Editais - Universidade Estadual de Campinas

Data de publicação30 Novembro 2023
22 – São Paulo, 133 (124) Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção III quinta-feira, 30 de novembro de 2023
(cursos 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27), oferecidos pelo COTIL, segue
o disposto no item 2.
1.2 É responsabilidade do candidato, seu responsável (pai,
mãe, curador ou tutor) ou representante legal informar-se sobre
o Calendário de Matrículas e as orientações para matrícula.
2. MATRÍCULA NOS CURSOS OFERECIDOS PELO COTIL
2.1 As listas de candidatos convocados para matrícula
serão divulgadas no endereço eletrônico www.exame.cotil.
unicamp.br .
2.2 A matrícula para os candidatos convocados será reali-
zada em duas etapas:
I. Etapa online: envio dos documentos da matrícula (con-
forme item 2.4.1) e
II. Etapa presencial: de 19 a 29/02/2024, obrigatoriamente,
entrega na Secretaria Acadêmica do COTIL a cópia de todos os
documentos anexados na etapa online de matrícula.
2.3 Calendário da matrícula Etapa online:
Convocados para matrícula (depois das
16h)
14 de dezembro de 2023
Matrícula dos aprovados Etapa online: 08 a 12 de janeiro de 2024 – até 16h
Divulgação da lista de convocados em
2ª chamada
17 de janeiro de 2024 – após às 12h
Matrícula dos convocados em 2ª chamada Etapa online: 18 e 19 de janeiro de 2024 – até 16h
Divulgação da lista de convocados em
3ª chamada
22 de janeiro de 2024 – após às 12h
Matrícula dos convocados em 3ª chamada Etapa online: 23 e 24 de janeiro de 2024 – até 16h
Divulgação da lista de convocados em
4ª chamada
25 de janeiro de 2024 – após às 12h
Matrícula dos convocados em 4ª chamada Etapa online: 26 a 29 de janeiro de 2024 – até 16h
Divulgação da lista de convocados em
5ª chamada
30 de janeiro de 2024 – após às 12h
Matrícula dos convocados em chamada Etapa online: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de
2024 – até 16h
Divulgação da lista de novos convocados Diariamente, se houver vagas
2.4 A etapa online da matrícula deve ser realizada na data
informada no item 2.3 e compreende:
a) Acessar o endereço eletrônico www.exame.cotil.unicamp.
br e, no menu superior, escolher a opção Portal do Candidato;
b) Preencher corretamente o CPF e a senha, e clicar Entrar;
c) Acessar a caixa de opção Matrícula e preencher a Ficha
de Saúde, o Formulário Sociopedagógico, a Declaração de auto-
rização de uso de dados/Direito de uso de imagem;
d) Anexar os documentos solicitados (conforme item 2.4.1),
incluindo foto oficial para documentos estilo 3x4 com fundo
branco, sem acessórios;
e) Submeter a matrícula, clicando no botão Enviar;
f) Aguardar e-mail de confirmação da etapa online da
matrícula.
2.4.1 Deverão ser anexados, em formato PDF obrigato-
riamente, em arquivo frente e verso (se houver), os seguintes
documentos, com todas as informações legíveis:
a) Certidão de Nascimento ou de Casamento;
b) Cédula de Identidade (RG) - não serão aceitas cédulas de
identidade de não-alfabetizados;
c) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
d) Histórico Escolar:
• Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para quem vai
cursar o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio - cursos 01,
02, 03, 04, 05, 06, 11, 15 e 16);
• Histórico Escolar ou Atestado de Matrícula no Ensino
Médio (para quem vai cursar o Curso Técnico concomitante ou
subsequente ao Ensino Médio em 2 anos - cursos 21, 22, 24,
25, 26 e 27);
• Histórico Escolar ou Atestado de Matrícula na 2ª ou 3ª
série no Ensino Médio (para quem vai cursar o Curso Técnico
Enfermagem concomitante/subsequente ao Ensino Médio em
2 anos - curso 23);
e) Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS);
f) Carteira de vacinação - com identificação;
• Os aprovados para o Curso Técnico em Enfermagem
concomitante/subsequente ao Ensino Médio (curso 23) deve-
rão apresentar comprovante de vacinação contra hepatite B
e tétano;
g) 01 foto oficial para documentos, estilo 3x4 com fundo
branco sem acessórios (boné, óculos de sol, etc) recente e de
boa qualidade.
h) Contribuição facultativa (não obrigatória) para APM
(Associação de Pais e Mestres) - R$ 300,00 (trezentos reais).
