Editais - Universidade Estadual de Campinas

Data de publicação01 Outubro 2021
SeçãoCaderno Executivo 1
sexta-feira, 1° de outubro de 2021 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 131 (190) – 65
As provas para os candidatos ao mestrado serão realizadas
presencialmente no dia 08/11/2021, das 9h00 às 12h30, e
arguições por videoconferência ou mídia equivalente, no período
de 09, 10 e 11 de novembro de 2021, das 9h00 às 17h00. Os
candidatos cuja matrícula for deferida serão avisados sobre a
forma de acesso à arguição online.
As provas para os candidatos ao doutorado não egressos do
Programa serão realizadas presencialmente no dia 08/11/2021,
das 9h00 às 12h30 e as arguições por videoconferência ou mídia
equivalente, no período de 09, 10 e 11 de novembro de 2021,
com início às 9h00 e término às 17h00. Os candidatos cuja
matrícula for deferida serão avisados sobre a forma de acesso
à arguição online.
O candidato poderá ser aprovado, mas não indicado à
matrícula, caso o número de candidatos seja maior que o núme-
ro de vagas atribuídas pelo Programa ao orientador.
Maiores informações poderão ser obtidas no Serviço de
Pós-Graduação da Faculdade, onde, se aprovado, o candidato
que obtiver aceitação do orientador devidamente credenciado
na Área para o nível em que se inscreveu, deverá efetuar
sua matrícula, em período a ser estabelecido em calendário
aprovado pela Comissão de Pós-Graduação, apresentando os
formulários Matrícula – Ingressantes Mestrado ou Matrícula –
Ingressantes Doutorado (disponíveis no site www.ffclrp.usp.br
\> Pós-Graduação \> Formulários) e uma foto 3 x 4.
O candidato ao curso de mestrado que, no ato da inscrição
não havia concluído a graduação, deverá apresentar, no ato da
matrícula, cópia do diploma devidamente registrado ou certifica-
do com a data que recebeu a outorga do grau obtido em curso
de Graduação oficialmente reconhecido e cópia do histórico
escolar completo.
O candidato ao curso de doutorado que, no ato da inscrição
não havia defendido a dissertação, deverá apresentar certificado
de defesa contendo a data da homologação.
Os candidatos ao Mestrado e Doutorado deverão se infor-
mar junto a seus futuros orientadores sobre pedido de bolsas
junto à FAPESP.
Bibliografia sugerida
Cofer, C. N. (1980). Motivação e Emoção. Rio de Janeiro:
Interamericana. Catania, C. A. (1999). Aprendizagem: Compor-
tamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: Edt ArTMed.
Schiffman, H. R. (2005). Sensação e Percepção. 5.a edição. RJ:
LTC. Sternberg, R.J. (1996). Psicologia Cognitiva, São Paulo:
Artes Médicas. Craig, C. R., & Stitzel, R. E. (1986). Farmacologia
Moderna. São Paulo: Livraria Roca Ltda. Brandão, M. L. (2004).
As bases biológicas do comportamento: Introdução às Neuroci-
ências. São Paulo: EPU. 4
Lent, R. (2010). Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos
Fundamentais de Neurociência. São Paulo: Atheneu. Capítulos
1, 2, 3, 4, 7, 13, 14 e o mini-atlas do livro. Shaughnessy, J. J.,
Zechmeister, E. B., & Zechmeister, J. S. (2012). Metodologia de
pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: AMG Editora. Cozby, P. C.
(2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento.
São Paulo: Atlas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
SECRETARIA GERAL
Edital
O Diretor do Instituto de Estudos da Linguagem, nos
termos da Resolução GR-019/17 e do Artigo 61 do Regimento
Interno do IEL, CONVOCA todos os alunos para a realização
de eleições da Congregação do IEL, nos dias 08, 09, 10 e
11 de novembro de 2021 (segunda, terça, quarta e quinta-
-feira), através do Sistema de Voto Eletrônico da UNICAMP,
quando serão escolhidos os representantes da categoria junto
à Congregação, conforme segue: - 06 (seis) Representantes
Discentes e seus respectivos suplentes, para um mandato de
01 (um) ano.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA
Faculdade de Engenharia
CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA
FACULDADE DE ENGENHARIA
EDITAL 07/2021
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
CIVIL
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO
CURSO DE
MESTRADO NO 1° SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2022
A Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP torna
público que, no período de 01 a 30/10/2021, estarão abertas
as inscrições para o Processo Seletivo de candidatos a aluno
regular, no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação
em Engenharia Civil - PPGEC, para ingresso no 1º semestre de
2022, nos termos deste Edital.
