Formação docente e educação a distância: um estudo do cenário educativo de Santa Catarina

AutorRafael Pereira Ocampo Moré - Grace Tavares Vieira - Márcia Santiago de Araújo - Alexandre Marino Costa
CargoMestre do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina ? Florianópolis ? SC, Brasil - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande ? Rio Grande ? RS, Brasil - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: ...
Páginas9-20
Artigo recebido em: 27/06/2011.
Aceito em: 14/11/2011.
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO
DO CENÁRIO EDUCATIVO DE SANTA CATARINA
Teacher Training and Distance Education: a study of educational
scenario of Santa Catarina
Rafael Pereira Ocampo Moré
Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC, Brasil.
E-mail: rafamore@gmail.com
Grace Tavares Vieira
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio
Grande – Rio Grande – RS, Brasil. E-mail: grace.vieira@capes.org.br
Márcia Santiago de Araújo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio
Grande – Rio Grande – RS, Brasil. E-mail: grace.vieira@capes.org.br
Alexandre Marino Costa
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC, Brasil.
E-mail: marino@cse.ufsc.br
DOI: 10.5007/2175-8077.2012v14n32p9
Resumo
A formação docente é fator preponderante na luta
pela qualidade na educação do Brasil. A partir da
promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em
1996, tem-se o desafio de formar novos professores e,
para isso, verifica-se na Educação a Distância (EaD)
uma excelente alternativa de acesso à educação
superior pública. A EaD é definida como proposta
educativa que utiliza tecnologias para diminuir a
distância entre as Instituições de Ensino Superior
(IES) e os alunos, e é nesse contexto que surge a
Universidade Aberta do Brasil (UAB), que atualmente
é a principal política de formação docente por meio da
EaD. O objetivo do trabalho é apresentar as políticas
de formação docente inseridas no estado de Santa
Catarina, sendo detalhada a UAB no cenário brasileiro
e catarinense e analisada a inserção de TICs nas
escolas catarinense como mecanismo de promoção
e estímulo ao uso da EaD como proposta educativa.
Palavras-chave: Formação Docente. Educação a
Distância. Qualidade.
Abstract
The Teacher training is an important factor in
the struggle for quality education in Brazil. The
promulgation of the LDB in 1996, has the challenge
of training new teachers, and it occurs at Distance
Education a great alternative for access to public higher
education. The DL is defined as educational approach
that uses technology to bridge the gap between IES
and students, and in this context appears the Open
University of Brazil (UAB), currently the main policy
of teacher education through distance education.
The purpose is to provide teacher training policies
included in the state of Santa Catarina, and detailed
the UAB in the Brazilian and catarinense and analyzed
the inclusion of TIC’S in schools in Santa Catarina as
a mechanism to promote and encourage the use of
distance education as an educational proposal.
Key words: Teacher training. Distance Education.
Quality.

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