Editais - Universidade Estadual Paulista

Data de publicação19 Maio 2021
SeçãoCaderno Executivo 1
66 – São Paulo, 131 (95) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I quarta-feira, 19 de maio de 2021
3.2.2.3. Declaração de aceite do orientador (digitalizado em
arquivo único no formato pdf) credenciado no Programa e que
esteja oferecendo vagas (relacionados no anexo 1) e de acordo
com o modelo contido no anexo 2;
3.2.2.4. planejamento com anuência do orientador para, no
máximo, 48 meses de Curso de Doutorado. Neste planejamento,
o candidato e o orientador deverão explicitar se a participação
do candidato será integral (40 horas semanais) ou parcial (no
mínimo 20 horas semanais), designando essas horas exclusiva-
mente para atividades relativas a formação de compete?ncias
e habilidades como pesquisador, previstas no Programa e em
cronograma: (a) realização de disciplinas; (b) etapas de execução
do projeto de pesquisa, incluindo os prazos para Exame Geral
de Qualificac?ão (EGQ), defesa e submissão de artigos exigidos,
conforme instruções normativas do Programa; (c) participação
de grupo de pesquisa; (d) coorientação com supervisão do
orientador de iniciação científica de alunos de graduação com
bolsa ou de projeto de pesquisa voluntário de iniciação científica
(PIVIC), assim como de trabalho de conclusão de curso (TCC) de
alunos da graduação ou da residência; (d) redação, formatação e
submissão de artigos científicos, no mínimo um por ano; (e) par-
ticipação de eventos científicos com apresentação de trabalhos,
no mínimo um por ano; (f) elaboração e submissão de projeto
de pesquisa à órgão fomentador, tendo como coordenador o
orientador (neste projeto poderá envolver o seu projeto de tese);
3.2.2.5. Diploma (frente e verso) ou Certificado de Conclu-
são do Curso de Graduação (digitalizado em arquivo único no
formato pdf);
3.2.2.6. Histórico escolar de Graduação (digitalizado em
arquivo único no formato pdf);
3.2.2.7. Curriculum Vitae plataforma lattes atualizado,
digitalizado em arquivo único no formato pdf, a partir da Plata-
forma Lattes - CNPq e que deverá estar também disponível na
Plataforma Lattes no site do CNPq. O curriculum não precisará
estar documentado.
3.2.2.8. Planilha “Pontuação de Atividades Acadêmicas/
Profissionais/Científicas”, em arquivo único, no formato PDF. A
planilha “Pontuação de Atividades Acadêmicas” deverá ser pre-
enchida e devidamente documentada de acordo com as normas
de preenchimento para cada atividade relacionada, conforme
modelo contido no link https://www.fmb.unesp.br/#!/ensino/
pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/enfermagem-mes-
trado-academico-e-doutorado/inscricoes/aluno-regular/
3.2.2.9. Comprovante de proficiência em idioma estrangei-
ro – inglês, sendo esta compreendida como língua não materna
do candidato, por meio de certificado expedido em uma das
seguintes escolas: CNA, ICBEU, Cultura Inglesa, ILC ou Cupcake
Language Center. Deverá apresentar porcentagem mínima de
acerto de 85% para o Curso de Doutorado, com validade de dois
anos, a contar da data de inscrição no processo seletivo. Também
serão aceitos os certificados de proficiência em inglês, com
respectivos níveis mínimos, apresentados aqui entre colchetes,
sendo o CAMBRIGE EXAME [CAE B2] sem prazo de validade e os
demais (TOEFL, IELTS e TEAP) com validade de dois anos, tendo
como parâmetro de vencimento a data de inscrição no processo
seletivo do PPGENF-MA/DO-FMB-Unesp . Os certificados do
TOEFL, nas modalidades IBT – Internet-Based Testing [79] e ITP
– Institutional Testing Program [550] e o International English
Language Test – IELTS, com nota mínima 5,0 para cada banda
(listening, reading, writing e speaking), perfazendo a média
6,0. O certificado Test of English for Academic and Professional
Purposes (TEAP) [70 pontos].;
3.2.2.10. Foto 3x4 recente (digitalizada em arquivo único
no formato pdf);
3.2.2.11. Uma cópia dos seguintes documentos pessoais:
a) certidão de nascimento ou casamento, digitalizado em
arquivo único no formato pdf;
b) cédula de identidade ou documento equivalente, digitali-
zado em arquivo único no formato pdf;
c) C.P.F. (para candidato brasileiro), digitalizado em arquivo
único no formato pdf;
d) “certidão de quitação eleitoral” (para candidato bra-
sileiro), expedida em maio/2021, a qual poderá ser obtida em
qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral ou pelo site
http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-qui-
tacao-eleitoral, (não serão aceitos comprovantes de votações),
digitalizado em arquivo único no formato pdf);
e) documento militar que comprove estar em dia com as
obrigações militares (para candidato brasileiro do sexo masculi-
no), digitalizado em arquivo único no formato pdf).
