 19/06/2017, nos mesmos horários e
local. Ponte Nova/MG, 29 de Maio de 2017. ANDERSON ROBERTO
NACIF SODRÉ/Diretor Geral.
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CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – ECOTRES
por meio de seu Presidente Hélio Márcio Campos torna público: 1).
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 002/2017 - Pregão Presen-
cial 002/2017. Detentora da Ata: Expresso Translider Ltda, CNPJ:
21.115.183/0001-60, Objeto: registro para futura e eventual contra-
tação de transporte de pessoas para atendimento às visitas solicitadas
pelas entidades públicas do Município de Congonhas, Conselheiro
Lafaiete e Ouro Branco. Valor Global: R$ 16.925,00. Prazo: 12 meses.
Fernando Oliveira de Menezes. Expresso Translider Ltda. Luiz Clau-
dio Grossi. Secretário Executivo do ECOTRES. Data: 22/05/2017.
2) Rescisão Contratual Consensual do Contrato nº 007/2013. Contra-
tante: Ecotres. CNPJ: 07.975.391/0001-09. Contratada: Maria Antônia
Vasconcelos Barbosa. Administradora: JG Empreendimentos Imobili-
árias Ltda. CNPJ: 07.531.277/0001-90. Objeto: Rescisão do contrato
de locação. Maria Antônia Vasconcelos Barbosa. Contratada. Jose
Geraldo dos Santos e Izabella Casula Carrieri representantes da admi-
nistradora. Luiz Claudio Grossi. Secretário Executivo do ECOTRES.
Data: 15/05/2017.
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CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – ECOTRES
por meio de seu Presidente Hélio Márcio Campos torna público a aber-
tura do procedimento licitatório na modalidade PREGÃO PRESEN-
CIAL 004/2017 – Registro de Preço. Objeto: a contratação de empresa
especializada para coleta, transporte, armazenamento, tratamento e des-
tinação nal dos resíduos do serviço de saúde dos municípios consor-
ciados ao ECOTRES. Valor global estimado: R$ 521.400,00. Prazo:
12 (doze) meses. Data de sessão de abertura dos envelopes e sessão de
lances: 14/06/2017 às 9:00hs. O edital completo e informações com-
plementares podem ser solicitadas pelo fone (31) 3721-5694, pelo
e-mail contato@ecotres.com.br ou na sede do ECOTRES situada na
Rua Cesa Viana, nº 156, Sala 305, Bairro Centro, Conselheiro Lafaie-
te-MG. Michael Pereira Souza Neto. Presidente da Comissão de Lici-
tação. Data: 29/05/2017.
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FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO
DE VARGINHA – FHOMUV
AVISO REDESIGNAÇÃO – A Fundação Hospitalar do Município de
Varginha – FHOMUV, torna público, que por ordem administrativa,
os procedimentos relativos a LICITAÇÃO Nº 065/2017 – TOMADA
DE PREÇOS Nº 001/2017, cujo objeto constitui-se da Contratação de
serviços especializados de execução de obra, para adequação e rece-
bimento da obra de ampliação dos setores de oncologia, laboratório e
ambulatório, da fundação hospitalar do município de varginha - hospi-
tal bom pastor, com fornecimento e instalação de todos os materiais e
equipamentos, e a remoção das instalações inservíveis, através de mão
de obra especializada, inicialmente designados para sessão pública no
dia 06/06/2017, às 8H(oito horas), conforme publicado nos Jornais
Minas Gerais, caderno 2, página 5; Hoje em Dia, página 12; Órgão O-
cial do Município, nº 1096, página 26, ambos edição do dia 11/05/2017,
cam REDESIGNADOS paraa data de: Protocolo dos envelopes: até
dia 19/06/2017, às 08:45H e Sessão Pública: dia 19/06/2017, às 9H.
Informações/Edital: Serviço de Compras – Telefones: (35) 3690 – 1008
– 1009 – 1010 e 1011 – e-mail: edital@fhomuv.com.brRetirada do Edi-
tal: Através do endereço www.fhomuv.com.br.
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UNAPREV
- PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 04.2017.01.088 -EDITAL
DE CHAMAMENTO PARA CREDENCIAMENTODE MÉDICO
PERITO - EDITAL Nº 002/2017 – ALTERAÇÃO - O Instituto de
Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Unaí – MG, torna
público para conhecimento dos interessados que para efeito do disposto
na primeira parte do parágrafo 4º do artigo 21 da Lei 8.666/93, é inclu-
ída na Cláusula Segunda do Edital 002/2017 a seguinte Subcláusula
2.4.7: 2.4.7 Experiência comprovada em perícia médica em Instituto
de Previdência (RPPS ou RGPS) superior a 2 anos, através de cópia
da carteira prossional ou declarações de Órgãos Públicos ou Título
de Especialização em Medicina do Trabalho; Unaí (MG) 29 de maio
de 2017 - Rogério Fonseca de Oliveira Presidente da Comissão Perma-
nente de Licitação - Portaria Nº 812/2017 de 06/02/2017
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10 cm -29 967209 - 1
R$ 126.552,51 (cento e vinte e seis mil, quinhentos e cinquenta
e dois reais e cinquenta e um centavos), será mantido nos registros
contábeis para amortização futura; c) Não tendo sido solicitado pelos
acionistas, não foi instalado o Conselho Fiscal para o exercício do
ano de 2017. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar,
R3UHVLGHQWH GHFODURXOLYUH DSDODYUD HFRPR QLQJXpPGHOD ¿]HVVH
uso, agradeceu a todos, suspendeu os trabalhos para lavratura desta
DWDR TXH ¿] &RQFOXtGD D DWD UHLQLFLDGRV RV WUDEDOKRV IRL OLGD H
votada, sendo aprovada por unanimidade, e vai assinada por mim
Secretário: Ilacir Batista Neri, pelo Presidente: Júlio César de Melo
Franco Filho e acionistas: TEIXEIRA DUARTE – GESTÃO DE
PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.
representada por Júlio César de Melo Franco Filho, e Pedro Miguel
Lopes Ferreira representado por Júlio César de Melo Franco Filho.
