Diário dos Municípios Mineiros – Ministério Público, 05-07-2013

Data de publicação05 Julho 2013
SeçãoDiário dos Municípios Mineiros
MINAS GERAIS DIÁRIO OFICIAL
DOS PODERES
DO ESTADO
Caderno 3 PubliCações de TerCeiros
CIRCULA EM TODOS OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO ESTADO ANO 121 – Nº 123 – 12 PÁGINAS BELO HORIZONTE, sExTA-fEIRA, 05 dE JuLHO dE 2013
VENdA AVuLsA: CAdERNO I: R$1,00 • CAdERNO II: R$0,50 • CAdERNO III: R$1,00 www.iof.mg.gov.br
SUMÁRIO
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS ......................................................1
Entidades de Direito Público ..............................................................1
Particulares e Pessoas Físicas ..............................................................2
Câmaras e Prefeituras do Interior ...........................................................5
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS
Entidades de
Direito Público
Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Superintendência Regional de
Trens Urbanos de Belo Horizonte - Aviso de Licitação – Tomada de Pre-
ços Nº 003-2013/GOLIC/CBTU-STU/BH - Objeto: Contratação de ser-
viços de engenharia para a manutenção da pavimentação e drenagem da
via de acesso “A” do PSG, do pátio do Almoxarifado, do Estacionamento
da Torre de Controle e os serviços de manutenção das travessias elevadas
tipo “Trafc Calming” nas vias internas do Complexo de Manutenção do
Pátio São Gabriel da CBTU/STU-BH, Conforme especicado no Projeto
Básico.. - Data de abertura dos envelopes: 30 de julho de 2013, às 09:00
horas. – Data limite para cadastramento: 25 de julho de 2013 - Edital à
disposição para consultas, na Gerência Operacional - Licitação e Compras
- GOLIC, na Rua Januária, 181 – 4º andar, Bairro Floresta - Belo Hori-
zonte/MG, nos horários de 09:00 às 11:00 e 14:00 às 17:00 horas e poderá
ser adquirido ao custo de R$0,15 (Quinze centavos) a folha ou gratuita-
mente com a apresentação de 1 (um) CD-R, ou ainda, pelo e-mail:cplbh@
cbtu.gov.br. A licitação será realizada no endereço acima. Outras informa-
ções: telefone nº (31) 3250-4048. Comissão de Licitação.
4 cm -04 439124 - 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Edital dos Programas do Concurso Vestibular 2014
A Universidade Federal de Minas Gerais torna público,
pelo presente Edital, que são os seguintes os Programas sobre os quais
versarão as provas de Habilidades do Concurso 2014, para os cursos
de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação
e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de
Moda, Música, Teatro.
ATUAÇÃO
A Prova de Atuação tem por objetivo avaliar o candidato quanto à:
1) Habilidade de desempenho em partitura corporal e vocal.
2) Capacidade rítmica e de anação em partitura corporal e vocal.
3) Capacidade mnemônica e criativa aplicada às partituras.
4) Perícia na articulação dos elementos necessários na apresentação de
cena teatral.
5) Destreza na manipulação de objetos cênicos.
6) Capacidade de manutenção de atenção e concentração nas partituras
de exercícios corporais, vocais e de improvisação.
PROGRAMA
1) Ação Física.
2) Ação Verbal.
3) Articulação dos elementos técnicos da cena.
4) Percepção Musical – Anação e Ritmo.
AUDIÇÃO DIDÁTICA COLETIVA
A Prova de Audição Didática Coletiva tem por objetivo avaliar o can-
didato quanto à:
1) Habilidade de desempenho em exercícios corporais e vocais.
2) Capacidade motora em exercícios corporais e vocais.
3) Capacidade rítmica e de anação em exercícios corporais e vocais.
4) Capacidade mnemônica e criativa aplicada aos exercícios.
5) Capacidade de ação e reação a partir de estímulos internos (do pró-
prio candidato) e externos (ações do companheiro de cena e instruções
do aplicador da questão) na construção da cena improvisada.
6) Capacidade de manutenção de atenção e concentração nos exercícios
corporais, vocais e de improvisação.