3.2.2.12. Comprovante de depósito bancário identificado ou
transferência, em arquivo .PDF, referente a taxa de inscrição para
exame de seleção, no valor de R$ 76,00. O depósito bancário
ou transferência deverá ser realizado na seguinte conta: Banco
Santander (033), Agência 0039, Conta corrente 13-007198-9
(FMB-Unesp-Administração), Fundação para o Desenvolvimento
Médico Hospitalar, CNPJ: 46.230.439/0001-01, código de iden-
tificação: 18.987-0. Não serão permitidos: a) depósito através
de caixa eletrônico; b) depósito realizado fora do período da
inscrição.
3.2.2.13. Declaração de ciência (digitalizado em arquivo
único no formato pdf) da obrigatoriedade de entrega do projeto
de pesquisa ao CEP/CEUA e conhecimento da legislação vigente
na Pós-graduação, conforme modelo contido no anexo 3.
3.2.2.14. Declaração de ciência (digitalizado em arquivo
único no formato pdf); quanto a implementação de planejamen-
to proposto para, no máximo, 48 meses de Curso, de acordo com
o modelo contido no anexo 4.
A critério do Conselho do Programa, a inscrição do can-
didato em curso de doutorado direto poderá ser deferida em
curso de Mestrado.
4) Do deferimento/indeferimento das inscrições: No dia
07-06-2021, o candidato deverá acompanhar pelo site: http://
www.fmb.unesp.br, links correlatos à inscrição para aluno regu-
lar de Pós-graduação, o andamento da sua inscrição: deferida
ou indeferida.
Somente poderá participar do exame de seleção o candida-
to cuja inscrição foi deferida.
No caso de indeferimento da inscrição caberá, se funda-
mentado, recurso endereçado ao Conselho do Programa de Pós-
-graduação em Enfermagem Acadêmica, através de requerimen-
to encaminhado para o email pg.enfermagemacademica.fmb@
unesp.br (solicitar a confirmação do recebimento do email).
O recurso deverá ser encaminhado nos dias 08 ou 09-06-
2021.
A resposta ao recurso será divulgada no dia 10-06-2021, no
site: http://www.fmb.unesp.br, links correlatos à inscrição para
aluno regular de Pós-graduação Enfermagem Acadêmica
A Faculdade de Medicina não se responsabiliza por solicita-
ção de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos
computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores
de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
O descumprimento das instruções para inscrição via Internet
implicará na não efetivação da inscrição.
5. Exame de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico
(não haverá segunda chamada em nenhuma etapa do exame de
seleção, seja qual for o motivo alegado).
5.1. Etapas do exame de seleção:
5.1.1. Análise da Planilha “Pontuação de Atividades Acadê-
micas/Profissionais/Científicas”. Etapa na qual serão atribuídas
as pontuações referentes às atividades acadêmicas, profissionais
e científicas devidamente comprovadas de acordo com as ins-
truções disponibilizadas para esse fim no endereço https://www.
fmb.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas-de-pos-
-graduacao/enfermagem-mestrado-academico-e-doutorado/
inscricoes/aluno-regular/.