Apresentar comprovante do depósito bancário em nome da APM
do Colégio Técnico de Limeira.
Banco: Santander
Agência: 0013
Número da Conta: 13-002672-3
CNPJ: 60.729.894/0001-87 (aceita pix para a chave
60729894000187)
A contribuição dá direito à prioridade na locação de armá-
rios com desconto de 50% no valor e desconto de 5% a 10%
na Lojinha da APM.
2.4.2 Após o envio dos documentos, o candidato convocado
deverá aguardar e-mail de confirmação da matrícula online.
Caso seja necessário, o e-mail poderá solicitar correção dos
documentos anexados. Neste caso, o convocado deverá realizar
a correção no Portal do Candidato. A não realização da correção
solicitada dentro do prazo implicará na perda da vaga.
2.4.3 O COTIL não se responsabiliza pelo não preenchimen-
to da etapa online da matrícula por motivo de ordem técnica
referente aos computadores, falhas de comunicação, congestio-
namento das linhas de comunicação, bem como outros fatores
que impossibilitem a transferência de dados e de documentos.
Não se responsabiliza, ainda, por qualquer tipo de problema ou
crime cibernético, que resulte na não efetivação da etapa online
da matrícula.
2.4.4 A cópia dos documentos anexados na etapa online da
matrícula deverá ser entregue pelo aluno de 19 a 29/02/2024,
na Secretaria Acadêmica do COTIL. A não realização da entrega
dentro do prazo implicará na perda da vaga, com cancelamento
de sua matrícula.
2.4.5 Na etapa online da matrícula, se a escola não tiver
expedido o histórico escolar, deve ser apresentado o atestado
de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, dependendo do
caso do aluno. Nesse caso, o aluno terá três meses para apresen-
tar o histórico escolar na Secretaria Acadêmica.
2.5 Não será efetuada a matrícula do candidato com docu-
mentação incompleta.
2.6 Somente serão aceitas as matrículas dos candidatos
que comprovarem as informações descritas no formulário de
inscrição, que entregarem todos os documentos exigidos e que
atenderem aos pré-requisitos de acordo com o curso escolhido
e a inscrição, ou seja, escolaridade, cotas sociais e ampla con-
corrência.
2.7 Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas
(cotas sociais), após a entrega da documentação para matrícula,
terão seus documentos avaliados por equipe multiprofissional
do COTIL, tendo dessa forma sua matrícula condicionada ao
resultado da avaliação.
2.8 Os que não fizerem a matrícula online e a entrega pre-
sencial serão automaticamente excluídos do processo seletivo e
não terão mais direito à vaga.
2.9 O aluno com 05 (cinco) faltas consecutivas em dias
letivos a partir de sua matrícula, sem justificativa antecipada,
será considerado desistente, com cancelamento de sua matrícula
e sem direito à vaga.
SECRETARIA GERAL
Edital
Comunicamos que estarão abertas as inscrições para o pre-
enchimento de 03 (três) vagas para representantes da categoria
9.11 O tempo de realização da prova será controlado atra-
vés de um cronômetro virtual, de validade oficial, que encerrará
a aplicação quando o tempo limite for atingido. Não será permi-
tida nenhuma ação na prova após esse horário.
9.12 Será disponibilizada na “Área do candidato”, no site
da FUVEST, imagem da resposta fornecida pelo(a) candidato(a).
10 DO CRONOGRAMA
? Publicação do Edital 30/11/2023, 12 h, no site da FUVEST
? Solicitação de redução de taxas de inscrição: de 01 a
08/12/2023 (início e término às 12h), no site da FUVEST
? Divulgação do resultado da análise das solicitações de
redução de taxas: 15/12/2023
às 12h, no site da FUVEST
? Interposição de recursos ao resultado da redução de
taxas: de 15 a 19/12/2023 (início e término às 12h), no site
da FUVEST
? Período de inscrição para o processo seletivo: 08/12/2023
a 15/01/2024 (início e término às 12h), no site da FUVEST
? Período para retificação dos documentos: 17/01/2024 a
19/01/2024 (início e término às 12h), no site da FUVEST
? Data-limite para pagamento da taxa de inscrição:
15/01/2024, no expediente bancário
? Divulgação do resultado da análise das solicitações de
recursos específicos para candidatos com deficiência e lactantes:
26/01/2024, 12h, no site da FUVEST
? Divulgação da habilitação das inscrições: 20/01/2024;
? Data do Exame de Ingresso: 04/02/2024, às 9 h (1ª parte/
múltipla escolha) e 04/02/2024, às 14 h (2ª parte/dissertativa);
? As arguições do curriculum ocorrerão no período compre-
endido entre 19/02/2024 a 21/02/2024
? Divulgação do resultado preliminar: 23/02/2024 às 12
horas;
? Período de interposição de recursos ao resultado prelimi-
nar: 23/02/2024 às 12 horas até 28/02/2024 às 12 h.