PROGRAMA
1) Exercícios práticos corporais relativos a:
a) Alongamento e tonicidade muscular.
b) Flexibilidade articular.
c) Equilíbrio.
d) Saltos.
e) Rolamentos.
f) Ações corporais.
2) Exercícios práticos vocais relativos a:
a) Timbre, Entonação e Intensidade.
b) Dicção da fala e do canto.
c) Percepção musical – anação e ritmo.
d) Expressividade musical.
e) Ações vocais associadas ao movimento corporal.
3) Exercícios de improvisação relativos a:
a) Manejo físico de objetos imaginários.
b) Escuta cênica.
c) Aceitação e adaptação.
HABILIDADE CORPORAL DE DANÇA
A PROVA HABILIDADE CORPORAL DE DANÇA terá por objetivo
avaliar o candidato quanto a:
1) Orientação espacial.
2) Ritmo.
3) Controle postural.
4) Equilíbrio.
5) Flexibilidade e alongamento.
6) Coordenação motora.
7) Precisão e capacidade de reação.
8) Capacidade mnemônica.
9) Expressividade
10) Capacidade de manutenção de atenção e concentração nos exer-
cícios realizados.
PROGRAMA
a) Alongamento e tonicidade muscular.
b) Coordenação motora.
c) Flexibilidade articular.
d) Equilíbrio.
e) Saltos.
f) Rolamentos.
g) Giros.
h) Improvisação.
i) Rítmica corporal.
PERCEPÇÃO VISUAL
1. Observação de um modelo exposto.
2. Representação do modelo na bidimensionalidade e na
tridimensionalide.
3. Domínio de recursos técnicos lápis preto e lápis de cor, caneta, cola-
gem, modelagem e outros.
4. Representação de texturas e materiais cerâmica, vidro, madeira,
metal, tecido, água e outros.
5. Percepção das estruturas volume, proporção, luz e sombra.
6. Interpretação e entendimento da forma no espaço.
7. Composição.
8. Equilíbrio, ritmo e movimento.
9. Noções básicas de cor primária secundária e terciária.
10. Criação e expressão de ideias.
11. Interpretação e análise de imagens.
12. Compreensão análise e síntese, por meio de interpretação, modica-
ção ou complementação de imagens ou textos.
13. Criação e ou representação do movimento sequencial.
14. Descrição e análise de imagens de obras de arte.
PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA O CANDIDATO DEVE LEVAR
APENAS: BORRACHA; CANETA ESFEROGRÁFICA ESCRITA
FINA (COR PRETA); LÁPIS NAS CORES VERMELHO, AZUL E
AMARELO; LÁPIS PRETO 2B; TESOURA COM PONTA ARRE-
DONDADA E COLA.
Será feita uma avaliação da capacidade de observação, do mínimo
de recursos especícos para representação de modelos, estruturas,
volume, cor, luz, sombra, texturas e materiais, representação da forma
no espaço, perspectiva, a coerência entre o trabalho elaborado e o enun-
ciado da questão proposta, a criação e a argumentação visual.
PRÁTICA DE MÚSICA
A prova avalia a desenvoltura técnica e musical do
candidato no instrumento escolhido com base nos
seguintes critérios gerais e especícos de cada habi-
litação: Realização da partitura (Notas e ritmos;
Dinâmica e agógica; Fraseado e articulação; Pronún-
cia do texto literário), Desempenho técnico (Nível de
prociência técnica; Postura; Anação; Respira-
ção; Emissão vocal; Dicção; Golpes de arco; Vibrato;
Sonoridade), Interpretação
(Compreensão do texto musical; Com-
preensão estilística da obra;
Expressividade; Compreensão do texto
literário; Fraseado e articulação; Dinâmica; Ritmo, pulsação e
agó-
gica - controle, precisão e exibilidade, Criação do arranjo (Ori-
ginalidade; Coerência estilística;
Concepção estrutural, timbrística e
textural).
A Prova Prática de Música tem programa diferenciado para cada uma
das Habilitações do Bacharelado conforme as especicações que se
encontram abaixo, após as observações gerais.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
1. Todas as partituras indicadas nos programas encon-
tram-se à disposição dos candidatos na Biblioteca da
Escola de Música da UFMG.