OBSERVAÇÃO GERAL: PODERÃO SE INSCREVER NO PRO-
CESSO SELETIVO DO PPGEC ALUNOS FORMADOS EM ENGE-
NHARIA CIVIL OU EM CURSOS LIGADOS ÀS ÁREAS/LINHAS DE
PESQUISA DO PROGRAMA (ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGE-
NHARIA SANITARISTA, GEOGRAFIA, BIOLOGIA, AGRONOMIA,
ENTRE OUTROS).
I – DO NÚMERO DE VAGAS – Até 15 vagas
1. Área de conhecimento: ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
a) Sistemas estruturais e construtivos:
Orientadores: Prof. Dr. José Luiz Pinheiro Melges.
b) Materiais de construção civil:
Orientadores: Prof. Dr. Alex Otávio Sanches; Prof. Dr. Sérgio
Augusto Mello da Silva.
2. Área de conhecimento: RECURSOS HÍDRICOS E TECNO-
LOGIAS AMBIENTAIS
a) Avaliação, preservação e quantificação de recursos
hídricos:
Orientadores: Prof. Dr. César Gustavo da Rocha Lima; Profa.
Dra. Juliane Heloisa Pinê Américo Pinheiro; Prof. Dr. Sérgio Luís
de Carvalho.
b) Tecnologias de tratamento de águas e águas residuárias:
Orientadores: Prof. Dr. Marcelo Libânio; Profa. Dra. Rosane
Freire Boina; Prof. Dr. Tsunao Matsumoto.
II – DAS INSCRICÕES
1. Período de inscrição: das 8h do dia 01/10/2021 até as 22h
do dia 30/10/2021.
2. As inscrições devem obedecer ao seguinte processo:
2.1 Preencher a INSCRIÇÃO ONLINE
OBS: - A inscrição deve ser feita em apenas uma Linha de
Pesquisa relativa à Área de Pesquisa desejada.
- É necessária a indicação do orientador no ato da Inscrição,
podendo ser indicada uma 2ª opção de orientação, desde que na
mesma Área de Pesquisa desejada.
2.2 Depósito Bancário, Transferência, PIX ou DOC referente
a Taxa de inscrição no valor de R$ 76,00 (setenta e seis reais)
conforme abaixo:
UNESP – ILHA SOLTEIRA – FE
CNPJ – 48031918/0015-20
Banco do Brasil
Banco nº 001, Agência 2833-9 Conta-Corrente nº 107.538-1
OBS.: Não será aceito Comprovante de entrega de Envelope
emitido em caixa eletrônico
2.3 Anexar cópia dos documentos conforme solicitado no
item III, até 30/10/2021.
As inscrições serão recebidas até o dia 01 de novembro
de 2021, às 18h00, via internet, enviados para posgraduacao@
listas.ffclrp.usp.br, com o título: Inscrição (nível ME ou DO)
Psicobiologia 1º 2022.
Poderão inscrever-se os portadores de diploma de curso
superior em Psicologia, Ciências Biológicas, Medicina ou cursos
afins (Mestrado) e portadores do Título de Mestre em Psicobio-
logia ou Áreas afins (Doutorado).
No ato da inscrição o candidato, obrigatoriamente deverá
deverá enviar os documentos abaixo em arquivo pdf, separados
por documento:
Curso de Mestrado:
- Requerimento de inscrição (disponível no site: www.ffclrp.