? Resultado da análise dos recursos: até 04/03/2024, 12h,
no site da FUVEST (área do(a) candidato(a))
? Divulgação do resultado final: 04/03/2024.
11 DOS RECURSOS
11.1 Os(As) candidatos(as) poderão recorrer motivada-
mente contra o resultado de quaisquer das avaliações. O prazo
para interposição de recursos é de 3 (três) dias úteis, contado
da publicação do resultado preliminar e deverá ser feito dire-
tamente no site da FUVEST (área do candidato), se admitirá
recurso voltado exclusivamente à simples revisão ou majoração
da nota atribuída.
11.2 Os critérios de correção são definidos pela banca exa-
minadora e não serão conhecidos os recursos que se baseiam na
discussão dos critérios de correção da prova.
11.3 Recursos inseridos fora do prazo ou destituídos de
razões circunstanciadas serão sumariamente indeferidos.
12 DA MATRÍCULA
12.1 Os(As) candidatos(as) selecionados(as) serão
notificados(as), através de e-mail, sobre sua aceitação na área
em que se inscreveram, com informações sobre o período de
matrícula e encaminhamento de documentos.
12.2 As matrículas nos cursos de Mestrado serão efetivadas
no período estipulado pelo calendário a ser publicado pela USP.
Em todos os casos, será exigido o diploma de graduação ou a
declaração de colação de grau já realizada. Obs: Os documentos
não precisam ser autenticados e os alunos que não colaram grau
não poderão efetuar a matrícula.
12.3 Os(As) candidatos(as) estrangeiros(as) selecionados(as)
devem apresentar, no ato da matrícula, cópia do documento de
identidade válido e de visto temporário ou permanente que
autorize a estudar no Brasil. Exemplos dos referidos documen-
tos: Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou RNE
(Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE e
Passaporte.
13 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1 O processo seletivo é válido para matrícula dos apro-
vados até 28/06/2024.
13.2 A inscrição do(a) candidato(a) implica na aceitação
das normas e instruções para o processo seletivo contidas neste
edital e nos comunicados já emitidos ou que vierem a se tornar
públicos.
13.3 As inscrições com documentação incompleta não serão
habilitadas.
13.4 A documentação dos(as) candidatos(as) não
selecionados(as) será descartada após o final da necessidade de
guarda de informações sobre o processo.
13.5 Não haverá revisão ou vistas de provas.
13.6 Todos os horários estabelecidos neste Edital referem-se
à hora oficial de Brasília.
13.7 Será desclassificado e automaticamente excluído do
processo seletivo o(a) candidato(a) que não se identificar ou
que prestar declarações ou apresentar documentos falsos em
quaisquer das etapas do exame.
13.8 Durante a realização das provas, não será permitido o
uso de quaisquer materiais de consulta, eletrônicos ou impres-
sos, e aparelhos de telecomunicação. É proibida a comunicação
entre candidatos(as) e qualquer outra pessoa durante a realiza-
ção das provas.
13.9 A FUVEST não se responsabiliza pela guarda de
nenhum material, no caso da prova ser aplicada presencial-
mente.
13.10 Fotos do(a) candidato(a) serão coletadas para fins de
reconhecimento facial e de verificação de segurança da prova,
para uso exclusivo da FUVEST não serão divulgadas nem utiliza-
das para outras finalidades nos termos da lei. O sistema de reco-
nhecimento facial será utilizado para identificação e controle de
presença durante a aplicação do exame, bem como para garantir
a segurança de todo o processo. A FUVEST reserva-se o direito
de efetuar procedimentos adicionais de identificação e controle
do processo, visando garantir a plena integridade do exame.
13.11 É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o
acompanhamento das publicações relativas a este exame.
