Diversidade sexual e educação em ciências da natureza: contribuições do enpec nas últimas duas décadas

AutorJoão Ricardo Jortieke/Anselmo Calzolari
CargoMestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFSCar), Brasil/Doutor em Educação, professor do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Páginas86-116
86 GÊNERO | Niterói | v. 21 | n. 2 | p. 86-116 | 1. sem 2021
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DIVERSIDADE SEXUAL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA
NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES DO ENPEC NAS ÚLTIMA S
DUAS DÉCADAS
João Ricardo Jortieke1
Anselmo Calzolari2
Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar o teor das pesquisas
publicadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em
Ciências (ENPEC) sobre diversidade sexual. Utilizou-se pesquisa bibliográfica
como modalidade de composição do corpus e Análise Textual Discursiva.
Foram categorizados 38 artigos de forma emergente e pode-se constatar
o reconhecimento da violência contra pessoas dissidentes das normas de
gênero. Entre os 19 artigos categorizados a priori, pode-se constatar uma
predominância da inserção dessas pessoas nas propostas de ensino apenas
no plano conceitual, prevalência da racionalidade construtivista e do modelo
mediador de prevenção de conflitos.
Palavras-chave: Igualdade de diferenças; Racionalidade comunicativa; Modelo
dialógico de prevenção de conflitos.
Abstract: The objective of this investigation is to identify the content of the
studies published in the Proceedings of Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências (ENPEC) on the theme “Sexual Diversity”. For such
purpose, we used Bibliographic Research and Textual Discursive Analysis.
In total, 38 articles were categorized in an emergent way and it is possible to verify
the recognition of violence against people that disagree with gender norms.
Among 19 articles categorized a priori, we can see a predominance of the insertion
of these people in teaching proposals only at the conceptual level, the prevalence
of both constructivist rationality and the conflict prevention mediator model.
Keywords: Equality of Dierences; Communicative Rationality; Conflict
Prevention Dialogic Model.
1 Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFSCar), Brasil.
E-mail: ricardojrjj@gmail.com. Orcid: 0000-0002-6893-0533
2 Doutor em Educação, professor do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da
Universidade Federal de São Carlos, Brasil. E-mail: anselmo@ufscar.br. Orcid: 0000-0002-6703-9079
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GÊNERO | Niterói | v. 21 | n. 2 | p. 86-116 | 1. sem 2021
Introdução
O Atlas da Violência relata que houve aproximadamente 65 mil homicídios
no Brasil em 2017, um número recorde. Em relação à comunidade LGBT, o
atlas constata a dificuldade em coletar dados sobre a violência contra essas
pessoas devido à falta de legislação e políticas públicas adequadas (IPEA;
FBSP, 2019). No entanto, existem fontes não governamentais que podem
auxiliar no processo de reconhecimento estatístico dessas violências. O Mapa
da Violência de Gênero (MAPA, 2019) traz a incidência de 225 casos por dia
de violência contra essa comunidade também no ano de 2017. Tais violências
envolvem desde violência simbólica até a f ísica e sexual.
Ainda, existem fontes de dados que se preocupam em monitorar
especificamente a morte de pessoas dessa comunidade, sendo assim,
uma sistematização dos dados encontrados permite inferir que, entre
2011 e 2017, houve ao menos 3.823 casos que envolvessem a morte de
indivíduos LGBTI. O mais preocupante nesses dados é sua tendência cres-
cente, conforme explícito na Figura 1.
Figura 1: Registro de ocorrências que envolvem a morte* da população
LGBTI, conforme fonte de dados, no período entre 2011 e 2017
2012 2013 2014 2015 2016 20172011
406
528 482 513 483
570
841
TotalTGEUGGBDISQUE 100
* Inclui homicídios, tentativa de homicídios e suicídios.
Fonte: BRASIL, 2017; MICHELS; MOTT; PAULINHO, 2019; TGEU, 2019.
Em relação às pessoas que desviam das normas de gênero, chamam
atenção os dados provenientes da Transgender Europe (TGEU, 2019),

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