usp.br \> Pós-Graduação \> Formulários \> Inscrição - Pós-
-Graduação);
- Termo de compromisso do futuro orientador (disponível
no site: www.ffclrp.usp.br \> Pós-Graduação \> Formulários \>
Inscrição - Aceite do Orientador);
- Formulário para a inscrição de candidatos ao mestrado
Entrevistas (disponível no site: www.ffclrp.usp.br \> Pós-Gradu-
ação \> Formulários \> Inscrição - Entrevistas);
- Cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
- Cópia da Cédula de Identidade– RG (não é aceita a cartei-
ra de habilitação para fins acadêmicos);
- Cópia do CPF;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Cópia do Certificado de Reservista;
- Cópia do Passaporte para os candidatos estrangeiros;
- Cópia frente e verso do diploma de curso superior, ou
certificado de conclusão com colação de grau ou declaração
da instituição de que o candidato cursa o último semestre de
curso superior;
- Cópia do histórico escolar do curso superior;
- Cópia do Certificado de Proficiência em inglês: Compre-
ensão, leitura e tradução para o Mestrado. Nota mínima 5. Os
exames aceitos como comprobatórios de proficiência em língua
inglesa são: TEAP, TOEFL, IELTS, Cambridge e Michigan, ou atesta-
dos de proficiência aceitos pelas agências de fomento à pesquisa
FAPESP, CAPES ou CNPq. Outros exames poderão ser aceitos
mediante análise prévia da Coordenação do Programa de solici-
tações encaminhadas pelos candidatos. São sugeridas: Vanessa
Gallo Gonçalves English Classes (vanessa.english@gmail.com),
ou TESE Prime (www.teseprime.org). Verificar datas de exames e
nível correspondente e agendar diretamente nas escolas;
- "Curriculum vitae" (preferencialmente o currículo Lattes);
- Um arquivo contendo pré-projeto de pesquisa de no
máximo seis (6) páginas, exceto capa e referências bibliográfi-
cas. O pré-projeto deve conter introdução (referencial teórico e
justificativa), objetivo, método (participantes, local, instrumentos
e procedimentos) e referências.
Curso de Doutorado:
- Requerimento de inscrição (disponível no site: www.ffclrp.
usp.br \> Pós-Graduação \> Formulários \> Inscrição - Pós-
-Graduação);
- Termo de compromisso do futuro orientador (disponível
no site: www.ffclrp.usp.br \> Pós-Graduação \> Formulários \>
Inscrição - Aceite do Orientador);
- Cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
- Cópia da Cédula de Identidade – RG (não é aceita a car-
teira de habilitação para fins acadêmicos);
- Cópia do CPF;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Cópia do Certificado de Reservista;
- Cópia do Passaporte para os candidatos estrangeiros;
- Cópia frente e verso do diploma de curso superior;
- Cópia do histórico escolar do curso superior;
- Cópia frente e verso do diploma de Mestre, ou Certificado
de Conclusão, acompanhado da declaração da Portaria de Reco-
nhecimento do curso ou carta do orientador certificando que a
defesa ocorrerá no semestre para o qual está se inscrevendo;
- Cópia do histórico escolar do Mestrado;
- Cópia do Certificado de Proficiência em inglês: Redação
para o Doutorado. Nota mínima 5. Os exames aceitos como
comprobatórios de proficiência em língua inglesa são: WRAP,
TOEFL, IELTS, Cambridge e Michigan, ou atestados de proficiên-
cia aceitos pelas agências de fomento à pesquisa FAPESP, CAPES
ou CNPq. Outros exames poderão ser aceitos mediante análise
prévia da Coordenação do Programa de solicitações encaminha-
das pelos candidatos. São sugeridas: Vanessa Gallo Gonçalves
English Classes (e-mail Vanessa.english@gmail.com), ou TESE
Prime (www.teseprime.org). Verificar datas de exames e nível
correspondente e agendar diretamente nas escolas;
- Currículo Lattes atualizado;
- Um exemplar da Dissertação de Mestrado ou 1 cópia da
proforma da dissertação ou 1 cópia do 4º relatório apresentado
ao órgão financiador/Programa;
- Um arquivo contendo o projeto de pesquisa a ser apre-
sentado de, no máximo, vinte (20) páginas, exceto capa e
referências bibliográficas. O projeto deve ser completo: resumo,
introdução (referencial teórico e justificativa), objetivos, método
(participantes/sujeitos, local, equipamentos/instrumentos, proce-
dimentos), cronograma e referências.
O candidato que se inscrever com documentação incomple-
ta, ou não atender às exigências de inscrição da Área, terá sua
inscrição indeferida pela coordenação.
As vagas estão condicionadas à aceitação dos orientadores
devidamente credenciados, obedecidos os critérios estabelecidos
pela Área quanto ao número máximo de orientandos por orientador.