2. Estarão à disposição dos candidatos para a realização da prova
Prática os seguintes equipamentos/
instrumentos: a) equipamentos:
amplicador para baixo
e guitarra, sistema de som para ligar microfone e equipamentos
de
reprodução de mídia (cd, mp3 player); b) instrumentos:
contrabaixo, harpa, piano e
percussão (caixa clara, vibrafone, marimba,
xilofone, quatro tímpanos, bateria completa, jogo de quatro ton-tons,
congas, bongôs, pratos, gongos e bombo sinfônico).
3. As provas dos instrumentos deverão ser exe-
cutadas SOLO, ou seja, sem acompanhamento
instrumental. Apenas os candidatos às habili-
tações Música Popular, Musicoterapia, Canto,
Regência e Composição que escolherem Canto para rea-
lizar a prova prática,
poderão ter um acompanhador. Para
tanto, o candidato deverá providenciar seu próprio e único
acompanhador que não poderá ser membro do qua-
dro de funcionários da Escola de Música da
UFMG, nem membro das Bancas de Avalia-
ção do Vestibular e nem outro candidato ao Vestibular
para o curso de Música. No dia da prova, cada acom-
panhador poderá entrar no prédio da Escola de
Música juntamente com o candidato que irá acom-
panhar. Os acompanhadores devem ser cadastrados
previamente para facilitar o controle de acesso ao local da prova.
4. Os candidatos à Música Popular e Musicoterapia poderão tam-
bém usar playbacks de
acompanhamento na prova de instrumento. O
candidato deverá trazer o playback em CD ou pen drive,
codicados em
CD - áudio ou em MP3. No momento da prova serão oferecidos os
equipamentos de
reprodução e amplicação.
5. A peça de livre escolha do candidato, quando pre-
vista no programa e solicitada na prova, poderá ser
interrompida pela Banca Avaliadora após três minu-
tos de execução. Em nenhuma hipótese, a peça de
livre escolha poderá coincidir com as que já se encontram listadas nos
Programas.
1) Habilitação em CANTO
1. Uma ária de ópera do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, à
escolha do candidato.
2. Uma das obras especicadas abaixo, à escolha do candidato:
SCHUBERT, Franz. Der Leiermann, op. 89, n.24 (Poema de Wil-
helm Müller)
SCHUBERT, Franz. Der Lindenbaum, op. 89, no. 5 (Poema de
Wilhelm Müller)
SCHUBERT, Franz. Das Wandern, op. 25, no. 1 (Poema de Wilhelm
Müller)
3. Uma das obras especicadas abaixo, à escolha do candidato:
CACCINI, Giulio. Amarilli, mia bella
CALDARA, Antonio. Selve amiche
BONONCINI, Giovanni. Per la gloria d’adorarvi
4. Uma das obras especicadas abaixo, à escolha do candidato:
HENRIQUE, Waldemar. Acalanto (Poema de Ruy Paratininga
Barata)
NEPOMUCENO, Alberto. Cantilena (Poema de Coelho Neto)
FERNANDEZ, Oscar Lorenzo. Madrigal (Poema de Octavio
Kelly)
5. Uma das obras especicadas abaixo, à escolha do candidato:
FAURÉ, Gabriel. En Prière (Poema de Stéphan Bordèse)
FAURÉ, Gabriel. Nocturne – op. 43 no. 2 (Poema de Comte
de L’isle-Adam)
FAURÈ, Gabriel. Mai – op. 1 no. 2 (Poema de Victor Hugo)
6. Leitura a primeira vista.
Observação:
As obras indicadas no programa, exceto a ária de W. A. Mozart
podem ser transpostas para a tonalidade mais adequada à tessitura vocal
do candidato.
2) Habilitação em CLARINETA
1. BAERMANN, C. Adagio para clarineta e piano.
2. DEBUSSY, C. Petite Pièce para clarineta e piano.
3. GADE, N. Fantasia para clarineta e piano no2.
4. LACERDA, O. Melodia para clarineta solo.
5. RIOTTE, Ph. J. Concerto para clarineta e orquestra em si bemol maior
(1º Mov.)
6. ROSE, C. Estudo n. 6 (da série “32 estudos”)
7. SAINT-SAENS, C. Sonata para clarineta e piano op. 167 (1º. Mov.).
8. STRAVINSKY, I. Peça para clarineta solo no 1 (da obra “3 peças
para clarineta solo”).
