Diversos

Data de publicação13 Novembro 2012
SeçãoDiversos
Gazette Issue10926
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DIÁRIO OFICIAL
Nº 10.926
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As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações financeiras.
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Senhores Acionistas
A Administração da Companhia em conformidade com a legislação vigente e com as disposições
estatutárias submete à apreciação dos acionistas as Demons trações Contábeis e os pare ceres
dos Auditores Independentes e do Conselho Fiscal, corresp ondentes ao exercício fin do em 31 de
dezembro de 2011.
No exercício de 2011 foi dada continuidade à implant ação do modelo de gestão estabelecido
para as Empresas de Distribuição d a Eletrobras, com o desenvolvimento do Plano de Mel horia de
Desempenho (PMD), m ediante o estabeleci mento de metas e ações para o quinquênio 2010
2014. Registramos abaixo as principais diret rizes empresariais que nortearam as ações da
Companhia no período:
Melhoria da estrutura de ca pital, com foco na redu ção das despesas financei ras;
Busca de parâmet ros de efici ência, no míni mo, compatíveis com os adotados na definição
da Emp resa d e Ref erência estabelecida pela Agência Nacional de Energ ia El étrica
(ANEEL);
Racionalização de custos c om a gestão centralizad a nas áreas de Suprimentos, Jurídica,
Regulatória, Econômico Financeira, Comercial , Planejamento, Expansão e Comercial.
Apoio de financiamento do Banco Mundial em projetos de infraestrutura, objetivand o
melhoria operacional, o comba te às perdas de energia elét rica e a redução da
inadimplência, como base para o equilíbrio econômico financeiro susten tado da
Companhia;
Implantação do Programa Luz para Todos conforme a s diretrizes governamenta is;
A Administração entende que a manutenção desses fundamentos sinaliza um horizonte de
crescimento e fort alecimento da empresa, mantendo a oferta de energ ia, com qualid ade,
indispensável para o desen volvimento do Estado do Acre.
Como d estaque, registramos a manutenção do compromisso com a prom oção da i gualdade de
oportunidades entre h omens e mulheres ao a derir à 4ª Edição do Programa PróEquidade de
Gênero da Secretaria de Políticas para as Mulheres SPM da Presidência da República. A SPM
conta com a parceria da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de
Gênero e o Empoderamento da s Mulheres e a Organi zação Internacional do Trabal ho – OIT.
No que tange ao reajuste tarifário de 2011, em respeito à relaç ão com os clientes e
considerando a onerosidade imposta pelo percentu al reconhecid o pelo regulador d e 21,86%, foi
proposto p ela conce ssionária e aprovado pela ANEEL, por m eio da Resolução Homologatória
1.238/2011 o diferimento de R$46,502 milhões, sendo esta lacuna fi nanceira suprida por
empréstimo junto a Eletrob ras.
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As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações financeiras.
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Quanto ao atraso na apresentação das Demonstraçõe s Contábeis, a Ad ministração esclare ce que
em consequênci a de significativas mudanças nas técnicas contábeis, a gregado às exigências da
Agência Reguladora que, em razão do porte da Companhia de Eletricidade do Acre, ocasionou
em in úmeras di ficuldades na ad equação i mediata dessas qu estões, cujo cenário fez com que a
empresa não conseguisse concluir, tempestivamente, os balanços dos exercícios de 2010 e
2011.
A A dministração agradece o apoio de nossos clientes, fornecedores, ac ionistas e, em especial,
dos nossos Colaboradores, que com seu trabal ho profícuo, contribuem de forma decisiva para o
fortalecimento da Compan hia.
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Este Relatório apresenta as pri ncipais ações desenvolvid as pela Companhia, bem como as
Demonstrações Contábei s relativas ao exercício de 20 11.
Registramos que o atraso verifi cado na divulgação deste Relatóri o deveuse unicamente a
questões operacionais para o fechamento das Demonst rações Contábeis.
Como principais informa ções aqui registradas, det alhadas nos Capítulos segui ntes, registramos:
Foram l igadas no exercício 11.323 novas un idades consumidoras, com um crescimento
anual de 5,6%, finalizando o exercício com 213.094 clientes
O consumo anual de energia vendida direta no Estado atingiu 724,3 GWh, com um
crescimento de 8,0% em rel ação ao ano anterior;
Foram in vestidos n a ampli ação e melhoria do sistema R$ 38,5 milh ões, com o aumento
da capacidade instalada de transformação na Baixa Tensão de 20,91 MVA.