O candidato, no nível de mestrado, cuja inscrição for deferida
pela coordenação da área, será selecionado através de: (1) Prova
escrita presencial, com duração de 3 horas e meia, realizada a
partir da análise de um artigo científico. O candidato poderá
escolher um entre três artigos para análise, que versarão sobre
temas distintos (processos psicológicos básicos; neurofisiologia;
etologia e comportamento animal). A análise deverá ser feita com
base em bibliografia indicada. 2) Arguição online, somente para os
aprovados na prova, conduzidas por uma comissão composta por
três docentes da área indicados pela CCP, que levarão em conta
o pré-projeto, o currículo de Graduação, atividades de pesquisa,
apresentações em congressos e publicações. A nota final será
calculada através da média aritmética entre as notas obtidas na
prova, na arguição do candidato sobre o pré-projeto de pesquisa
e a análise do currículo. Serão considerados aprovados os can-
didatos com média aritmética igual ou superior a 5,0 (cinco). A
matrícula dos aprovados SOMENTE será aceita mediante disponi-
bilidade de vagas e carta de anuência de orientador.
O candidato, no nível de doutorado, cuja inscrição for
deferida pela coordenação da área, será selecionado através
de (1) Prova escrita presencial, com duração de 3 horas e meia,
realizada a partir da análise de um artigo científico (apenas para
os candidatos não egressos do Programa de Psicobiologia). Esta
avaliação tem caráter eliminatório. 2) Arguição online, somente
para os aprovados na prova, sobre o projeto de pesquisa que
será apresentado oralmente durante a entrevista, frente a uma
comissão composta por três docentes designados pela CCP, que
levará em conta qualidade do projeto escrito, capacidade de
argumentação e grau de conhecimento do tema. Esta avaliação
tem caráter eliminatório. A apresentação do projeto pelo candi-
dato deve ter duração máxima de 30 minutos; (3) Arguição onli-
ne conduzidas pela comissão de três docentes da área indicados
pela CCP, sobre o currículo de Mestrado, apresentações em con-
gressos e publicações. Esta avaliação tem caráter eliminatório.
A nota final será calculada através da média aritmética entre
as notas obtidas na prova, na arguição do candidato sobre o
projeto de pesquisa e nas arguições da comissão. Os candidatos
ao doutorado que são egressos do mestrado em Psicobiologia
serão dispensados da prova.
A matrícula dos aprovados SOMENTE será aceita mediante
disponibilidade de vagas e carta de anuência de orientador.
e encaminhadas pelo candidato em local apropriado no sistema
das provas.
4. Temas para a prova de conhecimentos específicos (Pri-
meira Fase)
-Indicadores de Sustentabilidade Aplicados ao Saneamento
-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS6. Asse-
gurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e sanea-
mento para todos
-Águas residuárias: Caracterização quantitativa e qualitati-
va das águas residuárias; Operações e processos de tratamento.
-Águas de abastecimento: Caracterização quantitativa e
qualitativa das águas de abastecimento; Processos e operações de
tratamento; Sistemas de tratamento de águas de abastecimento
-Gestão Integrada e Gerenciamento de resíduos sólidos
-Hidráulica: Escoamento permanente em condutos forçados;
Escoamento uniforme em tubulações; Perdas de carga localiza-
das; Escoamento permanente em condutos livres; Hidrostática;
Manometria; Forças sobre superfícies
-Hidrologia: Ciclo hidrológico; Balanço hídrico; Bacia hidro-
gráfica; Precipitação; Escoamento superficial
Literatura sugerida para os candidatos:
Calijuri, M C & Cunha, D G F (organizadores) (2019):
Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologias e Gestão. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2a Edição. Leituras sugeridas: Capítulos 3, 7,
10, 17, 18, 22, 33
Collischonn, W., Dornelles, F. (2015) Hidrologia para Enge-
nharia e Ciências Ambientais. Porto Alegre: ABRHidro. Leituras
sugeridas: Capítulos 3, 5, 7, 10, e 11
Porto, R M (2006) Hidráulica Básica. São Carlos: EESC-USP,
4a Edição.
Porto, R M (2015) Exercícios de Hidráulica Básica – 5a
edição –EESC/USP, 2015.