Este documento confere com o original mantido em arquivo na sede
da Companhia. A presente ata foi assinada digitalmente por: (aa) Ilacir
Batista Neri, Secretário da Assembleia. Junta Comercial do Estado de
0LQDV*HUDLV  &HUWL¿FR UHJLVWUR VRE R Q  HP 
da Empresa GONGOJI MONTANTE ENERGIA S.A., Nire
 H SURWRFROR   $XWHQWLFDomR
'(%$()$)( 0DULQHO\ GH
3DXOD%RP¿P6HFUHWiULD*HUDO
GONGOJI MONTANTE ENERGIA S.A. CNPJ 11.414.196/0001-
87. NIRE 3.130.009.360-3. ATA DA 7ª ASSEMBLEIA GERAL
ORDINÁRIA. DATA, HORA E LOCALGH DEULOGH jV
KRUDVHP VXDVHGH VRFLDOj5XD 3DUDtEDQ $QGDU
Parte, Bairro Savassi, em Belo Horizonte – MG, CEP: 30.130-145.
QUORUM: Presente todos os acionistas representando a totalidade
do capital social, sendo os acionistas Pedro Miguel Lopes Ferreira
e TEIXEIRA DUARTE GESTÃO DE PARTICIPAÇÕES E
,19(67,0(1726,02%,/,È5,26 6$&13- 
64, representados pelo Sr. Júlio César de Melo Franco Filho, Carteira
GH ,GHQWLGDGH 0* 3&0* H &3) Q 
72, mediante procurações arquivadas na sede da companhia.
COMPOSIÇÃO DA MESA: Presidente: Júlio César de Melo
Franco Filho; Secretário: foi convidado o Advogado Ilacir Batista
Neri, OAB-MG 44.423, para secretariar os trabalhos. AVISO DE
CONVOCAÇÃO'LVSHQVDGRj YLVWDGR FRPSDUHFLPHQWRGHWRGRV
os acionistas. ORDEM DO DIA: examinadas e discutidas foram
aprovadas por unanimidade as seguintes matérias: a) O Balanço
Patrimonial e as demais Demonstrações Financeiras do exercício
VRFLDO HQFHUUDGR HP  SXEOLFDGDV QR GLD 
nos jornais “Minas Gerais”, página 27, caderno 2, e “Diário do
Comércio” na página 17; b) O prejuízo do exercício, no valor de
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DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (EM R$)
2016 2015
RECEITA OPERACIONAL BRUTA ...... 5.642.352,20 11.782.730,19
Deduções da receita bruta .......................... (210.984,41) (1.244.133,01)
RECEITA LIQUIDA................................. 5.431.367,79 10.538.597,18
Custos dos serviços e imóveis .................... (4.131.994,49) (3.611.444,33)
LUCRO BRUTO ....................................... 1.299.373,30 6.927.152,85
DESP./REC. OPER/NÃO OPERAC.
Despesas administrativas ........................... (1.465.885,82) (1.821.440,95)
Despesas comerciais .................................. (16.760,00)
Despesas tributárias ................................... (20.932,83) (64.581,79)
5HFHLWDV¿QDQFHLUDV/LTXLGD ...................... 66.753,83 125.599,12
Receitas não operacionais ........................... 0,00 37.900,18
Despesas não operacionais .......................... (908,60) (16.309,98)
RESULTADO LIQUIDO DO EXERCÍCIO
(138.360,12) 5.188.319,43
TRENA TERRAPLENAGEM E
CONSTRUÇÕES S. A.
CNPJ n° 18.742.098/0001-18
ATIVO 2016 2015
CIRCULANTE
&DL[DHHTXLYDOHQWHVGHFDL[D ..................... 4.800.578,35 916.743,70
&OLHQWHV ...................................................... 1.043.445,62 660.723,71
Créditos diversos ........................................ 34.788,84 99.930,66
(VWRTXHV ..................................................... 4.412.815,67 5.840.175,19
Imóveis em construção .............................. 3.389.219,47 3.585.759,51
Total do Ativo Circulante ........................ 13.680.847,95 11.103.332,77
NÃO CIRCULANTE
5HDOL]iYHODORQJRSUD]R ............................. 0,00 339.580,81
2XWURVDWLYRVQmRFLUFXODQWH ........................ 6.522.383,62 11.991.217,11
Investimentos .............................................. 1.535.871,38 3.693.999,90
,PRELOL]DGR ................................................ 105.294,55 209.226,86
Total do Ativo Não Circulante ................ 8.163.549,55 16.234.024,68
TOTAL DO ATIVO ................................... 21.844.397,50 27.337.357,45
PASSIVO 2016 2015
CIRCULANTE
Fornecedores .............................................. 254.031,89 77.323,13
2EULJDo}HVHHQFDUJRV ............................... 91.551,42 77.025,38
2EULJDo}HV¿VFDLV ...................................... 101.880,74 57.167,10
2XWUDVREULJDo}HV ....................................... 198.430,04 1.347.471,74
Total do Passivo Circulante ...................... 645.894,09 1.558.987,35
PATRIMÔNIO LIQUIDO
&DSLWDOVRFLDOVXEVFULWR .............................. 5.825.016,00 5.825.016,00
Reserva de dividendos a distribuir ............. 0,00 518.831,95
5HVHUYDOHJDO .............................................. 1.184.830,80 1.184.830,80
/XFURVDFXPXODGRV .................................... 14.188.656,61 18.249.691,35
Total do Patrimônio Liquido ................... 21.198.503,41 25.778.370,10
TOTAL DO PASSIVO .............................. 21.290.054,83 27.337.357,45
BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO (EM R$)
DEMONSTRATIVO DE FLUXO DE CAIXA
Atividades Operacionais 2016 2015
5HVXOWDGR/LTXLGRGR3HULRGR ...................... (138.360,12) 5.188.319,43
$XPHQWR'LPLQXLomRGRV,WHQVTXHQmR
afetam o Caixa ..............................................
*DQKR3HUGD$OLHQDomR,PRELOL]DGR ............ (908,60) (21.590,20)
'HSUHFLDoRHV$PRUWL]DoRHV ......................... 100.798,66 174.425,58
(38.470,06) 5.341.154,81
&OLHQWHV ......................................................... (382.721,91) 4.325.204,09
Creditos Diversos .......................................... 65.141,82 (9.672.025,34)
(VWRTXHV ........................................................ 1.427.359,52 (2.628.636,02)
Imoveis em Construção ................................. 196.540,04 (180.862,32)
5HDOL]iYHOD/RQJR3UD]R ............................. 339.580,81 0,00
&UHGLWRVGH3HVVRDV/LJDGDV ......................... 5.468.833,49 0,00
Fornecedores ................................................. 176.708,76 (103.184,85)
2EULJDoRHVH(QFDUJRV .................................. 14.526,04 (56.820,06)
2EULJDoRHV)LVFDLV ........................................ 44.526,64 (166.829,54)
2XWUDV2EULJDo}HV ......................................... (1.149.041,70) (3.196.236,87)
&DL[D/LTXLGRGDV$WLYLGDGHV2SHUDFLRQDLV . 6.162.983,45 (6.338.236,10)
Atividades de Financiamentos
Dividendos Distribuidos ............................... (4.357.520,00) (688.000,00)
&DL[D/LTXLGRGDV$WLYLGDGHVGH
Financiamentos ............................................. (4.357.520,00) (688.000,00)
Atividades de Investimentos
&RPSUDGH$WLYR,PRELOL]DGR ....................... (28.967,34) (213.012,07)
Redução na Conta de Investimentos ............. 2.158.128,52 0,00
5HÀH[RGH$MXVWHV([HUFtFLR$QWHULRUHV ....... (166.489,98)
9HQGDGH$WLYR,PRELOL]DGR .......................... 115.700,00 80.000,00
&DL[D/LTXLGRQDV$WLYLGDGHVGH
Investimentos ................................................ 2.078.371,20 -133.012,07
$XPHQWR5HGXomRGH&DL[DH(TXLYDOHQWHV
de Caixa ........................................................ 3.883.834,65 (7.159.248,17)
&DL[DH(TXLYDOHQWHVGH&DL[DQR
&RPHoRGR3HULRGR ....................................... 916.743,70 8.075.991,87
&DL[DH(TXLYDOHQWHVGH&DL[DQR
)LPGR3HULRGo .............................................. 4.800.578,35 916.743,70
Capital Social Reserva Legal Reserva de Dividendos Lucros Acumulados Total
Em 31 de Dezembro de 2015 ............................ 5.825.016,00 1.184.830,80 518.831,95 18.249.691,35 25.778.370,10
5HVXOWDGRGR([HUFtFLR ....................................... (138.360,12)
$MXVWHV([HUFtFLRV$QWHULRUHV ............................. (83.986,57)
Reserva dividendos a distribuir
Dividendos Distribuidos .................................... (518.831,95)
/XFURV'LVWULEXLGRV ............................................. (3.838.688,05)
Em 31 de Dezembro de 2016 ............................ 5.825.016,00 1.184.830,80 0,00 18.027.344,66 25.037.191,46
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM (EM R$)
NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016
1. Contexto Operacional: 75(1$7(55$3/(1$*(0(&216758d®(6
6$ORFDOL]DGDHP%HOR+RUL]RQWHWHPFRPRREMHWRVRFLDODWHUUDSOHQDJHP
WUDQVSRUWHFRQVWUXomRFLYLOHPJHUDOLQFRUSRUDo}HVHFRPpUFLRGHLPyYHLV
SUySULRVORFDomRGHHTXLSDPHQWRV HLPyYHLVHR FRPpUFLRHLQG~VWULDGH
PDWHULDLVGH FRQVWUXomRHPJHUDO 2. Apresentação das Demonstrações
Financeiras: $V 'HPRQVWUDo}HV )LQDQFHLUDV SDUD R H[HUFtFLR ¿QGR HP
GH GH]HPEURGH  IRUDP SUHSDUDGDVGHDFRUGR FRPDV SUiWLFDV
FRQWiEHLVDGRWDGDV QR%UDVLOHP REVHUYkQFLDjV GLVSRVLo}HVFRQWLGDV
QD/HLGDV6RFLHGDGHVSRU$o}HVHLQFRUSRUDPDVPXGDQoDV LQWURGX]LGDV
SRULQWHUPpGLR GDV/HLVHHHP FRQIRUPLGDGHFRP
D 1%&7   &RQWDELOLGDGH SDUD 3HTXHQDV H 0pGLDV (PSUHVDV 3.
Principais Práticas Contábeis: D$SXUDomR GH UHVXOWDGRV 5HFHLWDV H
'HVSHVDVIRUDP DSURSULDGDV SHOR UHJLPH GH FRPSHWrQFLD H RV LPSRVWRV
DSXUDGRVSHORUHJLPHGHFDL[D FRQIRUPHOHJLVODomRYLJHQWHE&RQWDVD
receber, outros créditos e provisão para perdas com créditos. A companhia
QmRUHDOL]RXSURYLVmRSDUDSHUGDFRPFUpGLWRV
%HOR+RUL]RQWHGH'H]HPEURGH
Elisa Rodrigues de Paula Bouissou - Diretora
Sebastião Canêdo de Souza&RQWDGRU&5&0*
14 cm -30 967748 - 1
KROTON EDUCACIONAL S.A. - Companhia Aberta
CNPJ/MF: 02.800.026/0001-40 - NIRE: 31.300.025.187
Ata da Centésima Vigésima Oitava Reunião do Conselho de
Administração Realizada em 12 de maio de 2017
1. Data, Hora e Local: Em 12 de maio de 2017, às 07:00 horas, na sede
da Kroton Educacional S.A. (“Companhia”), localizada na Cidade de
%HOR+RUL]RQWH(VWDGRGH 0LQDV*HUDLVQD5XD 6DQWD0DGDOHQD6R¿D
25, 4º andar, sala 01, CEP 30.380-650, Bairro Vila Paris. 2. Presenças:
Presentes, presencialmente ou por meio de conferência telefônica, os
seguintes membros do Conselho de Administração: Gabriel Mário
Rodrigues; Evando José Neiva; Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto;
Júlio Fernando Cabizuca; Luis Antônio de Moraes Carvalho; Altamiro
Belo Galindo; Bárbara Elisabeth Laffranchi e Nicolau Chacur. 3. Mesa:
Presidente: Gabriel Mário Rodrigues; Secretário: Leonardo Augusto Leão
Lara. 4. Deliberações: Após exame, discussão e revisão das matérias
constantes da ordem do dia, os membros do Conselho de Administração,
por unanimidade de votos e sem ressalvas: (i) autorizaram a lavratura da
ata que se refere a presente Reunião do Conselho de Administração na
IRUPDGHVXPiULRLLDSURYDUDPRVUHVXOWDGRVHLQIRUPDo}HV¿QDQFHLUDV
trimestrais (ITR) do trimestre encerrado em 31 de março de 2017,
conforme apresentados ao Conselho de Administração e arquivados
na sede da Companhia, autorizando ainda a sua respectiva divulgação,
na forma da legislação aplicável; (iii) aprovaram o pagamento de
dividendos intercalares pela Companhia com base no Lucro Líquido
Ajustado da Companhia no primeiro trimestre de 2017, encerrado em
31 de março de 2017, após deduzida a reserva legal, a serem imputados
ao dividendo mínimo obrigatório relativamente ao exercício de 2017,
no percentual de 40% do Lucro Líquido Ajustado, no valor total de R$
187.595.799,23 (cento e oitenta e sete milhões, quinhentos e noventa e
cinco mil, setecentos e noventa e nove reais e vinte e três centavos), sem