A pontuação obtida na planilha será convertida na escala
de notas variando de 0 (zero) a 10 inteiros. É etapa eliminatória,
com nota mínima de aprovação igual ou superior a sete inteiros.
esteja oferecendo vagas (relacionados no anexo 1) e de acordo
com o modelo contido no anexo 2;
3.2.1.3. Projeto de pesquisa (digitalizado em arquivo único
no formato pdf) a ser desenvolvido no curso;
3.2.1.4. Planejamento com anuência do orientador (digita-
lizado em arquivo único no formato pdf) para, no máximo, 48
meses de Curso de Doutorado. Neste planejamento, o candidato
e o orientador deverão explicitar se a participação do candidato
será integral (40 horas semanais) ou parcial (no mínimo 20
horas semanais), designando essas horas exclusivamente para
atividades relativas a formação de competências e habilidades
como pesquisador, previstas no Programa e em cronograma: (a)
realização de disciplinas; (b) etapas de execução do projeto de
pesquisa, incluindo os prazos para Exame Geral de Qualifica-
ção (EGQ), defesa e submissão de artigos exigidos, conforme
instruções normativas do Programa; (c) participação de grupo
de pesquisa; (d) coorientação com supervisão do orientador de
iniciação científica de alunos de graduação com bolsa ou de pro-
jeto de pesquisa voluntário de iniciação científica (PIVIC), assim
como de trabalho de conclusão de curso (TCC) de alunos da gra-
duação ou da residência; (d) redação, formatação e submissão
de artigos científicos, no mínimo um por ano; (e) participação de
eventos científicos com apresentação de trabalhos, no mínimo
um por ano; (f) elaboração e submissão de projeto de pesquisa à
órgão fomentador, tendo como coordenador o orientador (neste
projeto poderá envolver o seu projeto de tese);
3.2.1.5. Diploma (frente e verso) ou Certificado de Conclu-
são do Curso de Graduação (digitalizado em arquivo único no
formato pdf);
3.2.1.6. Histórico Escolar de Graduação (digitalizado em
arquivo único no formato pdf);
3.2.1.7. Diploma (frente e verso) ou Certificado de Conclu-
são do Mestrado (digitalizado em arquivo único no formato pdf).
Excepcionalmente, aceitar-se-á inscrição de candidato que ainda
não seja portador do título de Mestre, desde que o referido can-
didato esteja em fase de conclusão do Mestrado e apresente, na
inscrição todos os documentos exigidos no item 3.2.1, especial-
mente artigo(s) publicado(s) ou comprovante com data recente
de aceite de publicação(ões) ou submissão de artigo em perió-
dicos qualificados (Qualis Capes). Trabalhos equivalentes serão
analisados pelo Conselho do Programa (livro com International
Standard Book Number – ISBN, número de patente e ou de
registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI).
O inscrito nessa situação deverá anexar também documento
expedido pela Instituição de origem informando a previsão de
defesa da dissertação. Caso aprovado no exame de seleção,
deverá obrigatoriamente ser aprovado na defesa de Dissertação
até o dia 01-08-2021, sendo que o não cumprimento da referida
exigência, acarretará no desligamento automático do aluno do
Curso de Doutorado.