9. UHL, A. Estudo no2 (da série “48 estudos”)
10.WEBER, C. M. Concertino para clarineta e orquestra
11. Leitura a primeira vista.
3) Habilitação em COMPOSIÇÃO
1. Variação e Análise
O candidato deverá escrever uma variação sobre peça ou trecho musical
que lhe será apresentado em gravação e/ou em partitura e deverá tam-
bém redigir um texto analítico que contemple a organização e as rela-
ções estruturais da peça ou do trecho musical apresentado e da varia-
ção composta.
2. Execução Instrumental
Peça de livre escolha do candidato (não serão aceitas obras de auto-
ria própria), a ser executada em qualquer instrumento/canto (vericar
Observações Gerais nº 2 e 3).
Observações especícas para a prova de Composição:
- A parte escrita da prova terá duração máxima de três horas.
- Para a realização da parte escrita da prova, o candidato terá
à disposição um teclado ou piano
eletrônico.
- Não será permitida a utilização de outro instrumento.
4) Habilitação em CONTRABAIXO
1. ANÔNIMO DE SALVADOR: Ária da cantata Herói Egrégio (Ed.
Fausto Borém)
2. D. DRAGONETTI: Valsa N.1 para contrabaixo solo
3. K. D. DITTERSDORF: Mov.3 do Concerto para Contrabaixo em Ré
Maior
4. L. VAN BEETHOVEN: Scherzo da Sinfonia N.5
5. G. BOTTESINI: Elegia em Dó Maior
6. G. VERDI: Solo da morte de Desdêmona do IV Mov. da ópera Otello
7. FRANK PROTO: Mov.2 da Sonata 1963
8. E. VILLANI-CÔRTES: Choron
9. Leitura a primeira vista.
5) Habilitação em FAGOTE
1. BACH, J.S. Bourrée I (Solos for the Basson Player. Editor: Sol Scho-
enbach. Editora: G.Schirmer).
2. MILDE, L. Estudo nº 1, do livro ―25 Estudos em Escalas e Arpejos
(Editor Simon Kovar, Editora: International Music Company).
3. WEISSENBORN, J. Estudos nº 1 e nº 2 - dos ―50 Estudos para
Fagote, op. 8, vol. II. (Editor Carl Fischer, Editora: International Music
Company).
4. Escala diatônica maior ou menor abrangendo todos os registros
do instrumento, à escolha do
candidato.
5. Peça de livre escolha do candidato.
6. Leitura a primeira vista.
6) Habilitação em FLAUTA
1. ANDERSEN, J. Estudos Op. 15, nº1 e nº 2; Op. 33, nº 1 e nº 2.
2. BACH, J. S. Siciliana da Sonata em Mi bemol maior.
3. CORRÊA, S. V. Desolação.
4. FAURÉ, G. Siciliene.
5. LACERDA, O. Poemeto.
6. TAFFANEL & GAUBERT. Estudo EP 4.
7. Leitura a primeira vista.
7) Habilitação em HARPA
1. BACH, J.S./GRANDJANY, M. 12 Études for Harp (qualquer um, à
escolha do candidato).
2. POZZOLI, E. Estudo nº 22 da coletânea “Studi di Media Difcoltà”.
3. TCHAIKOVSKY, P. Cadência de Harpa do Lago dos Cisnes.
4. Peça de livre escolha do candidato.
5. Leitura a primeira vista.
8) Habilitação em MÚSICA POPULAR
OBSERVAÇÕES GERAIS:
1. A Prova está destinada aos candidatos dos seguin-
tes instrumentos: Contrabaixo, Guitarra/Violão,
Piano, Bateria/percussão, Saxofone, Flauta e Canto.
2. Para a realização da Prova Prática de Música, estarão à disposição
dos candidatos os seguintes instrumentos: contrabaixo, piano e os
seguintes instrumentos de percussão:
caixa-clara, vibrafone, marimba,
xilofone, bateria completa, congas além de amplicadores de baixo, gui-
tarra, teclados e um sistema de som para ligar microfone e equipamentos
de reprodução de mídia (cd, mp3 player).
3. A apresentação de qualquer peça prevista no programa, e solicitada
na prova, não deverá ultrapassar 3(três) minutos de execução.
PROGRAMA DA PROVA
A prova constará de 4 itens.
1. Devem ser preparadas as oito músicas abaixo relacionadas, observan-
do-se a precisão rítmica e melódica; domínio da forma e estrutura har-
mônica; interpretação e improvisação/variação. O candidato executará
somente as músicas que estiverem indicadas na prova.
- Viola Violar (Milton Nascimento)
- Insensatez. (Tom Jobim)
- Começar de Novo (Ivan Lins)
- Flor de Lis (Djavan)
- Overjoyed (Stevie Wonder)
- Child is Born (Thad Jones e Mel Lewis)
- Carinhoso (Pixinguinha)
- Amazonas (João Donato)
(Obs: para os candidatos de canto: cantar a melodia quando a
música não tiver letra)
2. Deve ser preparada uma música de livre escolha que não per-
tença à lista acima.
3. Leitura no instrumento escolhido do candidato de um tema musi-
cal a ser apresentado na prova.
4. Avaliação de habilidade técnica no instrumento:
- Para os candidatos de bateria/percussão:
Escolher e apresentar uma peça do livro de John Prett: “14
Modern contest solos for snare drums”.
- Para os candidatos de piano:
Executar escalas maiores (dó, fá, si bemol, mi bemol, sol, ré), escalas
menores harmônicas (lá, ré, sol, dó, sí, fa) em mm=100, colcheias, mãos
juntas, 2 oitavas (ascendente e descendente), arpejos maiores em tríades
(dó, ré, sí bemol) em mm=60, tercinas, mãos juntas, 3 oitavas (ascen-
dente e descendente).
- Para os candidatos de sopro, guitarra/violão e contrabaixo:
Escalas maiores (dó, fá, si bemol, mi bemol, sol, ré), escalas menores
harmônicas (lá, ré, sol, dó, sí) em mm=100, colcheias, 2 oitavas (ascen-
dente e descendente), arpejos maiores em tríades (dó, ré, sí, bemol) em
mm=60, tercinas, 3 oitavas (ascendente e descendente).
- Para os candidatos de canto:
Escalas maiores, suas relativas menores harmônicas e seus respectivos
arpejos em três tonalidades a escolha do candidato, de acordo com sua
extensão vocal.
9) Habilitação em MUSICOTERAPIA
A prova pretende avaliar o candidato em sua expressividade, habilida-
des técnicas musicais e habilidades de interação musical.
A prova será divida em três partes, sendo as duas primeiras individu-
ais e a segunda em grupo.
Primeira parte: o candidato deverá tocar/ou cantar uma música de
livre escolha.
Segunda parte: o candidato deverá tocar e/ou cantar uma das músicas
listadas abaixo, que virá indicada na Prova Prática.
- Dedicado a você - Dominguinhos e Nando Cordel
- Que maravilha - Jorge Benjor
- Tempo de Estio - Caetano Veloso
- A Violeira - Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque
- Se é tarde me perdoa - Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli
Terceira parte
: Improvisação em grupo – os candidatos deverão rea-
lizar uma improvisação coletiva sobre um tema dado pelos avaliadores
no momento da prova prática, utilizando instrumentos de percussão,
voz e/ou percussão corporal. Os instrumentos de percussão estarão dis-
poníveis na sala de realização da prova. O tema para a improvisação
musical estará denido na prova, sendo escolhido dentre os seguintes:
- Uma improvisação rítmica e melódica com variação de
andamento
- Uma improvisação rítmica e melódica com grandes alterações
na dinâmica
- Uma improvisação rítmica em um gênero musical a ser escolhido
dentre samba, baião e pop/rock.
10) Habilitação em OBOÉ
1. FERLING, F. W. Estudo Op. 31, nº 1 ao 5. (―48 Estudos para
Oboé. Universal Edition).
2. HANDEL, G. F. Sonata no1 em Dó menor, Op. 1, nº 8 (―The Three
Authentic Sonatas, Londres: Ed. Nova Music).
