Editais,

Data de publicação26 Julho 2023
SeçãoEditais
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2023
JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/ALTERAÇÃO
DOS GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS
O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o
subitem 17.18 do Edital de Abertura nº 001/2023, interpostos contra as questões da prova objetiva e ao gabarito preliminar.
Art. 1º - Conforme os seguintes subitens do Edital de Abertura nº 001/2023:
17.11 Na hipótese de alteração do gabarito preliminar, por força de provimento de algum recurso, as provas objetivas serão recorri-
gidas de acordo com o novo gabarito.
17.12 No caso de anulação de questão(ões) da Prova Objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos,
inclusive aos que não tenham interposto recurso.
COMUM AOS CARGOS DE PROFESSOR: LETRAS/PORTUGUÊS – LETRAS/INGLÊS – MATEMÁTICA – BIOLOGIA – FÍSICA
– QUÍMICA – GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO ESPECIAL – AGRICULTURA – ADMINISTRAÇÃO – ELETROTÉCNICA –
INFORMÁTICA – PSICOLOGIA – DIREITO
CADERNO: LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTÃO Nº 01
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “B”, pois se trata de junção da preposição “a” + artigo “as”. Nas demais
alternativas, o sinal indicativo de crase não deve ser empregado. Em “A”, “D” e “E”, existe apenas a preposição sem artigo “a”. Já
em “C”, existe apenas o artigo, visto que já há a preposição “com”. Por fim, nota-se que o enunciado da questão focaliza a
reescrita considerando-se apenas a utilização correta ou incorreta do sinal indicativo de crase, não se questiona no enunciado se a
reescrita está adequada semanticamente para a substituição no texto, o que justifica o fato de ser irrelevante o uso do plural na
alternativa. O foco recai apenas sobre o emprego da crase. Portanto recurso indeferido.
QUESTÃO Nº 02
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “B”, pois segundo o texto, o método científico apresenta 4 etapas:
observação, hipóteses, análise e conclusão. A alternativa “A” está incorreta porque o autor critica justamente essa visão, afirmando
que primeiro é preciso entender a ciência. Já a alternativa C está incorreta porque a ABP é um modo de trabalho em que o método
científico pode ser aplicado, não um tipo deste. A alternativa “D”, por sua vez, está incorreta porque a ABP tem como objetivo
trabalhar as questões de forma contextualizada, segundo as demandas das comunidades específicas, em busca de uma
construção de soluções. Por fim, a alternativa “E” está incorreta porque o texto não menciona a importância dos aparelhos
tecnológicos para a motivação dos alunos, mas sim a busca por solucionar problemas das suas realidades. Portanto recurso
indeferido.
QUESTÃO Nº 03
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “A”, pois na primeira ocorrência os travessões introduzem um aposto, que
explica quais são as etapas do método científico. Nesse caso, é possível usar os dois pontos ou a virgula. Já na segunda
ocorrência, o travessão introduz um período que exemplifica o que foi dito anteriormente, não apresentando uma estreita
dependência sintática em relação ao período anterior. Nesse caso, o ponto e vírgula pode ser empregado, sinalizando uma pausa
maior entre os trechos, mas ainda sinalizando que existe uma relação dependência semântica entre eles. Nesse caso, os dois
pontos também poderiam ser empregados. Diante disso, a única combinação possível é aquela disponível na alternativa “A”,
estando as demais alternativas incorretas. Portanto recurso indeferido.
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JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/ALTERAÇÃO
DOS GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS
QUESTÃO Nº 04
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “D”, pois “deveríamos” é um verbo auxiliar modal que, segundo Luft (2010)
expressa obrigação e sentido semelhante a “precisar” e “ter de/que”. A resposta “A” está incorreta porque o verbo, nesse caso, é
pleno, não auxiliar, expressando um sentido de ter dívidas. A alternativa “B”, por sua vez, está incorreta porque o verbo está
conjugado no modo indicativo (futuro do pretérito). Já a alternativa “C” está incorreta porque a locução não é semanticamente a
“enfatizaremos”, visto que a locução veicula uma modalização de obrigação que o verbo simples não veicula. Por fim, a alternativa
E está incorreta porque o verbo está conjugado no futuro do pretérito. Portanto recurso indeferido.
QUESTÃO Nº 05
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “E”, pois, segundo Luft (2010), “essencial” pode vir acompanhado da
preposição “para” ou “a” (habilidades essenciais ao desenvolvimento integral...). Nota-se que o enunciado da questão não
menciona o fato de que a substituição implicaria na junção da preposição "a" ao artigo "o", pois claramente isso teria de ser feito. O
ponto da questão é a regência de "essenciais", não os ajustes necessários à frase para a substituição. A alternativa “A” está
incorreta porque não há simetria nesse caso, visto que as orações são dispostas em uma ordem específica e a mudança nessa
ordem tornaria o excerto incoerente (é preciso primeiro analisar, depois testar, depois resolver). Já a alternativa “B” está incorreta
porque no texto, “e” tem valor aditivo, enquanto na alternativa “e” tem valor adversativo (ele promete, mas não cumpre). A
alternativa “C” está incorreta porque “integral” é de fato um adjunto adnominal, mas “dos alunos” é um complemento nominal que
completa sintaticamente o termo “desenvolvimento”, sendo, pois, obrigatório do período. Por fim, a alternativa “D” está incorreta
porque o sujeito não é indeterminado, mas sim expresso por meio das orações subjetivas “analisar, testar e resolver”. Portanto
recurso indeferido.
QUESTÃO Nº 06
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “C”, pois como se trata de uma locução verbal, o verbo pode ocupar outras
posições além da próclise ao verbo principal, incluído a ênclise ao verbo principal. Diante disso, a alternativa “D” está incorreta. A
alternativa “A”, por sua vez, está incorreta porque na reescrita o verbo foi flexionado no futuro do pretérito e, nesses casos, a
colocação indicada é a mesóclise. Já a alternativa B está incorreta porque pronomes átonos não podem iniciar períodos. Por fim, a
alternativa E está incorreta porque o “que” é um fator de próclise. Nota-se que o conteúdo sobre colocação pronominal está
contemplado no item 3 do edital, "Domínio da norma-padrão do português contemporâneo", visto que é um tema em que há
divergências de emprego na norma-padrão (em que se segue a regras prescritas pela gramática normativa) e o emprego na
norma não padrão (em que a próclise é a regra geral independente do contexto sintático do pronome). Portanto recurso indeferido.
QUESTÃO Nº 07
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “E”, pois a expressão “essas problemáticas” poderia ser corretamente
substituída pela informação mencionada: Pensar, em sala de aula, soluções para as questões que enfrentam diariamente em suas
comunidades. Nota-se que não necessariamente a rotina dos estudantes é uma "problemática" que necessita de "soluções", mas
"as questões que enfrentam diariamente em suas comunidades" são de fato problemáticas. Assim, não é adequada a retomada
dos dois elementos, mas apenas do último, já que o foco recai sobre as questões que os alunos enfrentam EM SUAS ROTINAS, e
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JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/ALTERAÇÃO
DOS GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS
não em solucionar AS SUAS ROTINAS propriamente ditas. A alternativa “A” está incorreta porque o pronome se refere ao termo
“jovem”. Já a alternativa “B” está incorreta porque “assim” retoma todas as indicações feitas no texto, atuando como uma forma de
resumir e concluir o texto. A alternativa “C”, por sua vez, está incorreta porque o pronome retoma “método científico”. Por fim, a
alternativa D está incorreta porque a substituição não estaria de acordo com a norma padrão, visto que “ele” é pronome reto e atua
apenas como sujeito, não como objeto. Portanto recurso indeferido.
QUESTÃO Nº 08
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “D”, pois é a única cujas mudanças não alteram o sentido original do excerto.
Em “A”, a mudança para a voz passiva elimina a informação de que a sugestão parte do autor. Em “B”, a ideia de sugestão é
eliminada e substituída pela de ordem. Em “C”, a indeterminação do sujeito em “se converse” elimina a interlocução com o leitor do
texto. Já em “E”, a nominalização (conversar > conversa) que elimina a interlocução com o leito do texto. Portanto recurso
indeferido.
QUESTÃO Nº 09
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a resposta correta é a alternativa “A”, pois “para” é uma conjunção subordinativa final. Portanto recurso
indeferido.
QUESTÃO Nº 10
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada,
tendo em vista a existência de duas alternativas incorretas, conforme solicitado pelo enunciado da questão, sendo elas "C" e "D". A
alternativa "C" está incorreta porque “ou seja” e “isto é” são sinônimos, não homônimos. Já a alternativa "D" está incorreta porque
o excerto apresenta linguagem conotativa, isto é, figurada, já que a expressão "respirar ciência" não deve ser entendida
literalmente, e sim em seu sentido figurado de "a ciência está muito presente no nosso cotidiano". Portanto recurso deferido.
COMUM AOS CARGOS DE PROFESSOR: LETRAS/PORTUGUÊS – LETRAS/INGLÊS – MATEMÁTICA – BIOLOGIA – FÍSICA
– QUÍMICA – GEOGRAFIA – EDUCAÇÃO ESPECIAL
CADERNO: CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
QUESTÃO Nº 11
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão mantida.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida,
tendo em vista que a referida questão se direciona para a escola pública, haja vista que o Concurso Público a qual estão
concorrendo é para atuar na Escola Pública do Sistema Estadual de Ensino. A Banca Avaliadora, em nenhum momento, faz juízo
de valor a respeito da escola privada. Reitera-se que o certame é para atuação de professores que irão lecionar nas escolas
públicas do sistema estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, logo não há motivo ou razão para solicitar conhecimento
sobre a escola privada. Assim, de acordo com Libâneo (2021), a função social da escola pública é insubstituível, pois visa formar
indivíduos para uma vida digna e para a compreensão e transformação da realidade a qual estão inseridos. Ou seja, as forças
progressistas da sociedade que continuam lutando por justiça, igualdade, condições e oportunidades iguais para todos os
marginalizados da sociedade precisam lutar por uma escola que busque formas eficazes de desenvolvê-la com qualidade e
colocá-la a serviço dos interesses dos filhos da classe trabalhadora.
A escola pública, em sua função social, é insubstituível, pois é ela quem irá garantir acesso aos conhecimentos científicos
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