incidência de correção monetária e sem retenção do imposto de renda na
fonte na forma da legislação aplicável e ad referendum da Assembleia
Geral Ordinária da Companhia que deliberará sobre os resultados do
H[HUFtFLRVRFLDO ¿QGR HP  GH GH]HPEUR GH  2V GLYLGHQGRV RUD
deliberados serão distribuídos aos acionistas na proporção de suas
respectivas participações no capital social da Companhia, observando-
se o valor de R$ 0,1154544671 por ação ordinária de emissão da
Companhia, já deduzidas deste cálculo as ações que se encontram em
tesouraria, nesta data. O pagamento dos dividendos intercalares será
efetuado pela Companhia na data de 29 de maio de 2017, observando-
se a base acionária da Companhia no encerramento do pregão de 18 de
maio de 2017 (Data de Corte), nos termos do Aviso aos Acionistas a ser
divulgado pela Companhia. A partir do pregão de 19 de maio de 2017,
inclusive, as ações da Companhia negociadas na BM&FBOVESPA serão
ex-dividendos. Diante da aprovação acima, os membros do Conselho de
Administração decidem por autorizar a Diretoria da Companhia a praticar
WRGRVH TXDLVTXHU DWRV H ¿UPDU WRGRV H TXDLVTXHU RXWURV GRFXPHQWRV
necessários que lhe são cabíveis para a execução da deliberação ora
aprovada. 5. Encerramento e Lavratura: Nada mais havendo a tratar,
foi lavrada e lida a presente ata que, achada conforme e unanimemente
aprovada, foi assinada por todos os presentes. Assinaturas: Presidente:
Gabriel Mário Rodrigues. Secretário: Leonardo Augusto Leão Lara.
Conselheiros Presentes: Gabriel Mário Rodrigues; Evando José Neiva;
Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto; Júlio Fernando Cabizuca; Luis
Antônio de Moraes Carvalho; Altamiro Belo Galindo; Bárbara Elisabeth
Laffranchi e Nicolau Chacur. Extrato da Ata. Confere com a original
lavrada em livro próprio. Belo Horizonte, 12 de maio de 2017. Assina
o documento de forma digital. Leonardo Augusto Leão Lara. Secretário.
&HUWL¿FRR5HJLVWURVRERQHP0DULQHO\GH3DXOD
%RP¿P6HFUHWiULD*HUDO
2 – quarTa-fei ra, 31 de ma io de 2017 PubliCações de TerCeiros e ediTais de ComarCas minas Gerais - Caderno 2
MINAS GERAIS
Diário Oficial dos Poderes do Estado
Criado em 06/11/1891
Governo do Estado de Minas Gerais
Go v e r n a d o r
FERNANDO DAMATA PIMENTEL
Se c r e t á r i o d e eS t a d o d e ca S a civi l
e d e re l a ç õ e S in S t i t u c i o n a i S
MARCO ANTÔNIO DE REZENDE TEIXEIRA
Su b S e c r e t á r i o d e im p r e n S a ofi c i a l
TANCREDO ANTÔNIO NAVES
Su p e r i n t e n d e n t e d e re d a ç ã o e ed i t o r a ç ã o
HenriQue antÔnio GodoY
Su p e r i n t e n d e n t e d e Ge S t ã o d e Se r v i ç o S
GuilHerme macHado Silveira
di r e t o r a d e pr o d u ç ã o d o diá r i o of i c i a l
roSana vaSconcelloS forteS araÚJo
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Publicações: (31)3237-3560 / (31)3237-3479
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18 cm -30 967749 - 1
Empresa: OVERSEAS LOG. AFRET. E SERVIÇOS S/A BH
CNPJ: 01.015.035/0001-67 - Balanço encerrado em: 31/12/2016
Balanço Patrimonial
Descrição Saldo Atual
ATIVO
CIRCULANTE
Disponível .......................................................... 3.840.813,90D
Caixa ................................................................. 4.098,94D
Bancos c/ Movimento ..................................... 1,00D
Aplicações Financeiras ................................... 3.892.366,27D
Cheques em Transito...................................... 55.652,31C
Créditos ........................................................... 946.206,18D
Adiantamentos a Funcionários...................... 11.012,50D
Adiantamento Terceiros/Despesas................. 26.090,00D
Adiantamento a Fornecedores....................... 1.866,68D
Depósitos e Cauções ........................................ 897.597,37D
Créditos Fiscais ............................................... 7.944,84D
Despesas Antecipadas ..................................... 1.694,79D
TOTAL CIRCULANTE ..................................... 4.787.020,08D
NÃO CIRCULANTE
ATIVO PERMANENTE.................................. 290.299,78D
Investimentos/Participações .......................... 16.510,00D
Imobilizado...................................................... 270.537,19D
Intangível ......................................................... 3.252,59D
TOTAL NÃO CIRCULANTE ........................... 290.299,78D
TOTAL ATIVO ................................................... 5.077.319,86D
PASSIVO
CIRCULANTE
Circulante .......................................................... 1.009.203,59C
Fornecedores no País ...................................... 46.122,85C
Obrigações Sociais a Pagar ............................ 84.822,10C
Obrigações Fiscais a Pagar ............................ 219.860,36C
Adiantamento de Cliente ............................... 525.065,00C
Empréstimos e Financiamentos..................... 133.333,28C
TOTAL CIRCULANTE ..................................... 1.009.203,59C
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital Social .................................................... 30.000,00C
Capital Subscrito ............................................. 30.000,00C
Reserva de Capital ............................................ 4.038.116,27C
Reservas de Lucros ......................................... 5.891.269,43C
Reserva Legal .................................................. 36.000,00C
Lucros Distribuídos ........................................ 1.889.153,16D
TOTAL PATRIMÔNIO LÍQUIDO .................. 4.068.116,27C
TOTAL PASSIVO ............................................... 5.077.319,86C
Demonstração do Resultado do Exercício em 31/12/2016
Descrição Saldo Total
Receita Operacional
Receitas ................................................... 0,00
Receita Bruta de Serviços no Exterior . 4.001.746,43
Receita Bruta de Serviços N/País ........... 651.221,91 4.652.968,34
Deduções
Impostos Incidentes s/Vendas e Serviços (123.930,59) (123.930,59)