A capacidade transporte da energia foi aumentada em dezembro de 2011, 842,72 km de
redes de Média e 123,32 k m de Baixa Tensão.
Os parâmetros que medem a qualidade do serviço, Duração Equivalente das
InterrupçõesDEC e Frequência Equivalente das Interrupç ões FEC foram,
respectivamente, 46,23 horas e 45,22 ocorrências, frente a 44,66 horas e 43,96 vezes
em 2010.
Foi dada continuidade ao Programa Luz para Todos que no exe rcício efetuou 1270 novas
ligações, com a implantação de 530,24 km de redes e a instalação de 889
transformadores, com recursos da CDE e próprios, num in vestimento de R$ 1 5,05
milhões; registramos que a realização de apenas 20% da meta fí sica estabelecida foi
fruto da ausência de empresas construtoras i nteressadas em executa r o Programa,
segundo os critérios de c ustos estabelecidos.
As Perdas Totais de e nergia foram de 222,5 GWh/ano, 23,38% da Energia Requerida
contra 24,48% verificado em 2010.
O índice que mede a Inadimplência foi de 14,87%, frente 16,60% verificado no ano
anterior. A Companhia possui contratos de Suprimento de En ergia num volume de 117,3
MW médios, suficientes para a cobertura da demanda, que em 2011 foi de 110,7MW
médios, com uma despesa de 139,4 milhões, 16,5% superior à verificada em 2010.
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As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações financeiras.
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A Receita Operacional Bruta cresceu 18,75 % enquan to as Despesas com Pessoal,
Material, Serviços e Out ros cresceu 34,20%.
Ao final de 2011, fruto da defasagem na tarifa, a CVA somava R$4,04 Milhões.
Dessa forma, a Companhia de Eletricidade do Acre contabilizou em seu Balanço Societário um
prejuízo de R$82,82 milhões.
Nos Capítulos seguintes apresentamos as informações detal hadas sobre as a tividades e
resultados colhidos no exe rcício de 2011.
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A Companhia tem a conces são para aten der a todo o Estado do Acre, nu ma área de 164.221,36
km², correspondente a 4, 26% da Região Norte e a 1,92% do território nacional .
A economia do Acre baseiase, primordialmente, na extração de madeira, da borracha, da
castanhadoBrasil e na atividade pecuária, com baixa atividade industrial.
3.1 PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA DO ACRE
A economia do Acre manteve nos últimos anos um crescimento médio anual com taxas de
crescimento acima das ta xas do Brasil e da Região Nort e.
Segundo fonte de infor mações colhidas na Secr etaria de Planejamento do Estado do Acre –
SEPLAN, o PIB do Estado d o Acre apresentou um cres cimento de 1,2% em termos reais, superior
à média nacional de 0,3%. Tamb ém foi o quinto mai or da Região Norte e o décimo qu arto do
Brasil. Em valores absolutos em 2009 alcançou R$ 7.836 mi lhões (0,2% d o PIB brasil eiro),
contra R$ 6.730 milhões (0,2%) em 2008. Está na 26ª posição no ranking em 2009 e na série
(20022009) apresentou o 6º maior crescimento em volume (45,7%).
A boa evolução da econom ia acria na pode ser mensurada pela elevação do PIB per capita, que
em 2009 foi R$ 10.687 contra R$ 9.896 em 2008, e a melhoria na distribuição regional da
riqueza produzi da, visto que o í ndice de  dos P IBs dos mun icípios acrianos permanece com o
o segundo melhor do país, apresentando a maior queda (6,03 %) entre as unid ades da federação
no período de 2002 a 2009. O índice de  do Acre foi de 0,65 em 2009.
Constatase a inda o fortalecimento do set or privado com o ganho de parti cipação de atividades
como: Indústria de Transformação, Serviço de Informação, Agric ultura, Silvicult ura e Exploração
Florestal, e por outro lado há uma redução da participação da maior atividade econômi ca do
Estado (Administração, Saúde e Educação Públicas e Seguri dade Social). Isso demonstra que
apesar da expressiva participação da administração pública na economia do Estado, essa relação
de dependência do setor pri vado tem apresentado um a tendência decrescente.
No Estado várias medidas foram tomadas para incentivar a geração de trabalho e renda, pois
além dos incentivos dado as empresas, o Governo assegurou aos servidores a regularidade e

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