EDITAIS - DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Data de publicação11 Outubro 2022
SectionCaderno Cidade
64 – São Paulo, 67 (194) Diário Of‌i cial da Cidade de São Paulo terça-feira, 11 de outubro de 2022
29 da Portaria PROCON Paulistano nº 05, de 24 de novembro
de 2.017.
Páteo do Colégio, nº 5, 2º andar, Centro – SP. CEP 01.016-
040
EXTRATO
ADITAMENTO Nº 007 AO CONTRATO DE LOCAÇÃO N°
06SP-G2015
PROCESSO nº 6038.2017/0000003-2
LOCATÁRIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMA-
NOS E CIDADANIA.
LOCADOR: MIGUEL CARMINE GIANETTI NETTO - CPF nº
324.185.328-44.
OBJETO DO CONTRATO: Locação de Imóvel – situado a Rua
Centralina, 254 – Vila Lurdes – São Paulo, lote 16, Quadra G,
Matricula do Imóvel nº 39.929, Contribuinte nº 115.158.0019-8
OBJETO DO ADITAMENTO: Prorrogação Contratual.
VALOR DO ADITAMENTO: R$ 62.397,72 (sessenta e dois
mil trezentos e noventa e sete reais e setenta e dois centavos)
ASSINADO EM: 07/10/2022
VIGÊNCIA: 12 (doze) meses.
a) GIOVANI PIAZZI SENO– CHEFE DE GABINETE - SMDHC
b) MIGUEL CARMINE GIANETTI NETTO - LOCADOR
6074.2022/0005495-2
ASSUNTO: EDITAL DE CHAMAMENTO DO 9º PRÊMIO DE
DIREITOS HUMANOS DOM PAULO EVARISTO ARNS
DESPACHO
I- À vista dos elementos constantes do presente, especial-
mente as manifestações do Departamento de Educação em Di-
reitos Humanos - DEDH, SEI 071394066 e da Assessoria Jurídica
desta Pasta, SEI 071589137 que acolho, AUTORIZO a publicação
do Edital de Chamamento do 9º Prêmio de Direitos Humanos
Dom Paulo Evaristo Arns, que é concedido anualmente a pessoa
física e jurídica que se destacarem na promoção e defesa dos
direitos humanos, nos termos do Decreto nº 55.759 de 8 de
dezembro de 2014.
II- Ato contínuo, AUTORIZO a divulgação do Edital na im-
prensa oficial, no site da SMDHC, bem como o aviso em quadro
próprio da Administração.
6074.2022/0005495-2
Edital Nº CPB/010/2022/SMDHC/DEDH
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
(SMDHC), por meio do Departamento de Educação em Direitos
Humanos (DEDH), no cumprimento de suas atribuições legais,
TORNA PÚBLICO o presente Edital sobre a indicação de pessoas
físicas e jurídicas que se destacaram na promoção e na defesa
dos Direitos Humanos e que atuam ou desenvolvam parte de
suas atividades no município de São Paulo, ou, ainda, tenham a
cidade como espaço de atuação, para receber indicações para o
9º Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O presente edital tem por finalidade atender o disposto
do Decreto Municipal Nº 55.759, de 08 de dezembro de 2014,
o Decreto Municipal Nº 57.503, de 06 de dezembro de 2016 e
a Portaria Nº 69/SMDHC/2022, de 5 de outubro de 2022, da
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
1.2. O presente edital visa receber indicações, por parte da
sociedade de pessoas físicas e/ou jurídicas que se enquadrem
ao descrito no item 2.1, para serem homenageadas pelo Prêmio
Municipal de Direitos Humanos “Dom Paulo Evaristo Arns”.
1.3. A premiação consiste na concessão pelo Prefeito, ou
mediante delegação, pela Secretária Municipal de Direitos
Humanos e Cidadania, de um certificado e de uma estatueta
estilizada pela artista plástica Tomie Ohtake.
2. DAS INDICAÇÕES
2.1. O presente Edital tem por objetivo receber indicações
para cada uma das 2 (duas) categorias do prêmio:
a) Prêmio de destaque - pessoa física
b) Prêmio de destaque – pessoa jurídica.