Lucro Bruto............................................. 4.529.037,75
Despesas com Pessoal
Despesas c/ Pessoal ................................. (772.596,98) (772.596,98)
Despesas Administrativas
Despesas Administrativas........................ (334.489,12)
Serviços Prestados e Assistência Técnica (399.912,96) (734.402,08)
Despesas Tributárias
Despesas Tributárias................................ (39.112,83) (39.112,83)
Despesas Financeiras
Despesas Financeiras............................... (66.942,48) (66.942,48)
Despesas Indedutíveis
Despesas Indedutíveis ............................. (24.774,26) (24.774,26)
Depreciação e Amortização
Depreciação/Amortização ....................... (24.155,51) (24.155,51)
Resultado antes da Receita X Despesas
Financeiras ............................................. 2.867.053,61
Receitas Financeiras
Receitas Financeiras ................................ 500.492,94 500.492,94
Resultado Operacional Líquido ............ 3.367.546,55
Lucro Líq. antes dos Impostos IR e CS 3.367.546,55
Provisões
Provisão ................................................... (20,13)
Provisão para IRPJ/CSLL........................ (652. 410,55) (652.430,68)
Lucro Líquido do Exercício ................... 2.715.115,87
- Do Empresário - Declaro, sob as penas da lei, que as informações
aqui contidas são verdadeiras e me responsabilizo por todas elas.
- Do Profissional da Contabilidade - Declaro, sob as penas da lei, que
as informações aqui contidas refletem a documentação que me foi en-
tregue, que são verdadeiras e me responsabilizo por todas elas.
Marjorie Regina Vaz Lopes - Diretora-CPF: 537.100.536-68;
Mariana de Souza Gontijo - Contadora
Reg. no CRC/MG - MG sob o No. 058929/O3 - CPF: 714.321.836-72
81 cm -30 968011 - 1
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 31 de Dezembro de 2016 (R$)
Reservas de lucros
Capital Incentivos Lucros a Reserva de
Social Estatutária Fiscais Realizar Reavaliação Total
Saldos em 31 de Dezembro de 2014 603.372 204.332 - 1.341.842 - 2.149.546
Resultado do periodo ........................ . . (171.450 ) . (171.450)
Saldos em 31 de Dezembro de 2015 603.372 204.332 - 1.170.392 - 1.978.096
Reavaliação no periodo ................... . . . . 1.222.029 1.222.029
Resultado do periodo ........................ (1.615.875) . (1.615.875)
Saldos em 31 de Dezembro de 2016 603.372 204.332 - (445.483) 1.222.029 1.584.250
As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.
BALANÇO PATRIMONIAL 31 DE DEZEMBRO 2016 31 DEZEMBRO 2015 (R$)
CLIN OFF DO BRASIL S.A. CNPJ N°. 01.313.795/0001-50
Ativo 2016 2015
Circulante
Disponibilidades .............................. 197.162 711.154
Contas a receber de clientes .......... 5.578.447 4.998.354
(-) Ajustes a Valor Presente .......... (109.828)(37.020 )
Estoques ........................................... 1.984.742 4.792.200
Adiantamentos a fornecedores ..... 5.908 724
Impostos a recuperar ..................... 133.887 242.176
Outros créditos ................................ 1.146.098 6.376
Total do ativo circulante............... 8.936.416 10.713.963
Não Circulante ................................
Realizável a longo prazo ................ 1.011.832 1.011.832
Imobilizado ...................................... 6.363.898 4.593.028
Intangível ......................................... 95.264 90.814
Total do ativo não circulante........ 7.470.994 5.695.674
Total do Ativo................................. 16.407.410 16.409.638
Passivo e Patrimônio Líquido 2016 2015
Circulante
Fornecedores ..................................... 3.345.181 4.743.790
(-) Ajustes a Valor Presente ............ (37.131)(46.597)
Empréstimos e financiamentos ....... 3.313.440 5.055.023
Obrigações trabalhistas e sociais .... 167.170 122.862
Obrigações fiscais ............................ 437.638 156.133
Outros débitos de funcionamento ... 31.551 4.944
Total do passivo circulante............. 7.457.849 10.036.154
Não Circulante
Exigível a longo prazo
Empréstimos e financiamentos ....... 5.744.083 3.403.689
Obrigações fiscais ............................ 1.621.228 9 91.698
Total do passivo não circulante...... 7.365.311 4.395.387
Patrimônio Líquido
Capital social ..................................... 603.372 603.372
Reservas de Reavaliação ................. 1.222.029 -
Reserva de lucros ............................. (241.151) 1.374.724
Total do Patrimônio Líquido ........... 1.584.251 1.978.096
Total do Passivo e Patrimônio Líquido 16.407.410 16.409.638
As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.
Demonstração dos Resultados do Exercício 31 de Dezembro
2016 e 31 Dezembro 2015 (R$)
Receita Bruta 2016 2015
Venda de Mercadorias ..................... 40.353.727 37.375.605
40.353.727 37.375.605
(-) Impostos e deduções sobre vendas -9.203.118 -8.226.532
Receita Líquida de Vendas............. 31.150.609 29.149.073
Custo dos produtos vendidos ............ -24.070.165 -22.898.559
Lucro (Prejuízo) Bruto .................. 7.080.445 6.250.514
Receitas (Despesas) Operacionais
Administrativas ................................. -1.847.860 -1.653.027
Comerciais ........................................ -4.203.734 -4.124.316
Outras Receitas ................................. 236.782 1.383.753
Despesas financeiras ........................ -2.881.508 -2.028.372
-8.696.319 -6.421.963
Resultado Operacional.................... -1.615.875 -171.450
Resultado antes do IRPJ e CSSL... -1.615.875 -171.450
(-) Provisão para a contribuição social 00
(-) Provisão para o imposto de renda 00
(-) Dividendos ................................... 0 0
Lucro (Prejuízo) do Exercício ....... -1.615.875 -171.450
Lucro (Prejuízo) por ação do
capital social-R$ ............................. 0 0
Quantidade de Ações ao final
do período ........................................ 603.372 603.372
As notas explicativas são parte integrante das
demonstrações contábeis.