3.2.1.8. Histórico escolar do Mestrado (digitalizado em
arquivo único no formato pdf);
3.2.1.9. Comprovante de proficiência em idioma estrangei-
ro – inglês, sendo esta compreendida como língua não materna
do candidato, por meio de certificado expedido em uma das
seguintes escolas: CNA, ICBEU, Cultura Inglesa, ILC ou Cupcake
Language Center. Deverá apresentar porcentagem mínima de
acerto de 85% para o Curso de Doutorado, com validade de dois
anos, a contar da data de inscrição no processo seletivo. Também
serão aceitos os certificados de proficiência em inglês, com
respectivos níveis mínimos, apresentados aqui entre colchetes,
sendo o CAMBRIGE EXAME [CAE B2] sem prazo de validade e os
demais (TOEFL, IELTS e TEAP) com validade de dois anos, tendo
como parâmetro de vencimento a data de inscrição no processo
seletivo do PPGENF-MA/DO-FMB-Unesp . Os certificados do
TOEFL, nas modalidades IBT – Internet-Based Testing [79] e ITP
– Institutional Testing Program [550] e o International English
Language Test – IELTS, com nota mínima 5,0 para cada banda
(listening, reading, writing e speaking), perfazendo a média
6,0. O certificado Test of English for Academic and Professional
Purposes (TEAP) [70 pontos].
3.2.1.10. Curriculum Vitae plataforma lattes atualizado,
digitalizado em arquivo único no formato pdf, a partir da Plata-
forma Lattes - CNPq e que deverá estar também disponível na
Plataforma Lattes no site do CNPq. O curriculum não precisará
estar documentado.
3.2.1.11. Planilha “Pontuação de Atividades Acadêmicas/
Profissionais/Científicas”, em arquivo único, no formato PDF. A
planilha “Pontuação de Atividades Acadêmicas” deverá ser pre-
enchida e devidamente documentada de acordo com as normas
de preenchimento para cada atividade relacionada, conforme
modelo contido no link https://www.fmb.unesp.br/#!/ensino/
pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/enfermagem-mes-
trado-academico-e-doutorado/inscricoes/aluno-regular/
3.2.1.12. Foto 3x4 recente (digitalizada em arquivo único
no formato pdf);
3.2.1.13. Uma cópia dos seguintes documentos pessoais:
a) certidão de nascimento ou casamento, digitalizado em
arquivo único no formato pdf;
b) cédula de identidade ou documento equivalente, digitali-
zado em arquivo único no formato pdf;
c) C.P.F. (para candidato brasileiro), digitalizado em arquivo
único no formato pdf;
d) “certidão de quitação eleitoral” (para candidato bra-
sileiro), expedida em maio/2021, a qual poderá ser obtida em
qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral ou pelo site
http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-qui-
tacao-eleitoral, (não serão aceitos comprovantes de votações),
digitalizado em arquivo único no formato pdf);
e) documento militar que comprove estar em dia com as
obrigações militares (para candidato brasileiro do sexo masculi-
no), digitalizado em arquivo único no formato pdf).
3.2.1.14. Comprovante de depósito bancário identificado ou
transferência, em arquivo .PDF, referente a taxa de inscrição para
exame de seleção, no valor de R$ 76,00. O depósito bancário
ou transferência deverá ser realizado na seguinte conta: Banco
Santander (033), Agência 0039, Conta corrente 13-007198-9
(FMB-Unesp-Administração), Fundação para o Desenvolvimento
Médico Hospitalar, CNPJ: 46.230.439/0001-01, código de iden-
tificação: 18.987-0. Não serão permitidos: a) depósito através
de caixa eletrônico; b) depósito realizado fora do período da
inscrição.
3.2.1.15. Declaração de ciência (digitalizado em arquivo
único no formato pdf) da obrigatoriedade de entrega do projeto
de pesquisa ao CEP/CEUA e conhecimento da legislação vigente
na Pós-graduação, conforme modelo contido no anexo 3;
3.2.1.16. Declaração de ciência (digitalizado em arquivo
único no formato pdf) quanto a implementação de planejamen-
to proposto para, no máximo, 48 meses de Curso, de acordo com
o modelo contido no anexo 4.
3.2.2. Candidato ao Doutorado Direto (sem o título de
Mestre)
Candidato inscrito diretamente no Doutorado deverá com-
provar qualidade cultural e científica, a qual será submetida à
aprovação do Conselho do Programa.
Deverá apresentar, ainda:
3.2.2.1. No mínimo, três artigos publicados na íntegra como
primeiro autor, nos últimos cinco anos, em periódicos indexados
nas bases de dados Web of Science e/ou SCOPUS, com CiteScore
SCOPUS - Highest Percentile (HP) (digitalizado em arquivo único
no formato pdf)
3.2.2.2. Projeto de pesquisa (digitalizado em arquivo único no
formato pdf) que demonstre maturidade, originalidade e complexi-
dade, compatível com o Curso de Doutorado, contendo introdução
contemplando o desenvolvimento do assunto central, delimitação
do problema, justificativa do estudo; definição do(s) objetivo(s);
métodos descritos detalhadamente e destacando o referencial teó-
rico-metodológico; cronograma de trabalho e referências atuais;
horas do dia 28-05-2021 (horário de Brasília) estarão abertas as
inscrições para Exame de Seleção de Candidato a Aluno Regular
do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, cursos de
Mestrado e Doutorado Acadêmicos, para ingresso no dia 02-08-
2021 (2° semestre), conforme:
1.Vagas: Conforme anexo 1 (Professores credenciados no
Programa disponíveis para orientação).
2. Público Alvo:
2.1. Mestrado Acadêmico:
Candidatos graduados em curso superior reconhecido pelo
MEC, ou realizado no exterior, com perfil para o desenvolvimen-
to de pesquisa, comprovado por atividade de iniciação científica,
participação em grupos de pesquisa, publicação científica ou
divulgação de estudo em evento científico.
2.2. Doutorado Acadêmico:
Candidatos com título de Mestre obtido em Programa
recomendado pela Capes e reconhecido pelo MEC, ou com título
de Mestre obtido no exterior, com capacidade de elaboração,
execução e divulgação de um projeto de pesquisa, demonstrada
por meio de apresentação de artigo publicado ou comprovante
de aceite de publicação(ões) ou de submissão de artigo em peri-
ódicos qualificados (Qualis Capes). Trabalhos equivalentes serão
analisados pelo Conselho do Programa (livro com International
Standard Book Number – ISBN, número de patente e ou de
registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI).
3. Das inscrições:
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site http://
www.fmb.unesp.br, localizar o link correlato à inscrição para
aluno Regular de Pós-graduação, Programa de Pós-graduação
em Enfermagem Acadêmica, preencher a ficha de inscrição e
anexar os documentos solicitados neste edital por meio de uplo-
ad no sistema de inscrição (anexar os arquivos em formato PDF).
O correto preenchimento da ficha de inscrição é de total
responsabilidade do candidato.
Documentos a serem anexados na inscrição, através de
upload, em arquivo único, no formato PDF (a ausência de qual-
quer documento exigido neste edital implicará no indeferimento
da inscrição):
No ato da inscrição, será solicitado ao candidato que infor-
me o número de seu ORCID - Open Researcher and Contributor
ID (informações para elaboração do ORCID poderão ser obtidas
no link https://orcid.org/login)
Documentos a serem anexados:
3.1. Mestrado Acadêmico:
3.1.1. Declaração de aceite (digitalizada em arquivo único
no formato pdf) do orientador credenciado no Programa e que
esteja oferecendo vagas (relacionados no anexo 1 e de acordo
com o modelo contido no anexo 2);
3.1.2. Projeto de pesquisa (digitalizado em arquivo único no
formato pdf) a ser desenvolvido no curso;
3.1.3. Comprovante de proficiência em idioma estrangeiro
– inglês, sendo esta compreendida como língua não materna
do candidato, por meio de certificado expedido em uma das
seguintes escolas: CNA, ICBEU, Cultura Inglesa, ILC ou Cupcake
Language Center. Deverá apresentar porcentagem mínima
de acerto de 70% para o Curso de Mestrado Acadêmico com
validade de dois anos, a contar da data de inscrição no processo