13.12 Ao efetivar a sua inscrição o(a) candidato(a) concor-
da com os termos que constam neste Edital e manifesta
plena ciência quanto à divulgação de seus dados pessoais
(nome, data de nascimento, condição de deficiente, se
for o caso, notas, resultados, classificações, dentre outros) em
editais, comunicados e resultados relativos a este processo sele-
tivo, tendo em vista que essas informações são necessárias ao
cumprimento do princípio da publicidade dos atos do certame.
Neste sentido, não caberão reclamações posteriores relativas
à divulgação dos dados, ficando o candidato ciente de que as
informações desta seleção possivelmente poderão ser encontra-
das na internet, por meio de mecanismos de busca.
13.13 Todas as solicitações de informações e esclarecimen-
tos sobre este processo seletivo deverão ser feitas por escrito,
via canal de atendimento “Fale Conosco”, no site da FUVEST.
13.14 Os casos omissos serão resolvidos pela FUVEST e pela
Comissão de Pós-Graduação da FMRP-USP.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
REITORIA
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO COTIL 2024
O Colégio Técnico de Limeira, da Universidade Estadual de
Campinas, torna público o Calendário de Matrículas e as orien-
tações para matrícula do Processo Seletivo Público COTIL 2024,
para ingresso nos Cursos Técnicos de nível médio, integrados
e concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio oferecidos
pelo COTIL.
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 A matrícula para os Cursos Técnicos integrados ao Ensi-
no Médio (cursos 01, 02, 03, 04, 05, 06, 11, 15 e 16) e para os
cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio
ponda a mais de 2 questões, serão consideradas as 2 primeiras
questões respondidas na ordem de apresentação das questões
no sistema da prova.
8.4 Sugestões de referências bibliográficas para os tópicos
da prova escrita são apresentadas a seguir:
a) Fundamentos técnicos,
Livros didáticos de Química Geral (conceitos de soluções
e tampões)
Livro Biologia Molecular da Célula, Bruce Alberts, 6a edição.
Capítulo 8 - Analisando células, moléculas e sistemas e Capítulo
9 - Visualização de células
Livro Fisiologia Médica, Boron e Boulaep, 2 edição, capítulo
6, Eletrofisiologia da Membrana Celular.
b) Essência das Ciências Biomédicas:
01. Livro Princípios de Bioquímica de Lehninger, (em inglês,
Lehninger Principles of Biochemistry), 6 edição. Capítulos: 3)
Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas, 4) Estrutura Tridimensional
de Proteínas, 5) Função Proteica, 6) Enzimas, 7) Carboidratos e
Glicobiologia, 8) Nucleotídeos e Ácidos Nucleicos. e 10) Lipídeos.
02. Livro Biologia Molecular da Célula (em inglês, Molecular
Biology of the Cell). Bruce Alberts, 6a edição. Capítulo Capítulo 6
Como as células leem o genoma: do DNA à proteína
0.3 Livro Biologia Molecular da Célula.. Bruce Alberts, 6a
edição. Capítulo 10 - Estrutura da membrana, Capítulo 12 -
Compartimentos intracelulares e endereçamento de proteínas.
0.4 Livro Biologia Molecular da Célula. Bruce Alberts, 6a
edição. Capítulo 15 - Sinalização celular.
0.5 Livro Princípios de Bioquímica de Lehninger, 6 edição.
Capítulo 13: Bioenergética e tipos de reações bioquímicas
0.6. Livro Fisiologia Médica, Boron e Boulaep, 2 edição capí-
tulo 5, transporte de solutos e água e capítulo 47, organização
do controle endócrino .
8.5 A prova teórica será realizada na forma on-line, no dia
04/02/2024, em duas partes, no site da FUVEST (www.fuvest.
br\> em “Área do candidato”). A primeira parte terá início às
9h00 (horário de Brasília) com duração de duas horas (2 horas),
sendo composta por 32 questões de múltipla escolha. A segunda
parte terá início às 14h00 (horário de Brasília) com duração de
uma hora (1 hora), sendo composta por 2 questões dissertativas.
8.6 A parte dissertativa de cada prova da primeira fase será
corrigida, sem identificação do(a) candidato(a), por dois(uas)
examinadores(as) independentes, cuja identidade também não
será publicada, os(as) quais atribuirão nota que será convertida
na escala de 0 a 10, arredondada até a primeira casa decimal..
8.6.1 Caso a diferença entre as duas notas já convertidas
seja, no máximo, igual a 2, a nota final será a média aritmética
das duas avaliações, arredondada até a primeira casa decimal
8.6.2 Se essa diferença for superior a 2 pontos, haverá
um(a) terceiro(a) examinador(a), que corrigirá a prova sem ter
conhecimento das duas correções anteriores e que também
atribuirá uma nota que será convertida na escala de 0 a 10. Caso
as três notas atribuídas sejam distintas entre si, a nota final será
a nota intermediária. Se duas das três notas forem iguais, esse
valor comum será tomado como nota final.
8.7 A nota mínima para aprovação na 1º Etapa será 6,00
(seis) para candidatos(as) a vagas de ampla concorrência e 5,00
(cinco) para candidatos a vagas de ações afirmativas, calculada
com duas casas decimais.
8.8 A divulgação do resultado da prova escrita (1ª etapa) no
site da FUVEST (https://www.fuvest.br/ na “Área do candidato”)
no dia 15/02/2024
8.8. 2ª Etapa (classificatória) - arguição do curriculum vitae
8.8.1 A divulgação da agenda de arguição estará disponível
no site da FUVEST (Área do Candidato).
8.8.2 As arguições ocorrerão no período compreendido
entre 19/02/2024 a 21/02/2024;
8.8.3 - Não será possível alteração de data e horário da
arguição agendada. As arguições serão realizadas por video-
conferência, em português ou inglês de acordo com a escolha
do(a) candidato (a).
8.8.4 Na avaliação da arguição serão considerados os
seguintes critérios: maturidade acadêmica; capacidade argu-
mentativa e clareza na exposição da pesquisa, disponibilidade e
compromisso do candidato com o Programa de Pós-Graduação.
8.8.5 Cada candidato(a) será avaliado(a) por, no mínimo,
três professores dos Programas de Pós-Graduação envolvidos,
presentes simultaneamente na arguição, que atribuirão nota
final de 0 (zero) a 10 (dez), calculada com duas casas decimais.
A nota de cada avaliador é dada separadamente. A nota desta
etapa resulta da média aritmética das notas atribuídas pelos
avaliadores.
8.9 O resultado preliminar do processo seletivo, incluindo a
lista dos candidatos aprovados, será divulgado no portal eletrô-
nico da CPG FMRP cpg.fmrp.usp.br e no site da FUVEST (https://
www.fuvest.br/ na “Área do candidato”) no dia 23/02/2024.
8.10 O resultado final do processo seletivo, incluindo a lista
dos candidatos aprovados, será divulgado no portal eletrônico
da CPG FMRP cpg.fmrp.usp.br e no site da FUVEST (https://www.
fuvest.br/ na “Área do candidato”) no dia 04/03/2024
9 DA APLICAÇÃO DA PROVA
9.1 No dia 25/01/2024, no site da FUVEST, será divulgada
a lista dos(as) candidatos(as) habilitados(as) para realização
da prova.
9.2 A prova será aplicada no formato on-line, no dia
04/02/2024 (domingo) em duas etapas: às 9 horas e terá dura-
ção de 2 horas, sendo composta por 32 questões de múltipla
escolha, e às 14 horas com duração de 1 hora, sendo composta
por 2 questões dissertativas.
9.3 Será disponibilizado um link na “Área do candidato”
no site da FUVEST, próximo à data do exame, permitindo a vali-
dação do ambiente tecnológico. É obrigação do(a) candidato(a)
executar previamente esse procedimento no mesmo compu-
tador em que realizará a prova para certificar-se de que seu
ambiente atende aos requisitos básicos e às condições técnicas
para a realização da prova on-line.
9.4 Não será permitido acesso ao sistema da prova após o
horário de início e nem sequer a realização da prova em horário
diferente ao indicado na sua “Área do candidato”.
9.5 Para a realização da prova, é de total responsabilidade
do(a) candidato(a) ter disponível: conexão estável com a inter-
net, microcomputador ou notebook rodando a última versão
do navegador Google Chrome, microfone sem fones de ouvido
acoplados e uma câmera web. O enquadramento e a ilumina-
ção do rosto durante o período de realização da prova devem
ser adequados para um bom reconhecimento da face do(a)
candidato(a). O(A) candidato(a) deverá permitir que o sistema
tenha acesso à câmera e ao microfone do computador durante
todo o período de realização do exame. A FUVEST e a FMRP
não se responsabilizam por problemas de ordem técnica que
possam acontecer como, por exemplo, falha de comunicação,
congestionamento das linhas de comunicação e outros fatores
que impossibilitem a realização da prova.