Demonstração dos Fluxos de Caixa para o Exercício findo em
31 de Dezembro 2016 (R$)
2016 2015
A - Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais
Lucro (Prejuízo) do exercício ....... (1.615.875)(171.450)
Ajustes para reconciliar o prejuízo líquido do
exercício com os recursos provenientes de
atividades operacionais:
Depreciação e amortização .......... 151.321 120.517
Ajustes de exercícios anteriores ... - -
(1.464.554)(50.933)
Variações nos Ativos e Passivos
(Aumento) Redução em contas a
receber ........................................... (580.094)(279.697)
(Aumento) Redução em Ajustes
Valor Presente Ativo ..................... 72.808 37.020
(Aumento) Redução em estoques . 2.807.458 (184.368)
(Aumento) Redução em impostos
a recuperar..................................... 108.289 (21.900 )
(Aumento) Redução em outros
créditos ........................................... (1.144.906 )(1.012)
Aumento (Redução) em fornecedores (1.398.610 )619.822
Aumento (Redução) em Ajustes
Valor Presente Passivo ................. 9.466 (46.597 )
Aumento (Redução) em salários e
encargos a pagar ........................... 44.308 (54.140)
Aumento (Redução) em obrigações
fiscais a pagar ................................ 281.505 (63.058)
Aumento (Redução) em outras
contas a pagar ................................ 26.607 (119.065)
Caixa Proveniente das Operações 226.831 (112.996)
B - Fluxo de Caixa das Atividades de Investimentos
Adições ao imobilizado e intangível (75.081 ) (1.671.215)
Caixa gerado pelas atividades de
investimentos................................. (75.081 )(1.671.215)
C - Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamentos
Movimentação líquidas dos empréstimos 798.811 2.083.875
Pagamento de dividendos .............. -
Baixa de Reservas .......................... - -
Parcelamentos Fiscais .................... - -
Credores diversos ........................... - -
Caixa gerado pelas atividades de
financiamentos ............................... 950.561 299.664
Redução de Caixa e Equivalentes
de Caixa ......................................... (513.993) 24 8.731
Caixa e Equivalentes de Caixa
Saldo inicial ..................................... 711.154 462.424
Saldo final ........................................ 197.162 711.154
Variação no exercício ................... (513.993) 248.731
As notas explicativas são parte integrante das
demonstrações contábeis.
Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31 de
Dezembro de 2015 e 2016
1. Contexto Operacional - A Sociedade tem como objeto social a
industrialização e comercialização de fraldas descartáveis, fraldas
de pano, lenços umedecidos para higiene infantil, absorventes
íntimos, proteção mamária e quaisquer outros produtos de higiene
pessoal, cosméticos e outras atividades correlatas, podendo também
importar, exportar, efetuar atividades de transporte e participar do
capital e da administração de outras sociedades. 2. Apresentação
das Deomnstrações Financeiras - As demonstrações financeiras
foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no
Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os
pronunciamentos, as orientações e as interpretações emitidas pelo
Comitê de Pronunciamentos Contábeis e as normas emitidas pela
Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Lei nº 11.638/07 e a lei
11.941/09 modificam a Lei nº 6.404/76 em aspectos relativos à
elaboração e divulgação das demonstrações financeiras. Todos os
valores apresentados nestas demonstrações contábeis estão
expressos em reais. 3. Resumo das Principais Práticas Contábeis
- a) Disponibilidades - As disponibilidades da sociedade são mantidas
em instituições financeiras de reconhecida liquidez, o que minimiza
riscos de realização desses valores. Abrangem numerários em
espécie e contas bancárias disponíveis. b) Contas a Receber de
Clientes - As contas a receber de Clientes são registradas pelo valor
faturado, ajustado ao valor presente quando aplicável. Uma provisão
para redução ao valor recuperável é estabelecida quando há
evidência objetiva de que a Sociedade não irá arrecadar todos os
valores devidos de acordo com os termos originais das contas a
receber. O principal fator de risco de mercado que afeta o negócio
da sociedade é o risco de crédito, que já se encontra devidamente
provisionado e/ou baixado. c) Estoques - Os estoques estão avaliados
pelo custo médio (CPC 16). d) Impostos a Recuperar - Os impostos
a recuperar são compostos de créditos apurados nas operações
fiscais e mercantis, podendo ser compensado com tributos da mesma
natureza. e) Imobilizado - O Ativo Imobilizado está demonstrado
pelo custo de aquisição, deduzido da depreciação acumulada . As
despesas de depreciação encontram-se devidamente apropriadas
ao resultado do exercício pelo método linear. Conforme Deliberação
CVM 527/07, que aprovou o Pronunciamento CPC 01 emitido pelo
Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a Companhia monitora e
avalia se há indicações de que os ativos possam ter sofrido alguma
desvalorização. Entretanto, não foram registradas provisões para
redução ao valor recuperável sobre o imobilizado, pelo contrário os
Galpões Industriais e o Prédio de escritórios tiveram seu valor
ajustado em R$ 1.851.559,42 ( um milhão oitocentos e cinquenta e
um mil quinhentos e cinquenta e nove reais e quarenta e dois
centavos) conforme Laudo de Reavaliação. f) Intangível - Os ativos
intangíveis reconhecidos antes da adoção inicial da Lei nº 11.638/
07 e nº 11.941/09, e que atendem os requisitos específicos do
Pronunciamento Técnico - CPC 04 - Ativo Intangível, aprovado
pela Deliberação CVM 553, foram reclassificados do grupo de
contas do Ativo Imobilizado para o grupo específico de contas do
Ativo Intangível, que compreende direitos de uso de software
devidamente amortizado. g) Passivo Circulante e Não-Circulante
- O Passivo Circulante e Não Circulante são demonstrados pelos
valores conhecidos ou calculáveis acrescidos quando aplicável, dos
correspondentes encargos, variações monetárias incorridas até a
data do Balanço Patrimonial. Quando aplicável o Passivo Circulante
e Não Circulante são registrados pelo valor presente, transação a
transação, com base em taxas de juros que refletem o prazo, a
moeda e o risco de cada transação. A contrapartida dos ajustes a
valor presente é contabilizada contra as contas de resultado que
deram origem ao referido passivo. A diferença entre o valor presente
de uma transação e o valor de face do passivo é apropriada ao
resultado ao longo do prazo do contrato com base no método do
custo amortizado e da taxa de juros efetiva. h) Fornecedores - São
registrados com base nos valores dos documentos fiscais, líquidos
dos tributos retidos na fonte quando devidos, ajustados a valor