seletivo. Também serão aceitos os certificados de proficiência em
inglês, com respectivos níveis mínimos, apresentados aqui entre
colchetes, sendo o CAMBRIGE EXAME [CAE B2] sem prazo de
validade e os demais (TOEFL, IELTS e TEAP) com validade de dois
anos, tendo como parâmetro de vencimento a data de inscrição
no processo seletivo do PPGENF-MA/DO-FMB-Unesp . Os certi-
ficados do TOEFL, nas modalidades IBT – Internet-Based Testing
[79] e ITP – Institutional Testing Program [550] e o International
English Language Test – IELTS, com nota mínima 5,0 para cada
banda (listening, reading, writing e speaking), perfazendo a
média 6,0. O certificado Test of English for Academic and Profes-
sional Purposes (TEAP) [70 pontos].;
3.1.4. Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de
Graduação, frente e verso (digitalizado em arquivo único no for-
mato pdf). O candidato que não possuir diploma ou documento
equivalente de conclusão de curso de nível superior, poderá se
inscrever condicionalmente, desde que apresente documento da
instituição de ensino de origem, atestando que poderá concluir
o Curso até 01-08-2021. A não conclusão do curso de graduação
até a referida data acarretará no desligamento automático do
aluno do Curso de Mestrado.
3.1.5. Histórico escolar de Graduação (digitalizado em
arquivo único no formato pdf);
3.1.6. Curriculum Vitae plataforma lattes atualizado, digita-
lizado em arquivo único no formato pdf, a partir da Plataforma
Lattes - CNPq e que deverá estar também disponível na Plata-
forma Lattes no site do CNPq. O curriculum não precisará estar
documentado.
3.1.7. Planilha “Pontuação de Atividades Acadêmicas/Pro-
fissionais/Científicas”, em arquivo único, no formato PDF. A
planilha “Pontuação de Atividades Acadêmicas” deverá ser pre-
enchida e devidamente documentada de acordo com as normas
de preenchimento para cada atividade relacionada, conforme
modelo contido no link https://www.fmb.unesp.br/#!/ensino/
pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/enfermagem-mes-
trado-academico-e-doutorado/inscricoes/aluno-regular/
3.1.8. Foto 3x4 recente (digitalizada em arquivo único no
formato pdf);
3.1.9. Uma cópia digitalizada dos seguintes documentos
pessoais:
a) certidão de nascimento ou casamento, digitalizado em
arquivo único no formato pdf;
b) cédula de identidade ou documento equivalente, digitali-
zado em arquivo único no formato pdf;
c) C.P.F. (para candidato brasileiro), digitalizado em arquivo
único no formato pdf;
d) “certidão de quitação eleitoral” (para candidato bra-
sileiro), expedida em maio/2021, a qual poderá ser obtida em
qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral ou pelo site
http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-qui-
tacao-eleitoral, (não serão aceitos comprovantes de votações),
digitalizado em arquivo único no formato pdf);
e) documento militar que comprove estar em dia com as
obrigações militares (para candidato brasileiro do sexo masculi-
no), digitalizado em arquivo único no formato pdf).
3.1.10. Comprovante de depósito bancário identificado ou
transferência, em arquivo .PDF, referente a taxa de inscrição para
exame de seleção, no valor de R$ 76,00. O depósito bancário
ou transferência deverá ser realizado na seguinte conta: Banco
Santander (033), Agência 0039, Conta corrente 13-007198-9
(FMB-Unesp-Administração), Fundação para o Desenvolvimento
Médico Hospitalar, CNPJ: 46.230.439/0001-01, código de iden-
tificação: 18.987-0. Não serão permitidos: a) depósito através
de caixa eletrônico; b) depósito realizado fora do período da
inscrição.
3.1.11. Declaração (digitalizada em arquivo único no forma-
to pdf) de ciência da obrigatoriedade de entrega do projeto de
pesquisa ao CEP/CEUA e conhecimento da legislação vigente na
Pós-graduação, conforme modelo contido no anexo 3.
