Diário Oficial Estado de Pernambuco Poder Executivo Recife, quinta-feira, 15 de setembro de 2022Ano XCIX • No 177 CERTIFICADO DIGITALMENTE A RobôCIn, equipe campeã mundial de futebol de ro-bôs, estará na programação do CINTEC – Encontro de Robótica e Inteligência Artificial, que aconte- ce a partir de hoje no Espaço Ciência. O grupo, formado por estudantes da UFPE, já era bicampeão...

Data de publicação15 Setembro 2022
Número da edição177
SeçãoPoder Executivo
Poder Executivo
Ano XCIX • Nº 177 Recife, 15 de setembro de 2022
CERTIFICADO DIGITALMENTE
Diário
Oficial
Estado de Pernambuco
Poder Executivo Recife, quinta-feira, 15 de setembro de 2022
Ano XCIX • No 177
CERTIFICADO DIGITALMENTE
A
RobôCIn, equipe campeã
mundial de futebol de ro-
bôs, estará na programação
do CINTEC – Encontro de Robótica
e Inteligência Artificial, que aconte-
ce a partir de hoje no Espaço Ciência.
O grupo, formado por estudantes da
UFPE, já era bicampeão latino-ameri-
cano na categoria Small Size (SSL) e,
em julho deste ano, garantiu o primei-
ro lugar na RobôCup, Copa Mundial
realizada na Tailândia.
Juntos, os estudantes pensam so-
luções inteligentes e criativas para os
pequenos robôs, que tem no máximo
15cm de altura e 18 cm de diâmetro.
As máquinas precisam ser funcionais,
criativas, com capacidade de entender
o ambiente e navegar por ele de forma
independente. Quem vier ao Espaço
Ciência de quinta a domingo, poderá
conhecer um pouco melhor estas má-
quinas e como acontecem as disputas
de futebol de robô, em duas oficinas
que estão na programação.
Hoje à tarde e no sábado, os visi-
tantes mais jovens, do Ensino Fun-
damental, poderão entender o fun-
cionamento e preparação de um robô
jogador de futebol da categoria VSS
(Very Small Size Soccer). Amanhã pe-
la manhã e no sábado, é a vez do pes-
soal a partir do Ensino Médio conhe-
cer a estrutura, os componentes e o
modo de funcionamento de um robô
jogador de futebol da categoria Small
Size League (SSL).
P - O Cintec – En-
contro de Robótica e Inteligência Ar-
tificial é uma parceria do Espaço
Ciência e Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE). Em quatro dias
de oficinas e demonstrações, além da
equipe da RobôCIn, uma equipe do
Centro de Informática da UFPE mos-
trará um robô que dança frevo e robôs
que realizam auditoria em urnas ele-
trônicas; e o pessoal do Laboratório
iLIKA (Instituto Keizo Asami) mos-
trará um sistema robótico que mapeia
focos de doenças às margens de rios.
Serão cinco oficinas. Além das
duas oficinas de futebol de robôs, os
visitantes poderão ser introduzidos
na metodologia maker por meio da
programação em bloco, com uso do
Scratch. Também serão convidados
a interagir e controlar os movimentos
do “TinyArmBot”, um mini-braço ro-
bótico com Arduíno. Ou poderão ser
introduzidos ao universo da progra-
mação com uma dinâmica em que
criarão um código com instruções pa-
ra ir do início ao fim de um labirinto.
Campeões
mundiais de
futebol de robô
estarão no
Espaço
Ciência
F: D/S
E da UFPE integram equipe RobôCIn, bicampeã
latino-americana na categoria Small Size (SSL) e vencedora da
RobôCup, Copa Mundial realizada na Tailândia
CONVÊNIO GARANTE TRANSPORTE DE
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA VOTAR
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento
Social, Criança e Juventude e o Tribunal Re-
gional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) as-
sinam hoje um convênio de cooperação téc-
nica para assegurar o transporte gratuito de
pessoas com def‌i ciência até locais de votação
nas eleições deste ano. A condução será feita
em vans adaptadas do programa PE Conduz, executado pelo Governo de Per-
nambuco. O objetivo da ação é garantir a esse público o pleno exercício de
seus direitos políticos.
Confira a programação:
Introdução a
linguagem de
programação
Fundamental Domingo
Realizar uma dinâmica para que os participantes criem um código
com instruções de como ir do início ao fim de um labirinto. Como
funciona e o que é necessário para alcançar o resultado esperado?
Controle de um mini-
braço robótico com
Arduíno
Fundamental Sexta
(tarde)
Por meio da curiosidade, os pequenos serão convidados à
interação com o “TinyArmBot”, controlando seus movimentos.
Passos iniciais na
programação com
scratch
Fundamental Quinta
(manhã)
Introduzir a metodologia maker, usando a programação em blocos
com scratch, no universo lúdico das crianças.
Preparação de um
robô para um jogo de
futebol (SSL)
Médio
Sexta
(manhã)
Sábado
Mostrar de forma detalhada a estrutura interna, componentes e
modo de funcionamento de robô autônomo pequeno para futebol
de robôs.
Preparação de um
robô para um jogo de
futebol (VSS)
Fundamental
Quinta
(tarde)
Sábado
Mostrar de forma detalhada a estrutura interna, componentes e
modo de funcionamento de robô autônomo muito pequeno para
futebol de robôs.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT