Perfil dos acadêmicos do curso de Administração, campus Arapongas - implicações para o desenvolvimento profissional

AutorCássio Chia Jang Tsay/Luís Miguel Luzio dos Santos
CargoCoordenador do curso de Administração da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) - campus Arapongas/Docente do curso de Administração da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), campus Arapongas
Páginas61-68

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1 Introdução

O curso de Administração da Universidade Norte do Paraná - Campus Arapongas - completa 10 anos de existência, passando por diversas mudanças significativas ao longo deste período. Sentiu-se, por isso, a necessidade de um aprofundamento das informações obtidas ao longo destes 10 anos, nomeadamente no que diz respeito ao perfil do acadêmico do curso de Administração da UNOPAR, assim como a contribuição da instituição para o seu desenvolvimento profissional.

A presente pesquisa trouxe importantes informações para a Universidade à medida que permite identificar pontos fortes e fracos encontrados no curso, na visão das diferentes turmas de formados durante os últimos 10 anos. Buscou-se apurar os principais anseios em relação ao processo de aprendizagem, suas expectativas em relação ao curso e aplicabilidade dos aspectos vivenciados em sala de aula no cotidiano das empresas e a importância dos mesmos para o seu desenvolvimento profissional. Desta forma, os dados permitem detectar as principais características da população investigada, proporcionando, através de ações pedagógicas, o desenvolvimento de habilidades essenciais que vão ao encontro das expectativas e dos anseios do profissional de administração da região.

2 Referencial Teórico

Como Assman (1999) afirma, educar é a mais avançada tarefa social emancipatória. Desta forma, entendemos que a educação tem papel determinante na criação da sensibilidade social necessária para reorientar a humanidade. Com isto, a possibilidade de visualizar as vicissitudes do perfil do Administrador, criar conceitos e levantar expectativas viabiliza um preparo

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dos indivíduos para as situações e para a busca da resolução de problemas de acordo com as necessidades impostas pelo ambiente onde atua, tornando-se agente pró-ativo e indispensável no desenvolvimento sócioeconômico do país.

Devemos considerar, no entanto, que este preparo não está associado à formulação de receitas prontas, mas a uma tentativa de criar contextos para que os indivíduos estejam munidos de ferramentas que possibilitem sua inserção, manejo e análise frente ao cotidiano organizacional, cada vez mais complexo e multidisciplinar.

Espera-se não apenas privilegiar a utilização dos saberes instrumentais (habilidades), nem o manejo dos conteúdos teóricos, mas a possibilidade de fazer emergir uma postura responsável e ética. Como o próprio Chanlat (1998) coloca, frente à educação, os indivíduos devem se tornar produto e produtor de suas próprias ações, em que sua ação no social promoverá uma atitude de mudança.

Não devemos deixar de reiterar as colocações de Leontiev (1958 apud MARCOWITCH, 1998): que o cérebro é um autêntico órgão social que necessita de estímulos ambientais para seu desenvolvimento. Para tanto, é preciso conhecer que os sentidos se constroem a partir da vivência cultural em permanente interação com o meio ambiente e a linguagem.

Algumas Universidades têm procurado caracterizar sua população, a fim de verificar novas estratégias facilitadoras para emergência e desenvolvimento de potencialidades essenciais ao futuro profissional. Traçar o perfil dos indivíduos não viabiliza apenas a detecção de pontos fortes e fracos, mas a possibilidade de visualizar a interferência das mudanças sociais econômicas na constituição de paradigmas, metas e crenças dos indivíduos.

Com isto, espera-se atingir as considerações de Assman (1999) de que a Universidade não deve ser concebida como simples agência repassadora de conhecimentos prontos, mas como um contexto e um clima organizacional propícios à iniciação de vivências personalizadas do aprender a aprender.

3 Metodologia

A presente pesquisa teve caráter exploratório e natureza quantitativa e qualitativa, através de dados primários e secundários de forma a levantar as informações e contextualizá-las com o ambiente que as fez surgir.

Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica como base de apoio para entendimento do objeto de estudo e dos instrumentos a serem aplicados. Numa segunda etapa, foi aplicado um piloto na recepção dos acadêmicos (calouros/jul. 2000) para realização de ajustes e possíveis alterações no instrumento de pesquisa. Na terceira etapa, foram aplicados questionários previamente estruturados divididos em duas sessões: 1) Dados de identificação e 2) Curso de Administração. Na quarta etapa, procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados coletados. A quinta etapa teve como escopo de ação a análise e a interpretação das informações obtidas através dos questionários.

4 Análise dos resultados da pesquisa

Inicialmente, buscou-se apurar a situação profissional dos ex-alunos de Administração da UNOPAR - Arapongas durante o decorrer do curso, podendo-se desta forma avaliar o perfil profissional destes, assim como dar base de apoio para se poder efetuar um comparativo quanto à situação dos mesmos, após a conclusão do referido curso.

Através das respostas a esta questão específica, pode-se tirar algumas conclusões extremamente contundentes e importantes para o entendimento do objeto de estudo. Primeiramente, há de se destacar o fato de que praticamente a totalidade dos alunos entrevistados trabalhou durante o período em que cursou Administração, e apenas nos anos de 1995 e 1997, 10% e 12,5% destes estavam desempregados, voluntariamente ou não. Este indicador se deve, em boa parte, à cidade de...

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