3.2. Doutorado:
3.2.1. Candidato com Título de Mestre ou que defenderá
dissertação até 01-08-2021.
3.2.1.1. Artigo(s) publicado(s) ou comprovante com data
recente de aceite de publicação(ões) ou submissão de artigo em
periódicos qualificados (Qualis Capes). Trabalhos equivalentes
serão analisados pelo Conselho do Programa (livro com Inter-
national Standard Book Number – ISBN, número de patente e
ou de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial
– INPI), (digitalizado em arquivo único no formato pdf)
3.2.1.2. Declaração de aceite do orientador (digitalizado em
arquivo único no formato pdf) credenciado no Programa e que
BRI0093-Segurança e Defesa | Leandro Piquet | Quinta-feira
- 13h30 às 17h10
BRI0086-História Global das Guerras Mundiais | Alexandre
Morelli | Sexta-feira - 13h30 às 17h10
BRI0018-Desenvolvimento Internacional | Adriana Schor |
Segunda-feira - 19h30 às 23h10
BRI0034-A União Europeia no Cenário Mundial | Kai Leh-
mann | Quarta-feira - 19h30 às 23h10
BRI0093-Segurança e Defesa | Leandro Piquet | Quinta-feira
- 19h30 às 23h10
BRI0086-História Global das Guerras Mundiais | Alexandre
Morelli | Sexta-feira - 19h30 às 23h10
7 – A inscrição do aluno será cancelada caso não seja
validada pelo orientador e/ou pelo supervisor no prazo indicado
neste edital. Compete ao aluno comunicar seu orientador e
supervisor para que estes efetuem a avalização de sua inscrição
no sistema Janus.
O aluno poderá verificar a qualquer momento se sua inscri-
ção foi avalizada pelo orientador e seu supervisor acessando sua
inscrição no sistema Janus.
8 – Após validação das inscrições pela Comissão Coorde-
nadora do PAE do IRI, pela Comissão de Pós-Graduação e pela
Comissão Central do PAE da Pró-Reitoria de Pós-Graduação,
os alunos deverão imprimir via Sistema Janus 3 (três) vias do
termo de compromisso relativo ao estágio. Será aceita a entrega
dos documentos por e-mail, estando devidamente assinados, no
caso de ainda se encontrar instauradas as medidas de isolamen-
to por conta do COVID-19, até 1 dia antes do início das aulas
da disciplina de graduação à qual esteja vinculado. Caso não o
faça, o estágio será cancelado (Norma da Comissão Central do
PAE - PRPG).
9 – Não poderão receber o auxílio alunos que tenham
vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo. Em qual-
quer hipótese, voluntário ou bolsista, essa participação não con-
figura vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo.
10 – O auxílio financeiro mensal será concedido prioritaria-
mente ao estudante que for selecionado pela primeira vez para
realizar Estágio Supervisionado em Docência, sendo concedido,
no máximo, por 4 semestres para cada aluno de doutorado
e no máximo por 2 semestres para cada aluno de mestrado,
considerando para a contagem o curso em que o aluno estiver
matriculado no momento de sua inscrição no “PAE-2”.
11– As vagas para o “PAE-2” serão preenchidas, na medida
do possível, levando em conta o interesse manifestado pelo
aluno em sua inscrição. A alocação do estudante em determina-
da disciplina, porém, fica condicionada à demanda de candida-
tos e à análise conjunta das inscrições pela Comissão PAE do IRI.
12 – A alocação de auxílio financeiro mensal para partici-
pantes do “PAE-2” está sujeita aos limites dispostos no art. 6º
da Portaria USP/GR/3588/2005. Durante o processo de inscrição,
cabe à secretaria de pós-graduação do IRI classificar os alunos
interessados no “PAE-2” para a alocação das bolsas disponíveis.
