Editais - Defensoria Pública do Estado

Data de publicação24 Agosto 2021
SeçãoCaderno Executivo 1
terça-feira, 24 de agosto de 2021 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 131 (164) – 83
FFCLRP/USP (posgraduacao.psicologia@ffclrp.usp.br). Se aprovado,
o candidato que obtiver aceitação do orientador devidamente
credenciado na Área, deverá efetuar sua matrícula no período deter-
minado pela Comissão de Pós-Graduação e disponibilizado no site
da Faculdade, apresentando os seguintes formulários (disponíveis
no site www.ffclrp.usp.br – Pós-Graduação – Formulários):
- Matrícula – Ingressantes Mestrado;
- Uma foto 3 X 4;
Devido à pandemia do Covid-19, enquanto os funcionários
estiverem em Teletrabalho (Lei 13.979/2020), o candidato
aprovado no exame de ingresso deverá entrar em contato com
o Serviço de Pós-Graduação através do e-mail (posgraduacao@
listas.ffclrp.usp.br) para verificar se a matrícula deverá ser reali-
zada de modo presencial ou remoto.
(i) Modo presencial: o candidato realizará a matrícula pes-
soalmente ou por procuração, comparecendo à Rua Clóvis Vieira,
casa 37, Campus da USP de Ribeirão Preto, das 8:00 às 11:30 e
das 13:30 às 16:30 horas; ou via correio, endereçada à Faculda-
de de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Serviço de
Pós-Graduação (Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900, Campus
da USP – Ribeirão Preto – SP, CEP: 14040-901).
(ii) Modo remoto: o candidato deverá enviar a documen-
tação via internet, com todos os documentos em PDF (cada
documento em um arquivo separado) para (posgraduacao@
listas.ffclrp.usp.br).
Declaração do interesse em bolsa de estudo (se for do inte-
resse do candidato), a ser entregue na secretaria do Programa
de Pós-Graduação em Psicologia em até 4 dias úteis após o
período oficial de matrícula.
O candidato que no ato da inscrição não havia concluído
a graduação, deverá apresentar no ato da matrícula, cópia do
diploma devidamente registrado, histórico escolar completo ou
certificado com a data que colou grau em curso de Graduação
oficialmente reconhecido.
Caso as medidas oficiais de afastamento social perdurem
durante os períodos de matrícula de cobertura do presente edi-
tal, outros procedimentos poderão ser adotados pela secretaria
de Pós-Graduação.
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E
CIÊNCIAS HUMANAS
Edital ATAC-018-21-DLO-Russo
Edital de abertura de inscrições para o preenchimento de 1
(uma) vaga na função de monitor bolsista, para a área de Língua
e Literatura Russa, junto ao Departamento de Letras Orientais
da FFLCH-USP.
Estarão abertas, na Secretaria do Departamento de Letras
Orientais, no período de 24/08/2021 a 13/09/2021, as inscrições
para o preenchimento de 1 vaga para a função de monitor
bolsista com a finalidade de auxiliar em diversas atividades do
Curso de Russo, mas em especial às que se referem à RUS –
Revista de Literatura e Cultura Russa.
Poderão candidatar-se à monitoria os alunos regularmente
matriculados nos cursos de graduação, habilitação em Russo
que tenham completado, pelo menos, quatro semestres do res-
pectivo curso e metade dos créditos exigidos para a obtenção do
diploma pela USP e que tenham bom conhecimento do Inglês.
Os monitores selecionados serão remunerados mediante
bolsa, cujo valor fixado pelo Conselho Técnico Administrativo
da FFLCH-USP corresponde a R$ 525,24 (quinhentos e vinte e
cinco reais e vinte e quatro centavos) por 20 horas semanais
trabalhadas, sem vínculo empregatício com a USP.
A vigência da bolsa será de seis meses, sem renovação,
permitindo-se, todavia, que o aluno que já tenha exercido moni-
toria se candidate a novo processo seletivo.
É vedado o acúmulo de bolsas. Se o aluno já for bolsista de
outra modalidade na USP, não será possível atuar e receber pela
presente monitoria.
Todo o processo seletivo obedecerá às disposições contidas
no Regimento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Huma-
nas da USP, artigos 67 a 71.
No ato da inscrição, o candidato deverá enviar para o
e-mail: flo@usp.br, cópia dos seguintes documentos: curriculum
vitae, RG, CPF e vínculo acadêmico com a Faculdade (Histórico
Escolar). Deverá, também, fornecer endereço residencial, ende-
reço eletrônico e telefone para contato.
O processo seletivo será mediante análise do currículo e
entrevista e a data será definida oportunamente e divulgada
pelo Departamento de Letras Orientais.
Ao término do período da monitoria, o aluno deverá apre-
sentar ao professor responsável um relatório das atividades
desenvolvidas.
O professor responsável pela monitoria poderá, a qual-
quer tempo, solicitar a dispensa do aluno monitor, mediante
justificativa.
A monitoria também cessará antes do prazo determinado
caso o aluno manifeste, por escrito, seu desinteresse.
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E
ESTATÍSTICA
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
CONVOCAÇÃO
EDITAL IME-SP- Nº 004/2021
O Instituto de Matemática e Estatística da USP convoca o
candidato Sr. Gabriel Zanetti Nunes Fernandes, a comparecer
ao Serviço de Pessoal do Instituto de Matemática da USP, sito
à Rua do Matão, 1010 – Bloco A - Térreo, sala 28 – Cidade
Universitária, Butantã – São Paulo/SP, no prazo de 05 dias úteis,
contados a partir da data de publicação do presente edital, no
horário das 10h30 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, munido de
todos os documentos para dar andamento à sua contratação
pelo Regime Autárquico, conforme Editais IME-ATAC-012/2021
e IME-ATAC-022/2021, de Abertura de Processo Seletivo e de
Resultado Final/Classificação e Homologação, respectivamente,
para a função de Professor Contratado III (Doutor), junto ao
Departamento de Matemática, em jornada de 12 horas sema-
nais de trabalho. Processo nº 2021.1.177.45.0.
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO
COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Processo SEI nº 2021/0000168
Processo nº 701/2021
Ato do Defensor Público Coordenador Geral de Admi-
nistração, de 03 de agosto de 2021, notificando a empresa
E.S.P.E.E.P.P., inscrita no CNPJ sob o nº 22.581.762/0001-61,
na pessoa de seu/sua representante legal, de que em razão da
decisão proferida no expediente em epígrafe, se encontra aberto
o prazo de 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data desta
publicação, para interposição de recurso.
O protocolo do recurso deverá ser realizado na Rua Líbero
Badaró, 616, 5º andar, Centro, São Paulo/SP, CEP 01008-000, ou
dado o caráter excepcional provocado pela pandemia do novo
coronavírus, encaminhado ao e-mail dco@defensoria.sp.def.br.
Processo SEI nº 20210000164
Processo nº 15682021
Ato do Defensor Público Coordenador Auxiliar de Adminis-
tração respondendo pelo expediente da Coordenadoria Geral de
Administração, de 19 de agosto de 2021, notificando a empresa
M.S.E.V.P.E.E.P.P., inscrita no CNPJ sob o nº 13.014.3700001-20,
na pessoa de seusua representante legal, de que em razão da
decisão proferida no expediente em epígrafe, se encontra aberto
o prazo de 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data desta
publicação, para interposição de recurso.
O protocolo do recurso deverá ser realizado na Rua Líbero
Badaró, 616, 5º andar, Centro, São PauloSP, CEP 01008-000, ou
dado o caráter excepcional provocado pela pandemia do novo
coronavírus, encaminhado ao e-mail dco@defensoria.sp.def.br.
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E
LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão
Preto
Edital SPG 014/2021
Edital de abertura de inscrições para o Mestrado, do Progra-
ma de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São
Paulo, referente ao 1º semestre de 2022.
Encontram-se abertas, no Serviço de Pós-Graduação da
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo, na Avenida Bandeirantes, 3900, as
inscrições para o processo seletivo de mestrado com ingresso
no 1º semestre de 2022 do Programa de Pós-Graduação em
Psicologia, sendo 15 vagas para Mestrado.
Poderão inscrever-se os portadores de diploma de curso
superior em Psicologia ou cursos afins.
1. Inscrição no Processo Seletivo do Mestrado
As inscrições serão recebidas até o dia 03 de novembro de
2021, por meio do envio da documentação via internet, endere-
çada ao e-mail posgraduacao@listas.ffclrp.usp.br do Serviço de
Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).
No ato da inscrição o candidato deverá encaminhar (cada
documento em um arquivo separado, em PDF):
- Requerimento de inscrição (disponível no site: www.
ffclrp.usp.br – Pós-Graduação – Formulários – Inscrição – Pós-
-Graduação);
- Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
- Cédula de Identidade – RG (não é aceita a carteira de
habilitação para fins acadêmicos);
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Certificado de Reservista (para candidatos do sexo
masculino)
- Cópia do passaporte para os candidatos estrangeiros;
- Diploma de curso superior (frente e verso), ou certificado
de conclusão com colação de grau ou declaração da Instituição
de Ensino de que o candidato cursa o último semestre;
- Histórico escolar do curso superior;
- “Curriculum Vitae” (em arquivo único e formato PDF),
documentado, com comprovantes em anexo obrigatoriamente
numerados na ordem de apresentação, confeccionado de acordo
com as normas estabelecidas pelo Programa – disponíveis no
site https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/ - Formulários - Inscrição
- Curriculum Vitae Modelo Obrigatório ME (PG de Psicologia);
- Projeto de Pesquisa (em arquivo único e formato PDF), con-
feccionado, obrigatoriamente, de acordo com as seguintes normas:
ter no máximo 20 páginas incluindo as referências bibliográficas,
digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento
1,5, A4, com numeração das páginas e endossado (assinado) pelo
orientador. No caso de o projeto conter anexos, os mesmos deverão
ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 11;
- Certificado de proficiência em inglês, espanhol ou em
francês, dentro do prazo de validade de 03 anos, conforme as
especificações a saber:
a) Inglês: TEAP (Test of English for Academic Purposes), na
área de Ciências Humanas, com nota mínima igual a 70 pontos;
TOEFL – IBT (Test of English as a Foreign Language – Internet
Based Test), com nota mínima igual a 71 pontos; TOEFL – ITP
(Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Pro-
gram), com nota mínima igual a 527 pontos; IELTS (International
English Language Testing System), com nota mínima igual a 6;
Cambridge Exam CAE, com nota “apto” para o nível B2.
b) Espanhol: TEPLE (Test de Proficiencia em la Lengua Españo-
la), com nota mínima igual a 70 pontos; DELE (Diploma de Español
como Lengua Estranjera), com nota “apto” para o nível B2.
c) Francês: ELFA (Examen de Lecture em Français pour des
Buts Académiques), com nota mínima igual a 70 pontos; DELF
(Diplôme d’Études em Langue Française), com nota “apto” para
o nível B2; DALF (DiplômeApprofondi de Langue Française),
com nota “apto” para o nível C1; TCF (Test de Connaissance du
Français), com nota “apto” para o nível B2. Caso o candidato
possua como língua materna uma das línguas cujas proficiências
são aceitas por este Programa, devidamente comprovada por
meio de histórico escolar do país de origem, será dispensado da
apresentação desse exame de proficiência em língua estrangeira
na inscrição para o processo seletivo do Mestrado.
- Formulário Padrão de Justificativa, modelo obrigatório, disponí-
vel no site do Programa https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/ - Formulá-
rios - Inscrição - Formulário Padrão de Justificativa (PG de Psicologia).
- Termo de Compromisso do Orientador, modelo obrigatório,
a ser preenchido com declaração do orientador sobre aceite de
orientação, disponível no site do Programa https://sites.usp.br/
psicologiarp/pb/ - Formulários - Inscrição - Termo de Compromis-
so Orientador (Psicologia).
- Termo de Anuência de Participação do Processo Seletivo por
meio Remoto, disponível no site do Programa https://sites.usp.br/
psicologiarp/pb/ - Formulários - Inscrição - Termo de Anuência de
Participação do Processo Seletivo por meio Remoto (Psicologia)
2. Do processo seletivo para o Mestrado
O processo seletivo consiste nas seguintes atividades
avaliativas:
- Análise do "Curriculum Vitae" (Peso 1), levando-se em
conta a formação e a experiência científica do candidato;
- Análise do Projeto de Pesquisa (Peso 2), levando-se em
conta a sua qualidade e viabilidade de execução.
- Arguição Oral do Projeto (Peso 1), frente à comissão de
seleção, realizada de modo remoto em sala de reuniões virtual
criada no Google Meet, com duração máxima de 50 minutos,
levando-se em conta o desempenho do candidato na arguição
dos objetivos e dos referenciais teóricos e metodológicos do
projeto a ser desenvolvido no Mestrado. Será feita arguição do
projeto pela banca examinadora, sem que o candidato tenha
que preparar antecipadamente uma apresentação oral deste.
Esta atividade avaliativa, em virtude da excepcionalidade da
pandemia da COVID-19, substitui a prova escrita que era reali-
zada nas seleções presenciais e perdurará enquanto as medidas
de isolamento social na USP estiverem mantidas.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver média,
entre as três avaliações acima descritas, com valor igual ou
superior a 7,0 (sete).
3. Cronograma do processo seletivo para o Mestrado
O processo de seleção dos candidatos será realizado no
período de 04 de novembro a 15 de dezembro de 2021, respei-
tando-se as especificidades das atividades previstas neste edital.
O cronograma das atividades avaliativas do Processo
Seletivo para o Mestrado, bem como suas respectivas instruções
de realização estarão disponíveis e atualizadas no site do Pro-
grama em http://sites.usp.br/psicologiarp - Ingresso – Mestrado
– Exame de Seleção.
A data/horário e o link da arguição oral do projeto de pes-
quisa serão informados aos candidatos por e-mail.
O cronograma dos exames de seleção poderá ser even-
tualmente alterado, adequando-se a possíveis alterações no
calendário do Programa de Pós-graduação.
4. Divulgação final de resultados do Processo Seletivo de
Mestrado
O resultado final da seleção de Mestrado será divulgado
no dia 15 de dezembro de 2021, na página do Programa na
internet em http://sites.usp.br/psicologiarp - Ingresso – Mestra-
do – Resultado para 1º Semestre 2022 e também em http://sites.
usp.br/psicologiarp – Acontece - Comunicados.
O candidato poderá ser aprovado, mas não indicado à
matrícula, caso o número de candidatos seja maior que o
número de vagas atribuído pelo Programa de Pós-Graduação
em Psicologia ao orientador.
5. Informações adicionais
Outras informações poderão ser obtidas por e-mail enviado
à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da
deverá encaminhar o resultado à Comissão de Pós-Graduação,
para homologação.
Da proficiência em língua estrangeira:
17. Para o Curso de Mestrado, a prova de proficiência em
língua inglesa tem como objetivo verificar se o aluno possui conhe-
cimento que lhe permita, no mínimo, ler e entender textos em inglês.
Para inscrição no processo seletivo os candidatos deverão apresen-
tar como comprovante de proficiência, o certificado de aprovação
emitido por uma das instituições descritas a seguir:
a) TOEFL – “Test of English as a Foreign Language”: 60 pon-
tos para o “Internet-based Test” (iBT) e Level B1 – 460 pontos
para o “Institutional Testing Program” (ITP);
b) IELTS - “International English Language Testing System”:
5,5 pontos;
c) TEAP - “Test of English for Academic and Professional
Purposes”: 75 pontos?;
d) WAP – “Writing for Academic and Professional Purpo-
ses”:60 pontos;
e) Exames da Universidade de Cambridge: Level B1 - “Pass
with merit” no “Preliminary English Test” (PET); Level B1 no
“First Certificate in English” (FCE),Grade C, Score: 60-74, Level
C1 no “Certificate in Advanced English” (CAE).
18. Para os Cursos de Doutorado e Doutorado Direto, bem
como na solicitação da passagem de Mestrado para o Dou-
torado Direto, a prova de proficiência em língua inglesa tem
como objetivo verificar se o aluno possui conhecimento que lhe
permita, no mínimo, interpretar e redigir textos em inglês. Para
inscrição no processo seletivo os candidatos deverão apresentar
como comprovante de proficiência o certificado de aprovação
emitido por uma das instituições descritas a seguir:
a) TOEFL – “Test of English as a Foreign Language”: 70
pontos no “Internet-based Test” (iBT) e Level B2– 543 pontos
no “Institutional Testing Program” (ITP);
b) IELTS – “International English Language Testing System”:
6,0 pontos;
c) WAP – “Writing for Academic and Professional Purpo-
ses”: 60 pontos;
d) Exames da Universidade de Cambridge: Level B2 no “First
Certificate in English” (FCE); GradeB, Score: 75-79, Level C1 no
“Certificate in Advanced English” (CAE).
19. Os exames de proficiência terão validade de 4 (quatro)
anos, contados a partir da realização do exame.
20. O candidato estrangeiro, proveniente de país cuja língua
oficial seja o inglês, fica isento da apresentação do comprovante
de proficiência em língua inglesa.
21. Não será exigida comprovação de proficiência em língua
portuguesa para alunos estrangeiros.
Da matrícula:
22. A matrícula dos candidatos aprovados no processo
seletivo será realizada no período de 13 de outubro de 2021 a
14 de janeiro de 2022, nos dias úteis das 11h00min às 16h00min
do horário de Brasília, deverá ser realizada pelo próprio interes-
sado ou caso ainda permaneçam as medidas de distanciamento
social devido à Pandemia, a documentação assinada poderá ser
enviada para o e-mail ppg.toxrp@usp.br e quando retomadas
as atividades presenciais deverão ser entregues no Serviço de
Pós-graduação da FCFRP - USP.
23. O candidato estrangeiro aprovado somente poderá efe-
tivar sua matrícula presencialmente e apresentarem o documen-
to de identidade válido e visto temporário ou permanente que os
autorize a estudar no Brasil, conforme artigo 39 do Regimento
da Pós-Graduação da USP, não será aceita matrícula por e-mail.
24. Documentos obrigatórios no ato da matrícula para os
cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto:
- Requerimento de Matrícula Inicial;
- Programa de Estudo (disciplinas a serem cursadas) do
Candidato;
- Cópia simples e legível do protocolo do visto temporário
ou permanente (categoria IV – estudante) realizado na Polícia
Federal (para candidato estrangeiro). A cada renovação de visto,
o aluno estrangeiro deverá entregar cópia legível do documento
ao Serviço de Pós-Graduação;
24.1. Documentos específicos para os Cursos de Mestrado
e Doutorado Direto:
- Cópia simples e legível do Diploma de Graduação (frente
e verso) ou certificado de conclusão de Graduação obtido em
curso reconhecido pelo MEC;
- Caso o candidato não tenha entregado o Diploma de Gra-
duação no ato da inscrição do processo seletivo deverá entregar
até 12 meses da data de sua matrícula inicial.
24.2. Documentos específicos para Curso de Doutorado:
- Cópia simples e legível do Diploma do Título de Mestrado
(frente e verso), ou Ata de defesa ou certificado de conclusão
de Título de Mestre; devidamente homologado pela instituição.
- Caso o candidato não tenha entregado o Diploma do Títu-
lo de Mestrado no ato da inscrição do processo seletivo deverá
entregar até 12 meses da data de sua matrícula inicial.
24.3. Após a efetivação matrícula, entrar no site https://
atendimento-prod.sti.usp.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZo
om;ItemID=43, o qual consta o tutorial para criação do e-mail
institucional da USP. Logo após a criação, informar a secretaria
de pós-graduação para efetivação do e-mail no sistema.
25. No caso de matrícula presencial por procuração, deverão
ser acrescentados aos itens 24 e 24.1 ou 24.2, o documento de
mandato (com firma reconhecida em cartório) e o documento de
identidade do procurador.
26. No ato da matrícula ou até 40 (quarenta) dias após a
data da matrícula, deverá ser entregue uma cópia impressa e
uma cópia digital do projeto de pesquisa, com no máximo 20
páginas contendo: Título (língua portuguesa e inglesa), Resumo,
Introdução, Objetivos, Justificativa, Material e Casuística e/ou
Métodos, Referências Bibliográficas e Cronograma de execução,
assinada pelo orientador e pelo aluno.
26.1. Os projetos de pesquisa que envolvam seres huma-
nos deverão vir acompanhados do protocolo de submissão do
Comitê de Ética em Pesquisa da Unidade ou comprovante da
aprovação da coparticipação da instituição sede do pesquisador
responsável. No protocolo de submissão deve constar o título do
projeto, nome do aluno e do orientador.
26.2. Os projetos de pesquisa que envolvam animais deverão
vir acompanhados do protocolo de submissão junto a Comissão
de Ética no Uso de Animais da Unidade onde os animais são
mantidos vivos, contendo o mesmo título do projeto apresentado.
27. É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso
de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo.
28. Não será efetivada a matrícula do candidato cuja docu-
mentação estiver incompleta ou com alguma irregularidade.
29. O candidato aprovado no processo seletivo para ingresso
nos Cursos de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto, deverão
colar grau ou defender a Dissertação de Mestrado em data anterior
à data final para realização da matrícula. Caso a colação de grau
ou a defesa e aprovação da Dissertação de Mestrado não tenha
ocorrido em data anterior, fica anulado o direito de matrícula do
candidato, podendo prestar novo processo seletivo.
30. O aluno de Mestrado da USP, candidato ao curso de Dou-
torado no futuro, que cumpriu todos os créditos de disciplina do
curso e qualificado, poderá solicitar aproveitamento dos créditos
excedentes, no ato da matrícula, desde que estiverem com o sta-
tus de disponíveis para o Doutorado e obtidos até 36 meses ante-
riores à matrícula, conforme Regimento de Pós-Graduação da USP.
31. A aceitação pelo orientador ou a aprovação no Processo
Seletivo não implica na concessão automática de bolsa para o
candidato.
32. O candidato não selecionado terá prazo de 30 (trinta)
dias, a contar da data da publicação do resultado final, para
retirar os documentos de sua inscrição, no Serviço de Pós-
-Graduação, após esta data os documentos serão descartados.
O coordenador do Programa, como presidente da Comissão de
Avaliação, estará presente na reunião por Google Meet durante
todo o tempo da prova de conhecimentos específicos.
12.2. Caso ocorra algum problema de conexão com a internet
do candidato durante a realização da prova de conhecimentos
específicos, o candidato terá o prazo de no máximo 15 minutos para
se reconectar com a internet e esse tempo será acrescido no final.
12.3. Os candidatos para o curso de Mestrado serão ava-
liados através:
a) prova escrita de conhecimentos específicos, de caráter
eliminatório e classificatório;
b) análise do “Currículo Lattes” (para candidatos brasi-
leiros), do “Curriculum Vitae” (no caso de candidatos estran-
geiros), devidamente documentado e pontuado conforme item
12.6, de caráter classificatório;
c) será considerado aprovado no processo seletivo o candi-
dato que obtiver nota superior ou igual a 5,0 (cinco) na prova de
conhecimentos específicos. Este poderá ser aceito no programa,
mediante disponibilidade de orientador e conforme número de
vagas divulgadas neste Edital;
d) A nota final será a soma das notas da prova de conhe-
cimento específico e da pontuação do currículo, com atribuição
dos respectivos pesos.
e) A prova escrita de conhecimentos específicos terá peso 7,0
(sete) e a nota atribuída à análise do currículo terá peso 3,0 (três).
12.4. Os candidatos para o curso de Doutorado e Doutorado
Direto serão avaliados através de:
a) prova escrita de conhecimentos específicos, de caráter
eliminatório e classificatório;
b) análise do “Currículo Lattes” (para candidatos brasi-
leiros), do “Curriculum Vitae” (no caso de candidatos estran-
geiros), devidamente documentado e pontuado conforme item
12.6, de caráter classificatório;
c) será considerado aprovado no processo seletivo o candi-
dato que obtiver nota superior ou igual a 5,0 (cinco) na prova de
conhecimentos específicos. Este poderá ser aceito no programa,
mediante disponibilidade de orientador e conforme número de
vagas informadas neste Edital;
d) A nota final será a soma das notas da prova de conhe-
cimento específico e da pontuação do currículo, com atribuição
dos respectivos pesos.
e) A prova escrita de conhecimentos específicos terá peso
5,0 (cinco) e a nota atribuída à análise do currículo terá peso
5,0 (cinco).
12.5. Os tópicos para prova escrita de conhecimentos especí-
ficos estão disponíveis no endereço do Programa https://fcfrp.usp.
br/pt/ensino/pos-graduacao/toxicologia/ptox-processo-seletivo/.
12.6. O Currículo será pontuado de acordo com os seguintes
critérios:
12.6.1. Formação
a) Análise do histórico escolar da graduação (considerar
apenas para candidato de Mestrado e Doutorado Direto): 2
pontos por curso;
b) Dissertação de Mestrado defendida (considerar apenas
para candidato de Doutorado): 5 pontos por curso;
c) Residência Médica: 2 pontos por ano;
d) Curso de Especialização em Toxicologia ou áreas afins
(carga horária maior ou igual a 360h): 1,5 pontos por curso;
e) Curso de Aperfeiçoamento em Toxicologia ou áreas afins
(carga horária maior ou igual a 120 h e inferior a 360 h): 1
ponto por curso;
f) Cursos de extensão ou extracurriculares em Toxicologia
ou área afins (com carga horária maior ou igual a 8h): 0,1 pontos
a cada 8 horas (até no máximo 1 ponto por curso).
12.6.2. Atividades Científicas
a) Estágio de Iniciação Científica com Bolsa ou registrado
pela instituição: 1,5 pontos por ano (até no máximo 4,5 pontos);
b) Trabalhos completos publicados ou aceitos para publicação
em revistas indexadas no ISI (no máximo 05 artigos, nos casos
superior a 5 artigos, considerar os 5 de maior fator de impacto):
b.1) Fator de impacto superior a 3,0: (1º autor) 3 pontos e
(coautor) 1 ponto por trabalho;
b.2) Fator de impacto menor ou igual a 3,0 e maior que 1,5:
(1º autor) 2 pontos e (coautor) 1 ponto por trabalho;
b.3) Fator de impacto menor ou igual a 1,5: (1º autor) 1,5
pontos e (coautor) 0,5 pontos por trabalho.
c) Trabalhos completos publicados ou aceitos para publi-
cação em revistas não indexadas no ISI (com ISSN): 0,5 pontos
por trabalho;
d) Trabalhos submetidos à publicação: 0,3 cada por trabalho;
e) Patentes:
e.1) Patentes Registradas no país/exterior: 3 pontos por
patente;
e.2) Patentes Depositadas no país/exterior: 2 pontos por patente.
f) Capítulos de livro publicados na área com ISBN no país/
exterior: 1,5 pontos por capítulo;
g) Eventos científicos internacionais, nacionais, regionais
e locais:
g.1) Trabalhos apresentados pelo candidato na forma oral
em congressos nacionais: 0,4 pontos por trabalho e internacio-
nais: 0,6 pontos por trabalho;
g.2) Trabalhos apresentados pelo candidato na forma de
painel em congressos nacionais 0,2 pontos por trabalho e inter-
nacionais: 0,3 pontos por trabalho;
g.3) Resumos publicados em anais de congresso (não
considerar os já pontuados): 0,1 nacionais e 0,2 internacionais
por trabalho;
g.4) Trabalhos apresentados pelo candidato na forma oral/
painel em congressos regionais ou locais: 0,1 pontos por trabalho;
g.5) Trabalhos completos publicados em anais de congresso:
0,5 pontos por trabalho.
h) Palestra ou minicursos ministrados dentro da área ou
afins: 0,4 por atividade;
i) Prêmios acadêmicos: 0,3 pontos por prêmio.
12.6.3. Outras Atividades
a) Monitoria: 0,5 pontos por semestre (até no máximo 2
pontos);
b) Bolsa Trabalho: 0,3 pontos por ano (até no máximo 0,9
pontos);
c) Docência em Toxicologia ou áreas afins no ensino supe-
rior: 1 ponto a cada 6 meses (até no máximo 6 pontos);
d) Atividades profissionais em Toxicologia: 1 ponto por ano
(até no máximo 4 pontos);
e) Estágios extracurriculares: 0,1 pontos a cada 12 horas
(até no máximo 1 ponto).
f) Participação em comissões organizadoras de eventos
científicos: 0,3 pontos por evento (até no máximo 1,5 pontos).
12.7. A pontuação do Currículo será normalizada, mediante
a atribuição da nota 10,0 (dez) ao candidato que apresentar
melhor desempenho.
12.8. Em caso de empate, será considerada a maior nota da
prova de conhecimentos específicos para o Curso de Mestrado
e a maior pontuação da análise do currículo para os Cursos de
Doutorado e Doutorado Direto como medida de desempate.
13. O resultado será divulgado no site do Programa até o
dia 04 de outubro de 2021, dele cabendo recurso.
14. Recurso contra o resultado poderá ser impetrado pelo
candidato, até às 23:59 hs do dia 06 de outubro de 2021 (Horá-
rio de Brasília), mediante solicitação encaminhada para o e-mail
ppg.toxrp@usp.br.
15. O resultado final será publicado no Diário Oficial e
disponibilizado no endereço(http://fcfrp.usp.br/selecao) do Pro-
grama no dia 08 de outubro de 2021. Caso não haja alterações
na classificação, será considerado resultado final divulgado em
04 de outubro de 2021.
16. A CCP instituirá uma Comissão Examinadora composta
por três membros, com titulação mínima de Doutor na área de
concentração do Programa, para aplicação do processo seletivo.
Ao final do Processo Seletivo, a Coordenação do Programa,
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
terça-feira, 24 de agosto de 2021 às 05:01:14

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