2.2 As indicações ao Prêmio serão realizadas pela socieda-
de civil ou por órgãos e entidades do Governo Municipal por
meio de formulário eletrônico de indicação disponibilizado no
https://forms.office.com/r/g1cNkt1KxE
2.3. As indicações poderão ser realizadas no período de 45
(quarenta e cinco) dias corridos, a partir da data de publicação
deste Edital.
2.4. Para a indicação exige-se que o(a) indicado(a):
a) seja pessoa física ou jurídica, com atuação na área da
defesa e/ou promoção dos direitos humanos;
b) ter atuação comprovada por meio de currículo, registros
na imprensa, documentos, outras premiações etc., relativas à
prática, difusão e promoção de ações em Direitos Humanos nas
mais diversas áreas como: educação, saúde, assistência, cultura,
arte, esporte, entre outras;
c) esteja atuando ou tenha atuado na cidade de São Paulo.
2.5. Poderão ser feitas indicações in memorian.
2.6. Cada proponente poderá indicar pessoa física e/ou
jurídica para recebimento do prêmio, sem limites de indicações.
3. DA ABRANGÊNCIA, SELEÇÃO, PREMIAÇÃO E SOLENI-
DADE
3.1. Encerrado o prazo previsto no Edital, as indicações
serão publicadas em Diário Oficial da Cidade e apreciadas
pelo Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos, que
escolherão os vencedores na categoria Pessoa Física e Pessoa
Jurídica.
3.2. A(o) Secretária(o) Municipal de Direitos Humanos
informará a decisão do Comitê ao Prefeito.
3.3. Os nomes dos premiados serão consignados em ata de
reunião do Comitê Municipal de Direitos Humanos.
3.4 Não poderão ser premiados funcionários da Secretaria
Municipal de Direitos Humanos e Cidadania ou integrantes do
Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos.
3.5. Os homenageados de edições anteriores não poderão
ser contemplados mais de uma vez com o Prêmio de Direitos
Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.
3.6 Será realizada em cerimônia pública no mês de dezem-
bro de 2022, em local e horário informados posteriormente,
juntamente com o Prêmio de Direito à Memória e à Verdade
“Alceri Maria Gomes da Silva”.
4. DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1 Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento
de Educação em Direitos Humanos, que poderá consultar o
Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos.
4.2 Os interessados poderão obter informações sobre o edi-
tal bem como quaisquer esclarecimentos sobre o procedimento
pelo e-mail cedh@prefeitura.sp.gov.br com assunto “Edital de
Chamamento – 9 º Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns.
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA
CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA CIDADE DE
SÃO PAULO - CMDCA/SP
PUBLICAÇÃO Nº 068/CMDCA-SP/2022
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente da Cidade de São Paulo – CMDCA/SP, no
uso das atribuições que lhes são conferidas pela Lei nº
8.069/90 – ECA, torna pública a Resolução nº 150/CMDCA-
-SP/2022, aprovada em Reunião Extraordinária do CMDCA/
SP de 10/10/2022:
COMUNICADO Nº 804, DE 10 DE OUTUBRO
DE 2022
CONCURSOS DE REMOÇÃO 2022 PARA OS PROFIS-
SIONAIS DE EDUCAÇÃO E TITULARES DE CARGOS DE
ANALISTA DE INFORMAÇÕES, CULTURA E DESPORTO,
LOTADOS NAS UNIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
O Secretário Municipal de Educação, no uso das atribuições
legais, e considerando:
- o disposto no item 9.1 do Edital de Abertura de Inscrições
e de Procedimentos dos Concursos de
Remoção 2022,
COMUNICA
1. Os candidatos inscritos nos Concursos de Remoção 2022
que exerceram, efetivamente, a função de jurado, nos termos
do art. 440 do Código de Processo Penal, deverão apresentar
na sua Unidade Educacional, até a data de 13/10/2022, com-
provante de participação para fins do previsto no item 9.1 do
Edital de Abertura de Inscrições;
1.1 A Unidade educacional deverá cadastrar a informação
na tela do sistema EOL - Operacional – Servidores – Pesquisa –
1.6, até a data de 14/10/2022, conforme segue:
1.2 Digitar o RF do servidor, clicar em pesquisar e no botão
Indicar / Encerrar participação;
1.3 Confirmar clicando em “Sim”.
2. Para fins de comprovação da função a que se refere o
item anterior, serão aceitos certidões, declarações, atestados ou
outros documentos públicos, emitidos pelos Tribunais de Justiça
estaduais e regionais federais do país, realizados no período de
08/08/2018 a 29/09/2022 (último dia de inscrição do Concurso
de Remoção/2022).
3. É de exclusiva responsabilidade do profissional a entrega
do comprovante dentro do prazo estipulado.
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE
CAMPO LIMPO
6016.2022/0108163-9
PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DE POSSE
DEFIRO o pedido de Prorrogação do prazo de Posse, no
cargo de Professor de Educação Infantil, nos termos do parágra-
fo 1º, do artigo 125 da Lei 14.660/07 de:
Nome RG
Angela Regina Miranda Crem 281036172
EDITAIS
FUNDAÇÃO PAULISTANA DE
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
GABINETE DIRETOR GERAL
EXTRATO TERMO DE ADESÃO Nº 34/FPETC/2022
Contratante: FUNDAÇÃO PAULISTANA DE EDUCAÇÃO,
TECNOLOGIA E CULTURA
Contratada: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para
Cristo em Freguesia do Ó
SEI: 8110.2022/0001236-2
Objeto: O presente edital tem por objetivo selecionar par-
ceiras, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos,
por meio da realização de apoio aos cursos de qualificação
profissional oferecidos gratuitamente pela FUNDAÇÃO
PAULISTANA.
DOS RECURSOS FINANCEIROS:
Este ajuste não envolve transferência de recursos financei-
ros, nem contempla a celebração de comodato, doação de bens
ou outra forma de compartilhamento de recurso patrimo-
nial.
DATA DA ASSINATURA: 03/10/2022.
EXTRATO TERMO DE ADESÃO Nº 35/FPETC/2022
Contratante: FUNDAÇÃO PAULISTANA DE EDUCAÇÃO,
TECNOLOGIA E CULTURA
Contratada: Creche Imaculado Coração de Maria do Jardim
Princesa
SEI: 8110.2022/0001237-0
Objeto: O presente edital tem por objetivo selecionar par-
ceiras, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos,
por meio da realização de apoio aos cursos de qualificação
profissional oferecidos gratuitamente pela FUNDAÇÃO
PAULISTANA.
DOS RECURSOS FINANCEIROS:
Este ajuste não envolve transferência de recursos financei-
ros, nem contempla a celebração de comodato, doação de bens
ou outra forma de compartilhamento de recurso patrimo-
nial.
DATA DA ASSINATURA: 03/10/2022.
EXTRATO TERMO DE ADESÃO Nº 36/FPETC/2022
Contratante: FUNDAÇÃO PAULISTANA DE EDUCAÇÃO,
TECNOLOGIA E CULTURA
Contratada: Condomínio Ilha de Itaparica
SEI: 8110.2022/0001311-3
Objeto: O presente edital tem por objetivo selecionar par-
ceiras, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos,
por meio da realização de apoio aos cursos de qualificação
profissional oferecidos gratuitamente pela FUNDAÇÃO
PAULISTANA.
DOS RECURSOS FINANCEIROS:
Este ajuste não envolve transferência de recursos financei-
ros, nem contempla a celebração de comodato, doação de bens
ou outra forma de compartilhamento de recurso patrimo-
nial.
DATA DA ASSINATURA: 06/10/2022.
DIREITOS HUMANOS E
CIDADANIA
GABINETE DA SECRETÁRIA
COORDENADORIA DE DEFESA DO CONSU-
MIDOR
Divisão de Atendimento ao Consumidor
Processo Administrativo - FA n.º: 35.111.001.22-0000129
Processo SEI nº 6074.2022/0005981-4
Fornecedor: MSK OPERACOES E INVESTIMENTOS LTDA
CNPJ: 23.206.780/0001-26
EXTRATO DE DECISÃO
Considerando que o fornecedor, ao ser notificado para
comprovar o atendimento da pretensão do consumidor e/ou
apresentar defesa, quedou-se inerte, não apresentando docu-
mentação idônea, e o consumidor, ao ser questionado, também
permaneceu em silêncio, DECIDO que o processamento da
presente RECLAMAÇÃO encontra-se impossibilitado, devendo
esta ser considerada PREJUDICADA, conforme a Decisão prola-
tada em 10/10/2022, conjuntamente com o inciso III, do artigo
CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia.
Coleção Ideias em ação – Cengage, 2011.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da tota-
lidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
HISTÓRIA
A história dos brinquedos: brinquedos de outros povos e
de outros tempos. A história dos jogos e brincadeiras: nossas
brincadeiras e de outras culturas e épocas. Os espaços lúdicos
na Cidade de São Paulo:os espaços de lazer e brincadeiras na
Cidade de São Paulo. História das relações das sociedades com
as águas e os rios. O modo de vida urbano no presente e no
passado.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São
Paulo: Contexto, 1998.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de Histó-
ria. Papirus, 2009.
PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (org.).
Ensino de história e cultura afro-brasileiras e indígenas. Rio de
Janeiro: Pallas, 2013.
LÍNGUA PORTUGUESA
Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética. Linguagem oral
e escrita. Variedade linguística: preconceito linguístico, norma
culta e norma-padrão. Língua e linguagem: conhecimentos
pragmáticos, conhecimentos discursivos, conhecimentos textu-
ais, conhecimentos gramaticais e conhecimentos notacionais.
Capacidades, procedimentos e comportamentos de produção,
leitura de textos orais e escritos. Prática de produção de textos
orais e escritos: produção para aprofundamento, produção por
frequentação. Contexto e Operadores da produção de texto.
Modalidades didáticas para o ensino de leitura: leitura pontual,
leitura colaborativa/compartilhada, leitura programada, leitura
em voz alta feita pelo professor, roda de leitores, leitura pro-
gramada. Modalidades didáticas para o ensino de produção de
textos: reconto, reescrita com escriba, produção coletiva com
escriba, escrita de texto que se sabe de memória, reescrita de
texto, reescrita com modificações, produção de partes dos tex-
tos que não se conhece, texto de autoria. Prática de análise lin-
guística: características dos textos e gêneros, coesão, coerência,
segmentação, aspectos semânticos e lexicais, aspectos gráficos,
variação linguística, morfologia, sintaxe, fonologia, ortografia.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua es-
crita. São Paulo: Artes Médicas, 1985. (Capítulo 6-Evolução da
Escrita, p. 191- 257).
FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito:
seleção de textos de pesquisa. Tradução de Rosana Malerba.
São Paulo: Cortez, 2013. (Capítulo 3- A desestabilização das
Escritas silábicas: alternâncias e desordem com pertinência,
p.63-76).
GOULART, Cecília M. A.; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes;
FERREIRA, Norma Sandra de A. (Orgs.). A alfabetização como
processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da
escrita. São Paulo, Cortez, 2017. (Cap. 2- A alfabetização como
processo discursivo em perspectiva, p. 47-64).
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível
e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. WEISZ, Telma. Rela-
ções entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.
KAUFMAN, Ana Maria; GALLO, Adriana; WUTHENAU, Ce-
lina. Como avaliar aprendizagens em leitura e escrita? Um
instrumento para o primeiro ciclo da escola primária. In: Caval-
canti, Zélia (org.). 30 olhares para o futuro. São Paulo: Escola
da Vila, 2010.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1998. (Capítulo 5- Para compreender antes da
leitura, p. 89-113).
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e
escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. (Cap
3- Os gêneros escolares- das práticas de linguagem aos objetos
de ensino, p. 71-94).
ROCHA, Gladys; VAL, Maria da Graça Costa (org). Reflexões
sobre práticas escolares de produção de texto- o sujeito autor.
Coleção Linguagem e Educação- CEALE. São Paulo: Autêntica
Editora, 2007. (Cap. 1- A linguagem nos processos sociais de
constituição da subjetividade, p. 15-28), Cap. 3- A formação do
produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações
entre os processos interlocutivos e os processos de ensino, p.
53- 68), (Cap. 4- O papel da revisão na apropriação de habili-
dades textuais pela criança, p. 69- 84), Cap. 5- A produção de
textos escritos narrativos, descritivos e argumentativos na al-
fabetização: evidências do sujeito na/da linguagem, p. 85-108).
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola.
Campinas/SP: Mercado das Letras, 1996.
MATEMÁTICA
Estratégias no ensino de matemática: resolução de proble-
mas, tarefas investigativas, tecnologias digitais, etnomatemáti-
ca, modelagem e história da matemática. Números: pensamen-
to numérico, funções dos números naturais: quantificar, ordenar,
comparar, medir e codificar, operações aritméticas, procedi-
mentos de cálculo, proporcionalidade, ordem e representação.
Geometria: noções espaciais: localização, movimentação e
representação, figuras geométricas: identificação, classificação,
diferenciação e planificação. Grandezas e Medidas: Unidades de
medida: massa, comprimento, capacidade, tempo, perímetro e
área, medida padronizadas e não padronizadas, sistema mone-
tário e estimativas. Probabilidade e Estatística: Ideias de acaso
em situações do cotidiano, Dados: coleta, leitura, seleção, in-
terpretação, representação, comparação em tabelas e gráficos;
comunicação de dados de pesquisa: produzir textos e solucionar
problemas a partir de dados coletados e produzidos. Álgebra:
desenvolvimento do pensamento algébrico; padrões de regula-
ridades numéricos ou figurais, regras de formação de sequência
numérica ou figural: ampliação, construção, identificação e
descrição; proporcionalidade. Eixos Articuladores: Jogos e Brin-
cadeiras, matemática e educação ambiental e saúde, Estratégias
e procedimentos de resolução de problemas.
PANIZZA, M. Ensinar Matemática na Educação Infantil e sé-
ries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
(Cap. 3- O ensino do número e do sistema de numeração na
educação infantil e na 1ª série. p. 43 - 76); (Cap. 5- Abordagens
parciais à complexidade do sistema de numeração: progressos
de um estudo sobre as interpretações numéricas. p. 95- 142);
(Cap.8- Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental:
problemas de seu ensino, problemas para seu ensino. p. 169-
188).
PARRA, C.; SAIZ, C. (Org.). Didática da Matemática: refle-
xões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. (Cap.
1- Matemática para não-matemáticos p. 11- 250; (Cap.2- A
didática da matemática, p. 26-35); (Cap. 5- O sistema de nume-
ração: um problema didático. p.73-155).
SMOLE, K. S., DINIZ, M.I. (org.). Ler, escrever e resolver pro-
blemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto
Alegre: Artmed Editora, 2001. (Cap. 1- Comunicação em Mate-
mática, p. 15-28), (Cap. 3- Ler e aprender matemática, p. 69-86),
Cap. 7- Diferentes formas de resolver problemas, p. 121-149).
v.15, n.35, p.21-37. Mneme – Revista de Humanidades, jul/dez.
2014. Dossiê Histórias Indígenas. Disponível em: https://periodi-
cos.ufrn.br/mneme/article/view/7485.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem:
componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das
aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
VILLAS BOAS, Benigna M. F. As Dimensões do Projeto
Político-Pedagógico: novos desafios para a escola. Ilma Passos
Alencastro Veiga, Marília Fonseca (orgs.). Campinas: Papirus,
2001 - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Co-
ordenadoria Pedagógica. Orientações para atendimento de
estudantes: transtorno do espectro do autismo. São Paulo: SME
/ COPED, 2021.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Retratos da EJA em São Paulo: história e
relatos de práticas. – São Paulo: SME / COPED, 2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coor-
denadoria Pedagógica. Conhecer para proteger: enfrentando a
violência contra bebês, crianças e adolescentes. São Paulo: SME/
COPED, 2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Co-
ordenadoria Pedagógica. Ansiedade e medo em tempos de
pandemia: a arte favorecendo ressignificações. São Paulo: SME/
COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v.1)
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coor-
denadoria Pedagógica. Vulnerabilidade e educação. São Paulo:
SME/COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v. 3).
São Paulo (SP) Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Povos Migrantes: orientações didáticas.
SME/COPED, 2021.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coor-
denadoria Pedagógica. Educação Integral: política São Paulo
educadora. – São Paulo: SME/COPED, 2020.
São Paulo (SP). Orientação normativa nº 01: avaliação na
educação infantil: aprimorando os olhares. São Paulo: SME/
DOT, 2014.
São Paulo (SP). Orientação Normativa de registros na Edu-
cação Infantil. São Paulo: SME / COPED, 2020.
São Paulo (SP). Indicadores de Qualidade da Educação
Infantil Paulistana. São Paulo: SME / DOT, 2016.
São Paulo (SP). Currículo integrador da infância paulistana.
São Paulo: SME/DOT, 2015.
São Paulo (SP). Orientação Normativa de educação ali-
mentar e nutricional para Educação Infantil. São Paulo: SME/
COPED/CODAE, 2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coorde-
nadoria Pedagógica. Avaliação no contexto escolar: vicissitudes
e desafios para (res)significação de concepções e práticas. São
Paulo: SME/COPED, 2020.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coor-
denadoria Pedagógica. Currículo da cidade: considerações do
Conselho Municipal de Educação de São Paulo. – São Paulo
: SME / COPED, 2022. https://acervodigital.sme.prefeitura.
sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Parecer-Curriculo-da-
-Cidade-_CME.pdf
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; FARIA, Ana Lucia Gou-
lart de; MELLO, Suely Amaral. Documentação pedagógica: teoria
e prática. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.
CIPPITELLI, Alejandra; DUBOVIK, Alejandra. Construção e
construtividade: materiais naturais e artificiais nos jogos de
construção. São Paulo: Phorte Editora, 2018.
FINCO, Daniela; OLIVEIRA, Fabiana de. A Sociologia da
pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas insti-
tuições de Educação Infantil. Cap. 3. IN: Faria Ana Lúcia Goulart
de; FINCO, Daniela (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil.
Campinas, SP: Autores Associados, 2011 (Coleção Polêmicas do
nosso tempo).
MELLO, Suely Amaral. O processo de aquisição da escrita
na Educação Infantil: contribuições de Vygotsky. Cap. 2. IN:
FARIA, Ana Lúcia Goulart & MELLO, Sueli Amaral (orgs.). Lingua-
gens infantis: outras formas de leitura. Campinas, SP: Autores
Associados, 2009. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça
Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre:
Artmed, 2008.
BARBIERI, Stela. Territórios da Invenção: Ateliê em Movi-
mento. São Paulo: Jujuba Editora, 2021.
PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando as ida-
des. 1. ed. São Paulo: Képos (Selo Editora Laços), 2015. MON-
ÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão na Educação Infantil:
cenários do cotidiano. São Paulo: Edições Loyola, 2021.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da
educação inclusiva. In: GAIO, R.; MENEGHETTI, R.G.K. (org). Ca-
minhos pedagógicos da Educação Especial. Petropólis: Editora
Vozes, 2004.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é?
Por quê? Como Fazer? 2 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CIÊNCIAS NATURAIS
Propriedades e transformação dos materiais. Uso e conser-
vação dos materiais. Fontes, consumo, transporte e transforma-
ção de energia. Ambiente e seres vivos. Luz, som e relação com
objetos. Água: uso, poluição e tratamento. Recursos renováveis
e não renováveis. Reversibilidade e irreversibilidade. Luz e som-
bra; Sol e Terra e suas interações. Sistema Solar, Terra e Lua e os
movimentos da Terra. Planetas do sistema solar; Movimentos
da Terra e da Lua e suas fases. Formação do planeta Terra e os
movimentos no sistema solar, em especial, os eclipses. Corpo
humano: composição e funcionamento e sua relação com o
ambiente. Corpo Humano: relação entre alimentação, atividade
física e saúde.
Ações e as influências humanas no ambiente. Funções e
características dos sistemas que compõem o corpo humano.
Ensino Investigativo, Alfabetização científica e contextualização.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciên-
cias e a proposição de sequências de ensino investigativas.
In:CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências
por Investigação: condições para implementação em sala de
aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino
por investigação e argumentação: relações entre ciências da
natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. espe-
cial, p. 49-67, nov. 2015.
GEOGRAFIA
Representação cartográfica por meio do uso dos mapas.
Primeiras noções de pertencimento contextualizadas cultura e
espacialmente. Primeiras noções espaciais, os primeiros con-
ceitos, o alfabeto cartográfico e os processos de raciocínio. Os
espaços livres e áreas verdes do lugar de vivência da criança. O
trabalho na família e na escola. Noções de diversidade cultural
e os processos de formação do povo brasileiro: o reconheci-
mento da importância dos processos migratórios na formação
social e cultural da Cidade de São Paulo. Primeiras noções de
ciclo hidrológico e a importância da água no cotidiano. Estudos
sobre o trabalho no campo e na cidade, com enfoque nas rela-
ções de interdependência e integração, por meio da circulação
de mercadorias e matérias-primas.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
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terça-feira, 11 de outubro de 2022 às 05:01:49

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