presente quando aplicável. i) Empréstimos e Financiamentos - Estão
atualizados pelas variações monetárias e juros incorridos até a data
do encerramento do exercício. Os custos de transação incorridos
registrados, são mensurados ao custo amortizado e reconhecidos
no resultado utilizando o método de taxa de juros efetiva. j) Imposto
de renda e contribuição social - O Imposto de Renda é calculado
com base nas alíquotas de 15%, acrescida do adicional de 10%
sobre o lucro tributável excedente de R$ 240 mil, e a Contribuição
Social com base na alíquota de 9% sobre o lucro tributável. j)
Provisão para Contingências - A Companhia vem discutindo
questões em ações cíveis e tributárias tanto na esfera administrativa
como na judicial, as quais, quando aplicável, são amparadas por
depósitos judiciais. As provisões para contingências são constituídas
mediante avaliações de seus riscos e quantificadas com base em
fundamentos econômicos e pareceres jurídicos sobre os processos,
cujo montante em dezembro de 2016 é de R$ 992 mil. k) Apuração
do resultado - As receitas e despesas são reconhecidas e apropriadas
segundo o regime contábil de competência, de acordo com a legislação
vigente. l) Estimativas contábeis - A elaboração de Demonstrações
Contábeis foram elaboradas de acordo com as normas contábeis
adotadas no Brasil e no Exterior, e requer que a Administração use
de julgamentos na determinação e no registro de estimativas
contábeis. Ativos e Passivos sujeitos a estimativas e premissas incluem
valor residual do Ativo Imobilizado, Provisão para Redução ao Valor
Recuperável, Provisão para Devedores Duvidosos, Provisão para
Desvalorização de Estoques, Imposto de Renda Diferido, Provisão
para Contingências e Mensuração de Instrumentos Financeiros. A
liquidação das transações envolvendo essas estimativas poderá
resultar em valores diferentes dos estimados em razão de imprecisões
inerentes ao processo da sua determinação. A Companhia revisa as
estimativas e as premissas anualmente. 4. Disponibilidades
Descrição 2016 2015
Caixa .................................................. 300 99
Banco do Brasil S/A .......................... 179.729 186.547
Banco Santander S/A ........................ 1.057 2.233
Bradesco ............................................ 856 3.307
Banco Itaú S/A .................................. 1,276 162.631
Sicoob ................................................ 10.944 356.337
Total .................................... 194.162 711.154
5. Contas a Receber de Clientes
Descrição 2016 2015
Duplicatas a Receber ....................... 5.578.447 4.998.354
(-) Ajuste a Valor Presente ............. (109.828 ) (37.020)
Total .................................... 5.468.619 4.961.334
6. Estoques
Descrição 2016 2015
Produtos Acabados ........................... 273.844 1.986.718
Mercadorias para Revenda ............. 115.363 66.574
Matéria Prima e Embalagens ......... 1.595.535 2.738.908
Total .................................... 1.984.742 4.792.200
7. Impostos a Recuperar
Descrição 2016 2015
IPI a recuperar................................. 98.861 185.779
Outros ................................................ 35.026 56.397
Total .................................... 133.887 242.176
8. Realizável a Longo Prazo
Descrição 2016 2015
Depósitos e cauções ......................... 1.011.832 1.011.832
Total .................................... 1.011.832 1.011.832
9. Imobilizado
Descrição 2016 2015
Máquinas e Equipamentos ............... 4.849.528 4.846.834
Móveis e Utensílios ........................... 46.203 42.815
Veículos e Acessórios ....................... 215.371 205.084
Outros ................................................ 5.542.038 3.644.628
(-) Depreciação Acumulada........... (4.193.978 ) (4.055.519)
Total .................................... 6.459.162 4.683.842
10. Fornecedores
Descrição 2016 2015
Fornecedores de Mercadorias ......... 2.933.925 4.389.302
Fornecedores de Consumo .............. 122.446 129.638
Fornecedores de Serviços ................ 288.810 224.850
(-) Ajuste a Valor Presente ............. (37.131 ) (46.597)
Total .................................... 3.308.050 4.697.193
11. Empréstimos e Financiamentos
Descrição 2016 2015
Banco do Brasil S/A .......................... 498.618 1.303.265
Banco Santander S/A ........................ 1.723.538 1.022.316
Bradesco - Financiamento Imobilizado 2.177 7.619
Banco do Brasil - Finame ................ 22.044 20.566
Banco Itaú S/A .................................. 793.939 714.471
Sicoob ................................................ 0 1.489.896
Santander - Finame .......................... 106.457 496.890
Banco BDMG .................................... 366.667 0
Total .................................... 3.513.440 5.055.023
12. Obrigações Fiscais e Sociais
Descrição 2016 2015
Contribuições Sociais e Trabalhistas 167.170 122.862
Tributos a Pagar ............................... 437.638 156.133
Total .................................... 604.808 278.995
13. Outros Débitos de Funcionamento
Descrição 2016 2015
Outros ................................................ 31.551 4.944
Total .................................... 31.551 4.944
14. Credores Diversos
Descrição 2015 2014
Outros ................................................ 991.698 991.698
Total .................................... 991.698 991.698
15. Capital Social - O Capital Social subscrito no valor de R$
603.372,00 (seiscentos e três mil, trezentos setenta e dois reais) está
totalmente integralizado,controlado integralmente por investidores
brasileiros, e é representado por ações no valor de R$1,00 (um real)
cada. 16. Cobertura de Seguros - As coberturas foram contratadas
por montantes considerados suficientes pela administração para
cobrir eventuais sinistros, considerando a natureza da sua atividade,
os riscos envolvendo suas operações e a orientação de seus consultores
de seguros. As principais coberturas de seguros podem ser assim
resumidas:
Cobertura Limite Máximo
Vida em grupo 50.000,00
Seguro Empresarial - Cobertura - Incêndio,raio, explosão, R.C geral,
danos elétricos, perda de lucro bruto, All risks, vendaval, fumaça,
equipamentos móveis, valores no interior do estabelecimento, vidros,
roubo/furto qualificado de bens e mercadorias, guarda de veículos
de te rce iro s - c omp reen siv a 22 .00 0.0 00, 00
Veículos 200.000,00
17. Instrumentos Financeiros - A Instrução CVM nº. 235, de 23 de
março de 1995 determinou a divulgação em Notas Explicativas às
demonstrações contábeis, do valor de mercado dos instrumentos
financeiros, reconhecidos ou não nessas demonstrações. O principal
fator de risco de mercado que afeta o negócio da sociedade é o risco
de crédito, que já se encontra devidamente provisionado e/ou baixado.