3. LACERDA, O. Seresta para Oboé e Piano. Ed. Ricordi Brasileira.
4. Leitura à primeira vista.
11) Habilitação em PERCUSSÃO
1. Leitura a primeira vista na caixa clara;
2. Uma peça, à escolha do candidato, de cada um dos seguin-
tes livros: FIRTH, Vic. The solo Snare Drummer (Advance Etudes and
Duets) PRATT, John. 14 Modern Contest Solos
3. Uma peça de livre escolha para teclados de percussão - vibrafone,
marimba ou xilofone
4. Um dos seguintes itens (à escolha do candidato):
a) Uma peça para percussão múltipla;
b) Uma peça para tímpano;
c) Execução, em bateria, de ritmos de samba, jazz,
funk e baião, com inclusão de momentos de
improvisação em cada
um dos ritmos;
d) Execução de quatro diferentes ritmos brasilei-
ros em instrumentos de percussão - entre outros,
pandeiro e congas
-, com inclusão de momentos de improvisação em cada um dos ritmos.
Observação especíca para a prova de Percussão:
Cada candidato terá, no máximo, 20 minutos para a realização da prova,
após um período de tolerância de 10 minutos para montar e arrumar os
instrumentos necessários para a execução.
12) Habilitação em PIANO
1. BACH, J. S. Invenção a 2 ou 3 vozes, à escolha do candidato.
2. Movimento vivo de Sonata ou Sonatina, entre F. KUHLAU,
W.A MOZART, L. V.BEETHOVEN, A.DIABELLI, M. CLEMENTI
ou J. HAYDN.
3. Peça romântica, entre F. LISZT, F. CHOPIN, R. SCHUMANN,
J. BRAHMS, F. MENDELSSOHN ou E. GRIEG.
4. Peça brasileira, entre H. OSWALD, L. FERNANDEZ, H.
VILLA-LOBOS, C. GUARNIERI, C. SANTORO, M. NOBRE, E.
NAZARETH ou E. KRIEGER.
5. Peça de confronto: B. BARTÓK, Mikrokosmos, vol. IV, no. 100
– In the style of a Folk Song.
6. HANON/SCHOTT. Exercício 38 e 39: Escalas e Arpejos em
todas as tonalidades maiores e menores (harmônicas), em movimento
direto e contrário com mãos juntas, em quatro oitavas (a tonalidade
estará indicada na prova). Editora Ricordi Brasileira.
7. Leitura à primeira vista.
13) Habilitação em REGÊNCIA
1. Obras para coro a cappella:
- BYRD, William. Ave verum corpus
- AGUIAR, Ernani. Salmo 150.
2. Obras para orquestra:
- MOZART, W.A. Eine Kleine Nachtmusik
- PEIXE, César Guerra. Mourão
3. Obra para coro e orquestra:
- MESQUITA, J. E. L. de. Ladainha em Si bemol Maior, 1ª.
Parte;
4. Execução em instrumento de escolha dos candidatos – entre
os previstos no curso de Música – ou por canto, de uma peça de livre
escolha dos candidatos.
5. Leitura à primeira vista de um coral de Bach, a ser execu-
tado ao piano.
Observações especícas à prova de Regência:
. Os candidatos deverão reger o pianista co-repetidor, que, durante
a realização da prova, estará
disponível para tanto.
. O estudo das obras indicadas no Programa deve incluir, além da regência
propriamente dita, a execução
de duas vozes da obra ao piano, o sol-
fejo das respectivas melodias e a execução de qualquer
combinação
de duas vozes, uma ao piano e a outra cantada.
. Em relação ao item 4 do Programa, o candidato deverá trazer duas cópias
da partitura escolhida para os membros da banca e os que prepararem
para fazer a prova por meio do canto deverão seguir o previsto no item 3
das Observações Gerais.
14) Habilitação em SAXOFONE
1. LACOUR, Guy. Precis Pour L’Étude des Gammes. Escala de Si
bemol Maior. Ed. Gerard Billaudot.
2. MULE, Marcel. 48 éstudes d’après Ferling. Estudos nº 23 e 24. Ed.
Alphonse Leduc.
3. GLAZOUNOV, Alexander. Concerto em Mib. Ed. Alphonse Leduc.
(Para candidatos com Saxofone Alto ou Barítono)

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT