A diversidade humana em estudos de gestao e estrategia: Um estudo bibliometrico.

Autorda Fonseca, Pedro Henrique

I Introducao

A diversidade humana e um tema de interesse nos estudos organizacionais devido ao potencial que tem de oferecer diferentes arcaboucos de pesquisa, que levam a estudos sobre o comportamento humano em diferentes contextos. Manoharan e Singal (2017), por exemplo, mencionaram de que forma as relacoes de associacao e causalidade entre o construto diversidade humana e outras variaveis explicativas do comportamento humano podem ser substancialmente diferentes a depender do contexto ou da profundidade da analise. Frequentemente, encontramos, por exemplo, pesquisas que propoem relacoes teoricas entre o nivel de heterogeneidade e a atuacao de um grupo em um contexto especifico. Nesse caso, podemos supor dois cenarios: uma maior heterogeneidade do grupo tem efeito positivo na realizacao de um grupo de pesquisa e desempenho em ambientes altamente competitivos (Hoisl et al., 2017; Mohammadi et al., 2017); ou uma maior heterogeneidade prejudica o desempenho de um grupo especifico devido aos conflitos gerados pelas diferencas entre os individuos (Li & Hambrick, 2005).

Harrison & Klein (2007) relataram essa confusao na literatura sobre diversidade e mostraram quao complexas podem ser as explicacoes teoricas sobre o termo diversidade. Os autores ressaltam que essa complexidade nao esta necessariamente relacionada a compreensao do tema, mas a variedade generica de conceitos e descricoes desse termo. Nas pesquisas citadas acima, a diversidade esta conceitualmente associada as diferencas sociais em categorias vitais especificas, como idade, genero, experiencia etc. Os estudos realizados sob essa perspectiva visam compreender de que forma essas categorias influenciam os resultados organizacionais e o comportamento humano nas organizacoes em relacao a desempenho, inovacao, estilo de lideranca e acoes de responsabilidade social.

Em outras instancias, os estudos de diversidade sao desenvolvidos com base em paradigmas de pesquisa critica e referem-se a caracteristicas ou atributos relacionados a grupos sociais ou minoritarios especificos. Esses estudos, por exemplo, estao relacionados a discussoes sobre preconceito, desigualdade, discriminacao e exclusao social (Baldiga & Coffman, 2016; Coffman et al., 2016; Karatac-Ozkan & Chell, 2015). Os estudos nessa perspectiva tem ideologicamente permeado os significados relacionados ao termo diversidade. Utilizam teorias que sustentam relacoes sociais hostis e evidenciam as disparidades no tratamento de grupos considerados suscetiveis em relacao a outros grupos (Amini et al., 2016; Huffman et al., 2017).

Em busca de argumentos para abordar esses fenomenos, geramos construtos teoricos marcados pelas especificidades de nossa area tematica das organizacoes (empresas), sem abandonar as conexoes dialogicas com o conhecimento gerado na teoria dos movimentos sociais, inspiracao para enfrentar os fenomenos organizacionais contemporaneos. Ao considerar as linhas de pesquisa supracitadas e a importancia da diversidade no comportamento humano nas organizacoes, objetivamos descrever a configuracao atual do tema; tambem, os movimentos sociais como categoria de diversidade; e a distribuicao quantitativa de estudos sobre diversidade humana em pesquisas publicadas em revistas qualificadas de gestao e estrategia. Justificamos esta investigacao com base na falta de levantamentos bibliometricos recentes sobre a diversidade de estudos na area de gestao. E necessario, portanto, reconhecer os conhecimentos previos adquiridos para estabelecer um novo entendimento.

Nossa pesquisa e um estudo exploratorio-descritivo de natureza qualitativa. Realizamos um estudo bibliometrico por sua capacidade de estabelecer fronteiras, limites e areas de interesse academico sobre o tema. Quanto a estrutura de nossa pesquisa, nos a dividimos nas seguintes secoes: antecedentes, nas quais apresentamos brevemente as duas linhas (classificamos os estudos em Linha 1 e em Linha 2 exclusivamente por questoes de conveniencia) de pesquisa sobre diversidade presente na literatura e movimentos sociais como categoria de diversidade; metodos, onde descrevemos os procedimentos realizados ao longo do estudo; os resultados, que apresentam o que obtivemos; e as consideracoes finais, nas quais apresentamos as proposicoes de analise organizacional, estudos de estrategia, estudos de movimentos sociais e conclusoes e sugestoes para possiveis trabalhos futuros.

2 Revisao da literatura

  1. i Diversidade humana: Linha 1

    A primeira abordagem, denominada Linha 1, referese aos estudos sobre a diversidade humana no contexto do comportamento organizacional. Concentra-se nas relacoes de associacao ou causalidade entre as caracteristicas dos grupos sociais e outras variaveis da organizacao.

    O conceito de diversidade nao possui apenas uma definicao universalmente aceita. De acordo com o tema estudado, as pesquisas sobre estudos organizacionais utilizam esse conceito (Harrison & Klein, 2007). No entanto, em uma definicao ampla, Vertovec (2014) apresenta o termo diversidade como sinonimo de padroes de diferencas sociais em categorias vitais especificas. Corrobora a ideia de que as categorias-chave da diversidade sao decididas de acordo com as necessidades do pesquisador e o tema estudado (Harrison & Klein, 2007).

    A definicao de diversidade, por exemplo, pode estar relacionada a categorias. De acordo com Kristinsson et al. (2016), a diversidade se distingue em demografica, psicologica e informacional. Os autores ressaltam que os estudos sobre diversidade costumam utilizar essas categorias, estabelecendo um arcabouco para a analise do fenomeno. Liang et al. (2015) propoem dois niveis para explorar a diversidade: nivel superficial e nivel profundo. O nivel superficial refere-se a aspectos superficiais e objetivos da diversidade humana, como idade, genero e etnia. O nivel profundo refere-se a elementos mais complexos e abrangentes, como personalidade e valores individuais.

    As categorias de diversidade humana sao definidas com base nas caracteristicas ou atributos do individuo em relacao a um aspecto especifico. A categoria demografica, por exemplo, refere-se a aspectos biologicos perceptiveis aos pesquisadores (Liang et al., 2015), incluindo caracteristicas relacionadas a idade, genero e etnia. Em geral, os indicadores de categoria demografica sao considerados variaveis de controle e assumem que idade, genero e raca podem distinguir os individuos, uma vez que esses fatores influenciam os valores e experiencias dessas pessoas (Kristinsson et al., 2016).

    A idade dos executivos, por exemplo, e um recurso utilizado para justificar suas atitudes e comportamentos nas organizacoes ao assumir riscos. A variavel genero, por outro lado, explica o comportamento organizacional e esta relacionada principalmente ao crescimento organizacional, inovacao, ambiente organizacional, desempenho, conformidade no processo decisorio e sustentabilidade (Jizi & Nehme, 2017; Quintana-Garcia & BenavidesVelasco, 2016). Jizi (2017) estudou o papel da diversidade de genero na gestao da responsabilidade social empresarial e confirmou a influencia da responsabilidade social empresarial no comportamento e na prevencao de atitudes de mau comportamento, com foco no desenvolvimento da etica nos negocios. O aspecto geografico da categoria demografica refere-se as relacoes entre o comportamento humano e a regiao de origem de uma determinada pessoa. Esse topico tambem aborda questoes relacionadas a etnia do individuo sem enfocar questoes relativas ao preconceito e a discriminacao. Kim (2018), utilizando o termo diversidade geografica, afirma que a diferenca na localizacao de uma pessoa em relacao a outra pode afetar substancialmente a relacao entre elas. Esse efeito se deve a diferencas de tempo, cultura e contextos.

    A categoria psicologica, por outro lado, estuda as diferencas no comportamento dos individuos com base em fatores como a personalidade e o comportamento da pessoa ao agir (Kristinsson et al., 2016). Embora essa categoria seja dificil de mensurar, ela desempenha um papel essencial nos estudos de diversidade e comportamento. Em geral, a diversidade psicologica, tambem denominada diversidade de nivel profundo, refere-se aos valores, crencas e atitudes dos membros de um grupo em relacao as suas acoes (Batarseh et al., 2017). Diversos estudos sobre o comportamento humano nas organizacoes utilizam modelos e marcos compativeis com a categoria de analise da psicologia. E demonstrado usando o modelo de analise psicologica Big Five da Personalidade para o desempenho organizacional (Judge & Zapata, 2015) e os estudos sobre a relacao entre caracteristicas narcisicas e desempenho organizacional (Liu et al., 2016).

    Kaufmann & Wagner (2017) enfatizam a necessidade de estudos sobre diversidade que contemplem variaveis psicologicas. Os autores focaram seu trabalho na diversidade vibrante, visando entender como a diversidade, em termos emocionais, influencia o desempenho de um grupo multifuncional. A pesquisa revelou como a diversidade emocional pode explicar a relacao entre individuos que pertencem a grupos especificos, afetando diretamente a capacidade da organizacao de resolver conflitos, atrasos, qualidade e custos financeiros.

    Garcia Martinez et al. (2017) afirmam que, quando relacionados a aspectos como habilidades cognitivas, atitudes, valores e conhecimento, os estudos de diversidade podem explicar como a heterogeneidade dos grupos pode expandir redes de conhecimento e gerar novas ideias, resolver problemas e acessar conhecimento. No entanto, os autores mencionam que grupos heterogeneos sao menos propensos a ter pensamentos coletivos coesos, o que pode aumentar a probabilidade de conflito.

    A categoria informational refere-se as diferencas em educacao formal, experiencia no setor e uma funcao especifica. Ajuda a esclarecer questoes relativas ao desenvolvimento das relacoes sociais entre os individuos do grupo e como as funcoes sao distribuidas entre esses individuos em uma...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT