EDITAIS - Educação

Data de publicação14 Maio 2022
SeçãoCaderno Cidade
58 – São Paulo, 67 (90) Diário Of‌i cial da Cidade de São Paulo sábado, 14 de maio de 2022
Alpha como professor das disciplinas de Introdução à Ciência
Vocal e História da Pedagogia Vocal.
2.9.2. Márcio Gomes
Formou-se na Escola de Arte Carlos Gomes e UNAERP
em Ribeirão Preto em 1992, seguiu aperfeiçoamento técnico
com os pianistas concertistas Fernando Lopes e Antonio Be-
zzan. Correpetidor e cantor Cia Minaz em 1993, onde iniciou
os estudos de canto e participou de várias produções: ópera
estúdio, recitais, concertos e cursos. Correpetidor nas aulas de
canto da contralto Leilah Farah (1995-2004). Coral Sinfônico
do Estado de São Paulo, como cantor, sob a regência de Naomi
Munakata(1995-2001). Theatro Municipal de São Paulo: A Flau-
ta Mágica de Mozart, Carmina Burana de Carl Orff e do projeto
Vesperais Líricas. Theatro São Pedro participou do “Concertos
do meio dia” com diversos títulos de óperas e como pianista
correpetidor convidado na Academia de Ópera e cantou na
Temporada Lirica de 2010 na Ópera Don Pasquale – G.Donizetti
( Malatesta ). Festival de Ópera do Theatro da Paz em Belém,
Pará, pianista e maestro interno nos anos de 2006 e 2012 com
os títulos: Iara (Gama Malcher), Salome (R.Strauss) e Hänsel
und Getel (E. Humperdinck). Foi pianista convidado do Concur-
so Internacional de Canto Bidu Sayão nas edições de 2006 e
2008. Orientador vocal no XI Festival Internacional de Música
Eleazar de Carvalho em Fortaleza, CE, em 2009, e professor de
técnica vocal e repertório. Contratado pela Casa da Ópera como
pianista no projeto Ópera Curta - ópera cantando e contada –
La Boheme,Butterfly e Carmen. Produções de teatro musical:
Hello Dolly – pianista ensaiador e teclado 1(2012/2013) Jesus
Cristo Superstar – pianista ensaiador e teclado 2(2014), Cazuza,
O Tempo Não Para – pianista ensaiador, preparador vocal e
teclado 1 (2014/2015) e Mudança de Hábito – teclado 2 (2015)
,Wicked – teclado 3 (2016),A pequena Sereia - teclado 4 ( 2018)
Sunset Boulevard – teclado 2 (2019. Correpetidor especialista
no curso técnico “ Teatro musical para atores”, em parceria do
Atelier de Cultura com o SESI (2014/2015).
2.9.3. Keila Bueno
Atriz, bailarina, preparadora cênica e corporal, começou
sua carreira profissional em 1987 com o musical Hair. Desde
então teve participação em montagens como “As Noviças
Rebeldes”, “Os Lusíadas”, “Vitor ou Vitória”, “A Bela e a
Fera”,”Rent”, “Chicago” e “Sweet Charity”. Foi assistente de
coreografia no musical “O Despertar da Primavera” (2009) e re-
centemente assistente e diretora residente do espetáculo “Per-
nas Pro Ar”, com Claudia Raia. Na TV atuou em “A Viagem”,
da Rede Globo, e numerosas campanhas publicitárias. Orientou
montagens da “Viúva Alegre” de Lehár , “ O Elixir do Amor” de
Donizetti, dentre outras.
2.9.4. Daniel Gonçalves
Concluiu seu Mestrado em correpetição no Royal Conser-
vatoire da Escócia, onde estudou com Julya Lynch, Tim Dean,
Oliver Rundel e Duncan Williams. Nesta mesma instituição
recebeu o prêmio de correpetidor do ano em 2011 e o prêmio
“Leonard Hancock” para correpetidores em 2012. No Brasil,
teve sua base musical na Escola Municipal de Música, tendo
aulas com Rosa Corvino, Luciana Sayure e Marisa Lacorte. Tra-
balhou como correpetidor nos Festivais de Ópera de Belém e de
Manaus, no Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, Festival
de canto, em Trancoso, entre outros. Participou de produções de
ópera e recitais de gala no Theatro São Pedro e em montagens
da Cia ópera curta. Foi pianista oficial do Concurso brasileiro
de canto “Maria Callas” e do Concurso Internacional “Marcello
Giordani”, na Itália. Participou como solista ao lado da Came-
rata Cantareira sob-regência de Sergio Chnee, da gravação do
CD com obras do compositor brasileiro Jean Goldenbaum, e a
convite do compositor realizou um recital em Berlim com suas
obras. Atualmente é pianista correpetidor da Escola Municipal
de Música, do Coro Acadêmico e Coro Juvenil da Osesp e do
Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo.
EDUCAÇÃO
GABINETE DO SECRETÁRIO
EDITAL SME Nº 4, DE 13 DE MAIO DE 2022
SEI: 6016.2022/0043682-4
O SECRETARIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de
suas atribuições legais e visando atender o princípio da publici-
dade, faz saber que se encontra aberto o processo de inscrição
e avaliação de objetos congêneres às atividades da Educação
Básica, notadamente na educação infantil, ensino fundamental
e ensino médio, incluindo as suas modalidades de Educação de
Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva inclusiva.
1. DO OBJETO
1.1 Com vistas à análise, verificação e manutenção de ati-
vidades escolares, este Edital tem por objetivo o chamamento
de detentores de direitos autorais e/ou fornecedores de objetos
congêneres às atividades da Educação Básica, notadamente na
educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluin-
do as suas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e
Educação Especial na perspectiva inclusiva.
1.2 Os objetos de que trata o item 1.1 deste Edital são:
1.2.1 Livros impressos, desde que não sejam literários, que
proponham trabalho pedagógico relacionado à Matriz de Sabe-
res do Currículo da Cidade e aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável e às Ações de Educação Alimentar e Nutricional.
Excetuam-se, também, todos os livros didáticos destinados aos
componentes curriculares do Ensino Fundamental, Ensino Mé-
dio, EJA e, por extensão, aqueles destinados à Educação Infantil.
1.2.2 Livros em formatos virtuais, desde que não sejam
literários, que proponham trabalho pedagógico relacionado à
Matriz de Saberes do Currículo da Cidade e aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável e às Ações de Educação Alimentar
e Nutricional. Excetuam-se, também, todos os livros didáticos
destinados aos componentes curriculares do Ensino Fundamen-
tal, Ensino Médio, EJA e, por extensão, aqueles destinados à
Educação Infantil.
1.2.3 Recursos audiovisuais, ainda que sejam parte inte-
grante de livros (impressos ou virtuais) descritos nos itens 1.2.1
e 1.2.2 deste edital. São considerados, na categoria de recursos
audiovisuais: filmes, curtas-metragens, documentários, vídeos,
séries, video aulas, CDs, canções em nuvens, canções em pen
drives, banco de imagens, banco de figuras, banco de vetores,
jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de representação.
1.2.3.1 No que se refere ao item 1.2.3, deve-se observar
12.485, de 12 de setembro de 2011 e a Portaria Nº 1.189, de 03
de agosto de 2018.
1.2.4 Jogos de tabuleiro, que incluam ou não partes inte-
grantes, tais como: encartes, impressos, manuais de orientação
e recursos audiovisuais.
1.2.5 Propostas de ensino diversas, que incluem as plata-
formas virtuais, softwares educacionais, materiais impressos
paradidáticos, desde que não sejam livros didáticos e sistemas
de ensino apostilados de qualquer natureza, etapa e modalida-
de da Educação Básica ou componente curricular.
1.2.6 Brinquedos Educativos, que incluam materialidades
significativas como objetos do cotidiano, materiais artísticos,
científicos e tecnológicos, materiais de largo alcance, objetos
de madeira, tecidos, cordas, jogos e construções, chocalhos,
bonecos de panos, caixas de encaixes, carrinhos para puxar ou
empurrar, torres de encaixes, brinquedos de empilhar e martelar,
bolas com texturas, tecidos, jogos de montar e encaixar, quebra
cabeças, objetos sonoros/musicais, barracas, bonecos e itens de
casinha, cavalinhos de balanços, cabanas, objetos de cuidados
com a horta pedagógica, entre outros.
2.3.4. Este e-mail escolademusica@prefeitura.sp.gov.br é o
único canal de comunicação válido entre o(a) candidato(a) e a
Escola Municipal de Música de São Paulo.
2.3.5. A lista com as inscrições deferidas será publicada no
mesmo site supracitado no dia 12 de julho de 2022
2.4. Processo Seletivo
2.4.1. Poderão participar do processo seletivo
candidatos(as) com idade a partir de 18 anos completos até
o dia 8 de julho de 2022, com formação musical prévia e inte-
resse em Ópera.
2.4.2. O processo seletivo será constituído de uma única
fase, no qual o candidato deverá realizar uma prova prática e
entrevista presenciais em data estipulada pela Banca exami-
nadora, a ocorrer entre os dias 25 a 27 de julho de 2022, em
horário a definir.
2.4.3. O agendamento para a prova presencial será divul-
gado junto com a lista das inscrições deferidas, no dia 12 de
julho de 2022 no site
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
fundacao_theatro_municipal/escola_de_musica/index.php na
seção Cursos Livres.
2.4.4. A prova presencial consiste na execução de duas
árias de ópera de compositores de períodos diferentes, em idio-
mas distintos, sendo uma delas obrigatoriamente em italiano.
2.4.5. O candidato deverá anexar um currículo com a sua
experiência artística. O currículo será avaliado e será realizada
uma entrevista no dia da prova.
2.4.6. Ao candidato será permitido trazer pianista acom-
panhador para realizar a avaliação do cantor, caso contrário a
Escola oferecerá um pianista no momento da prova.
2.4.7. O candidato deverá trazer cópia impressa das parti-
turas das músicas a serem executadas no teste.
2.4.8. A lista dos candidatos aprovados será divulgada no
dia 2 de agosto de 2022 no site da prefeitura de São Paulo:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
fundacao_theatro_municipal/escola_de_musica/index.php na
seção Cursos Livres.
2.4.9. O não comparecimento ou atraso no horário agenda-
do da avaliação ocasionará eliminação do candidato.
2.4.10. A Escola não efetuará troca de data e/ou horário da
entrevista por nenhum motivo alegado pelo candidato.
2.5. Avaliação
2.5.1. A Banca Julgadora será constituída por professores
da Escola de Música de São Paulo e poderá incluir integrantes
da Coordenação Artística. A decisão da Banca Julgadora será
soberana, não cabendo ao(à) candidato(a) nenhum recurso, e
terá como principais critérios de avaliação a proficiência técnica
e a musicalidade demonstrada pelo(a) candidato(a) durante a
execução, além da experiência musical prévia.
2.5.2. O envio de um vídeo que não cumpra as exigências
supracitadas implica na eliminação do candidato.
2.5.3. Para ser aprovado o candidato deverá alcançar, em
uma escala de 0 a 10, uma nota 7 ou mais na média entre
os requisitos da execução musical, avaliação do currículo e
entrevista.
2.5.4. O número de candidatos(as) convocados(as) será
determinado pelo número de vagas disponíveis para a oficina,
sendo 6 o número máximo de vagas cabendo à Banca Julgado-
ra a decisão do preenchimento completo ou parcial delas.
2.5.5. Caberá também à Banca Julgadora a possibilidade
de realizar uma lista de suplentes.
2.6. Matrícula
2.6.1. A matrícula será realizada pelo site da prefeitura
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
fundacao_theatro_municipal/escola_de_musica/index.php na
seção Cursos Livres do 2 de agosto até as 23:59 do dia 4 de
agosto de 2022.
2.6.2. Em caso de disponibilidade de vagas após o período
de matrícula, serão convocados os suplentes seguindo a ordem
do resultado.
2.6.3. A convocação de suplentes poderá ser feita até o dia
30 de setembro de 2022.
2.6.4. O início das atividades será a partir do dia 8 de
agosto de 2022.
2.7. Cronograma
Período de inscrição Data da publicação do edital até o
dia 8 de julho de 2022;
Divulgação dos candidatos deferidos 12 de julho de 2022;
Período da prova presencial Entre 25 a 27 de julho de
2022, horário a definir.
Publicação dos aprovados 2 de agosto de 2022;
Período de matrícula online 2 de agosto até as 23:59 do
dia 4 de agosto de 2022;
Início dos ensaios 8 de agosto de 2022, das 10:00 às
12:00.
2.8. Desempenho e frequência
2.8.1. A atuação e rendimento dos alunos participantes se-
rão avaliados de maneira bimestral no decorrer do curso. Caso
o desempenho seja considerado insatisfatório, abaixo da nota
7,0 (sete), ou se houver 25 por cento de ausência durante o cur-
so, o aluno não receberá o certificado de participação da Ofici-
na ou poderá ser desligado e sua vaga preenchida por suplente.
2.8.2. Casos omissos serão julgados pela coordenação.
2.9. Docentes
2.9.1. Marcelo Ferreira
O barítono Marcelo Ferreira nasceu no Recife e come-
çou seus estudos musicais aos sete anos, no Conservatório
Pernambucano de Música, estudando piano e violão clássico.
Formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), re-
cebendo a Láurea Acadêmica. Em seguida, completou mestrado
em música na Universidade de Campbellsville (EUA), quando foi
convidado a integrar a sociedade de honra acadêmica musical
Pi Kappa Lambda. É doutor em canto e ópera pela Indiana Uni-
versity (EUA), o maior programa acadêmico de ópera do mundo,
onde estudou com o renomado barítono Andreas Poulimenos.
Foi também integrante do Graduate Opera Workshop, estudan-
do interpretação dramática por dois anos com a internacional-
mente aclamada soprano Carol Vaness. Ocupou a posição de
aprendiz residente para a temporada 2009-2010 da OperaTam-
pa (EUA), em que atuou sob a direção do lendário barítono ver-
diano Sherrill Milnes. Em sua carreira, Marcelo Ferreira acumula
diversos prêmios e atuou como solista com várias orquestras,
cantando repertório sacro, de câmara e sinfônico. Como cantor
operístico, interpretou diversos papéis no Brasil, Estados Unidos
e Europa, incluindo Giorgio Germont (La Traviata), Macbeth
(Macbeth), Gianni Schicchi (Gianni Schicchi), Marcello (La Bo-
hème), Escamillo (Carmen), Sharpless (Madama Butterfly), Alfio
(Cavalleria Rusticana), Tonio (I Pagliacci), Taddeo (L’Italiana in
Algeri), Albert (Werther), Ben (The Telephone), Vodnik (Rusalka),
Old Doctor (Vanessa), Sprecher (Die Zauberflöte), e Figaro (Le
Nozze di Figaro). Em julho de 2015, apresentou o papel de Don
Giovanni, sob a direção de Sherill Milnes, no histórico Stavovské
Divadlo em Praga (República Checa), onde esta ópera teve sua
estréia. A temporada de 2019, pela qual recebeu prêmio da crí-
tica, incluiu a premiada estreia brasileira de Vanessa de Samuel
Barber, e a estreia mundial da ópera Ritos de Perspassagem, do
compositor brasileiro Flo Menezes. Em 2021, cantou mais uma
estreia nacional, desta vez da ópera Rusalka de Dvo ák. Marce-
lo Ferreira é um dos mais concorridos professores de canto do
Brasil. Foi criador e diretor acadêmico por quase uma década
do Opera Studio do Recife e da Oficina de Canto do Recife. Nos
anos de 2014 e 2015, ministrou um curso de história da ópera
em São Paulo, Fortaleza e Recife dentro da programação da
Caixa Cultural (Caixa Econômica). Em 2018, apresentou uma
série de palestras sobre Villa-Lobos e o nacionalismo musical
brasileiro, patrocinadas pelo Banco do Nordeste e pela Secre-
taria de Cultura do Estado de Pernambuco. Integra o corpo
docente dos programas de pós-graduação da Facec/Instituto
CULTURA
COORDENADORIA DE CIDADANIA CULTURAL
COMUNICADO - EDITAL DE CONCURSO PARA CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS PARA O PROGRAMA
DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA PARA PRIMEIRA INFÂNCIA - PIAPI DA SUPERVISÃO DE FORMAÇÃO CULTU-
RAL - 21/2021/SMC/CFOC/SFC
Processo nº 6025.2021/0028291-3
3 a CHAMADA
A candidata a Artista Educador - OLIVIA SILVA SOUZA - CPF 105.265.597-13 - 60ª colocada, apresentou desistência à vaga
conforme exposto no documento ( 063437802); sendo convocada a candidata subsequente, respeitando-se a cota informada no
item 4 do presente edital e no item 5, observadas as pontuações pertinentes às ações afirmativas expressas no item 6 do mesmo
edital.
AUTORIZO a contratação, bem como o respectivo empenho dos valores individualmente indicados na tabela dos convocados
em 3ª chamada abaixo relacionados, onerando-se a dotação orçamentária nº 25.10.13.392.3001.6.420.33903600.00.0 (SMC) con-
forme nota de reserva nº 1.857/22 (057577198) no exercício de 2022.
Ordem Nome CPF NASC. Função Linguagem Local Dotação Horas Início Térmi-
no
Valor
R$
Docu-
men-
tos
Ane-
xos
Certi-
dões
58 JOSE CARLOS JORDÃO
NETO
227.757.488-05 23/08/1987 Artista Educador Teatro SMC e
equipamentos
da sua região
6420 450 20/05/2022 15/12/2022 22.500,00 63398373 63398541 63398674
62 JANETE MENEZES RO-
DRIGUES
041.954.598-00 28/07/1959 Artista Educador Teatro SMC e
equipamentos
da sua região
6420 450 20/05/2022 15/12/2022 22.500,00 63397713 63397848 63398119
63 VANESSA LARISSA DE
OLIVEIRA SOUZA
470.328.328-06 23/05/1998 Artista Educador Música SMC e
equipamentos
da sua região
6420 450 20/05/2022 15/12/2022 22.500,00 63398871 63399034 63399381
O pagamento será em parcelas mensais e os valores devidos ao contratado serão apurados mensalmente de acordo com as
horas efetivamente trabalhadas e pagos 30 dias após o adimplemento do contrato, desde que comprovada a execução dos serviços
através da entrega à Supervisão de Formação Cultural dos documentos modelos preenchidos corretamente, nos termos do item 60
do Edital, conforme o cronograma e a forma de pagamento para cada função.
Ficam designados como fiscais dos contratos a servidora Ligia Jalantonio Hsu, RF 890.918.1 e, como substituto, Evandro Brito
da Silveira , RF 755.179.7.
FUNDAÇÃO THEATRO MUNICIPAL
GABINETE DO PRESIDENTE
AUTORIZAÇÃO DE ABERTURA - CURSOS
LIVRES DA EMSP
8510.2022/0000278-7. I. À vista dos elementos cons-
tantes do presente, especialmente da minuta de edital de fls.
063428144 e na competência a mim atribuída pelo artigo 28,
inciso I, do anexo I do Decreto Municipal nº 53.225/2012 e da
Portaria de Nomeação nº 1181, de 02 de setembro de 2021,
publicada no DOC de 03.10.2021, aprovo a minuta do edital
apresentada e AUTORIZO a abertura do processo seletivo para
os cursos livres de coro comunitário e ópera estúdio da Escola
de Música de São Paulo.
II. DETERMINO sua publicação pelos mais amplos meios,
devendo ser juntado aos autos comprovantes dessa divulgação.
EDITAL DE CURSOS LIVRES DA EMSP - CORO
COMUNITÁRIO E ÓPERA ESTÚDIO
8510.2022/0000278-7. A Fundação Theatro Municipal de
São Paulo (FTMSP), por meio da Diretoria de Formação, comu-
nica que, após a publicação deste, estarão abertas as inscrições
para o processo seletivo para os seguintes Cursos Livres Coro
Comunitário e Ópera Estúdio da Escola Municipal de Música
de São Paulo, a serem realizados de forma gratuita pelo corpo
docente da instituição.
1. Coro Comunitário da Escola Municipal de Música
1.1. Objetivo
1.1.1. O Coro Comunitário da Escola Municipal de Música
trabalhará o repertório de composições originais para coro,
com o objetivo de musicalizar os participantes de maneira
prática, ensinando os fundamentos da linguagem musical e da
notação musical. Além disso, oferecerá orientações de técnica
vocal e abordará aspectos da história da música ocidental e de
apreciação musical.
1.1.2. Voltada para adultos, o Coro Comunitário da EMM
será estruturado como coro misto, ou seja, organizando os
inscritos em grupos de vozes graves e agudas, separados por
gênero. Cada inscrito terá dois ensaios semanais:
Vozes femininas: quartas-feiras, das 18:30 às 20:30;
Vozes masculinas: quintas-feiras, das 18:30 às 20:30;
Todos os inscritos: Sábados, das 10:00 às 12:00.
1.2. Inscrições
1.2.1. Para se inscrever o(a) candidato(a) deverá realizar a
inscrição online no site da Prefeitura de São Paulo
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
fundacao_theatro_municipal/escola_de_musica/index.php na
seção Cursos Livres.
1.2.2. O formulário de inscrição é online e deve ter todos os
campos preenchidos corretamente. O período de inscrição será
a partir da data da publicação deste edital até às 23:59 do dia
8 de julho de 2022.
1.2.3. As inscrições enviadas fora do prazo ou preenchidas
incorretamente não serão aceitas.
1.2.4. A lista com as inscrições deferidas será publicada no
mesmo site no 12 de julho de 2022;
1.3. Vagas
1.3.1. O Coro Comunitário da Escola Municipal de
Música disponibiliza gratuitamente 40 vagas destinadas a
candidatos(as) com idade a partir de 18 anos completos até o
dia 8 de julho de 2022. A quantidade de vagas para cada tipo
de voz é a seguinte:
Para vozes agudas femininas (sopranos) serão 12 vagas;
Para vozes graves femininas (contraltos) serão 10 vagas;
Para vozes agudas masculinas (tenores) serão 8 vagas;
Para vozes graves masculinas (baixos) serão 10 vagas.
1.4. Processo Seletivo
1.4.1. Os candidatos serão avaliados através de um vídeo
gravado e disponibilizado pelo candidato no seu canal de You-
tube. O vídeo deve conter:
1º) o candidato dizendo seu nome completo;
2º) o candidato cantando um trecho de uma canção de
livre escolha;
3º) o candidato cantando a conhecida melodia de “Para-
béns pra você”.
1.4.2. O candidato será avaliado através de uma escala de
nota de 0,0 a 10,0 em cada um dos seguintes critérios:
Afinação;
Sonoridade;
Senso rítmico;
Fluidez da execução.
Para ser aprovado o candidato terá que alcançar na média
de todos os critérios supracitados a nota mínima de 7,0. Se o
resultado da avaliação for igual ou superior a 7,0, o aluno será
aprovado.
1.4.3. Os candidatos aprovados que obtiverem as maiores
pontuações no resultado serão chamados conforme disponibi-
lidade de vagas.
1.4.4. Se o número de candidatos aprovados for superior ao
número de vagas ofertadas, os mesmos ficarão como suplentes
conforme ordem de pontuação, do maior para o menor.
1.4.5. A decisão da banca examinadora na avaliação é
soberana e inquestionável, não cabe recurso.
1.4.6. No vídeo gravado, ambas as músicas devem ser can-
tadas sem acompanhamento instrumental, playback ou outras
pessoas; a voz do candidato deve ser o único som gravado.
1.4.7. Vídeos editados ou com correção de áudio serão
desclassificados. Não serão aceitos vídeos com uma duração
maior que cinco minutos.
1.4.8. O vídeo deverá ser postado pelo candidato no seu
canal do Youtube, publicado como vídeo não listado, ou seja,
o vídeo fica disponível somente para quem possuir o endereço
eletrônico.
1.4.9. O candidato deverá inserir na ficha de inscrição o
endereço eletrônico do vídeo.
1.4.10. O resultado com a lista dos alunos aprovados e
suplentes estará disponível no site da prefeitura de São Paulo:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
fundacao_theatro_municipal /escola_de_musica/index.php na
seção Cursos Livres, no dia 2 de agosto de 2022;
1.5. Matrícula
1.5.1. A matrícula será realizada pelo da prefeitura de São
Paulo:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
fundacao_theatro_municipal /escola_de_musica/index.php na
seção Cursos Livres, do dia 2 de agosto até as 23:59 do dia 4
de agosto de 2022.
1.5.2. Em caso de disponibilidade de vagas após o período
de matrícula, serão convocados os suplentes seguindo a ordem
do resultado. A convocação de suplentes poderá ser feita até o
dia 30 de setembro de 2022.
1.6. Cronograma
Período de inscrição Data da publicação do edital até o
dia 8 de julho de 2022;
Divulgação dos candidatos deferidos 12 de julho de 2022;
Publicação dos aprovados 2 de agosto de 2022;
Período de matrícula online 2 de agosto até as 23:59 do
dia 4 de agosto de 2022;
Início dos ensaios 8 de agosto de 2022, das 10:00 às
12:00.
1.7. Desempenho e frequência
A atuação e rendimento dos participantes serão avaliados
de maneira bimestral no decorrer do trabalho. Caso o desem-
penho seja considerado insatisfatório ou se houver 25 por
cento de ausência durante aos ensaios, o aluno não receberá o
certificado de participação no Coro ou poderá ser desligado e
sua vaga preenchida por suplente.
1.8. Informações adicionais
O Coro Comunitário terá a duração de dezoito meses, de
agosto de 2022 a dezembro de 2023.
1.9. Docente
Nibaldo Araneda Bacharel em Música, habilitação em
Canto, pela UNESP, atua como regente, cantor lírico, preparador
vocal e compositor. Foi regente assistente do Coral Paulistano
do Theatro Municipal de São Paulo e regente titular do Coral
Jovem do Estado. Integrou o Coro da OSESP por dezessete anos.
Possui composições gravadas no Brasil e no exterior. Atualmen-
te é o Diretor Artístico do Collegium Musicum de São Paulo.
2. Ópera Estúdio
2.1. Objetivo
2.1.1. O Ópera Estúdio da Fundação Theatro Municipal de
São Paulo tem como objetivo principal o desenvolvimento e a
preparação artística de jovens cantores líricos, assim como o
aperfeiçoamento de suas habilidades musicais e cênicas, sem-
pre estimulando a criatividade e o refinamento técnico.
2.1.2. Constam da matriz curricular do Ópera Estúdio aulas
de interpretação musical, interpretação cênica e expressão
corporal voltadas à performance operística, além de dança,
apreciação musical, idioma, fonética, e ainda ensaios semanais
com pianista correpetidor.
2.1.3. Poderão ser oferecidas masterclasses e palestras
com os solistas, maestros e diretores da temporada lírica do
Theatro Municipal de São Paulo, bem como o acompanhamento
do processo de ensaios dos espetáculos, além da montagem de
espetáculos artístico-pedagógicos.
2.2. Conteúdo Programático
2.2.1. Este curso terá duração de dezoito meses, de agosto
de 2022 a dezembro de 2023.
2.2.2. Em um segundo momento, as atividades podem
ocorrer em outros espaços da Fundação Theatro Municipal de
São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura.
2.2.3. Esses grupos serão acompanhados no processo de
ensaios ao longo do período letivo. A critério da coordenação
do projeto, os grupos poderão realizar apresentações didáticas
e ensaios abertos ao público.
2.2.4. As atividades terão início no dia 8 de agosto de
2022.
2.3. Vagas
2.3.1. Para as atividades em música instrumental, o curso
oferece 6 vagas para as seguintes classificações: Mezzo sopra-
nos, barítonos e baixos.
Inscrições
2.3.2. Para se inscrever o(a) candidato(a) deverá preencher
o formulário de inscrição online no site da Prefeitura de São
Paulo:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
fundacao_theatro_municipal/escola_de_musica/index.php na
seção Cursos Livres.
2.3.3. O formulário de inscrição é online e deve ter todos os
campos preenchidos corretamente para a opção Ópera Estúdio.
O período de inscrição será a partir da publicação deste edital
até às 23:59 do dia 8 de julho de 2022. As inscrições enviadas
fora do prazo ou preenchidas incorretamente não serão aceitas.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
sábado, 14 de maio de 2022 às 05:03:09

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