Diário de Terceiros – Entidades de Direito Público, 04-07-2012

Data de publicação04 Julho 2012
SectionDiário de Terceiros
MINAS GERAIS DIÁRIO OFICIAL
DOS PODERES
DO ESTADO
Caderno 3 PubliCações de TerCeiros
CIRCULA EM TODOS OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO ESTADO ANO120–Nº123–16 PÁGINAS BELOHORIZONTE,quARTA-fEIRA,04dEJuLHOdE2012
VENdAAVuLsA:CAdERNOI:R$1,00•CAdERNOII:R$0,50•CAdERNOIII:R$1,00 www.iof.mg.gov.br
SUMÁRIO
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS .......................................................1
Entidades de Direito Público ..............................................................1
Câmara Municipal de Belo Horizonte .......................................................5
Particulares e Pessoas Físicas ..............................................................5
Câmaras e Prefeituras do Interior ...........................................................9
PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS
Entidades de
Direito Público
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Edital dos Programas do Concurso Vestibular 2013
A Universidade Federal de Minas Gerais torna público, pelo presente
Edital, que são os seguintes os Programas sobre os quais versarão as
provas do Concurso Vestibular de 2013.
ATUAÇÃO
AProva de Atuação tem por objetivo avaliar o candidato quanto à:
1) Habilidade de desempenho em partitura corporal e vocal.
2) Capacidade rítmica e de anação em partitura corporal e vocal.
3) Capacidade mnemônica e criativa aplicada às partituras.
4) Perícia na articulação dos elementos necessários na apresentação de
cena teatral.
5) Destreza na manipulação de objetos cênicos.
6) Capacidade de manutenção de atenção e concentração nas partituras
de exercícios corporais, vocais e de improvisação.
PROGRAMA
1) Ação Física.
2) Ação Verbal.
3) Articulação dos elementos técnicos da cena.
4) Percepção Musical – Anação e Ritmo.
AUDIÇÃO DIDÁTICA COLETIVA
A Prova de Audição Didática Coletiva tem por objetivo avaliar o can-
didato quanto à:
1) Habilidade de desempenho em exercícios corporais e vocais.
2) Capacidade motora em exercícios corporais e vocais.
3) Capacidade rítmica e de anação em exercícios corporais e vocais.
4) Capacidade mnemônica e criativa aplicada aos exercícios.
5) Capacidade de ação e reação a partir de estímulos internos (do pró-
prio candidato) e externos (ações do companheiro de cena e instruções
do aplicador da questão) na construção da cena improvisada.
6) Capacidade de manutenção de atenção e concentração nos exercícios
corporais, vocais e de improvisação.
PROGRAMA
1) Exercícios práticos corporais relativos a:
a) Alongamento e tonicidade muscular.
b) Flexibilidade articular.
c) Equilíbrio.
d) Saltos.
e) Rolamentos.
f) Ações corporais.
2) Exercícios práticos vocais relativos a:
a) Timbre, Entonação e Intensidade.
b) Dicção da fala e do canto.
c) Percepção musical – anação e ritmo.
d) Expressividade musical.
e) Ações vocais associadas ao movimento corporal.
3) Exercícios de improvisação relativos a:
a)Manejo físico de objetos imaginários.
b) Escuta cênica.
c) Aceitação e adaptação.
BIOLOGIA
A prova de Biologia tem como objetivo avaliar a capacidade do can-
didato em identicar princípios, leis e conceitos básicos da Biologia e
aplicá-los no entendimento de fenômenos em geral e na interpretação
de experimentos. Enfatiza-se que o candidato deverá mostrar-se capaz
de analisar e interpretar fatos e fenômenos biológicos, bem como de
formular hipóteses e estabelecer relações.
PROGRAMA
I - O Ambiente
1. Bases do funcionamento dos sistemas ecológicos: ciclo da matéria,
uxo da energia, dinâmica das populações, sucessão ecológica, distri-
buição e caracterização dos grandes biomas; principais ecossistemas
brasileiros.
2. Interações do homem com a natureza: extração e transformação de
recursos naturais, decorrentes de tecnologias agressivas e relacionadas
a fatores sociais, políticos e econômicos.
3. Condições ambientais e a saúde: modicações ambientais que
inuenciam a saúde; doenças de alta incidência ou de surtos epidêmi-
cos provocadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos, incluindo
DSTs e AIDS; estudo do ciclo de vida e hábitat de vetores.
II - A Diversidade
II. A - Na Organização
1. Níveis de organização dos sistemas biológicos: níveis de complexi-
dade e conceito de sistemas dentro de sistemas.
2. Processos fundamentais da siologia celular: respiração, fotossíntese
e divisão celular – mitose e meiose.
3. Tecidos e sistemas de animais e de vegetais superiores: diferenciação
dos tecidos de acordo com suas funções.
II. B - Nas Características dos Grupos de Seres Vivos
1. Características gerais, condições de hábitat, adaptações, importância
ecológica e econômica dos seguintes grupos: Vírus, Bactérias, Algas
e Fungos.
2. Características morfológicas e adaptativas das Plantas.
3. Características gerais dos seguintes grupos animais: Anelídeos,
Moluscos, Artrópodes e Vertebrados com destaque a hábitat, interações
com outros seres vivos, aspectos básicos de comportamento e as fun-
ções vitais.
III - Continuidade da vida
III. A - ReproDUÇÃo
1. Reprodução assexuada e sexuada e fecundação nos diferentes gru-
pos de seres vivos.
2. Reprodução humana: métodos contraceptivos e identicação das
intervenções humanas nesses processos.
3. Etapas do desenvolvimento humano, formação da gástrula e anexos
embrionários.
III. B - Hereditariedade
1. Genética Mendeliana e padrões de herança: conceito de alelos, locos,
genótipos, fenótipos, homozigose, heterozigose, dominância, recessi-
vidade, herança autossômica e ligada ao sexo; noções sobre frequên-
cia gênica.
2. Bases moleculares da Genética: composição e estrutura dos ácidos
nucléicos; duplicação do DNA; transcrição, tradução e mutação.
3. Aplicação dos conhecimentos atuais de genética na tecnologia do
DNA recombinante: ferramentas usadas em pesquisas envolvendo
Engenharia Genética como transgenia, clonagem, projetos genomas;
aspectos éticos, políticos e econômicos de novas tecnologias.
III. C – Processos de Evolução e diversidade
1. Origem da vida: hipóteses e evidências.
2. Explicações pré-darwinistas sobre a diversidade de espécies: xismo,
geração espontânea, lamarckismo.
3. Teorias da evolução: darwinismo e a teoria sintética.
4. Mecanismos evolutivos: mutações, recombinação, seleção e adapta-
ção, migração, deriva genética, isolamento geográco e reprodutivo e
deriva continental.
5. A conquista dos ambientes terrestres por animais e plantas: aspectos
reprodutivos, os sistemas de transporte, nutrição, locomoção e xação,
bem como os de revestimento.
6. A evolução do homem: fósseis e origem das populações humanas
atuais.
BIOLOGIA/QUÍMICA
A prova de Biologia/Química tem como objetivo avaliar o candidato
quanto à sua capacidade de:
1. compreender princípios, leis e conceitos fundamentais da Biologia e
da Química indicados no programa;
2. utilizar esses conhecimentos na explicação de fenômenos naturais, de
fatos da vida cotidiana e de fatos experimentais, bem como na compre-
ensão de questões ambientais e celulares;
3. formular hipóteses bem como interpretar e generalizar os resultados
de experimentos;
4. construir e interpretar grácos e tabelas;
5. interrelacionar os conteúdos dos itens do programa.
PROGRAMA
O programa é subdividido em partes A (Biologia) e B (Química).
Parte A – Biologia
I - O Ambiente
1. Bases do funcionamento dos sistemas ecológicos: ciclo da matéria,
uxo da energia, dinâmica das populações, sucessão ecológica, distri-
buição e caracterização dos grandes biomas; principais ecossistemas
brasileiros.
2. Importância ecológica e econômica das Bactérias, Algas e Fungos.
3. Interações do homem com a natureza: extração e transformação de
recursos naturais, decorrentes de tecnologias agressivas e relacionadas
a fatores sociais, políticos e econômicos.
4. Condições ambientais e a saúde: modicações ambientais que
inuenciam a saúde; doenças de alta incidência ou de surtos epidêmi-
cos provocados por vírus, bactérias, protozoários e helmintos, incluindo
DSTs e AIDS; estudo do ciclo de vida e habitat de vetores.
II - A Diversidade
II. A - Na Organização
1. Níveis de organização dos sistemas biológicos: níveis de complexi-
dade e conceito de sistemas dentro de sistemas.
2. Processos fundamentais da siologia celular: respiração, fotossíntese
e divisão celular – mitose e meiose.
3. Tecidos e sistemas de vertebrados: diferenciação dos tecidos de
acordo com suas funções.
II. B - Nas Características dos Grupos de Seres Vivos
1. Características morfológicas adaptativas das Plantas.
2. Funções vitais dos Vertebrados com destaque a hábitat interações
com o ambiente e com outros seres vivos e aspectos básicos de com-
portamento, com ênfase no organismo humano
3. Tipos de reprodução nos seres vivos com ênfase na reprodução
humana.
III. a - Hereditariedade
1. Genética Mendeliana e padrões de herança: conceito de alelos, locos,
genótipos, fenótipos, homozigose, heterozigose, dominância, recessi-
vidade, herança autossômica e ligada ao sexo; noções sobre frequên-
cia gênica.
2. Bases moleculares da Genética: composição e estrutura dos ácidos
nucléicos; duplicação do DNA; transcrição, tradução e mutação.
3. Aplicação dos conhecimentos atuais de genética na tecnologia do
DNA recombinante: ferramentas usadas em pesquisas envolvendo
Engenharia Genética (além da transgenia e clonagem, os projetos geno-
mas e diagnóstico por DNA); aspectos éticos, políticos e econômicos
de novas tecnologias.
III. b – Processos de Evolução e diversidade
1. Origem da vida: hipóteses e evidências.
2. Explicações pré-darwinistas sobre a diversidade de espécies: xismo,
geração espontânea, lamarckismo.
3. Teorias da evolução: darwinismo e a teoria sintética.
4. Mecanismos evolutivos: mutações, recombinação, seleção e adapta-
ção, migração, deriva genética, isolamento geográco e reprodutivo e
deriva continental.
5. A evolução do homem: fósseis e origem das populações humanas
atuais.
Parte B – Química
I - PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
1. Estados físicos e mudanças de estado. Variações de energia e do
estado de agregação das partículas.
2. Temperatura termodinâmica e energia cinética média das partículas.
3. Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; tempe ratura
de fusão, temperatura de ebulição, densidade e solu bili dade.
4. Substâncias puras e critérios de pureza.
5. Misturas homogêneas e hetero gêneas. Métodos de separação.
II - ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA - CONSTITUIÇÃO
DOS ÁTOMOS
1. Modelo atômico de Dalton: descrição e aplicações.
2. Modelo atômico de Thomson: natureza elétrica da matéria e exis-
tência do elétron.
3. Modelo atômico de Rutherford e núcleo atômico.
4. Prótons, nêutrons e elétrons. Número atômico e número de massa.
5. Modelo atômico de Bohr: aspectos qualitativos. Congurações ele-
trônicas por níveis de energia.
A importância deste item não é intrínseca, mas decorre de sua aplicação
a outros temas. Serão destacadas a importância e a limitação dos mode-
los, bem como a evolução destes. Não serão formuladas questões que
envolvam o conhecimento de espectros atômicos, números quânticos,
modelo orbital ou conguração eletrônica em subníveis de energia.
III - PERIODICIDADE QUÍMICA
1. Periodicidade das propriedades macroscópicas: temperaturas de
fusão e ebulição, caráter metálico de substâncias simples, estequiome-
trias e natureza ácido-básica de óxidos.
2. Critério básico da classicação periódica moderna. Congurações
eletrônicas e elétrons de valência.
3. Grupos e períodos. Elétrons de valência, número de oxidação e loca-
lização dos elementos.
4. Símbolos de elementos mais comuns.
5. Periodicidade das propriedades atômicas: raio atômico, energia de
ionização.
Quanto a este item, espera-se que os candidatos saibam interpretar ten-
dências gerais de variação das propriedades macroscópicas e microscó-
picas em termos do efeito da carga nuclear e da distância média entre
elétrons de valência e núcleo.
IV - LIGAÇÕES QUÍMICAS E INTERAÇÕES
INTERMOLECULARES
1. Propriedades macroscópicas de substâncias sólidas, líquidas e gaso-
sas e de soluções: correlação com os modelos de ligações químicas e de
interações intermoleculares.
2. Energia em processos de formação ou rompimento de ligações quí-
micas e interações intermoleculares.
3. Modelos de ligações químicas e interações intermoleculares. Subs-
tâncias iônicas, moleculares, covalentes e metálicas.
4. Regra do octeto: utilização e limitações.
5. Polaridade das moléculas. Reconhecimento dos efeitos da polari-
dade de ligação e da geometria na polaridade das moléculas e a inu-
ência desta na solubilidade e nas temperaturas de fusão e de ebulição
das substâncias.
6. Fórmulas eletrônicas de moléculas simples e que não envolvam des-
localização de elétrons: representação e aplicações.
V - REAÇÕES QUÍMICAS E ESTEQUIOMETRIA
1. Reação química: conceito e evidências experimentais.
2. Equações químicas: balanceamento e uso na representação de rea-
ções químicas comuns.
3. Oxidação e redução: conceito, balanceamento, identicação e repre-
sentação de semi-reações.
4. Massa atômica, mol e massa molar: conceitos e cálculos.
5. Aplicações das leis de conservação da massa, das proporções de-
nidas, do princípio de Avogadro e do conceito de volume molar de um
gás. Cálculos estequiométricos.
No que concerne a este item, não serão formuladas questões que
demandem muito tempo em cálculos aritméticos, bem como não se exi-
girá a classicação usual das reações, segundo a qual são agrupadas em
análise, síntese, substituição simples, dupla troca e outras.
VI - SOLUÇÕES LÍQUIDAS
1. Soluções e solubilidade. O efeito da temperatura na solubilidade.
Soluções saturadas.
2. O processo de dissolução: interações soluto/solvente; efeitos
térmicos.
3. Eletrólitos e soluções eletrolíticas.
4. Concentração de soluções: em g/L, em mol/L e em percentuais.
Cálculos.
5. Propriedades coligativas. Relações qualitativas entre a concentração
de soluções de solutos não-voláteis e as propriedades: pressão de vapor,
temperatura de congelação e de ebulição e pressão osmótica.
VII - TERMOQUÍMICA
1. Calor e temperatura: conceito e diferenciação.
2. Processos que alteram a temperatura das substâncias sem envolver
uxo de calor – trabalho mecânico, trabalho elétrico e absorção de
radiação eletromagnética.
3. Efeitos energéticos em reações químicas. Calor de reação e varia-
ção de entalpia. Reações exotérmicas e endotérmicas: conceito e
representação.
4. A obtenção de calores de reação por combinação de reações quími-
cas; a lei de Hess. Cálculos.
5. A produção de energia pela queima de combustíveis: carvão, álcool
e hidrocarbonetos. Aspectos químicos e efeitos sobre o meio ambiente.
VIII - CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO
1. Evidências de ocorrência de reações químicas: a variação de proprie-
dades em função do tempo.
2. Velocidade de uma reação química: conceito e determinação expe-
rimental. Reações muito rápidas e muito lentas. Efeito do contato entre
os reagentes, de sua concentração, da temperatura e da pressão na velo-
cidade de reações químicas. Catalisadores e inibidores.
3. Colisões moleculares: frequência e energia. Energia de ativação e
estado de transição (complexo ativado): conceitos, construção e inter-
pretação de diagramas.
4. Reações químicas reversíveis. Evidências experimentais para o
fenômeno da reversibilidade.
5. Equilíbrio químico: caracterização experimental e natureza
dinâmica.
6. A modicação do estado de equilíbrio de um sistema: efeitos pro-
vocados pela alteração da concentração dos reagentes, da pressão e da
temperatura. O princípio de Le Chatelier. Aplicações.
7. Constante de equilíbrio: conceito, aplicações e cálculos.
Quanto a este item, não serão formuladas questões que envolvam o
conhecimento de leis de velocidade.
IX - ÁCIDOS E BASES
1. Distinção operacional entre ácidos e bases.
2. Ácidos e bases (fortes e fracos) de Arrhenius; reações de
neutralização.
3. Produto iônico da água. pH: conceito, escala e usos.
4. Indicadores ácido-base: conceito e utilização.
5. Ácidos e bases de Brønsted-Lowry; pares conjugados; espécies
anpróticas.
6. Força relativa de ácidos e bases em solução aquosa. Constantes de
acidez e de basicidade.
7. Solução tampão: discussão qualitativa.
No que se refere a este item, serão abordados somente os ácidos e bases
mais comuns, inclusive os orgânicos.
X – ELETROQUÍMICA
1. Equações de reações de oxidação/redução: balanceamento e obten-
ção a partir daquelas referentes a semi-reações.
XI - QUÍMICA ORGÂNICA
1. Conceituação de grupo funcional e reconhecimento por grupos fun-
cionais de: alquenos, alquinos e arenos (hidrocarbonetos aromáticos),
alcoóis, fenóis, éteres, aminas, aldeí dos, cetonas, ácidos carboxílicos,
ésteres e amidas.
2. Representação de moléculas orgânicas. Carbono tetraédrico, trigo-
nal e digonal e ligações simples e múltiplas. Fórmulas estruturais – de
Lewis, de traços, condensadas e de linhas, tridimensionais e projeções
de Fischer.
3. Variações na solubilidade e nas temperaturas de fusão e de ebulição
de substâncias orgânicas causadas por: aumento da cadeia carbônica,
presença de ramicações, introdução de substituintes polares, isomeria
constitucional e diastereoisomeria cis/trans.
4. Isomeria constitucional e estereoisomeria: identicação de isômeros
constitucionais em substâncias alifáti cas e aromáticas; identicação de
diastereoisômeros em substâncias cíclicas e etilênicas.
5. Reações orgânicas:
1. de compostos alifáticos insaturados: adição de H2 e de Br2 e
polimerização;
2. de alcoóis: oxidação e eliminação;
3. de aldeídos e cetonas: oxidação e redução;
4. de estericação e de saponicação.
6. Biomoléculas. Estrutura geral e funções biológicas dos:
1. glicídeos – glicose, sacarose, amido, glicogênio e celulose;
2. glicerídeos – óleos e gorduras;
3. aminoácidos, pro teínas e enzimas;
4. ácidos nucléicos – DNA e RNA.
7. Polímeros: efeitos provocados pela formação de ligações cruzadas.
Identicação de monômeros, unidades de repetição e polímeros – polie-
tileno, PVC, teon, poliésteres e poliamidas.
Espera-se, quanto a este item, que o candidato saiba aplicar a subs-
tâncias e reações orgânicas os conhecimentos abordados em todos os
pontos deste Programa. Não serão formuladas questões que envolvam
mecanismos de reação ou classicação de isômeros de cadeia, função
e posição de substituintes, nem a notação e nomenclatura sistemática
(IUPAC) de compostos orgânicos.
FILOSOFIA
O Programa é constituído de duas partes. A Parte I é estruturada em
torno de temas clássicos da losoa, que devem receber um tratamento
referido à tradição losóca e aos conceitos que nela se estabeleceram.
A Parte II consta de três textos losócos, indicados anualmente pela
equipe de elaboração, que serão objeto de questões interpretativas.
Pretende-se com a Prova de Filosoa:
1. Vericar se o candidato dispõe de conhecimento que lhe permita
caracterizar adequadamente um problema losóco, identicar possí-
veis soluções para o mesmo e argumentar de forma clara e coerente a
favor de uma dessas soluções.
2. Avaliar habilidades como compreensão e interpretação de textos,
avaliação feita em função da capacidade demonstrada pelo candidato
de expressar esta compreensão e de argumentar a favor de certa inter-
pretação dos mesmos.
Quanto à Parte I do Programa, cabe ressaltar dois pontos:
1. Não se pretende, com os itens nela relacionados, exigir do candidato
informações detalhadas sobre um tópico especíco.
2. Pretende-se principalmente que, a partir de um conhecimento básico
sobre itens especícos, o candidato possa desenvolver uma reexão
sobre problemas correlatos, não necessariamente vinculados a um
momento especíco da História da Filosoa. Esses itens são compre-
endidos como temas geradores – ou seja, que oferecem fundamentos e
conceitos para a abordagem de questões que fazem apelo à capacidade
de reexão e argumentação dos candidatos.
Parte I: núcleo temático
1. Antropologia
1.1. Natureza, cultura e linguagem
1.2. Corpo e mente
2. Ética e política
2.1. Valores e Normas
2.2. Liberdade e determinismo
2.3. Poder e conito
2.4. Indivíduo e comunidade
3. Lógica e teoria do conhecimento
3.1. Verdade e validade
3.2. Tipos de conhecimento
3.3. A racionalidade cientíca
4. Estética e losoa da arte
4.1. Arte e técnica
4.2. Experiência estética e cultura de massa
Parte II: textos
Platão. Eutidemo. Tradução de Maura Iglésias. São Paulo: Loyola,
2011.
HUME, David. “Do Padrão do Gosto” In: Ensaios morais, políticos
e literários (Coleção Os Pensadores). Tradução de João Paulo Gomes
Monteiro e Armando Mora D’Oliveira. São Paulo: Abril Cultural, 1992,
p. 261-271 (diversas edições).
RUSSELL, Bertrand. Os Problemas da Filosoa
(Capítulo 12, intitulado “Verdade e Falsidade”).
Tradução de Jaimir Conte. Florianópolis, 2005.
FÍSICA
A prova da Física tem por objetivo avaliar o conhecimento e a compre-
ensão de conceitos fundamentais da Física e à aplicação desses concei-
tos na interpretação de fenômenos naturais, de fatos da vida cotidiana,
de experimentos simples e de aplicações tecnológicas. O candidato
deverá ser capaz de compreender e interpretar experimentos simples, de
testar hipóteses e modelos físicos e de encaminhar, de forma coerente, a
solução de problemas. No entanto, será mais enfatizado o entendimento
conceitual, evitando-se problemas numéricos complicados.
É fundamental que o candidato saiba analisar fenômenos físicos com
base em grácos e dados experimentais. É importante que o candidato

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