A classificação é definida de acordo com a seguinte ordem de
prioridade:
I - Alunos de Doutorado do IRI que não estejam contem-
plados com nenhuma forma de auxílio financeiro no momento
da classificação.
II - Alunos de Mestrado do IRI que não estejam contem-
plados com nenhuma forma de auxílio financeiro no momento
da classificação.
III - Demais alunos de Doutorado do IRI.
IV - Demais alunos de Mestrado do IRI.
V - Alunos de pós-graduação de outras unidades da USP.
13 – Em caso de empate nos critérios definidos acima, terão
prioridade os alunos que:
I – estiverem participando do “PAE-2” pela primeira vez
no curso em que o aluno está matriculado no momento da
classificação;
II – apresentarem o maior número de créditos concluídos no
programa no momento da classificação;
III – estiverem melhor classificados de acordo com a nota
de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Relações
Internacionais.
14 - Os alunos inscritos que pertencem a Unidades ou
Interunidades USP que não possuem o PAE instaurado não irão
concorrer aos auxílios financeiros atribuídos a Unidade pela
Comissão Central, mas sim a cota destinada a sua Unidade ou
Interunidades de origem.
15 – A participação (e aprovação) é obrigatória a todos
os alunos matriculados no doutorado e opcional aos alunos de
mestrado – exceto aos alunos de mestrado que possuem bolsa
Capes, para os quais a atividade é obrigatória.
16 – Serão atribuídos 02 créditos aos alunos do IRI pela
participação no PAE, desde que o aluno seja comprovadamente
aprovado na atividade (com base nos relatórios finais).
17 – Somente será fornecido certificado ao aluno que
concluir a Segunda Etapa com pelo menos 80% de frequência
e entrega de relatório final (supervisor e estagiário) no prazo
máximo de 30 dias após o encerramento do semestre letivo.
18 – A supervisão do plano de trabalho ficará a cargo do
professor responsável pela disciplina de graduação, cabendo
orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelo aluno
no estágio.
Parágrafo Único - O supervisor deverá, ao final do estágio,
preencher o relatório final referente às atividades desenvolvidas.
O aluno ficará encarregado de acompanhar o envio do relatório
do supervisor e, quando for o caso, entregar o documento no
Serviço de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI dentro do prazo
estipulado pela Comissão PAE.
19 – A Comissão Coordenadora do PAE na Unidade deverá
avaliar os relatórios e as fichas de avaliação, concluindo pela
aprovação ou reprovação dos mesmos, tendo em vista o cumpri-
mento das atividades realizadas e sua concordância com as pre-
vistas nos planos aprovados quando da seleção dos estagiários.
20 – Relatórios insatisfatórios deverão ser refeitos. Caso
isto não ocorra, o aluno perderá o direito ao certificado, aos
02 créditos no histórico escolar e não poderá participar de uma
nova seleção.
21 – A função de supervisor poderá ou não coincidir com a
de orientador do estudante.
Disposições transitórias:
– O Estágio Supervisionado em Docência caracteriza-se
por participação em seminários, estudos dirigidos e discussão
de tópicos em pequenos grupos, bem como organização e
participação em plantões para elucidar dúvidas e aplicação de
provas e exercícios.
– O Estágio Supervisionado em Docência será desenvolvido
exclusivamente em disciplina de graduação e não poderá exce-
der 6 horas semanais.
Calendário
Inscrições: 31-05-2021 a 25-06-2021
Data máxima para avalização das inscrições pelos orienta-
dores e supervisores: Até 28-06-2021
Previsão de homologação pela PRPG: julho-2021
Entrega do termo de compromisso: Até 1 dia antes do início
do estágio
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE BOTUCATU
Faculdade de Medicina
Comunicado
Edital 051/2021 – STPG/FMB. A Direção da Faculdade de
Medicina de Botucatu – Unesp torna público que, no período
compreendido entre as 8 horas do dia 26 de maio até às 16
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
quarta-feira, 19 de maio de 2021 às 00:53:11

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