Azevedo Netto– Manual de Hidráulica, Vol 1 – 5a edição.
Produção bibliográfica do Núcleo de Estudos e Pesquisa
em Resíduos Sólidos (2015) disponível em http://neper.shs.
eesc.usp.br/
5. Divulgação da lista dos candidatos aprovados na Primeira Fase
A partir de dia 29/11/2021 será divulgado no site http://
www.eesc.usp.br/ppgshs a lista dos candidatos aprovados na
Primeira Fase. Também, no site www.eesc.usp.br/ppgshs serão
informadas datas e horários para as arguições individuais de
cada candidato aprovado para a Segunda Fase.
6. Segunda Fase: Arguição e Análise de Curriculum
Os candidatos habilitados participarão privada e remota-
mente de arguições sobre a análise de curriculum e expectativas
nos temas de pesquisa, ambos submetidos durante a inscrição.
Estas reuniões remotas serão realizadas por professores sele-
cionados pelo PPGSHS. O candidato será eliminado se obtiver
média aritmética menor que 5,0 (cinco), consideradas as notas
das provas de conhecimento específico, lingua inglesa, projeto
de pesquisa e curriculum.
A pontuaçao do curriculum seguirá os itens e valores cons-
tantes na Tabela 1.
Tabela 1 (Atividade – Pontos – Saturação – Soma)
Graduação em curso superior (concluída ou com conclusão
até a data de matrícula: 5-1-5
Iniciação científica: 2-1-2
Artigo internacional: 1-1-1
Artigo nacional: 0,7-1-0,7
Artigo evento internacional: 0,5-1-0,5
Artigo evento nacional e ou regional: 0,15-2-0,3
Organização eventos acadêmicos: 0,15-2-0,3
Curso extra-curricular em área aderente ao PPG-SHS:
0,1-2-0,2
Total: 10
A classificação final dos candidatos será feita com base na
média aritmética da primeira e segunda fases.
A partir do dia 20/12/21 será publicada a lista de candidatos
selecionados para Mestrado 2022junto ao PPGSHS.
A designação final dos orientadores é de exclusiva com-
petência da Comissão do Programa de Pós-Graduação em
Engenharia Hidráulica e Saneamento, sendo priorizada a ordem
dos indicados pelos candidatos.
No caso de ocorrerem desistências de candidatos classifica-
dos, eventualmente, poderá haver nova chamada para aqueles
que não foram desclassificados.
A disponibilidade de bolsas de pesquisa (CAPES, CNPq) está
condicionada à liberação pelas agências de fomento, externas
ao PPGSHS. O PPGSHS não se responsabiliza pela liberação de
quotas anuais de bolsas institucionais.
7. Documentos Necessários para Inscrição.
• Formulário de inscrição online no endereço ppgselecao.
eesc.usp.br;
• Anexar no formulário online, cópias do histórico escolar
de graduação, do CPF e do RG;
• Anexar no formulário online, comprovante de que o curso
de graduação é reconhecido do MEC (solicitar na Instituição);
• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no
valor de R$ 100,00 (cem reais), que deverá ser realizado através
de pagamento de boleto gerado pelo sistema eletrônico de
inscrições;
• Anexar Projeto de Pesquisa, arquivo PDF, formatado em
folha A4 (margem 2,5), espaço 1,5 entre linhas, letra Times
New Roman - 12 pontos, com extensão entre 10e 15 páginas,
incluindo referências.
Não serão aceitas solicitações de inscrição com documen-
tação incompleta. A taxa de inscrição, mesmo que não seja
homologada, não será devolvida.