Oliveira (MG), 31 de dezembro de 2016.
Diretoria: Carlos Rogério Campos Lima
Diretor Presidente.
Rodolfo Edgardo Campora
Diretor Vice-Presidente.
Responsável Técnico: Sandro Dutra Lopes - CRC/MG 48.481.
PARECER DE AUDITORIA
Aos Acionistas da
Clin Off do Brasil S.A., inscrita no CNPJ/MF sob o no. 01.313.795/
0001-50, estabelecida na cidade de Oliveira, Estado de Minas
Gerais, na Avenida Ramiro Patrício, 30 - Distrito Industrial, na
cidade de Oliveira, Estado de Minas Gerais. (1) Examinamos os
balanços patrimoniais da Clin Off do Brasil S.A, levantados em 31
de Dezembro 2016, e as respectivas demonstrações de resultados,
lucros ou prejuízo, das mutações do patrimônio líquido, fluxo de
caixa, aos exercícios findos na devida data, elaborado sob a
responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é
expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis. (2)
Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de
auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos,
considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o
sistema contábil e de controles internos da empresa; (b) a constatação,
com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os
valores e as informações contábeis divulgados; e (c) a avaliação das
práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas
pela administração da companhia, bem como da apresentação das
demonstrações contábeis tomadas em conjunto. (3) Em nossa
opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam
adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição
patrimonial e financeira de Clin Off do Brasil S.A, 31 de dezembro
de 2015 e 2016, o resultado de suas operações, as mutações de seu
patrimônio líquido e a demonstração do fluxo de caixa referentes
aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com os princípios
fundamentais de contabilidade.
Oliveira,MG, 24 de Maio de 2017.
IDEA Consultoria Auditoria Ltda
CRC-MG 012272/O-1
Maxwell Sathler Rocha
Auditor-Contador-CRC-MG 69.741/O-1
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DIVINÓPOLIS – MG
Aviso de Licitação -Pregão Presencial nº56/2017 - P.A.L. nº110/2017.
O Fundo Municipal de Saúde de Divinópolis - MG - através da comis-
são de Pregão, legalmente constituída pelo Decreto nº12.397 de
12/01/2017, torna público estar realizando licitação sob a modalidade
Pregão Presencial do tipo menor preço através do maior percentual de
desconto, a contratação de empresa especializada para prestação de ser-
viços de diagnóstico laboratoriais de análise clínica, anatomia patoló-
gica, e citopatologia aos usuários dos SUS do município de Divinópo-
lis, no dia 14 ( quatorze) de junho de 2017, às 13h30 (treze e trinta),
na sala de Licitações da Semusa, na Rua Minas Gerais, nº 900 - centro.
O edital está à disposição dos interessados no site: www.divinopolis.
mg.gov.br editais. Informações complementares poderão ser obtidas
através dos telefones: (037) 3229-6826 . Divinópolis, 30 de maio de
2017. Simone de Freitas Guimarães Dias– Pregoeira .
4 cm -30 967951 - 1
PAMPAS PARTICIPAÇÕES S/A
CNPJ/MF Nº 19.891.948/0001-02 – NIRE Nº 31300107191
Companhia Fechada
ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA
REALIZADA NO DIA 8 DE MAIO DE 2017.
DATA, HORA, LOCAL: Aos 8 (oito) dias do mês de maio de 2017, às
8h (oito horas), na sede administrativa, localizada em Belo Horizonte
- MG, na Av. do Contorno, nº 8.279, 4º andar, sala 02-A, Gutierrez,
CEP 30110-059. PRESENÇAS: Diretores Luiz Otávio Mourão e Pedro
Berto da Silva. DELIBERAÇÃO: aprovada a mudança de endereço
da sede administrativa da Companhia para Av. do Contorno, nº 8.279,
sala 300-B1, Gutierrez, Belo Horizonte - MG, CEP 30110-059. Nada
mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião da qual se lavrou esta ata
que, lida e aprovada, vai assinada pelos presentes. ASSINATURAS:
Luiz Otávio Mourão e Pedro Berto da Silva. A presente ata confere
com a original lavrada no livro próprio. PEDRO BERTO DA SILVA
– DIRETOR. Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – Certico
registro sob o nº 6282176 em 23/05/2017 da Empresa PAMPAS PAR-
TICIPAÇÕES S/A, NIRE 3130010719-1 e protocolo 17/258.945-2 -
18/05/2017. (a) Marinely de Paula Bomm – Secretária Geral.
5 cm -29 967254 - 1
SAAE-SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
DE GOVERNADOR VALADARES/MG
EDITAL PROCESSO LICITATÓRIO Nº 046/2017
TOMADA DE PREÇOS Nº 002/2017
O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de
Governador Valadares, torna público que fará realizar o Processo Lici-
tatório nº 046/2017, na modalidade de Tomada de Preços nº 002/2017
- tipo menor preço global, que tem por objeto a contratação contra-
tação de empresa para serviço DE PEQUENAS MANUTENÇÕES
NAS ÁREAS DAS ETA’S, RESERVATÓRIOS, BOOSTERS E
ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUA TRATADA (EETA), COM-
PREENDENDO ALVENARIA, PARTE ESTRUTURAL, DEMOLI-
ÇÃO, PINTURA, ACABAMENTOS, REFORMAS E SERVIÇOS
COMPLEMENTARES.
O Edital encontra-se disponível no site: www.saaegoval.com.br,
podendo ser obtido também através do email licitacao@saaegoval.
com.br.
O início de julgamento dar-se-á às 09h00min do dia 19 de junho de
2017.
Governador Valadares, 30 de maio de 2017. (a): Alcyr Nascimento
Júnior - Diretor Geral do SAAE.
5 cm -30 967735 - 1

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