9.6 É obrigação do(a) candidato(a) certificar-se de que não
existem extensões habilitadas no navegador durante a aplicação
da prova.
9.7 O(A) candidato(a) não poderá ter contato com nenhuma
pessoa durante todo o período de realização da prova nem con-
sultar quaisquer meios eletrônicos ou em papel.
9.8 A prova será acompanhada por fiscais que monitorarão
virtualmente todos os movimentos do(a) candidato(a) durante
a realização das provas. Esses fiscais poderão orientar os(as)
candidatos(as) sobre aspectos técnicos e reportarão à Coorde-
nação do exame qualquer ato não previsto no Edital.
9.9 Atos irregulares durante a execução da prova poderão
resultar na desclassificação do candidato.
9.10 O(A) candidato(a) deverá selecionar e preparar pre-
viamente ambiente adequado para a realização da prova, de
maneira que possa ficar isolado de outras pessoas durante a
prova.
6.13. O deferimento da solicitação de redução de taxa de
inscrição não significa que o(a) interessado(a) já se encontre
inscrito no processo seletivo. Para participar do processo seleti-
vo, todos(as) os(as) candidatos(as), beneficiados ou não com a
isenção de taxa, deverão efetuar inscrição pelo site da FUVEST
no período estabelecido no item 4. e efetuar o respectivo paga-
mento no prazo indicado no item 5. Aqueles que não o fizerem
não participarão do processo seletivo, qualquer que seja o
resultado da análise do pedido de redução de taxa.
7. DAS SOLICITAÇÕES DE CONDIÇÕES E RECURSOS ESPECÍFICOS
7.1. A inscrição de candidato(a) com deficiência, nos ter-
mos do art. 2º da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, bem
como daqueles com condições médicas que exijam recursos
específicos para realizar a prova, deverá cumprir, no período de
inscrição, os seguintes requisitos:
7.2. Informar suas condições médicas específicas e os recur-
sos necessários no site da FUVEST.
7.3. Anexar, em formato digital, de acordo com as ins-
truções, o Formulário de Documentação Comprobatória de
Condições Médicas Específicas, que deverá, obrigatoriamente:
a) ter sido emitida após 01/01/2023;
b) informar a condição clínica do(a) candidato(a);
c) indicar o Código Internacional de Doenças (CID) e, quan-
do necessária, a Classificação Internacional de Funcionalidades
(CIF);
d) informar os recursos específicos necessários para a reali-
zação da prova, os quais devem ser utilizados;
e) ser escrito em português e com letra legível;
f) conter a assinatura e o carimbo do médico, com o res-
pectivo CRM.
7.4. Aguardar a análise da documentação pela equipe de
especialistas da FUVEST.
7.5. Excepcionalmente e dependendo das necessidades
do(a) candidato(a) com deficiência, a prova será presencial,
para cumprimento da legislação brasileira, e esta decisão será
comunicada ao(a) candidato(a) até o dia 26/01/2024, no site da
FUVEST, na “Área do candidato” (meus protocolos/solicitação de
recursos específicos).
7.6. Na hipótese excepcional da prova ser presencial, serão
observadas as seguintes regras:
a) A prova será realizada na Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto e a FUVEST indicará o local exato da aplicação da
prova, no qual serão cumpridas todas as normas de segurança
de saúde e distanciamento, determinadas pelas autoridades
públicas sanitárias.
b) Não será permitido ao candidato portar qualquer tipo
de relógio ou outro dispositivo de controle de tempo. Durante
a realização da prova, caberá ao(a) candidato(a) controlar o
tempo disponível, com base apenas nas informações de tempo
fornecidas pela organização da prova.
c) Poderá ser utilizado detector de metais para ingresso
nas salas de provas, com o objetivo de garantir a segurança dos
candidatos e lisura do exame.
d) A FUVEST poderá efetuar filmagem nas salas de provas,
como recurso adicional para evitar fraudes. As imagens serão
preservadas na forma da lei.
e) O(A) participante não poderá, sob pena de eliminação,
ausentar-se da sala de prova com o material de aplicação do
exame.
f) Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplica-
ção da prova em decorrência de afastamento de candidato da
sala de prova, por qualquer motivo.
7.7. A candidata lactante deverá solicitar e comprovar no
ato da inscrição a necessidade de amamentar durante a prova.
7.8. A candidata lactante realizará a prova em formato on-
-line e haverá compensação do tempo de amamentação de até
20% do tempo de duração da prova.
7.9. A candidata lactante deverá, no início da prova, repor-
tar ao fiscal de sala a presença do acompanhante e do bebê no
mesmo local em que a prova está sendo realizada no momento
da amamentação.
7.10. O(A) acompanhante da candidata lactante está
sujeito(a) às mesmas restrições da candidata, ou seja, não
poderá se comunicar com a candidata, exceto no momento da
amamentação, não poderá portar celular, relógio e qualquer
outro equipamento eletrônico e objetos estranhos à prova.
7.11. Não serão admitidos documentos comprobatórios
das condições específicas após o encerramento da inscrição
no exame.
7.12. Após o período de inscrição, serão indeferidos auto-
maticamente todos os pedidos que não tiverem enviado eletro-
nicamente os documentos comprobatórios. O(A) candidato(a)
que não anexar os documentos comprobatórios ou que tiver sua
solicitação de condições específicas indeferida deverá ? realizar
a prova nas mesmas condições dos demais candidatos.
8. DO PROCESSO SELETIVO
8.1. O Processo Seletivo será realizado integralmente de
forma remota, em ambientes digitais, pela Internet.
8.2. O Processo Seletivo será composto por duas etapas,
sendo uma de caráter eliminatório e classificatório e uma de
caráter apenas classificatório, nos termos do item 8.3 deste
edital e segundo as datas do cronograma (Item 10 do edital).
a) 1ª etapa – Prova escrita (de caráter eliminatório e classi-
ficatório, com peso 3 e nota de corte 6);
b) 2ª etapa – Arguição oral do Curriculum vitae (de caráter
classificatório, com peso 1)
8.3. 1ª etapa - Prova escrita, com 3 componentes
8.3.1 Fundamentos técnicos (20%)
- Noções básicas de preparo de soluções e tampões e con-
ceitos fundamentais: O candidato deve ser capaz de determinar
a concentração de soluções; conhecer as diversas formas de se
expressar a concentração de uma solução e realizar cálculo de
diluição.
- Noções básicas sobre as principais técnicas utilizadas para
responder questões de ciências biomédicas. O candidato deve
estar familiarizado com os princípios e possíveis aplicabilidade
de ferramentas que usualmente são utilizadas na investiga-
ção em ciências biomédicas: microscopia, imunoensaios, PCR,
separação e quantificação de macromoléculas, registros de
parâmetros fisiológicos.
8.3.2 Essência das Ciências Biomédicas (60%) –
01. Propriedades gerais das biomoléculas: proteínas, lipíde-
os, açúcares e ácidos nucléico;
02. Como as células leem o genoma: do DNA à proteína
03. Organização estrutural e funcional da célula
04. Princípios de sinalização celular (receptores e vias de
sinalização) e comunicação celular
05. Conceitos de bioenergética
0.6 Conceitos de fisiologia de órgãos e sistemas
8.3.3 Interpretação de dados experimentais e formulação
de hipóteses (20%)
O estudante receberá resultados de experimentos biológi-
cos e será avaliada a sua capacidade de analisar e interpretar
esses resultados. Também serão fornecidos problemas biológicos
e será avaliada sua capacidade de formular uma hipótese e
apresentar, em linhas gerais, as abordagens experimentais que
permitiriam entender ou solucionar o problema apresentado. Em
ambos os casos serão aplicados conhecimento dos assuntos que
constam no edital.
8.3.4 A prova escrita será aplicada em língua portu-
guesa, inglesa ou espanhola de acordo com a escolha do(a)
candidato(a).
8.3.5 A prova consistirá de: 8 (oito) questões de múltipla
escolha relativas ao item 8.3.1, 24 (vinte quatro) questões de
múltipla escolha relativas ao item 8.3.2, e 02 (duas) questões
dissertativas relativas ao item 8.3.3.
8.3.6 Com relação ao item 8.3.3, o candidato deverá
escolher 2 das 6 questões apresentadas e respondê-las. Todas
as questões possuem o mesmo valor. Caso o(a) candidato(a) res-
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quinta-feira, 30 de novembro de 2023 às 05:02:24

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