8. Vagas para 2022
O Programa dispõe de 24 vagas para o ano de 2022 e os
professores disponíveis para orientação estão abaixo listados:
• Davi Gasparini F. Cunha (davig@sc.usp.br)
• Eduardo Mario Mendiondo (emm@sc.usp.br)
• Edson C. Wendland (ew@sc.usp.br)
• Edson Luíz Silva (edsilva@ufscar.br)
• Filippo Giovanni Ghiglieno (filippo.ghiglieno@df.ufscar.br)
• Juliano José Corbi (julianocorbi@usp.br)
• Lyda Patrícia Sabogal Paz (lsaboga@sc.usp.br)
• Marco Antonio Penalva Reali (mapreali@sc.usp.br)
• Maria Bernadete Amancio Varesche Silva (varesche@sc.usp.br)
• Maria do Carmo Calijuri (calijuri@sc.usp.br)
• Maria Mercedes Gamboa Medina (mmgamboam@usp.br)
• Paulo Tarso Sanches de Oliveira (paulotarsoms@gmail.com)
• Tadeu Fabrício Malheiros (tmalheiros@usp.br)
• Valdir Schalch (vschalch@sc.usp.br)
9. Observações Finais
Eventuais mudanças de horário e datas deste Processo
Seletivo são de estrita e única competência do PPGSHS.
Eventuais mudanças deste Processo Seletivo serão informadas
pelo site oficial: www.eesc.usp.br/ppgshs. Durante o período
deste Processo Seletivo, recomenda-se aos(às) candidatos(as)
consultar permanentemente o site oficial do PPGSHS: www.
eesc.usp.br/ppgshs.
Ao se increver o(a) candidato(a) aceita as normas e instru-
ções que constam no presente edital.
5
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E
LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE
RIBEIRÃO PRETO
Edital SPG/017/2021
EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-
-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA DA FFCLRP – USP/ RP - PARA
INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022
Encontram-se abertas as inscrições para o 1º semestre de
2022 do Programa de Pós-Graduação em PSICOBIOLOGIA, com
08 vagas para o Mestrado e 08 vagas para o Doutorado.
curadoria Geral do Estado, situada na Rua Maria Paula, 172 – Bela
Vista – São Paulo, fica a defesa intimada do despacho de fls. 106, a
saber: 1. Incialmente, esclareço a defesa que o acusado é celetista
e o rito processual a ser seguido é o da Lei 10.177/98 e não da Lei
10.261/68. 2. É dever da defesa diligenciar acerca da intimação de
suas testemunhas, entretanto excepcionalmente as testemunhas
arroladas pela defesa já foram intimadas às fls. 92, 94 e 96. 3.
No que tange ao interrogatório do acusado enfatizo que não há
previsão do ato na Lei 10.177/98, entretanto em homenagem ao
princípio da ampla defesa, defiro a oitiva do acusado ao final da
instrução, por analogia ao Código de Processo Penal. Para tanto
o acusado deverá comparecer à audiência já designada para o
dia 18/10/2021, às 13h30, sob pena de preclusão 4. Publique-se.
Cumpra-se. A vista e a carga de autos poderão ser agendadas pelo
Advogado por telefone, no número (11) 3291-7100, das 09h00min
às 17h00min, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência. No
agendamento o Advogado, após fornecer seus dados profissio-
nais, indicará a Unidade Processante, a Secretaria de Estado ou
Autarquia, o número do processo e o dia e hora que comparecerá
ao Cartório da Procuradoria de Procedimentos Disciplinares. Caso
o Advogado não compareça no dia e hora agendados seu aten-
dimento ficará sujeito à espera, de modo que não retarde outros
atendimentos agendados.
DR. EDUARDO NUNES SÁ – OAB/SP 165.694
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E
HUMANIDADES
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES
RETIFICAÇÃO - EDITAL EACH/CPG - 067 /2021
PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO DIA 25 DE SETEMBRO
DE 2021
Onde se lê:
7 POLÍTICA DE COTAS
a) 5% para pessoas em situação de refúgio, apátridas e
portadores(as) de visto humanitário (detalhar);
Leia-se:
a) 5% para pessoas em situação de refúgio, apátridas e
portadores(as) de visto humanitário;
Onde se lê:
10 REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES
Ações
Datas
Avaliação de proficiência oferecida pelo ProMuSPP
08/11/2021
Leia-se
Ações
Datas
Avaliação de proficiência oferecida pelo ProMuSPP
16/11/2021
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E
SANEAMENTO (PPG-SHS), ESCOLA DE ENGENHARIA DE
SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Programa de Mestrado - Processo de Seleção para o
Ingresso - 2022
1. Considerações Gerais
Estarão abertas durante o período de 01/10/21 à 05/11/21
as inscrições do Processo Seletivo para Ingresso no Programa de
Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPGSHS) da
Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo,
com início do curso em 03/ 2022.
Atendendo orientações de Saúde Pública durante pandemia
de COVID-19, o Processo Seletivo 2022 para ingresso junto ao
PPGSHS será realizado excepcionalmente de maneira remota,
não presencial, em duas fases, ambas de caráter eliminatório
e classificatório.
O processo se aplicará a todos os candidatos, mesmo os
que não necessitarem de bolsas de estudo como, por exemplo,
aqueles que manterão vínculo empregatício.
A inscrição para a seleção de mestrado será online, no
endereço ppgselecao.eesc.usp.br. No formulário de inscrição,
o candidato deverá indicar, em ordem de sua preferência, três
nomes de orientadores que estão oferecendo vagas no PPGSHS
(lista no final deste Edital).
O perfil de cada orientador, projetos e linhas de pesquisa
podem ser obtidos na página do Programa (http://www.eesc.
usp.br/ppgshs/orientadores).
2. Sistemática de Seleção
O Processo Seletivo será aplicadoem duas fases.
A Primeira Fase consistirá de prova de Língua Inglesa, con-
forme descrito no item 3 e de prova de conhecimentos específi-
cos, de acordo com apontado nos itens 3 e 4. Ambas as provas
têm caráter eliminatório. O candidato que obtiver nota inferior a
5,0 (cinco) em uma das provas da primeira Fase, em uma escala
de zero a dez, não será habilitado para a segunda Fase.
A Segunda Fase consistirá de pontuação e arguição relativa
ao curriculum, em que serão contemplados os temas aderentes
ao PPGSHS. Além disso, deverá ser elaborado projeto de pesquisa
a ser entregue no ato da inscrição do candidato. O projeto tem
como objetivo avaliar a capacidade do candidato em se comunicar
em linguagem escrita, demonstrando sua capacidade em arquite-
tar um projeto de pesquisa, com base em referências da literatura.
Recomenda-se que o tema escolhido apresente aderência com os
temas pesquisados pelo primeiro nome sugerido para orientação.
Destaca-se que o tema do projeto não será, necessariamente,
desenvolvido pelo aluno no seu programa de Mestrado. Trata-se
de um exercício para avaliação. Os seguintes itens devem fazer
parte do projeto de pesquisa: Título, Nome do(a) candidato(a),
Mês e ano; Introdução, Objetivos, Material e métodos, Análise de
resultados, Cronograma de atividades, Bibliografia.
A lista com as inscrições deferidas estará disponível no site
http://www.eesc.usp.br/ppgshs até 12/11/21.
3. Primeira Fase: Prova Escrita de Conhecimentos Específi-
cos e Prova de Língua Inglesa
As provas de conhecimento específico e de Língua Inglesa
serão realizadas, de forma remota, em um único dia nos períodos
matutino e vespertino, respectivamente. A prova de conhecimen-
tos específicos avaliará o entendimento de temas pertinentes ao
PPGSHS, os quais são apresentados no item 4. Tais temas serão
abordados na prova em profundidade compatível com o que se
espera do nível da graduação. A prova de Língua Inglesa, por sua
vevz, avaliará a capacidade do candidato na leitura e interpre-
tação de textos científicos relacionados às áreas de Hidráulica e
Saneamento. As respostas deverão ser fornecidas em português. A
prova de conhecimentos específicos será composta por questões
nos temas apresentados no item 4. Os temas serão abordados na
profundidade dos conhecimentos da graduação.
Os procedimentos para acesso e realização da prova online
serão divulgados 72 horas(setenta e duas horas) antes de início
da prova, via site www.eesc.usp.br/ppgshs. O sistema online para
acessar a prova estará disponível somente neste período. Acessos
anteriores ou posteriores não serão considerados válidos pelo
sistema. O PPGSHS não se responsabiliza por eventuais quedas de
energia e/ou oscilações locais do sinal de internet durante a prova.
A prova de Conhecimentos Específicos será aplicada no dia
19/11/2021 e terá início às 8h00 e término às 12h00. No mesmo
dia, a prova de Língua Inglesa terá início às 14h00 e término
às 16h00. Os horários das provas referem-se ao horário oficial
(Brasília-DF). As respostas devem ser manuscritas, digitalizadas
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
sexta-feira, 1 de outubro de 2021 às 05:02:32

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